Paulo Petry

possui graduação em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Amazonas (1986), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (2002) e doutorado em Ciências Médicas, na Linha de Pesquisa de Informação e Educação em Saúde, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Educadores Lassalista São Paulo e vice-Presidente da CRB Nacional. Foi redator e editor - Província Lassalista de São Paulo, assessor de comunicação - Fratres Scholarum Christianarum . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em relações humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, política, pnl, imagem e cultura.

Informações coletadas do Lattes em 19/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Médicas

2004 - 2006

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Dimensão Política da Informação e Educação em Saúde
Professora Mary Rangel. Palavras-chave: Educação; Política; Saúde.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Filosofia

2000 - 2002

Universidade Gama Filho
Professora Doutora Maria da Penha Felício dos Santos de Carv.Palavras-chave: Filosofia; Política; Dignidade Humana.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Especialização em Comunicação Social

1994 - 1995

Bragança Paulista e Sp
Orientador: Doutora Joanat Puntel

Graduação em Pedagogia

1983 - 1986

Fundação Universidade do Amazonas

Graduação em Ciências Religiosas

1980 - 1981

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Formação complementar

2006 - 2006

Flash 8 - Introdução à ActionScrip. (Carga horária: 24h). , Impacta Tecnologia.

2000 - 2001

Curso de Pastoral Vocacional. (Carga horária: 270h). , Conferëncia dos Religiosos do Brasil Rj.

2000 - 2000

Extensão universitária em Modificabilidad Cognit. y Enriqnto. Instrumental. (Carga horária: 80h). , Instituto Superior San Pío X.

1999 - 1999

Java Script. (Carga horária: 12h). , Cursos de Informática.

1999 - 1999

Lógica de Programação Visual. (Carga horária: 40h). , Impacta Tecnologia Eletrônica Ltda.

1999 - 1999

Html 3 2. (Carga horária: 32h). , Impacta Tecnologia Eletrônica Ltda.

1998 - 1998

IV Encontro das Congregações e Movimentos Juvenis. , Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

1997 - 1997

Trainer. (Carga horária: 75h). , Sociedade Brasileira de Pnl.

1996 - 1996

Practitioner na Arte de Programação Neurolinguisti. (Carga horária: 180h). , Sociedade Brasileira de Pnl.

1996 - 1996

Master Practitioner na Arte de Programação Neuroli. (Carga horária: 85h). , Sociedade Brasileira de Pnl.

1995 - 1995

Hadware I Pc Xt At 386 486. (Carga horária: 40h). , Impacta Tecnologia Eletrônica Ltda.

1995 - 1995

Encontro Provincial de Educadores Lassalistas. , Região Lassalista Latino Americano.

1994 - 1994

Latino Americano Pastoral Juvenil. (Carga horária: 80h). , Instituto Tecnológico Pastoral Para América Latina.

1993 - 1993

Pagemaker. (Carga horária: 32h). , Impacta Tecnologia Eletrônica Ltda.

1993 - 1993

Encontro Continental da Juventude Lassalista. , Fratres Scholarum Christianarum.

1993 - 1993

Curso de Agentes da Pastoral Vcoacional. , Conferência dos Religiosos do Brasil Pr.

1992 - 1992

Encontro de Estudos Sobre Pastotal Juvenil e Vocac. , Centro Educacional Lassale de Ensino Superior.

1992 - 1992

Congresso Internacional de Educadores Lassalistas. , Região Lassalista Latino Americano.

1991 - 1991

Elaboração do Projeto Lassalista Latino Americano. , Região Lassalista Latino Americano.

1990 - 1990

Sessão Internacional de Estudos Lassalistas. , Fratres Scholarum Christianarum.

1988 - 1990

Estudos Fundamentais da Lingua Francesa. (Carga horária: 350h). , Curso de Estudos Fundamentais da Aliança.

1989 - 1989

Preparação Ao Casamento. , Paróquia das Almas.

1988 - 1989

Curso de Assessores de Jovens. (Carga horária: 560h). , Instituto de Pastoral de Juventude.

1987 - 1987

Atualização a Pedagogia Lassalistas. , Instituto Abel.

1986 - 1986

Pastoral da Juventude Lassalista. , Região Lassalista Latino Americana.

1982 - 1982

Aperfeiçoamento em Elementos para o Planejamento C. , Centro de Treinamento do Magistério do Estado do Paraná.

1981 - 1981

Extensão universitária em Semana da Filosofia. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

1980 - 1981

Ciências Religiosas. , Universidade Católica do Paraná.

1980 - 1980

Extensão universitária em Semana de Catequese Com Ir Nery Instituto Paulo VI. , Associação Brasileira de Educadores Lassalista São Paulo.

1980 - 1980

Novinter. , Conferência dos Religiosos do Brasil Pr.

1979 - 1979

Extensão universitária em Aspectos Educacionais do Atendimento Ao Excepciona. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

1977 - 1977

Teórico e Pratico de Psicossíntese. , Escola Brasileira de Psicossíntese.

1975 - 1975

Bíblico. , Instituto Teológico de Santa Catarina.

1975 - 1975

Datilgrafia. (Carga horária: 45h). , Colégio Catarinense Florianópolis.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Grego

Compreende PoucoLê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

Participação em eventos

8th World Congress - Positive Youth Development. Empowering Youth in a World in Transition. 2005. (Congresso).

Congresso dos Jovens no VIII Congresso Mundial do IAAH. Congresso dos Jovens. 2005. (Congresso).

Seminário "Marketing para entidades de Ensino".Marketing para entidades de Ensino. 2005. (Seminário).

Encontro de Educadores Lassalistas.Educação na e para a Paz. 2005. (Oficina).

Retiro de Preparação para Profissão Perpétua.Retiro para Jovens Irmãos. 2005. (Encontro).

Encontro Provincial de Educadores Lassalistas.Os pilares da educação segundo a UNESCO. 2005. (Encontro).

Jornada Clínico-Dermatológica de Adolescência.Imagem Corporal e Auto-estima na Adolescência. 2005. (Outra).

Retiro de Preparação para a Profissão Perpétua.Retiro para Jovens Irmãos. 2004. (Outra).

Seminario - Taller de Comunicaciones.Comunicaciones. 2003. (Seminário).

Curso sobre a espiritualidade e carisma de São João Batista de La Salle..Curso sobre a espiritualidade e carisma de São João Batista de La Salle, para funcionários do Instituto Abel, Niterói/RJ, Junho-Agosto de 2002.. 2002. (Oficina).

Encontro de Jovens Irmãos da Província lassalista de São Paulo.Assessoria e coordenação do Encontro de Jovens Irmãos da Província lassalista de São Paulo, três dias 2001. 2001. (Oficina).

Missão de Férias.Organização e coordenação da Missão de Férias em Augustinópolis, TO, 2000. 2000. (Outra).

"A Teologia da Vocação" - aos jovens participantes de Encontros de discernimento vocacional.. A Teologia da Vocação - aos jovens participantes de Encontros de discernimento vocacional, diversas vezes entre 1992-2002.. 1999. (Congresso).

.QUEM É JESUS CRISTO - aos Grupos de Jovens e EAC.. 1999. (Outra).

"Os valores humano/cristãos e o discernimento vocacional".Palestras sobre Os valores humano/cristãos e o discernimento vocacional, para vocacionados(as).1999. 1999. (Outra).

Encontro de Jovens Irmãos da RELAL.Assessoria e animação do Encontro de Jovens Irmãos da RELAL, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, uma semana - 1998.. 1998. (Oficina).

Missão de Férias.Organização e coordenação da Missão de Férias na Diocese de Rui Barbosa-BA, 1998. 1998. (Outra).

Palestras vocacionais em todas as escolas da Província Lassalista de São Paulo. Diversas palestras vocacionais em todas as escolas da Província Lassalista de São Paulo, para alunos de todas as séries maiores, a partir da 7ª Série até o 3º ano do II Grau.1997. 1997. (Congresso).

Iniciação aos Sacramentos..Iniciação aos Sacramentos, no Curso do Leigo Lassalista - 2ª Etapa, em Araruama/RJ, Julho de 1996. 1996. (Seminário).

V Encontro/Retiro de jovens lassalistas.Assessoria ao V Encontro/Retiro de jovens lassalistas em Toledo, PR (dois dias) - Agosto,1996. 1996. (Encontro).

VIII Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..Organização e realização do VIII Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo. Centro Pastoral Santa Fé, São Paulo, SP (três dias) - Setembro de 1996. 1996. (Encontro).

I Encontro Diocesano sobre PJE a partir da realidade de PJMP..Assessoria e organização do I Encontro Diocesano sobre PJE a partir da realidade de PJMP, na Diocese de Rui Barbosa, BA (três dias). Setembro de 1996.. 1996. (Encontro).

Seminário de Doutrina Social da Igreja..Seminário de Doutrina Social da Igreja, no Curso de Pastoral Catequética, do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, Canoas/RS, 1995.. 1995. (Seminário).

IV Encontro/Retiro de jovens lassalistas.Assessoria ao IV Encontro/Retiro de jovens lassalistas em Toledo, PR (dois dias) - Agosto de 1995.. 1995. (Encontro).

VII Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..Organização e realização do VII Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo. Lareira São José, São Paulo, SP (três dias) - Setembro de 1995.. 1995. (Encontro).

Encontro da RELAL para a elaboração dos "Lineamentos de Pastoral Juvenil y Vocacional"..Participação do Encontro da RELAL para a elaboração dos Lineamentos de Pastoral Juvenil y Vocacional. Santafé de Bogotá, Colômbia. Seman Santa de 1995.. 1995. (Encontro).

Organização e coordenação da Missão de Férias. Duas em Medeiros Neto-BA, 1995..Organização e coordenação da Missão de Férias em Medeiros Neto-BA, 1995. 1995. (Outra).

"Os Sinais Vocacionais" - aos(às) jovens participantes de Encontros de discernimento vocacional.. Os Sinais Vocacionais - aos(às) jovens participantes de Encontros de discernimento vocacional para a vida de Irmãos Lassalistas e Irmãs Guadalupanas de La Salle, diversas vezes entre 1994. 1994. (Congresso).

Seminário de Doutrina Social da Igreja.Seminário de Doutrina Social da Igreja, no Curso de Pastoral Catequética, do Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, Canoas/RS, 1994.. 1994. (Seminário).

V Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo para formação de assessores..Organização e realização do V Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo, para formação de assessores. Casa Abel, Araruama, RJ (três dias) - Julho de 1994.. 1994. (Encontro).

III Encontro/Retiro de jovens lassalistas.Assessoria ao III Encontro/Retiro de jovens lassalistas em Toledo, PR (dois dias) - Agosto de 1994.. 1994. (Encontro).

VI Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..VI Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo. Casa de Encontros Pia Mestre Filipini, São Paulo, SP (três dias) - Setembro de 1994.. 1994. (Encontro).

Organização e coordenação da Missão de Férias em Medeiros Neto-BA..Organização e coordenação da Missão de Férias, em Medeiros Neto-BA, 1994.. 1994. (Outra).

"O Jovem ao qual nos dirigimos" e "O itinerário do jovem", no Encontro Nacional dos Irmãos Lassalista do Brasil..Palestras sobre O Jovem ao qual nos dirigimos e O itinerário do jovem, no Encontro Nacional dos Irmãos Lassalista do Brasil, em Veranópolis/RS - 1994.. 1994. (Outra).

Organização e realização do III Encontro/Retiro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..Organização e realização do III Encontro/Retiro de PJV da Província Lassalista de São Paulo. Lareira São José, São Paulo, SP (três dias) - Junho de 1993.. 1993. (Encontro).

Assessoria ao II Encontro/Retiro de jovens lassalistas.Assessoria ao II Encontro/Retiro de jovens lassalistas em Toledo, PR (dois dias) - Agosto de 1993.. 1993. (Encontro).

IV Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..Organização e realização do IV Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo. Casa de Oração Regina Prottmann, Guarulhos, SP (três dias) - Setembro de 1993.. 1993. (Encontro).

A missão do jovem no mundo de hoje".A missão do jovem no mundo de hoje - no Encontro Anual de PJV da Província, 1993.. 1993. (Outra).

Doutrina Social da Igreja, no Curso do Leigo Lassalista - 2ª Etapa.Doutrina Social da Igreja, no Curso do Leigo Lassalista - 2ª Etapa, em Araruama/RJ, Janeiro de 1992.. 1992. (Seminário).

Assessoria ao I Encontro/Retiro de jovens lassalistas.Assessoria ao I Encontro/Retiro de jovens lassalistas em Toledo, PR (dois dias) - Maio de 1992.. 1992. (Encontro).

Organização e realização do II Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..Organização e realização do II Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo.. 1992. (Encontro).

Reflexão sobre a Vida Religiosa na AL, no Retiro anual dos Irmãos Lassalistas de São Paulo.Colaboração com alguns temas de reflexão sobre a Vida Religiosa na AL, no Retiro anual dos Irmãos Lassalistas de São Paulo, em Araruama/RJ, 1992.. 1992. (Outra).

I Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo..Organização e realização do I Encontro de PJV da Província Lassalista de São Paulo. Lareira São José, São Paulo, SP (três dias) - Setembro de 1991.. 1991. (Simpósio).

Coordenação do Retiro dos pré-postulantes..Coordenação do Retiro dos pré-postulantes, em Francisco Beltrão/PR, 1991.. 1991. (Oficina).

"PJE: sua Identidade, Espiritualidade, Pedagogia, Ação e Metodologia".PJE: sua Identidade, Espiritualidade, Pedagogia, Ação e Metodologia - nos Encontros de Pastoral Juvenil e Vocacional da Província Lassalista de São Paulo, 1991 e 1992.. 1991. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RANGEL, M. ; PETRY, P. . Educação política de professores: conceitos e importância. Educação (Porto Alegre) , Porto Alegre/RS, v. 56, n.n. 2, p. 352-360, 2005.

  • PETRY, P. ; RANGEL, M. . Educação política de professores: conceitos e importância. Educação, Porto Alegre, p. 352 - 360, 01 ago. 2005.

  • PETRY, P. . O amor à política em Hannah Arendt. Interface, Fundação UNI/UNESP, p. 185 - 185, 14 fev. 2004.

  • PETRY, P. ; EISENSTEIN, E. ; BENNETT, D. ; HARDOFF, D. ; MACKENZIE, R. . Adolescent Health Through the Centuries, History and Cultural Cntexts. In: 8th World Congress - Positive Youth Development - Empowering Youth in a World in Transition, 2005, Lisboa. 8th World Congresss, 2005. v. único. p. 12-12.

  • PETRY, P. ; RANGEL, M. . Sobre saúde e política: subsídios da teoria de Hannah Arendt. Cadernos de Estudos e Pesquisas (Universidade Salgado Oliveira) , 2007.

  • PETRY, P. . A saúde na dimensão política da educação: subsídios da concepção de poder e dereito de Hannah Arendt. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRY, P. ; LUNKES, A. F. ; CORBELLINI, M. A. . Ética ou caos: Contribuições da Pedagogia Lassalista para um mundo justo, solidário para todos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

1978

Honrra ao Mérito, Ministério do Exército.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Assoc. Bras. de Educadores Lassalistas, Matriz. , Rua Santo Alexandre, 93, Vila Guilhermina, 03542-100 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 6958144, Ramal: 228, Fax: (11) 66841925, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - Atual

Fratres Scholarum Christianarum

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Comunicação, América Latina.,Cargo ou função, Assessor de Comunicação da Província.

2001 - 2005

Centro Lassalista de Estudos

Vínculo: Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 44

Atividades

  • 07/2001 - 07/2005

    Direção e administração, Ensino Médio, Santa Rosa.,Cargo ou função, Diretor.

1988 - 1993

Associação Brasileira de Educadores Lassalista São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 0

Atividades

  • Treinamentos ministrados , Edição, Revista.,Treinamentos ministrados, Arte e Teologia, Formação de Liderança, Dinâmicas de Grupo

  • Direção e administração, Conselho, Sp.,Cargo ou função, Conselheiro.

  • Pesquisa e desenvolvimento , Informação, Sp.,Linhas de pesquisa

  • Direção e administração, Abel, Sede.,Cargo ou função, Vice-Presidente.

  • Treinamentos ministrados , Pj, Juventude.,Treinamentos ministrados, Orientação Vocacional, Discernimento Vocacional, Acompanhamento Vocacional

  • Direção e administração, Conselho, Sp.,Cargo ou função, Conselheiro.

1991 - 1998

Região Lassalista Latino Americano

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 0

Atividades

  • Pesquisa e desenvolvimento , Sub Regional, Santa Fé.,Linhas de pesquisa

1991 - 1993

Sociedade Porvir Científico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 0

Atividades

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Editor.

1991 - Atual

Província Lassalista de São Paulo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Redator e Editor, Carga horária: 0

Atividades

  • Pesquisa e desenvolvimento , Formação da Juventude, Pastoral.,Linhas de pesquisa

1986 - 1990

instituto abel

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0

Atividades

  • Serviços técnicos especializados , Abel, Instituto Abel.,Serviço realizado, Propaganda e Marketing da Abel Niteroi.

  • Direção e administração, Abel, Instituto Abel.,Cargo ou função, Vice-Diretor.

  • Direção e administração, Abel, Instituto Abel.,Cargo ou função, Diretor da Comunidade Religiosa.

  • Direção e administração, Abel, Audio Visual.,Cargo ou função, Coordenador de Audio Visual.

  • Direção e administração, Celae, Santa Rosa.,Cargo ou função, Diretor.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Celae, Santa Rosa.,Cargo ou função, Diretor.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Ser, Abel.,Cargo ou função, Coordenador.

1986 - 1988

Encontro de Adolescentes Com Cristo

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Igreja Católica, Santuário.,Cargo ou função, Assessor.

1982 - 1986

Paróqui dos Padres Polotinos

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Assessor Espiritual.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Paróquia, Dom Pedro I.,Cargo ou função, Animador.

1982 - 1985

Centro Educacional La Salle

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1983 - 12/1985

    Outras atividades técnico-científicas , Ensino Religioso, Dom Pedro I.,Atividade realizada, Coordenação do Ensino Religioso.

  • 01/1982 - 12/1985

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Artística, Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política Brasileira, Religião

1979 - 1982

Escola Estadual La Salle

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1979 - 11/1982

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Todas