Marcos André Aleixo
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano (1997) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é médico veterinário da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, professor do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais, professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa de 2003 à 2011. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica,reprodução, zoonoses, bovinos, ovinos, inseminação artificial e transferência de embriões.
Informações coletadas do Lattes em 15/03/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2015 em Ciências Veterinárias
2012 - Atual
Universidade Federal do Paraná
Título: Prevalência e distribuição geográfica da fasciolose através de levantamento sorológico e molecular em bovinos no Estado do Paraná
Marcelo Beltrão Molento. Ano de interrupção: 2015
Mestrado em Ciências Veterinárias
2002 - 2004
Universidade Federal do Paraná
Título: A somatotrofina recombinante bovina (bST) e a dinâmica folicular em bovinos leiteiros, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Luiz Ernandes Kozicki
Palavras-chave: bovino; somatotropina; ultrassonografia.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.
Especialização em Especialização Em Reprodução de Bovinos
2001 - 2002
Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Tempos de congelamento de sêmen bovino com diferentes diluidores
Orientador: Aurelino Menarim Júnior
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Parasitologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Clínica e Cirurgia Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Patologia Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária/Especialidade: Buiatria.
Participação em eventos
Semana Pedagógica Cescage. 2011. (Outra).
Semana Pedagógica Cescage. 2010. (Outra).
Semana de Iniciação Científica do CESCAGE.Incidência de endoparasitoses nos caprinos da Fazenda Escola do Cescage através do diagnóstico comparativo. 2009. (Outra).
XIV Simpósio Paranaense de Ovinocultura, II Simpósio Paranaense de Caprinocultura e II Simpósio Sul Brasileiro de Ovinos e Caprinos. 2009. (Simpósio).
Salão de Inicição Científica 2006 CESCAGE.Salão de Inicição Científica 2006 CESCAGE. 2006. (Outra).
XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2006. (Encontro).
UNIVERSOUEPG. 2003. (Encontro).
Exportando ao Mercado Europeu:O Sistema de Preferências Generalizadas da União Européia.Seminário Exportando ao Mercado Europeu. 2002. (Seminário).
I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária. I Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária. 2002. (Congresso).
Simpósio Italo-Brasileiro sobre Tecnologia de Alimentos.Simpósio Italo-Brasileiro sobre Tecnologia de Alimentos. 2002. (Simpósio).
I Simpósio Paranaense de Atualização em Reproduçaõ Animal.I Simpósio Paranaense de Atualização em Reprodução Animal. 2000. (Simpósio).
IX Simpósio Paranaense de Ovinocultura e Encontro de Ovinocultores do Mercosul.IX Simpósio Paranaense de Ovinocultura. 1999. (Simpósio).
Alternativas para o Segundo Plantio.Seminário Alternativas para o Segundo Plantio. 1998. (Seminário).
XII Semana de Medicina Veteriária.Semana de Medicina Veterinária. 1995. (Outra).
I Semana de Zoonoses.I Semana de Zoonoses. 1994. (Outra).
Semana Científica de Anatomia e Reprodução dos Animais Domésticos.Semana Científica de Anatomia e Reprodução dos Animais Domésticos. 1993. (Outra).
Participação em bancas
BRUNO, L. M.;ALEIXO, M. A.. Manejo da criação de ovinos a pasto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
ALEIXO, M. A.. Produção de leite na Fazenda Frank'Anna, Carambeí - PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
ALEIXO, M. A.; ANDROUKOVITCH, J. L.. Estágio Supervisionado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
ALEIXO, M. A.. Acompanhamento de análises bromatológicas em forragens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
ALEIXO, M. A.; GUERETZ, J. S.; LIMA, R. A.. Mamada contolada ex taxa de retorno ao cio em vacas de corte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
ALEIXO, M. A.. Leishmaniose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
LIPINSKI, L. C.;ALEIXO, M. A.; FAURE, M. N.. Cirurgia e reprodução de grandes animais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
PEREIRA, R. J. T. A.;ALEIXO, M. A.. Manejo reprodutivo na ovinocultura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
ANDROUKOVITCH, J. L.; JUSTUS NETO, C.;ALEIXO, M. A.. Hormônios envolvidos na sincronização e indução de estro em vacas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
BUGALLO, M. Q.;ALEIXO, M. A.. Avaliação da viabilidade econômica de um sistema de exploração pecuário leiteiro composto por matrizes mestiças mantidas em um sistema de produção com base em patsgens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
BUGALLO, M. Q.;ALEIXO, M. A.. Pneumonia enzoótica em suínos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
MININI, R. B.;ALEIXO, M. A.. Estudo da osteocondrose em cavalos atletas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
GUERETZ, J. S.;ALEIXO, M. A.. Mastite ambiental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
LIPINSKI, L. C.;ALEIXO, M. A.. Avaliação da atividade anti helmintica de Schinus terebinthifolius raddi em caprinos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
ROSSI, A.;ALEIXO, M. A.; ANDROUKOVITCH, J. L.. Wantroba.Fisioterapia veterinária no processo de reabilitação de animais de companhia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais.
ALEIXO, M. A.. Atividades Realizadas em Assistência Técnica na Região dos Campos Gerais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Córdova, H. E.;ALEIXO, M. A.. Assistência Técnica a Pequenos Produtores do Município de Castro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
ALEIXO, M. A.; Córdova, H. E.. Fatores que Promovem e/ou Interferem na Qualidade do Leite. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
ALEIXO, M. A.. II Ciclo de Atualização Agropecuária da 33ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa. 2010. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Orientou
Produção de leite na Fazenda Frank'Anna, Carambeí - PR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Relatório de estágio supervisionado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Influência da mamada controla no índice de retorno ao cio de vacas de corte; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Atividades Realizadas em Assistência Técnica na Região dos Campos Gerais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Marcos André Aleixo;
A imunidade da vaca durante o período de transição; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Deslocamento de abomaso em touro da raça Holandesa - Relato de Caso; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Revisão bibliográfica de fármacos atuantes em estrongilídeos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Estrongilídeos nos rebanhos de produção animal; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Marinho; Teste de redução de estrongilídeos no plantel de caprinos da raça Boer da Fazenda Escola CESCAGE; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Aspectos de hipocalcemia puerperal em bovinos de aptidão leiteira; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Toxoplasmose gestacional: Aspectos epidemiológicos da doença no Município de Ponta Grossa entre 2008 e 2010 e o papel do gato na transmissão da doença; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Incidência de endoparasitoses nos caprinos da fazenda escola do Cescage através de diagnóstico comparativo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Parto distócico em bovinos; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Eficiência reprodutiva e produtiva de matrizes bovinas submetidas ao desmame precoce associado à amamentação controlada; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Toxoplasmose gestacional: aspectos epidemiológicos da doença no município de Ponta Grossa entre 2008 e 2010 e o papel do gato na transmissão; 2011; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Leishmaniose; 2010; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Marcos André Aleixo;
Produções bibliográficas
-
LIMA, F. B. ; ROLINSKI, ; FETZER, J. A. ; MALAQUIAS, ; ALEIXO, M. A. . MASTITE POR Clostridium perfringens EM BOVINO - RELATO DECASO. SCIENTIA RURAL , v. 1, p. 1, 2022.
-
WOINAROVICZ, M. A. ; COSTA, M. ; FERREIRA, A. C. W. ; ALEIXO, M. A. . UROLITÍASE EM CÃO DA RAÇA SHIH-TZU. SCIENTIA RURAL , v. 1, p. 1, 2021.
-
ALEIXO, MARCOS ANDRÉ ; FREITAS, DEIVID FRANÇA ; DUTRA, LEONARDO HERMES ; MALONE, JOHN ; MARTINS, ISABELLA VILHENA FREIRE ; MOLENTO, MARCELO BELTRÃO . Fasciola hepatica: epidemiology, perspectives in the diagnostic and the use of geoprocessing systems for prevalence studies. Semina-Ciencias Agrarias , v. 36, p. 1451-1466, 2015.
-
ALEIXO, M. A. ; KOZICKI, L. E. ; WEISS, R. R. . A somatotropina recombinante bovina (bST) e a dinâmica folicular em bovinos leiteiros. Archives of Veterinary Science , Brasil, v. 10, n.02, p. 19-27, 2005.
-
ALEIXO, M. A. ; KOSICKI, L. ; WEISS, R. R. ; SEGUI, M. S. . A Somatotropina Recombinante Bovina (bST) e a Dinâmica Folicular em Bovinos Leiteiros. Archives of Veterinary Science , v. 10, p. 19-27, 2005.
-
SILVA, A. K. ; NAGEA FILHO, E. P. ; OLIVEIRA, A. ; MOERS, R. H. B. ; ALEIXO, M. A. . DIOCTOPYMA RENALE O VERME GIGANTE DO RIM- RELATO DE CASO. In: Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica, 2022, Ponta Grossa. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica. Ponta Grossa, 2022. v. 1. p. 1.
-
MOTA, R. A. ; TEIXEIR, M. F. C. ; ALEIXO, M. A. . HENGIOSSARCOMA CUTÂNEO EM CÃO ? RELATO DE NECRÓPSIA. In: Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica, 2022, Ponta Grossa. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica. Ponta Grossa, 2022. v. 1. p. 1.
-
MOTA, R. A. ; TEIXEIR, M. F. C. ; ALEIXO, M. A. . EPIDEMIOLOGIA DA UROLITÍASE FELINA NA CIDADE DE PONTA GROSSA. In: Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica, 2022, Ponta Grossa. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica. Ponta Grossa, 2022. v. 1. p. 1.
-
KERNISKE, J. W. ; DERKATCH, R. A. ; ALEIXO, M. A. . CÃO PARASITADO POR DIOCTOPHYMA RENALE - RELATO DE CASO. In: Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica, 2022, Ponta Grossa. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica. Ponta Grossa, 2022. v. 1. p. 1.
-
WOINAROVICZ, M. A. ; CARVALHO, A. G. G. ; PEDROSO, G. H. ; NOORDEGRAF, I. ; ALEIXO, M. A. . RELATO DE CASO-CINOMOSE CANINA. In: Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica, 2021, Ponta Grossa. Anais do Salão de Iniciação Cientifica Tecnológica. Ponta Grossa, 2021. v. 1. p. 1.
-
KLUCZCOVSKI, D. ; PUTRIQUE, M. P. ; PINHEIRO, B. A. ; LUZ, A. R. ; ALEIXO, M. A. . Eficiência do bicarbonato de sódio no tratamentode dermatite digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PUTRIQUE, M. P. ; LIMA, F. B. ; KLUCZCOVSKI, D. ; ALEIXO, M. A. . Auto-hemoterapia no tratamento de papilomatose em bovinos da raça Jersey. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GODOI, P. A. ; IARGAS, C. P. ; PIOVESAN, G. ; FUSTENBERGER, R. C. ; ALEIXO, M. A. . Incidência de Endoparasitoses nos caprinos da Fazenda Escola do Cescage através do diagnóstico comparativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ALEIXO, M. A. . Adequação do Acervo do Curso de Medicina Veterinária. 2020.
ALEIXO, M. A. ; ANDROUKOVITCH, J. L. ; Hoffmann R. C. ; Pereira A.C.P ; Fadel R. . Projeto Pedagógico Curso de Medicina Veterinária (atualização). 2020.
ALEIXO, M. A. . Inseminação Artificial em Bovinos. 2006. (Palestra).
Histórico profissional
Experiência profissional
1999 - Atual
Prefeitura Municipal de Ponta GrossaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 30
Atividades
-
03/2000
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Departamento de Assistência a Agricultura e Pecuária.,Serviço realizado, Assistência Técnica e Extensão Rural.
-
07/1999 - 03/2000
Serviços técnicos especializados , Secretria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses.,Serviço realizado, Controle de Zoonoses.
2007 - Atual
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais -Filial.,Cargo ou função, Membro Núcleo Docente Estruturante - NDE.
-
02/2007
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bovinocultura de corte, Bovinocultura de leite, Doenças parasitárias, Parasitologia Veterinária
2008 - 2011
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
2003 - 2007
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2003 - 08/2007
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Higiene e profilaxia animal, Parasitologia aplicada à Zootecnia, Zootecnia
1998 - 1999
Prefeitura Municipal de FarturaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Veterinário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1998 - 06/1999
Serviços técnicos especializados , Casa da Agricultura de Fartura.,Serviço realizado, Assistência Técnica e Extensão Rural.
-
02/1998 - 06/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Casa da Agricultura de Fartura.,Cargo ou função, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos André Aleixo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?