João Batista Ximenes
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa de Cachoeiro - ES (1981). Especialização em Economia Teórica e Aplicada pela FGV/RJ(1985), Marketing pela PUC/RJ(1986), ADESG/ES (1993), MBA - Executivo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Metodologia de Ensino Superior pela Faculdade Gama Filho/CE(2002). Mestre em Economia - Empresas e Finanças, pela Universidade Federal de Pernambuco(2008).Tem experiência na área de Administração, com ênfase em logística e turismo.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Economia
2006 - 2008
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Impacto Econômico do Turismo Receptivo Internacional em Pernambuco, Ano de Obtenção:
Orientador: Zionam Euvécio Lins Rolim
Palavras-chave: Fluxo turístico, Impacto econômico, Turismo.
Especialização em Marketing
1984 - 1986
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Estudos de políticas estratégicas no gerenciamento de empresas privadas
Graduação em Administração
1978 - 1981
FACULDADE DE CIENCIAS CONTABEIS E ADMINISTRATIVA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Formação complementar
2004 - 2004
Implementando o Sistema de Gestão. (Carga horária: 16h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.
2002 - 2002
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade Gama Filho, GAMA FILHO, Brasil.
1998 - 1998
MBA em MBA - Executivo. (Carga Horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Título: Desafios do Transporte Rodoviário de Passageiros. , Orientador: Joaquim Sérgio D'Oliveira Corrêa.
1997 - 1997
The High Performance Organization. , HSM Cultura & Desenvolvimento, HSM, Brasil.
1996 - 1996
The Seven Habits of Highly Effective People. , Covey Leadership Center, Inc., COVEY LEADERSHIP, Brasil.
1994 - 1994
A informática e o século 21. , Fujitsu do Brasil Ltda., FUJITSU, Brasil.
1994 - 1994
The New Management And The New Company. , HSM Cultura & Desenvolvimento, HSM, Brasil.
1993 - 1993
Reengenharia de Processos. , Organização Telesoft Sistemas e MCG Qualidade, TELESOFT & MCG, Brasil.
1993 - 1993
Negociation Skills. , United States Naval Observatory USNO/USA, USNO/USA, Estados Unidos.
1993 - 1993
Ciclo de Estudos de Política e Estratégia. , Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ADESG, Brasil.
1992 - 1992
Como Gerenciar seus Gerentes. , Grupo Catho, CATHO, Brasil.
1991 - 1991
Relações Humanas. , Dale Carnegie & Associates, Inc., DALE CARNEGIE, Brasil.
1989 - 1989
Dinâmica de Administração de Empresas. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, IBDP, Brasil.
1989 - 1989
Basic Passenger Tariff. , Lufthansa Training Center, LUFTHANSA, Alemanha.
1988 - 1988
Time and Objetive Management. , PANAM, PANAM, Estados Unidos.
1986 - 1986
Curso de Dinâmica da Administração de Empresas. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro de Desenvolimento Pessoal, IBDP, Brasil.
1986 - 1986
Motivação e Capacitação em Vendas. (Carga horária: 16h). , Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, IBDP, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Economia Teórica e Aplicada. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1985 - 1985
Administração em Marketing. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
1981 - 1981
A crise cafeeira do Brasil. , Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro, FACCA_ES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Participação em eventos
IV Encontro Mineiro de Organização e Métodos.Organização e métodos: Uma Questão de Qualidade. 1999. (Encontro).
Seminário Internacional The High Perfomance Organization.The High Perfomance Organization. 1997. (Seminário).
Congresso Internacional Sistema Amadeus. Sistema Amadeus. 1996. (Congresso).
Encontro Internacional de Agentes de Viagens.Agentes de Viagens. 1995. (Encontro).
Feira Internacional de Turismo.Turismo. 1994. (Outra).
Encontro Internacional de Agentes de Viagens.Agente de Viagens. 1993. (Encontro).
Seminário Reengenharia de Processos.Reengenharia de Processos. 1993. (Seminário).
XX Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Exposição de Turismo. Viagens e Exposição de Turismo. 1992. (Congresso).
XXII Congresso Mundial da Internacional Road Transport Union. Congresso Nacional dos Empresários do Transporte Rodoviário de Carga. 1990. (Congresso).
IV Simpósio de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos.Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. 1986. (Simpósio).
Seminário CCQS - Círculos de Controle de Qualidade de Serviços no TRC.Círculos de Controle de Qualidade de Serviços no TRC. 1984. (Seminário).
Participação em bancas
BARCELAR, L. S.;XIMENES, J. B.. A importância da logística de distribuição como fator de aumento de competitividade numa empresa Agroindustrial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Ameaças Virtuais de Tecnologia e Meios de Proteção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. A Importância do Modal Marítimo nas Importações Cearenses entre os Anos de 2007 e 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. A Dinâmica de Aceitação de Projetos: Um Estudo de Caso em um Provedor de Internet. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. A COMUNICAÇÃO INTERNA E SUAS FERRAMENTAS: UM ESTUDO DE CASO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Empreendedorismo no Ambiente Escolar: Desenvolvimeneto de uma PGRE em um Ambiente Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Um Impacto da Tecnologia da Informação na Gestão Logística: O Caso do Centro de Distribuição da Rede de Farmácias Pague Menos em Fortaleza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Empreendedorismo no Século XXI: Como Nascem os Pequenos Negócios na Periferia das Grandes Cidades - Caso Prático do Conjunto Habitacional Sítio João. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Fatores que Influenciam o Consumo da Classe "C" no Estado do Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. As Vantagens e Desvantagens do uso do Cartão de Crédito pela população Universitária de Fortaleza. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Roadmap Tecnológico e o Método Delphi. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. A Importância da Comunicação Interna para a Eficiência dos Processos Administrativos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Planejamento de Marketing e tomada de decisão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. As Estratégias de Merchandising no Ponto de Venda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
XIMENES, J. B.. Como o Líder pode Influenciar na Motivação de uma Equipe: Um Estudo de Caso na Empresa Nordeste Segurança de Valores do Ceará Ltda.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu.
Orientou
Centros de Distribuição como vantagem competitiva: Um estudo de caso da empresa Martins Comércio de Serviços de Distribuição S/A; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
A importância da logística de distribuição como fator de aumento de competitividade numa empresa Agroindustrial: P; Alimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
Fatores de mortalidade de micro e pequenas empresas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
Infraestrutura de Transportes: um estudo de caso de uma grande empresa transportadora de Fortaleza-Ce; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
OS BENEFÍCIOS E GANHOS QUE A LOGÍSTICA REVERSA GERA PARA AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO: O SEU DESENVOLVIMENTO COMO EXEMPLO PARA GUINÉ BISSAU; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
Indicadores de Desempenho em uma Empresa Transportadora de Cargas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
Logística Reversa Pós-venda - Estudo de Caso do Grupo Martins; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
FATORES DE MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS MOTIVOS; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO COMO FATOR DE AUMENTO DE COMPETITIVIDADE NA EMPRESA P; AGROINDUSTRIAL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
Análise da Produção e Distribuição da Empresa Santana Textiles; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO CEARA: ANALISE COMPARATIVA DO SITEMA ANTIGO COM O ATUAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade Ateneu; Orientador: João Batista Ximenes;
Produções bibliográficas
-
XIMENES, J. B. . Gestão da Cadeia de Suprimentos. 1. ed. Fortaleza: , 2015. 68p .
-
XIMENES, J. B. . Uma questão de coerência. Informativo ABRATI, Página 6, p. 1 - 6, 26 set. 2008.
-
XIMENES, J. B. . À espera de um ano melhor. Revista Abrati, Última página, p. 50 - 50, 20 dez. 2006.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2011
Selene Indústria Têxtil S/AVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Regional, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Faculdade AteneuVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 30
Outras informações:
Logistica Sistemas de Informacao
2002 - 2003
Faculdade Gama FilhoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado
Outras informações:
Sistema de Informação Gerencial e Administração de Empresas Turísticas Metodologia de Ensino Superior
2002 - 2003
Instituto de Ensino Superior do CearáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado
Outras informações:
Transportes Turísticos Agenciamento
2004 - 2006
Instituto de Ensino Superior de OlindaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contratado
Outras informações:
Gestão Empresarial Gestão de Equipes de Trabalho
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR e DEPOSITANTE | Sistema para confecção de calçado | 15/12/1995 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Batista Ximenes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?