Alexandre Marcelo Pereira

Possui Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro concluído em 1994. Atua em escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência no ensino de Física Teórica e Experimental para o ensino médio. É membro de um grupo de estudos sobre História da Física Moderna e suas possíveis aplicações no ensino médio. Produziu materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da Física a serem aplicados nas escolas públicas de vários estados do Brasil visando o melhor desempenho no ENEM. É multiplicador em cursos de capacitação à docência. Possui mestrado do Programa de Ensino de Física do IF-UFRJ e desenvolve trabalho em física nuclear com o título "A Física das Radiações em Sala de Aula: do Projeto à Prática .

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Física

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Física das Radiações em Sala de Aula: do Projeto à Prática., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Antônio Carlos Fontes dos Santos
Coorientador: Hélio Salim Amorim. Palavras-chave: Ensino de Física; Formação de Professores; Radiação; Medidor Geiger; Arduino.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear / Especialidade: Métodos Experimentais e Instrumentação para Partículas Elementares e Física Nuclear.

Graduação em Licenciatura Plena em Física

1989 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Simpósio Nacional de Ensino de Física.Ensinando Física das Radiações com um contador Geiger baseado em plataforma Arduino. 2015. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, A. M. ; Campanha de Preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Jornal O Globo - Razão Social, Rio de Janeiro, 03 nov. 2009.

  • PEREIRA, A. M. ; Exercícios de Física para o Vestibular. Jornal O Globo - Caderno de vestibular Megazine, Rio de Janeiro, 23 set. 2008.

  • PEREIRA, A. M. ; Interdisciplinaridade. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, 01 ago. 1995.

Outras produções

PEREIRA, A. M. ; A física nos esportes radicais. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PEREIRA, A. M. ; Capacitação docente para instrumentação do ensino de Física. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, A. M. ; As Transformações da Energia e a Geometria da Natureza - Fascículo 3. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o ensino de Física).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro. , Rua General Canabarro, 291, Maracanã, 20271200 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 23341743, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - Atual

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20

2010 - 2011

Colégio Recanto

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 22

2010 - 2011

Colégio Guido de Fontgalland

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8

2009 - 2009

Colégio TTH Bar-Ilan Qi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 9

2004 - 2005

Escola Parque

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12

2003 - 2006

Instituto Padre Leonardo Carrescia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 9

2002 - 2011

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física - Docente I - Ref 4, Carga horária: 16

2002 - Atual

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física - Docente I, Carga horária: 40

1997 - 1997

Colegio e curso Ph

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 30

1993 - 1996

COLÉGIO E CURSO GPI

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 30

1989 - 1989

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Física I, Carga horária: 4