Leon Santos Padial

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Ocupou o cargo de Gerente de Políticas para a Igualdade Racial na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo entre 2009 e 2013. Foi coordenador do Grupo de Trabalho Igualdade Racial do Consórcio Intermunicipal Grande ABC entre os anos de anos de 2012/2013. Trabalhou na área administrativa na ONG Ashoka Brasil e na Prefeitura Municipal de Santo André. Desenvolveu Iniciação Científica na área de Políticas Públicas e Inclusão Social através das ações afirmativas, sendo indicado para concorrer ao Prêmio CNPq - Destaque do ano Iniciação Científica 2005/2006 pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP). Foi membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB), do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS), e do IAMÁ - Processos Político-Sociais e Socioambientais. Colaborou em projetos de pesquisa realizados por pesquisadores estrangeiros das universidades de Chicago (E.U.A) e Lavall (Canadá). Tem experiência em políticas públicas de inclusão social com ênfase na promoção da igualdade racial. Lecionou em cursos livres de Inglês e Informática na escola Blue Sky Language Institute, exercendo a coordenação pedagógica de cursos de Inglês, Informática e Capacitação Profissional.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Integração da América Latina

2015 - 2019

Universidade de São Paulo
Título: A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NEGRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES BRASILEIROS E COLOMBIANOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Profª. Dra. Dilma de Melo Silva. Palavras-chave: Educação Étnico-racial; Cátedra de Estudos Afrocolombianos; Afro-latinos; Movimentos sociais negros; Brasil e Colômbia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS

2011 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: O procecesso de implementação do feriado 20 de novembro no ABC Paulista,Ano de Obtenção: 2014
Dr. Mauro de Mello Leonel Júnior.Palavras-chave: Relações raciais; Movimentos sociais negros; 20 de novembro; Zumbi dos Palmares; ABC Paulista.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Graduação em Gestão de Políticas Públicas

2005 - 2008

Universidade de São Paulo
Título: Proposta de Criação da Universidade da Floresta Amazônica (UFA)
Orientador: Manoel Cabral de Castro

Curso técnico/profissionalizante

2000 - 2000

Ação Comunitária do Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Políticas Públicas Inclusivas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PADIAL, Leon Santos . Palestra História da População Negra no Brasil Republicano. 2007. (Outro).

PADIAL, Leon Santos . Debate "Por que 20 de Novembro?". 2007. (Outro).

PADIAL, Leon Santos . Semana de Recepção dos Calouros 2007. 2007. (Outro).

PADIAL, Leon Santos . A Universidade e as Profissões. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude.Delegado. 2008. (Outra).

I Conferência Nacional de Juventude.Delegado Estadual eleito. 2008. (Outra).

I Conferência Regional de Políticas Públicas para a Juventude do ABC.Delegado. 2008. (Outra).

15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Fundamentos das Políticas Públicas Inclusivas para a População Negra no Brasil. 2007. (Simpósio).

1º Ciclo de Trabalhos de Iniciação Científica da EACH.Fundamentos das Políticas Públicas Inclusivas para a População Negra no Brasil. 2007. (Outra).

Ciclo Cultural "O Levante dos Malês". 2007. (Outra).

Conheça o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. 2007. (Oficina).

14º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Fundamentos das Políticas Públicas Inclusivas para a População Negra no Brasil. 2006. (Simpósio).

IV Congresso de Pesquisadores Negros. 2006. (Congresso).

Políticas de Ações Afirmativas. 2006. (Seminário).

Conferência Municipal de Combate ao Racismo São Bernardo do Campo. Delegado. 2005. (Congresso).

Conferëncia Regional de Combate ao Racismo do ABC. Delegado Municipal. 2005. (Congresso).

Encontro Internacional África-Brasil. 2005. (Encontro).

Fórum Social Mundial. 2005. (Congresso).

I Encontro de Universidades Públicas com Programas de Ação Afirmativa. 2005. (Encontro).

Os Desafios da Educação no Brasil. 2005. (Seminário).

Seminário Internacional Democratizaçao no Parlamento. 2005. (Congresso).

Simpósio Nacional de Políticas Públicas para a Juventude. 2005. (Simpósio).

Fórum Mundial da Educação. 2004. (Congresso).

Seminário Internacional Juventude Mercocidades.Representante Local. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Acácio Sidinei Almeida Santos

SILVA, D. M.;SANTOS, Acácio Sidinei Almeida; SANTOS, G. A.. A diversidade étnico-racial negra nos currículos escolares brasileiros e colombianos: desafios e possibilidades. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

Eduardo de Lima Caldas

CASTRO, Manoel Cabral;CALDAS, Eduardo de Lima. Proposta de criação da Universidade da Floresta Amazônica (UFA). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.

Kiusam Regina de Oliveira

SILVA, Dilma de Melo; CONCEIÇÃO, Isis Aparecida; SANTOS, Gislene Aparecida dos;OLIVEIRA; SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. A diversidade étnico-racial negra nos currículos escolares brasileiros e colombianos: desafios e possibilidades. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências-Área-Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

Dilma de Melo Silva

Gislene;SILVA, D. M.; URQUIDI, V.. O processo de implementação do feriado 20 de novembro no ABC Paulista. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais) - Univerdade de São Paulo.

Dilma de Melo Silva

SILVA, D. M.; MALACHIAS, R.; Gislene. Um feriado Negro no ABC. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais) - Univerdade de São Paulo.

Dilma de Melo Silva

SILVA, D. M.; SANTOS, G. A.; SANTOS, A. S. A.. A diversidade étnico-racial negra nos currículos escolares brasileiro e colombianos: desafios e possibilidades".. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Integração da A.L.) - Universidade de São Paulo.

Gislene Aparecida dos Santos

SANTOS, G. A.; SILVA, Dilma de Melo; Urquidi, Vivian. O processo de implementação do feriado 20 de novembro no ABC Paulista. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais) - Universidade de São Paulo.

Gislene Aparecida dos Santos

SANTOS, A. S. A.; PADIAL, Leon Santos; SILVA, Dilma de Melo;SANTOS, G. A.. A diversidade étnico-racial negra nos currículos escolares brasileiro e colombianos: desafios e possibilidades. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

Gislene Aparecida dos Santos

SANTOS, G. A.; SILVA, Dilma de Melo; MALACHIAS, Rosangela. Um feriado negro no ABC. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dilma de Melo Silva

A diversidade étnico-racial negra nos currículos escolares brasileiro e colombianos: desafios e possibilidades; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Integração da A; L; ) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Gislene Aparecida dos Santos

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Escola de Artes Ciências e Humanidades, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gislene Aparecida dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PADIAL, Leon Santos . A Emergência da Política de Reconhecimento e o Multiculturalismo nas Sociedades Contemporâneas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PADIAL, Leon Santos . Fundamentos das Políticas Públicas Inclusivas para a População Negra no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PADIAL, Leon Santos . Fundamentos das Políticas Públicas Inclusivas para a População Negra no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PADIAL, Leon Santos . Fundamentos das Políticas Públicas Inclusivas para a População Negra no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    IAMA, Descrição: A presente proposta de introdução a pesquisa visa o trabalho em conjunto com alunos de tutoria-científica e consta de dois eixos centrais- 1-processos político-sociais e 2- processos socioambientais- que buscam recapitular conhecimentos e proposições frente aos desafios contemporâneos da participação política-cidadã, da democracia, do progresso científico e cultural e da cultura política e problemas decorrentes desses processos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Leon Santos Padial - Coordenador / Mauro Leonel de Mello Júnior - Integrante.

  • 2006 - 2008

    GEPPIS - Grupo de estudos e pesquisas das políticas públicas para a inclusão social, Descrição: GEPPIS - Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social tem como objetivo conhecer as políticas públicas destinadas à inclusão dos grupos sociais (em função de gênero ou raça/etnia) e investigar o impacto dessas políticas na geração de valores, valores democráticos, na formação e transformação das subjetividades (identidades e auto-conhecimento) e na construção de novas epistemologias (geração de conceitos, teorias e conhecimentos) acerca dessa população. As políticas públicas para a inclusão por gênero e raça, no Brasil, ganham a aparência de políticas voltadas à erradicação da pobreza, ações afirmativas nas áreas da educação e do trabalho, políticas específicas vinculadas à saúde e à moradia. E são esses os recortes por meio dos quais pretendemos efetuar nossas investigações, adotando, quando for necessário, uma perspectiva comparada com as políticas públicas de outros países. Nossas investigações serão multidisciplinares, mobilizando conteúdos e conceitos oriundos de diferentes áreas do saber tais como a filosofia, política, ética, pedagogia, epistemologia e psicologia. Pretendemos atuar tanto no campo da pesquisa acadêmica quanto no campo das atividades de extensão universitária, realizando parcerias com instituições públicas voltadas ao tema de nosso interesse. Por meio de sua atuação, o GEPPIS pretende contribuir para o conhecimento e avaliação das políticas públicas realizadas no Brasil oferecendo subsídios acadêmicos para o entendimento do momento histórico, social e político no qual elas foram geradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Leon Santos Padial - Integrante / Gislene Aparecida dos Santos - Coordenador / Silvia Helena dos Santos Caetano - Integrante / roseli Figueiredo Martins - Integrante / José Cândido da Silva - Integrante / Eder Santana - Integrante.

  • 2006 - 2006

    Race and Electoral Politics in Salvador and São Paulo, Brazil, Descrição: Auxílio à pesquisa sob forma de colaboração internacionalmente entre o NEINB e a pesquisadora Gladys Mitchell da University of Chicago, curso de Political Science para a coleta de informações de pesquisa entitulado "Raca and Electoral Politics in Salvador and São Paulo, Brazil". Estudantes selecionados e indicados para a coleta de dados da estudante em entrevistas presenciais na Zona Leste da cidade de São Paulo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Leon Santos Padial - Integrante / Gislene Aparecida dos Santos - Coordenador.

  • 2005 - 2008

    NEINB - Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre onegro brasileiro, Descrição: O NEINB é um dos NAP´s (Núcleo de Apoio à Pesquisa) vinculado à Pró-Reitoria de pesquisa da Universidade de São Paulo, tem como objetivo criar uma forma permanente de diálogo entre estudiosos, pesquisadores, docentes da Universidade de São Paulo e de outras instituições interessadas nas questões relacionadas ao segmento negro da sociedade brasileira e realizar pesquisas e atividades de extensão sobre temas que se entrelacem com a questão do negro no Brasil e no exterior sempre buscando novas perspectivas que nos permitam pensar e agir em referência a tema com um foco local e global incorporando diferentes aspectos da diáspora africana. Nesse sentido, o NEINB também ter por foco promover cursos, palestras, seminários nacionais e internacionais, promover intercâmbio técnico-científico e cultural com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como com entidades equivalentes ao Núcleo em outros países e no Brasil, promover contatos e/ou convênios com instituições de ensino fundamental, médio e superior para prestar colaboração científica, divulgar resultados de seus trabalhos mediante publicações e prestar assessorias aos poderes públicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Leon Santos Padial - Integrante / Gislene Aparecida dos Santos - Integrante / Eunice Prudente - Coordenador / Dilma Melo SIlva - Integrante / Rosangela Malachias - Integrante / Liana Trindade - Integrante / Maria Vicentina - Integrante / Solange Couceiro de Lima - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Fundamentos das políticas públicas inclusivas para a população negra no Brasil, Descrição: O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados preliminares de pesquisa de iniciação científica iniciada em agosto de 2005 com o objetivo de investigar a propriedade das políticas públicas inclusivas focadas na questão de raça/etnia e a forma como os seus beneficiários a representam. O projeto geral ao qual este se vincula partiu das hipóteses de que as políticas públicas de ação afirmativa com base em critérios raciais não só estariam ?obrigando? o repensar o conceito negro (principalmente entre os jovens e intelectuais ligados às universidades), retomando uma antiga discussão acerca da identidade ou identidades nacionais como, em decorrência disso, estaria se apoiando em fundamentos filosóficos e científicos que poderiam questionar a perspectiva adotada até o momento para a construção de políticas inclusivas com base em critérios universais de direitos e de cidadania; e neste sentido, estariam produzindo novos sentidos para estes termos: direitos, cidadania, inclusão, identidade negra. O recorte proposto para este projeto PIBIC, no período do primeiro ano de investigação, foram os seguintes: 1- fazer o levantamento das políticas públicas de ações afirmativas já implantadas nas instituições de ensino no Brasil e dos critérios nos quais se basearam; 2) fazer pesquisa bibliográfica acerca do histórico e fundamentos das definições de pertencimento racial por meio de linhagem (genótipo) e onde foram aplicados; por fenótipo (e onde foram aplicados) ; 3) Pesquisa qualitativa e empírica com estudantes que entraram em universidades públicas através do sistema de cotas para entrar em contato com a forma como representam essas políticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leon Santos Padial - Integrante / Gislene Aparecida dos Santos - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO - COMBATE AO PRECONCEITO, Câmara Municipal de São Bernardo do Campo.

2000

I Prêmio Jovens Voluntários, Centro de Voluntariado de São Paulo.

1995

Honra ao Mérito - 1º lugar em aproveitamento escolar, Escola Estadual Professor Jacinto de Oliveira Campos.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2007

    Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de História, Geografia e Cidadania, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Lecionou aulas de História, Geografia e Cidadania voluntariamente para jovens e adultos em núcleos que ofereciam cursos pré-vestibulares em bairros na periferia de São Bernardo do Campo.

  • 2009 - 2013

    Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Políticas para a Igualdade Racial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gerenciou programas/projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, assim como atividades intersetorias que visavam promover os direitos de cidadania a grupos historicamente discriminados no âmbito da PMSBC.

  • 1998 - 2007

    Blue Sky Language Institute

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professsor Coordenador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Lecionou Inglês e Informática em concomitância com as atividades de coordenação de cursos de Inglês e Capacitação Profissional que envolveram gestão de pessoas, supervisão e monitoramento de qualidade dos cursos.

  • 2007 - 2007

    ASHOKA BRASIL

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Desenvolvimento de atividades ligadas ao Programa Geração Muda Mundo que estimula o empreendedorismo social juvenil em diversas regiões do país.

  • 2013 - 2013

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Tutoria em Resolução de Problemas, Carga horária: 6

    Outras informações:
    O Programa de Tutoria em RP da EACH tem como finalidade o aprimoramento de alunos de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo em atividade didática de graduação, exclusivamente nas disciplinas ACH0041 ? Resolução de Problemas I e ACH0042 ? Resolução de Problemas II.

    Atividades

    • 02/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.,Atividade de extensão realizada, Trabalhos de Digitação para revista acadêmica de grupo de pesquisa Mídia e Etnia.