Mário Sérgio Mariano

Mário Sérgio Mariano é Bacharel em Química com ênfase em Materiais pelo Instituto de Química de São Carlos, USP, formado em dezembro de 2013 e Licenciado em Física pela Universidade de Franca. Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional na Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), em São Carlos. Foi aluno ingressante em 2006 no curso de Bacharelado em Física, pelo Instituto de Física de São Carlos, USP, posteriormente transferido, em 2009, para o IQSC. Fez dois estágios de Iniciação Científica sendo bolsista PIBIC - CNPq e um estágio de Iniciação Científica com bolsa Santander-RUSP no IQSC. Estagiou, na modalidade de Iniciação Científica, sendo bolsista PIBIC - CNPq, na Embrapa Instrumentação Agropecuária, São Carlos. Realizou monografia de conclusão de curso no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP) em 2013 sob o título "Estudo da qualidade da água no Reservatório do Lobo, no município de Itirapina ? SP, utilizando análises físico-químicas, de nitrogênio, fósforo e presença de metais". Atualmente, é professor de Física, Química e Matemática em diversas escolas e cursinhos pré-vestibular de São Carlos e região.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicopedagogia Institucional

2018 - Atual

Centro Universitário Central Paulista

Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Física

2017 - 2017

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Bacharelado em Química

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Estudo da qualidade da água no Reservatório do Lobo, no município de Itirapina ? SP, utilizando análises físico-químicas, de nitrogênio, fósforo e presença de metais
Orientador: ENY MARIA VIEIRA

Graduação interrompida em 2008 em Bacharelado em Física

2006 - Interrompido

Universidade de São Paulo
Ano de interrupção: 2008

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

II Escola de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegóci. (Carga horária: 8h). , PREMIER Vigilância e Segurança, PREMIER, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Físico-Química de Macromoléculas.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Físico-Química Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Transferência de Calor; Processos Térmicos e Termodinâmicos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Propriedades Térmicas da Matéria Condensada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Workshop da Rede de Nanotecnologia para o Agronegócio. Caracterização reológica de géis de N,N,N trimetilquitosana contendo nanopartículas de poli(-caprolactona). 2012. (Congresso).

III Jornada Científica Embrapa São Carlos.Investigação do potencial Zeta e do tamanho de nanopartículas em suspensões poliméricas coloidais. 2011. (Simpósio).

18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Filmes preparados a partir de suspensões aquosas de Beta-quitina obtidas por irradiação de ultrassom de alta intensidade. 2010. (Simpósio).

V Simposio Iberoamericano de Quitina.DEACETYLATION OF CHITIN AT LOW TEMPERATURE: EFFECT OF THE CHITIN POLYMORPH. 2010. (Simpósio).

V Simposio Iberoamericano de Quitina.Studies on the ultrasound-assisted deacetylation of chitosan. 2010. (Simpósio).

17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP."Estudo dos efeitos da irradiação de ultrassom de alta intensidade na reação de desacetilação de quitosana. 2009. (Simpósio).

IV Encontro Regional dos Usuários de Técnicas Termoanalíticas."Estudo de quitosanas modificadas por irradiação de ultrassom de alta intensidade". 2009. (Encontro).

I Workshop Polimate de Viscosidade Capilar. 2009. (Outra).

XVII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Estudo dos efeitos da irradiação de ultrassom de alta intensidade na reação de desacetilação de quitosana. 2009. (Congresso).

16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP."Pontas cristalinas micrométricas para aplicação em termoterapia a laser". 2008. (Simpósio).

IV Mini Workshop de Bolsistas PIC.Desenvolvimento de pontas cristalinas micrométricas para aplicação em termoterapia a laser. 2008. (Seminário).

XVI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica - UFSCar. "Pontas cristalinas micrométricas para aplicação em termoterapia a laser". 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Carlos Hernandes

Desenvolvimento de pontas cristalinas micrométricas para aplicação em termoterapia a laser; 2008; Iniciação Científica - Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Hernandes;

Euclydes Marega Junior

Desenvolvimento da Técnica de Litografia Eletronica; 2007; Iniciação Científica - Instituto de Física de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Euclydes Marega Junior;

Sergio Paulo Campana Filho

ESTUDO DOS EFEITOS DA IRRADIAÇÃO DE ULTRA-SOM DE ALTA POTÊNCIA EM QUITINA E QUITOSANA; 2009; Iniciação Científica - Instituto de Química de São Carlos; Orientador: Sérgio Paulo Campana Filho;

Odilio Benedito Garrido de Assis

Avaliação de propriedades reológicas de géis de biopolímeros; 2011; Iniciação Científica - Instituto de Química de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Odilio Benedito Garrido de Assis;

Juliano Elvis de Oliveira

Avaliação de propriedades reológicas de géis de biopolímeros; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto de Química de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliano Elvis de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARIANO, M. S. ; CAMPANA FILHO, S. P. ; DELEZUK, J. A. M. . Studies on the ultrassound-assisted deacetylation of chitosan. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, B. R. ; MARIANO, M. S. ; DELEZUK, J. A. M. ; CAMPANA FILHO, S. P. ; Birolli, W. G . DEACETYLATION OF CHITIN AT LOW TEMPERATURE: EFFECT OF THE CHITIN POLYMORPH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

premiação por apresentação no "IV Mini-Workshop de Bolsitas PIC - 2007/2008", Instituto de Física de São Carlos - USP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2016

    Collegium Sapiens

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física - ensino fundamental II, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor de Física para os 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e monitor de Física para as turmas de ensino médio e curso pré-vestibular.

  • 2011 - 2012

    Embrapa Instrumentação

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 18, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Aluno bolsita (PIBIC - CNPq) de estágio de Iniciação Científica. Projeto: Avaliação de propriedades reológicas de géis de biopolímeros. Orientação: Prof. Dr. Odilio Benedito Garrido de Assis

  • 2009 - 2013

    Instituto de Química de São Carlos

    Vínculo: Graduando/Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno

    Atividades

    • 09/2008 - 07/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Química de São Carlos - Grupo de Físico-Química Orgânica, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2008

    Instituto de Física de São Carlos

    Vínculo: Graduando/Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2007 - 08/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física de São Carlos, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2007 - 07/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física de São Carlos, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Colégio Neruda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor de Física para turmas de ensino médio na cidade de Araraquara.

  • 2015 - 2018

    Colégio Anglo São Carlos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Informática Educacional e Física, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de Informática Educacional para o ensino fundamental II e Professor de Física para o ensino médio.

  • 2015 - Atual

    Flexus Ensino de Exatas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Química e Matemática, Carga horária: 8

  • 2016 - Atual

    Escola Comunitaria Anglo Santa Cruz das Palmeiras

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física - ensino médio, Carga horária: 6

  • 2016 - Atual

    Centro Educacional Ipê Amarelo - Mococa

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física - ensino médio e pré-vest, Carga horária: 12

  • 2017 - Atual

    Colégio Objetivo Descalvado

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Químics - ensino médio, Carga horária: 6