Paula Porrelli Moreira da Silva
Engenheira Agrônoma (ESALQ/USP, 2005), Mestrado (2008, ESALQ/USP), Doutorado (CENA/USP, 2013) e Pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ESALQ-USP, três projetos de pesquisa concluídos em 2015, 2018 e 2020), professora convidada na UERGS em curso de especialização em Agroindústria e Inovação de alimentos, desde janeiro de 2022. Atua nas áreas de ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal, principalmente tecnologias de conservação de frutas e hortaliças (em especial frutas nativas), Tecnologia pós-colheita de produtos hortícolas, desenvolvimento de produtos alimentícios, análise sensorial, planejamento de experimentos (delineamento e análise estatística), Design Thinking voltado para desenvolvimento de produtos alimentícios e Gestão de Projetos. Especialista em Gestão de Projetos (MBA USP/ESALQ, 2020). Professor orientador nos cursos de MBA em Gestão de Projetos e MBA em Agronegócios do PECEGE/ESALQ/USP, desde novembro de 2019, tendo orientado até o momento mais de 70 alunos em trabalhos de conclusão de curso. Indicada ao prêmio de Excelência Acadêmica como orientadora de alunos no curso de Gestão de Projetos do MBA USP/ESALQ, em 2023. Atuou como Pesquisadora responsável de projeto PIPE/FAPESP Desenvolvimento de produtos alimentícios à base de frutas nativas da Mata Atlântica (Fase 1, 2019). Professor Colaborador III pela ESALQ/USP entre 2020 e 2022, atuando nas disciplinas Frutas e Hortaliças, Produtos de Origem Vegetal e Análise Sensorial de Alimentos no Departamento Ciência e Tecnologia de Alimentos, para os cursos de Ciências dos Alimentos e Engenharia Agronômica. Atualmente, mantendo paralelamente atividades de pesquisa, atua como Consultora científica na PreScouter (https://www.prescouter.com/home/) e no desenvolvimento e análises de produtos alimentícios e facilitadora de treinamentos (análise sensorial e Design Thinking, principalmente) na Mudá Pesquisa e Inovação em Alimentos (https://mudainovacao.com.br/). E-mail profissional: pporrelli@alumni.usp.br
Informações coletadas do Lattes em 16/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em energia nuclear na agricultura e ambiente
2009 - 2013
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO- CENA
Título: CONSERVAÇÃO DE POLPA DE JUÇARA (Euterpe edulis) SUBMETIDA À RADIAÇÃO GAMA, PASTEURIZAÇÃO, ATOMIZAÇÃO E LIOFILIZAÇÃO
Marta helena Fillet Spoto. Bolsista do(a): Comissão Nacional Energia Nuclear, CNEN, Brasil.
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2006 - 2008
Universidade de São Paulo
Título: Utilização do palmito basal de pupunha em alternativa ao palmito foliar, visando aumentar o aproveitamento da palmeira Bactris gasipaes
, Ano de Obtenção: 2008.MARTA HELENA FILLET SPOTO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bactris gasipaes; Composição química; Processamento; palmito; análise sensorial.
Especialização em MBA em Gestão de Projetos
2018 - 2020
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Título: Aplicação do ?brainstorming? em grupo como técnica de ideação a fim de prospectar produtos diferenciados a base de frutas da Mata Atlântica
Orientador: Dra. Enise Aragão dos Santos
Pós-doutorado
2019 - 2022
Pós-Doutorado. , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares. , Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos / Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.
2016 - 2019
Pós-Doutorado. , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
2013 - 2015
Pós-Doutorado. , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em Difusão: Escrita científica. (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2021 - 2021
Treinamento online em pesquisa sensorial com consumidores. (Carga horária: 18h). , About Solution, ABOUT, Brasil.
2020 - 2021
Design Thinking para Alimentos. (Carga horária: 30h). , TACTA FOOD SCHOOL, TACTA, Brasil.
2020 - 2020
Desenvolvimento de Alimentos As Service. (Carga horária: 30h). , TACTA Food School, TACTA, Brasil.
2020 - 2020
Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. (Carga horária: 18h). , SAINT PAUL EDUCACIONAL LTDA., SPE LTDA, Brasil.
2020 - 2020
Design Thinking. (Carga horária: 4h). , EDUXE Escola de inovação e gestão da fluidez, EDUXE, Brasil.
2020 - 2020
Design Thinking Online. (Carga horária: 30h). , Echos | Innovation lab, ECHOS, Brasil.
2020 - 2020
Gestão do Processo P&D em alimentos. (Carga horária: 30h). , TACTA FOOD SCHOOL, TACTA, Brasil.
2019 - 2019
Como elaborar um POP. (Carga horária: 20h). , Alimentos OnLine, AOL, Brasil.
2019 - 2019
Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos. (Carga horária: 32h). , Assessoria e Treinamento em Planejamento de Experimentos e Otimização Proje, PROTIMIZA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Minicurso Introdução ao R e R Markdown: teoria e aplicações estatísticas. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Boas Práticas de Fabricação ? BPF. (Carga horária: 60h). , Alimentos OnLine, AOL, Brasil.
2018 - 2018
BPF para Indústria de Conservas Vegetais. (Carga horária: 35h). , Alimentos OnLine, AOL, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Pesquisas acadêmicas na web: nível avançado. , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Métodos estatísticos avançados em Análise Sensorial de Alimentos. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em O que é ORCID? E por que usá-lo?. , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Treinamento da ferramenta ?End Note Basic. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Gerenciamento de resíduos gerados em laboratórios de ensino e e pesquisa. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso Internacional de Pós-Colheita. (Carga horária: 21h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2013 - 2013
III Curso de Tecnologia Pós-colheita em Frutas e Hortaliças. (Carga horária: 42h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2010 - 2012
Extensão universitária em Aula Virtual de Español (AVE). (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Teoria da Cor e Colorimetria aplicada aos Alimento. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Ciencia e Tecnologia de Alimentos (PE), SBCTA - PE, Brasil.
2010 - 2010
SAS Básico. (Carga horária: 20h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2010 - 2010
SAS Estatística Básica. (Carga horária: 16h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2009 - 2009
I Curso de Redação científica. (Carga horária: 24h). , Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA, Brasil.
2008 - 2008
Tratamento de resíduos químicos no laboratório e na indústria. , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento do Programa 5S do Dep Agroindústria.... (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2007 - 2007
Inovações em embalagens e rotulagem de alimentos. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Análise sensorial de alimentos e bebidas e suas aplicações práticas. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
2004 - 2004
XII Curso de resistência a fungicidas - Curso regular. (Carga horária: 6h). , Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", ESALQ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: metodologia científica.
Organização de eventos
SILVA, P.P.M. . Mediadora na palestra: "Recobrimentos comestíveis e óleos essenciais empregados em frutas". 2024. (Outro).
SILVA, P.P.M. . Moderadora no Evento ?Agricultura Familiar, como agregar valor??, no painel com o tema: ?Fabricação de Produtos Artesanais, Gourmetização e Tecnologia de Alimentos. 2023. (Outro).
SILVA, P. P. M. . Sessão de ?Ciência e Tecnologia dos Alimentos 2? na 29ª Edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo ? SIICUSP. 2021. (Outro).
SILVA, P. P. M. . Etapa Internacional do 29° Edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo ? SIICUSP. 2021. (Outro).
SILVA, P. P. M. . Profissional Expositor do Esalqshow 2019. 2019. .
SILVA, P. P. M. . Palestra e prática: cultivo e processamento de pimenta hortícola. 2013. (Outro).
SILVA, P. P. M. . IX Simpósio Saiba Mais Sobre Alimentos e II Workshop da Cadeia do Frio. 2010. (Outro).
SILVA, P.P.M. . Recepção de alunos da E.E. ?Dr. Samuel de Castro Neves? em visita ao programa ?Profissões na ESALQ?. 2010. (Outro).
SILVA, P. P. M. . I Curso de redação científica do LAN. 2009. (Outro).
SILVA, P.P.M. . Monitora das atividades da ?7° Feira de Profissões da USP?. 2007. .
SILVA, P.P.M. . Colaboração na estande da ?Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (AGRISHOW/2005)?. 2005. .
SILVA, P. P. M. . Simpósio de Produção e Comercialização de orquídeas. 2004. (Exposição).
SILVA, P. P. M. . Simpósio de Citricultura: ?Morte súbita? dos citros e tendências?. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Academic Day. 2024. (Outra).
7° Simpósio de Segurança Alimentar: Inovação com sustentabilidade. 2020. (Simpósio).
I Congresso Latino-Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor ? SenseLatam 2020. 2020. (Congresso).
Food Tech Forum: Empreendedorismo e Inovação: como criar um ecossistema de Food Tech de excelência no Brasil. 2019. (Outra).
Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas. 2019. (Oficina).
II Encontro de Frutas Nativas. 2018. (Encontro).
II Encontro de Pós-Doutorandos da USP. 2018. (Encontro).
SIMB2018 & CBMAAA. 2018. (Outra).
XI Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA/USP. 2018. (Simpósio).
1° Semana da Escrita Científica (ESALQ/USP). 2016. (Seminário).
1° Simpósio do Programa de Pós-Doutorandos da Universidade de São Paulo. 2016. (Simpósio).
Workshop Internacional de pós-colheita e IV Reunião da rede HORTYFRESCO. 2016. (Seminário).
16th World Congress of Food Science and Technology: "Adressing Global Food Security and Wellness through Food Science and Technology. 2012. (Congresso).
Seminário Frutas da Mata Atlântica - O sabor da biodiversidade. 2012. (Seminário).
XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos?. 2012. (Congresso).
III Simpósio de ciência e Tecnologia de alimentos, II Seminário de Ciência de Alimentos, IV Congresso do Instituto Nacional de Frutas Tropicais. 2011. (Congresso).
Seminário "Cambuci, uma estratégia Sustentável para a Serra do Mar paulista: políticas públicas, comercialização e produção". 2011. (Seminário).
Terra Madre Brasil II. 2010. (Encontro).
XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. 2010. (Congresso).
8° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos ? SLACA. 2009. (Simpósio).
Simpósio sobre fisiologia e Tecnologia pós-colheita. 2008. (Simpósio).
VII Simpósio saiba Mais Sobre Alimentos. 2008. (Simpósio).
II Workshop internacional de pós-colheita de frutas e III Workshop Internacional de pós-colheita de citros. 2007. (Outra).
Seminário sobre marketing em alimentos e agronegócios. 2007. (Seminário).
VI Simpósio saiba mais sobre alimentos. 2007. (Simpósio).
"Seminário: tecnologia da processos pós-colheita de frutas e hortaliças". 2006. (Seminário).
IV Encontro Nacional sobre processamento mínimo de frutas e hortaliças e I Simpósio Ibero-americano de Vegetais frescos cortados. 2006. (Encontro).
Simpósio de segurança alimentar no setor supermercadista: tend~encias e desafios. 2006. (Simpósio).
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2006. (Congresso).
III Seminário Álvaro Santos Costa de batata, batata-doce e mandioquinha-salsa em homenagem ao Dr. Luiz Salazar. 2005. (Seminário).
I Workshop Internacional de pós-colheita de frutas e do II Workshop Internacional de Pós-colheita de citros. 2004. (Simpósio).
I Simpósio de produção e comercialização Orgânica". 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
CASTILLO, C. J. C.; SELANI, M. M.;SILVA, P.P.M.. Efeito das proantocianidinas da casca de jatobá (Hymenaea courbaril) sobre a qualidade físico-química e sensorial da salsicha de frango armazenada sob refrigeração. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
LAJOLO, F. M.; PURGATTO, E.; Camargo, A.C.;SILVA, P. P. M.. Caracterização de compostos fenólicos de frutas nativas brasileiras e atividade inibitória das enzimas digestórias α-amilase e α-glicosidase. 2022 - Universidade de São Paulo.
BORGES, M. T. M. R.; SILVA, M. A.;SILVA, P.P.M.. Quinoa e amaranto: aspectos gerais, hábito de compra e consumo e cinética de hidratação dos grãos. 2021. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.
PETRUS, R. R.; MALDONADO, R. R.;SILVA, P. P. M.; KAMIMURA, E. S.. Processamento térmico de caldo de cana integral. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia de Alimentos) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo.
VIEIRA, T. M. F. S.;SILVA, P. P. M.; LANNES, S. C. S.; RIBEIRO, A. P. B.. Atividade antioxidante de extratos de própolis verde em sistemas lipídicos emulsionados. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
CANNIATTI-BRAZACA, SOLANGE GUIDOLIN;SILVA, P. P. M.; SELANI, M. M.; BERRUEZO, G. R.. Aproveitamento de subprodutos do processamento de frutas para desenvolvimento de cookies: aspectos físico-químicos, nutricionais, tecnológicos e sensoriais. 2018. Tese (Doutorado em Ciências: Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
PINHO, S. C.;SILVA, P.P.M.; VIEIRA, T. M. F. S.. Desenvolvimento de alimento com alto teor proteico e vitamínico para consumidores seniores: da concepção utilizando ferramenta de design thinking à avaliação da digestibilidade in vitro. 2022 - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, Universidade de São Paulo.
JACOMINO, A. P.; LIMA, G. P. P.;SILVA, P. P. M.. Compostos bioativos em Cambuci (Campomanesia phaea O. Berg Landrum) e uvaia (Eugenia pyriformis Cambess) ? frutas nativas da Mata Atlântica. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
NORDER, L. A. C.; SILVA, M. A.;SILVA, P. P. M.. A Importância da Quinoa e do Amaranto na Alimentação: Uma Revisão da Literatura. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos.
SPOTO, M.H.F.SILVA, P. P. M.; ALMEIDA, R. S. R.. Conservação de polpa de uvaia (Eugenia pyriformis) congelada, pasteurizada e liofilizada. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.; VIEIRA, T. M. F. S.; ALVIM, I. D.. Desenvolvimento de microcápsulas de óleos essenciais de eucalipto para o controle de Rhizopus stolonifer em morango (Fragaria spp.). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Perfil de carotenoides e caracterização da polpa de buriti (Mauritia flexuosa L.) atomizada e liofilizada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Cafés da espécie Coffea arabica L. produzidos no Circuito das Águas Paulista: caracterização física, química e sensorial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.; ARAUJO, L. J. S.. Sistemática para execução de projetos direcionados ao desenvolvimento de métodos analíticos em laboratório farmacêutico. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; BIDINOTTO, J. H.. Áreas de Utilização do Framework Scrum no Gerenciamento de Projetos não Ligados à Área de Software. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; FEITOSA, P. H. A.. Nomadismo Digital e o Home Office um Projeto de Experimentação. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; REBELATTO, D. A. N.. Cronograma na construção eletromecânica tarefas com alto grau de incerteza de tempo. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; GALVAO, L. S.. Panorama das empresas brasileiras que utilizam OKRs em seus planos estratégicos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; BITTI, E. J. S.. Aplicação do ciclo PDCA no cronograma de obras de uma empresa de reformas em São Paulo - SP. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; RUIZ, U. S.. Desenvolvimento de rações próprias em uma granja: desempenho de leitões desmamados e análise econômica da produção. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; MARQUES, P. V.. Gestão de manutenção de máquinas agrícolas em uma fazenda no município de Torixoréu (MT, Brasil). 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; SILVA, I. J. O.. Implementação de processo de quebra e pasteurização de ovos aplicando-se a ferramenta SWOT. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; BAPTISTA, A. S.. As Variedades mais plantadas de Cana de Açúcar na região de Ribeirão Preto-SP. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; MIRANDA, K. O. S.. Limitações, tendências e oportunidades para a ampliação do consumo de bioinsumos por produtores rurais. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.; PIEDADE, S. M. S.. Análise econômica de diferentes requerimentos de fósforo com e sem fitase na dieta de poedeiras comerciais. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.; BACHA, C. J. C.. Diagnóstico ambiental, econômico e social da Cooperativa Agroindustrial Holambra. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; CONSOLI, F. L.. Uma nova interação entre predador e praga: a importância da descoberta de insetos de interesse agrícola. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Metodologia empregada no desenvolvimento do projeto Gatilho do Diesel. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Gerenciamento de Cronograma em projetos de tecnologia para mapeamento e entregas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Explorando a relação entre as Edtechs e a inovação educacional. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. Aplicação da matriz de poder e interesses na gestão de stakeholders internos e externos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Planejamento na Construção Civil: Determinação da Linha de Base de Custos no Projeto de uma Edificação Residencial. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. PMO (Project Management Officer) & Governança em um ambiente de Inovação e Tecnologia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Desafios na Gestão de Cronograma para os Trabalhadores Autônomos: Identificando as Adversidades. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Utilização do ciclo PDCA em um processo de automação de dados. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. Influência da comunicação no gerenciamento de cronograma de projetos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Utilização do Método Scrum para Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Produtos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Comportamento do regime de entreposto aduaneiro na importação de partes e peças em uma cervejaria. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Saúde mental dos estudantes nas escolas públicas: uma análise da manifestação dos sintomas sob a ótica dos professores. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Implementação de modelo de gestão de projetos no setor de PD&I em uma multinacional alimentícia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. utilização do Kanban desenvolvido no Microsoft Planner como ferramenta de gerenciamento de projetos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Aplicação do ciclo PDCA em uma empresa de tecnologia de grande porte. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. A eficácia da aplicação de ferramentas de gestão de projetos nas obras da construção civil. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Viabilidade e Estratégias de Construção Sustentável para Habitações Impressas em 3D com Utilização de Materiais Alternativos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Design Thinking? como metodologia para concepção de um programa de intraempreendedorismo. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. Gerenciamento de escopo em projeto de consultoria do setor público brasileiro. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Implementação da automatização no processo de logística de uma empresa de material de construção. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. Planejamento analítico para a implementação de serviços ?pet care? em condomínios inteligentes. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. Aplicação do modelo de Tidd e Bessant para modernização do sistema de monitoramento de peneiramento de matérias-primas (coque, sinter, pelota e minério). 2023 - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Desenvolvimento de fluxo de homologação de terceiros em uma indústria de embalagem por meio de ferramentas de Gestão de Projetos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Canvas Proposta de Valor como metodologia para validação de um produto para treinamento corporativo de instituições de saúde. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Implementação de um Plano de Gerenciamento de Projetos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. A experiência da gamificação estruturada no Ciclo PDCA aplicada como ferramenta de engajamento de colaboradores. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Gerenciamento de peças via aplicativo em um departamento de manutenção de máquinas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Maturidade em gerenciamento de projetos aplicado no setor automotivo um estudo de caso. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.. Implementação de projeto para capacitação profissional de um grupo diverso em Search Engine Optimization (S.E.O.). 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. A importância do mapeamento recorrente de saúde emocional dentro das empresas de saúde. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.. Aplicação do 5W2H e do Diagrama de Ishikawa na Melhoria Contínua de produtos plásticos. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.; RIBEIRO, M. L.. Estrutura Analítica do Projeto para desenvolvimento de projeto Aeronáutico. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.; COSTA, B. K.. Gerenciamento de atividades relacionadas a um projeto de casamento?. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; TORRES JUNIOR, A. S.. Projeto para redimensionamento de estrutura física de uma concessionária de veículos. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; PIAO, R. C. S.. Viabilidade econômica para a implantação de irrigação no modelo pivô, no cultivo da soja na Bahia. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; SHIROTA, R.. Implantação de fruticultura no contexto da agricultura familiar: Plano de Ação 5W2H e Análise SWOT. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; MELLO, P. C.. Aplicação da metodologia ágil na gestão de projetos construtivos e comerciais em grandes empresas. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.; VALERIO, M. A. G.. Implementação da Norma ANSI/EIA-649: abordagem por gestão de projetos. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; BITTI, E. J. S.. Análise estratégica de expansão no varejo pelo uso da matriz SWOT e do ciclo PDCA. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; CONSOLETTI, R. M. F. O.. Pequenas Propriedades Rurais: A importância do investimento em infraestrutura interna para o desenvolvimento e crescimento. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; MENDONCA, F. C.. O uso do software Prodap Views na Fazenda Nossa Senhora das Graças (Caarapó/MS, Brasil). 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; PILAU, F. G.. Cultivo de avocado realizado por médios produtores agrícolas no estado de São Paulo. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; KHATOUNIAN, C. A.. O manejo de lagartas na soja e o impacto do avanço da Intacta no uso de defensivos. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; MARQUES, P. V.. Sistema de interação e comercialização de Insumos agrícolas - Agroback. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; SILVA, M. V.. Embalagens sustentáveis para alimentos: alternativa ao menor consumo de plástico?. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; NOVEMBRE, A. D. L. C.. Características físicoquímicas de soluções aquosas com óleos minerais e vegetais empregados na agricultura. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P.P.M.; PINHEIRO, J. B.. Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para detecção de doenças em plantas causadas por insetos. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, P. P. M.; SILVA, M. V.. Comércio internacional de alimentos: os LMRs funcionam como barreiras ao comércio com a União Europeia?. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
RODRIGUES, R. R.;SILVA, P. P. M.. Planejamento Estratégico para Exploração de Propriedade Rural no Bioma Amazônia (Brasil). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
JACOMINO, A. P.;SILVA, P. P. M.. Otimização de processos de controle de estoque de insumos agrícolas em empresa rural sediada no Mato Grosso (Brasil). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SILVA, I. J. O.;SILVA, P. P. M.. Planejamento estratégico no parque de máquinas de uma unidade de produção do Mato Grosso (Brasil). 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
CARETA, C. B.;SILVA, P. P. M.. Design thinking na inovação tecnológica agronômica: o caso do Adubô, fertilizante organomineral para uso doméstico. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
SPOLADOR, H. F. S.;SILVA, P. P. M.. Aplicação de abordagem ágil e interativa no desenvolvimento de um serviço para a pecuária. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
MARTINES FILHO, J. G.;SILVA, P. P. M.. Perfil de permissionários e características de comercialização de frutas no Entreposto Terminal de São Paulo, SP, Brasil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES.
CESAR, A. S. M.;SILVA, P. P. M.; PIAN, L. W.. Desperdícios de alimentos no Brasil: uma revisão bibliográfica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.; MAFFE, D. F.. Tendências da alimentação e a influência de mídias sociais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA. Trabalho de Conclusão de curso apresentado pela aluna de graduação em Ciências dos Alimentos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.; MIATELLO, B.. Consumer insights no desenvolvimento de produtos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Etapas para o desenvolvimento de um suplemento alimentar probiótico: Uma análise regulatória. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Otimização e validação do processo de desidratação híbrida (osmótica combinada à convectiva) de cereja-do-Rio-Grande. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.; VIEIRA, T. M. F. S.. Tendências e inovações no mercado de snacks. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.SPOTO, M.H.F.; ALMEIDA, R. S. R.. Abordagem Design Thinking aplicada à pesquisa e desenvolvimento de um alimento inovador a base de hortifrutícolas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; TOLEDO, N. M. V.. Desenvolvimento e análise sensorial de polpa de pitaya congelada (simples e mista). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.SPOTO, M.H.F.; CESAR, A. S. M.. Desidratação osmótica de Frutas Nativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SPOTO, M. H. F.;SILVA, P.P.M.; BIAZOTTO, ANAÍLE M.. Atividade antifúngica do óleo essencial de Eucalyptus staigeriana no controle do mofo cinzento em tomates (Solanum spp). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
REZENDE, J. A. M.; CESAR, A. S. M.;SILVA, P. P. M.. Danos pós-colheita causados por groundnut ringspot virus (GRSV) e Physalis rugose mosaic virus (PhyRMV) em frutos de Physalis peruviana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; VIEIRA, T. M. F. S.; PRANDO, J. S.. Tendências da alimentação de 2020 ante e pós - Pandemia de COVID-19 no Brasil: Uma análise. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
VIEIRA, T. M. F. S.;SILVA, P. P. M.; PRANDO, J. S.. Consumo de alimentos na pandemia de COVID -19 no Brasil ? Pesquisa com o consumidor. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.; SPOTO, M. H. F.; MANDRO, GABRIELA FERNANDA. Conservação de polpa de grumixama (Eugenia brasiliensis Lam.) pasteurizada submetida ao congelamento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
JACOMINO, A. P.;DA SILVA, P.P.M.. Capacidade antioxidante em acessos de grumixama (Eugenia brasiliensis). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; SPOTO, M. H. F.. Efeito da perda de massa e água na qualidade de pêssegos cv. BRS Rubimel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; Biazotto, A.M.; SPOTO, M. H. F.. Eficiência antifúngica do óleo essencial de Eucalyptus urograndis no controle da antracnose causada por Colletotrichum acutatum em morangos (Fragaria spp.). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.. Polifenol oxidase de cana-de-açúcar como fator de qualidade para produção de açúcar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.. Determinação do Quociente Respiratório do Cambuci (Campomanesia phea O. Berg Landrum) para desenvolvimento de tecnologias pós-colheita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Obtenção de Nanocelulose do Bagaço de laranja. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; BERNO, N. D.;SPOTO, M.H.F.. Obtenção e Caracterização de farinha de cenoura amarela por secagem em estufa e liofilização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos Alimentos) - Universidade de São Paulo.
SILVA, P. P. M.; OLIVEIRA, J.; SPOTO, MARTA HF. Capacidade antifúngica do óleo essencial de Lippia sidoides no controle da antracnose em abacates (Persea americana Mill). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo.
SILVA, P. P. M.; Camargo, A.C.. Composição química de subprodutos da agroindústria de uva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
DA SILVA, PPM; SPOTO, M. H. F.; OLIVEIRA, J.. Caracterização e tempo de vida útil da farinha de polpa de jatobá (Hymenaea stilbocarpa) submetida a diferentes doses de irradiação para desenvolvimento de biscoitos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; BERNO, N. D.; KLUGE, R. A.. 1-Metilciclopropeno na conservação de figos "Roxo de Valinhos" armazenados em temperatura ambiente e refrigeração. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, PAULA PM; PESSOA, C. O.;SPOTO, M.H.F.. Aplicação do etileno em diferentes períodos do armazenamento refrigerado de ameixa 'Glufblaze' tratada com 1-metilciclopropeno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, PAULA PMSPOTO, M.H.F.; CRUZ, S. H.. Desenvolvimento de licor de caju: aproveitamento do pedúnculo de caju para produção de cajuína. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; BRAZACA, S. G.;SPOTO, M.H.F.. Caracterização sensorial e correlações físicas e químicas de polpa de juçara congelada e pasteurizada pós-embalagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; Leme Castelucci, A. C.;SPOTO, M.H.F.. Qualidade de camu-camu (Myrciaria dubia) refrigerado em diferentes embalagens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; GLORIA, E. M.;SPOTO, M.H.F.. Avaliação da qualidade pós-colheita e da capacidade antioxidante de camu-camu (Myrciaria dubia) em diferentes estadios de maturação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; VIEIRA, T. M. F. S.. Valorização da borra de café solúvel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.; VIEIRA, T. M. F. S.. Uso da metodologia de superficie de resposta na produção de extratos com atividade antioxidante a partir de borra de café solúvel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
Porrelli M da Silva, PaulaSPOTO, M.H.F.; Sturion, G. L.. Subsídios à implementação de um Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - APPCC na produção de creme de açaí ("açaí na tigela") em serviços de alimentação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências dos Alimentos) - Universidade de São Paulo.
SILVA, P. P. M.. Pasteurização de polpa de juçara (Euterpe edulis) em tacho aberto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P. P. M.. Extração do óleo da semente de Jacaratia spinosa e sua caracterização física e quimica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto Superior de Ciências Aplicadas.
SILVA, P. P. M.; CESAR, A. S. M.. Defesa do projeto de Estágio Profissionalizante da aluna de graduação em Ciências dos Alimentos Giovanna Soggiatti Burger. 2024. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na XIII ALIMENTEC - Mostra de Projetos de Inovações e Tecnologias da Fatec Piracicaba.. 2024. Faculdade de tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan".
SILVA, P.P.M.; CRISTINA CASEMIRO, RENATA. Defesa do Estágio Profissionalizante da aluna de graduação Elvira Verônica Vitti, do Curso Ciências dos Alimentos. 2023. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
CESAR, A. S. M.;SILVA, P.P.M.; FANALLI, S. L.. Defesa do Estágio Profissionalizante da aluna Débora de Campos, do Curso Ciência dos Alimentos. 2023. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Defesa do Estágio Profissionalizante da aluna Lorena Otaviani Bergamo de Oliveira do curso de graduação em Ciências dos Alimentos. 2023. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Defesa do Estágio Profissionalizante da aluna Laura Woigt Pian, do Curso Ciência dos Alimentos. 2023. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Defesa do Estágio Profissionalizante da aluna Paula Nasato Benatti, do Curso Ciência dos Alimentos. 2023. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na XI ALIMENTEC - Mostra de Projetos de Inovações e Tecnologias da Fatec Piracicaba. 2023. Faculdade de Tecnologia FATEC Piracicaba.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora no 29º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2021. Universidade de São Paulo.
SILVA, P. P. M.. Avaliadora no 28º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2020. Universidade de São Paulo.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na X Mostra de Projetos ALIMENTEC. 2019. Faculdade de Tecnologia FATEC Piracicaba.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na II Mostra Acadêmica dos Projetos de desenvolvimento de produtos de panificação com ênfase na saudabilidade. 2019. Faculdade de Tecnologia FATEC Piracicaba.
SILVA, P. P. M.. Avaliadora no 27º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2019.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora no 26º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2018. Universidade de São Paulo.
SILVA, P. P. M.. Avaliadora na IX Mostra de Projetos Agroin da Fatec Piracicaba Deputado Roque Trevisan. 2017. Faculdade de tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan".
SILVA, P.P.M.. Avaliadora no 25º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2017. Universidade de São Paulo.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na VII Mostra de Projetos ? AGROinFATEC. 2016. Faculdade de Tecnologia FATEC Piracicaba.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora no 24º SIICUSP ? Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2016. Universidade de São Paulo.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora dos Trabalhos Finais da Disciplina de Análise de Alimentos do Curso de Ciências dos Alimentos. 2015. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".
SILVA, P.P.M.. Avaliadora no 23° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2015. Universidade de São Paulo.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora no 22° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2014. Universidade de São Paulo.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na seção "Pôsteres" do 19° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2011. Universidade de São Paulo.
SILVA, P.P.M.. Avaliadora na seção "Pôsteres" do 18° SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP). 2010. Universidade de São Paulo.
Orientou
Áreas de Utilização do Framework Scrum no Gerenciamento de Projetos não Ligados à Área de Software; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Cronograma na construção eletromecânica tarefas com alto grau de incerteza de tempo; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação do ciclo PDCA no cronograma de obras de uma empresa de reformas em São Paulo - SP; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Nomadismo Digital e o Home Office um Projeto de Experimentação; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Panorama das empresas brasileiras que utilizam OKRs em seus planos estratégicos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
(Re)planejar para avançar: metodologias ágeis no processo de ensino-aprendizagem; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Gerenciamento de Cronograma em Projetos de Tecnologia para Mapeamento e Entregas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Explorando a relação entre as Edtechs e a inovação educacional; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação da matriz de poder e interesses na gestão de stakeholders internos e externos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Planejamento na Construção Civil: Determinação da Linha de Base de Custos no Projeto de uma Edificação Residencia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
PMO (Project Management Officer) & Governança em um ambiente de Inovação e Tecnologia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Desafios na Gestão de Cronograma para os Trabalhadores Autônomos: Identificando as Adversidades; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Utilização do ciclo PDCA em um processo de automação de dados; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Influência da comunicação no gerenciamento de cronograma de projetos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Utilização do Método Scrum para Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento de Produtos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Comportamento do regime de entreposto aduaneiro na importação de partes e peças em uma cervejaria; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Saúde mental dos estudantes nas escolas públicas: uma análise da manifestação dos sintomas sob a ótica dos professores; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Implementação de modelo de gestão de projetos no setor de PD&I em uma multinacional alimentícia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
A utilização do Kanban desenvolvido no Microsoft Planner como ferramenta de gerenciamento de projetos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação do ciclo PDCA em uma empresa de tecnologia de grande porte; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
A eficácia da aplicação de ferramentas de gestão de projetos nas obras da construção civil; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Viabilidade e Estratégias de Construção Sustentável para Habitações Impressas em 3D com Utilização de Materiais Alternativos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Design Thinking? como metodologia para concepção de um programa de intraempreendedorismo; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Gerenciamento de escopo em projeto de consultoria do setor público brasileiro; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Metodologia empregada no desenvolvimento do projeto Gatilho do Diesel; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Implementação da automatização no processo de logística de uma empresa de material de construção; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Planejamento analítico para a implementação de serviços ?pet care? em condomínios inteligentes; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação do modelo de Tidd e Bessant para modernização do sistema de monitoramento de peneiramento de matérias-primas (coque, sinter, pelota e minério); 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Desenvolvimento de fluxo de homologação de terceiros em uma indústria de embalagem por meio de ferramentas de Gestão de Projetos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Canvas Proposta de Valor como metodologia para validação de um produto para treinamento corporativo de instituições de saúde; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Implementação de um Plano de Gerenciamento de Projetos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
A experiência da gamificação estruturada no Ciclo PDCA aplicada como ferramenta de engajamento de colaboradores; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Gerenciamento de peças via aplicativo em um departamento de manutenção de máquinas; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Maturidade em gerenciamento de projetos aplicado no setor automotivo um estudo de caso; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Implementação de projeto para capacitação profissional de um grupo diverso em Search Engine Optimization (S; E; O; ); 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
A importância do mapeamento recorrente de saúde emocional dentro das empresas de saúde; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação do 5W2H e do Diagrama de Ishikawa na Melhoria Contínua de produtos plásticos; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Estrutura Analítica do Projeto para desenvolvimento de projeto Aeronáutico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Gerenciamento de atividades relacionadas a um projeto de casamento; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Projeto para redimensionamento de estrutura física de uma concessionária de veículos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Viabilidade econômica para a implantação de irrigação no modelo pivô, no cultivo da soja na Bahia; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Implantação de fruticultura no contexto da agricultura familiar: Plano de Ação 5W2H e Análise SWOT; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação da metodologia ágil na gestão de projetos construtivos e comerciais em grandes empresas; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Implementação da Norma ANSI/EIA-649: abordagem por gestão de projetos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Pequenas Propriedades Rurais?: A importância do investimento em infraestrutura interna para o desenvolvimento e crescimento; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Análise estratégica de expansão no varejo pelo uso da matriz SWOT e do ciclo PDCA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Cultivo de avocado realizado por médios produtores agrícolas no estado de São Paulo; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Embalagens sustentáveis para alimentos: alternativa ao menor consumo de plástico?; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Sistema de interação e comercialização de Insumos agrícolas - Agroback; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Características físico-químicas de soluções aquosas com óleos minerais e vegetais empregados na agricultura; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
O uso do software Prodap Views na Fazenda Nossa Senhora das Graças (Caarapó/MS, Brasil); 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para detecção de doenças em plantas causadas por insetos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
O manejo de lagartas na soja e o impacto do avanço da Intacta no uso de defensivos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Projetos EAD) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Oportunidades e desafios de projetos de inovação aberta em uma empresa pública brasileira de pesquisa agropecuária; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Comércio internacional de alimentos: os LMRs funcionam como barreiras ao comércio com a União Europeia?; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Planejamento Estratégico para Exploração de Propriedade Rural no Bioma Amazônia (Brasil); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Otimização de processos de controle de estoque de insumos agrícolas em empresa rural sediada no Mato Grosso (Brasil); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Design thinking na inovação tecnológica agronômica: o caso do Adubô, fertilizante organomineral para uso doméstico; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Perfil de permissionários e características de comercialização de frutas no Entreposto Terminal de São Paulo, SP, Brasil; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Aplicação de abordagem ágil e interativa no desenvolvimento de um serviço para a pecuária; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Planejamento estratégico no parque de máquinas de uma unidade de produção do Mato Grosso (Brasil); 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Agronegócios) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Escopo e estrutura analítica do projeto para a implementação da lei geral de proteção de dados em loja varejista do ramo ótico; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
'EAP para projetos de arquitetura; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
'Planejamento de planta de canteiro de obras empregando-se o Systematic Layout Planning; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
'Teatro Digital: contribuições do Design Thinking para a formação de plateias online; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
'A aplicação do modelo de Rozenfeld no desenvolvimento de inovação em produto domissanitário; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos) - INSTITUTO DE PESQUISAS E EDUCACAO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTAO DE EMPRES; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Hortaliças processadas ? fatores que levam ao escurecimento, perda de vácuo e estufamento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária Alimen) - Ensino e Qualificação Superior; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Otimização e validação do processo de desidratação híbrida (Osmótica combinada à convectiva) de cereja-do-rio-grande; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Desenvolvimento de produtos alimentícios a base de frutas nativas da Mata Atlântica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Escarola (Chicorium endivia var; latifolia L; ) minimamente processada em diferentes embalagens; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências dos alimentos) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Banco Santander; Orientador: Paula Porrelli Moreira da Silva;
Produções bibliográficas
-
PEIXOTO ARAUJO, NAYARA MACÊDO ; BERNI, PAULO ; ZANDONÁ, LAIS RAMALHO ; TOLEDO, NATALY MARIA VIVA DE ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; TOLEDO, ANGÉLICA APARECIDA DE ; MARÓSTICA JUNIOR, MÁRIO ROBERTO . Potential of Brazilian berries in developing innovative, healthy, and sustainable food products. Sustainable Food Technology , v. 1, p. 1-25, 2024.
-
OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; PARISI, M.C.M. ; BAGGIO, J.S. ; GLORIA, E.M. ; SPOTO, M.H.F. . Effect of carboxymethylcellulose-based edible coatings incorporating essential oil on Botrytis cinerea and strawberry attributes. SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 330, p. 113024, 2024.
-
ANTONIA, BARBARA DELLA ; DE OLIVEIRA, JACQUELINE ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; DOS MARES BIAZOTTO, ANAÍLE ; DE TOLEDO, NATALY MARIA VIVA ; DA GLÓRIA, EDUARDO MICOTTI ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Positive effect of lippia sidoides essential oil associated with carboxymethylcellulose in the control of anthracnose in avocado. Food Production, Processing and Nutrition , v. 6, p. 1, 2024.
-
VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA ; MAGANHA GOUVÊA, JULIO ; PORRELLI MOREIRA DA SILVA, PAULA ; JACOBASSI, GUSTAVO CANDIDO ; MORETTI DE ANDRADE, THIAGO ANTONIO . Pesquisa do consumo de própolis durante a pandemia de COVID-19. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM (Uniara) , v. 27, p. 38-44, 2024.
-
FERREIRA, BIANCA NICOLETTI ; BETTANI, SILVIA RAQUEL ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; BARACAT, MIGUEL NASCIMENTO DA SILVA ; SILVA, JOÃO HENRIQUE DO NASCIMENTO E ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Análise físico-química e sensorial do café torrado e moído tradicional e extraforte. Revista brasileira de tecnologia agroindustrial , v. 17, p. 4080, 2023.
-
KRAIDE, HERON DELGADO ; CARMO, EIKE YUDI NISHIMURA ; ESQUIVEL'FARIÑA, ARNALDO ; FERRO, CAMILA GEOVANA ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; REZENDE, JORGE ALBERTO MARQUES . Effects of physalis rugose mosaic and groundnut ringspot viruses, in single and double infections, on the development, yield and postharvest fruit characteristics of plants. PLANT PATHOLOGY , v. 00, p. 1-7, 2023.
-
MARTINEZ, MARCELA ; SANTOS, CAMILA PEIXOTO DOS ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA ; CARRILHO, ELMA NEIDE VASCONCELOS MARTINS ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET ; CIARROCCHI, ISABELLA ROCHA ; SALA, FERNANDO CESAR . Agronomic, physical-chemical and sensory evaluation of pepper hybrids (Capsicum chinense Jacquin). SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 277, p. 109819, 2021.
-
PEREIRA, JOSÉ MAURÍCIO ; STOLF, RUBISMAR ; DA SILVA, JOSÉ DA CONCEIÇÃO BARBOSA ; VICENTINI-POLETTE, CAROLINA M. ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; BIAZOTTO, ANAÍLE M. ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA ; SALA, FERNANDO CESAR . Agronomic, physicochemical, and sensory characteristics of fruit of Biquinho pepper cultivated with liquid biofertilizer. SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 288, p. 110348, 2021.
-
Leme Castelucci, A. C. ; DA SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Bioactive compounds and in vitro antioxidant activity of pulps from fruits from the Brazilian atlantic forest. ACTA SCIENTIARUM. TECHNOLOGY (ONLINE) , v. 42, p. e44503, 2020.
-
Leme Castelucci, A. C. ; DE TOLEDO, NATALY MARIA VIVA ; JULIANO, F. F. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M. H. F. . Influence of processing on the phenolic compounds of feijoa pulp (Feijoa sellowiana). Journal of Food Bioactives , v. 11, p. 66, 2020.
-
DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; DE OLIVEIRA, JACQUELINE ; BIAZOTTO, ANAÍLE DOS MARES ; PARISI, MARISE MARTINS ; DA GLÓRIA, EDUARDO MICOTI ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Essential oils from Eucalyptus staigeriana F. Muell. ex Bailey and Eucalyptus urograndis W. Hill ex Maiden associated to carboxymethylcellulose coating for the control of Botrytis cinerea Pers. Fr. and Rhizopus stolonifer (Ehrenb.:Fr.) Vuill. in strawberries. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 156, p. 112884, 2020.
-
OLIVEIRA, J. ; GLORIA, E.M. ; PARISI, M.C.M. ; BAGGIO, J.S. ; SILVA, P.P.M. ; AMBROSIO, C.M.S. ; SPOTO, M.H.F. . Antifungal activity of essential oils associated with carboxymethylcellulose against Colletotrichum acutatum in strawberries. SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 243, p. 261-267, 2019.
-
OLIVEIRA, J. ; PARISI, M.C.M. ; BAGGIO, J.S. ; SILVA, P.P.M. ; PAVIANI, B. ; SPOTO, M.H.F. ; GLORIA, E.M. . Control of Rhizopus stolonifer in strawberries by the combination of essential oil with carboxymethylcellulose. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD MICROBIOLOGY , v. 292, p. 150-158, 2019.
-
ZILLO, RAFAELA REBESSI ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET ; MARTIN, JOSÉ GUILHERME PRADO . Camu-camu harvested with reddish-green peel preserves its physicochemical characteristics and antioxidant compounds during cold storage. Brazilian Journal of Food and Technology , v. 22, p. e2017060, 2019.
-
ZILLO, RAFAELA REBESSI ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; DE OLIVEIRA, JACQUELINE ; DA GLÓRIA, EDUARDO MICOTTI ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Carboxymethylcellulose coating associated with essential oil can increase papaya shelf life. SCIENTIA HORTICULTURAE , v. 239, p. 70-77, 2018.
-
PAPA SPADA, FERNANDA ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; MANDRO, GABRIELA FERNANDA ; MARGIOTTA, GREGÓRIO BORGHESE ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET ; CANNIATTI-BRAZACA, SOLANGE GUIDOLIN . Physicochemical characteristics and high sensory acceptability in cappuccinos made with jackfruit seeds replacing cocoa powder. PLoS One , v. 13, p. e0197654, 2018.
-
PORRELLI MOREIRA DA SILVA, PAULA ; CRISTINA CASEMIRO, RENATA ; JOSÉ, GUILHERME PRADO MARTIN ; FRANCISCO CARMO, LEANDRO ; GROPPO-ORTIZ, VANESSA ; Helena Fillet Spoto, Marta . Biochemical and sensory properties of Juçara pulp submitted to gamma radiation. Communications in Plant Sciences , v. 8, p. 62-68, 2018.
-
SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; MARTIN, JOSÉ GUILHERME PRADO ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Effect of gamma radiation and pasteurization on the shelf-life of juçara pulp (Euterpe edulis). ACTA AGRONOMICA , v. 67, p. 471-478, 2018.
-
Zillo, R.R. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; JULIANO, F. F. ; Costa, M. H. . Stability of postpackage pasteurized camu-camu pulp. BRAZILIAN JOURNAL OF FOOD RESEARCH , v. 9, p. 92, 2018.
-
PINA, C. A. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M. H. F. ; CRUZ, S. H. . Desenvolvimento de licor de caju utilizando cajuína e aroma de caju. Brazilian Journal of Food Research , v. 9, p. 82-95, 2018.
-
DE TOLEDO, NATALY MARIA VIVA ; NUNES, LARISSA PEIXOTO ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET ; CANNIATTI-BRAZACA, SOLANGE GUIDOLIN . Influence of pineapple, apple and melon by-products on cookies: physicochemical and sensory aspects. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 52, p. 1185-1192, 2017.
-
BRUZANTIN, F.P. ; DANIEL, J.L.P. ; DA SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M.H.F. . Physicochemical and sensory characteristics of fat-free goat milk yogurt added to stabilizers and skim milk powder fortification. Journal of Dairy Science , v. 99, p. 3316-3324, 2016.
-
GALLI, BRUNO DOMINGUES ; MARTIN, JOSÉ GUILHERME PRADO ; DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; PORTO, ERNANI ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Sensory quality of Camembert-type cheese: Relationship between starter cultures and ripening moulds. International Journal of Food Microbiology , v. 234, p. 71-75, 2016.
-
PROSPERO, EVANILDA TERESINHA PERISSINOTTO ; DA SILVA, PPM ; SPOTO, M.H.F. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, NUTRICIONAL E DE COMPOSTOS VOLÁTEIS DE FRUTOS DE Jacaratia spinosa PROVENIENTES DE TRÊS REGIÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO-BRASIL. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial , v. 10, p. 2066-2082, 2016.
-
SOARES, C. D. F. ; SILVA, P. P. M. ; PESSOA, C. O. ; SPOTO, M. H. F. ; KLUGE, R. A. . Processamento mínimo de espinafre Nova Zelândia. Revista Iberoamericana de Tecnologia Postcosecha , v. 17, p. 296, 2016.
-
TEZOTTO-ULIANA, JAQUELINE V. ; SILVA, PAULA P. M. DA ; KLUGE, RICARDO ALFREDO ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Gamma Radiation in Plant Foods. Revista Virtual de Química , v. 7, p. 267-277, 2015.
-
TEZOTTO-ULIANA, JAQUELINE V. ; KLUGE, RICARDO ALFREDO ; SILVA, PAULA P. M. DA . Physiological and Environmental Aspects of Photosynthesis. Revista Virtual de Química , v. 7, p. 56-73, 2015.
-
PROSPERO, EVANILDA TERESINHA PERISSINOTTO ; Porrelli M da Silva, Paula ; MARTIN, J. G. P. ; SPOTO, M. H. F. . Processamento tecnológico do ?doce de jaracatiá em calda? de frutos de três regiões do estado de São Paulo: avaliação de suas qualidades físico-químicas e sensoriais. Bioenergia em Revista: Diálogos , v. 5, p. 18-35, 2015.
-
KLUGE, RICARDO ALFREDO ; TEZOTTO-ULIANA, JAQUELINE V. ; SOARES, C. D. F. ; PAULA, J. T. ; PESSOA, C. O. ; BERNO, N. D. ; SILVA, PAULA P. M. DA . Fatores que afetam a qualidade sensorial de produtos de IV e V gama. Revista Iberoamericana de Tecnologia Postcosecha , v. 16, p. 173, 2015.
-
DA SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA ; CASEMIRO, RENATA CRISTINA ; ZILLO, RAFAELA REBESSI ; DE CAMARGO, ADRIANO COSTA ; PROSPERO, EVANILDA TERESINHA PERISSINOTTO ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Sensory descriptive quantitative analysis of unpasteurized and pasteurized juçara pulp ( Euterpe edulis ) during long-term storage. Food Science & Nutrition , v. 2, p. n/a-n/a, 2014.
-
OLIVEIRAI, JACQUELINE DE ; SILVA, IGOR GALVÃO ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Atmosfera modificada e refrigeração para conservação pós-colheita de camu-camu. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 44, p. 1126-1133, 2014.
-
ARAUJO, JACQUELINE C ; SILVA, PAULA PM ; TELHADO, SAMUEL FP ; SAKAI, ROGÉRIO H ; SPOTO, MARTA HF ; MELO, PAULO CT . Physico-chemical and sensory parameters of tomato cultivars grown in organic systems. Horticultura Brasileira (Impresso) , v. 32, p. 205-209, 2014.
-
JULIANO, F. F. ; SILVA, PAULA PM ; CASEMIRO, R.C. ; Costa, M. H. ; SPOTO, M. H. F. . Polpa de camu-camu liofilizada e armazenada em diferentes embalagens. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial , v. 08, p. 1374-1384, 2014.
-
ZANATTA, S. ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; Costa, M. H. ; SPOTO, M. H. F. ; GROPPO ORTIZ, V. D. . Qualidade sensorial de néctar de camu-camu produzido com polpa pasteurizada pós-embalagem armazenada em diferentes temperaturas. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Online) , v. 32, p. 239-248, 2014.
-
ZILLO, R. R. ; SILVA, P. P. M. ; ZANATTA, S. ; SPOTO, M. H. F. . PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E SENSORIAIS DE POLPA DE UVAIA (EUGENIA PYRIFORMIS) SUBMETIDAS À PASTEURIZAÇÃO. Bioenergia em Revista: Diálogos , v. 4, p. 20-33, 2014.
-
SILVA, P. P. M. ; CARMO, L. F. ; SILVA, G. M. ; SILVEIRA-DINIZ, M. F. ; CASEMIRO, R.C. ; SPOTO, M.H.F. . Physical, chemical, and lipid composition of juçara (Euterpe edulis) pulp. Alimentos e Nutrição (Online) , v. 24, p. 100, 2013.
-
Zillo, R.R. ; SILVA, P. P. M. ; ZANATTA, S. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . QUALIDADE FÍSICO - QUÍMICA DA FRUTA IN NATURA E DA POLPA DE UVAIA CONGELADA. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 15, p. 293-298, 2013.
-
ALESSI, E. S. ; CARMO, L. F. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. . Processo produtivo de tomate seco obtido em secador solar e em estufa, a partir de mini tomates congelados. Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial , v. 7, p. 1049-1061, 2013.
-
OLIVEIRA, J. ; Leme Castelucci, A. C. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. ; SPOTO, M.H.F. . Polpa de camu-camu (Myrciaria dubia) submetida à radiação gama. Acta Agronomica , v. 62, p. 7-12, 2013.
-
Porrelli M da Silva, Paula ; CARMO, L. F. ; SILVA, G. M. ; AOKI, P. F. S. ; SPOTO, M.H.F. . Processamento mínimo de palmito juçara embalado em salmoura acidificada. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 33, p. 219-226, 2012.
-
SILVA, P. P. M. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; CARMO, L. F. ; SILVA, G. M. ; Walder, J.M.M. ; SPOTO, M.H.F. . Determinação do valor D10 para Escherichia coli em polpa de juçara irradiada.. Alimentos e Nutrição (Online) , v. 22, p. 279-282, 2011.
-
SILVA, P. P. M. ; Helena Fillet Spoto, Marta ; Gomes da Silva, Edinéia ; Larissa Cardoso, Thássia . PARÂMETROS SENSORIAIS DE CONSERVA DE PALMITOS BASAL E FOLIAR DE PUPUNHA ACIDIFICADA COM ÁCIDO ACÉTICO. Revista brasileira de tecnologia agroindustrial , v. 5, p. 550-558, 2011.
-
ABRAHAO, C. ; MIGUEL, A. C. A. ; Dias, J.R.S. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. . Aplicação do mátodo QFD na avaliação do perfil do consumidor de melão amarelo. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso) , v. 29, p. 716-720, 2009.
-
CHAGAS, P. C. ; SHIRAHIGE, F. H. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; CHAGAS, E. A. ; PIO, R. . Avaliação da Qualidade de pêssegos "Regis" minimamente processados. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos , v. 26, p. 179-186, 2008.
-
MIGUEL, A. C. A. ; SPOTO, M.H.F. ; ABRAHAO, C. ; SILVA, P. P. M. . Aplicação do Método QFD na avaliação do perfil do consumidor de abacaxi "Pérola". Ciência e Agrotecnologia , v. 31, p. 563-569, 2007.
-
KLUGE, R. A. ; PESSOA, C. O. ; TEZOTTO-ULIANA, JAQUELINE V. ; PAULA, J. T. ; BERNO, N. D. ; SILVA, PAULA P. M. DA . Olericultura: colheita e pós-colheita. 1. ed. Curitiba: SENAR, 2015. v. 1. 70p .
-
SILVA, P.P.M. ; TOLEDO, N. M. V. ; SPOTO, M.H.F. ; MARTIN, JOSÉ GUILHERME PRADO . Microbiologia da fermentação de vegetais. In: José Guilherme Prado Martin; Juliano de Dea Lindner. (Org.). Microbiologia de alimentos fermentados. 1ed.São Paulo: Blucher, 2022, v. 1, p. 277-330.
-
SPOTO, M.H.F. ; GUTIERREZ, A. S. D. ; SILVA, P.P.M. ; SIGNORELLI, S. A. D. G. . Qualidade, bioquímica e fisiologia pós-colheita de frutas e hortaliças. In: Marta H. F. Spoto; Marisa Regitano-d'Arce. (Org.). Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2ed.Barueri - SP: Manole, 2020, v. , p. 289-324.
-
SPOTO, M. H. F. ; SILVA, P. P. M. . Conservação de Frutas e Hortaliças pelo calor. In: Marta H. F. Spoto; Marisa A. B. Regitano-d'Arce. (Org.). Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2ed.Barueri: Manole, 2020, v. , p. 373-420.
-
SPOTO, M. H. F. ; SILVA, P. P. M. . Desidratação de frutas e Horlatiças. In: Marta H. F. Spoto; Marisa A. B. Regitano-d'Arce. (Org.). Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2ed.Barueri: Manole, 2020, v. , p. 421-457.
-
DE CAMARGO, ADRIANO COSTA ; Regitano-Darce, M. A. B. ; VIEIRA, T. M. F. S. ; ALENCAR, S. M. ; GALLO, C. R. ; SPOTO, M. H. F. ; SILVA, P. P. M. ; BRAZACA, S. G. . Gamma Irradiation to Improve Microbiological Safety of Peanuts: Effects on Peroxide Value, HS-SPME GC/MS Hexanal Content and Sensory Acceptance. In: Richard W. Cook. (Org.). Peanuts: Production, Nutritional Content and Health Implications. 1ed.Nova Iorque: Nova Publishers, 2014, v. , p. 51-68.
-
SILVA, P. P. M. . Jaracatiá (Jaracatia spinosa) e juçara (Euterpe edulis) em defesa da Mata Atlântica. Boletim NOTESALQ, p. 13 - 15, 15 abr. 2010.
-
SILVA, P.P.M. ; SANTOS, E. A. ; ALMEIDA, R. S. R. . Brainstorming em grupo como técnica de ideação a fim de prospectar produtos diferenciados a base de frutas da mata atlântica. In: XXIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2020, São Paulo. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2020.
-
BERNARDI, G. V. ; NOBOA, C. S. ; LIMA, B. M. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; PURQUERIO, L. F. V. ; SALA, F. C. . Influência do espaçamento e número de plantas por célula em couve de folha crespa (kale) hidropônica. In: Congresso Brasileiro de Agronomia ? CBA, 2021. Anais, 2021.
-
PROSPERO, E.T.P. ; SPOTO, M.H.F. ; CARMO, L. F. ; SILVA, P. P. M. ; CARDOSO, T.L. ; GROPPO ORTIZ, V. D. . Characterization of the Jaracatia spinosa fruit and processing of the Jaracatiá compote with stability evaluation. In: 9th PANGBORN SENSORY SCIENCE SYMPOSIUM, 2011, TORONTO. CHARACTERIZATION OF THE Jacaratia spinosa FRUIT AND PROCESSING OF THE JARACATIÁ COMPOTE WITH STABILITY EVALUATION, 2011.
-
Bento, G. ; Liska, G. R. ; Souza, Y. K. M. ; PEREZ, C. S. ; BERNARDI, G. V. ; LEAL, L. D. S. ; SILVA, P.P.M. ; RODRIGUES, J. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Modelagem não linear da atividade de água no armazenamento do açúcar mascavo. In: 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria: 'Ciência de dados, estatística e a Pós-graduação: oportunidades e desfios', 2024, Piracicaba. 68ª RBras, 2024.
-
Bento, G. ; Liska, G. R. ; Souza, Y. K. M. ; PEREZ, C. S. ; SILVA, P. P. M. ; BERNARDI, G. V. ; LEAL, L. D. S. ; RODRIGUES, J. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Modelos não lineares aplicados na descrição da luminosidade em armazenamento do açúcar mascavo. In: 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria: 'Ciência de dados, estatística e a Pós-graduação: oportunidades e desafios', 2024, Piracicaba. Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria, 2024.
-
FERREIRA, BIANCA NICOLETTI ; SILVA, JOÃO HENRIQUE DO NASCIMENTO E ; BETTANI, SILVIA RAQUEL ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE CAFÉS TORRADO E MOÍDO TRADICIONAL E EXTRAFORTE. In: II Congresso Brasileiro de Biotecnologia Online, 2022. Anais do II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. v. 3.
-
FERREIRA, BIANCA NICOLETTI ; BARACAT, MIGUEL NASCIMENTO DA SILVA ; SILVA, JOÃO HENRIQUE DO NASCIMENTO E ; SILVA, PAULA PORRELLI MOREIRA DA ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . LEVANTAMENTO DO PERFIL DE CONSUMIDOR DE CAFÉ DOS ALUNOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. In: II Congresso Brasileiro de Biotecnologia Online, 2022. Anais do II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line, 2022. v. 3.
-
LOTUMOLO, M. B. ; SILVA, P.P.M. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Levantamento do perfil do consumidor de açúcar mascavo. In: VII Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados ?Transformando pesquisa científica em produtos para a sociedade?, 2022, São Carlos - SP. Anais, 2022.
-
JACOBASSI, G. C. ; GOUVEA, J. M. ; SILVA, P.P.M. ; ANDRADE, T. A. M. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Pesquisa do consumo de própolis durante a pandemia de COVID-19. In: VII Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados ?Transformando pesquisa científica em produtos para a sociedade?, 2022. Anais, 2022.
-
FERREIRA, B. N. ; BERNARDI, G. V. ; LEAL, L. D. S. ; SOUZA, Y. K. M. ; SILVA, P.P.M. ; LISKA, G. R. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Influência da cor na preferência de açúcares mascavo com diferentes teores de umidade. In: VII Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados ?Transformando pesquisa científica em produtos para a sociedade?, 2022. Anais, 2022.
-
FERREIRA, BIANCA NICOLETTI ; SILVA, JOÃO HENRIQUE DO NASCIMENTO E ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Influência da cor na preferência de cafés torrado e moído, extraforte e tradicional. In: VII Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados ?Transformando pesquisa científica em produtos para a sociedade?, 2022. Anais, 2022.
-
SILVA, C. L. ; BETTANI, S. R. ; BERNARDI, G. V. ; LEAL, L. D. S. ; SILVA, P.P.M. ; LISKA, G. R. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Características físico-químicas do açúcar mascavo com diferentes teores de umidade. In: VII Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados ?Transformando pesquisa científica em produtos para a sociedade?, 2022. Anais, 2022.
-
OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; VETUCCI, J. P. ; PARISI, M.C.M. ; GLORIA, E.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Impact of carboxymethylcellulose-based edible coating with essential oil on the quality of strawberries. In: I Congresso Latino-Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor ? SenseLatam, 2020. Anais, 2020.
-
SILVA, P.P.M. ; OLIVEIRA, J. ; Biazotto, A.M. ; PARISI, M.C.M. ; GLORIA, E.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Qualidade pós-colheita de morangos tratados com recobrimento comestível incorporado com óleo essencial de Eucalyptus staigeriana. In: i: I Congresso Latino-Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor ? SenseLatam, 2020. Anais, 2020.
-
SILVA, P.P.M. ; GRAEBIN, N. G. ; LEONHARDT, C. . Pesquisa e desenvolvimento de uma guloseima para o público 60+: determinação da camada de valor pela metodologia Food Value (Tacta Food School). In: I Congresso Latino-Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor ? SenseLatam, 2020. Anais, 2020.
-
PEREIRA, JOSÉ MAURÍCIO ; VICENTINI-POLETTE, CAROLINA M. ; SILVA, P.P.M. ; Biazotto, A.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SALA, FERNANDO CESAR ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA ; STOLF, RUBISMAR . Avaliação físico-química e sensorial da pimenta biquinho cultivada com fertilizante mineral e biofertilizante. In: Simpósio Nacional de Instrumentação Agropequária, 2019, São Carlos - SP. Anais, 2019.
-
ZAFFIRI, B. ; MARTIN, J. G. P. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M.H.F. . Qualidade físico-química e microbiológica de polpa de jatobá irradiada. In: XI Simpósio Científico dos Pós- Graduandos no CENA/USP, realizado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), 2018. Anais, 2018.
-
Biazotto, A.M. ; ALVIM, I. ; SILVA, P.P.M. ; BORGES, L. M. ; GLORIA, E.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Antifungal action of microparticles of Eucalyptus citriodora essential oil on Rhizopus stolonifer of strawberries. In: SIMB 2018 & CBMAAA, 2018, Viçosa - MG. Anais, 2018.
-
SILVA, P.P.M. ; OLIVEIRA, J. ; Biazotto, A.M. ; SABIO, J. P. R. ; GLORIA, E.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . In vitro and in vivo antifungal activity of essential oil from Eucalyptus staigeriana on Rhizopus stolonifer. In: SIMB 2018 & CBMAAA, 2018, Viçosa - MG. Anais, 2018.
-
SILVA, P.P.M. ; OLIVEIRA, J. ; GLORIA, E.M. ; GUIDELLI, D. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Botrytis cinerea and Rhizopus stolonifer inhibition on strawberries promoted by essential oil of Eucalyptus urograndis. In: III Simpósio de Microbiologia Agrícola na ESALQ/USP, 2017, Piracicaba - SP. Anais, 2017.
-
MAXIMO, F. B. ; SILVA, P.P.M. ; OLIVEIRA, J. ; GLORIA, E. M. ; SABIO, J. P. R. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Antifungal capacity of Eucalyptus staigeriana essential oil on the strawberry phytopathogenous Colletotrichum acutatum. In: III Simpósio de Microbiologia Agrícola na ESALQ/USP, 2017, Piracicaba - SP. Anais, 2017.
-
ANTONIA, B. D. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Atividade antifúngica in vitro do óleo essencial de Lippia sidoides sobre Colletotrichum gloeosporioides de abacate. In: 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP, 2017, Piracicaba - SP. Anais, 2017.
-
MAXIMO, F. B. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M.H.F. . Eficiência antifúngica do óleo essencial de Eucalyptus urograndis sobre o fitopatógeno de morango Colletotrichum acutatum. In: 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP, 2017, Piracicaba - SP. Anais, 2017.
-
Biazotto, A.M. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; CRUZ, S. H. . Avaliação sensorial de cachaça envelhecida em barris de eucalipto. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017, Campinas - SP. Anais.
-
TOLEDO, N. M. V. ; NUNES, L. P. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; CANNIATTI-BRAZACA, S. G. . Partial replacement of wheat flour by apple, pineapple and melon by-products in cookies: effects on sensory profile. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017, Campinas - SP. Anais, 2017.
-
TOLEDO, N. M. V. ; NUNES, L. P. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; CANNIATTI-BRAZACA, S. G. . Replacement of wheat flour by fruit by-products in cookies: preference teste and sensory acceptance aspects. In: 18° World Congress on Food Science and Technology ? IUFoST, 2016, Dublin - Irlanda. Anais, 2016.
-
SILVA, P.P.M. ; BERNO, N. D. ; TERRA, F. A. M. ; KLUGE, R. A. . 1-metilciclopropeno é eficiente na manutenção da qualidade de melão ?Gália. In: 1° Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas, Flores e Hortaliças, 2015, Aracaju - SE. Anais.
-
SILVA, P.P.M. ; BERNO, N. D. ; TEZOTTO-ULIANA, JAQUELINE V. ; TERRA, F. A. M. ; KLUGE, R. A. . Aplicação pós-colheita do 1-metilciclopropeno e seus efeitos na qualidade de lima ácida ?Tahiti?. In: 1° Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas, Flores e Hortaliças, 2015, Aracaju - SE. Anais, 2015.
-
SOARES, C. D. F. ; SILVA, P.P.M. ; SASAKI, F. F. C. ; KLUGE, R. A. . Atmosfera modificada da conservação pós-colheita de uva ?Centennial Seedless. In: 1° Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas, Flores e Hortaliças, 2015, Aracaju - SE. Anais, 2015.
-
CORDEIRO, L. P. M. ; BERNO, N. D. ; SILVA, P. P. M. ; TERRA, F. A. M. ; KLUGE, R. A. . Controle do amadurecimento de banana ?Nanica? com 1-metilciclopropeno. In: 1° Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas, Flores e Hortaliças, 2015, Aracaju - SE. Anais, 2015.
-
HIDAKA, H. N. ; KLUGE, RICARDO ALFREDO ; SOARES, C. D. F. ; SILVA, P.P.M. . Escarola (Chicorium endivia) minimamente processada em diferentes embalagens. In: 1° Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Pós-Colheita de Frutas, Flores e Hortaliças, 2015, Aracaju - SE. Anais, 2015.
-
ANGOLINI, S. F. ; SILVA, P.P.M. ; PESSOA, C. O. ; KLUGE, R. A. . 1-Metilciclopropeno na manutenção da qualidade pós-colheita de ameixas Gulfblaze. In: 1° Etapa do 22° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP, 2014. Anais, 2014.
-
SOARES, C. D. F. ; PESSOA, C. O. ; SILVA, P.P.M. ; KLUGE, R. A. . Aplicação de ácido cítrico e cloreto de cálcio em espinafre minimamente processado. In: VIII Congresso Iberoamericano de Tecnología Poscosecha y Agroexportaciones ? AITEP, 2014, Quito - Equador. Anais, 2014.
-
SOARES, C. D. F. ; PESSOA, C. O. ; SILVA, P.P.M. ; KLUGE, R. A. . Escarola minimamente processada armazenada em diferentes temperaturas. In: VIII Congresso Iberoamericano de Tecnología Poscosecha y Agroexportaciones ? AITEP, 2014, Quito - Equador. Anais, 2014.
-
Silva, J. T. ; SILVA, G. M. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; Budin, A.C. . Evaluacion de compuestos fenólicos, antocianinas, peroxidase y polifenoloxidase em pulpa de juçara (Euterpe edulis) pasteurizada. In: VII Congreso Ciencia y Tecnología de los Alimentos, 2013, Córdoba - Espanha. Anais, 2013.
-
SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; CASEMIRO, RENATA CRISTINA ; PROSPERO, E.T.P. ; CARMO, L. F. . Quantitative descriptive analysis of juçara pulp (Euterpe edulis) pasteurized and frozen stored. In: Quantitative descriptive analysis of juçara pulp (Euterpe edulis) pasteurized and frozen stored, 2013, Rio de Janeiro - RJ. Anais, 2013.
-
GROPPO ORTIZ, V. D. ; SPOTO, M. H. F. ; SILVA, P.P.M. ; PROSPERO, E.T.P. ; Zillo, R.R. ; Costa, M. H. . Effect of gamma radiation on the preservation of Hamlin, Pera and Valência varieties of orange juice (Citrus sinensis) used in industry. In: 10° Pangborn Sensory Science Symposium, 2013, Rio de Janeiro - RJ. Anais, 2013.
-
ZILLO, R. R. ; SALES, C. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HF . Qualidade pós-colheita de camu-camu em diferentes estádios de maturação e armazenados sob refrigeração. In: II Simpósio Internacional de Fruticultura, 2013, Jaboticabal - SP. Anais, 2013.
-
RASERA, G. B. ; VIEIRA, T. M. F. S. ; Camargo, A.C. ; VIDAL, C. M. M. ; SILVA, P.P.M. . Avaliação sensorial confirma a viabilidade do uso da radiação gama para desinfecção fúngica do amendoim. In: 10 SLACA ? Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2013, Campinas - SP. Anais, 2013.
-
Costa, M. H. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. ; JULIANO, F. F. ; SPOTO, M. H. F. . Estabilidade do teor de ácido ascórbico e de compostos fenólicos em polpa de camu-camu pasteurizada pós-embalagem. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas - SP. Anais, 2012.
-
OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. ; JULIANO, F. F. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Polpa de camu-camu (Myrciaria dubia) submetida à radiação gama. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas - SP. Anais, 2012.
-
SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. ; CASEMIRO, R.C. ; Zillo, R.R. ; SPOTO, M.H.F. . Polpa de juçara submetida à acidificação, pasteurização e armazenamento refrigerado. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas - SP. Anais, 2012.
-
SILVA, P. P. M. ; Costa, M. H. ; JULIANO, F. F. ; CARDOSO, T.L. ; SPOTO, M.H.F. . Qualidade de polpa de juçara secada por spray dryer. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2012, Campinas - SP. Anais, 2012.
-
SILVA, G. M. ; CASEMIRO, R.C. ; Costa, M. H. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Quality pulp physical-chemistry of Euterpe edulis acidified, pasteurized and congealed. In: 16° World Congress of Food Science and Technology ? IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Anais, 2012.
-
CARDOSO, T.L. ; SILVA, P.P.M. ; CARMO, L. F. ; PROSPERO, E.T.P. ; ZANATTA, S. ; SPOTO, M.H.F. . Characterization residues of Jacaratia spinosa fruit processing with physical and chemical seed analyses, sarcotesta and oil extraction. In: 16° World Congress of Food Science and Technology ? IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Anais, 2012.
-
SILVA, P.P.M. ; Camargo, A.C. ; CASEMIRO, R.C. ; JULIANO, F. F. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Effects of pasteurization and acidification on sensory quality of juçara frozen stored pulp. In: 16° World Congress of Food Science and Technology ? IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Anais, 2012.
-
SILVA, P.P.M. ; PROSPERO, E.T.P. ; Zillo, R.R. ; OLIVEIRA, J. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Sensory acceptance of juçara pulp processed by spray drying and lyophilization. In: 16° World Congress of Food Science and Technology ? IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Anais, 2012.
-
SILVA, P. P. M. ; Budin, A.C. ; Biazotto, A.M. ; Silva, J. T. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Physical and chemical stability of lyophilized juçara pulp. In: 16° World Congress of Food Science and Technology ? IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Anais, 2012.
-
PRANDO, J. S. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. . Correlação entre os teores de antocianinas e alteração colorimétrica em polpa de juçara. In: 19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011, Piracicaba - SP. Anais, 2011.
-
PRANDO, J. S. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. . Estabilidade da polpa de camu-camu liofilizada em diferentes embalagens. In: 19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011, Piracicaba - SP. Anais, 2011.
-
CASEMIRO, R.C. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P.P.M. . Avaliação sensorial de polpa de juçara submetida à radiação gama. In: 19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011, Piracicaba - SP. Anais, 2011.
-
BINCOLETTO, L. F. ; SPOTO, MARTA HF ; SILVA, P.P.M. ; Abreu, W.M. . Efeitos da pasteurização em polpa de juçara (Euterpe edulis) nas antocianinas e atividade enzimática. In: 19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011, Piracicaba - SP. Anais, 2011.
-
Costa, M. H. ; SPOTO, M.H.F. ; Silva, J. T. ; SILVA, P.P.M. . Análise sensorial de polpa de camu-camu submetida à pasteurização pós-embalagem. In: 19° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2011, Piracicaba - SP. Anais, 2011.
-
Leme Castelucci, A. C. ; SILVA, P.P.M. ; GROPPO-ORTIZ, VANESSA ; MOOZ, E. D. ; Zillo, R.R. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação física e química de polpa de araçá, cambuci, uvaia e cereja-do?rio-grande. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Recife. Anais, 2011.
-
GROPPO ORTIZ, V. D. ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M.H.F. ; Zillo, R.R. ; ZANATTA, S. ; JULIANO, F. F. . Radiação gama em suco de laranja concentrado inoculado com Alicyclobacillus acidoterrestris. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Recife. Anais, 2011.
-
SILVA, P. P. M. ; CASEMIRO, R.C. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; SILVA, G. M. ; PRANDO, J. S. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Conservação de polpa de juçara submetida à radiação gama. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Recife. Anais, 2011.
-
ARAUJO, J. C. ; SILVA, P.P.M. ; TELHADO, SAMUEL FP ; MELO, P. C. T. ; SAKAI, R. H. ; SPOTO, MARTA HELENA FILLET . Avaliação física e química de variedades de tomates cultivados em sistema orgânico. In: III Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Recife. Anais, 2011.
-
SILVA, P.P.M. ; PRANDO, J. S. ; SPOTO, M.H.F. ; JULIANO, F. F. ; CARMO, L. F. . Variabilidade dos compostos antioxidantes da polpa do fruto de juçara de três diferentes localidades - Taiaçupeba (SP), Maquiné (RS) e Guapiruvu (SP). In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador - BA. Anais, 2010.
-
SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M.H.F. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; CARMO, L. F. ; Walder, J.M.M. . Determinação do valor D10 para Escherichia coli em polpa de juçara irradiada. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador - BA. Anais, 2010.
-
SILVA, P.P.M. ; SPOTO, M.H.F. ; CASEMIRO, R.C. ; Kamimura, L.I. ; CARMO, L. F. . Caracterização Física e química de polpa de juçara de três diferentes localidades - Taiaçupeba (SP), Maquiné (RS) e Guapiruvu (SP). In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador - BA. Anais, 2010.
-
PRANDO, J. S. ; SPOTO, MARTA HF ; SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. ; CARMO, L. F. . Investigação da degradação da coloração em polpa de juçara. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador - BA. Anais, 2010.
-
SILVEIRA, M. F. ; Kamimura, L.I. ; SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . Comparação sensorial do suco de polpa de juçara (Euterpe edulis) liofilizada, não pasteurizada e pasteurizada (tacho aberto). In: VI Simpósio Ibero-americano em análise sensorial ? SENSIBER, 2010, São Paulo - SP. Anais, 2010.
-
JULIANO, F. F. ; CASEMIRO, RENATA CRISTINA ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SILVA, P.P.M. ; CARMO, L. F. ; SILVA, G. M. . Avaliação sensorial de polpas de juçara (Euterpe edulis) de três diferentes localidades - Taiaçupeba (SP), Maquiné (RS) e Guapiruvu (SP). In: VI Simpósio Ibero-americano em análise sensorial ? SENSIBER, 2010, São Paulo - SP. Anais, 2010.
-
ZILLO, RAFAELA REBESSI ; SILVA, P.P.M. ; Abreu, W.M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, MARTA HF ; MARTIN, J. G. P. . Avaliação da aceitabilidade de bebida de uvaia (Eugenia pyriformis). In: VI Simpósio Ibero-americano em análise sensorial ? SENSIBER, 2010, São Paulo - SP. Anais, 2010.
-
Abreu, W.M. ; SILVA, P.P.M. ; ZILLO, RAFAELA REBESSI ; CARMO, L. F. ; SILVA, L. D. P. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação Sensorial de néctar de Atemóia gefner a partir de fruto in natura e liofilizado. In: VI Simpósio Ibero-americano em análise sensorial ? SENSIBER, 2010. Anais, 2010.
-
TRIGO, J. M. ; ALBERTINI, S. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SILVA, P. P. M. ; GOLDSCHIMIDT, M. D. C. . Efeitos de películas nas características físico-químicas e sensoriais de mamões ?formosa. In: I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), 2009, Salvador - BA. Anais, 2009.
-
SILVA, P. P. M. ; SILVEIRA, M. F. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Caracterização da fase lipídica da polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis). In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
SILVA, P. P. M. ; SILVEIRA, M. F. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Caracterização da polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis). In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
MORAES-DE-SOUZA, R.A. ; JULIANO, F. F. ; CASEMIRO, RENATA CRISTINA ; CARMO, EIKE YUDI NISHIMURA ; SILVA, P.P.M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Aplicação de sanitizantes na higienização do camu-camu. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
MORAES-DE-SOUZA, R.A. ; BISCONSIN JUNIOR, A. ; PRANDO, J. S. ; SILVA, L. D. P. ; SILVA, PAULA PM ; CARMO, L. F. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Análise sensorial de néctar de polpa congelada e de polpa liofilizada de camu-camu. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
SILVA, G. M. ; SILVA, P.P.M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Análise microbiológica dos pontos críticos de controle na produção de polpa de juçara (Euterpe edulis) do município de Ubatuba, SP. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
GROPPO-ORTIZ, VANESSA ; SILVA, P.P.M. ; CASEMIRO, RENATA CRISTINA ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Avaliação da qualidade físico-química do suco de laranja pasteurizado e reconstituído. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
PROSPERO, E.T.P. ; CARMO, L. F. ; GROPPO-ORTIZ, VANESSA ; PORRELLI MOREIRA DA SILVA, PAULA ; Larissa Cardoso, Thássia ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Caracterização físico-química de Jaracatiá (Jaracatiá spinosa (Aubl.) A. Dc.) da região de São Pedro ? Estado de São Paulo. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
CARMO, L. F. ; SILVA, P.P.M. ; SILVA, G. M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Variabilidade nutricional da polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis) de diversas localidades do Estado de São Paulo. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
SILVA, P. P. M. ; CARMO, L. F. ; AOKI, P. F. S. ; SILVA, G. M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Avaliação de palmito de juçara (Euterpe edulis) minimamente processado. In: 8° Simpósio latino Americano de Ciência dos Alimentos (SLACA), 2009, Campinas - SP. Anais, 2009.
-
SILVA, P. P. M. ; SILVA, E.G. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Qualidade de carambolas (Averhoa carambola) colhidas em três estágios de maturação e armazenadas sob refrigeração em cinco períodos. In: : II Workshop Internacional de Pós-colheita de frutas e II Workshop Internacional de pós-colheita de citros, 2007, Campinas - SP. Anais, 2007.
-
SILVA, P. P. M. ; SILVA, E. G. ; RIZZO-BENATO, R. T. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Efeito do cloreto de cálcio e ácido cítrico em mangas ?Tommy Atkins? minimamente processadas. In: IV Encontro Nacional sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças e I Simpósio Ibero-americano de Vegetais Frescos Cortados, 2006, São Pedro - SP. Anais, 2006.
-
SILVA, P. P. M. ; MIGUEL, A. C. A. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Avaliação da qualidade química e sensorial de três tipos de sucos de laranja. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais, 2006.
-
SPOTO, MARTA HELENA F. ; MIGUEL, A. C. A. ; SILVA, P. P. M. ; Dias, J.R.S. ; SILVA, E.G. . Avaliação da qualidade química e sensorial de palmito de pupunha (Bactris gasipaes), submetido à exaustão em túnel de vapor e imersão em água fervente. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba - PR. Anais, 2006.
-
Siqueira, A.A.Z.C. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SILVA, P. P. M. ; MARETTI, M.S. ; MATRAIA, C. ; Walder, J.M.M. . Implantação de método funcional de conservação pós-colheita de melões Cantaloupe utilizando as radiações ionizantes como técnica de controle de qualidade na cadeia produtiva. In: In: 2005 International Nuclear Atlantic Conference (ABEN ? Associação Brasileira de Energia Nuclear), 2005, Santos - SP. Anais, 2005.
-
Siqueira, A.A.Z.C. ; SPOTO, MARTA HELENA F. ; SILVA, P. P. M. ; MATRAIA, C. ; Walder, J.M.M. . Implantação de método funcional de conservação pós-colheita de melões Cantaloupe utilizando as radiações ionizantes como técnica de controle de qualidade na cadeia produtiva. In: 11° Encontro Científico de Pós-graduandos no CENA/USP, 2005, Piracicaba - SP. Anais, 2005.
-
SILVA, P. P. M. ; MARETTI, M.S. ; Siqueira, A.A.Z.C. ; RIZZO-BENATO, R. T. ; GALVÃO, J.A. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . Implantação de sistema funcional de controle de qualidade a ser utilizado como padrão na cadeia de comercialização de melão. In: 13° Simpósio de Iniciação Científica da USP ? SIICUSP, 2005, Piracicaba - SP. Anais, 2005.
-
FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; Salán, E. O. ; SILVA, P. P. M. ; OETTERER, M. . Avaliação sazonal da composição centesimal do mexilhão Perna perna comercializado na região de Ubatuba. In: 9° Encontro Científico dos Pós-graduandos no CENA/USP, 2003, Piracicaba - SP. Anais, 2003.
-
Rinaldi, F. ; FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; Salán, E. O. ; YOKOYAMA, V.A. ; SILVA, P. P. M. ; OETTERER, M. . Produção, comercialização e perspectivas de expansão da atividade do cultivo de mexilhões Perna perna na região de Ubatuba/SP. In: 11° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, Piracicaba - SP. Anais, 2003.
-
YOKOYAMA, V.A. ; FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; Salán, E. O. ; SILVA, P. P. M. ; FISHER, M. ; OETTERER, M. . Viabilidade de implantação de beneficiadora de mexilhão (Perna perna) no município de Ubatuba/SP. In: 11° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? Evento Agropecuária, Piracicaba, SP, 2003, Piracicaba - SP. Anais, 2003.
-
YOKOYAMA, V.A. ; GALVÃO, J.A. ; FURLAN, E.F. ; Rinaldi, F. ; SILVA, P. P. M. ; OETTERER, M. . A importância do cultivo de mexilhão (Perna perna) para as comunidades de pescadores no município de Ubatuba/SP. In: 11° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP ? Evento Agropecuária, Piracicaba, SP, 2003, Piracicaba - SP. Anais, 2003.
-
FISHER, M. ; FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; SILVA, P. P. M. ; Rinaldi, F. ; OETTERER, M. . Influência das características biométricas no rendimento do mexilhão Perna perna. In: 1° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, Piracicaba - SP. Anais, 2003.
-
SILVA, P. P. M. ; GALVÃO, J.A. ; FURLAN, E.F. ; Salán, E. O. ; Rinaldi, F. ; YOKOYAMA, V.A. ; OETTERER, M. . Interferência das características biométricas na composição centesimal de mexilhões Perna perna?. In: 11° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, Piracicaba - SP. Anais, 2003.
-
SILVA, P.P.M. . Produção e qualidade pós-colheita de ora-pro-nóbis fertilizado com adubo orgânico e mineral. Revista UniVap , 2024.
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Análise de frutas e hortaliças? na disciplina de Análise de Alimentos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra 'Análises bioquímicas de frutas' na disciplina de Análise de Alimentos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. ; TOLEDO, N. M. V. . Palestra ?Food Design Thinking e a solução de problemas complexos?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Design Thinking no desenvolvimento de novos produtos alimentícios?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Food Design Thinking na Inovação de Alimentos?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Beneficiamento do cacau e do café? na disciplina de Produtos de Origem Vegetal. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Conservação de alimentos por Alta Pressão Hidrostática? na disciplina de Conservação de Alimentos por Métodos Não Convencionais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Análise de proteína e lipídios? na disciplina de Análise de Alimentos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, B. N. ; BARACAT, M. N. S. ; SILVA, J. H. N. E. ; SILVA, P.P.M. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Levantamento do perfil de consumidor de café dos alunos do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal de São Carlos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, B. N. ; SILVA, J. H. N. E. ; BETTANI, S. R. ; SILVA, P.P.M. ; VERRUMA-BERNARDI, MARTA REGINA . Avaliação físico-química e sensorial de cafés torrado e moído tradicional e extraforte.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDI, G. V. ; NOBOA, C. S. ; LIMA, B. M. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M. H. F. ; PURQUERIO, L. F. V. ; SALA, F. C. . Influência do espaçamento e número de plantas por célula em couve de folha crespa (kale) hidropônica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra: Potencial tecnológico e funcional de frutas nativas do Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra: Frutas nativas do Brasil: curiosidades e usos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra no tema ?Engenheiro Agrônomo: atuação em Ciência e tecnologia de alimentos de origem vegetal?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, PAULA PM . Palestra online ?Uso dos métodos não convencionais na conservação de alimentos? na disciplina de Tecnologia de Alimento. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra ?Engenheiro Agrônomo, atuação em tecnologia de alimentos origem vegetal'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Métodos não convencionais de conservação de alimentos?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra online ?Beneficiamento do cacau e do café? na disciplina de Tecnologia de Pós-colheita. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. ; GRAEBIN, N. G. ; LEONHARDT, C. . Pesquisa e desenvolvimento de uma guloseima para o público 60+: determinação da camada de valor pela metodologia Food Value (Tacta Food School).. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, J. ; SILVA, P.P.M. ; VETUCCI, J. P. ; PARISI, MARISE MARTINS ; GLORIA, E. M. ; SPOTO, M. H. F. . Impact of carboxymethylcellulose-based edible coating with essential oil on the quality of strawberries. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P.P.M. ; OLIVEIRA, J. ; BIAZOTTO, ANAÍLE DOS MARES ; PARISI, MARISE MARTINS ; GLORIA, E. M. ; SPOTO, M. H. F. . Qualidade pós-colheita de morangos tratados com recobrimento comestível incorporado com óleo essencial de Eucalyptus staigeriana. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; SANTOS, E. A. ; ALMEIDA, R. S. R. . Brainstorming em grupo como técnica de ideação a fim de prospectar produtos diferenciados a base de frutas da mata atlântica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra online ?Beneficiamento do cacau e inovações em chocolates?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra sobre o tema 'Frutas Nativas' na disciplina de Tecnologia de Produtos Vegetais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra online ?Beneficiamento de grãos: cacau e café? na disciplina de Tecnologia de Pós-Colheita. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra online ?Beneficiamento do cacau e inovações em chocolates? para os alunos da graduação em Nutrição. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. ; OLIVEIRA, J. ; Biazotto, A.M. ; SABIO, J. P. R. ; GLORIA, E. M. ; SPOTO, MARTA HELENA F. . In vitro and in vivo antifungal activity of essential oil from Eucalyptus staigeriana on Rhizopus stolonifer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Biazotto, A.M. ; ALVIM, I. ; SILVA, P. P. M. ; BORGES, L. M. ; GLORIA, E. M. ; SPOTO, M. H. F. . Antifungal action of microparticles of Eucalyptus citriodora essential oil on Rhizopus stolonifer of strawberries. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAXIMO, F. B. ; SILVA, P. P. M. ; OLIVEIRA, J. ; GLORIA, E. M. ; SABIO, J. P. R. ; SPOTO, M.H.F. . Antifungal capacity of Eucalyptus staigeriana essential oil on the strawberry phytopathogenous Colletotrichum acutatum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. ; OLIVEIRA, J. ; GLORIA, E. M. ; GUIDELLI, D. ; SPOTO, M.H.F. . Botrytis cinerea and Rhizopus stolonifer inhibition on strawberries promoted by essential oil of Eucalyptus urograndis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAXIMO, F. B. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. . Eficiência antifúngica do óleo essencial de Eucalyptus urograndis sobre o fitopatógeno de morango Colletotrichum acutatum. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANTONIA, B. D. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. . Atividade antifúngica in vitro do óleo essencial de Lippia sidoides sobre Colletotrichum gloeosporioides de abacate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Biazotto, A.M. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; CRUZ, S. H. . AVALIAÇÃO SENSORIAL DE CACHAÇA ENVELHECIDA EM BARRIS DE EUCALIPTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TOLEDO, N. M. V. ; NUNES, L. P. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M. H. F. ; CANNIATTI-BRAZACA, S. G. . PARTIAL REPLACEMENT OF WHEAT FLOUR BY APPLE, PINEAPPLE AND MELON BY-PRODUCTS IN COOKIES: EFFECTS ON SENSORY PROFILE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra ?Pós-colheita de raízes, bulbos e tubérculos? na disciplina de Pós-colheita e Processamento de Alimentos Vegetais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DA SILVA, P.P.M. . Palestra ?Processamento de produtos amiláceos? na disciplina de Pós-colheita e Processamento de Alimentos Vegetais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DA SILVA, P.P.M. . Aulas palestradas na disciplina de Análise Sensorial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Processamento de Produtos Agropecuários? na disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Beneficiamento do cacau? na disciplina de. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestras ?Arroz e produtos derivados? e ?Milho, mandioca e derivados? na disciplina de Produtos Amiláceos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TOLEDO, N. M. V. ; NUNES, L. P. ; Porrelli M da Silva, Paula ; SPOTO, M.H.F. ; CANNIATTI-BRAZACA, S. G. . Replacement of wheat flour by fruit by-products in cookies: preference teste and sensory acceptance aspects. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra: Óleos essenciais em alimentos ? características e aplicações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Processamento de frutas e hortaliças? na disciplina de Pós-colheita e Processamento de Alimentos Vegetais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, PAULA PM . Aulas palestradas na disciplina de Frutas e Hortaliças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestras na Disciplina de Produtos Amiláceos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, C. D. F. ; SILVA, P. P. M. ; SASAKI, F. F. C. ; KLUGE, RICARDO ALFREDO . Atmosfera modificada na conservação pós-colheita de uma 'Centennial Seedless'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; BERNO, N. D. ; TEZOTTO-ULIANA, JAQUELINE V. ; TERRA, F. A. M. ; KLUGE, RICARDO ALFREDO . Aplicação pós-colheita do 1-metilciclopropeno e seus efeitos na qualidade de lima ácida 'Tahiti'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; BERNO, N. D. ; TERRA, F. A. M. ; KLUGE, RICARDO ALFREDO . 1-Metilciclopropeno é eficiente na manutenção da qualidade de melão 'Gália'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CORDEIRO, L. P. M. ; BERNO, N. D. ; SILVA, P. P. M. ; TERRA, F. A. M. ; KLUGE, RICARDO ALFREDO . Controle do amadurecimento de banana ?Nanica? com 1-metilciclopropeno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra 'Pós-colheita de frutas e hortaliças? na disciplina de Frutas e Hortaliças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Alta Pressão Hidrostática e Atomização? na disciplina de Conservação de Alimentos por Métodos não Convencionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Pós-colheita de frutas e hortaliças: tecnologia de processamento de frutas e hortaliças? na disciplina de Pós-colheita e Processamento de Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra ?Área de hortaliças e frutas e análise sensorial? na disciplina de Introdução a Ciências dos Alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOARES, C. D. F. ; PESSOA, C. O. ; SILVA, PAULA PM ; KLUGE, R. A. . Aplicação de ácido cítrico e cloreto de cálcio em espinafre minimamente processado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOARES, C. D. F. ; PESSOA, C. O. ; SILVA, PAULA PM ; KLUGE, R. A. . Escarola minimamente processada armazenada em diferentes temperaturas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Frutas Nativas' na disciplina de Introdução a Ciências dos Alimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Tecnologias alternativas de processamento de frutas: alta pressão hidrostática e atomização? na disciplina de Conservação de Alimentos por Métodos Não Convencionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Silva, J. T. ; SILVA, G. M. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; Budin, A.C. . Evaluacion de compuestos fenólicos, antocianinas, peroxidase y polifenoloxidades en pulpa de juçara (Euterpe edulis) pasteurizada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROPPO ORTIZ, V. D. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; PROSPERO, E.T.P. ; Zillo, R.R. ; Costa, M. H. . Effect of gamma radiation on the preservation of Hamlim, Pera e Valencia varieties orange juice (Citrus sinensis) used in industry. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; CASEMIRO, R.C. ; PROSPERO, E.T.P. ; CARMO, L. F. . Quantitative descriptive analysis of juçara pulp (Euterpe edulis) pasteurized ando frozen stored. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Zillo, R.R. ; SALES, C. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. . Qualidade pós-colheita de camu-camu em diferentes estádios de maturação e armazenados sob refrigeração. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RASERA, G. B. ; VIEIRA, T. M. F. S. ; Camargo, A.C. ; VIDAL, C. M. M. ; SILVA, P. P. M. . Avaliação sensorial confirma a viabilidade do uso da radiação gama para desinfecção fúngica do amendoim. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DA SILVA, P.P.M. . Palestra 'Área tecnológica de Frutas e Hortaliças' na disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra ?Processamento de Frutas e Hortaliças na disciplina de Pós-colheita e Processamentos de Alimentos Vegetais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. ; Costa, M. H. ; JULIANO, F. F. ; CARDOSO, T.L. ; SPOTO, M.H.F. . Qualidade de polpa de juçara secada por spray dryer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. ; CASEMIRO, R.C. ; Zillo, R.R. ; SPOTO, M.H.F. . Polpa de juçara submetida à acidificação, pasteurização e armazenamento refrigerado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, J. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. ; JULIANO, F. F. ; SPOTO, M.H.F. . Polpa de camu camu submetida à radiação gama. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Costa, M. H. ; OLIVEIRA, J. ; SILVA, P. P. M. ; JULIANO, F. F. ; SPOTO, M.H.F. . Estabilidade do teor de ácido ascórbico e de compostos fenólicos em polpa de camu camu pasteurizada pós embalagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; Budin, A.C. ; Biazotto, A.M. ; Silva, J. T. ; SPOTO, M.H.F. . Physical and chemical stability of lyophilized juçara pulp. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Porrelli M da Silva, Paula ; SILVA, G. M. ; CASEMIRO, R.C. ; Costa, M. H. ; SPOTO, M.H.F. . Quality pulp physical-chemistry of Euterpe edulis acidified, pasteurized and congealed. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Porrelli M da Silva, Paula ; PROSPERO, E.T.P. ; Zillo, R.R. ; OLIVEIRA, J. ; SPOTO, M.H.F. . Sensory acceptance of juçara pulp processed by spray drying and lyophilization. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Porrelli M da Silva, Paula ; Camargo, A.C. ; CASEMIRO, R.C. ; JULIANO, F. F. ; SPOTO, M.H.F. . Effects of pasteurization and acidification on sensory quality of juçara frozen stored pulp. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PROSPERO, E.T.P. ; ZANATTA, S. ; SPOTO, M.H.F. ; Porrelli M da Silva, Paula ; CARMO, L. F. ; CARDOSO, T.L. . Characterization residues of Spinosa jaracatia fruit processing with physical and chemical seed analyses, sarcotesta and oil extraction. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P.P.M. . Aulas palestradas na disciplina de Frutas e Hortaliças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra 'Área de Frutas e hortaliças ? ensino, pesquisa e extensão'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestra na aula de apresentação da disciplina de Introdução à Engenharia Agronômica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Palestras na disciplina de Pós colheita e Processamento de Alimentos de Origem Vegetal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, J. C. ; SILVA, P. P. M. ; TELHADO, S. F. P. E. ; MELO, P. C. T. ; SAKAI, R. H. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação física química e variedades de tomates cultivados em sistema orgânico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; CASEMIRO, R.C. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; SILVA, G. M. ; PRANDO, J. S. ; SPOTO, M.H.F. . Conservação de polpa de juçara submetida à radiação gama. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GROPPO ORTIZ, V. D. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; Zillo, R.R. ; ZANATTA, S. ; JULIANO, F. F. . Radiação Gama em suco de laranja concentrado inoculado com Alicyclobacillus acidoterrestris. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leme Castelucci, A. C. ; SILVA, P. P. M. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; MOOZ, E. D. ; Zillo, R.R. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação física e química de polpa de araçá, cambuci, uvaia e cereja-do-rio-grande. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BINCOLETTO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; Abreu, W.M. . "Efeitos da pasteurização em polpa de juçara (Euterpe edulis) nas antocianinas e atividade enzimática". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JULIANO, F. F. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. . ESTABILIDADE DA POLPA DE CAMU-CAMU LlOFILlZADA EM DIFERENTES EMBALAGENS". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Costa, M. H. ; SPOTO, M.H.F. ; Silva, J. T. ; SILVA, P. P. M. . Análise sensorial de polpa de camu-camu submetida à pasteurização pós embalagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PRANDO, J. S. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. . CORRELAÇÃO ENTRE OS TEORES DE ANTOCIANINAS E ALTERAÇÃO COLORIMÉTRICA EM POLPA DE JUÇARA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. . Palestra ?Área de pesquisa de Frutas e Hortaliças?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, PAULA PM . Palestra 'Tecnologias alternativas de processamento de frutas'.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASEMIRO, R.C. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. . Avaliação sensorial de polpa de juçara submetida à radiação gama". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVEIRA, M. F. ; Kamimura, L.I. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . Comparação sensorial do suco de polpa de juçara (euterpe edulis) liofilizada, não pasteurizada e pasteurizada (taxo aberto). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Abreu, W.M. ; SILVA, P. P. M. ; Zillo, R.R. ; SILVA, L. D. P. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação Sensorial De néctar de atemóia gefner a partir de fruto in natura e liofilizado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Zillo, R.R. ; SILVA, P. P. M. ; Abreu, W.M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. ; PRANDO, J. S. . Avaliação da aceitabilidade de bebida de uvaia (eugenia pyriformis). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
JULIANO, F. F. ; CASEMIRO, R.C. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; CARMO, L. F. ; SILVA, G. M. . Avaliação sensorial de polpas de juçara (euterpe edulis) de três diferentes localidades - Taiaçupeba (SP), Maquiné (RS) e Guapiruvu (SP). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; CARMO, L. F. ; Walder, J.M.M. . Determinação do valor D10 para Escherichia coli em polpa de juçara irradiada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. ; CASEMIRO, R.C. ; Kamimura, L.I. ; CARMO, L. F. . Caracterização Física e química de polpa de juçara de três diferentes localidades - Taiaçupeba (SP), Maquiné (RS) e Guapiruvu (SP). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PRANDO, J. S. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. ; CARMO, L. F. . Investigação da degradação da coloração em polpa de juçara. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; PRANDO, J. S. ; SPOTO, M.H.F. ; JULIANO, F. F. ; CARMO, L. F. . Variabilidade dos compostos antioxidantes da polpa do fruto de juçara de três diferentes localidades - Taiaçupeba (SP), Maquiné (RS) e Guapiruvu (SP). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. . Aulas palestradas na disciplina de Análise Sensorial de Alimentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TRIGO, J. M. ; ALBERTINI, S. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; GOLDSCHIMIDT, M. D. C. . I Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES-DE-SOUZA, R.A. ; BISCONSIN JUNIOR, A. ; PRANDO, J. S. ; SILVA, L. D. P. ; SILVA, P. P. M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . Análise sensorial de néctar de polpa congelada e de polpa liofilizada de camu-camu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. ; SILVEIRA, M. F. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . caracterização da fase lipídica da polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. ; CARMO, L. F. ; AOKI, P. F. S. ; SILVA, G. M. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação de palmito de juçara (Euterpe edulis) minimamente processado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. ; SILVEIRA, M. F. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . Caracterização da polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, G. M. ; SILVA, P. P. M. ; CARMO, L. F. ; SPOTO, M.H.F. . Análise microbiológica dos pontos críticos de controle na produção de polpa de juçara (Euterpe edulis) do município de Ubatuba, SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARMO, L. F. ; SILVA, P. P. M. ; SILVA, G. M. ; SPOTO, M.H.F. . Variabilidade nutricional da polpa do fruto de juçara (Euterpe edulis) de diversas localidades do Estado de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORAES-DE-SOUZA, R.A. ; JULIANO, F. F. ; Garcia, L.M. ; CASEMIRO, R.C. ; CARMO, L. F. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. . Aplicação de sanitizantes na higienização do camu-camu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GROPPO ORTIZ, V. D. ; SILVA, P. P. M. ; CASEMIRO, R.C. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação da qualidade físico-química do suco de laranja pasteurizado e reconstituído. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PROSPERO, E.T.P. ; CARMO, L. F. ; GROPPO ORTIZ, V. D. ; SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M.H.F. . Caracterização físico-química de Jaracatiá (Jaracatiá spinosa (Aubl.) A. Dc.) da região de São Pedro ? Estado de São Paulo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P.P.M. . Aulas palestradas na disciplina de Análise Sensorial de Alimentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P.P.M. . Aulas palestradas na disciplina de Análise Sensorial de Alimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. P. M. ; SILVA, E.G. ; SPOTO, M.H.F. . Qualidade de carambolas (Averhoa carambola L.) colhidas em três estádios de maturação e armazenadas sob refrigeração em cinco períodos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
DA SILVA, PPM . Aulas palestradas na disciplina de Análise Sensorial de Alimentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SPOTO, M.H.F. ; MIGUEL, A. C. A. ; SILVA, P. P. M. ; Dias, J.R.S. ; Silva,J.P. ; SILVA, E.G. . Avaliação da qualidade química e sensorial de palmito de pupunha (Bactris gasipaes), submetido à exaustão em túnel de vapor e imersão em água fervente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; MIGUEL, A. C. A. ; SPOTO, M.H.F. . Avaliação da qualidade química e sensorial de três tipos de sucos de laranja. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, P. P. M. ; SILVA, E.G. ; RIZZO-BENATO, R. T. ; SPOTO, M.H.F. . Efeito do cloreto de cálcio e ácido cítrico em mangas "Tommy Atkins" minimamente processadas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Siqueira, A.A.Z.C. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; MATRAIA, C. ; Walder, J.M.M. . implantação de método funcional de conservação pós-colheita d emelões Cantaloupe utilizando as radiações ionizantes como técnica de controle de qualidade na cadeia produtiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Siqueira, A.A.Z.C. ; SPOTO, M.H.F. ; SILVA, P. P. M. ; MARETTI, M.S. ; Walder, J.M.M. . Implantação de método funcional de conservação Pós-colheita de melões cantaloupe, utilizando as radiações ionizantes, como técnica de controle de qualidade na cadeia produtiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. P. M. ; MARETTI, M.S. ; Siqueira, A.A.Z.C. ; RIZZO-BENATO, R. T. ; GALVÃO, J.A. ; SPOTO, M.H.F. . Implantação de Sistema funcional de controle de qualidade a ser utilizado como padrão na cadeia de comercialização de melão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, P. P. M. ; GALVÃO, J.A. ; FURLAN, E.F. ; Salán, E. O. ; Rinaldi, F. ; YOKOYAMA, V.A. ; OETTERER, M. . Interferência das características biométricas na composição centesimal de mexilhôes Perna perna (L.). 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FISHER, M. ; FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; SILVA, P. P. M. ; Salán, E. O. ; Rinaldi, F. ; OETTERER, M. . Influência das características biométricas no rendimento do mexilhão Perna perna (L.). 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
YOKOYAMA, V.A. ; FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; Salán, E. O. ; SILVA, P. P. M. ; FISHER, M. ; OETTERER, M. . Viabilidade de implantação de beneficiadora de mexilhão (Perna perna) no município de Ubatuba, SP. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
YOKOYAMA, V.A. ; Salán, E. O. ; GALVÃO, J.A. ; FURLAN, E.F. ; Rinaldi, F. ; SILVA, P. P. M. ; OETTERER, M. . A importância do cultivo de mexilhão (Perna perna) para as comunidades de pescadores no município de Ubatuba / SP. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Rinaldi, F. ; FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; Salán, E. O. ; YOKOYAMA, V.A. ; SILVA, P. P. M. ; OETTERER, M. . produção, comercialização e perspectivas de expansão da atividade de cultivo de mexilhões Perna perna (L) na região de Ubatuba/SP. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FURLAN, E.F. ; GALVÃO, J.A. ; Salán, E. O. ; SILVA, P. P. M. ; OETTERER, M. . Avaliação sazonal da composição centesimal do mexilhão Perna perna comercializado na região de Ubatuba. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
SILVA, P. P. M. . Doce cremoso de morango sem adição de açúcar. 2009.
SILVA, P.P.M. . Colaboração na prática Percurso Sensorial, que foi atividade integrante do evento Terra Madre Brasil II, realizado pelo Movimento Slow Food em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2010.
SILVA, P.P.M. . Integrante da equipe de implementação do Programa 5S no Laboratório de Pescado, Frutas e Hortaliças. 2007.
SILVA, P. P. M. ; SPOTO, M. H. F. . Cansado das mesmas frutas? Conheça 9 brasileiras incomuns e seus benefícios.. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, P. P. M. . Métodos de conservação garantem qualidade da polpa de juçara. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, P. P. M. . Pesquisa amplia oportunidades de utilização da juçara. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, P.P.M. ; TOLEDO, N. M. V. . Design Thinking para inovação em alimentos. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. P. M. . Design Thinking: Novos Insights Na Inovação Em Alimentos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, P.P.M. ; TOLEDO, N. M. V. . Design Thinking para Inovação em Alimentos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. P. M. ; TOLEDO, N. M. V. . O poder do design thinking na inovação em alimentos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, P.P.M. . Produção artesanal de alimentos - conservação de frutas e hortaliças - processamento de morangos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. P. M. . Palestrante da parte prática intitulada ?Fabricação da Pamonha? no evento ?Palestra e Prática: Processamento do Milho Verde?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P.P.M. . Formação de instrutores ? Colheita e Pós-Colheita de Olerícolas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P.P.M. . Minicurso ?Análise Físico-química de Frutas e Hortaliças. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, P.P.M. . Minicurso ?Frutas Nativas Brasileiras ? Caracterização e Degustação?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, P. P. M. . Prática: 'Conserva de pimenta em cachaça e vinagre'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. P. M. . Minicurso ?Aspectos tecnológicos e inovações de frutas tropicais brasileiras'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. P. M. . Seminário Mercosul de Bebidas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. , ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, São Dimas, 13418900 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (19) 34476004
Experiência profissional
2020 - 2022
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador III, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor colaborador (Doutor) da ESALQ/USP, com jornada de trabalho de 8 (oito) horas semanais (período noturno), sendo 4 h em sala de aula e 4 h de preparação de conteúdo, em disciplinas ministradas para os cursos de Engenharia Agronômica e Ciências dos Alimentos da ESALQ/USP: Análise sensorial de alimentos e bebidas e Tecnologia de frutas e hortaliças.
2019 - 2022
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Estágio Pós doutoral, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado no PPG-CTA
Outras informações:
Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos , na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos
2016 - 2019
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Estágio Pós Doutoral, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado no PPG-CTA
Outras informações:
Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPG-CTA), na área de Processamento e Qualidade de Alimentos.
2013 - 2015
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Estágio Pós doutoral, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado no PPG em Fisiologia Vegetal
Outras informações:
Estágio Pós doutoral no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal, na área de Fisiologia e pós-colheita de produtos hortícolas
2009 - 2013
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Doutorado em Energia Nuclear na Agricultura e
Outras informações:
Discente do Doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo (CENA/USP) - campus "Luiz de Queirós" - na área de Energia Nuclear na Agricultura e no Ambiente.
2006 - 2008
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Outras informações:
Mestrado na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos
2001 - 2005
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Bacharel em Engenharia Agronômica
Atividades
-
01/2008
Extensão universitária , Grupo de Extensão em frutas e Hortaliças (GEFH).,Atividade de extensão realizada, Colaboradora no Grupo de Extensão em frutas e Hortaliças (GEFH) da ESALQ..
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Ciências dos alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Responsável pela disciplina obrigatória LAN0442 - Produtos de Origem Vegetal I. Carga horária total 66:40 horas/semestre.
-
03/2021 - 12/2021
Ensino, Ciências dos alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor participante na disciplina LAN0415 - Alimentos Funcionais.
-
03/2020 - 06/2021
Ensino, Ciências dos alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Responsável pela disciplina obrigatória LAN0166 - Análise Sensorial.
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Ciências dos alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Responsável pela disciplina obrigatória LAN2680 - Frutas e Hortaliças. Carga horária total 50 horas/semestre.
-
08/2017 - 12/2017
Estágios , Programa Capacitação Didática em Atividades - Cursos de Graduação da USP.,Estágio realizado, Participação no Programa com a disciplina "Frutas e Hortaliças", sob a supervisão da Profa. Dra. Marta Helena Fillet Spoto, junto ao Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.
-
08/2016 - 12/2016
Estágios , Programa Capacitação Didática em Atividades - Cursos de Graduação da USP.,Estágio realizado, Participação no Programa, sob a supervisão da Profa. Dra. Marta Helena Fillet Spoto.
-
08/2012 - 12/2012
Estágios , Programa Capacitação Didática em Atividades - Cursos de Graduação da USP.,Estágio realizado, Atividades didáticas junto à Disciplina LAN 2680 - Frutas e Hortaliças.
-
08/2007 - 12/2007
Estágios , Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).,Estágio realizado, Atividades didáticas na Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), na disciplina de graduação "Análise Sensorial, do Departamento Agroindústria, Alimentos e Nutrição".
2019 - Atual
Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de EmpresVínculo: Associado Profissional, Enquadramento Funcional: Orientação de discentes nos seus TCC em MBA
Outras informações:
Associado Profissional (categoria: Orientador), sem vínculo empregatício, exercendo orientação de trabalho de conclusão de curso (TCC, Monografia) de alunos do curso de MBA em Gestão de Projetos. Não remunerado.
2022 - Atual
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor convidado no curso de Especialização em Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas da UERGS (Campus Caxias do Sul, RS), na disciplina Frutas e agroindustrialização (EAD).Sem vínculo empregatício.
Atividades
-
01/2024 - 02/2024
Ensino, Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas ? 3ª edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas na disciplina Frutas e Agroindustrialização, perfazendo um total de 30 horas.
-
02/2023 - 02/2023
Ensino, Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas ? 2ª edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas na disciplina Frutas e Agroindustrialização, perfazendo um total de 30 horas.
-
01/2022 - 02/2022
Ensino, Inovação e Tecnologia para Alimentos e Bebidas ? 1ª edição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas na disciplina Frutas e Agroindustrialização, perfazendo um total de 30 horas.
2016 - 2017
Instituto Gastronômico das AméricasVínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 2
Outras informações:
Docente do curso de Gastronomia e Alta Cozinha, do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Piracicaba (SP, Brasil).
Atividades
-
08/2016 - 06/2017
Ensino, Gastronomia e Alta Cozinha, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Responsável pela disciplina Higiene e Segurança Alimentar
2013 - 2014
Ensino e qualificação superiorVínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora na Fundação Educacional Jayme de Altavila FEJAL, em parceria com a Equalis - Ensino e Qualificação Superior (Recife, PE)
Atividades
-
06/2013 - 08/2014
Ensino, Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária em Alimentos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo: Tecnologia da Produção de Hortaliças, Frutas e Verduras. Ministradas para três turmas, totalizando 90h/ aulas
2019 - 2019
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Linha de Fomento: Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas/PIPE - Fase 1, processo n 2017/21798-1, área Ciência e Tecnologia de Alimentos/Tecnologia de Alimentos, R$ 17.500,00 Desenvolvimento do projeto de pesquisa Desenvolvimento de produtos alimentícios a base de frutas nativas da Mata Atlântica.
2017 - 2017
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Bolsa (PE-3, processo n 2019/04273-8) concedidas como Itens Orçamentários em Auxílios / BCO -Pequenas Empresas, pela FAPESP, vinculado ao projeto 2017/21798-1 aprovado no Programas de Inovação Tecnológica / Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas / PIPE - Fase 1.
2004 - 2005
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações:
Bolsa de Iniciação Científica concedida - Processo n 04/02348-5 Desenvolvimento do trabalho Implantação de sistema funcional de controle de qualidade a ser utilizado como padrão na cadeia de comercialização de melão.
2016 - 2019
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa regular no país - Pós Doutorado
Outras informações:
Bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) para o desenvolvimento do trabalho Prospecção de produto natural para a aplicação em morangos no pós-colheita visando o controle de fungos deteriorantes e prolongamento do seu período de vida- útil.
2013 - 2014
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa regular no país - Pós Doutorado
Outras informações:
Bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) para o desenvolvimento do trabalho Técnicas pós-colheita na conservação de uvas Centennial Seedless (processo n 1245049).
2009 - 2013
Comissão Nacional de Energia NuclearVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa regular no país - Doutorado
Outras informações:
Bolsa de Doutorado concedida pelo CNEN, Processo n 01341-000990/2009-24, para o desenvolvimento do trabalho Conservação de polpa de juçara (Euterpe edulis) submetida à radiação gama, pasteurização, liofilização e atomização.
2021 - Atual
Mudá - Pesquisa e Inovação em AlimentosVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Proprietária
Outras informações:
Consultora científica e no desenvolvimento de produtos alimentícios.A Mudá oferece suporte técnico- científico para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios, realização de análises em alimentos, treinamentos e gestão de projetos. Visa ofertar soluções e alternativas para agroindústrias, startups e serviços de alimentação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paula Porrelli Moreira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?