Cibelle Guimarães Silva Severo
Graduada em Engenharia Civil pela UFCG em 2008, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela UFPB em 2010, e Doutora em Engenharia de Materiais pela UFCG em 2013, e graduanda em Tecnologia Superior de Design de Interiores sou uma profissional dedicada às áreas de construção sustentável, materiais alternativos e durabilidade dos materiais de construção. Minha experiência abrange também a gestão da construção civil e de edificações, a metodologia BIM e os desafios profissionais das mulheres em áreas tecnológicas.Ao longo da minha carreira, adquiri especializações em áreas complementares, como Segurança do Trabalho pela Anglo Americano em 2012, Engenharia Diagnóstica e Patologia das Edificações pelo INBEC em 2017, e Metodologia BIM também pelo INBEC em 2019. Essas especializações ampliaram minha capacidade de atuação e aprofundaram meu conhecimento em áreas essenciais para o desenvolvimento da engenharia civil.Além da minha formação acadêmica, também tenho experiência como docente, tendo lecionado na Academia da Polícia Militar (CFO/BM) de 2008 a 2010, e na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa) de 2010 a 2013. Entre 2013 e 2018, fui Professora Adjunta na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar - Unidade Acadêmica de Ciência e Tecnologia Ambiental.Atualmente, faço parte do quadro docente do departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde continuo a desenvolver pesquisa e a contribuir para o avanço do conhecimento em minha área de atuação.
Informações coletadas do Lattes em 24/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencia e Engenharia de Materiais
2010 - 2014
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Reciclagem de Resíduos de Serragem do Granito e do Beneficiamento do Caulim Utilizando Ativação Alcalina
, Ano de obtenção: 2014. Gelmires de Araújo Neves. Coorientador: Romualdo Rodrigues Menezes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
Mestrado em Pós Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental
2008 - 2010
Universidade Federal da Paraíba
Título: Inovações Tecnológicas para o melhor aproveitamento do gesso nas construções
, Ano de Obtenção: 2010.Normando Perazzo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em MBA em plataforma BIM, modelagem, plataforma e orçamento.
2017 - 2019
Universidade Paulista
Título: ANÁLISE DO PANORAMA DA MODELAGEM BIM ENTRE OS PROFISSIONAIS DE PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DA PARAÍBA
Especialização em Engenharia Diagnóstica-Patologia e Perícias na Construção Civil
2016 - 2018
Universidade Paulista
Título: Durabilidade de Argamassas à base de Resíduos Industriais ativadas alcalinamente.
Especialização em Engenharia e Segurança no Trabalho
2010 - 2013
Sociedade de Ensino Superior e Assessoria Técnica
Título: Avaliação dos riscos Ocupacionais Provocados numa Industria de Panificação dp Município de Campina Grande
Orientador: Luciana Lopes Lucena
Graduação em andamento em Design de Interiores
2022 - Atual
Graduação em Engenharia civil
2003 - 2007
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Avaliação do desempenho mecânico e da durabilidade das fibras de sisa lsubmetidas a tratamentos químicos superficiais e de impregnação.
Orientador: Prof° Veruschka Escarião Dessoles Monteiro
Bolsista do(a): SEBRAE, SEBRAE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Engenharia dos Materiais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Estruturas de Concreto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas de Aço e Madeira.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gestão de Projetos.
Organização de eventos
SEVERO, CIBELLE.C.G . Edital 123/2023- Vaga (Materiais). 2024. (Concurso).
SEVERO, CIBELLE.C.G . Edital 123/2023- Vaga (Construção Civil). 2024. (Concurso).
SEVERO, CIBELLE.C.G . Edital 123/2023- Vaga (Estruturas). 2024. (Concurso).
SEVERO, CIBELLE.C.G . 19ª Conferência Internacional sobre Materiais e Tecnologias Não Convencionais. 2023. (Congresso).
SILVA, C. G. ; SILVA, CIBELLE G. ; Edital 39/2023- Processo Seletivo Para Professor Substituto. 2023. (Concurso).
SEVERO, CIBELLE.C.G . XXX Encontro de Iniciação Científica da UFPB.. 2022. (Congresso).
SEVERO, CIBELLE.C.G . XXIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB. Iniciação. 2021. (Congresso).
BARBOSA, N. P. ; BEZERRA, U. T. ; AGUIAR, J. B. ; SILVA, CIBELLE G ; SILVA, C. G. . II Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis. 2016. (Congresso).
SEVERO, CIBELLE.C.G . 19ª Conferência Internacional sobre Materiais e Tecnologias Não Convencionais. 2023. (Congresso).
Participação em eventos
I Pro-Africa Conference: Non-convencional Bulding Materials Based on Agroindustrial Waste (Pirassununga-SP). Elemento estrutural de gesso reforçado com bambu. 2010. (Congresso).
I Seminário Acadêmico Empresarial de Engenharia de Segurança do Trabalho. 2010. (Seminário).
I Encontro Unificado de Ensino Pesquisa e Extensão da UFCG.Projeto Santa Cruz Apoio à Agricultura Familiar. 2005. (Encontro).
XIII Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2005. (Congresso).
10° Encontro de Engenharia e Arquitetura. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
SANTANA;SEVERO, CIBELLE.C.G; BARROS; MENEZES, R.R; BARBOSA, N. P.. Argamassas Produzidas com Resíduo de Scheelita: Propriedades Mecânicas, Durabilidade.. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencia e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Campina Grande.
Neves, G. A; MENEZES, R.R;SILVA, C. G.; OLIVEIRA ; CHAGAS, M.B.. Durabilidade de Argamassas Alternativas Aditivadas com Resíduos de Quartzitos. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencia e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Campina Grande.
Neves, G. A; Normando Perazzo;SEVERO, CIBELLE.C.G; FERREIRA; MENEZES, R.R. Durabilidade de Argamassa produzidas com resíduo da extração de Scheelita através da análise de sua microestrutura. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciencia e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Campina Grande.
RODRIGUES;SEVERO, CIBELLE.C.G; LOPES. ADAPTABILIDADE E PRODUÇÃO DE ABELHAS (Apis mellifera) EM COLMEIAS CONSTRUÍDAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS?. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Campina Grande.
SILVA, C. G.Neves, G. A; MENEZES, R.R; FERREIRA; BARBOSA, N. P.. Durabilidade Argamassa produzida com resíduo de Scheelita através da análise de sua microestrutura. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciencia e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Campina Grande.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; Dias, Clovis. SINAPI na Paraíba - análise dos custos referenciais utilizados nas licitações e comparação com os preços de insumos praticados no mercado local.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; Dias, Clovis; NOBREGA, C.J. SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDE DE CONCRETO: UMA SOLUÇÃO PARA DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; Dias, Clovis. AVALIAÇÃO DE IMÓVEL POR MEIO DE REGRESSÃO LINEAR: Estudo de Caso na cidade de João Pessoa/PB. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, CIBELLE G; NOBREGA, C.J; DIOGENES, H. J. F.. BIM na perspectiva do incorporador, executor e do proprietário no Estado da Paraíba. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; Dias, Clovis; FERNANDES, P.F.. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MANUTENÇÃO DE CONDOMÍNIOS VERTICAIS - UM ESTUDO DE CASO. 2020 - Universidade Federal da Paraíba.
NOBREGA, C.J;SEVERO, CIBELLE.C.G; Dias, Clovis. PLANO DE GESTÃO PARA PEQUENA E MÉDIA CONSTRUTORA: PROPOSTA DE AÇÃ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; FERREIRA; MOURA, P. G. T.. EFEITOS DOS SULFATOS NA DEGRADAÇÃO DO CONCRETO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; Dias, Clovis; DIOGENES, H. J. F.. TRABALHO COLABORATIVO NA IMPLEMENTAÇÃO BIM: REVISÃO SISTEMÁTICA E IDENTIFICAÇÃO DE INTERFERÊNCIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; SARMENTO, F.J; FERNANDES, P.F.. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BIM PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS ANALÍTICOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
Dias, Clovis; FERREIRA, R.S;SEVERO, CIBELLE.C.G. NÁLISE ECONÔMICA DO USO DE ALVENARIA RACIONALIZADA DE VEDAÇÃO ? UM ESTUDO DE CASO EM JOÃO PESSOA/PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; MOURA, P. G. T.; FERNANDES, P.F.. GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO DE OBRAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; MELO, M. B. F. V.; SOUTO, M. S. M. L.. AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DA MÃO DE OBRA NA EXECUÇÃO DE ALVENARIA ESTRUTURAL ? UM ESTUDO DE CASO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; Dias, Clovis; DIOGENES, H. J. F.. GESTÃO DE PROJETOS. ESTUDO DE CASO NA EMPRESA JÚNIOR DE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL - PLANEJ.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; CARVALHO, C. M.; SOBRINHO JUNIOR, A. S.. UTILIZAÇÃO DO REJEITO DO BENEFICIAMENTO DO CAULIM PARA ATIVAÇÃO ALCALINA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; AZEREDO, G. A.; MEIRA, G. R.. ATAQUE DE SULFATOS EXTERNO EM BLOCOS DE TERRA COMPRIMIDOS ESTABILIZADOS COM CIMENTO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, A. B.;SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J. ANÁLISE DO PANORAMA DA MODELAGEM BIM ENTRE OS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; SILVA, A. B.; DIOGENES, H. J. F.. ESTUDO COMPARATIVO DE CUSTOS DIRETOS ENTRE O SISTEMA LIGHT STEEL FRAME E O SISTEMA DE PAREDES DE CONCRETO APLICADOS A UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; PIMENTEL, U. H. O.; CARVALHO, C. M.. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DE PATOLOGIAS E DIAGNÓSTICO DE UM EQUIPAMENTO NA VILA OLÍMPICA PARAHYBA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, A. B.;SEVERO, CIBELLE.C.G; DIOGENES, H. J. F.. CARACTERIZAÇÃO DESTRUTIVA E NÃO DESTRUTIVA DE CONCRETO GEOPOLIMÉRICO ÁLCALI-ATIVADO COM BASE EM METACAULIM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; FERNANDES, P.F.. ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE DA MÃO DE OBRA COM A UTILIZAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO RACIONALIZADA ? UM ESTUDO DE CASO EM JOÃO PESSOA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, A. B.;SEVERO, CIBELLE.C.G; DIOGENES, H. J. F.. COMPARAÇÃO DE CUSTOS ENTRE A UTILIZAÇÃO DE ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS E PAINÉIS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS UNIFAMILIARES. 2018.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; SOARES, F. L.. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA: EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL BIFAMILIAR PADRÃO ALTO PARA O PÚBLICO PERTENCENTE A FAIXA 3 DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA. 2018.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; SOARES, F. L.. ANÁLISE DE INDICADORES DE QUALIDADE DE PROJETO VISANDO A TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; SOARES, F. L.. PROPOSTA DE MEDIDAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DAS CONSTRUÇÕES EM EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA PARAÍBA VINCULADAS À ACL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; SOARES, F. L.. REVISÃO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO COORDENADOR DE PROJETOS FRENTE A TECNOLOGIA BIM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; NOBREGA, C.J; SOARES, F. L.. ANÁLISE DA VIABILIDADE FINANCEIRA DE UM EMPREENDIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, CIBELLE G.. Graduação em Engenharia Ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande.
SEVERO, CIBELLE.C.G; OLIVEIRA, M. R. C.; COSTA, L. H. G.. Edital 123/2023- Vaga (Construção Civil). 2024. Universidade Federal da Paraíba.
SEVERO, CIBELLE.C.G; Normando Perazzo. Professor. 2014.
Santos, R.B;SEVERO, CIBELLE.C.G; CRISPIM, M.C. Professor Titular- Vaga de Desenho. 2014.
SEVERO, CIBELLE.C.G; SILVA, A. B.; NOBREGA, C.J. Edital 39/2023- Processo Seletivo Para Professor Substituto. 2023.
SILVA, C. G.. Processo Seletivo de Professor da disciplina de orçamento. 2013. Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas.
SILVA, C. G.. Processo Seletivo de Professor da disciplina planejamento e eventos. 2013. Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas.
Orientou
AVALIAÇÃO DE PATOLOGIAS ESTRUTURAIS DEVIDO AO RECALQUE DIFERENCIAL DE FUNDAÇÕES NO MUNICIPIO DE JOÃO PESSOA; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Manutenção Preventiva em edificações populares; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Manutenção Preventiva em edificações populares; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Manutenção Preventiva em edificações populares; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDE DE CONCRETO - UMA SOLUÇÃO PARA O DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
AVALIAÇÃO DE IMÓVEL POR MEIO DE REGRESSÃO LINEAR: Estudo de Caso na cidade de João Pessoa/PB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E MANUTENÇÃO DE CONDOMÍNIOS VERTICAIS ? UM ESTUDO DE CASO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Ferramentas BIM: Modelagem e clash detection de projetos multidisciplinares de um edifício multifamiliar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Utilização do Rejeito do Beneficiamento de Caulim para Ativação Alcalina; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Análise da Produtividade da mão de obra com a utilização de alvenaria de vedação racionalizada-Um estudo de caso em João Pessoa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Análise do Panorama da Modelagem BIM entre os profissionais da construção civil na cidade de João Pessoa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Análise de Patologias e Diagnóstico de um equipamento na vila olímpica Parahyba; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Reciclagem de Resíduos Industriais Minerais para Uso na Industria da Construção; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Diagnóstico Ambiental do Distrito Industriais no Município de Pombal - PB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Estágio Supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Estágio Supervisionado- CIPRESA; 2013; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismos) - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Martins; Estágio Supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Construção de Edifícios) - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
; Orientação de Monitoria-Topografia; 2013; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Monitoria-Topografia; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Estágio Supervisionado no Museu de Artes Popular; 2012; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismos) - Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas; Orientador: Cibelle Guimarães Silva Severo;
Produções bibliográficas
-
SEVERO, CIBELLE.C.G ; LIRA, B. ; Neves, G. A ; MENEZES, R.R . Ativação Alcalina de Resíduos Minerais com NaOH. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (UFCG) , v. 8.2, p. 106-109, 2013.
-
SEVERO, CIBELLE.C.G ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; COSTA, D.L ; Neves, G. A ; MENEZES, R. R. . Características, peculiaridades e princípios científicos dos materiais ativados alcalinamente.. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (UFCG) , v. 8.2, p. 57-67, 2013.
-
SILVA, C. G. ; LIRA, B. S. ; Danúbia Lisbôa da Costa ; NEVES, G. A. . Ativação alcalina de resíduos minerais com NaOH. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (UFCG) , v. 8, p. 106-109, 2013.
-
SILVA, C. G. ; Danúbia Lisbôa da Costa ; Bezerra, I.M.T. ; Menezes, R. R. ; NEVES, G. A. . Características, particularidades e princípios científicos dos materiais ativados alcalinamente. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (UFCG) , v. 8, p. 55-67, 2013.
-
SILVA, C. G. ; SILVA, CIBELLE G ; BARBOSA, NORMANDO P ; OLIVEIRA, MARILIA P. DE . Tratamentos superficiais visando à melhoria da aderência entre gesso e taliscas de bambu. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 16, p. 222-228, 2012.
-
OLIVEIRA, MARILIA P. DE ; BARBOSA, NORMANDO P. ; TORRES, SANDRO M. ; LEAL, ANTONIO F. ; SILVA, CIBELLE G. ; SILVA, C. G. . Compósitos à base de gesso com resíduos de EVA e vermiculita. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 16, p. 684-689, 2012.
-
SILVA, C. G. ; SILVA, CIBELLE G. ; Normando Perazzo ; OLIVEIRA, MARILIA P. DE . Potentiality of Plaster Reinforced by Bamboo in Structural Elements. Key Engineering Material. KEY ENGINEERING MATERIALS , v. 517, p. 213-216-216, 2012.
-
OLIVEIRA, M. P. ; Barbosa, Normando Perazzo ; TORRES, S. M. ; LEAL, A. F. ; SILVA, C. G. . Compósitos à base de gesso com resíduos de EVA e vermiculita. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 16, p. 684-689, 2012.
-
Arruda Filho, N. T. ; Dantas, C. P. ; LEAL, A. F. ; Barbosa, Normando Perazzo ; SILVA, C. G. ; ALEXANDRE, M. V. . Resistência mecânica de compósitos cimentícios leves utilizando resíduos industriais e fibras de sisal. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 16, p. 894-902, 2012.
-
ARRUDA FILHO, NIVALDO T. DE ; DANTAS, CAROLINA P. ; LEAL, ANTONIO F. ; BARBOSA, NORMANDO P. ; SILVA, CIBELLE G. ; SILVA, C. G. ; ALEXANDRE, MAVINIEUX V. . Resistência mecânica de compósitos cimentícios leves utilizando resíduos industriais e fibras de sisal. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 16, p. 894-902, 2012.
-
Figueiredo, S.S ; SILVA, C. G. ; Neves, G. A . Durabilidade de tijolos solo-cal incorporados com resíduos de demoloção da construção civil. REM. Revista Escola de Minas (Impresso) , v. 64, p. 273, 2011.
-
NEVES, G. A. ; Figueiredo, S.S. ; SILVA, C. G. ; Silva, C.G. . Durabilidade de tijolos solo-cal incorporados com resÃduos de demoliÃÃo da construÃÃo civil.. REM. Revista Escola de Minas (Impresso) , v. 64, p. 273-279, 2011.
-
NEVES, G. A. ; Figueiredo, S.S. ; SILVA, C. G. ; Silva, C.G. . Durabilidade de tijolos solo-cal incorporados com resÃduos de demoliÃÃo da construÃÃo civil.. REM. Revista Escola de Minas (Impresso) , v. 64, p. 273-279, 2011.
-
RIOS, F. R. A. ; SILVA, C. G. ; SOARES, E. A. ; LEAL, A. F. ; NASCIMENTO, J. W. B. . Incorporação de SBR na confecção de compósitos de matriz cimentícia. Educação Agrícola Superior , v. 24, p. 13-19, 2009.
-
FONSECA, A.C ; SEVERO, CIBELLE.C.G ; ANTUNES, A.F.N.R . MAPEAMENTO DOS POSTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS EM JOÃO PESSOA/PB E SEU IMPACTO NA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS. In: VIII Simpósio da Sociedade Brasileira da Engenharia de Avaliações, 2018, João Pessoa. VIII Simpósio da Sociedade Brasileira da Engenharia de Avaliações, 2018.
-
GOMES, A. L ; SEVERO, CIBELLE.C.G . Revisão sobre engenharia diagnóstica-Análise das Ferramentas Diagnósticas. In: Congresso Nacional da Construção Civil -CONACED, 2018, João Pessoa. Congresso Nacional da Construção Civil -CONACED, 2018.
-
SEVERO, CIBELLE.C.G ; SILVA, L. T. M. S. ; Bezerra, U.A . Influência do NaCl na durabilidade de concreto com substituição parcial do cimento por resíduo de rochas ornamentais.. In: Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017, Gramado. Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017.
-
SEVERO, CIBELLE.C.G . Impactos Ambientais Associados ao Processo Produtivo do Tijolo Cerâmico Ocasionados pela Olaria Cajazeiras.. In: Congresso Nacional de Ensino Pesquisa e Ciência, 2016. Congresso Nacional de Ensino Pesquisa e Ciência, 2016.
-
Figueiredo, S.S ; SEVERO, CIBELLE.C.G . Blocos Solo-Cal Incorporados com Resíduos de Rochas Ornamentais. In: CONAPESC, 2016. CONAPESC, 2016.
-
SEVERO, CIBELLE.C.G ; ASSIS, D. P. M. ; PINTO, l.D ; BEZERRA, L. E. F. . Os Impactos Ambientais da Construção Civil e a Reciclagem dos Resíduos como Alternativa. In: 3° Encontro Interdisciplinar da Paraíba, 2016, Sousa. Encontro Interdisciplinar da Paraíba.
-
SILVA, L. T. M. S. ; SEVERO, CIBELLE.C.G ; Bezerra, U.A . COMPARATIVO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO EM CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL COM RESÍDUOS MINERAIS. In: CONTECC, 2015, Fortaleza. CONTECC, 2015.
-
SILVA, L. T. M. S. ; SEVERO, CIBELLE.C.G ; Bezerra, U.A . UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE GRANITO COMO SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO NA PRODUÇÃO DE CONCRETO. In: CONTECC, 2015, Fortaleza. CONTECC, 2015.
-
SILVA, C. G. ; DANTAS, C.P ; Leal, A. F ; BARBOSA, N. P. . Compósitos Cimentícios leves utilizando resíduos da Indústria Calçadista.. In: 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012, Joinville. 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012.
-
SILVA, C. G. ; FILHO, E.M. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; MENEZES, R. R. ; Neves, G. A ; LIRA, B. . Desenvolvimento Preliminar de Argamassas Alternativas a partir de Resíduos Minerais.. In: 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012, Joinville. 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012.
-
Izabelle Marie Trinda Bezerra ; SILVA, C. G. ; Neves, G. A ; BELTRAO, S. L. . Ativação Alcalina de Resíduos da Produção de Cerâmica Vermelha utilizando hidróxido de sódio.. In: 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012, Joinville. 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012.
-
Figueiredo, S.S ; SILVA, C. G. ; Neves, G. A . Utilização de resíduo de demolição da construção civil em tijolos solo cal.. In: 55° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011.
-
SILVA, C. G. ; BARBOSA, N. P. ; Leal, A. F ; Figueiredo, S.S ; LIMA, R.C.O . Tratamentos para o melhor aproveitamento do gesso na Construção Civil. In: 55° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011, Porto de Galinhas. 55° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2011.
-
Figueiredo, S.S ; SILVA, C. G. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; Neves, G. A . Soil-lime blocks using construcion residues-Durability Study. In: Eighth Intenational Latin-American Conference on Powder Tecnology., 2011, Florianopolis. Eighth Intenational Latin-American Conference on Powder Tecnology., 2011.
-
SILVA, C. G. ; Normando Perazzo ; Mathias Lugoye ; SANDRO MARDEN ; Leal, A. F . Gypsum Matrix reinforced by bamboo and sisal fibres: Bond Strength. In: Pro Africa Conference: Non-convencional Bulding Materials Based on Agroindustrial Wastes, 2010, Pirassununga. Pro Africa Conference: Non-convencional Bulding Materials Based on Agroindustrial Wastes, 2010.
-
SILVA, C. G. ; Leal, A. F ; BARBOSA, N. P. ; SANDRO MARDEN . Elemento Estrutural de Gesso Reforçado com Bambu.. In: Pro Africa Conference: Non-convencional Bulding Materials Based on Agroindustrial Wastes, 2010, Pirassununga. Projeto Santa Cruz apoio a agricultura familiar, 2010.
-
SANTOS, C. B. ; SILVA, C. G. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra . Melhoramento nas condições ambientais com o uso de telhados verdes.. In: Emepro 2009 ? Empreendorismo, Inovação e Engenharia de Produção:Transformando idéias em novos negócios., 2009, Viçosa. 3. Melhoramento nas condições ambientais com o uso de telhados verdes., 2009.
-
SILVA, C. G. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; SANTOS, C. B. . Análise do Uso de Telhas à base de cimento Portland e fibras vegetais. In: Emepro 2009 ? Empreendorismo, Inovação e Engenharia de Produção:Transformando idéias em novos negócios., 2009, Viçosa. EMEPRO 2009, 2009.
-
SILVA, C. G. ; Lopes, F.F ; Leal, A. F ; RODRIGUES, V . Efeito da acetilação sobre o comportamento mecânico a absorção d?água em fibras de Sisal. In: XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2007, Bonito2007. XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola.
-
SILVA, C. G. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; BEZERRA, M.C ; MIRANDA, G. A. . Projeto Santa-Cruz apoio à agricultura Familiar.. In: I Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFCG, 2005, Campina Grande. Projeto Santa Cruz apoio a agricultura familiar, 2011.
-
SEVERO, CIBELLE.C.G ; OLIVEIRA, M. R. C. ; PEREIRA, C.A.C ; LEMOS, M.H.C ; Normando Perazzo . EVALUATION OF MECHANICAL BEHAVIOR IN TESTS PERFORMED WITH COMPACTED EARTH BLOCKS USING DIFFERENT PROTOCOLS. In: 19th International Conference on Non-Conventional Materials and Technologies IC-NOCMAT 2023, 2023, 2023, JOAO PESSOA. Proceedings of 19th International Conference on Non-conventional Materials and Technologies., 2023. p. 634.
-
SEVERO, CIBELLE.C.G ; OLIVEIRA, M. R. C. ; LEMOS, M.H.C ; BARBOSA, N. P. ; PEREIRA, C.A.C . TOTAL REPLACEMENT OF CEMENT USED FOR STABILIZATION OF SOILBASED MORTAR BY GEOPOLIMMER MORTAR. In: 19th International Conference on Non-Conventional Materials and Technologies IC-NOCMAT 2023, 2023, 2023. Proceedings of 19th International Conference on Non-conventional Materials and Technologies., 2023. p. 436.
-
Vasconcelos, L.A ; SEVERO, CIBELLE.C.G . DESENVOLVIMENTO DE BLOCO ADOBE POR GEOPOLIMERIZAÇÃO. In: XXIX Encontro de Iniciação Científica, 2021, João Pessoa. XXIX Encontro de Iniciação Científica, 2021. p. 1378-1378.
-
Cavalcanti, I.L.R ; COSTA, L. J. S. ; SILVA, L. T. M. S. ; Bezerra, U.A ; SEVERO, CIBELLE.C.G . ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INDÚSTRIA DE FABRICAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS. In: CONAPESC, 2017, CAMPINA GRANDE. CONAPESC, 2017.
-
SILVA, L. T. M. S. ; Cavalcanti, I.L.R ; ASSIS, D. P. M. ; PINTO, l.D ; SEVERO, CIBELLE.C.G . DESENVOLVIMENTO DE ARGAMASSA COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO POR RESÍDUOS DE INDÚSTRIAS DO BENEFICIAMENTO DE MINERAIS. In: CONAPESC, 2017, CAMPINA GRANDE. CONAPESC, 2017.
-
SILVA, L. T. M. S. ; Cavalcanti, I.L.R ; FERREIRA, L. T. ; SILVA, G. ; SEVERO, CIBELLE.C.G . Identificação dos Riscos Ocupacionais em uma industria de sacola plástica em Pombal. In: III Simpósio de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, 2016, Pombal. III SIMTAGRO, 2017.
-
SILVA, C. G. ; BELTRAO, S. L. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; Neves, G. A . Resíduo de Caulim como aglomerante alternativo para argamassas de assentamento e revestimento.. In: 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012, Joinville. 20° Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais., 2012.
-
SILVA, C. G. ; DANTAS, C.P ; Leal, A. F ; BARBOSA, N. P. . Compósitos Cimentícios leves utilizando resíduos da Indústria Calçadista.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FILHO, E.M. ; SILVA, C. G. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; LIRA, B. ; BELTRAO, S. L. . Desenvolvimento Preliminar de Argamassas Alternativas a partir de Resíduos Minerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Mathias Lugoye ; SILVA, C. G. ; Sandra Reyes Ortiz ; Marilia Oliveira ; Normando Perazzo . Gypsum matrix reinforced by bamboo and sisal fibres: Bond strenght. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, C. G. ; Normando Perazzo ; Leal, A. F ; SANDRO MARDEN . Elemento Estrutural de Gesso Reforçado com Bambu. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Izabelle Marie Trinda Bezerra ; SILVA, C. G. ; BEZERRA, M.C ; MIRANDA, G. A. . Projeto Santa Cruz Apoio à Agricultura Familiar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SEVERO, CIBELLE.C.G ; PEREIRA, E. . Patologia das Edificações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SEVERO, CIBELLE.C.G ; PEREIRA, E. . Mini Curso de Patologia das Edificações. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SEVERO, CIBELLE.C.G . Oficina sobre Patologia nas Construções. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Mathias Lugoye ; SILVA, C. G. ; Marilia Oliveira ; BARBOSA, N. P. . Gypsum matrix reinforced by bamboo and sisal fibres: Bond strenght. 2010. (Artigo).
SILVA, C. G. ; BARBOSA, N. P. ; SANDRO MARDEN ; Leal, A. F . Elemento Estrutural de Gesso Reforçado com Bambu. 2010. (Artigo).
Izabelle Marie Trinda Bezerra ; SANTOS, C. B. ; Silva ; SILVA, C. G. ; CURI, R. C. . Análise do uso de telhas à base de cimento Portland e fibras vegetais. 2009. (Artigo).
SANTOS, C. B. ; Izabelle Marie Trinda Bezerra ; Silva ; SILVA, C. G. ; CURI, R. C. . Melhoramento das condições ambientais com o uso de telhados verdes. 2009. (Artigo).
Lopes, F.F ; SILVA, C. G. ; Leal, A. F . Efeito da acetilação sobre o comportamento mecânico e absorção d'água em fibras de sisal.. 2007. (Artigo).
Lopes, F.F ; Leal, A. F ; Trindade,G. ; Nascimento, J.W ; SILVA, C. G. ; RODRIGUES, V . Desempenho mecânico e absorção d?água em fibras de sisal tratadas química e termicamente para uso em compósitos cimentícios.. 2007. (Artigo).
Izabelle Marie Trinda Bezerra ; SILVA, C. G. ; BEZERRA, M.C ; MIRANDA, G. A. . Projeto Santa Cruz apoio à agricultura familiar. 2005. (Artigo).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
APLICAÇÃO DE LIGANTES ALCALINOS NA CONSTRUÇÃO COM TERRA CRUA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Camila Alves da Costa Pereira - Integrante / MARIA HELENA CARVALHO LEMOS - Integrante / MARIA REBECA DE COSTA OLIVEIRA - Integrante.
-
2022 - 2023
APLICAÇÃO DE LIGANTES ALCALINOS NA CONSTRUÇÃO COM TERRA CRUA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Camila Alves da Costa Pereira - Integrante / MARIA HELENA CARVALHO LEMOS - Integrante / MARIA REBECA DE COSTA OLIVEIRA - Integrante.
-
2022 - 2023
APLICAÇÃO DE LIGANTES ALCALINOS NA CONSTRUÇÃO COM TERRA CRUA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Camila Alves da Costa Pereira - Integrante / MARIA HELENA CARVALHO LEMOS - Integrante / MARIA REBECA DE COSTA OLIVEIRA - Integrante.
-
2022 - 2023
AVALIAÇÃO DOS PROTOCOLOS DE PREPARAÇÃO DE CORPOS DE PROVA EM BTC., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Integrante / Cibelle Guimarães Silva - Coordenador / Camila Alves da Costa Pereira - Integrante / MARIA HELENA CARVALHO LEMOS - Integrante / MARIA REBECA DE COSTA OLIVEIRA - Integrante.
-
2020 - 2021
DESENVOLVIMENTO DE BLOCO ADOBE POR GEOPOLIMERIZAÇÃO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / LUARAH ALMEIDA DE VASCONCELOS - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2017 - 2018
Estudo do Comportamento Mecânico do Gesso com Resíduos de Rochas Ornamentais à Partir do Planejamento Estatístico de Mistura Ternária., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Dandara Pereira Moura de Assis - Integrante / ; Lorena Dantas Pinto - Integrante / Caio Leonan Bastos dos Santos - Integrante.
-
2016 - 2017
Estudo da Durabilidade de Concreto com Substituição Parcial do Cimento por Resíduos de Granito, Descrição: Avaliação da durabilidade de concreto (não convencional) por meio de ensaios de evelhecimento acelerado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Luisa Thaynara Muricy de Souza Silva - Integrante / Ingrid Lélis Ricarte Cavalcanti - Integrante / Dandara Pereira Moura de Assis - Integrante / ; Lorena Dantas Pinto - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2016 - 2017
Estudo do Comportamento Mecânico de Argamassa com Substituição do Cimento por Resíduos Minerais á Partir do Planejamento Estatístico de Mistura Ternária., Descrição: Avaliação Mecânica a partir do planejamento estatísco da melhor composição de argamassa alternativa com substituição parcial do gesso por resíduos mineráis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Luisa Thaynara Muricy de Souza Silva - Integrante.
-
2015 - Atual
Estudo da durabilidade de concreto com substituição parcial do cimento por resíduo de granito., Descrição: Avaliar a durabilidade a partir dos métodos: natural, molhagem e secagem, névoa salina e imersão em ácidos, de corpos de prova de concreto com substituição parcial do cimento por resíduos de granito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Luisa Thaynara Muricy de Souza Silva - Integrante.
-
2014 - 2015
Produção de Concreto contendo Resíduos do Beneficiamento do Granito e do Caulim., Descrição: A Construção Civil está no ranking das industrias que mais afetam o meio ambiente, a degradação vai desde a exploração de matérias primas até geração de resíduos. Paralelamente as industrias do beneficiamento de minerais provocam sérios impactos com a destinação imprópria de elevados volumes de resíduos, onde destacam-se a indústria do beneficiamento do granito e caulim. O sistema construtivo em concreto armado é o mais usado no Brasil, e como consequência elevadas quantidades de cimento Portland, matéria prima do concreto, são produzidos todos os dias. O cimento Portland requer altas taxas de energia e elevada emissão de CO2 na atmosfera. Uma forma de minimizar tais impactos seria a incorporação dos resíduos no concreto usado nas construções. O resíduo de granito e caulim apresentam potencial para essa incorporação, tanto em substituição parcial ao aglomerante como aos agregados. Esse projeto conta com a proposta de trabalho para o desenvolvimento de um concreto com substituição parcial do cimento pelo resíduos de granito e do agregado miúdo pelo resíduo da indústria do Caulim.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Luisa Thaynara Muricy de Souza Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2013
Produção de blocos com ativação alcalina de resíduos industriais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gelmires de Araujo Neves em 07/05/2020., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Integrante / Gelmires Araujo Neves - Coordenador / Enoque Marinho Filho - Integrante / Romualdo Rodrigues Menezes - Integrante.
-
2009 - 2010
Projeto Bambu, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Normando Perazzo - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Sisal, Descrição: O projeto ?Sisal?' é um projeto de pesquisa financiado pelo SEBRAE, o qual tinha como objetivo a pesquisa sobre compósito de massa cimentícia e fibra de Sisal. Este projeto visa a valorização da fibra de Sisal a qual encontra-se em abundância na região, e também a fabricação de produtos para a industria da construção ecologicamente correto). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cibelle Guimarães Silva Severo - Coordenador / Fernanda Fernandes de Melo Lopes - Integrante / Antônio Farias Leal - Integrante / Gilmar Trindade - Integrante / José Wallace B. do Nascimento - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia - Campus I. , Universidade Federal da Paraíba - Campus I, Castelo Branco, 58051900 - João Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167355, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Outro (Bolsista do CNPQ ), Enquadramento Funcional: Bolsista do CNPQ pelo programa DTI-II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de Elemento Estrutural de gesso reforçado com Bambu
Descrição: Esse projeto teve o objetivo de desenvolver um elemento estrutural de gesso reforçado com talisca de bambu, com o intensão de implementar na construção civil sistemas menos impactantes que os convencionalmente utilizados (Concreto Armado).
Atividades
-
03/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Construção de Edifícios, Tecnologia das Construções, Materiais de Construção I, Materiais de Construção II, Metodologia BIM, Patologia das Edificações, Avaliações e Perícias
-
02/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências e Tecnologia - Campus II.,Linhas de pesquisa
-
04/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Processos Construtivos I, Estruturas de Aço e Madeira, Resistência dos Materiais
-
10/2009 - 02/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais I, Resistência dos Materiais II, Introdução a Ciência dos Materiais
-
03/2009 - 06/2010
Estágios , DTI-II (Desenvolvimento Tecnológico Industrial).,Estágio realizado, Universidade Federal da Paraíba.
2013 - 2018
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2014
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Pequisador (doutorado), Carga horária: 40
Outras informações:
Desenvolvimento de sistemas geopoliméricos á base de resíduos de caulim e granito para implementação na construção civil.
2006 - 2007
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador de Pesquisa Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações:
Estagiário no projeto "Sisal" financiado pelo SEBRAE, que tinha como objetivo o estudo sobre compósito de massa cimenticia e fibra de Sisal. Este Projeto visa a valorização da fibra de Sisal que encontra-se em abundancia na região, e também a fabricação de produtos ecologicamente corretos para a construção civil.
2006 - 2007
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria (bolsista), Carga horária: 12
Outras informações:
Participação como bolsista no programa de monitoria, vinculado ao projeto Melhoria do Ensino de Graduação do CTRN, na disciplina Planejamento de Transportes, nos periódos letivos 2006.1 e 2006.2.
2006 - 2006
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na obra "Plinio Lemos" pela Prefeitura Municipal de Campina Grande-PB.
2005 - 2006
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 12
Outras informações:
Assumiu a diretoria de Marketing da Alicerce Consultoria Junior, empresa Junior da Universidae Federal de Campina Grande do curso de Engenharia Civil.
2004 - 2005
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho voluntário no Projeto Santa Cruz apoio à agricultura familiar, o qual tinha como objetivo desenvolver tecnologias de baixo custo como mandalla, barragem subterrânea e fossa séptica, e leva-las a comunidades do assentamento Santa Cruz situado no municipio de Campina Grande-PB.
2011 - 2013
Faculdade de Ciências Sociais e AplicadasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Resistências dos Materiais
Análise Estrutural I
Análise Estrutural II
Processos Construtivos
Estruturas de Aço e Madeira
2009 - 2010
CENTRO DE EDUCAÇÃO DA POLÍCIA MILITARVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Ciência dos Materiais
Mecânica Geral
Resistência dos Materiais I
Resistência dos Materiais II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cibelle Guimarães Silva Severo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?