Mateus Lopes da Silva

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Direito Processual Civil - Habilitação para Magistério Superior. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul e Doutor em Educação Ambiental para Processos Decisórios. Foi secretário Municipal de Qualidade Ambiental da Prefeitura Municipal de Pelotas-RS (2008 - 2011). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplinas no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, tais como: Licenciamento Ambiental, Legislação Ambiental, Auditoria e Certificações Ambientais, Temas Legais do Ambiente, Ética, Cidadania e Responsabilidade Ambiental. Áreas de experiência e atuação: Direito Público, com ênfase em Direito Ambiental, Direito Administrativo e Direito Processual Civil. Participa de grupos de pesquisa com estudos em Educação Ambiental, Jurisdição e Teorias da Decisão.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Ambiental

2013 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Educação ambiental crítica nos processos decisórios administrativos municipais.
Vanessa Hernandez Caporlingua..

Mestrado em Direito

2010 - 2012

Universidade de Caxias do Sul
Título: PROCESSO, DECISÃO E POLÍTICA PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS: O PAPEL DAS TEORIAS DA DECIDIBILIDADE E DO PROCESSO NO ESTABELECIMENTO DE PARÂMETROS DECISÓRIOS NA ÁREA AMBIENTAL.,Ano de Obtenção: 2012
Jeferson Dytz Marin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Processo. Decidibilidade. Política pública..Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Ambiental.

Especialização em Curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil

2008 - 2010

Universidade Anhanguera - UNIDERP - IBDP
Título: AS GARANTIAS PROCESSUAIS CONSTITUCIONAIS NO PROCESSO CIVIL DA SOCIEDADE PÓS MODERNA.
Orientador: WILSON CARLOS DE GODOY

Aperfeiçoamento em Carreiras Jurídicas - Curso Semestral 2

2009 - 2009

Rede de Ensino Luiz Flavio Gomes
Título: Sem trabalho monográfico. Ano de finalização: 2009

Aperfeiçoamento em Carreiras Jurídicas - Cursos Intensivo semestral 1

2008 - 2008

Rede de Ensino Luiz Flavio Gomes
Título: sem trabalho monográfico. Ano de finalização: 2008

Graduação em Direito

2003 - 2007

Universidade Federal de Pelotas
Título: A responsabilidade civil do advogado na perda de uma chance.
Orientador: Fabrício Zamprogna Matiello

Graduação interrompida em 2001 em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito

2000 - Interrompido

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): Crédito Estudantil PUC-RS, CREDPUC, Brasil. Ano de interrupção: 2001

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1998

Centro federal de Educacao tecnológica de pelotas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Curso de atualização em Ciências Jurídicas. (Carga horária: 169h). , Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de atualização em Ciências Jurídicas. (Carga horária: 414h). , Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de atualização em Ciências Jurídicas. (Carga horária: 404h). , Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: Direito Ambiental e Urbanístico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, M. L. . 1º Ciclo de palestras sobre gestão ambiental. 2013. (Outro).

SILVA, M. L. . 2º Ciclo de palestras sobre gestão ambiental. 2013. (Outro).

Augustin ; SILVA, M. L. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E MARXISMO. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso Internacional de Ecologia Política - UFSM. O licenciamento ambiental e a Política Nacional do Meio Ambiente.. 2013. (Congresso).

X Seminário internacional demandas sociais e políticas públicas na sociedade contemporânea e VI mostra de trabalhos jurídicos científicos..O Direito à saúde na fronteira Brasil/Uruguai.. 2013. (Seminário).

II CONGRESSO INTERNACIONAL FLORENSE DE DIREITO E AMBIENTE. PREPARATÓRIO PARA A RIO+20'. Educação ambiental e o processo administrativo ambiental: mecanismos para a preservação do meio ambiente em uma perspectiva municipal.. 2012. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E MARXISMO. 2011. (Congresso).

Metaética e Ética Aplicada segundo John Rawls. 2011. (Simpósio).

Santé, environnement et propriété intellectuelle..Santé, environnement et propriété intellectuelle.. 2010. (Seminário).

Os municípios e a qualidade da gestão. O prefeito e os controles.. 2009. (Congresso).

Bioética: Eutanásia e Ortotanásia.Participante. 2007. (Seminário).

1ª Jornada de Direito Processual Civil. 2006. (Seminário).

Ciclo de Palestras-Aagências Reguladoras. 2005. (Seminário).

Curso de Registros Públicos. 2005. (Seminário).

Semana Acadêmica de Estudos Jurídicos e Sociais. 2005. (Seminário).

Tópicos Especiais de Direito Penal. 2005. (Seminário).

Semana Acadêmica - Novas Tendências e Microssistemas Jurídicos. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Michele Muller Mulling

SILVA, M. L.. Análise do conflito entre prioridade ambiental e a prioridade tributária no contexto da legislação rural.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Camila Liske Kuhn

SILVA, M. L.. A atividade fumageira sob a ótica da função social da propriedade rural.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luise Rodrigues Iepsen

SILVA, M. L.. Termo de ajustamento de conduta como instrumento adequado para a efetivação dos princípios da prevenção e da precaução em defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Pedro Ferreira Piegas

SILVA, M. L.. Relativização da coisa julgada no Direito Ambiental.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ana Santos de Melo

SILVA, M. L.. A Política Nacional de Educação Ambiental: desafios e potencialidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: : Maria Carolina Medeiros Rodrigues

SILVA, M. L.. Resíduos de Serviços de Saúde em áreas de fronteira: Um estudo nos hospitais de Jaguarão (Brasil) e Rio Branco (Uruguay). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Amanda Calderipe Soares

SILVA, M. L.. Regularização ambiental em uma oficina mecânica: Um estudo de caso em Pelotas(RS). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: : Riane Fonseca Nunes

SILVA, M. L.. Gestão de resíduos sólidos urbanos como instrumento de educação ambiental: um estudo da contribuição da Política Nacional de Resíduos Sólidos para a coleta seletiva no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SILVA, M. L.. Aspectos relevantes em Direito Ambiental e Economia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maiquel Gonçalves de Rezende

SILVA, M. L.. O tombamento como instrumento de preservação do Patrimônio Histórico em contraposição ao processo de especulação imobiliária.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Henrique de Mello Reichow

SILVA, M. L.. A vedação de tratamento cruel contra os animais:perspectivas pela sua eficácia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gilmar Corrêa da Rosa

SILVA, M. L.. Percepção de uma comunidade rural sobre o uso da fossa séptica biodigestora para tratamento do esgoto doméstico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elisiane da Rosa Duarte

SILVA, M. L.. Aspectos Ambientais da Integração Vitivinicultura ? Ovinocultura.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eliseu Ferreira Madruga

SILVA, M. L.. Agricultura urbana e desenvolvimento sustentável: experiências mundiais e brasileiras.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Janine Schellin Wichboldt

SILVA, M. L.. Reúso da água de lavagem automotiva como estratégia de Gestão Ambiental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Ronaldo de Farias Milech

SILVA, M. L.. Alternativas conservacionistas para o controle da Lagarta do milho em propriedades rurais do município de Pinheiro Machado/RS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Jaqueline Garcia da Silva

SILVA, M. L.. Utilização da Casca de Arroz como Biocombustível na Fabricação de Cimento.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Karen Silva dos Santos

SILVA, M. L.. O uso de agrotóxico na produção agrícola no Brasil: impactos e alternativas sustentáveis.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Franquistein de Souza Pereira

SILVA, M. L.. Disposição de resíduos sólidos urbanos na cidade de Pinheiro Machado/RS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Norlay Alves dos Santos

SILVA, M. L.. Práticas de gstão ambiental rural de produtores rurais de Piratini/RS: Um estudo de caso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alex Sandro Duarte de Oliveira

SILVA, M. L.. Controle ambiental da raiva herbívora no município de Pinheiro Machado.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Catiúscia Alves Medeiros

SILVA, M. L.. Análise ambiental do sistema de integração soja-pecuária.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Larissa Fernandes Araujo

SILVA, M. L.. Serviços ambientais prestados por áreas de preservação permanente localizadas no meio urbano.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maiara Souza de Souza

SILVA, M. L.. Unidades básicas de saúde em Pinheiro Machado/RS: Um estudo sobre os aspectos ambientais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andreia Gomes Silveira

SILVA, M. L.. A área ambiental na estrutura administrativa municipal: Um estudo de caso em Pinheiro Machado/RS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Dione Moraes Souza

SILVA, M. L.. Gerenciamento de resíduos em serviços de saúde: Um estudo sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Associação de Assistência Social - Pinheiro Machado/RS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Driele Brum Dias

SILVA, M. L.. Gestão Ambiental na fronteira Brasil-Uruguai: Um estudo sobre o Tratado da Bacia da Lagoa Mirim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: ELISA GARCIA DA SILVA

SILVA, M. L.. Saúde e Meio Ambiente: um estudo na comunidade de São João Batista ? Pinheiro Machado/RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Eliane Souza Damasceno

SILVA, M. L.. COPROCESSAMENTO EM INDÚSTRIA CIMENTEIRA: estudo de caso na região da campanha do Rio Grande do Sul. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Igor Marcelo das Neves

SILVA, M. L.. Segurança pública ambiental na fronteira: Um estudo do crime de abigeato. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gilviane Torales Berçot

SILVA, M. L.. Caracterização dos resíduos produzidos no núcleo de reabilitação da fauna silvestre (NURFS/UFPEL) e ações em gestão ambiental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gustavo Carlos Couto Knopp

SILVA, M. L.. O pós-positivismo jurídico e a racionalidade na aplicação de regras, princípios e postulados.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Raissa Brum Gonçalves de Ávila

SILVA, M. L.. Indicadores de permeabilidade urbana como instrumento de gestão nos planos diretores das metrópoles brasileiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Camila Oliveira de Oliveira

SILVA, M. L.. Usucapião por pessoa jurídica de direito privado: discussões e conclusões sobre a sua viabilidade.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Laura Geraldo Pappen

SILVA, M. L.. A subjetividade da prova nos casos de alienação parental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Luise Rodrigues Iepsen

SILVA, M. L.. A possibilidade de cumulação dos pedidos de indenização por danos morais e estéticos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Marcel Zielke Rebellato

SILVA, M. L.. A proteção jurídica às relações de consumo e a prática usual da venda casada.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Mario Junior Conceição Carvalho

SILVA, M. L.. A responsabilidade civil pela perda de uma chance.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Lucas da Costa Cunha

SILVA, M. L.. Considerações acerca da relativização da coisa julgada inconstitucional e o parágrafo único do artigo 741 do estatuto processual brasileiro.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maurílio Batista de Almeida Júnior

SILVA, M. L.. .O agravo de instrumento no anteprojeto do novo código de processo civil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Elenice Massola

SILVA, M. L.. .A responsabilidade civil extracontratual objetiva dos taxistas segundo o parágrafo único do artigo 927 do código civil nos atropelados.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Bruna Santiago Almeida

SILVA, M. L.. .A posse precária e sua possibilidade de gerar prescrição aquisitiva (Usucapião).. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Michael Cunha Rodrigues

SILVA, M. L.. .A visão monocular e a possibilidade da reforma do militar no Direito brasileiro, com fulcro no artigo 108, V da Lei 6880/1980.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vanessa Bernardi de Vargas

SILVA, M. L.. .A efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana em preponderância sobre outros princípios constitucionais pela Lei 12.004/2009.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Julia Mello dos Santos

SILVA, M. L.. .A tutela sucessória dos companheiros no código civil de 2002 e sua (in)constitucionalidade.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silney Alves Tadeu

GASTAL, A.;TADEU, S. A.. A responsabilidade civil do advogado - perda de uma chance - doutrina e jurisprudencia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas.

José Vicente de Freitas

CAPORLINGUA, V. H.; MACHADO, C. R. S.; CORRÊA, Luciara Bilhalva;FREITAS, José Vicente de; MARIN, J. D.. Possibilidades da educação ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos administrativos ambientais no município de Pelotas/RS". 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

José Vicente de Freitas

FREITAS, José Vicente de; PEREIRA, V.; CAPORLINGUA, V. H.; MARIN, J. D.; CORREA, L. B.. Possibilidade da Educação Ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do estado a partir da participação nos processos decisórioss administrativos ambientais no município de Pelotas/RS.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Vanessa Hernandez Caporlingua

CAPORLINGUA, V. H.; FREITAS, J. V.; MACHADO, C. R. S.; MARIN, J. D.; CORREA, L. B.. Possibilidades da Educação Ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos decisórios administrativos ambientais no Município de Pelotas/RS. 2018. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Vanessa Hernandez Caporlingua

CAPORLINGUA, V. H.; FREITAS, J. V.; PEREIRA, V. A.; MARIN, J. D.; CORREA, L. B.. Possibilidades da Educação Ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos decisórios administrativos ambientais no município de Pelotas/RS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira

MARIN, J. D.;SILVEIRA, Clóvis Eduardo Malinverni da.; LUNELLI, C. A.. Processo de decisão e política pública de educação processual administrativa nos municípios do Estado socioambiental: o papel das teorias da decidibilidade e do processo na fixação de parâmetros decisórios na área ambiental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade de Caxias do Sul.

Jeferson Dytz Marin

MARIN, Jeferson Dytz; LUNELLI, C. A.; SILVEIRA, C. E. M.; BOFF, Salete Oro. Processo, Decisão e Política Pública nos Municípios: o papel das teorias da decidibilidade e do processo no estabelecimento de parâmetros decisórios na área ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIREITO) - Universidade de Caxias do Sul.

Jeferson Dytz Marin

MARIN, Jeferson Dytz; CAPORLINGUA, V. H.; FREITAS, J. V.; MACHADO, C. R. S.; CORREA, L. B.. Possibilidades da Educação Ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos decisórios administrativos ambientais no município de Pelotas-RS. 2018. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Jeferson Dytz Marin

DYTZ MARIN, JEFERSON; CAPORLINGUA, V. H.; FREITAS, J. V.; PEREIRA, V. A.; CORREA, L.. Possibilidades da educação ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos decisórios administrativos ambientais no município de Pelotas- RS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Jeferson Dytz Marin

LUNELLI, C. A.; SILVEIRA, C. E. M.;DYTZ MARIN, JEFERSON. Processo de decisão e política pública de educação processual administrativa nos municípios do estado socioambiental : o papel das teorias da decidibilidade e do processo na fixação dos parâmetros decisórios na área ambiental. 2012 - Universidade de Caxias do Sul.

Salete Oro Boff

BOFF, S. O.; LUNELLI, C. A.; MARIN. J. D.; SILVEIRA, C. E. M.. Processo, Décisão e Política Pública nos Municípios: o papel das teorias da decibilidade e do processo no estabelecimento de parâmetros decisórios na área ambiental. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIREITO) - Universidade de Caxias do Sul.

Vilmar Alves Pereira

CAPORLÍNGUA, V.H;PEREIRA, Vilmar Alves; FREITAS; MARIN . J.D.; CORRÊA, L.B. Possibilidades da Educação Ambiental Crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos decisórios administrativos ambientais no município de Pelotas/RS.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laura Geraldo Pappen

Meio Ambiente Artificial: a qualidade da Paisagem Urbana como possível reflexo do exercício da Cidadania no município de Pelotas/RS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A Educação Ambiental transformadora para o alcance da sustentabilidade; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Nathalie Rosa Neves

Aspectos da poluição sonora na cidade de Pelotas/RS; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Lara Cantareli da Rosa Andretti

Uma avaliação da poluição sonora na área central da cidade de Pelotas ? RS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Rodrigo Vinholes Gruppelli

O licenciamento ambiental a partir das legislações nacional, estadual e municipal de Pelotas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Lucas José Pavani Garcia

A responsabilidade civil nas questões de direito ambiental; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Patricia Julio Estima

O ESTUDO DO CONTRATO DE FRANCHISING NA CIDADE DE PELOTAS/RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Giovana Sartori Rodrigues

Educação Ambiental nas escolas do Município de Pinheiro Machado: Reciclando valores através do conhecimento; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

DAMASCENO, Adilson Souza

Gestão de pneus inservíveis no município de Pinheiro Machado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Eloisa D'Avila Costa

Controle do pombo urbano: Columba livia à luz da legislação ambiental brasileira; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Michel Bastos Nunes

Bovinocultura: impactos ambientais comparativos; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Tiane Santos Sais

Gerenciamento de resíduos sólidos em empresa de sementes em Pinheiro Machado/RS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Gizeli Garcia Azambuja

O controle da poluição sonora no municípo de Pinheiro Machado/RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Amanda Neuenfeld Pegoraro

A situação do tratamento do esgoto urbano no município de Canguçu frente às exigências da Lei 11; 445/2007; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Bruna Amaral Braga Votto

Responsabilidade civil por abandono afetivo-filial; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Carolina Cabral Cruz Lopes da Silveira

A defesa ambiental realizada pelos municípios através da municipalização do licenciamento ambiental no estado do Rio Grande do Sul; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Carolina Lima Teixeira

; A sucessão do companheiro e do cônjuge; Análise sistemática dos artigos 1790 e 1829 do Código Civil à luz do parágrafo 3º do artigo 226 da Constituição Federal de 1988; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Diego Bettin Teixeira

Empresa individual de responsabilidade limitada e a Teoria da desconsideração da personalidade jurídica; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Marcelo Moraes Rezende

; Reflexos da publicidade no Direito do consumidor; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Mariana Oliveira Schaun

O abandono moral na filiação sob a emergente ordem civil-constitucional; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Tatiana Timm Arduim

A responsabilidade civil da escola diante do fenômeno do Bullyng; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Verônica Sander Koth

; Responsabilidade civil da empresa de transporte público pela superlotação; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Gladimir da Silva

A desativação de empreendimentos com passivos ambientais à luz da legislação ambiental brasileira; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Gustavo Saraiva da Fonseca

; A função socioambiental da propriedade urbana e os selos de construção sustentável; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Matheus Arnoldi da Silva

A natureza civil do ressarcimento do SUS pelas operadoras de plano privado de saúde; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Maria Emília Valli Büttow

; O direito do advogado de receber honorários assistenciais e contratuais nas causas em que atua na justiça do trabalho; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Mateus Lopes da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa Hernandez Caporlingua

Possibilidades da Educação Ambiental crítica para o controle social dos atos ambientais do Estado a partir da participação nos processos decisórios administrativos ambientais no Município de Pelotas/RS; 2018; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado em Educação Ambiental FURG) - Universidade Federal do Rio Grande - FURG,; Orientador: Vanessa Hernandez Caporlingua;

Jeferson Dytz Marin

Processo, Decisão e Política Pública nos Municípios: o papel das teorias da decidibilidade e do processo no estabelecimento de parâmetros decisórios na área ambiental; 2012; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIREITO) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jeferson Dytz Marin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. L. ; CAPORLINGUA, V. H. . A previsão do controle social pela participação nas políticas públicas: uma análise a partir dos documentos oficiais que tratam sobre a Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 35, p. 188-228, 2018.

  • MARIN, J. D. ; SILVA, M. L. . Os contributos da jurisdição à tutela administrativo-ambiental local:o processo administrativo-ambiental.. REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE ( UCS) , v. 7, p. 300-319, 2017.

  • MARIN, J. D. ; SILVA, M. L. . JURISDIÇÃO AMBIENTAL E TEORIA DA DECISÃO: UMA LEITURA A PARTIR DE OVÍDIO BAPTISTA E JOHN RAWLS.. Revista Brasileira de Direito Processual (Impresso) , v. 23, p. 100-120-120, 2015.

  • SILVA, M. L. ; GIRON, J. . Educação Ambiental e o Processo Administrativo Ambiental. Cadernos de Direito , v. 13, p. 139-157, 2013.

  • MARIN, J. D. ; SILVA, M. L. . Limites e possibilidades da decisão em matéria ambiental.. SEQUÊNCIA (UFSC) , v. 67, p. 223-249, 2013.

  • CALLONI, H. (Org.) ; SILVA, M. L. (Org.) . Educação ambiental e complexidade: ensaios.. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2017. v. 1. 201p .

  • MARIN, J. D. (Org.) ; SILVA, M. L. (Org.) . Direito Ambiental e Sociedade: Jurisição ambiental e teoria da decisão.. 1. ed. Caxias do Sul / RS: EDUCS, 2015. v. 1. 290p .

  • SILVA, M. L. ; GIRON, J. . Direito, economia, capitalismo, consumo e meio ambiente, relações. In: RECH, Adir Ubaldo; BURZKE, ALindo; GULLO, Maria Caroline. (Org.). Direito, Economia e Meio Ambiente: olhares de diversos pesqusiadores. 1ed.Caxias do Sul/RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul - EDUCS, 2012, v. 1, p. 23-46.

  • SILVA, M. P. ; SILVA, M. L. . O direito à saúde na fronteira Brasil/Uruguai.. In: X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 2013, Santa Cruz do Sul. O direito à saúde na fronteira Brasil/Uruguai., 2013.

  • SILVEIRA, C. C. C. L. ; SILVA, M. L. . O LICENCIAMENTO AMBIENTAL E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL E ECOLOGIA POLÍTICA -UFSM, 2013, SANTA MARIA/RS. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL E ECOLOGIA POLÍTICA E IV SEMINÁRIO ECOLOGIA POLÍTICA, 2013.

  • GIRON, J. ; SILVA, M. L. . Educação Ambiental e o Processo Administrativo Ambiental: Mecanismos para a Preservação do Meio Ambiente em uma Perspectiva Municipal. In: II Congresso Internacional Florense de Direito e Ambiente, 2012, Caxias do Sul/RS. Anais do II Congresso Internacional Florense. Caxias do Sul/RS: Editora Plenum, 2012. v. 1.

  • MARIN, J. D. ; SILVA, M. L. . LIMITES E POSSIBILIDADES DA DECISÃO EM MATÉRIA AMBIENTAL. Sequência (UFSC) , 2013.

  • SILVA, M. L. . O licenciamento ambiental na República Federativa do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. L. . Licenciamento Ambiental no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. L. . O licenciamento ambiental à luz da resolução 237 do Conama.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. P. ; SILVA, M. L. . O direito à saúde na fronteira Brasil/Uruguai.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. L. . O licenciamento no Estado liberal socioambiental de direito.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. L. . Ocorrência de parasitas intestinais em catadores de resíduos sólidos na região sul do Rio Grande do Sul/Brasil .. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. L. . Licenciamento Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ESFORÇO DE DIREITO COMPARADO BRASIL-EUA-ITÁLIA (decisão, precedent, biodireito e a análise dos cases alusivos aos direitos dos animais), Descrição: Descrição: O cammon law tem no precedent um dos seus principais esteios, estabelecendo métodos de aplicação (distinguish, overruling, overruled, signaling e overrinding). O NCPC incorporou a teoria dos precedentes, largamente difundida, contudo, apresenta um problema teorético, vez que, embora alicerçado na concepção de precedent do cammon law, propõe juízos universalizantes e estandardizados, em evidente antagonismo com o paradigma fundante. Doutra banda, o NCPC viabilizou importante avanço, na medida em que explicitou (489, parágrafo 1º, NCPC) o dever de fundamentar decisões, relativizado pela consolidada jurisprudência do STJ. O abandono do livre convencimento do juiz e a asseguração de uma jurisprudência estável, coerente e íntegra (arts. 926 e 927, NCPC), por sua vez, refletem a teoria de Dworkin, sugerindo o incremento da accountability para o alcance de decisões democráticas. O esforço de Direito Comprado Brasil-EUA-Itália tem por escopo, assim, identificar as bases de cada sistema, erigidos em tradições assaz distintas, com o propósito de precisar as contribuições para a construção de uma jurisdição democrática/eficaz e repelir as apropriações indevidas, incompatíveis com a tradição do sistema romano-germânico-canônico. O case de referência para a experienciação do problema teorético antes assinalado e dos contributos do sistema americano identificados no NCPC será o direito dos animais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Integrante / Jeferson Dytz Marin - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: superação da estandardização e os reflexos no Direito Ambiental, Descrição: Descrição: O Direito Ambiental, em razão de seu caráter intergeracional, impõe esteio peculiar na construção do argumento das decisões judiciais, considerando-se, especialmente, sua interdisciplinariedade e a repercussão no mundo da vida. Necessário, assim, buscar uma teoria da decisão adequada, que supere a herança racionalista e incorpore definitivamente o dever de fundamentação como paradigma decisional. O NCPC, nesse talante, viabilizou importante avanço, na medida em que explicitou esse comando constitucional (489, parágrafo 1º, NCPC), minutando situações que eram frequentemente percebidas em decisões desprovidas de amparo argumentativo válido, fruto da estandardização da causa. O abandono do livre convencimento do juiz e a asseguração de uma jurisprudência estável, coerente e íntegra (arts. 926 e 927, NCPC), por sua vez, refletem a teoria de Dworkin, sugerindo o incremento do accountability para o alcance de decisões democráticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Integrante / Jeferson Dytz Marin - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    JURISDIÇÃO E TEORIA DA DECISÃO: A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DA ESTANDARDIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO AMBIENTAL., Descrição: A partir da necessidade de mudança da matriz pedagógica, superando-se as práticas monológicas, objetificadas, de ode excessiva à técnica, que têm norteado boa parte dos operadores do direito na pós-modernidade, quer-se buscar a superação do racionalismo-individualista que influencia a jurisdição, sobremaneira no que toca aos direitos difusos e coletivos de natureza ambiental. Nesse sentido, indispensável compreender que a busca de uma consciência ambiental autêntica traduz condição inter-geracional e não pode ser imposta pela norma, mas sim construída pela sociedade. Uma teoria da decisão adequada, a esse teor, precisa abrigar a superação da herança privatista do direito romano-cristão, o dever de fundamentação e a accountability como condições de uma jurisdição democrática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Integrante / Jeferson Dytz Marin - Coordenador / Carlos Alberto Lunelli - Integrante / Grayce Kelly Bioen - Integrante / Cassiano Scandolara Rodrigues - Integrante / Cristina Dias Montipó - Integrante / Cristiano de Souza Lima Pacheco - Integrante / Renato Luís Bordin de Azeredo - Integrante / Nicole Freiberger Pimmel - Integrante / Jânia Maria Lopes Saldanha - Integrante / Augusto Antônio Fontanive Leal - Integrante / Teresa Canto da Silva - Integrante / Pavlova Perizzollo Leonardelli - Integrante / Nelson Gularte Ramos Neto - Integrante / Marília de Fátima Bueno Záquera - Integrante / Andréia Rosina Hensel - Integrante / Vladimir Antônio Longui Giacomelli - Integrante / Deise Caroline Metz - Integrante / Marcelo Brandão - Integrante / Renan Anibal Reginatto - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Gestão Ambiental Hospitalar desafios socioambientais, Descrição: O lixo hospitalar , sempre se constitui em um problema sério para os administradores/gestores hospitalares. Em muitos casos, às vezes, por falta de informação geram-se mitos e fantasias entre funcionários, pacientes, visitantes e comunidade que residem em volta dos estabelecimentos de saúde sobre as reais situações e problemas que podem acontecer. A ausência e/ou o acanhado gerenciamento, aliado ao despreparo de profissionais na área de gestão ambiental, faz com que em muitos casos, os resíduos hospitalares, sejam ignorados ou recebam um tratamento inadequado frente ao zelo e as responsabilidades. O tema resíduo hospitalar é muito sério. Existem hospitais no Brasil que executam a coleta seletiva, mas a maioria ainda adota medidas ineficazes ao correto gerenciamento do tratamento e destino final do resíduo hospitalar. Nesse sentido, um estudo detalhado do gerenciamento (interno) e (externo) do tratamento dispensado aos resíduos hospitalares é fundamental, sob o ponto de vista ético, moral e financeiro para os estabelecimentos de saúde, principalmente, os hospitais. Objetivo geral Identificar a política de gestão ambiental hospitalar aplicada em hospitais da zona sul do Estado do Rio Grande do Sul Objetivos específicos - Identificar se o hospital possui um profissional da área de gestão ambiental; - Identificar a formação do profissional responsável pela gestão ambiental do hospital; - Identificar se o hospital possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; - Identificar as normas nacionais de gestão ambiental aplicadas no gerenciamento dos resíduos na Unidade; - Identificar as normas internacionais de gestão ambiental aplicadas no gerenciamento dos resíduos na Unidade; - observar os procedimentos usuais de gerenciamento ambiental em hospitais na zona sul do Estado do Rio Grande do Sul; - Identificar um modelo de gestão administrativa para a gestão ambiental no hospital; - Identificar os tipos de resíduos gerados na Unidade; - Identificar as normas nacionais de gestão ambiental aplicadas no gerenciamento do dos resíduos hospitalares; - Identificar as normas internacionais de gestão ambiental aplicadas no gerenciamento do resíduos hospitalares; - observar os procedimentos usuais de gerenciamento ambiental no hospital, desde a segregação até o destino final dos resíduos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador / Mauricio Pinto da Silva - Integrante / Celso Elias Corradi - Integrante / Marcos Vinicius Godecke - Integrante.

  • 2012 - 2014

    ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA, CULTURA E JURISDIÇÃO: UMA INCURSÃO PELAS TEORIAS DA DECISÃO., Descrição: Descrição: A partir da necessidade de mudança da matriz pedagógica, superando-se as práticas monológicas, objetificadas, de ode excessiva à técnica, que têm norteado boa parte dos operadores do direito na pós-modernidade, quer-se buscar a alfabetização ecológica como alternativa, com foco no exercício da jurisdição. Nesse sentido, indispensável compreender que a busca de uma consciência ambiental autêntica traduz condição inter-geracional e não pode ser imposta pela norma, mas sim construída pela sociedade. Uma teoria da decisão adequada, a esse teor, precisa abrigar a superação da herança privatista do direito romano-cristão, o dever de fundamentação e a accountability, como condições de uma jurisdição democrática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Integrante / Jeferson Dytz Marin - Coordenador / Carlos Alberto Lunelli - Integrante / Grayce Kelly Bioen - Integrante / Cassiano Scandolara Rodrigues - Integrante / Ana Paula Picolotto Vieira - Integrante / Jorge Leandro de Moura - Integrante / Cristina Dias Montipó - Integrante / Natacha Souza Jhon - Integrante / Liane Pioner Sartori - Integrante / Nicole da Silva Paulitsch - Integrante / Cristiano de Souza Lima Pacheco - Integrante / Renato Luís Bordin de Azeredo - Integrante / Gyovanni Bortolini Machado - Integrante / Nicole Freiberger Pimmel - Integrante / Eliane de Oliveira Borges - Integrante / Jânia Maria Lopes Saldanha - Integrante.

  • 2011 - 2012

    DIREITO, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA, CULTURA CONSTITUCIONAL E JURISDIÇÃO., Descrição: A partir do reconhecimento da necessidade de mudança de paradigma educacional, superando-se as práticas monológicas, objetificadas, de ode excessiva à técnica, que tem sido insistentemente defendidas pelo Direito na atualidade, quer-se buscar a alfabetização ecológica, especialmente a partir da recognição da cultura constitucional. Ou seja, a execução de uma política inclusiva a partir da educação ambiental, do conhecimento da Constituição, dos direitos civis, sociais, políticos e dos novos direitos. A partir do reconhecimento da diferença, buscar-se-á a implementação de formas de educação ambiental na educação fundamental, universitária e através de mudanças paradigmáticas na jurisdição... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Integrante / Jeferson Dytz Marin - Coordenador / Carlos Alberto Lunelli - Integrante / Grayce Kelly Bioen - Integrante / Cristina Dias Montipó - Integrante / Renato Luís Bordin de Azeredo - Integrante / Cristina Motta - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Direito e Educação Ambiental - GPDEA, Descrição: O grupo de pesquisa Direito e Educação tem como objetivo geral analisar as interfaces entre o Direito e a Educação Ambiental. A concepção de uma dimensão existente nas mais variadas áreas do Direito ocorre a partir de uma Educação Ambiental identificada como capaz de promover a transformação socioambiental. A transversalidade, interdisciplinaridade e complexidade características da Educação Ambiental encontram o Direito e proporcionam a compreensão das atividades jurídicas conectadas com a reflexão crítica da realidade nas suas mais diversas interações oriundas da relação homem, natureza e sociedade. O grupo está inserido na graduação e na pós-graduação de forma a constituir, na só a interação entre graduação e pós-graduação, mas estabelecer diferentes olhares em torno da mesma problemática ambiental com percepções variadas em busca de soluções e encaminhamentos de transformação efetiva. A comunicação dos trabalhos, dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, são algumas atividades do grupo que levam à pesquisa científica ao domínio público necessário para a discussão e repercussão na comunidade acadêmica e não-acadêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador / Vanessa Hernandez Caporlingua - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2003 - 2003

    Projeto Tribunos da Cidadania, Descrição: Escola de Direitos Humanos e Cidadania - Promovido pelo 3º Departamento da Faculdade de Direito e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, Convênio com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Apoio Institucional da UNESCO.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Mateus Lopes da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Centro de Integração do Mercosul. , R. Andrade Neves, nº 1529, Centro, 96020080 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32220404, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional