Mauren Luciana Estevam
Graduada em Farmácia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1996) e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003). Pós graduada em metodologias ativas do ensino superior (ICTQ, 2021). Atualmente consultora técnica no Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, atuando em projetos relacionados ao cuidado farmacêutico no SUS. Professora na graduação em Farmácia do Centro Universitário Sudoeste Paulista de 2009 a 2024, e de pós graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica em diversas instituições. Farmacêutica da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Avaré de 2006 a 2024, com atuação em unidade básica de saúde, almoxarifado, farmácia judicial e administrativa, coordenação da assistência farmacêutica, pronto socorro. Ministrante de treinamentos online e presenciais em unidades da Unimed no estado de SP pela Cordis - Centro de Treinamento e Capacitação em Saúde, desde 2022. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica e legislação, atenção farmacêutica, farmacoepidemiologia e farmacovigilância. Docente e tutora da capacitação em Cuidado Farmacêutico no SUS do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, iniciada em 2023. Elaboração e gravação de aulas para o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, disponíveis no portal da entidade. Voluntária do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo de 2011 a 2023, sendo delegada regional e tendo feito parte do grupo técnico de Educação Farmacêutica. Membro do Conselho Municipal de Saúde de Avaré de 2022 a 2024. Palestrante em temas da área farmacêutica.
Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Biotecnologia
2001 - 2003
Universidade de Mogi das Cruzes
Título: Efeito de Oxigênio Singlete Sobre a Estrutura e Função de Citocromo C, Ano de Obtenção: 2003
Iseli Lourenço Nantes.Palavras-chave: cytochrome c; PDT; singlet oxygen.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Radiologia e Fotobiologia.
Especialização em Metodologia do ensino superior em Farmácia
2019 - 2021
Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade
Título: Mecanismos de avaliação e sua relação com a Aprendizagem Significativa e com a Andragogia
Orientador: Fabrício Rios Santos
Formação complementar
2025 - 2025
Núcleos de Segurança do Paciente - estrutura e funcionamento. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, SOBRASP, Brasil.
2025 - 2025
Oficina - Comunicação de Evidências (Semana da Avaliação 2025). (Carga horária: 2h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2022 - 2022
II Jornada do Paciente Seguro. (Carga horária: 14h). , Portal Qualificação, -, Brasil.
2021 - 2021
Curso intensivo em farmacologia aplicada. , Instituto Racine, RACINE, Brasil.
2020 - 2021
Assuntos regulatórios e registro de medicamentos. (Carga horária: 96h). , Instituto Racine, RACINE, Brasil.
2020 - 2020
Regularização de farmácias frente às exigências sanitárias. (Carga horária: 8h). , AF Consult Pharmacy, AFCP, Brasil.
2019 - 2019
Acompanhamento farmacoterapêutico - visão prática. (Carga horária: 4h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2019 - 2019
Gerenciamento de RAMs e IMs em farmácias e drogarias. (Carga horária: 10h). , EADPlus, EADPLUS, Brasil.
2018 - 2018
Acompanhamento farmacoterapêutico. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de capacitação docente sobre elaboração de provas. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Sudoeste Paulista, UNIFSP, Brasil.
2017 - 2017
cuidados farmacêuticos em psicotrópicos. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2017 - 2017
Assuntos regulatórios e registro de produtos médicos. (Carga horária: 8h). , Revisa Cursos Especializados, REVISA, Brasil.
2017 - 2017
Prescrição farmacêutica no manejo de problemas de saúde autolimitados. (Carga horária: 40h). , Conselho Federal de Farmácia, CFF, Brasil.
2017 - 2017
ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA FARMÁCIA COMO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE. (Carga horária: 7h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2016 - 2016
Interações medicamentosas - MIPs. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2016 - 2016
Prescrição farmacêutica - sistema respiratório. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2016 - 2016
cuidados farmacêuticos em saúde do idoso. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2016 - 2016
Assistência Farmacêutica no SUS. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Estado da Saúde - Instituto de Saúde, SES - SP, Brasil.
2015 - 2015
Farmácia clínica. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2014 - 2014
Prescrição farmacêutica - dor, febre e cefaléia. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2010 - 2010
Seleção de medicamentos. (Carga horária: 5h). , Instituto Racine, RACINE, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação da assistência farmacêutica em serviços. (Carga horária: 4h). , Instituto Racine, RACINE, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de pessoas em saúde. (Carga horária: 8h). , Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar - Pró Saúde, PRÓ SAÚDE, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação do HÓRUS. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2007 - 2007
Interações medicamentosas. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2003 - 2003
Introdutório ao Programa Dáder. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2003 - 2003
Interações medicamentosas. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2003 - 2003
Farmácia clínica. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
2002 - 2003
Atenção Farmacêutica. , Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo, CRF-SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Legislação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Cuidado farmacêutico.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Segurança do paciente.
Organização de eventos
Mauren Luciana Estevam . Fórum de prescrição odontológica. 2018. (Outro).
Mauren Luciana Estevam . Farmacêutico na Praça. 2016. (Outro).
Mauren Luciana Estevam . Farmacêutico na Praça. 2014. (Outro).
Mauren Luciana Estevam . Farmacêutico na Praça. 2013. (Outro).
Mauren L. Estevam . Semana de Farmácia e Biomedicina. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Oficina de Inovação da Caderneta Digital de Saúde da Pessoa Idosa. 2025. (Oficina).
Plenária Municipal de Saúde do município de Avaré.O Brasil que temos, o Brasil que queremos. 2023. (Outra).
XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo. Interoperabilidade em Sistemas de Informação de Saúde. 2021. (Congresso).
XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo. Avaliação de trabalhos científicos e relatos de experiências. 2021. (Congresso).
Café com a Educação: extensão universitária. 2019. (Encontro).
ICTQ Station. 2019. (Congresso).
XX Congresso Farmacêutico de São Paulo. Avaliação de trabalhos científicos e relatos de experiências. 2019. (Congresso).
XX Congresso Farmacêutico de SP. 2019. (Congresso).
Fórum de Diretrizes Curriculares - CRFSP. 2018. (Oficina).
XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo. 2017. (Congresso).
XVII Encontro Paulista de Farmacêuticos - CRFSP. 2017. (Encontro).
Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti. 2016. (Outra).
I Fórum de Direitos e Prerrogativas Profissionais - CRFSP. 2016. (Outra).
Seminário de Ética - CRFSP. 2016. (Seminário).
Seminário Influenza com ênfase em H1N1 - CRFSP. 2016. (Seminário).
XVI Encontro Paulista de Farmacêuticos - CRFSP. 2016. (Encontro).
FÓRUM ESTADUAL DE DISCUSSÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA ia. 2015. (Outra).
II Conferência Municipal de Saúde de Paranapanema.Assistência farmacêutica no SUS. 2015. (Outra).
20a Semana Racine. 2010. (Congresso).
Seminário de Saúde Pública - CRF-SP. 2009. (Seminário).
I Encontro de farmacêuticos notificadores do estado de SP - CRF-SP. 2008. (Encontro).
I Oficina Regional de Assistência Farmacêutica no SUS - CRF-PR. 2008. (Oficina).
I Seminário em saúde pública - CRF-SP. 2007. (Seminário).
XV Congresso Paulista de Farmacêuticos - CRFSP. 2007. (Congresso).
III Encontro Paulista de Farmacêuticos - CRFSP. 2003. (Encontro).
XIII Congresso Paulista de Farmacêuticos - CRF-SP. 2003. (Congresso).
I Simpósio de Farmácia - USF.Desenvolvimento de xarope de KI diet e não-cariogênico. 1996. (Simpósio).
I Semana Universitária de Farmácia e Bioquímica da UMC. 1993. (Outra).
Participação em bancas
Mauren Luciana Estevam. Avaliação de trabalhos científicos e relatos de experiências XXI Congresso Farmacêutico CRFSP. 2021. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São paulo.
Orientou
aleitamento materno: orientações e benefícios; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Hepatotoxicidade no etilismo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
HIV na infância; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
O uso de medicamentos para o tratamento de espondilite anquilosante: revisão de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Princípios e tratamento da doença de Crohn e retocolite ulcerativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Whey protein: aspectos gerais e utilização na prática de atividade física; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
dos Santos Figueiredo; Atenção e assistência farmacêutica na hipertensão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Síndrome de Guillain-Barré pós infeccção bacteriana e viral; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Faria; Efeitos da exposição perinatal ao pesticida fipronil sobre o desenvolvimento físico, sensório motor e comportamental da prole jovem de ratos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
ADESÃO DO PACIENTE AO TRATAMENTO DA AIDS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
GESTÃO DE ESTOQUE EM FARMÁCIA HOSPITALAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Estudo dos efeitos da exposição perinatal ao pesticida fipronil sobre o desenvolvimento neurocomportamental da prole adulta de ratos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Reação alérgica a medicamentos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Veiga; LEVANTAMENTO SOBRE O ACESSO, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Caetano; DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA RINITE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Bertuola; ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO USO INDISCRIMINADO DE ANTI-INFLAMATORIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINES) POR IDOSOS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
A CONTRIBUIÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DO IDOSO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Hipertensão pulmonar: fisiopatologia, etiologia e tratamentos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
OSTEOPOROSE E SUAS ALTERNATIVAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Diabetes mellitus tipo I; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Talidomida: renascendo para novos tratamentos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
A importância das ações de farmacovigilância no Brasil e no mundo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Câncer de mama - cuidados especiais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Aceitação e confiança nos medicamentos genéricos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Análise do perfil dos idosos para melhoria no atendimento em farmácias de dispensação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Doença de Chagas no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Suplementação com ácido fólico para gestantes; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Doenças sexualmente transmissíveis; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
A inserção do profissional farmacêutico no PSF; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Tratamentos existentes para o alcoolismo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Atenção farmacêutica na rede pública; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Vitaminas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade Sudoeste Paulista; Orientador: Mauren Luciana Estevam;
Produções bibliográficas
-
ESTEVAM, M. L. ; Nascimento, OR ; Baptista, MS ; Di Mascio, P. ; Fernanda M. Prado ; Faljoni-Alario, A ; Zucchi MR ; Nantes, IL . Changes in the Spin State and Reactivity of Cytochrome c Induced by Photochemically Generated Singlet Oxygen and Free Radicals. The Journal of Biological Chemistry (Print) , v. 279, p. 39214-39222, 2004.
-
GUIDI, A. L. Q. ; Mauren Luciana Estevam . aleitamento materno: orientações e benefícios. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016, Avaré. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016.
-
VIEIRA, C. ; Mauren Luciana Estevam . Hepatotoxicidade no etilismo. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016, Avaré. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016.
-
PEREIRA, D. A. ; Mauren Luciana Estevam . Síndrome de Guillain-Barré pós infeccção bacteriana e viral. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016, Avaré. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016.
-
SILVA, F. B. ; Mauren Luciana Estevam . HIV na infância. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016, Avaré. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016.
-
SBAIS, K. R. C. ; Mauren Luciana Estevam . O uso de medicamentos para o tratamento de espondilite anquilosante: revisão de literatura . In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016.
-
MARTINS, K. M. ; Mauren Luciana Estevam . Princípios e tratamento da doença de Crohn e retocolite ulcerativa. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016, Avaré. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016.
-
ALMEIDA, L. M. B. ; Mauren Luciana Estevam . Whey protein: aspectos gerais e utilização na prática de atividade física. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
FIGUEIREDO, T. L. S. ; Mauren Luciana Estevam . Atenção e assistência farmacêutica na hipertensão. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2016. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
FARIA, C. A. ; Mauren Luciana Estevam . Efeitos da exposição perinatal ao pesticida fipronil sobre o desenvolvimento físico, sensório motor e comportamental da prole jovem de ratos. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
LIMA, C. B. ; Mauren Luciana Estevam . ADESÃO DO PACIENTE AO TRATAMENTO DA AIDS. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
TRINDADE, D. C. ; Mauren Luciana Estevam . GESTÃO DE ESTOQUE EM FARMÁCIA HOSPITALAR. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
MACHADO, F. D. ; Mauren Luciana Estevam . Estudo dos efeitos da exposição perinatal ao pesticida fipronil sobre o desenvolvimento neurocomportamental da prole adulta de ratos. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
ROQUE, F. M. ; Mauren Luciana Estevam . Reação alérgica a medicamentos. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
VEIGA, F. A. ; Mauren Luciana Estevam . LEVANTAMENTO SOBRE O ACESSO, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DE MEDICAMENTOS. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
CAETANO, L. E. A. ; Mauren Luciana Estevam . DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA RINITE. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
BERTUOLA, M. L. ; Mauren Luciana Estevam . ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO USO INDISCRIMINADO DE ANTI-INFLAMATORIOS NÃO ESTEROIDAIS (AINES) POR IDOSOS. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
VERNIER, P. S. ; Mauren Luciana Estevam . Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
CARDOSO, R. V. ; Mauren Luciana Estevam . A CONTRIBUIÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DO IDOSO. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
SHOJI, U. ; Mauren Luciana Estevam . OSTEOPOROSE E SUAS ALTERNATIVAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
ANDRADE, R. P. ; Mauren Luciana Estevam . Hipertensão pulmonar: fisiopatologia, etiologia e tratamentos. In: Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista, 2015. Anais da Semana Acadêmica da Faculdade Sudoeste Paulista.
-
ESTEVAM, M. L. ; Faljoni-Alario, A ; Nantes, IL ; Zucchi MR ; Baptista, MS ; Nascimento, OR ; Di Mascio, P. . Induction of Different Spin States of Cytochrome c Bound to SDS Micelles by Photoexcited Methylene Blue-Generated Singlet Oxygen. In: XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002, Caxambu MG. Livro de Resumos, 2002. v. I. p. 225-225.
-
ESTEVAM, M. L. ; Faljoni-Alario, A ; Zucchi MR ; Baptista, MS ; Nascimento, OR ; Di Mascio, P. ; Yannaconi, YL ; Nantes, IL . Different Spin States of Cytochrome c Induced by Photochemically Generated Singlet Oxygen. In: International Workshop on Spectroscopy for Biology, 2001, São Paulo. Livro de Resumos do Congresso, 2001. v. I. p. 25-25.
-
Mauren Luciana Estevam . Ações do Cuidado Farmacêutico para a promoção do Uso Racional de Medicamentos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESTEVAM, M. L. . Farmacovigilância e segurança do paciente. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Uso racional de medicamentos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Assistência Farmacêutica no SUS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Vacinas em farmácias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Uso racional de medicamentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Uso Racional de Medicamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Medicalização infantil e URM em crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESTEVAM, M. L. . Prescrição farmacêutica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Medicamentos falsificados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CRF SP ; Mauren Luciana Estevam . Medicamentos falsificados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . I Workshop de Farmácia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Assistência farmacêutica no SUS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren L. Estevam ; CRF SP . O Papel das Entidades Farmacêuticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . Uso racional de antibióticos e RDC 20/2011. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Mauren Luciana Estevam . A profissão farmacêutica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ESTEVAM, M. L. . Live 'Fake News na área da Saúde'. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Mauren Luciana Estevam . a profissão farmacêutica. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Mauren Luciana Estevam . Divulgação do evento 'Farmacêutico na Praça'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Mauren Luciana Estevam . Redes de Atenção à Saúde. 2023. (desenvolvimento de material didático).
ESTEVAM, M. L. . avaliação de trabalhos publicados em congresso. 2019. (avaliação de trabalhos).
Mauren Luciana Estevam . Medicalização infantil e uso racional de medicamentos em crianças. 2017. (palestra).
Mauren Luciana Estevam . Projeto pedagógico do curso de Farmácia. 2016. (elaboração de projeto pedagógico).
ESTEVAM, M. L. ; PIFFER, R. C. . II Semana da Biomedicina e Farmácia da Faculdade Sudoeste Paulista. 2011. (Membro da comissão científica da II Semana da Biomedicina e Farmácia da Faculdade Sudoeste Paulista).
Prêmios
2017
Membro honorífico da paz, Rotary Club de Avaré - Expoente.
Histórico profissional
Experiência profissional
2008 - 2024
Prefeitura Municipal da Estância Turística de AvaréVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 30
Atividades
-
03/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde.Serviço realizado, Responsável técnica por farmácia de UBS.
-
03/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde.Serviço realizado, Responsável técnica substituta por almoxarifado da saúde.
-
03/2009 - 08/2010
Direção e administração, Secretaria de Saúde.Cargo ou função, Coordenadora de farmácia.
-
09/2006 - 06/2009
Direção e administração, Farmácia Popular do Brasil.Cargo ou função, Farmacêutica responsável gerente.
2009 - 2024
Faculdade Sudoeste PaulistaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
2014 - 2018
Faculdade Sudoeste PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: membro do Núcleo Docente Estruturante
Atividades
-
07/2017
Ensino, Farmácia clínica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Semiologia
-
08/2009
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Vigilância sanitária e epidemiologia (Farmácia - 40h), Legislação sanitária e profissional (Farmácia - 40h), Bioética e legislação farmacêutica (Farmácia - 40h), Semiologia (Farmácia - 80h)
2022 - Atual
Cordis - Centro de treinamento e capacitação em saúdeVínculo: prestador de serviços, Enquadramento Funcional: ministrante
2019 - Atual
Universidade do Oeste PaulistaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações:
Responsável pela disciplina de Semiologia no curso de Especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
2011 - 2023
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São pauloVínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Delegada regional
2018 - 2021
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São pauloVínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: membro de comissão
Outras informações:
Membro voluntário da CAEF - Comissão Assessora de Educação Farmacêutica
2019 - 2019
Instituto de Ciência, Tecnologia e QualidadeVínculo: eventual, Enquadramento Funcional: docente
Outras informações:
Docente do curso de pós graduação
2005 - 2010
Wizard IdiomasVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
02/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Inglês para nível básico, intermediário e avançado
2006 - 2010
Worktek AvaréVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
03/2006 - 02/2010
Ensino,Disciplinas ministradas, Curso profissionalizante Atendente de Farmácia
2005 - 2006
Instituto Sedes SapientiaeVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
03/2005 - 03/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Farmacologia para o curso Auxiliar e Técnico de Enfermagem
2003 - 2004
Colégio Técnico Rosa MariynVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
01/2004 - 06/2004
Direção e administração, Curso Técnico em Farmácia.Cargo ou função, Supervisora de estágio curso Técnico em Farmácia.
-
01/2004 - 06/2004
Direção e administração, Curso Técnico em Farmácia.Cargo ou função, Coordenadora do curso Técnico em Farmácia.
-
08/2003 - 06/2004
Ensino,Disciplinas ministradas, Deontologia e Legislação para Técnico em Farmácia, Farmacologia para Técnico em Enfermagem, Farmacologia para Técnico em Farmácia
1998 - 1999
DBI Comercial Importação e Exportação LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 40
Outras informações:
- Acompanhamento de procedimentos na área de Neurorradiologia Intervencionista.
- Tradução de bulas e manuais técnicos e elaboração de catálogos dos materiais importados.
- Participação em exposições durante congressos internacionais de Radiologia Intervencionista no Rio de Janeiro e em São Paulo.
- Acompanhamento de fornecedores argentinos e americanos durante suas visitas ao Brasil.
Atividades
-
08/1998 - 10/1999
Serviços técnicos especializados , DBI.Serviço realizado, Farmacêutica responsável.
2001 - 2004
Drogarias FarmaisVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Farmacêutica responsável, Carga horária: 44
Atividades
-
07/2001 - 08/2004
Serviços técnicos especializados , Farmais.Serviço realizado, Responsável técnica por drogaria.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mauren Luciana Estevam e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?