Túlio de Souza Muniz
Doutorado (2011) na Área Científica Sociologia pela Universidade de Coimbra. Mestrado (2005) e Graduação (2003) em História pela UFC. Tem Especialização em Formação Continuada de Professores em Atenção à Educação Especial(2011) pela FACED/UFC. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, História, Educação, Comunicação, Turismo e Patrimônio Cultural, Memória e Museus, nas quais atua numa perspectiva interdisciplinar. Integrou o Observatório das Políticas Públicas do Mundo Rural (OPLURAL / FACED-UFC) e atuou, entre outras atividades, como pareceridsta de projetos de Extensão, na coordenção do grupo de trabalho de elaboração de livro didático da Secretaria Municipal de Educação de Icapuí-CE, e como vice-coordenador do Projeto de Formação Docente Colaborativa do Município de Icapui-CE (2021) . Desde a Graduação mantém pesquisas transversais nas áreas sócio-histórico- pedagógicas acerca da trajetória de trabalhadoras e trabalhadores na pesca artesanal no Litoral Leste do CE, cujos resultados parciais constam no livro, O OURO DO MAR (2014, Editora Annablume), adaptação de sua tese de doutorado e estudos anteriores. Foi bolsista de DCR do CNPq/FUNCAP(2012-2013), quando desenvolveu projeto sobre atividade de pescadores artesanais no litoral Leste do Ceará , vinculado ao Programa de Pós- Graduação em História da UFC e às atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória da UFC- GEPPM/UFC/CNPQ -, junto ao qual realizou partes da pesquisa no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) prestando assistência ao Projeto Memórias, Narrativas e Saberes Tradicionais da Comunidade Litorânea de Ponta Grossa Icapuí (CE). Dedica especial atenção ao papel dos Museus enquanto lugares mantenedores e transmissores de saberes ditos tradicionais. Co-autor dos livros Os Descaminhos de Ferro do Brasil, volume1 (2011) e 2 (2012), e executou Trabalho Técnico de Catalogação Histórico-Museológica de peças do acervo do Museu Ferroviário do Ceará e Assessoria Técnica na pesquisa e descrição dos itens que integram o Projeto Exposição Virtual Estação Monguba: Resgate Memória e História - 145 anos, ambas as atividades sob responsabilidade da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC), no âmbito do Projeto: Catalogando Memórias, contemplado com o Prêmio Fomento da Cultura e Arte do Ceará Lei Aldir Blanc, de 2020. É colaborador do Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia(UFU) desde 1994,onde desenvolveu várias atividades ténicas e trabalho de campo na aldeia dos Tapirapé-Apynãwa (MT). Também é Jornalista Profissional (desde 1993).(Texto informado pelo autor).
Informações coletadas do Lattes em 27/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Área de Sociologia / Pós Colonialismo e Cidadania Global
2007 - 2011
Universidade de Coimbra
Título: A MÃO DO MAR. A EMERGÊNCIA DO DISPOSITIVO PÓS-COLONIAL. UM ESTUDO COMPARADO DE MARITIMIDADE PORTUGAL-BRASIL
Orientador: ANTONIO JOAQUIM COELHO DE SOUSA RIBEIRO
Coorientador: ALVARO GARRIDO. Bolsista do(a): Uniao Européia, ALBAN, Portugal. Palavras-chave: PESCADORES, SABERES, PESCA.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em História
2004 - 2005
Universidade Federal do Ceará
Título: O OURO DO MAR .Do surgimento da indústria da pesca da lagosta no Brasil à condição do pescador artesanal na História do tempo presente(1955-2000)., Ano de Obtenção: 2005
Orientador: FRANCK RIBARD
Palavras-chave: HISTORIOGRAFIA MARÍTIMA; LAGOSTA; PESCADORES, SABERES, PESCA.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Especialização em Curso de Especialização em Formação Continuada AEE
2010 - 2011
Universidade Federal do Ceará
Título: Curso Formação Continuada de Professores - Educação Especial
Orientador: Rita Vieira de Figueiredo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2011
Extensão universitária em Curso de Especialização em Educação Especial. (Carga horária: 448h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Patrimonio Cultural, Turismo y Cooperacion con Ibe. (Carga horária: 30h). , Universidade da Extremadura, UE, Espanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Sociologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
O SABER DO MAR. A ORALIDADE E AS ALTERAÇÕES E COMPLEXIDADES DE SABERES ENTRE FAMÍLIAS DE PESCADORES ARTESANAIS EM ARACATI-CE., Descrição: Projeto de pesquisa Desenvolvimento Científico Regional Cnpq/Funcap. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tulio de Souza Muniz - Coordenador / Antonio Gilberto Ramos Nogueira - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ - FUNCAP- bolsa DCR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Universidade Federal do CearáVínculo: PROFESSOR TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: Professor Temporario Departamento de História, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2020
Ensino, Educação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO , SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO
2014 - 2017
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
UNILAB
2013 - 2014
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor das Disciplinas:
Dinâmica das Sociedades Escravistas I
Sociedade, História e Cultura nos Espaços Lusófonos
Tópicos Interculturais nos Espaços Lusófonos
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades
Inserção na vida universitária
2010 - 2010
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 16
2017 - 2020
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Túlio de Souza Muniz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?