Michela Rocha Leal Chaves
Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Ciências Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada . Doutora em Ciências Ambientais e Florestais. foi monitora do Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF) do Instituto de Biologia da UFRRJ (campus de Seropédica, RJ), na área de Entomologia Agrícola Atuou como residente no Serviço de Vigilância Agropecuária/ Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim) e no SVA/ PORTO /RJ em cooperação com as competências públicas do sistema de unidade VIGIAGRO. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lotada na Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ). Atuou no Banco de Alimentos Municipal da Prefeitura de Mesquita como gestora municipal do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome, na Secretaria Municipal de Assistência Social. Executou projetos junto a Agricultura Familiar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Prefeitura de Mesquita. Atuou como coordenadora Acadêmica na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) Polo Nilópolis e lecionou no colegio TTH-Barilan como professora de Agroecologia. Atualmente atua como coordenadora pedagógica da Faculdade Anhanguera Polo de Nilópolis
Informações coletadas do Lattes em 03/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Ambientais e Florestais
2010 - 2014
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Estratégias de Controle Biológico de Urbanus acawoios (Williams, 1926) (Lepidoptera: Hesperiidae) e Avaliação Fitossanitária de Clitoria fairchildiana Após Ocorrência de Pragas
, Ano de obtenção: 2014. Acácio Geraldo de Carvalho. Coorientador: Henrique Trevisan e Elen de Lima Aguiar Menezes. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sombreiro; agentes de biocontrole; lagarta cabeça-de-fósforo; fitossanidade.Grande área: Outros
Mestrado em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada
2006 - 2008
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Dinâmica Populacional das Moscas-das-Frutas (Diptera:Tephritidae) e Introdução de Diachasmimorpha longicaudata Ashmead (Hymenoptera: Braconidae) para Controle de Praga na Região Norte do Estado do Rio de Janeiro
, Ano de Obtenção: 2008.Dra. Elen de Lima Aguiar Menezes.Coorientador: Mauri Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: relação tri-trófica; Anastrepha; Ceratitis capitata; controle biológico.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Entomologia Agrícola. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Pesquisa e desenvolvimento científico; Atividades administrativas e serviços complementares.
Especialização em Residência
2005 - 2007
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Título: Programa de Residência em Engenharia Agronômica
Orientador: Eduardo Lima
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2016 -
Vigilância Sanitária. (Carga horária: 40h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2016 -
Método de Conservação de Alimentos. (Carga horária: 40h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.
2022 - 2022
Especialização em Paisagismo. (Carga horária: 200h). , Instituto Brasileiro de Paisagismo, IBRAP, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.
2008 - 2008
V Curso Prático de Taxonomia de Insetos Adultos. (Carga horária: 110h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2007 - 2007
Credenciamento para emissão de CFO e CFOC. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, SEAPPA, Brasil.
2003 - 2003
Curso Controle de Pragas na Hidropônia.. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2003 - 2003
Curso Casa de Cultivo e Ambiência.. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2003 - 2003
Cultivo de Plantas Trangênicas no Brasil Perspecti. (Carga horária: 15h). , Embrapa Agrobiologia, CNPAB, Brasil.
2003 - 2003
Curso Automação do Cultivo Hidropônico.. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2003 - 2003
Curso Controle Biológico de Pragas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2002 - 2002
Controle de Roedores Urbanos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2002 - 2002
Controle de Pombos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Agronomia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Participação em eventos
IV Forum da Pós-Graduação da UFRRJ.VIII FORUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.AVALIAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE Clitoria fairchildiana EM ARBORIZAÇÃO URBANA EM PARACAMBI. 2013.. 2013. (Outra).
IV Forum da Pós-Graduação da UFRRJ.VIII FORUM DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.AVALIAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE Clitoria fairchildiana EM ARBORIZAÇÃO URBANA EM PARACAMBI. 2013.. 2013. (Outra).
XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Parasitoides de lagartas e pupas de Urbanus acawoios (Williams) associadas a Clitoria fairchildiana (Fabaceae) em Seropédica, RJ e potencial de multiplicação desses parasitoides em laboratório.. 2012. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Avaliação de microrganismos entomopatogênicos como agentes de controle biológico de lagartas de Urbanus acawoios (Williams) (Lepidoptera: Hesperiidae). 2012. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Parasitoides de lagartas e pupas de Urbanus acawoios (Williams) associadas a Clitoria fairchildiana (Fabaceae) em Seropédica, RJ e potencial de multiplicação desses parasitoides em laboratório.. 2012. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia.. Incidência de Merobruchus paquetae Kingsolver (Coleoptera: Bruchidae) e outros insetos associados a sementes de Albizzia lebbeck (Benth.) em área rural e urbana. 2012. (Congresso).
VIII Semana Científica Johanna Döbereiner.Introdução e Recuperação do Parasitóide Exótico para o Controle Biológico de Moscas-das-Frutas no Norte Fluminense. 2008. (Seminário).
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. REGISTRO DE NOVO HOSPEDEIRO DE Anastrepha serpentina (DIPETRA:TEPHRITIDAE) NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, RJ.. 2008. (Congresso).
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA.INTRODUÇÃO E RECUPERAÇÃO DO PARASITÓIDE EXOTICO Diachasmimorpha longicaudata. 2008. (Outra).
. 5° Congresso Estadual de Agronomia. 2003. (Congresso).
.XIX Semana Acadêmica de Agronomia. 2003. (Seminário).
.I Simpósio de Hidroponia do Rio de Janeiro. 2003. (Simpósio).
.Cultivo de Plantas Trangênicas no Brasil. 2003. (Outra).
. I Congresso Brasileiro de Agricultura Orgânica. 2002. (Congresso).
. I Congresso Nacional sobre Pragas e Vetores em Ambientes Urbanos. 2002. (Congresso).
.I Ciclo de Palestras "Insetos Associados às Essencias Florestais:Interação e Biodiversidade". 2002. (Seminário).
.EXPOPRAG 2002 / APRAG. 2002. (Seminário).
.I Simpósio de controle de Vetores e Pragas Urbanas/UFRRJ. 2002. (Simpósio).
.Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas aplicados às Frutíferas. 2002. (Outra).
. 4° Congresso Nacional de Agronomia. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
CARDOSO, T. A. O.;LEAL, M. R.; NAVARRO, M. B. M. A.. Biossegurança: abordagem cognitiva essencial para o biológo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ANTUNES, T. A.;LEAL, M. R.CARVALHO, A. G.; TREVISAN, H.. Avaliação de danos em sementes de espécies florestais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. G.LEAL, M. R.; TREVISAN, H.. Flutuação populacional de degradadores de madeira em função da altura e profundidade do fragmento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LEAL, M. R.AGUIAR-MENEZES, E. L.CARVALHO, A. G.. Degradação de sementes de Albizzia lebbeck por Merobruchus paquetae Kingsolver nos municípios de Mesquita e Seropédica, RJ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LEAL, M. R.AGUIAR-MENEZES, E. L.; SILVA, E.. Seletividade de defensivos alternativos comerciais usados na agricultura orgânica à Eriopis connexa (Coleoptera: Coccinellidae). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LEAL, M. R.AGUIAR-MENEZES, E. L.; DAVILA, V.A.. Efeitos da altura de instalação de armadilha McPhail na captura de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em vegetação nativa e cultivada na Fazendinha Agroecologia km 47, Seropédica, RJ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MENEZES, E. B.AGUIAR-MENEZES, E. L.LEAL, M. R.. Infestação e controle de térmitas nativos e exóticos na sede principal da Fazenda Paciência no município de Três Rios, Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MENEZES, E. B.AGUIAR-MENEZES, E. L.LEAL, M. R.. Potencial de dano de Coptotermes gestroi (Isoptera: Rhinotermitidae) em galpões de armazenamento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MENEZES, E. B.AGUIAR-MENEZES, E. L.LEAL, M. R.. .Infestação e controle de térmitas Cryptotermes brevis e Cornitermes cumulans na sede principal da Fazenda Recreio no município de Rio das Flores, Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MENEZES, E. B.AGUIAR-MENEZES, E. L.LEAL, M. R.. .Infestação e controle de térmitas Cryptotermes brevis e Cornitermes cumulans na sede principal da Fazenda Recreio no município de Rio das Flores, Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Orientou
Influencia dos agrotóxicos em alimentos processados no rendimento do atleta; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Esportiva) - Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde; (Orientador);
Produções bibliográficas
-
LEAL, M. R. ; CASTILHO, A. M. C. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; TREVISAN, H. ; CARVALHO, A. G. ; SOUZA, T. S. . Letalidade de cinco entomopatógenos à lagarta de Uurbanus velinus (PLÖTZ,1880) em condições de laboratório. RAMA - Revista em Agronegócio e Meio Ambiente , v. 15, p. 1-14, 2020.
-
LEAL, M. R. ; SOUZA, S. A. S. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; LIMA FILHO, M. ; MENEZES, E. B. . Diversidade de moscas-das-frutas, suas plantas hospedeiras e seus parasitóides nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 39, p. 627-634, 2009.
-
MENEZES, E. B. ; Aguiar-Menezes, Elen de Lima ; SANTOS, Carlos Marcos Alves dos ; RESENDE, André Luis Santos ; LEAL, M. R. . Parasitóides associados às moscas-das-frutas (Diptera: Tephritoidea) em café orgânico com e sem arborização em Valença, RJ, Brasil. Ciência e Agrotecnologia (UFLA) , v. 32, p. 1824-1831, 2008.
-
LEAL, M. R. . Teste de Eficácia com Piretróide Bifentrina no Controle de Coptoterrmes havilandi em condições de laboratório. In: Congreso Nacional sobre Pragas e Vetores em ambiente urbano, 2002, São Paulo. CONAPRAVE, 2002.
-
LEAL, M. R. ; LIXA, A. T. ; LIMA FILHO, M. ; NASCIMENTO, A. S. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. . Introdução e recuperação do parasitóide exótico Diachasmimorpha longicaudata (Ashmead) (Hymenoptera: Braconidae) para o controle biológico de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) na região norte fluminense. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.
-
LIXA, A. T. ; SILVA, J. C. ; ALMEIDA, M. M. T. B. ; RESENDE, A. L. S. ; LEAL, M. R. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. . Apiáceas como sítio de sobrevivência e reprodução de joaninhas predadoras (Coleoptera: Coccinellidae). In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.
-
LEAL, M. R. ; SILVA, T. A. ; CARVALHO, A. G. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; SANTOS, M. S. . INCIDÊNCIA DE MEROBRUCHUS PAQUETAE KINGSOLVER (COLEOPTERA: BRUCHIDAE) E OUTROS INSETOS ASSOCIADOS A SEMENTES DE ALBIZZIA LEBBECK (BENTH.) EM ÁREA RURAL E URBANA. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, CURITIBA. XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012.
-
SOUZA, S. A. S. ; LEAL, M. R. ; RESENDE, A. L. S. ; SANTOS, C. M. A. ; LIXA, A. T. ; CAMPOS, J. M. ; LIMA FILHO, M. ; E.B., M. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. . PARASITISMO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM ESPÉCIES FRUTÍFERAS SILVESTRES. In: X SINCOBIOL, 2007, Brasília. PARASITISMO DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM ESPÉCIES FRUTÍFERAS SILVESTRES, 2007.
-
LIXA, A. T. ; RESENDE, A. L. S. ; ALMEIDA, M. M. T. B. ; SANTOS, C. M. A. ; LEAL, M. R. ; E.L., A. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. . ASPECTOS BIOLÓGICOS E REPRODUTIVOS DE TRÊS ESPÉCIES DE COCCINELLIDAE (COLEOPTERA) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. In: X SINCOBIOL, 2007, Brasília. ASPECTOS BIOLÓGICOS E REPRODUTIVOS DE TRÊS ESPÉCIES DE COCCINELLIDAE (COLEOPTERA) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO.
-
LEAL, M. R. ; E.L., A. ; LIXA, A. T. ; M.P., G. ; BRITO, H. N. F. ; E.B., M. . ESTUDO DE COMPORTAMENTO DE FORRAGEAMENTO DE UMA POPULAÇÃO DE Coptotermes gestrói Wasmann (ISOPTERA:RHINOTERMITIDAE) EM RELAÇÃO A QUATRO ESPÉCIES DE ESSÊNCIAS FLORESTAIS SOB CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2003, Gramado-RS. XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004.
-
LEAL, M. R. ; CARVALHO, A. G. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. . Levantamento de inimigos naturais de Urbanus spp (Lepidoptera:Hesperiidae) e estratégias de controle biológico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEAL, M. R. ; CARVALHO, A. G. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; SILVA, T. A. . PARASITOIDES DE LAGARTAS E PUPAS DE URBANUS ACAWOIOS (WILLIAMS) ASSOCIADAS A CLITORIA FAIRCHILDIANA (FABACEAE) EM SEROPÉDICA, RJ E POTENCIAL DE MULTIPLICAÇÃO DESSES PARASITOIDES EM LABORATÓRIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEAL, M. R. ; CARVALHO, A. G. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; CASTILHO, A. M. C. ; SILVA, T. A. . AVALIAÇÃO DE MICRORGANISMOS ENTOMOPATOGÊNICOS COMO AGENTES DE CONTROLE BIOLÓGICO DE LAGARTAS DE URBANUS ACAWOIOS (WILLIAMS) (LEPIDOPTERA: HESPERIIDAE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEAL, M. R. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; LIMA FILHO, M. ; RIBEIRO, J. C. R. ; MENEZES, E. B. . Capacidade de sobrevivência e dispersão de Diaschasmimorpha longicaudata, um parasitóide exótico de larva de moscas-das-frutas. Embrapa, 2008 (Circular Técnica).
-
E.L., A. ; SOUZA, J. F. ; SOUZA, S. A. S. ; LEAL, M. R. ; COSTA, J. R. ; E.B., M. . ARMADILHA PET PARA CAPTURA DE ADULTOS DE MOSCAS-DAS-FRUTAS EM POMARES COMERCIAIS E DOMÉSTICOS. RIO DE JANEIRO: EMBRAPA AGROBIOLOGIA, 2006 (Circular Técnica).
Outras produções
LEAL, M. R. . Segurança Alimentar e Nutricional. 2015.
LEAL, M. R. ; AGUIAR-MENEZES, E. L. ; LIMA FILHO, M. ; RIBEIRO, J. C. R. ; MENEZES, E. B. . Capacidade de sobrevivência e dispersão de Diaschasmimorpha longicaudata, um parasitóide exótico de larva de moscas-das-frutas. 2008. (Documentos).
Prêmios
2008
VIII Semana Cientifica Johana Döbereiner, Embrapa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 20
2016 - Atual
Colégio TTH BarilanVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
2014 - 2014
Seminário Teológico Nazareno do BrasilVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Michela Rocha Leal Chaves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?