Juan Carlo da Cruz Silva
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021), licenciado e bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e possui Mestrado em Análise Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2009). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência de pesquisa na área de Matemática, com ênfase em Análise Funcional, e em Educação Matemática, onde estudou a História da Matemática com suas aplicações no ensino e na construção do conhecimento Matemático. Atualmente tem se dedicado à pesquisa em História da Educação Profissional, com interesse nas Instituições Educacionais, nos Intelectuais da Educação e, principalmente, nas Disciplinas Escolares. Nessa última encontra a intersecção com suas outras áreas de pesquisa, a saber, a História da Educação Matemática, especialmente na História das Matemáticas Escolares na Educação Profissional, e na Formação de Professores de Matemática, buscando compreender a constituição e mobilização dos saberes docentes.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2018 - 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Educar a mão e o olhar para o trabalho: A disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
, Ano de obtenção: 2021. Olívia Morais de Medeiros Neta. Palavras-chave: Desenho; Disciplinas Escolares; Escola de Aprendizes Artífices; História da Educação Matemática; História da Educação Profissional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação. Setores de atividade: Educação.
Doutorado interrompido em 2014 em Educação
2011 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: História da Matemática no ensino de Cálculo Diferencial e Integral
Bernadete Barbosa Morey. Ano de interrupção: 2014Palavras-chave: História na Educação Matemática; Cálculo Diferencial e Integral; Ensino Superior; Ensino-aprendizagem; História da Matemática.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Matemática.
Mestrado em Matemática
2008 - 2009
Universidade Federal da Paraíba
Título: Sobre Operadores entre Espaços de Sequências que atingem a norma
, Ano de Obtenção: 2009.Daniel Marinho Pellegrino.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Espaços lp; Operadores que atingem a norma; Teoria de Espaços de Banach.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise / Especialidade: Análise Funcional.
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática
2003 - 2006
Formação complementar
2021 - 2021
Pensando e fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os desa. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Introdução às Metodologias Ativas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Educação mediada por tecnologias na prática. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2020 - 2020
Ética Profissional nas Redes Sociais da Internet. (Carga horária: 24h). , Instituto Euvaldo Lodi - PR, IEL/PR, Brasil.
2020 - 2020
Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho. (Carga horária: 12h). , Instituto Euvaldo Lodi - PR, IEL/PR, Brasil.
2020 - 2020
Ética e Sustentabilidade. (Carga horária: 8h). , Instituto Euvaldo Lodi - PR, IEL/PR, Brasil.
2020 - 2020
Finanças Pessoais. (Carga horária: 14h). , Instituto Euvaldo Lodi - PR, IEL/PR, Brasil.
2013 - 2013
Formação em EaD. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Matemática para Formação de Professores. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: História da Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Etnomatemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise e Topologia.
Organização de eventos
VICENTE, D. O. N. ; SILVA, J. C. C. . Dia da Matemática IFRN - Natal Central. 2023. .
LIMA, J.P.D. ; SILVA, J. C. C. . Gincamática. 2023. .
LAUTENSCHLAGER, E. ; SILVA, JUAN CARLO CRUZ ; GONCALVES, F. D. S. ; CARDOSO, W. P. A. . VIII Fórum Potiguar de Formação de Professores que ensinam Matemática. 2023. (Outro).
NASCIMENTO, F.L.S. ; SILVA, JUAN CARLO CRUZ . II Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional (COHEP). 2022. (Congresso).
SILVA, J. C. C. . IV Colóquio História e Memória da Educação no RN. 2020. (Outro).
SILVA, J. C. C. . III Colóquio História e Memória da Educação no RN. 2019. (Outro).
SILVA, J. C. C. . II Colóquio História e Memória da Educação no RN. 2018. (Outro).
SILVA, J. C. C. . I Congresso Brasileiro do GeoGebra. 2016. (Congresso).
SILVA, J. C. C. . IV Encontro Regional da Educação Matemática. 2013. (Congresso).
SILVA, J. C. C. . IV Fórum Potiguar das Licenciaturas. 2013. (Congresso).
SILVA, J. C. C. . I Encontro de Físico-Educadores. 2011. (Outro).
SILVA, J. C. C. . XVI Semanda de Matemática da UFRN. 2004. (Outro).
Participação em eventos
V Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte - 2021. 2021. (Encontro).
VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática. O MANUAL DE DESENHO NAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES: UMA ESTRATÉGIA DE REGULAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO. 2021. (Congresso).
VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte. 2021. (Seminário).
I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional.ABEL JUVINO DE PAES BARRETO: UM ENGENHEIRO-EDUCADOR NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL (1909?1937). 2020. (Simpósio).
IV Colóquio História e Memória da Educação no RN.As ideias de Rui Barbosa para a Educação Profissional no Brasil (1879 ? 1909): entre o industrial, o popular e a nação. 2020. (Simpósio).
XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. AS ESTATÍSTICAS DO ENSINO DE 2 GRAU NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS AO CONGRESSO NACIONAL ENTRE OS ANOS DE 1971 A 1985. 2020. (Congresso).
III Colóquio História e Memória da Educação no RN.O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879 - 1889). 2019. (Simpósio).
II Colóquio História e Memória da Educação no RN.As idéias de Rui Barbosa e o Ensino de Desenho na Escola de Aprendizes Artífices de Natal. 2018. (Encontro).
III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.A constituição da disciplina escolar Desenho no Brasil (1879 - 1889). 2018. (Encontro).
I Colóquio História e Memória da Educação no RN.Análise das aulas de matemática no Grupo Escolar Barão de Mipibu (1918 - 1921). 2017. (Simpósio).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS. 2016. (Encontro).
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.CALCULANDO ÁREAS E VOLUMES: DO MÉTODO DE EXAUSTÃO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI. 2016. (Encontro).
I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Campo. 2015. (Seminário).
IV Seminário de Educação Matemática nos contextos da Educação do Campo. 2015. (Seminário).
4ª Escola de Inverno de Educação Matemática. A utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática em sala de aula. 2014. (Congresso).
III Seminário de Coordenadores de Cursos Superiores de Graduação - Licenciaturas. 2014. (Seminário).
IV Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura - EXPOTEC. Aplicações Lúdicas do Princípio da Indução Matemática. 2014. (Exposição).
II Exposição Tecnológica e Científica do IFRN Santa Cruz - EXPOTEC. GeoGebra: Explorando uma ferramenta para o ensino de Matemática. 2013. (Exposição).
III Exposição Tecnológica e Científica do IFRN Santa Cruz - EXPOTEC. Derivando Curvas: Introdução à Geometria Diferencial. 2013. (Exposição).
IV Encontro Regional de Educação Matemática.Tópicos de História da Probabilidade. 2013. (Encontro).
IV Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.DERIVANDO FUNÇÕES E INTEGRANDO SABERES: APONTAMENTOS DOS SABERES DOCENTES CONSTRUIDOS NO CURSO DE CÁLCULO. 2013. (Seminário).
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. TÓPICOS DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO: UMA ABORDAGEM EM TRÊS EPISÓDIOS. 2013. (Congresso).
X Seminário Nacional de História da Matemática.Reflexões sobre "a esfera e o cilindro": (Re)descobrindo a obra de Arquimedes. 2013. (Seminário).
II Seminário Nacional do Ensino Médio.As contribuições dos saberes em História da Matemática para a formação de professores na sociedade contemporânea. 2012. (Seminário).
XXIV Semana da Matemática da UFRN.EXPLORANDO A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. 2012. (Encontro).
XXIV Semana da Matemática da UFRN.Reflexões sobre a Teoria da Transposição Didática no uso da História da Matemática em Sala de Aula. 2012. (Encontro).
XXIV Semana da Matemática da UFRN.AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO. 2012. (Encontro).
I Encontro de Físico-educadores.Princípio de Fermat. 2011. (Encontro).
VIII Congresso de Iniciação Científica.Aprendendo através da História dos Logaritmos. 2011. (Outra).
EXPOTEC.Aprendendo através da História da Matemática. 2010. (Encontro).
EXPOTEC.Introdução ao raciocínio lógico. 2010. (Outra).
I Fórum Nacional das Licenciaturas dos Institutos Federais.Grupo de Discussão da área de Matemática. 2010. (Outra).
I Fórum Têxtil do IFRN-Caicó. 2010. (Outra).
II Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações. 2008. (Encontro).
1 Seminário Paulista de História e Educação Matremática.Máximos, mínimos e tangentes a uma curva: a propósito da obra de Fermat. 2005. (Seminário).
I Encontro Regional das Sociedades.As raízes do infinitesimais na obra de Arquimedes. 2005. (Encontro).
XVII Semana da Matemática da UFRN.Aritmetização da Análise: Um processo de mudança do pensamento filosófico matemático e um caminho didático de abordagem no ensino da análise. 2005. (Outra).
XVI Semana da Matemática da UFRN. 2004. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, J. C. C.; MEDEIROS, E. J. R.; MEDEIROS, S.R.R.. O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.;SILVA, J. C. C.; Soares, J. H. S.. Registros de Representação Semiótica Como Possibilidade de Análise de Atividades Envolvendo Função Afim. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
ALVES, J.M.S.;SILVA, J. C. C.; MENDONCA, S. R. P.. Áreas de Polígonos: Uma Abordagem Sobre Sua Função Socia. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.;SILVA, J. C. C.; Soares, J. H. S.. Resolução de Problemas e Construção de Um Jogo de Alvo Para Abordagem do Valor Esperado: Sugestão de Aula. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.;SILVA, J. C. C.; Soares, J. H. S.. Função Afim - Uma Proposta Didática Usando As Tdic?S em Tempos de Pandemia do Covid-19. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; LIMA, F. N.; MELO, A. E.. ANÁLISE COMBINATÓRIA E SEGURANÇA DIGITAL: O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; OLIVEIRA, G. J. C.; MEDEIROS, E. J. R.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DO PROGRAMA GEOGEBRA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; OLIVEIRA, J. L.; SANTOS, D. T.. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.;SILVA, J. C. C.; SATURNINO NETO, J.. ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.;SILVA, J. C. C.; SATURNINO NETO, J.. USO DO JOGO ?CUBO MÁGICO? COMO MECANISMO PARA O ENSINO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.;SILVA, J. C. C.; PEREIRA, J. E.. O ENSINO HÍBRIDO E SUA FUNCIONALIDADE NO ENSINO MATEMÁTICO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, J. E.;SILVA, JUAN CARLO CRUZ; ARAUJO, T. J.. A UTILIZAÇÃO DA TORRE DE HANÓI COMO ALIADA NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
NÓBREGA, L. X. G.; ARAUJO, T. J.;SILVA, J. C. C.. FUNÇÕES QUADRÁTICAS: UM ESTUDO GRÁFICO E ALGÉBRICO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MENDONCA, S. R. P.; ARAUJO, T. J.;SILVA, J. C. C.. MATEMATIZANDO OS JOGOS DE LOTERIA: UMA PROPOSTA DE AULA INOVADORA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; OLIVEIRA, G. J. C.; SOUSA, R. P.. A UTILIZAÇÃO DO JOGO ENIGMA DAS FUNÇÕES EM SALA DE AULA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; OLIVEIRA, G. J. C.; SOUSA, R. P.. FACILITANDO O APRENDIZADO SOBRE TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DO USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA ?PHET?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; LIMA, F. N.; MARQUES, T.V.. MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ENFOQUE NO ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
DUARTE, C. E. L.; SANTOS, K. A.;SILVA, J. C. C.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TURMAS DE 9 EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; MEDEIROS, E.J.R.; ALBUQUERQUE, R.R.C.. A calculadora auxiliando no Ensino de Matemática. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MELO, R. P.;SILVA, J. C. C.; LOURENÇO, E. G.. Modelagem Matemática como ferramenta pedagógica para o Ensino de Função Polinomial do 1 Grau. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MELO, R. P.;SILVA, J. C. C.; ALVES, J.M.S.. Do material manipulável à tecnologia da informação: o aplicativo da Torre de Hanói para estudar funções exponenciais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; Soares, J. H. S.; ALBINO JUNIOR, A.. Montagem de Poliedros com módulos feitos por dobraduras como ferramenta para explicar Geometria Espacial. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
LIMA, A. A.;SILVA, J. C. C.; ALBINO JUNIOR, A.. Análise do Ensino e Aprendizagem subsidiados pelos jogos matemáticos no ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Soares, J. H. S.;SILVA, J. C. C.; SOUZA, F. C. S.. Ensino de Estatística em em ambiente de Modelagem Matemática: Questões sobre alimentação e boa qualidade de vida. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MARQUES, T.V.;SILVA, J. C. C.. O Baralho de Polinômios como apoio ao Ensino de Matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MELO, A. E.; ALVES, J.M.S.;SILVA, J. C. C.. O Estudo da Matemática Financeira no Ensino Médio e sua importância para a sociedade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
LIMA, F. N.; ALVES, J.M.S.;SILVA, J. C. C.. O jogo do bingo para ensinar funções afins no Ensino Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MELO, A. E.;SILVA, J. C. C.; Soares, J. H. S.. Consumo residencial de água: trabalhando funções do 1 grau a partir da resolução de problemas interdisciplinares e contextualizados. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
MARQUES, T.V.; MARTINS, J.F.C.;SILVA, J. C. C.. Intervenção metodológica no ensino de análise combinatória: um olhar diferenciado nas propostas pedagógicas para o ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; MELO, R. P.; LIMA, F. N.. O código Braille como ferramenta de auxílio ao ensino de combinações simples no ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, U. R. L.;SILVA, J. C. C.; MELO, A. E.. A importância dos softwares educativos no ensino aprendizagem da matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, U. R. L.; ALBINO, M. G. F. N.;SILVA, J. C. C.. Como trabalhar função, nas aulas de matemática, de forma dinâmica usando softwares educacionais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; LIMA, A. A.; DANTAS, A.S.. Uma experiência didática aos moldes da Engenharia didática no 1 ano do ensino médio sobre função modular utilizando o software GeoGebra como ferramenta de ensino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; LIMA, A. A.. Uso da modelagem matemática no ensino de geometria, razão e proporção em turmas do ensino médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA JUNIOR, O. J.;SILVA, J. C. C.; Soares, J. H. S.. Ludicidade na Matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; SOUSA, R. P.; MEDEIROS, F. B.. O Princípio da Casa dos Pombos: Uma Revisão Bibliográfica das Dissertações do PROFMAT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; MELO, R. P.; SOUSA, E. K. V.. O JOGO DOMINÓ PORCENTAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRENDENDO PORCENTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; SOUSA, E. K. V.; NASCIMENTO, V. S. O.. Educação em Tempos de Pandemia: Uma Análise Sobre Saberes Docentes no Ensino da Matemática no IFRN. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; SOUSA, E. K. V.; NASCIMENTO, J.M.. UM ESTUDO SOBRE SABERES DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; SEVERIANO, T.P.; CRUZ, P. L. C. A.. AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO DE DESENHO A PARTIR DO PARECER DE RUI BARBOSA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SOUSA, E. K. V.; NASCIMENTO, V. S. O.;SILVA, J. C. C.; SOUSA, R. P.. Reflexões sobre a presença da História da Matemática na Base Nacional Comum Curricular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; MELO, R. P.; PEREIRA, A. W.. USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULAVEIS NO ENSINO DE POLIEDROS PLATÔNICOS E SEUS DUAIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; RUFINO, F. A. A.; SOUSA, E. K. V.. Modelagem Matemática: possibilidades e desafios para uma aprendizagem significativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; RUFINO, F. A. A.; LIMA, F. N.. Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: Análise de uma experiência através da Resolução de Problemas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; MELO, A. E.; COSTA, B.B.A.. De experiências e memórias: o olhar de professores sobre o ensino de matemática em escolas públicas do município de Santa Cruz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; ANDRADE, C. S.; SILVA, L.L.S.. Novos Tempos, Novo ENEM: Uma análise sobre a Interdisciplinaridade entre Física e Matemática existente no ENEM (2009 - 2013). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; ANDRADE, C. S.; COSTA, L.S.. O retrato da prática interdisciplinar do Ensino de Física na Região do Trairi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; COSTA, L.S.; COSTA, C.V.P.. Um Estudo sobre a Relação entre Física e Matemática no Livro Curso de Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA, J. C. C.; SILVA, R.A.; Cardoso, C.R.. Processo seletivo para Professor Temporário/Substituto de Matemática. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Orientou
O USO DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SEGUNDO POLYA PARA O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO GEOGEBRA NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
ANÁLISE COMBINATÓRIA E SEGURANÇA DIGITAL: O USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DO PROGRAMA GEOGEBRA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ENFOQUE NO ENSINO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A UTILIZAÇÃO DO JOGO ENIGMA DAS FUNÇÕES EM SALA DE AULA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
FACILITANDO O APRENDIZADO SOBRE CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO ATRAVÉS DO USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA ?PHET?; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A calculadora auxiliando no Ensino de Matemática; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A Matemática como Prática no Cotidiano; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A utilização do Smartphone no Ensino de Funções Quadráticas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A Matemática Financeira da Energia Solar desenvolvida a partir da Resolução de Problemas; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Uma experiência didática aos moldes da Engenharia didática no 1 ano do ensino médio sobre função modular utilizando o software GeoGebra como ferramenta de ensino; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Montagem de poliedros com módulos feitos por dobraduras como ferramenta para explicar Geometria Espacial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
O código Braille como ferramenta de auxílio ao ensino de combinações simples no ensino médio; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
O Princípio da Casa dos Pombos: Uma Revisão Bibliográfica das Dissertações do PROFMAT; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
USO DE MATERIAIS CONCRETOS MANIPULAVEIS NO ENSINO DE POLIEDROS PLATÔNICOS E SEUS DUAIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
O JOGO DOMINÓ PORCENTAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: APRENDENDO PORCENTAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO DE DESENHO A PARTIR DO PARECER DE RUI BARBOSA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Educação em Tempos de Pandemia: Uma análise sobre Saberes Docentes no ensino de Matemática do IFRN; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Um estudo inicial sobre Saberes Docentes no Ensino de Matemática da Educação Profissional; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Modelagem Matemática: possibilidades e desafios para uma aprendizagem significativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Princípio da Indução Finita no Ensino Médio: Análise de uma experiência através da Resolução de Problemas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Novos Tempos, Novo ENEM: Uma análise sobre a Interdisciplinaridade entre Física e Matemática existente no ENEM (2009 - 2013); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Um Estudo sobre a Relação entre Física e Matemática no Livro Curso de Física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
O retrato da prática interdisciplinar do Ensino de Física na Região do Trairi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Entre experiências e memórias: O olhar de professores sobre o Ensino de Matemática em Santa Cruz/RN; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RN (1909 ? 1926); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO DE DESENHO A PARTIR DO PARECER DE RUI BARBOSA; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Os Sistemas Numéricos nas Sociedades Pré-colombianas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Eletromecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Números, registros e sociedades: uma análise dos sistemas numéricos na História da Matemática Ocidental; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Eletromecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Múltiplos Olhares sobre a prática do ensino de Matemática na Educação Profissional de Jovens e Adultos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Aprendendo através da História dos Logaritmos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Eletrotécnica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Aprendedo através da história das funções; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Eletrotécnica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Matemática Básica para Licenciaturas; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Ensinando a construção de parábolas segundo a ótica de Wallon; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A construção de problemas e o desenvolvimento das inteligências; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Wallon e a Educação Matemática; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Uma sequência de Atividades para o Ensino de funções de 2 grau; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Atividades Didáticas para a aprendizagem segundo as Inteligências Múltiplas; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
A teoria das inteligências múltiplas no ensino da equação da reta; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Juan Carlo da Cruz Silva;
Produções bibliográficas
-
Silva, JUAN CARLO DA CRUZ . O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 ? 1937). REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 8, p. 1-18, 2022.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . CURSO DE DESENHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS TÉCNICAS: A MATERIALIZAÇÃO DAS IDEIAS DO SERVIÇO DE REMODELAÇÃO SOBRE O ENSINO DE DESENHO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 8, p. 103-120, 2021.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. ; CARLOS, N. L. S. D. . As ideias de Rui Barbosa para a Educação Profissional no Brasil (1879 - 1909): entre o industrial, o popular e a nação. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e519108204-25, 2020.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879 - 1889). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino , v. 1, p. 102-119, 2019.
-
SILVA, JUAN CARLO CRUZ ; MEDEIRO NETA, OLÍVIA MORAIS . História do ensino industrial no Brasil: uma análise historiográfica da obra de Celso Suckow da Fonseca. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 19, p. e091-24, 2019.
-
Gomes, S.C. ; SILVA, J. C. C. . Uma circunferência de 480°?. Revista História da Matemática para Professores , v. 1, p. 11-15, 2013.
-
SILVA, B. R. N. ; Silva, JUAN CARLO DA CRUZ . As influências internacionais no ensino de desenho a partir do parecer de Rui Barbosa. In: José Henrique Lúcio de Souza. (Org.). História Política: Cultura, Trabalho e Narrativas. 1ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2023, v. 2, p. 18-28.
-
Lima, Francisco do Nascimento ; Lima, Cristiane Carvalho Bezerra de ; Silva, JUAN CARLO DA CRUZ . UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS. In: Annaly Schewtschic. (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed.Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 3, p. 51-62.
-
PAIM, M. P. ; SILVA, J. C. C. . AS PRÁTICAS DE ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RN (1909 ? 1926). In: II Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional, 2022, Natal. Acervos e fontes para a História da Educação Profissional: do analógico ao digital: anais do 2 Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional. Natal: IFRN/PPGEP, 2022. v. 1. p. 123-134.
-
SILVA, B. R. N. ; SILVA, J. C. C. . AS INFLUÊNCIAS INTERNACIONAIS NO ENSINO DE DESENHO A PARTIR DO PARECER DE RUI BARBOSA. In: II Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional, 2022, Natal. Acervos e fontes para a História da Educação Profissional: do analógico ao digital: anais do 2 Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional. Natal: IFRN/PPGEP, 2022. v. 1. p. 136-146.
-
SILVA, J. C. C. . A DISCIPLINA DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021, Uberlândia. Seminário internacional de pesquisa em Educação Matemática, 2021. v. 1.
-
SILVA, J. C. C. . O MANUAL DE DESENHO NAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES: UMA ESTRATÉGIA DE REGULAÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINO. In: VI Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática, 2021, Caracas. Memorias del VI Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacíon Matemática. Maracaibo: Asociacíon Aprender em Red, 2021. v. 1. p. 636-652.
-
CARLOS, N. L. S. D. ; SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . AS ESTATÍSTICAS DO ENSINO DE 2 GRAU NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS AO CONGRESSO NACIONAL ENTRE OS ANOS DE 1971 A 1985. In: XII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2020, Cuiabá. Anais de trabalhos completos do XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2020. v. 3. p. 118-129.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . A constituição da disciplina escolar Desenho no Brasil (1879 - 1889). In: III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2018, Natal. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2018.
-
LIMA, F. N. ; LIMA, C.C.B. ; SILVA, J. C. C. . UM RESGATE AOS CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PARADIDÁTICOS E MAPAS CONCEITUAIS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12 Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 01-12.
-
SILVA, J. C. C. ; LIMA, F. N. ; LIMA, C.C.B. . CALCULANDO ÁREAS E VOLUMES: DO MÉTODO DE EXAUSTÃO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12 Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016. p. 01-12.
-
LIMA, J.F. ; MELO, A.R.P. ; SILVA, J.S. ; SILVA, J. C. C. . A utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática em sala de aula. In: 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 2014, Santa Maria/RS. Anais da 4ª Escola de Inverno de Educação Matemática, 2014.
-
SILVA, J. C. C. . Tópicos de História do Pensamento Probabilístico: Uma abrodagem em três episódios. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática - Retrospectivas e Perspectivas. Guarapuava: SBEM-PR, 2013.
-
SILVA, J. C. C. . As contribuições dos saberes em História da Matemática para a formação de professores na sociedade contemporânea. In: II Seminário Nacional do Ensino Médio, 2012, Mossoró. Profissão Docente, Currículo e Novas Tecnologias. Mossoró: UERN, 2012. p. 1219-1232.
-
MONTEIRO, G. F. ; SILVA, J. C. C. . Aprendendo através da História das Funções. In: VIII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2011, Natal. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica do Instituto Federal de Eduicação, Ciencia e Tecnologia do RN. Natal: IFRN/BSF, 2011. p. 1226-1230.
-
Azevedo, A.D. ; SILVA, J. C. C. . Aprendendo através da História dos Logaritmos. In: VIII Congresso de Iniciação Científica do IFRN, 2011, Natal. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica do Instituto Federal de Eduicação, Ciencia e Tecnologia do RN. Natal: IFRN/BSF, 2011. p. 1231-1237.
-
SILVA, J. C. C. ; MENDES, I. A. . As raízes do infinitesimais na obra de Arquimedes. In: I Encontro Regional das Sociedades, 2005, Belém. Anais do I Encontro Regional das Sociedades, 2005.
-
SILVA, J. C. C. ; MENDES, I. A. . Máximos, mínimos e tangentes a uma curva: a propósito da obra de Fermat. In: 1 Seminário Paulista de História e Educação Matremática, 2005, São Paulo. Anais do 1 Seminário Paulista de História e Educação Matemática. São Paulo: EDUSP, 2005. v. 1.
-
SILVA, J. C. C. ; CARLOS, N. L. S. D. ; MEDEIROS NETA, O.M. . AS IDEIAS DE RUI BARBOSA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (1879 ? 1889): ENTRE O INDUSTRIAL, O POPULAR E A NAÇÃO. In: Anais do IV Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte, 2020, Natal. IV Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Natal: Centro de Educação da UFRN, 2020. v. 1. p. 217-218.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . ABEL JUVINO DE PAES BARRETO: UM ENGENHEIRO-EDUCADOR NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL (1909?1937). In: I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional, 2020, Natal. Anais do I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional. Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2020. v. 1. p. 152-153.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879 - 1889). In: III Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte, 2019, Natal. Anais do III Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Natal: Centro de Educação da UFRN, 2019. v. 1. p. 61-61.
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS NETA, O.M. . As idéias de Rui Barbosa e o Ensino de Desenho na Escola de Aprendizes Artífices de Natal. In: II Colóquio História e Memória da Educação no RN, 2018, Natal. Anais do II Colóquio História e Memória da Educação no Rio Grande do Norte. Natal: Centro de Educação da UFRN, 2018. v. 1. p. 51-51.
-
SILVA, J. C. C. . Análise das Aulas de Matemática do Grupo Escolar barão de Mipibu (1918 - 1921). In: I Colóquio História e Memória da Educação no RN, 2017, Natal. Anais do I Colóquio História e Memória da Educação no RN. Natal: Centro de Educação da UFRN, 2017. v. 1. p. 28-29.
-
SILVA, J. C. C. . Reflexões sobre 'a esfera e o cilindro': (Re)descobrindo a obra de Arquimedes. In: X Seminário Nacional de História da Matemática, 2013, Campinas. Livro de Resumos do X SNHM. Campinas: UNICAMP-CLE, 2013. p. 53-54.
-
SILVA, J. C. C. . Intervenção Pedagógica enquanto Pesquisa: Método e Avaliação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, J. C. C. . A importância dos Fundamentos da Educação na Formação de Professores de Matemática. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, J.F. ; MELO, A.R.P. ; SILVA, J.S. ; SILVA, J. C. C. . A utilização de Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática em sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. C. C. ; MOREY, B. B. . Derivando Funções e Integrando Saberes: Apontamentos dos Saberes Docentes construídos no curso de Cálculo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, L. F. C. ; SILVA, J. C. C. ; MENDONCA, S. R. P. . Explorando a visão tridimensional com o jogo da velha 3D. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, N. N. S. ; SILVA, J. C. C. . Interdisciplinaridade na formação continuada de professores com uso da História da Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. C. . AS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. C. ; CARVALHO, N. N. S. . EXPLORANDO A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. C. ; CRUZ, I. M. S. . Reflexões sobre a Teoria da Transposição Didática no uso da História da Matemática em Sala de Aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. C. C. ; Azevedo, A.D. . Aprendendo através da História dos Logaritmos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. C. C. ; MEDEIROS, C. J. A. . Princípio de Fermat. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. C. C. ; SILVA, T.N. . Lei de Snell. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. C. C. ; MONTEIRO, G. F. . Aprendedo através da história das funções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. C. C. ; MENDES, I. A. . Aritmetização da Análise: Um processo de mudança do pensamento filosófico matemático e um caminho didático de abordagem no ensino da análise. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. C. C. ; MENDES, I. A. . Os antencedentes do cálculo diferencial na obra de Fermat. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, J. C. C. ; SOUSA, E. K. V. ; PEREIRA, A. W. . Matemática Básica em tempos de pandemia do COVID-19. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, J. C. C. . Jogos e Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, J. C. C. . Introdução ao Método de Interpretação Histórica segundo Rüsen. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. C. C. ; SILVA, L. F. C. ; AZEVEDO, S.R. . Aplicações Lúdicas do Princípio da Indução Matemática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. C. C. ; RUFINO, F. A. A. . Material Dourado conduzindo ao Sistema de Numeração Decimal. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. C. C. . GeoGebra: Explorando uma ferramenta para o Ensino de Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. C. C. . Derivando Curvas: Introdução à Geometria Diferencial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. C. C. . Construindo Gráficos de Funções com o GeoGebra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. C. C. . Atividades Didáticas com História da Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
História e Historiografia da Educação Profissional Brasileira, Descrição: No presente projeto, nosso objetivo é analisar as práticas e representações sobre a formação de mão-de-obra para o trabalho vigentes nas instituições de educação profissional em diversas temporalidades. Para tanto compreendemos que os Intelectuais em suas obras e redes de sociabilidades, promovendo a circulação de ideias sobre Educação Profissional, as Instituições Educacionais, as Disciplinas Escolares, que nos revelam as apropriações das ideias circulantes e as práticas de ensino vigentes a partir destas ideias, bem como os produtos historiográficos produzidos ao longo dos anos, analisados dentro de duas escolas de pensamento e matrizes teórico-metodológicas, se constituem como objetos de interesse para nossa pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador.
-
2022 - 2023
RUI BARBOSA, O DESENHO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, Descrição: Rui Barbosa (1849 ? 1923) foi um polímata e político brasileiro nos períodos denominados pela historiografia como Brasil Império e Primeira República. Sua atuação política levou-o a tornar-se um intelectual da educação uma vez que, diante da demanda de emissão de um parecer sobre a Reforma do Ensino Primário e Secundário da Corte de autoria do então ministro Leôncio de Carvalho, Barbosa aprofunda-se no campo da educação constituindo uma fonte de pesquisa imprescindível para compreender as concepções sobre a Educação em geral e a Educação Profissional, em particular, no final do Século XIX e início do Século XX. O presente projeto visa aprofundar as análises sobre a obra deste intelectual realizando o intercruzamento entre as ideias defendidas em suas obras, que carregam consigo representações da História Cultural de Educação em seu período, e as práticas propostas pelo autor através da obra para pais e mestres intitulada ?Primeiras Lições de Coisas? de autoria de Norman Calkins. Essa obra não consiste apenas numa tradução editorial, mas no que é denominado tradução cultural onde são expostas as ideias da virada do século sobre Educação vigentes no mundo e interpretadas/adaptadas por Rui Barbosa para o contexto brasileiro. Para tanto, vamos utilizar o arcabouço teórico da História Cultural Francesa, tais como as noções de Representação, Práticas, Apropriação e Circulação de Ideias de Roger Chartier em articulação com a História das Disciplinas Escolares de André Chervel. Para metodologia optamos pelo Método Histórico segundo Jörn Rüsen e consideramos como fontes os Pareceres-Projetos de Reforma da Instrução Pública de Rui Barbosa, o discurso ?O Desenho e a Arte Industrial? e a obra de Primeiras Lições e Coisas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador / BRUNO ROGERIO DO NASCIMENTO SILVA - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2022 - 2023
AS PRÁTICAS DE ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RN (1909 ? 1926), Descrição: Na concepção historiográfica da História Cultural Francesa, as práticas nos propiciam compreender as representações vigentes em determinados períodos históricos sobre diversos temas. O presente projeto, inserido na interface entre os campos da História de Educação Matemática, História da Educação Profissional e História das Disciplinas Escolares, parte dessa concepção e visa compreender as práticas de ensino de Desenho (disciplina que compunha as Matemáticas Escolares no período histórico estudado) vigentes entre 1909 e 1926 na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (EAA/RN) a partir das fontes materiais e da cultura material escolar identificável como existente na instituição. O recorte temporal é delimitado pela criação das EAAs no Brasil e pelo ano de inserção das estratégias do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico, em especial pela distribuição e supervisão no uso de novos manuais didáticos que representam uma ruptura na concepção de ensino de Desenho na Educação Profissional como apresentam os trabalhos de Silva sobre essa temática. A pesquisa utiliza-se das noções de práticas e representação segundo Chartier, oriundas da História Cultural Francesa, bem como da noção de Cultura Escolar e Cultura Material Escolar desta mesma escola historiográfica, disposta na obra de Julia. Alicerçamos o referido estudo no paradigma indiciário de Ginzburg. Nossas fontes constituem-se nos objetos materiais utilizados para o ensino de Desenho da EAA/RN conforme consta no Inventário da instituição, datado de 1922, em especial no manual didático ?Noções de Geometria Prática? que, segundo a historiografia da educação matemática brasileira, representa uma referência para o ensino de Desenho e Geometria no Brasil Republicano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador / Matheus Pereira Paim - Integrante / NICOLE KAREN VASCONCELOS SILVA - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2022 - Atual
História das Matemáticas Escolares na Educação Profissional: Intelectuais, Experts, Impressos e Memórias, Descrição: O projeto propõe-se a compreender a constituição e o desenvolvimento das Matemáticas Escolares (Aritmética, Geometria, Álgebra, Trigonometria e Desenho) e seus conteúdos nas Instituições de Educação Profissional nacionais e/ou internacionais; sendo essas últimas em um estudo comparativo com as instituições brasileiras. Alicerçados na História Cultural e, em especial, na História das Disciplinas Escolares, busca-se trabalhar no campo de intersecção da História da Educação Profissional com a História da Educação Matemática. Nossas fontes são de tipologia variadas, desde narrativas orais à vida e obra de intelectuais e experts, perpassando por fontes legislativas, impressos escolares, trabalhos em periódicos especializados ou jornais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador / BRUNO ROGERIO DO NASCIMENTO SILVA - Integrante / NICOLE KAREN VASCONCELOS SILVA - Integrante / Mateus Pereira Paim - Integrante.
-
2021 - Atual
Formação Inicial de Professores de Matemática na Rede de Educação Profissional e Tecnológica, Descrição: Alicerçados sobre distintos enquadramentos teórico e tipologias de saberes docentes, o presente projeto busca compreender a construção e mobilização do saberes docentes necessários aos futuros professores de Matemática que realizam sua formação nos cursos de licenciatura da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Assim, partindo de uma análise curricular nos debruçamos sobre as oportunidades de aprendizagem que são oferecidas aos discentes alicerçadas no tripé da educação superior brasileira, a saber, ensino, pesquisa e extensão. Além disso, damos ênfase às oportunidades oriundas de ações de Iniciação à Docência, tais como os Estágios Supervisionados, os Programas como PIBID e PRP e quaisquer atividades existentes nos diversos currículos que buscam realizar a inserção dos licenciandos em práticas docentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador / Joselita Bezerra Soares de Paiva - Integrante / Marcelo Raimundo de Araújo Júnior - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2016 - Atual
História do ensino profissional no Rio Grande do Norte (1908-1957), Descrição: Esta pesquisa tem como tema o ensino profissional no Estado do Rio Grande do Norte e objetiva estudar quais as iniciativas dos governos do Rio Grande do Norte acerca do ensino profissional entre os anos de 1908 a 1957. O recorte temporal justifica-se pelas reformas de ensino primário do RN que foram implementadas pelos governos estaduais e que ocasionaram mudanças na organização da educação norte-rio-grandense. Este projeto insere-se no campo da Educação Profissional, especificamente, no domínio da História da Educação Profissional, na dimensão da história social e na abordagem qualitativa ênfase no método indiciário. Arquivos e acervos particulares, públicos e digitais a exemplo do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Laboratório de Documentação Histórica do CERES (UFRN, Campus Caicó), do Acervo Digital da Biblioteca Nacional do Brasil e do acervo de periódicos microfilmados e digitalizados disponibilizado pela Biblioteca Central Zila Mamede da UFRN constituem espaços à pesquisa documental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Integrante / Olívia Morais de Medeiros Neta - Coordenador / Nara Lidiana Silva Dias Carlos - Integrante / Francinaide de Lima Silva - Integrante / Sandra Maria de Assis - Integrante / Nina Maria da Guia de Sousa Silva - Integrante / Francisca Rafaela Mirlys da Silva - Integrante / Marcelly Kathleen Pereira Lucas - Integrante / Tainá Bandeira da Silva - Integrante / Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo - Integrante / Helio Teodosio de Melo Filho - Integrante / Arthur Cássio de Oliveira Vieira - Integrante / Karoline Louise Silva da Costa - Integrante / Idinária Faustino Pereira - Integrante.
-
2013 - 2015
Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na Formação e Prática de Professores, Descrição: Atualmente existe um grande debate acerca dos conceitos de inter e transdisciplinaridade, bem como suas consequências no âmbito educacional. Contudo, já podemos vislumbrar que concepções oriundas desses conceitos já se inserem na educação brasileira por diferentes meios que vão, paulatinamente, construindo saberes e moldando práticas profissionais na vida cotidiana de professores em formação inicial ou em serviço. Nosso projeto visa estudar os diversos meios em que se instauram as concepções inter e transdisciplinares no ambiente educacional do ensino de Ciências e Matemática, os saberes e as práticas que estes meios consolidam entre os agentes do processo educativo, e inferir sobre as potencialidade e limitações que essas concepções vem gerando na educação da sociedade contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador / Alcione Maria de Azevedo - Integrante / Ligia Crisanto da Silva - Integrante / Nicilene Iranir dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 6
-
2013 - 2014
Múltiplos Olhares sobre a prática do ensino de Matemática na Educação Profissional, Descrição: A educação profissional no Brasil vem ganhando ênfase e desenvolvimento amplo nas últimas décadas e, no início do século XXI, se constitui numa das bandeiras para o desenvolvimento nacional, recebendo uma considerável parcela de investimentos governamentais para a ampliação da rede federal de educação profissional. Acreditando que não há mais espaço para uma educação profissional centrada em ensino de técnicas e transmissão de conhecimento, com fragmentação e dicotomia teoria/prática, buscamos colaborar com a educação profissional do século XXI através desta pesquisa, cujo objetivo é compreender a situação atual da formação de técnicos na Educação Profissional Brasileira, tomando por referência o IFRN em duas de suas modalidades de ensino (Subsequente e Integrado PROEJA), a partir das reflexões oriundas dos personagens da prática formativa ? discentes e docentes ? no contexto do ensino de Matemática para a formação técnica. Embasados na teoria da aprendizagem significativa buscamos investigar as prática educacionais que marcam a trajetória formativa dos alunos e quais os significados atribuídos a estas nos contextos de integração entre a educação propedêutica e a profissional e o contexto da própria compreensão do discente acerca de sua inserção no mundo do trabalho. Diante a teoria dos saberes docentes de Tardif e de professores reflexivos de Schon, buscamos identificar os saberes docentes construídos pelos professores do decorrer de sua prática profissional e como tais saberes contribuem para a melhoria desta prática. Nossa coleta de dados se dá por meio de entrevistas semiestruturadas e sua análise por meio de análise de conteúdo de Bardin. Diante disso visamos contribuir para os campos da Educação Profissional, Educação Matemática e Formação de Professores, pois acreditamos que diante dos resultados da pesquisa podemos planejar melhor a formação continuada de professores da educação profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador / Rodrigo de Menezes Lopes - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2011
Aprendendo através da História da Matemática, Descrição: Utilizando a História da Matemática como fio condutor do desenvolvimento científico, este trabalho visa reconstruir o processo de desenvolvimento de dois conceitos matemáticos vistos no 1 ano do ensino médio, a saber: funções e logaritmo. Como resultados deste projeto pretendemos reconstruir os conceitos matemáticos dos discentes apresentando a perspectiva da matemática integrada à cultura, história e necessidades sociais dos povos em seu contexto histórico e matemático. Também pretendemos que este trabalho seja utilizado como ponte para a elaboração de atividades didáticas para o ensino de matemática na educação básica. Por fim, pretendemos introduzir os discentes na pesquisa científica, com suas metodologias e técnicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juan Carlo da Cruz Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Natal. , Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol, 59015000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 40059844, URL da Homepage:
Experiência profissional
2021 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional:
2010 - Atual
instituto federal de educaçao ciência e tecnologia do rio grande do norteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2023
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo A
-
03/2023
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo para Engenharia II
-
04/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo para Engenharia I, Cálculo para Engenharia II
-
04/2022
Ensino, Engenharia de Energia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo para Engenharia I, Cálculo para Engenharia II
-
05/2021
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra I e II, Cálculo B, Fundamentos de Álgebra, Geometria Euclidiana Plana, História da Educação Matemática, Cálculo A
-
11/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Campus - Natal Central.,Linhas de pesquisa
-
04/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática I, II e III (Modalidade Integrado Regular), Matemática (Modalidade PROEJA), Matemática (Modalidade Técnico Subsequente)
-
05/2021 - 11/2021
Ensino, Tecnologia em Construção de Edifícios, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral
-
02/2018 - 06/2021
Ensino, Tecnologia em Logística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática
-
02/2018 - 06/2021
Ensino, Tecnologia em Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral
-
06/2012 - 10/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Santa Cruz.,Linhas de pesquisa
-
04/2016 - 02/2018
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Matemática, Geometria Plana
-
08/2017 - 01/2018
Ensino, Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Geometria
-
08/2015 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Canguaretama.,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior do IFRN - CONSUP/IFRN.
-
10/2015 - 04/2017
Ensino, Tecnologia em Gestão de Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada ao Turismo
-
09/2012 - 10/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais, Geometria Euclidiana e suas aplicações, História da Educação Matemática, História da Matemática, Introdução à Álgebra Linear, Introdução a Teoria dos Números, Lógica Matemática
-
04/2012 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Santa Cruz.,Cargo ou função, Membro do NCE da Licenciatura em Matemática.
-
05/2014 - 10/2014
Direção e administração, Campus Santa Cruz.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática.
-
05/2012 - 10/2014
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferencias
-
09/2012 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Santa Cruz.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Ensino de Graduação do CONSEPEX-IFRN.
-
05/2011 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus - Caicó.,Cargo ou função, Membro do NDE do Curso de Licenciatura em Física.
-
04/2010 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral, Equações Diferenciais
2006 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor de 3 Grau, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2006 - 02/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algebra Linear Aplicada, Algebra Linear Basica, Cálculo para Biociências, Geometria Analítica e Algebra Linear, Matemática para Engenharia I e II
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juan Carlo da Cruz Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?