Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos

Possuo Doutorado em Educação pela UNESA(2018), Mestrado em Educação pela UNESA (2012) , Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) Pós-graduação em Psicomotricidade pelo IBMR (1992), Especialização em Práticas psicomotoras pelo Instituto Antrhopos (1994), titulação em Psicomotricidade pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade e especialização em Neurociencia. Atualmente sou docente do curso de Pós-graduação Latu sensu em Psicopedagogia nas disciplinas de Educação Psicomotora, Desenvolvimento Infantil e neurociência aplicada à educação da Universidade Souza Marques, UNISSAUDE, Docente da Universidade Estácio de Sá, Professora orientadora dos cursos de pós-graduação Strictu Sensu da UNESA e do Instituto Irene Maluf, Coordenadora do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia da Fundação Técnico Educacional Souza Marques,Orientadora Educacional C. E. Victor Hugo; responsável pelo projeto de extensão universitária: "Formação continuada em abordagens psicomotoras" e bolsista de pesquisa e produtividade na UNESA. Pesquisadora do Laboratório de estudos em Práticas e Representações Sociais - LARPS e Componente da diretoria da Associação Brasileira de Psicomotricidade. Experiência em docência superior nas áreas de Psicomotricidade, Desenvolvimento Infantil e Neurociência. Pesquisas realizadas em Representações Sociais, Desenvolvimento Infantil, Psicomotricidade e Educação Física. Publicações com ênfase nos temas: psicomotricidade, desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento infantil, integração sensorial e representações sociais, educação física e neuroeducação.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2014 - 2018

Universidade Estácio de Sá
Título: Desenvolvimento infantil nas aulas de educação física: representações sociais por seus professores
Orientador: Pedro Humberto Campos
, Ano de obtenção: 2018. Palavras-chave: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR; DESENVOLVIMENTO INFANTIL.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2010 - 2012

Universidade Estácio de Sá
Título: ESTUDO DAS RERPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A PRATICA DE EDUCAÇÃO FISICA POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA, Ano de Obtenção: 2012
PEDRO HUMBERTO CAMPOS.

Mestrado interrompido em 2001 em Ciencia da Motricidade Humana

2000 - Atual

Universidade Castelo Branco
Título: A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR DE INFLUENCIA NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA A ESTRUTURAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL
Orientador: ALAIR PEDRO RIBEIRO
Ano de interrupção: 2001

Especialização em PRÁTICAS PSICOMOTORAS

1992 - 1995

Instituto ANTHROPOS
Título: O ESQUEMA CORPORALNA PRÁTICA PSICOMOTORA VISANDO A EQUILIBRAÇÃO CORPORAL; MOVIMENTO; OFICINA DO CORPO
Orientador: MARIA JOSÉ SANTOS, PEDRO HOMNÓRIO DE OLIVEIRA FILHO, REGINA

Especialização em EDUCAÇÃOE REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA

1990 - 1992

IBMR
Título: SEM MONOGRAFIA

Aperfeiçoamento em NEUROCIENCIA BASICA, CONSCIÊNCIA, EXAME NEUROLÓGIC

2008 - 2008

NEUROCURSO - FORMAÇÃO CONTINUADA EM NEUROCIÊNCIAS
Título: SEM MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2008

Aperfeiçoamento interrompido em 1996 em FORMAÇÃO EM PRÁTICA PSICOMOTORA BERNARD ACOUTURRIE

1996 - Atual

ESPAÇO NÉCTAR - CENTRO DE PRÁTICA PSICOMOTORA
Título: SEM MONOGRAFIA. Ano de finalização: 1996
Ano de interrupção: 1996

Graduação em Licenciatura Em Educação Física

1987 - 1991

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formação complementar

2015 - 2015

Programa de Formação para Orientadores Educacionais. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC RJ, Brasil.

2013 - 2013

V Curso de Formação Continuada em Neuroeducação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Neurociências Cognitiva e Terapia cognitivo-compor. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2010 - 2010

NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA. (Carga horária: 26h). , Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, EDUMED, Brasil.

2009 - 2009

NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA. (Carga horária: 30h). , Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, EDUMED, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Psicomotricidade.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

VASCONCELOS, M. F. F. . x congresso brasileiro de psicomotricidade. 2007. (Congresso).

VASCONCELOS, M. F. F. . IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE. 2004. (Congresso).

VASCONCELOS, M. F. F. . LIMITES: IMPORTÂNCIA E CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO E NA EDUCAÇÃO DO SER HUMANO. 2002. (Outro).

VASCONCELOS, M. F. F. . VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE. 2001. (Congresso).

VASCONCELOS, M. F. F. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1989. (Congresso).

Participação em eventos

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE. O processo de Validação do Protocolo Mattos e Kabarite (M&K) de Avaliação Psicomotora ? Fase 2. 2024. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE. PSICOMOTRICIDADE COMO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE. O CORPO NA ESCOLA COMO OBJETO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2024. (Congresso).

I Seminário Educação, Cultura Contemporânea e Direitos Humanos.REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS ELABORADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO. 2024. (Seminário).

I Seminário Educação, Cultura Contemporânea e Direitos Humanos. 2024. (Seminário).

Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária.CONCEPÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE COMO CIÊNCIA E PRÁTICA POR GRADUANDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. 2023. (Outra).

Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária.CONCEPÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE COMO CIÊNCIA E PRÁTICA POR GRADUANDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. 2023. (Outra).

II CONGRESSO INTERNACIO AL DE PSICOMOTRICIDADE. 2021. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL E XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE. EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. 2019. (Congresso).

V Encontro Consciência.Neurociência e Psicomotricidade. 2019. (Seminário).

XI CIEFMH e XVII SPEF XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL ELABORADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. (Congresso).

XI CIEFMH e XVII SPEF XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL ELABORADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. (Congresso).

XI Seminário de Pesquisa da Estácio.REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL ELABORADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. (Seminário).

2º Congresso Mundial de Psicomotricidade. Psicomotricidade e suas representações na educação física escolar. 2018. (Congresso).

XV CONGRESSO ESPÍRITO-SANTENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2018. (Congresso).

I Encontro Consciência.Educação Física Escolar: Seu Campo e suas Representações. 2017. (Encontro).

I Jornada de Pesquisa do Programa PPGE/UNESA. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Neurociência do Exercício aplicada à Educação Física Escolar. 2017. (Seminário).

I Simpósio do CBI of Maimi Brasil. 2017. (Simpósio).

X Jornada Internacional sobre Representações Sociais e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Educação Física Escolar: Seu Campo e suas Representações. 2017. (Congresso).

II Jornada de Pesquisa da linha Representações Sociais e Práticas Educativas.Estrutura e ancoragem da RS da Educação Física. 2016. (Seminário).

IX JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - JIRS. www.JIRS2015.com.br. 2015. (Congresso).

Dia do cérebro na escola.oficina prática de desenho de faces. 2013. (Oficina).

I Encontro em Desenvolvimento Infantil. 2013. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIV Simpósio Paulista de Educação física. Ancoragem da representação social da educação física escolar nas abordagens teóricas da educação física. 2013. (Congresso).

V Seminário de pesquisa da Estácio.Análise da ancoragem da representação social da educação física escolar elaborada por professores desta disciplina nas teorias metodológicas da educação física. 2013. (Seminário).

V Seminário de pesquisa da Estácio.Identificação da estrutura da representação social da educação física escolar elaborada por professores de educação física. 2013. (Seminário).

IV Seminário de pesquisa da Estácio.Um estudo das representações sociais elaboradas por professores de educação física da sua prática escolar.. 2012. (Seminário).

Palestra de Formação continuada.Neurociências aplicada à educação. 2012. (Oficina).

SEMINÁRIO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL - TEORIA E PRÁTICA : UMA CONVIVÊNCIA POSSÍVEL.EXPERIÊNCIAS MULTISSENSORIAIS. 2011. (Seminário).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. MECANISMOS MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2009. (Congresso).

XX CONGRESSO NACIONAL DA ABENEPI. MECANISMOS MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2009. (Congresso).

II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA.ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS COMO FATOR DE INFLUÊNCIA PARA A ESTRUTURAÇÃO QUALITATIVA DA COGNIÇÃO. 2008. (Simpósio).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CÉREBRO COMPORTAMENTO E EMOÇÕES. PSICOMOTRICIDADE, PERÍODO CRÍTICO E PLASTICIDADE. 2008. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE NEUROPSICOLOGIA IX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA. A INTEGRAÇÃO SENSORIAL COMO FATOR DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DA NOÇÃO DE CORPO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PSICOMOTORA. 2007. (Congresso).

VII SÃO PAULO RESEARCH CONFERENCE. PSICOMOTRICIDADE, APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIAS. 2007. (Congresso).

JORNADA DE PSICOPEDAGOGIA.A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA PSICOMOTORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2005. (Outra).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE. PSICOMOTRICIDADE, PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM. 2004. (Congresso).

II CONGRESSO BRASILEIRO RAMAIN THIERS. A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO UM FATOR ESTRUTURANTE DA CORPOREIDADE. 2003. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE. A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA ESTRUTURAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: KLEBER WILSON BEZERRA

VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA; CABANAS, M. I. C.; SANTOS, N. O.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS DISCURSOS PRESENTES EM PESQUISAS E DOCUMENTOS NORMATIVOS?. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Perola Fatima Valente Simpson Viamonte

VASCONCELOS, M. F. F.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE YOGA POR EDUCADORES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUIZ DE FORA/MG, BRASIL. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Carlos Fernandes de Morais

VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE; SANTOS, P. C.; SANTOS, A. F. C.; SOUSA, C. P.; MUNOZ., C. M. S.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM,. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: CLEBER NOGUEIRA NEVES, LILIAN DE O

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRAOSORIO, Y. C. M.COICEIRO, G.. VILARIM, JULIO DA SILVA.VÔLEI NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: DANIELLE DE FREITAS FERNANDES THOMAZ, MARCOS VINICIOS DOS SA

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRACOICEIRO, G.OSORIO, Y. C. M.. A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM RELAÇÃO A OBESIDADE E SOBREPESO ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: PEDRO WEINSTEIN IOZZI DIAS

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRAOSORIO, Y. C. M.COICEIRO, G.. A ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ROSA NETO NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LIVIA MARIA MEDEIROS DE SOUZA PINTO , LUCIANA ASSUNÇÃO COSTA

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRAOSORIO, Y. C. M.COICEIRO, G.. A EDUCAÇÃO FÍSICA E O BULLYNG NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ISABELLE BRUNA SANTOS SILVA, LEONARDO LIMA CHAGAS

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRACOICEIRO, G.OSORIO, Y. C. M.. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO PARA A PESSOA JOVEM E ADULTA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ISABELLE GROSSE GASPAR DA SILVA , GABRIEL BATISTA DE OLIVEIR

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRAOSORIO, Y. C. M.COICEIRO, G.. ESPORTES NA ESCOLA E NA LITERATURA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LUIZ FELIPE DE OLIVEIRA HENRIQUES, DIEGO CARVALHO DA SILVA ,

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRAOSORIO, Y. C. M.COICEIRO, G.. EXERCÍCIO FÍSICO E OBESIDADE NA ESCOLA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: LANDHER COSTA DE MELLO

VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRAOSORIO, Y. C. M.COICEIRO, G.. A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Camila Carneiro Diano

VASCONCELOS, M. F. F.. Efeito agudo do aquecimento sobre o desempenho da escala de desenvolvimento Motor. 2018.

Aluno: LEONARDO DE ARAUJO SILVA CARDOZO MARCIO GONÇALVES DA SILVA

VASCONCELOS, M. F. F.OSORIO, Y. C. M.RUBINI, P. D. E. C.. DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE MODALIDADES ESPORTIVAS EXTRACURRICULARES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: ANDREIA ALVES DE OLIVEIRA BANDEIRA

VASCONCELOS, M. F. F.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE O REAL E O IDEAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Cleia Gonçalves De Brito

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O AUTISMO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma revisão sistemática; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Debora Vidal Ribeiro Coimbra

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GESTORES EDUCACIONAIS SOBRE CIBERCULTURA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

ISABELLA CARIUS PEREIRA

O ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ELABORADAS POR DOCENTES E DISCENTES DE ENFERMAGEM; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

MARIA SUELI LOPES SIQUEIRA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA APLICADA EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

SANDRA REGINA STOFEL REGIS

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AFETIVIDADE ELABORADAS POR PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Valéria Cristina Lamarão Sameiro

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR PROFESSORES CIVIS E MILITARES EM UMA ESCOLA DO EXÉRCITO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Isis da Penha Monteiro Guedes

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES SOBRE A RELEVÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Raquel Ramos Almeida da Silva

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AULAS EM ESPAÇOS DIVERSIFICADOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

VANESSA FREITAS SIMÃO

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RIO DE JANEIRO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Cristiane Corbo da Silva

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Estefania Cardoso Gonçalves

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE A ESCOLA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

Josidalva de Almeida Batista

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS ELABORADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO; Início: 2024; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estácio de Sá; (Orientador);

MARIA JACINTA STAUDT

CONHECIMENTOS DA NEUROCIÊNCIA IDENTIFICADO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS PÚBLICAS DE NOVO HAMBURGO; 2023; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM NEUROCIÊNCIAS) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, ; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

Amanda Borges

O USO DE TECNOLOGIA NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO A PORTADORES DE TEA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENTU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE SOUZA MARQUES; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

Adriana Oliveira Fernandes

A AÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENTU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE SOUZA MARQUES; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

Mariselma Maria de Oliveira

Psicopedagogia e a ação na educação inclusiva; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENTU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE SOUZA MARQUES; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

ADRIANA FAZIO

MEMÓRIA , ALFABETIZAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENTU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE SOUZA MARQUES; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

Thais Chagas

A PSICOPEDAGOGIA ATUANDO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NA INFÂNCIA; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENTU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE SOUZA MARQUES; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

REGINA ANTUNES

A AÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENTU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA) - UNIVERSIDADE SOUZA MARQUES; Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos;

Produções bibliográficas

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA ; CORREA, ATHILA DE FIGUEIREDO ; BELÉM, FERNANDA MANUELA DOS SANTOS ; MORAES, NATALIA DA SILVA ; CORTEZ, PRISCILA MARIA OLIVEIRA ; COSTA, THAYS ALVES . Relações possíveis entre Psicomotricidade e Educação Física: um estudo com graduandos. CONJECTURAS , v. 22, p. 729-752, 2022.

  • MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS ; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PLANEJADO E PRATICADO NA EDUCAÇÃO FÍSIC ESCOLAR. Praxis , v. 14, p. 67-84, 2022.

  • NOGUEIRA, V. L. M. ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; BALI, M. P. ; SILVA, D. V. ; CAMARGO, C. R. ; FERREIRA, C. A. M. ; VITO, R. V. P. ; KABARITE, A. . O PROCESSO DE VALIDAÇÃO DO PROTOCOLO MATTOS & KABARITE (M&K) DE AVALIAÇÃO PSICOMOTORA - FASE 1.. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales , v. 47, p. 110, 2022.

  • DE VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO DE FARIAS . Representações sociais de desenvolvimento infantil elaboradas por professores de educação física escolar- / 'Social representations of child development elaborated by school physical education teachers'. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 88279-88289, 2021.

  • VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRA ; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA . Ancoragem da representação social da educação física escolar nas abordagens teóricas da educação física. MOTRIVIVÊNCIA (UFSC) , v. 26, p. 164-182, 2014.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOMOTRICIDADE:UMA PRÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. TEMAS SOBRE DESENVOLVIMENTO , v. 16, p. 127-132, 2008.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA . Desenvolvimento infantil e psicomotricidade: Representações sociais por professores de Educação Física. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2025. v. 1. 158p .

  • MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . Psicomotricidade: movimento gerando imagens e imagens gerando movimento. 1. ed. Replubic of Moldova: Novas Edições Acadêmicas, 2021. v. 1. 81p .

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; SEU CAMPO E SUAS REPRESENTAÇÕES. 1. ed. CURITIBA: APPRIS EDITORA, 2016. v. 100. 127p .

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; Paula Galvão . Livros de Memórias : do sonho à realidade. 1. ed. Rio de Janeiro: , 2009. v. 1. 182p .

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE ; BALI, M. P. . O CORPO NA ESCOLA COMO OBJETO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. In: Felipe da Silva Triani - André Felipe Costa Santos - Álvaro Rafael Santana Peixoto. (Org.). O CORPO NA ESCOLA COMO OBJETO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 1ed.CURITIBA: CRV, 2024, v. 11, p. 65-84.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE . O MOVIMENTO E A EMOCIONALIDADE HUMANA. In: RITA THOMPSON, ÂNGELAMATHYLDE SOARES, VITOR DA FONSECA, PABLO BOTTINI, ALFONSO LÁZARO LÁZARO. (Org.). TRATADO DE PSICOMOTRICIDADE. 1ed.RIBEIRÃO PRETO: BOOK TOY, 2024, v. 1, p. 11-18.

  • DE VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; STOFEL, S. R. ; PERES, P. B. F. ; ALVES, I. C. . Afetividade e aprendizagem: diálogos possíveisentre a Neurociência, o desenvolvimento e a teoria das representações sociais. Educação e cultura contemporânea:diferentes abordagens e perspectivas. 1ed.Petrópolis: De Petrus, 2024, v. 1, p. 77-98.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . Compreensão da prática psicomotora à luz das Neurociências. In: Marta Relvas e Sheyla Baum. (Org.). Océrebro que se comunica:Diálogos entre a Neurociência e as diversas Ciências. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2024, v. 1, p. 231-244.

  • MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . O componente emocional da motricidade humana segundo a Neurociência. In: André Codea; Marta Relvas. (Org.). Neurociência Pedagógica: ciência do cérebro aplicada à aprendizagem escolar. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2023, v. , p. 151-164.

  • MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . A EDUCAÇÃO PSICOMOTORA E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL. In: FÁTIMA ALVES. (Org.). GUIA DE PSICOMOTRICIDADE: ELOS PSICOMOTORES QUE PROMOVEM, VÍNCULOS AFETIVOS ENTRE AS PESSOAS. 1ed.RIO DE JANEIRO: WAK EDITORA, 2022, v. 1, p. 195-204.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA . PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. In: FLÁVIO APARECIDO DE ALMEIDA. (Org.). Educação Infantil: as contribuições da educação no processo de desenvolvimento da criança. 1ed.GUARUJÁ: Editora Científica Digital, 2021, v. , p. 191-200.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA ; Campos, Pedro Humberto . DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. In: ELSON FERREIRA COSTA,EDILSON COELHO SAMPAIO. (Org.). DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 1ed.GUARUJÁ: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL, 2020, v. , p. 521-530.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE ; Campos, Pedro Humberto de Faria . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS SEUS PROFESSORES. In: FLÁVIO APARECIDO DE ALMEIDA. (Org.). Educação Física e Áreas de Estudo do Movimento Humano. 1ed.PONTA GROSSA: Atena Editora, 2019, v. , p. 105-130.

  • VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRA . CONCEPÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE COMO CIÊNCIA E PRÁTICA POR GRADUANDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. In: JORNADA INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2024, Porto. Actas Completas da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária. Porto: Editora Cravo, 2024. p. 1161-1176.

  • BRITO, CLEIA GONÇALVES ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . UMA QUESTÃO ÉTICO-POLÍTICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO AUTISMO POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. In: Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024, 2025, Porto. Actas Completas e Resumos da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024. Porto: Editora Cravo, 2025. v. 1. p. 541-545.

  • COIMBRA, DEBORAVIDAL RIBEIRO ; MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CIBERCULTURA ATRIBUÍDAS POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. In: 11° ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (E-TIC) 3° ENCONTRO DA LINHA TICPE 2° ENCONTRO DE EGRESSOS TICPE DIMENSÕES ÉTICO-ESTÉTICO-POLÍTICAS DO PRESENTE, 2024, Rio de Janeiro. ANAIS DO 11° ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (E-TIC) 3° ENCONTRO DA LINHA TICPE 2° ENCONTRO DE EGRESSOS TICPE DIMENSÕES ÉTICO-ESTÉTICO-POLÍTICAS DO PRESENTE. Rio de Janeiro: Casa Editorial anacá, 2024. v. 1. p. 250-253.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO DE FARIAS . DESENVOLVIMENTO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. In: Congresso Espírito-Santense de Educação Física XV CONESEF, 2018, Vitória. Anais do Congresso Espírito-Santense de Educação Física XV CONESEF, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . Educação Física Escolar: seu campo e suas representações.. In: X Jornada Internacional sobre Representações sociais e VIII Conferência Brasileura sobre Representações Sociais, 2017, Belo Horizonte. Campos, vertentes e Fronteiras, 2017.

  • MORAES, NATALIA DA SILVA ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . PARA ALÉM DA TÉCNICA: UMA RELAÇÃO DE AFETO NAS ABORDAGENS AQUÁTICAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: JORNADA INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JIICEU - 2024, 2025, Porto. ACTAS COMPLETAS E RESUMOS DA JORNADA INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JIICEU - 2024. Porto: Editora Cravo, 2025. v. 1. p. 205-205.

  • BRITO, CLEIA GONÇALVES ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . UMA QUESTÃO ÉTICO-POLÍTICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO AUTISMO POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. In: Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024, 2025, Porto. Actas Completas e Resumos da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024. Porto: Editora Cravo, 2025. v. 1. p. 86-86.

  • MORAES, NATALIA DA SILVA ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . UM OLHAR PSICOMOTOR PARA A LINGUAGEM CORPORAL. In: Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024, 2025, Porto. Actas Completas e Resumos da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024. Porto: Editora Cravo, 2025. v. 1. p. 86-86.

  • CORTEZ, PRISCILA MARIA OLIVEIRA ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; COSTA, THAYS ALVES . DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: UMA VISÃO INTEGRAL DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. In: Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024, 2025, Porto. Actas Completas e Resumos da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024. Porto: Editora Cravo, 2025. v. 1. p. 218-218.

  • CORTEZ, PRISCILA MARIA OLIVEIRA ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA DIANTE DO OLHAR DA PSICOMOTRICIDADE. In: Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024, 2025, Porto. Actas Completas e Resumos da Jornada Internacional de Iniciação Científica e Extensão Universitária JIICEU - 2024. Porto: Editora Cravo, 2025. v. 1. p. 219-219.

  • BATISTA, Josidalva de Almeida ; VASCONCELOS, M. F. F. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS ELABORADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO. In: MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS, 2024, Rio de Janeiro. O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL. Rio de Janeiro: CASA EDITORIAL MANACÁ. v. 1. p. 31-31.

  • GUEDES, ISIS PENHA MONTEIRO ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . ARTE ? ESSÊNCIA E CAMINHO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ESTUDANTES SOBRE AULAS DE ARTES VISUAIS POR ANA MAE BARBOSA. In: VII Jornada de Pesquisa do PPGE e V Encontro Internacional de Educação da UNESA, 2024, Rio de Janeiro. Anais do VII Jornada de Pesquisa do PPGE e V Encontro Internacional de Educação da UNESA. Rio de Janeiro: ESTÁCIO, 2024. v. 1. p. 40-40.

  • PEREIRA, ISABELLA CARIUS ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE DISCIPLINAS EXTENSIONISTAS POR DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO RIO DE JANEIRO. In: VII Jornada de Pesquisa do PPGE e V Encontro Internacional de Educação da UNESA, 2024, Rio de Janeiro. Anais do VII Jornada de Pesquisa do PPGE e V Encontro Internacional de Educação da UNESA. Rio de Janeiro: ESTÁCIO, 2024. v. 1. p. 151-151.

  • BRITO, CLEIA GONÇALVES ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO AUTISMO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: VII Jornada de Pesquisa do PPGE e V Encontro Internacional de Educação da UNESA, 2024, Rio de Janeiro. Anais do VII Jornada de Pesquisa do PPGE e V Encontro Internacional de Educação da UNESA,. Rio de Janeiro: ESTÁCIO, 2024. v. 1. p. 143-143.

  • DE VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; BALI, M. P. ; NOGUEIRA, V. L. M. ; SILVA, D. V. ; CAMARGO, C. R. ; FERREIRA, C. A. M. ; VITO, R. V. P. ; KABARITE, A. . O PROCESSO DE VALIDAÇÃO DO PROTOCOLO MATTOS KABARITE (MK) DE AVALIAÇÃO PSICOMOTORA - FASE 2. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL E XXVII CONGRESSO NACIONAL DA ABENEPI (ASSOCIAçãO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL E PROFISSõES AFINS), 2023, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional e XXVII Congresso Nacional da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins). Curitiba: Galoá, 2023. v. 3.

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA ; CORTEZ, PRISCILA MARIA OLIVEIRA ; COSTA, THAYS ALVES . DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: UMA VISÃO INTEGRAL DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2021, Rio Claro. XII CONEF & I InterPPG 2021Interdisciplinaridade na Produção Científica e formação em Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano, 2021. v. 27. p. 43-43.

  • MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS ; MORAES, NATALIA DA SILVA ; CORTEZ, PRISCILA MARIA OLIVEIRA ; CORREA, ATHILA DE FIGUEIREDO ; COSTA, THAYS ALVES ; BELÉM, FERNANDA MANUELA DOS SANTOS . RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA. In: XII Congresso Nacional de Educação Física|I Congresso Interdisciplinar da Pós-Graduação, 2021, Rio Claro. XII CONEF & I InterPPG 2021Interdisciplinaridade na Produção Científica e formação em Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano, 2021. v. 27. p. 56-56.

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . ANÁLISE DA ANCORAGEM DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ELABORADA POR PROFESSORES DESTA DISCIPLINA NAS TEORIAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. In: IX JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - JIRS, 2015, TERESINA - PI. IX JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - JIRS, 2015.

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; ALMEIDA , L. T. P. . IDENTIFICAÇÃO DA ESTRUTURA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ELABORADA POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. In: IX JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - JIRS, 2015, TERESINA - PI. IX JORNADA INTERNACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - JIRS, 2015.

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . Representações sociais da prática de educação física escolar elaboradas por professores de educação física. In: IV Seminário de pesquisa da Estácio, 2012, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário de pesquisa da Estácio, 2012.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . EXPERIÊNCIAS MULTISSENSORIAIS NA PRÁTICA PSICOMTORA. In: XI Congresso Nacional de Psicomotricidade, 2010, Rio de Janeiro. Experiências Multissensoriais na Prática Psicomotora, 2010.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DA ABENEPI, 2009, CAMPINAS. ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM, 2009.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, 2009, BELO HORIZONTE. ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM, 2009.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOMOTRICIDADE, PERÍODO CRÍTICO E PLASTICIDADE. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CÉREBRO COMPORTAMENTO E EMOÇÕES, 2008. PSICOMOTRICIDADE, PERÍODO CRÍTICO E PLASTICIDADE, 2008.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS COMO FATOR DE INFLUÊNCIA PARA A AQUISIÇÃO QUALITATIVA DA COGNIÇÃO. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA, 2008, SÃO PAULO. ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS COMO FATOR DE INFLUÊNCIA PARA A AQUISIÇÃO QUALITATIVA DA COGNIÇÃO, 2008.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOMOTRICIDADE, APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIAS. In: VII SÃO PAULO RESEARCH CONFERENCES - CÉREBRO E PENSAMENTO, 2007, SÃO PAULO. PSICOMOTRICIDADE, APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIAS, 2007.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A INTEGRAÇÃO SENSORIAL COMO FATOR DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DA NOÇÃO DE CORPO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PSICOMOTORA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE NEUROPSICOLOGIA E IX CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA, 2007. A INTEGRAÇÃO SENSORIAL COMO FATOR DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DA NOÇÃO DE CORPO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PSICOMOTORA, 2007.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA PSICOMOTORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: JORNADA CIENTÍFICA ASSOCIAÇÃO DE PSICOPEDAGOGIA, 2005, RIO DE JANEIRO. A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA PSICOMOTORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, 2005.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOMOTRICIDADE , PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE, 2004, RECIFE. PSICOMOTRICIDADE , PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM, 2004. p. 374-377.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR ESTRUTURANTE DA CORPOREIDADE. In: II CONGRESSO BRASILEIRO RAMAIN THIERS, 2003, VILA VELHA. A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR ESTRUTURANTE DA CORPOREIDADE, 2003.

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA A ESTRUTURAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOMOTRICIDADE, 2001, RIO DE JANEIRO. A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA A ESTRUTURAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL, 2001.

  • CAMPOS, PEDRO HUMBERTO DE FARIAS ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . Representações Sociais sobre o desenvolvimento infantil por professores de Educação Física e sua relação com a Psicomotricidade. Educação e Cultura Contemporânea , 2025.

  • COIMBRA, DEBORAVIDAL RIBEIRO ; VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CIBERCULTURA ATRIBUÍDAS POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DE VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA . DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE: CONHECIMENTO E APLICAÇÃO POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE . x SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRA ; CAMPOS, PEDRO HUMBERTO FARIA . DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, FÁTIMA FERREIRA . I ENCONTRO NACIONAL DE PEDAGOGIA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL ELABORADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ELABORADAS POR SEUS PROFESSORES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociências e Psicomotricidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Psicomotricidade e Educação Física: uma aliança possível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . Desenvolvimento infantil , educação física escolar e suas representações sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS REPRESENTAÇÕES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Corpo e seus valores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Psicomotricidade escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Psicomotricidade no ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Psicomotricidade e Educação Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Interface pedagógica entre a educação física e a psicomotricidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Corpo, relação e escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Psicomotricidade no ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Educação Psicomotora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . Ancoragem da representação social da educação física escolar nas abordagens teóricas da educação física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . Representações sociais da prática de educação física escolar elaboradas por professores de educação física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociência e educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . Psicomotricidade na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . EXPERIÊNCIAS MULTISSENSORIAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . MECANISMOS MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . MECANISMOS MULTISSENSORIAIS AMPLIANDO A QUALIDADE NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOOTRICIDADE, PERÍODO CRÍTICO E PLASTICIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . ATIVIDADES MULTISSENSORIAIS COMO FATOR DE INFLUÊNCIA PARA A ESTRUTURAÇÃO QUALITATIVA DA COGNIÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOMOTRICIDADE , APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A INTEGRAÇÃO SENSORIAL COMO FATOR DETERMINANTE NA AQUISIÇÃO DA NOÇÃO DE CORPO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PSICOMOTORA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A INTERFERÊNCIA DA PRÁTICA PSICMOTORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . PSICOMOTRICIDADE, PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO UM FATOR ESTRUTURANTE DA CORPOREIDADE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VASCONCELOS, M. F. F. . A PRÁTICA PSICOMOTORA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA INTEGRAÇÃO NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL PARA A ESTRUTURAÇÃO DO ESQUEMA CORPORAL. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA:REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. CURITIBA, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

VASCONCELOS, M. F. F. ; CAMPOS, P. H. F. . Educação Física Escolar: Seu Campo e suas Representações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E TRANSVERSALIDADE. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - gravaçãodemateiraldidático).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . PRÁTICAS LÚDICAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E JOGOS EM SALA DE AULA. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - gravaçãodemateiraldidático).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . EDUCAÇÃO FÍSICA EM AMBIENTES NÃO URBANOS. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - gravaçãodemateiraldidático).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . ORGANIZAÇÃO DO CONTROLE MOTOR. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodidáticodedisciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . PSICOMOTRICIDADE. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodidáticodedisciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodidáticodedisciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . APRENDIZAGEM MOTORA. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodidáticodedisciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . Envelhecimento e corporeidade. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - gravação de mateiral didático).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . ABORDAGEM EMERGENTE DA PSICOMOTRICIDADE. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodidáticodedisciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . ABORDAGEM EMERGENTE DA PSICOMOTRICIDADE. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - gravaçãodemateiraldidático).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdodidáticodedisciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . Corporeidade e Motricidade Humana. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo didático de disciplina).

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DE VASCONCELOS . Corporeidade e Motricidade Humana. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - gravação de material didático).

VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociência e educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociências aplicada à educação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociências educacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELOS, M. F. F. . Interface pedagógica entre a Psicomotricidade e a Educação Física. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociência e educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELOS, M. F. F. . Neurociências aplicada à educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VASCONCELOS, M. F. F. ; MONNERAT, S. ; PIMENTA, D. . o esquema corporal na prática psicomotora visando a equilibração corporal. 1992 (monografia) .

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    COMPREENSÃO DOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS PRESENTES NAS RELAÇÕES ESCOLARES POR MEIO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM INTEGRAÇÃO A OUTROS SABERES, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo explorar o diálogo entre a Teoria das Representações Sociais e saberes inscritos em distintas ciências como na Psicomotricidade, Neurociência, Pedagogia, Psicologia do desenvolvimento entre outras, com foco na compreensão do processo de construção dos sentidos e significados presentes nas relações escolares. A Teoria das Representações Sociais propõe que os indivíduos constroem e compartilham significados a partir de suas interações sociais, busca compreender como as pessoas constituem seus conhecimentos e significados a partir das interações sociais e da interpretação que fazem de sua realidade. No contexto escolar, as relações entre alunos, professores, gestores e outros atores influenciam notadamente a construção dessas representações e impactam na dinâmica das experiências vividas no ambiente escolar. Integrar essa perspectiva a conhecimentos oriundo de outras ciências, como por exemplo da Psicomotricidade, Neurociência, Pedagogia, Psicologia do desenvolvimento, entre outras pode fornecer uma abordagem complementar e mais abrangente no entendimento das relações escolares. Compreendendo que a Neurociência busca desvendar os processos neurais subjacentes ao comportamento humano, ao unir essas duas áreas, por exemplo pretende-se identificar de que forma os processos cognitivos e os substratos neurais estão envolvidos na formação e na disseminação das representações sociais constituídas em torno dos distintos fenômenos sociais. Os objetivos a serem desenvolvidos serão organizados a partir da análise dos fundamentos teóricos da Teoria das Representações Sociais, destacando sua relevância no estudo dos fenômenos sociais e a relação que estas representações estabelecem com a organização das práticas sociais. Será também realizada investigação com o intuito de conhecer as bases teóricas de outras ciências relacionadas à construção das representações que orientam os comportamentos, considerando os principais estudos e descobertas e identificando as possíveis conexões entre a Teoria das Representações Sociais e distintos saberes, explorando ainda as contribuições mútuas para o entendimento do processo de elaboração das representações sociais pelos distintos grupos sociais. Por fim, será proposto ainda, um modelo integrativo que considere os aspectos cognitivos e representacionais envolvidos na construção dos sentidos sociais. Esta pesquisa seguirá uma abordagem metodológica segundo característica teórico-empírica, integrando revisões bibliográficas sistemáticas sobre a Teoria das Representações Sociais e outros campos de saberes, além da análise de estudos empíricos relevantes com utilização de programas específicos para a compreensão dos discursos como: IRaMuTeQ, EVOC e SIMI. Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão aprofundada dos mecanismos cognitivos, comportamentais e neurais envolvidos na construção dos sentidos sociais, fornecendo elucidações para a decupagem na compreensão dos processos de interação social, contribuir na qualificação de estratégias educacionais e de intervenção psicossocial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (11) Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos - Coordenador / JOSIDALVA DE ALMEIDA BATISTA - Integrante / SANDRA REGINA STOFEL REGIS - Integrante / ISABELLA CARIUS PEREIRA - Integrante / MARIA SUELI LOPES SIQUEIRA - Integrante / CLEIA GONÇALVES DE BRITO - Integrante / ISIS DA PENHA MONTEIRO GUEDES - Integrante / DEBORA VIDAL RIBEIRO COIMBRA - Integrante / VALÉRIA CRISTINA LAMARÃO SAMEIRO - Integrante / CRISTIANE CORBO DA SILVA - Integrante / VANESSA FREITAS SIMÃO - Integrante / ESTEFÂNIA CARDOSO GONÇALVES - Integrante / RAQUEL RAMOS ALMEIDA DA SILVA - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Projeto de pesquisa e produtividade: CONCEPÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE COMO CIÊNCIA E PRÁTICA POR GRADUANDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, Descrição: A proposta deste estudo é identificar a compreensão que os graduandos em Educação Física e Pedagogia possuem a respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e prática relacionando o conhecimento que estes absorvem a partir das disciplinas curriculares oferecidas em seu curso de graduação e uma provável prontidão para a utilização da Psicomotricidade em suas futuras práticas educativas. Para a realização desta pesquisa será utilizada uma abordagem qualitativa em decorrência das características do objetivo deste estudo. Este estudo objetiva fundamentalmente indicar como os alunos dos cursos de graduação em Educação Física e Pedagogia representam a Psicomotricidade enquanto ciência e como estes identificam o conjunto de conhecimentos proporcionados pela Psicomotricidade como promotor de uma ampliação da qualidade das relações estabelecidas na prática educacional da Educação Física e da Pedagogia com vistas à promoção do desenvolvimento infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos - Coordenador.

  • 2020 - 2022

    Relações possíveis entre Psicomotricidade e Educação Física: um estudo com graduandos, Descrição: A proposta deste estudo é identificar a compreensão que os graduandos em Educação Física possuem a respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e prática relacionando o conhecimento que estes absorvem a partir das disciplinas curriculares oferecidas em seu curso de graduação e uma provável prontidão para a utilização da Psicomotricidade em suas futuras práticas educativas. A importância desse estudo está estruturada fundamentalmente no fato de que a Psicomotricidade é uma ciência que agrega um valor significativo na ampliação da qualidade das relações no ambiente educacional no que tange à promoção do desenvolvimento do ser humano atendido. O referencial utilizado para o desenvolvimento deste estudo será baseado na proposição de desenvolvimento infantil na Educação Física e Psicomotricidade apresentada por José Augusto e Ângela Palma, Marcos Neira e Henri Wallon respectivamente. Como procedimento metodológico será aplicado um questionário estruturado com questões específicas para a obtenção dos dados de forma a permitir a análise necessária para a identificação do objetivo intencionado. Levantamos a hipótese portanto de que, de posse da compreensão adequada da Psicomotricidade enquanto ciência, os futuros educadores terão maior diversidade de mecanismos educativos para a ampliação da qualidade no atendimento às demandas existentes em sua prática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Maria de Fátima Ferreira de Vasconcelos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-graduação Strictu Sensu em Educação. , Avenida Presidente Vargas - de 592 a 914 - lado par, Centro, 20071001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22069741, URL da Homepage:

Experiência profissional

2007 - Atual

Universidade Souza Marques

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: DOCENTE DE PÓSGRADUAÇÃO

Outras informações:
PROFESSORA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA NAS DISCIPLINAS DE PSICOMOTRICIDADE E NEUROFISIOLOGIA

2012 - 2022

AVM Faculdade Integrada

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora da disciplina de Psicomotricidade do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia

2013 - Atual

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, Carga horária: 40

2007 - Atual

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR I, Carga horária: 12

2013 - 2013

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instrutor especializado

1999 - 2019

Colégio Cruzeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PSICOMOTRICISTA / PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Carga horária: 30

1999 - 2019

Colégio Cruzeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2014 - 2017

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora distância, Carga horária: 12

2014 - 2014

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 10

2008 - 2008

IMEC Educacional

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU

Outras informações:
PROFESOORA DO CURSO DE PÓS GADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE LECIONANDO A DISCIPLINA DE BASES NEUROFISIOLÓGICAS DA MOTRICIDADE

2013 - 2014

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 4

1997 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO

Outras informações:
PROFESSORA SUBSTITUTA DA DISCIPLINA DE CORPOREIDADE NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1996 - 2000

Universidade Gama Filho

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSU EDUCAÇÃ

Outras informações:
PROFESSORA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA DISCIPLINA PSICOMOTRICIDADE

1996 - 1996

S B I

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO

Outras informações:
PROFESSORA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE DA DISCIPLINA DE SÓCIOPSICOMOTRICIDADE

2012 - 2013

GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA LTDA

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Contrato funcional, Carga horária: 12

2010 - 2013

Colégio Bahiense

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 3

2024 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora PPGE, Carga horária: 30

2019 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar I, Carga horária: 20

2019 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10

2019 - Atual

UNISAÚDE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

2024 - Atual

Faculdade Souza Marques

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 12

Outras informações:
Início de atividades de coordenação da pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia