Daniel Luiz Stefenon

Professor de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino do Depto. de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus de Irati/PR. Doutor pela Faculdade de Educação da USP e Mestre em Geografia pela UFPR (2009), possui especialização em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005). Membro da Comissão Científica da Revista Brasileira de Educação em Geografia. Atuou como Professor de Ensino Fundamental e Médio em colégios particulares e da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Desigualdades educacionais e esvaziamento curricular: um estudo a partir do caso da recontextualização dos saberes geográficos na escola
Orientador: em Universidad de Antioquia ( Maria Raquel Pulgarín Silva)
com Sonia Maria Vanzella Castellar.

Mestrado em Geografia

2007 - 2009

Universidade Federal do Paraná
Título: O espaço de representação dos grupos sociais na escola: o caso do Colégio Estadual Segismundo Falarz, Bairro Hauer, Curitiba-PR,Ano de Obtenção: 2009
Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho.Palavras-chave: Escola; Geografia Cultural; Espaço de Representação; Representações Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Especialização em A Geografia e as transformaçõs mundiais

2004 - 2005

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Geografia Cultural no Brasil: Difusão e Temas mais Pesquisados.
Orientador: Profa. Dra. Márcia da Silva

Graduação em Bacharelado em Geografia

2004 - 2005

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Diagnóstico das Potencialidades Turísticas do Município de Laranjeiras do Sul
Orientador: Profa. Ms. Mariza Emmer

Graduação em Licenciatura em Geografia

2000 - 2003

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Colônia Vitória: Territorialidade e Segregação
Orientador: Profa. Dra. Márcia da Silva
Bolsista do(a): Secretaria de Ensino Superior do MEC, PET-SESU/MEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Extensão universitária em Para Ler Marx-Introdução à Crítica do Capitalism. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino de Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Cultural.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

STEFENON, D. L. ; BRUMES, K. R. ; Freitas, A. R. de . VII Semana de Geografia de Irati. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC.CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS: REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2018. (Encontro).

Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC.AVALIAÇÃO ESCOLAR DO COMPONENTE CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2018. (Encontro).

Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC.Sessão noturna. 2018. (Encontro).

Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC.OS ALUNOS COM AUTISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2018. (Encontro).

IX Fórum Nacional NEPEG.SOBRE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E ESVAZIAMENTO CURRICULAR: A RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES GEOGRÁFICOS NA ESCOLA. 2018. (Outra).

XII Semana de Geografia de Irati.O JOGO GEOGUESSR E SEUS POSSÍVEIS USOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. 2018. (Outra).

XIV Semana de Geografia de Irati.A GEOGRAFIA ESCOLAR COMO CONHECIMENTO PODEROSO. 2018. (Outra).

XIII ENPEG.DISCURSOS INSTRUCIONAIS E REGULATIVOS NA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE ESVAZIAMENTO CURRICULAR E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS. 2017. (Encontro).

XIII Semana de Geografia de Irati.DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E ESVAZIAMENTO CURRICULAR: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO DA RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES GEOGRÁFICOS NA ESCOLA. 2017. (Outra).

IV Colóquio REDLADGEO.A teoria de Basil Bernstein: caminhos possíveis para a pesquisa em ensino de Geografia.. 2016. (Outra).

VII Semana de Geografia de Irati.A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Outra).

VII Semana de Geografia de Irati.Interações entre a Geografia Escolar e o Conhecimento Acadêmico. 2011. (Outra).

XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia.Aproximações e distanciamentos entre academia e escola básica: um debate sobre Geografia e currículo. 2011. (Encontro).

VI Semana de Geografia de Irati.Ser professor ou não: reflexões sobre a profissão e o ensino de Geografia. 2010. (Outra).

X ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia.Proposições teóricas e práticas acerca do processo de construção do poensamento conceitual na escola. 2009. (Encontro).

II Colóquio Nacional do NEER.Geografia e Imaginário: Aproximações entre a Teoria das Representações Sociais e a Escola. 2007. (Outra).

Simpósio de Geografia.Trabalho de Campo: Partilhando uma experiência. 2006. (Simpósio).

IX Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.Colônia Vitória: Culturas, identidades e territórios. 2004. (Encontro).

XVI Seminário de Pesquisa e XI Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Algumas reflexões sobre o processo de identificação social. 2004. (Seminário).

XXII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS.Ensinando a amar a natureza: um projeto interdisciplinar - Oficinas de educação ambiental. 2004. (Seminário).

I Simpósio de Agricultura Familiar de Prudentópolis.I Simpósio de Agricultura Familiar de Prudentópolis. 2003. (Simpósio).

VIII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia.Aspectos Culturais e a Segregação Sócio-Espacial em Colônia Vitória-PR. 2003. (Encontro).

XIII Semana de Geografia.XIII Semana de Geografia. 2003. (Outra).

XII Semana de Geografia."Uma" introdução a "uma" abordagem geográfica da cultura. 2003. (Outra).

XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Geografia e cultura: algumas considerações. 2003. (Seminário).

VII Encontro Paranaense dos Estudantes de Geografia.Planejamento Urbano. 2002. (Encontro).

XI Semana de Estudos de História.XI Semana de Estudos de História. 2002. (Outra).

XI Semana de Geografia.XI Semana de Geografia. 2002. (Outra).

XIV Seminário de Pesquisa e IX Semana de Iniciação Científica da Unicentro.Da segregação espacial à cultura: o caso da Colônia Vitória em Entre Rios - Guarapuava/PR. 2002. (Seminário).

XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica da Unicentro.XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica da Unicentro. 2001. (Seminário).

X Semana de Geografia.X Semana de Geografia. 2001. (Outra).

IX Semana de Geografia.IX Semana de Geografia. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flavia Cristina Coletti

GOMES, M. F. V.;STEFENON, DANIEL LUIZ; TURRA NETO, N.. A cidade e seu potencial educativo: a relação entre o cotidiano e o conhecimento científico no ensino de Geografia. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Luana Lasincki Marum Tarábola

CASTELLAR, S. M. V.STEFENON, DANIEL LUIZ; ASCENCAO, V. O. R.. O professor entre o profissionalismo e o heroísmo: as motivações e expectativas para a escolha da carreira docente. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Josilda Aparecida Conceição Novakoski da Silva

GOMES, M. F. V.;STEFENON, DANIEL LUIZ; LOPES, C. S.. O desenvolvimento profissional docente: saberes e desafios de professores de Geografia em início de carreira. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lesete Kaveski Rutecki

STEFENON, D. L.; GOMES, M. F. V.. A formação inicial de professores nos cursos de licenciatura do Estado do Paraná: Estudo de Caso de três universidades públicas do Paraná. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Josilda Aparecida Conceição Novakoski da Silva

GOMES, M. F. V.;STEFENON, DANIEL LUIZ; LOPES, C. S.. O desenvolvimento profissional docente: saberes e desafios de professores de Geografia em início de carreira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Flavia Cristina Coletti

STEFENON, DANIEL LUIZ; GOMES, M. F. V.; TURRA NETO, N.. A cidade e seu potencial educativo: a relação entre o cotidiano e o conhecimento científico no ensino de Geografia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lesete Kaveski Rutecki

STEFENON, D. L.; SANTOS, W. T. P.; GOMES, M. F. V.. A formação de Professores nos cursos de licenciatura do Estado do Paraná: Estudo de caso de três universidades públicas do Paraná. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elton Gabriel Marciniaki

STEFENON, D. L.; BEDNARZ, J. A.. Utilização de Recursos Didáticos nas Escolas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Maria Claudia Bobek

STEFENON, D. L.; BOBATO, Z. L.; MOCHIUTTI, N. F.. Relatório de Estágio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vanessa Regina Kuraz

STEFENON, D. L.; MOCHIUTTI, N. F.; CHIMIN JUNIOR, A. B.. Relatório de Estágio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Adeline Gabrielle Delfino

STEFENON, D. L.; BOBATO, Z. L.; BARRETO, M.. Relatório de Estágio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Damiane Ferreira

CHIMIN JUNIOR, A. B.; MOCHIUTTI, N. F.;STEFENON, D. L.. Relatório de Estágio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Thaís Fernanda da Silva

Freitas, A. R. de; BRUMES, K. R.;STEFENON, D. L.. Representação do Espaço Geográfico através das benzedeiras do Município de São João do Triunfo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Silvana Mair Afonso Lopes

KRAUSE-LEMKE, C.; SANTOS, W. T. P.;STEFENON, D. L.. Estágio Supervisionado em Geografia: visão dos professores e alunos da rede pública de ensino dos municípios de Irati e Rebouças sobre a atuação dos estagiários de Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Júlio do Carmo Pedroso

Freitas, A. R. de; SANTOS, W. T. P.;STEFENON, D. L.. Recursos Digitais e o Ensino de Geografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ivan Gabriel Baptista

SANTOS, W. T. P.; BASSO, L, C.;STEFENON, D. L.. Práticas de Ensino de Geografia com base na valorização das múltiplas inteligências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: José Osvaldo Kozlinski

BRUMES, K. R.;STEFENON, D. L.; SANTOS, W. T. P.. Geografia e literatura: uma proposta interdisciplinar para o ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

STEFENON, D. L.; SILVA JUNIOR, R. F.; NOBUKUNI, P.; SANTOS, W. T. P.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

STEFENON, D. L.; ANTONELI, V.; GOMES, M. F. V.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

ANTONELI, V.; GOMES, M. F. V.;STEFENON, D. L.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ronaldo Goulart Duarte

CASTELLAR,Sonia M.V.; STRAFORINI, Rafael; GALIAN. Claudia V. A.; ASCENÇÃO, Valéria de O.R.; SOUZA, Vanilton C.;DUARTE, Ronaldo G.. Desigualdades educacionais e esvaziamento curricular: um estudo a partir do caso da recontextualização dos saberes geográficos na escola. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Martha Marandino

CASTELLAR, S. M. V.; GALIAN, C. V. A.; ASCENCAO, V. O. R.; SOUZA, V. C.; STRAFORINI, R.;MARANDINO, M.. Desigualdades educacionais e esvaziamento curricular: um estudo a partir do caso da recontextualização dos saberes geográficos na escola. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Vanilton Camilo de Souza

SOUZA, V. C.; CASTELLAR, S. M. V.; ASCENCAO, V. O. R.; STRAFORINI, R.. Desigualdades Educacionais e esvaziamento curricular: Um estudo a partir do caso da recontextualização dos saberes geográficos na escola.. 2017. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Salete Kozel Teixeira

KOZEL TEIXEIRA, S.; GIL FILHO, S. F.; STEFENON, D. L.; SILVA, M.. O espaço de representaçào dos grupos sociais na escola: O caso do Colégio Estadual Segismundo Falarz-Bairro Hauer, Curitiba-PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Cláudia Valentina Assumpção Galian

CASTELLAR, S. M. V.;GALIAN, C. V. A.; ASCENCAO, V. O. R.; SOUZA, V. C.; STRAFORINI, R.. Desigualdades educacionais e esvaziamento curricular: um estudo a partir do caso da recontextualização dos saberes geográficos na escola. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Cláudia Valentina Assumpção Galian

CASTELLAR, S. M. V.; BAUER, A.;GALIAN, C. V. A.. Currículo e equidade: a recontextualização dos saberes geográficos na escola. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Nécio Turra Neto

TURRA NETO, N.. Gegrafia Cultural no Brasil: difusão e temas mais pesquisador. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em A Geografia e as Transformações Mundiais Recentes) - UNIVERSIDADE DO CENTRO OESTE.

Márcia da Silva

GIL FILHO, S. F.SILVA, Márcia daTEIXEIRA, S. K.. O espaço de representação dos grupos sociais na escola: o caso do Colégio Estadual Segismundo Falarz. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Elton Gabriel Marciniaki

O uso de recursos didáticos nas aulas de Geografia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Sebastião Chepluki

Relatório de Estágio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Adeline Gabrielle Delfino

Relatório de Estágio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Júlio do Carmo Pedroso

Recursos Digitais e o Ensino de Geografia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Cleyton Muchom

A Geografia escolar e o cotidiano dos estudantes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Josimar Manosso

Possibilidades de uma Geografia anarquista na escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Gilmar Porochniak

Os mapas táteis e a educação geográfica em contextos inclusivos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Miriam Aparecida Vichinheski

A escola e seu entorno: reflexões sobre lugar e cultura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Luiz Alexandre dos Santos

A horta vertical e a educação ambiental na escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Daniele Vanessa Denkewicz

A atividade de benzimento, suas possíveis espacialidades e seu significado em uma comunidade rural do Município de São Mateus do Sul/PR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Pablo Jhonatan Prado

Diferenças e desigualdades entre escolas públicas e privadas: um estudo de caso no município de Irati/PR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Rosângela Terezinha Machado

Práticas pedagógicas de sucesso nas aulas de Geografia a partir da visão de professores da rede pública de ensino de Irati/PR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Ingrid Stadler

A cartografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso em Imbituva/PR; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Aline Bulaty

Representações de alunos de 5a; série acerca do significado e papel da Geografia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Daniel Luiz Stefenon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia Maria Vanzella Castellar

Desigualdades Educacionais e esvaziamento curricular: um estudo a partir do caso da contextualização dos saberes geográficos na escola; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,; Orientador: Sonia Maria Vanzella Castellar;

Sylvio Fausto Gil Filho

O ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS NA ESCOLA: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL SEGISMUNDO FALARZ, BAIRRO HAUER, CURITIBA-PR; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Sylvio Fausto Gil Filho;

Márcia da Silva

Geografia cultural no Brasil: difusão e temas mais pesquisados; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Márcia da Silva;

Márcia da Silva

Colônia Vitória: Territorialidade e Segregação; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia (Licenciatura)) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, MEC; Orientador: Márcia da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STEFENON, D. L. . ENTRE PAISAGENS E DISTÂNCIAS: O JOGO GEOGUESSR E SEU POTENCIAL PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CONCEITUAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA. GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II , v. 3, p. 31, 2018.

  • STEFENON, D. L. ; CRUZ, G. C. . REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE , v. 10, p. 1, 2018.

  • VALENTINA ASSUMPÇÃO GALIAN, CLÁUDIA ; LUIZ STEFENON, DANIEL . Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a Geografia. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 32, p. 1, 2018.

  • STEFENON, D. L. . SOBRE AS GEOGRAFIAS QUE APRENDO E ENSINO: A QUESTÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM IRATI, PARANÁ. GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , p. 87-93, 2017.

  • STEFENON, D. L. ; CASTELLAR, S. M. V. . A ESCOLA DESIGUAL E O CONHECIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE BASIL BERNSTEIN. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB) , v. 12, p. 8, 2017.

  • STEFENON, D. L. ; SANTOS, W. T. P. . A formação do professor para atuação em uma escola de conhecimento a partir da experiencia PIBID do Curso de Geografia da Unicentro, Irati/PR. Unifeso Humanas e Sociais , v. 2, p. 27-45, 2016.

  • CASTELLAR, S. M. V. ; STEFENON, D. L. . A ciência geográfica na escola: pressupostos de um currículo escolar fundamentado no conhecimento disciplinar. UNI-PLURI (MEDELLIN) , v. 15, p. 5-23, 2015.

  • CRUZ, G. C. ; SCHNECKENBERG, M. ; TASSA, K. O. M. E. ; CAETANO, J. J. ; STEFENON, D. L. ; CIRINO, R. M. B. ; CAMPOS, J. A. . Formação Docente para atuação em contextos inclusivos: licenciaturas em diálogo(?). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial , v. 2, p. 69-82, 2015.

  • STEFENON, D. L. . As concepções de professores da rede pública de ensino de Irati/PR sobre o currículo da Geografia na escola básica. PESQUISAR - REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA , v. 1, p. 115-134, 2014.

  • PEDROSO, J. C. ; STEFENON, D. L. . Recursos digitais e cartografia escolar: possibilidades metodológicas de trabalho a partir do atlas escolar on line do IBGE. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais , v. 3, p. 28-39, 2012.

  • STEFENON, D. L. . O CONCEITO DE ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO: fundamentos para a compreensão da cultura na escola. Ateliê geográfico (UFG) , v. 6, p. 158, 2012.

  • STEFENON, D. L. . ESPAÇO E TRIBALISMO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO UNIVERSO ESCOLAR. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR , v. 6, p. 118, 2011.

  • STEFENON, D. L. ; HORNES, K. ; PESSERL, C. ; RIBEIRO, E. A. W. ; SCHULER, D. ; UEJIMA, H. . Aspectos Históricos da Escola Britânica de Geografia. Saber Acadêmico (Online) , v. 1, p. 1, 2007.

  • STEFENON, D. L. ; SILVA, M. . Colônia Vitória - Guarapuava (PR): Identidade e Território. Formação (Presidente Prudente) , v. 2, p. 73-85, 2005.

  • STEFENON, D. L. ; GALVÃO, W. ; RIBEIRO, M. W. ; SMANIOTTO, M. ; TORRES, M. . Os jogos pedagógicos no ensino de Geografia. 1. ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2009. v. 1. 87p .

  • CRUZ, G. C. ; TASSA, K. O. M. E. ; CAETANO, J. J. ; STEFENON, D. L. ; SCHNECKENBERG, M. . Olhares de Cursos de Licenciaturas sobre a formação docente em contextos inclusivos: desafios ou desleixos?. In: Marlene Lucia Siebert Sapelli; Jefferson Olivatto da Silva. (Org.). Uma face da hidra capitalista: Crítica às políticas educacionais para a classe trabalhadora. 1ed.Curitiba: Prismas, 2017, v. , p. 41-.

  • STEFENON, D. L. ; CASTELLAR, S. M. V. . A teoria de Basil Bernstein: caminhos possíveis para a pesquisa em ensino de Geografia. In: Alides Baptista Chimin Junior; Andreza Rocha de Freitas. (Org.). Tecnologias geográficas: o uso de diferentes metodologias na produção do conhecimento geográfico. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 89-104.

  • STEFENON, D. L. ; SANTOS, W. T. P. . Conceitos, linguagens e formação do professor: a experiência PIBID no curso de Geografia da Unicentro. In: BECKMANN, Karina Worm; TEMBIL, Márcia Terezinha. (Org.). Formação de Professores: Contribuições do PIBID. 1ed.Guarapuava: Editora da Unicentro, 2014, v. , p. 135-148.

  • STEFENON, D. L. . Aproximações e distanciamentos entre academia e escola básica: uma introdução ao debate sobre Geografia e currículo. In: ANTONELI, V.; CHIMIN JUNIOR, A. B.. (Org.). Diálogos Geográficos. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. , p. 25-34.

  • STEFENON, DANIEL LUIZ ; CASTELLAR, S. M. V. . SOBRE DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E ESVAZIAMENTO CURRICULAR: A RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES GEOGRÁFICOS NA ESCOLA. In: IX Fórum Nacional NEPEG de Formação de Professores, 2018, Caldas Novas. Formação de Professores e Ensino de Geografia: contextos e perspectivas, 2018.

  • STEFENON, DANIEL LUIZ ; CASTELLAR, S. M. V. . DISCURSOS INSTRUCIONAIS E REGULATIVOS NA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE ESVAZIAMENTO CURRICULAR E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS. In: XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2017, Belo Horizonte. Conhecimentos da Geografia: Percursos de formação docente e práticas na educação básica, 2017. v. 1.

  • STEFENON, D. L. ; CASTELLAR, S. M. V. . A teoria de Basil Bernstein: caminhos possíveis para a pesquisa em ensino de Geografia. In: 4o. Colóquio Internacional Investigadores en didáctica de la Geografia - Redladgeo, 2016, Bogotá. Visiones y perspectivas de la Educación Geográfica en América Latina. Bogotá, 2016. v. 1. p. 1-14.

  • STEFENON, D. L. . As concepções de professores da rede pública de ensino de Irati/PR sobre o currículo da Geografia na escola básica. In: II ENPEGSUL, 2014, Florianópolis. Geografia ou Geografias: Práxis educativa e formação docente. Florianópolis. v. 1. p. 1-12.

  • STEFENON, D. L. . Sobre as Geografias que aprendo e ensino: a questão do conhecimento e a formação do professor a partir de um estudo de caso em Irati/PR, Brasil. In: III Convención Nacional de Educación Geográfica, 2014, Bogotá. Perspectivas de la Educación Geográfica: Reflexiones que se adeudan. Bogotá, 2014. v. 1.

  • STEFENON, D. L. ; CRUZ, G. C. . Representações de estudantes de licenciatura em Geografia acerca da questão da inclusão na escola. In: Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL, 2013, Lima. Reencuentro de saberes territoriales latinoamericanos. Lima, 2013.

  • STEFENON, D. L. . Contribuições de Bernstein e Young acerca do papel da escola: implicações no campo do currículo escolar da Geografia. In: ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. Formação Pesquisa e Práticas Docentes: Reformas curriculares em questão, 2013.

  • STEFENON, D. L. . Aproximações e distanciamentos entre academia e escola básica: um debate sobre Geografia e Currículo. In: XI ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2011, Goiânia. A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia, 2011.

  • STEFENON, D. L. ; PEDROSO, J. C. . Recursos Digitais e o Ensino de Geografia. In: VII Semana de Geografia de Irati, 2011, Irati. A Geografia: isto serve em primeiro lugar para fazer ensino, pesquisa e extensão, 2011.

  • STEFENON, D. L. ; GIL FILHO, S. F. . Sobre o individual e o coletivo: Algumas contibuições da Teoria das Representações sociais e da Geografia para a valorização do cotidiano na escola. In: X ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. O ensino de Geografia e suas composições curriculares, 2009.

  • STEFENON, D. L. ; GALVÃO, W. . Proposições teóricas e práticas acerca do processo de construção do pensamento conceitual na escola. In: X ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009, Porto Alegre. O ensino de Geografia e suas composições curriculares, 2009.

  • GALVÃO, W. ; RIBEIRO, M. W. ; STEFENON, D. L. ; SMANIOTTO, M. ; TORRES, M. . O ensino da geografia física na escola por meio de jogos pedagógicos.. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa/MG. A geografia física e as dinâmicas de apropriação da natureza, 2009. v. 1.

  • GALVÃO, W. ; SMANIOTTO, M. ; STEFENON, D. L. ; TORRES, M. ; RIBEIRO, M. W. . A evolução geológica da Terra e a temporalidade dos fenômenos naturais: a construção da. In: XIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2009, Viçosa. A geografia física e as dinâmicas de apropriação da natureza, 2009.

  • STEFENON, D. L. . Geografia e Imaginário: Aproximações entre a Teoria das Representações e a Escola. In: II Colóquio Nacional do NEER, 2007, Salvador - BA. Espaços Culturais: Vivências, Imaginações e Representações. Salvador - BA, 2007. v. 1. p. 1.

  • STEFENON, DANIEL LUIZ . A GEOGRAFIA ESCOLAR COMO CONHECIMENTO PODEROSO. In: XIV Semana de Geografia de Irati, 2018, Irati. Geografia e Poder: Desafios e Possibilidades para a Construção de Futuros Democráticos, 2018.

  • STEFENON, D. L. . DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E ESVAZIAMENTO CURRICULAR: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO DA RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS SABERES GEOGRÁFICOS NA ESCOLA. In: XIII Semana de Geografia de Irati, 2017, Irati. As desigualdades dentro e fora da escola: E a Geografia com isso?, 2017. v. 1.

  • STEFENON, D. L. . O JOGO GEOGUESSR E SEUS POSSÍVEIS USOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. In: XII Semana de Geografia de Irati, 2016, Irati. O Brasil na crise mundial contemporânea, 2016. v. 1.

  • STEFENON, D. L. . Colônia Vitória: culturas, identidades e territórios. In: IX Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2004, Paranavaí. Noroeste do Paraná: Da utopia à produção do espaço, 2004. p. 146-147.

  • STEFENON, D. L. ; Iachinski ; Bravin, N. J. ; Galvão, L. C. . Algumas Considerações acerca da segregação sócio-espacial urbana na atualidade. In: IX Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2004, Paranavaí. Noroeste do Paraná: Da utopia à produção do espaço. Paranavaí, 2004. p. 66-67.

  • STEFENON, D. L. . Os Aspectos Culturais e a Segregação Sócio-Espacial em Colônia Vitória-PR. In: VIII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2003, Francisco Beltrão. Sudoeste do Paraná: Uma Geografia para se aprender. Francisco Beltrão: Unioeste-Campus de Francisco Beltrão, 2003. p. 209-210.

  • STEFENON, D. L. ; Freitas, A. R. de ; Iachinski ; Corrêa, L. N. . Movimentos Sociais: Agentes ativos na transformação do espaço?. In: VIII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2003, Francisco Beltrão. Sudoeste do Paraná: Uma Geografia para se aprender. Francisco Beltrão: Unioeste-Campus Francisco Beltrão, 2003. p. 75-77.

  • STEFENON, D. L. . Geografia e Cultura: Algumas considerações. In: XV Seminário de Pesquisa e X Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2003, Guarapuava. Anais do XIII Seminário de Pesquisa e VIII Semana de Iniciação Científica da UNICENTRO. Guarapuava, 2003.

  • STEFENON, D. L. . "Uma" introdução a "uma" abordagem geográfica da cultura. In: XII Semana de Geografia, 2003, Guarapuava. Competências e Habilidades do Profissional em Geografia no Século XXI. Guarapuava, 2003. v. 1. p. 39-39.

  • STEFENON, D. L. ; Freitas, A. R. de ; Pedrozo, M. E. ; Homiak, M. . Planejamento Urbano. In: VII Encontro Paranaense dos Estudantes de Geografia, 2002, Maringá. Norte do Paraná: Um Desenvolvimento Planejado até onde?. Maringá, 2002. p. 48-49.

  • STEFENON, D. L. . Da segregação Espacial à Segregação Cultural: O caso da Colônia Vitória em Entre Rios - Guarapuava/PR. In: XIV Seminário de Pesquisa e IX Semana de Iniciação Científica da Unicentro, 2002, Guarapuava. Desafios e Perspectivas. Unicentro: Ed. da Unicentro, 2002. p. 55-55.

  • STEFENON, D. L. ; CRUZ, G. C. . REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE , 2018.

  • GALIAN, C. V. A. ; STEFENON, D. L. . Por que é tão difícil definir o conhecimento a ser ensinado na escola? Um olhar para a Geografia. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE) , 2018.

  • STEFENON, DANIEL LUIZ ; CASTELLAR, S. M. V. . Sobre desigualdades educacionais e esvaziamento curricular: a recontextualização dos saberes geográficos na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEFENON, D. L. . Aproximações e distanciamentos entre academia e escola básica: um debate sobre Geografia e Currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEFENON, D. L. . Aproximações e distanciamentos entre academia e escola básica: um debate sobre Geografia e currículo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A nova Base Nacional Curricular Comum e o ensino de Geografia na educação básica, Descrição: A Geografia, como qualquer outro componente curricular da nova BNCC, sofre uma pressão profunda por sua ressignificação, tanto a partir dos aspectos que se relacionam com a dimensão epistemológica da transposição de saberes da academia para a escola, como também, dos que se referem às próprias concepções de disciplina e de ciência implícitas na proposta da base, e que são um reflexo dos fundamentos políticos que a orientam. A partir disso, este projeto tem como objetivo entender e analisar a estrutura curricular da disciplina de Geografia proposta no documento preliminar da nova BNCC brasileira, e suas possíveis implicações em processos de mudança e permanência nos currículos que se realizam nas escolas. Além disso, buscará reconhecer o processo de recontextualização de saberes acadêmicos especializados dentro do conteúdo da base, analisando suas relações com as diferentes dimensões epistemológicas do conhecimento científico-geográfico; e identificar pressupostos políticos envolvidos na construção da BNCC e suas implicações no processo de oferecimento, às diferentes classes sociais, de um currículo efetivamente preocupado com o acesso amplo aos saberes escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Luiz Stefenon - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Intervenção profissional e docentes em formação em contextos educacionais inclusivos, Descrição: A pesquisa objetiva analisar o atendimento educacional especializado no sistema público de ensino do estado do Paraná e o processo formativo realizado no âmbito do ensino superior no que se refere à preparação profissional para a docência na Educação Básica em contextos inclusivos. Importa compreender as implicações na prática pedagógica docente no âmbito da educação básica da relação que se estabelece entre políticas educacionais inclusivas e processos formativos deflagrados em nível de ensino superior, com vistas ao efetivo processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais. Para levar a termo os objetivos estabelecidos serão efetuados dois estudos articulados. Seus respectivos objetivos são: a) analisar o conceito de escola presente na formação profissional docente oferecida no ensino superior por intermédio de seus cursos de licenciatura e em que medida os mesmos repercutem na produção deste conceito junto aos profissionais da educação básica; b) discutir a concepção de escola e de desenvolvimento humano junto a docentes da educação básica em seus diferentes níveis de atuação; c) compreender como se dá a comunicação entre os membros da equipe que compõe a unidade escolar em decorrência da intervenção pedagógica realizada; d) construir indicadores de desenvolvimento do aluno que apresenta condições peculiares de aprendizagem em seu processo de educação escolarizada, a partir da sala de recursos multifuncionais e alcançando toda a unidade escolar, para efeito de análise de sua evolução discente e da comunicação efetuada pela equipe escolar. Para tanto será realizada análise documental do projeto pedagógico de escolas da educação básica (rede municipal e estadual de ensino) e de cursos de licenciatura de instituição de ensino superior. Na sequencia serão realizados grupos focais com professores de salas de recursos multifuncionais e demais integrantes da equipe administrativo-pedagógica das unidades escolares envolvidas na pesquisa em conjunto com professores formadores da educação superior. Espera-se que a pesquisa tenha impacto técnico-científico e sócio-econômico decorrentes do aprimoramento de práticas pedagógicas sustentadoras de nosso sistema de ensino, com repercussão objetiva na otimização de recursos humanos e financeiros por ocasião dos serviços ofertados por nossas instituições escolares inseridas em contextos educacionais inclusivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Luiz Stefenon - Integrante / Gilmar de Carvalho Cruz - Coordenador / Marisa SCHNECKENBERG - Integrante / Khaled Omar Mohamad EL TASSA - Integrante / Joyce Jaquelinne CAETANO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    O ?espaço da ciência? e a ?ciência do espaço? no contexto escolar, Descrição: Este plano de investigação parte do pressuposto da autonomia do conhecimento escolar, sem perder de vista sua relação com as outras citadas formas de saber. Além disso, ao investigar o ?lugar da ciência? dentro do currículo da Geografia que se ensina na escola, apontamos para uma mais ampla reflexão, que é a de pensar a respeito do papel da escola na sociedade contemporânea, e sua relação com as desigualdades de acesso ao conhecimento. Os objetivos do projeto foram compreender a maneira como o conhecimento científico-geográfico contemporâneo é tratado na escola e se relaciona com as demais formas de saberes na constituição do conhecimento geográfico escolar; e pensar os cursos de licenciatura a partir das mais diversas demandas, analisando a efetividade deles com relação ao trato da complexidade dos conhecimentos envolvidos na formação do professor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Luiz Stefenon - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Os conteúdos escolares e o conhecimento acadêmico: Uma análise das representações de professores da rede pública de ensino acerca do currículo da Geografia na educação básica, Descrição: A compreensão do currículo da educação básica por parte do professor de Geografia envolve seu posicionamento perante o contexto epistemológico da disciplina e as representações dos alunos acerca dos conhecimentos trabalhados pelo professor. Sendo assim, este projeto de pesquisa visa elucidar as concepções dos professores sobre esse processo, e oferecer subsídios para o melhor entendimento do papel da Geografia na educação básica, bem como, dos desafios impostos ao Ensino de Geografia na contemporaneidade. Este projeto objetiva compreender como professores da rede de ensino pública de Irati compreendem o currículo de Geografia na educação básica, além de investigar como os professores da educação básica concebem o currículo escolar e sua relação com os conceitos científicos e os conhecimentos consensuais que os alunos trazem à escola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Luiz Stefenon - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Aproximações e distanciamentos entre as Geografias Escolar e Acadêmica: Um estudo sobre as representações dos estudantes de licenciatura., Descrição: Este projeto busca investigar as respresentações que os estudantes de licenciatura possuem da relação entre o conhecimento acadêmico e o escolar, sob a luz da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici. Segundo o autor, as representações sociais são sistemas de idéias, imagens, pré-concepções e valores acerca do mundo, ou alguma coisa contida nele. (MOSCOVICI, 2003). Através deste projeto, procuramos compreender como o acadêmico se relaciona com o conhecimento e dessa forma, contribuir com a reflexão em torno do processo de formação de professores no interior dos cursos de licenciatura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniel Luiz Stefenon - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Centro-Oeste, DEGEO/I. , PR 153, Km 07, Riozinho, 84500000 - Irati, PR - Brasil, Telefone: (42) 34213066, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2010

      Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia, Geografia Cultural e Social, Metodologia de Ensino em Geografia, Estágio Supervisionado para o Ensino Médio

  • 2009 - 2010

    Editora Positivo Ltda

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor pedagógico da área de Geografia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2009 - 08/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Cursos de metodologia de ensino e aperfeiçoamento docente para professores da educação básica

  • 2008 - 2009

    Centro Universitario Campos de Andrade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2008 - 03/2009

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino de Geografia, Prática de Ensino e Geografia

    • 03/2008 - 03/2009

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino de Geografia

  • 2005 - 2009

    Governo do Paraná - Secretaria de Estado da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2005 - 03/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

    • 08/2005 - 03/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

  • 2005 - 2005

    Sociedade Educativa de Laranjeiras do Sul

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 10

    Atividades

    • 02/2005 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

    • 02/2005 - 12/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Geografia Preparatório para Vestibular

  • 2003 - 2005

    Colégio Adventista Guarapuava

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2003 - 01/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia

    • 06/2003 - 01/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia