Norma Leite Martins de Carvalho
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina (1981). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e professora da educação básica do Centro Estadual de Educação Profissional. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em LINGUISTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, evasão escolar, exclusão social e estágio.
Informações coletadas do Lattes em 24/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Lingua Portuguesa
1991 - 1993
Universidade Estadual do Ceará
Título: Coesão Referencial dos Proverbio Bíblicos
Orientador: Maria Elisa Soares
Formação complementar
1973 - 1977
Licenciatura em 1º Grau - Letras. (Carga horária: 2400h). , Faculdade de Formação de Professores de Petrolina, FFPP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: LINGUISTICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: AULAS PARFOR.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Campos de Coordenação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
Organização de eventos
CARVALHO, N. L. M. . 25 anos do curso de Pedagogia. 2017. (Outro).
CARVALHO, N. L. M. . I Encontro de Estágio Supervisionado. 2016. (Outro).
Alayde Ferreira da Silva ; CARVALHO, N. L. M. . I Feira Baiana de Matemática. 2006. (Exposição).
CARVALHO, N. L. M. . Formação Inicial 60 horas Topa - Todos pela Alfabetização. 2006. (Outro).
CARVALHO, N. L. M. . Seleção Pública Simplificada. 2002. (Concurso).
CARVALHO, N. L. M. . Arte Festa. 2001. (Festival).
CARVALHO, N. L. M. . I Jornada Cientifica do Campus VII. 2001. (Congresso).
CARVALHO, N. L. M. . Programa de Capacitação dos professores da rede municipal de ensino do município de Jaguarari. 1998. (Outro).
CARVALHO, N. L. M. . LDB em Debate. 1997. (Congresso).
CARVALHO, N. L. M. . Encontro de Professores de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. 1996. (Congresso).
Participação em eventos
II Feira Baiana de Matemática. 2007. (Outra).
TOPA - Todos pela Alfabetização - Brasil Alfabetizado.Coordenador. 2007. (Outra).
Relacionamento Intra e Inter Pessoal, Auto-Conhecimento e Mudanças. 2006. (Seminário).
Encontro Estadual de Capacitação de Concelheiros Municipais de Educação. 2005. (Encontro).
I Encontro Regional e da XX Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. 2004. (Congresso).
1ª Jornada de Trabalho Pró-Reconhecimento de Cursos da UNEB. 2002. (Encontro).
25ª Reunião Anual da ANPED. 2002. (Encontro).
Encontro de Gestores da UNEB. 2002. (Encontro).
II Jornada de Avaliação Institucional da UNEB. 2001. (Encontro).
I Jornada Pedagógica.A Formação do Professor de Língua materna.. 2001. (Encontro).
II Fórum Nacional de Educação. 2000. (Congresso).
Seminário Pedagogia Rumos e Perspectivas. 1999. (Seminário).
Seminário de Administração Universitária. 1998. (Seminário).
XV Congresso Nacional de Educação. 1995. (Congresso).
XIV Congresso Nacional de Educação. 1992. (Congresso).
Participação em bancas
CARVALHO, N. L. M.. Rocha.. Redimencionamentos Interpessoais de alunos na escola. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. O ato de aprender a ler: Sucesso ou Fracaso? Um estudo sobre as relações do aluno coma aprendizagem da leitura no cotidiano escolar.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Silva.. O aluno como leitor: Concepções, funcionalidade e dificuldades da leitura no ambiente escolar. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Inclusão e as Representaçoes Sociais dos Professores da Escola Municipal João Ferreira de Matos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. S. Dias/ Eliete V. Alexandre/ Mª José M.de Oliv. Deficiencia auditiva e escola pública municipal: uma proposta de formação docente para os municipios de Senhor do Bonfim e Jacobina. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Maia/ Mª Auxiliadora P. Calvacante.. Educação de Jovens e Adultos e políticas públicas de Inclusão.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Christino / Mª José P. Silva. Reflexões sobre o papel da educação no processo de ascensão da mulher.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Escolar) - Universidade do Estado da Bahia.
BARRETO.M.I.da S.; SILVA, R. C.;CARVALHO, N. L. M.CARVALHO, N. L. M.. A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
MARTINS. Jonas;CARVALHO, N. L. M.CARVALHO, N. L. M.. Aprendizagem de Álgebra: uma análise das dificuldades encontradas por alunos do Ensino Fundamental de Campo Formoso - Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Educação de Jovens e Adultos no municipio de Senhor do Bonfim: Relação entre a prática docente e a evasão escolar.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Políticas Públicas de EducaçãoInclusiva nos municípios de Juazeiro Ba.e Petrolina-Pe.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências/ Habilitação em Biologia) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Um estudo sobre a prática pedagógica dos professores de Ciências naturais no ensino Fundamental na escola municipal Rômulo Galvão no município de Campo Formoso-Ba.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências/ Habilitação em Biologia) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. O fazer e o refazer: a produção da escrita no processo ensino aprendizagem da criança na Educação infantil do Colegio Educandario Nossa Senhora do Santissimo Sacramento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Dificuldades na aquisição da leitura nas séries iniciais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Seleção Pública para professor Visitante. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Seleção Pública- Banca Examinadora de Contabilidade / Contabilidade Tributária e Fiscal. 2008. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Concurso Público / Teoria da Literatura. 2001. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Concurso Público Docente para professor auxiliar/ Linguística. 1997. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Seleção Pública/ Psicologia da Educação. 1997. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Seleção Pública Para Professores Substitutos/ Língua Portuguesa. 1996. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Seleção Pública para professor Substituto/ Língua Portuguesa. 1996. Universidade do Estado da Bahia.
CARVALHO, N. L. M.. Atividade Complementar. 2007.
CARVALHO, N. L. M.. Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva. 2007.
CARVALHO, N. L. M.. Processo Seletivo/ Curso de Teologia e Pastoral. 2006. Instituto de Teologia e Pastoral da Diocesse de Bonfim.
Orientou
A Importância dos Materiais Manipuláveis e dos Recursos Tecnológicos para o Ensino de áreas da Figuras Geométricas Espaciais; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);
O Ensino da Matemática e a Ludicidade nos anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
Evasão dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do estado da Bahia; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
A Importância da Contação de Histórias na Educação Infantil; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
O Caminho Trilhado no Estágio Supervisionado: relatando vivências de leitura e escrita a partir de uma aprendizagem significativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
Educação de Jovens e Adultos no municipio de Senhor do Bonfim-Ba: Relação entre a prática docente e a evasão escolar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
~Compreensão da Leitura: Concepções dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I da Escola municipal Austricliano de Carvalho; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
Entraves na aquisição da leitura no processo de aprendizagem; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Norma Leite Martins de Carvalho;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, N. L. M. . Leitura e Leitor. Lampião, Senhor do Bonfim, 22 set. 2002.
-
CARVALHO, N. L. M. . Refexões sobre o ensino da língua materna. Diário da Região., Juazeiro - Ba., 03 mar. 2002.
-
CARVALHO, N. L. M. . POSSIBILIDADES E LIMITES DE ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, N. L. M. . Estágio Curricular na PARFOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
CARVALHO, N. L. M. . Projeto de Reconhecimento de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2014.
CARVALHO, N. L. M. . Projeto Pedagógico do Instituto Superior de Teologia e Pastoral da Diocese de Bonfim. 2007.
CARVALHO, N. L. M. . Projeto de Criação do Instituto Superior de Teologia e Pastoral da Diocese de Bonfim. 2003.
CARVALHO, N. L. M. . Apreciação do processo de Dedicação Exclusiva de Maria Glória da Paz. 2006.
CARVALHO, N. L. M. . Apreciação do processo de Dedicação Exclusiva de Hélcio Moreira Perin. 2005.
CARVALHO, N. L. M. . Apreciação de Processo de Dedicação Exclusiva. 2002.
CARVALHO, N. L. M. . Elaboração do Relatório de Gestão Administrativa 1998 -2002 UNEB. 2002.
CARVALHO, N. L. M. . Apreciação do Projeto de criação do NUPEX. 1999.
CARVALHO, N. L. M. . Coordenadora Administrativa do Programa TOPA - Todos pela Alfabetização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Formação de Alfabetizadores de Educação de Jovens e Adultos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Coordenadora de Núcleo - Programa TOPA - Todos pela Alfabetização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Leitura e Produção Textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, N. L. M. . Alfabetização em Comunidades Quilombolas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, N. L. M. . Coordenadora do Projeto AJA BAHIA -. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Curso Preparatório para o Exame de Certificação Ocupacional de Profissionais em Educação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CARVALHO, N. L. M. . Lingua Portuguesa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Projeto de Educação de Jovens e Adultos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Capacitação Docente em Língua Portuguesa. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CARVALHO, N. L. M. . Programa de Capacitação do Corpo Docente da Educação Básica do Munícipio de Jaguarari. 1998. .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação -Campus VII. , Lomanto Júnior, 127, Barbosa Santos, Senhor do Bonfim, BA - Brasil, Telefone: (074) 35414071, Ramal: 223, Fax: (074) 35414013
Experiência profissional
2001 - 2007
Instituto de Teologia e Pastoral da Diocese de BonfimVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 4
1990 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação -Campus VII.,Cargo ou função, Conselheiro.
1987 - 2004
Educandário N. S. do Santíssimo SacramentoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora da área de Língua, Carga horária: 12
1979 - Atual
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Norma Leite Martins de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?