Robson Luiz Santana Barbosa

Mestre em Artes Visuais (EBA/UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino do Desenho (UEFS) e graduado em Artes Plásticas (UFBA). Professor Assistente de Desenho na Universidade Estadual de Feira de Santana, lecionando para os cursos de Engenharia Civil (Desenho Básico) e Ciências Biológicas (Ilustração Científica) desde de 2003 e atualmente é o Coordenado da área de Artes Gráficas e Visuais do Departamento de Letras e Artes. Desenvolve desde 2003 pesquisa em Arte Sacra, tratando de simbologia e iconografia em pinturas sacras dos séculos XVIII e XIX. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenho - lato sensu, entre 2008 e 2010, tendo elaborado a Homepage do Programa (www.uefs.br/posdesenho). Também foi responsável pela concepção e organização do primeiro número da revista eletrônica A Garatuja do mesmo Programa de pós-graduação. Fez parte da organização e do Comitê Técnico Científico de três edições do Seminário da Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade - PPGDCI e Colóquio Internacional sobre Desenho, 2010, 2011 e 2012.

Informações coletadas do Lattes em 20/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes Visuais

2003 - 2005

Universidade Federal da Bahia
Título: A Paixão de Cristo e os Milagres do Bonfim segundo Franco Velasco,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Maria Helena Ochi Flexor
Palavras-chave: Pintura, Franco Velasco, Igreja do Bonfim.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Metodologia do Desenho

1995 - 1997

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Por que vamos ao cinema? Uma Leitura Crítica-sócio-Cultural e Artística do conteúdo Cinematográfico
Orientador: Disalda Mara Leite

Graduação em Artes Plásticas

1987 - 1992

Universidade Federal da Bahia
Título: Ave Posseidon
Orientador: Maria Celeste Warnner

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Desenho e Arte e Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte Brasileira/Especialidade: História da Arte Brasileira.

Grande área: Outros.

Organização de eventos

BARBOSA, Robson Luiz Santana . VIII Seminário da Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interaividade. 2012. (Congresso).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . IV Colóquio Internacional sobre Desenho. 2012. (Outro).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . VII Seminario da Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade. 2011. (Congresso).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . III Colóquio Internacional sobre Desenho. 2011. (Outro).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . VI Seminário da Pós-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade. 2010. (Congresso).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . II Colóquio Internacional sobre Desenho. 2010. (Outro).

Trinchão, Glaucia Costa ; BARBOSA, Robson Luiz Santana . V Seminário da Pós-graduação em Desenho, Cultura, Arte e Educação. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Colóquio Internacional Livro de Horas: o imaginário da devoção privada. 2014. (Seminário).

O Patrimônio artístico das ordens religiosas: entre o Liberalismo e a atualidade. 2014. (Seminário).

Colóquio internacional historia da arte. 2013. (Congresso).

Colóquio Internacional História da Arte. Mensagens de fé subliminares na pintura do teto da Igreja do Bonfim. 2013. (Congresso).

Congresso Luso-brasileiro do Barroco. A imagem e o desenho não visível na pintura de teto de igrejas. 2011. (Congresso).

I Seminario Internacional de Arte Sacra.Peça a mãe que o filho atende. 2010. (Seminário).

VI Seminario do Programa e PÓs-graduação em Desenho, Cultura e Interatividade.Comitê Científico. 2010. (Seminário).

Compartilhar saberes e experiências dos docentes e discentes.Desenho: uma janela para o mundo. 2009. (Encontro).

V Seminário da Pós-graduação em Desenho: Cultura, Arte e Educação.Mesa Redonda "Rumos da Pesquisa em Desenho".. 2009. (Seminário).

IV Encontro de História da Arte.Desenho e ideologia no teto da Igreja do Bonfim. 2008. (Encontro).

Metodologia da pesquisa em e sobre Arte.Aspectos metodológicos da pesquisa: A Paixão de Cristo e os milagres do Bonfim segundo Franco Velasco. 2008. (Outra).

VI Seminário do Semi-Árido.Comite Científico. 2008. (Seminário).

Encontros Culturais.Os Passos da Paixão eosmilagres do Bonfim segundo Franco Velasco. 2007. (Encontro).

Encontros Culturais.Os Passos da Paixão e os Milagres do Bonfim segundo Franco Velasco. 2007. (Encontro).

XXVII Colóquio do comitê Brasileiro de História da Arte.Os Passos da Paixão eos milgres dos Bonfim segundo Franco Velasco. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Internacional sobre Representações Crsitãs.I Simpósio Internacional sobre Representações Cristãs. 2004. (Simpósio).

Seminário de Projetos.Seminário de Projetos de Pesquisa. 2003. (Seminário).

Oficina: Controle em Sala de Aula. 2002. (Oficina).

I Seminário Técnico em Artes Gráficas. 2001. (Seminário).

Oficina de Design Gráfico.Oficina de Design Gráfico. 2000. (Oficina).

Seminário Desenho em Pauta. 1999. (Seminário).

XII Congreso dos Artes-Educadores do Brasil. 1999. (Congresso).

X Jornada Universitária.X Jornada Universitária. 1995. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Sandoval dos Santos Reis

BARBOSA, Robson Luiz Santana; CELSO, Robérico; Anjos, Telma Dias Silva dos. A imagem de um mito: analisando a representação visual de três personagens fantásticos do folclore basileiro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Jociene Amorim de Matos

BARBOSA, Robson Luiz Santana; Anjos, Telma Dias Silva dos; CELSO, Robérico. Parâmetros entre o ensino das geometrias no curso de licenciatura em matemática da UEFS e no ensino fundamental de 5a a 8a séries. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Concurso para professor Efetivo da Universidade Federal do vale do São Francisco. 2009. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Avaliador de trabalhos submetidos à Revista de Educação - REVASF. 2012. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Seleção de Bolsa Monitoria da matéria Desenho Arquitetônico I. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Banca de promoção na carreira do magisterio da Classe de Professor Auxiliar para Professor Assistente. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Seleção Pública para professor substituto da matéria Desenho/Geometria Descritiva. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Banca de Avalição para concessão de incentivo à produção científica. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Seleção para Bolsa Monitoria da matéria Sistemas Geométricos de Reprasentação e Geometria Descritiva - E. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. VI Feira do Semi-Árido. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. IV Feira do Semi-Árido. 2008. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana; Anjos, Telma Dias Silva dos; CELSO, Robérico. Seleção de bolsa monitoria de Desenho Arquitetônico. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana; CELSO, Robérico; Amaral, Maria Conceição do. Seleção pública para professor substituto. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Seleção Pública para Professor Substituto da matéria Desenho Técnico. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Banca para seleção de Bolsa Estágio. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Banca de avaliação para concessão de procução científica à Prof Maria Cristina Elyote Santos. 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana; Anjos, Telma Dias Silva dos; Amaral, Maria Conceição do. Seleção bolsa monitoria de Geometria Descritiva e Sistema Geométrico de Representação. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana; Anjos, Telma Dias Silva dos; CELSO, Robérico; Amaral, Maria Conceição do. Seleção para a segunda turma do Curso de Pós-graduação em Desenho. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana; CELSO, Robérico; Amaral, Maria Conceição do. Seleção de bolsa estágio. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Seleção pública para monitoria da disciplina Geometria Descritiva e Sistema G3eometrico de Representação. 2006.

BARBOSA, Robson Luiz Santana. Banca de Seleção para o Curso de Especialização em Desenho. 2006. Universidade Estadual de Feira de Santana.

BARBOSA, Robson Luiz Santana; CELSO, Robérico; Amaral, Maria Conceição do. Seleção de bolsa monitoria de Desenho Técnico. 2003. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Orientou

Marciela Paula Barbosa de Jesus Azevedo

REtrato de brasis: o caipira na obra de Almeida Junior e o sertanejo na obra de Juraci Dorea; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);

Joelma Lôbo Junqueira Trajano

Vaidade masculina: He-man e os estereótipos da estética corporal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Robson Luiz Santana Barbosa;

Antonio Cezar Santana de Oliveira

Desenhando a cena: investigação do Desenho no processo de criação de cenário para o teatro contemporâneo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Robson Luiz Santana Barbosa;

André Luiz Gomes de Matos

O Desenho do Profissional Professor Biólogo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Robson Luiz Santana Barbosa;

Sandoval dos Santos Reis

A imagem de um mito: Analisando a representação visual de três personagens fantásticos do folclore brasileiro; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Desenho) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Robson Luiz Santana Barbosa;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, Robson Luiz Santana . em Busca da Pintura de Archimedes José da Silva. Revista Ohun , v. 1, p. 01-15, 2004.

  • BARBOSA, Robson Luiz Santana . Os Passos da Paixão e os milagres do Bonfim segundo Franco Velasco. In: XXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2007, Salvador. Anais do XXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2007.

  • BARBOSA, Robson Luiz Santana . As pinturas de Franco Velasco na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. In: I Simposio Internacional sobre Representações Cristãs, 2004, Vitória - ES. Atas I Simposio Internacional sobre Representações Cristãs. Vitoria-ES: UFES, 2004.

  • BARBOSA, Robson Luiz Santana . A imagem e o desenho não visível na pintura de tetos de igrejas. In: Congresso Luso-brasileiro do Barroco, 2011, Braga. O Barroco em Portugal e no Brasil. Braga: Confraria do Bom Jesus do Monte, 2011. p. 23-23.

  • BARBOSA, Robson Luiz Santana . Em busca da pintura de Archimedes José da Silva. Revista Ohun , 2007.

  • BARBOSA, Robson Luiz Santana . A imagem e o desenho não visível na pintura de tetos de igrejas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

BARBOSA, Robson Luiz Santana . Crus de Formação continuada para Professores do Ensino Médio - Área de Linguagens, código e sua Tecnologias. 2006. .

BARBOSA, Robson Luiz Santana . Desenvolvimento de Projeto de Programação Visual para a Erradicação da Cisticercose.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . Programação Visual para o Bloco Tamanduá. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARBOSA, Robson Luiz Santana . Ave Posseidon. 1993 (Exposição de esculturas e alto-relevos em cerâmica).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Deenho e Cieência: contribuições, metodologias e técnicas, Descrição: Projeto que visa estudar a relação Desenho-Ciência, investigando de modo especial, o papel do desenho enquanto meio, isto é, um suporte à comunicação visualde oustros campos de saber.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson Luiz Santana Barbosa - Integrante / Antonio Wilson Silva de Saouza - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual de Feira de Santana - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Letras e Artes. , Av. Transnordestina BR 116 - Campus Universitário, NOvo Horizonte, 44031460 - Feira de Santana, BA - Brasil - Caixa-postal: 252294, Telefone: (75) 31618265, Fax: (75) 31618265, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - 2004

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DA BAHIA

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Ensino de Desenho técnico

Atividades

  • 06/2004 - 11/2007

    Ensino, Técnico de Segurança no Trabalho, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Leitura e Interpretação Gráfica

2004 - 2004

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/2004 - 08/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação

2003 - Atual

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/2003

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Básico, Desnho Arquitetônico

  • 10/2003

    Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Percepeção Morfológica

  • 10/2003

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desnho Artístico

  • 10/2003

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico

2002 - 2003

Universidade Salvador

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 04/2002 - 02/2003

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tipologia

2000 - 2000

Escola Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor concursado, Carga horária: 0

Outras informações:
Ensino de Desenho

1999 - 2001

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1999 - 10/2001

    Ensino, Desenho e Plástica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicasde Representação Gráficas, Desenho V, Expressão e Volume, Técnicas de Representação Gráficas 1A, Introdução às Técnicas Industriais

1997 - 1999

Instituto do Patrimonio Artistico e Cultural da Bahia

Vínculo: Profissional Contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 0

Outras informações:
Auxiliar Administrativo - Computação Gráfica

1997 - 1997

Colégio o Delta

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Ensino de Desnho Geométrico

1992 - 1992

Colegio Alipio Franca

Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: Estagio de docência, Carga horária: 0

Outras informações:
Estagio no ensino de desnho geométrico

1987 - 1999

Empresa Editora a Tarde

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profissional contratado, Carga horária: 0

Outras informações:
Trabalho de editoração eletrônica