Luiz Rosalvo Costa
Doutor em Letras (USP), com pós-doutorado na área de Filologia e Língua Portuguesa (USP). Mestre em Letras/Filologia e Língua Portuguesa (USP). Bacharel em Letras/Linguística (USP). Professor no Departamento de Letras/UFS, Campus Itabaiana, e no Programa de Mestrado Profissional em Letras, Campus Itabaiana. Na atuação acadêmica explora contribuições do campo da Sociolinguística, das Políticas e Ideologias Linguísticas, da Análise do Discurso e dos Letramentos para desenvolver abordagens sobre: a) modos pelos quais os atravessamentos da linguagem pelas tecnologias concorrem para explicar a arquitetura de formas de organização da vida social e o desenvolvimento de processos de interação e de práticas linguístico-discursivas; b) ideologias linguísticas, políticas linguísticas e formas de entrelaçamento dessas ideologias e políticas com hierarquias sociais e com estruturas, práticas e relações de dominação; c) padronização e variação linguística no Português Brasileiro.
Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa)
2010 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: Divulgação científica e embates ideológicos no discurso da revista Ciência Hoje nas décadas de 1990 e 2000
, Ano de obtenção: 2014. Sheila Vieira de Camargo Grillo. Palavras-chave: Círculo de Bakhtin; Linguística; Discurso; Dialogismo; Divulgação Científica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Mestrado em Letras (Filologia e Língua Portuguesa)
2007 - 2009
Universidade de São Paulo
Título: Dialogismo e responsividade no discurso de divulgação científica da SBPC - análise de editoriais da revista Ciência Hoje na década de 1980, Ano de Obtenção: 2009
Sheila Vieira de Camargo Grillo.Palavras-chave: Lingüística; Discurso; Dialogismo; Círculo de Bakhtin; Divulgação Científica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Pós-doutorado
2016
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
Organização de eventos
COSTA, Luiz Rosalvo . I Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo/CNPq. 2016. (Outro).
Participação em eventos
V Jornada Nacional do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq).Ideologias linguísticas na escrita de professores em formação ? Estudo de TCCs de licenciandos em Letras/Português. 2024. (Seminário).
III SEMINÁRIO DO GEFELIT.Notas sobre a relação entre filosofia da linguagem e literatura no Círculo de Bakhtin. 2019. (Seminário).
XI Congresso Internacional da Abralin - Abralin 50. Novas Formas de Organização do Trabalho e Processos Enunciativos na ContemporaneidadeCOMPARTILHAMENTO. 2019. (Congresso).
IX Enpole - Encontro de Pós-Graduação em Letras da UFS.Círculo de Bakhtin: da ciência das ideologias à metalinguística. 2018. (Encontro).
III Simpósio Língua, Discurso e Contexto.As 'avaliações sociais' na teoria do Círculo de Bakhtin e sua produtividade para a análise de enunciados. 2013. (Simpósio).
VII Congresso Internacional da Abralin. Gêneros do discurso e ideologia. 2011. (Congresso).
58º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos de SP.Retorização e dialogismo no discurso da SBPC nos anos80. 2010. (Seminário).
V Jornada do GP CNPq Linguagem, Identidade e Memória.Divulgação científica e ideologia à luz da teoria bakhtiniana: análise de enunciados da revista Ciência Hoje nas décadas de 1990 e 2000. 2010. (Encontro).
57º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos de SP.Dialogismo Responsividade em Editoriais de Ciência Hoje. 2009. (Seminário).
I EPED - Encontro de PósGraduação de Estudos Discursivos da USP.Dialogismo e responsividade em editoriais da revista Ciência Hoje. 2009. (Encontro).
IV Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP.Dialogismo e responsividade no discurso da SBPC: análise de editoriais da revista Ciência Hoje nos anos 80. 2009. (Encontro).
III Jornada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória.Dialogismo e responsividade em editoriais da revista Ciência Hoje. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
COSTA, Luiz Rosalvo; Bitun, Ricardo; Pereira, João Batista Borges. Revolta e esperança: a guerra do Contestado e o messianismo português. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
COSTA, Luiz Rosalvo; GRILLO, S. V. C.; BRAIT, Beth; MACHADO, I. A.; TORGA, V. L. M.. A arquitetônica da divulgação científica nos enunciados das Conferências Populares da Glória (Séc. XIX). 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.
COSTA, Luiz Rosalvo; GRILLO, S. V. C.; Goldstein, Ivana. Arquitetônica da esfera político-cultural brasileira nos enunciados do Sistema Nacional de Cultura. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.
SILVA, D. A. P.; OLIVEIRA, F. A. L.;COSTA, Luiz Rosalvo. Desmistificando a sintaxe do verbo: Estratégias pedagógicas para o ensino de transitividade verbal no ensino fundamental. 2024 - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; ASSIS, L. M.; SILVA, D. A. P.. Consciência Morfológica e Ensino de Leitura e Escrita. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras - Profletras Itabaiana) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; Bitun, Ricardo; Pereira, João Batista Borges. Revolta e esperança: a Guerra do Contestado e o messianismo português. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. USO DO PRONOME RETO DE 3ª PESSOA COMO OBJETO DIRETO NO PORTUGUES BRASILEIRO - ESTUDO EM DUBLAGEM E LEGENDAGEM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCACAO BASICA Estudo sobre as concepcões e práticas em escolas da região de Itabaiana/SE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. O SOTAQUE DAS MAQUINAS: FENÔMENOS FONETICO- FONOLÒGICOS EM VOZES DE APLICATIVOS VIRTUAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, J. R. C.;COSTA, Luiz Rosalvo. Análise dialógica e ética dos discursos presentes na divulgação do caso Klara Castanho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. PRECONCEITO LINGUISTICO EM POSTAGENS DO INSTAGRAM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. PRATICAS DE NEUTRALIZACAO DE GENERO/LINGUAGEM INCLUSIVA EM ENUNCIADOS DO GRUPO PET EDUCACAO CONEXAO DE SABERES. 2022.
COSTA, Luiz Rosalvo; SANTOS, S. C. G.. Ideologia Linguistica em Abordagens Paradidaticas no Youtube: um Estudo do Canal "Professor Noslen". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. VARIACAO E DIVERSIDADE NA POESIA DE PATATIVA DO ASSARE: UMA ANALISE SOCIOLINGUISTICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; SILVA, L. L.. GRAMATICA NORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUAPORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPCOES DE PROFESSORESE ESTUDANTES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; SILVA, L. L.. O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCACAO BASICA: UMA REFLEXAO SOBRE A PERCEPCAO DE PROFESSORES E ESTUDANTES. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, L. L.;COSTA, Luiz Rosalvo. A RECEPCAO CLASSICA NOS CONTOS DE CAIO FERNANDO ABREU. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. Praticas de Letramento no Programa Novo Mais Educacao. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. Processos de Letramento na Educacao Fundamental: Um Estudo Sobre Praticas de Ensino de LP em uma Escola de Itabaiana/SE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. TRAJETORIAS DE LETRAMENTO DE FEIRANTES DE ITABAIANA/SE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.. Devir-passaro no espaco da linguagem: Parque dos Falcoes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
VIANNA, B.;COSTA, Luiz Rosalvo. Conservacao e mudanca Xoko no espaco relacional da linguagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
SILVA, L. L.;COSTA, Luiz Rosalvo. EDICAO CRITICA DE INFORMACOES SOBRE A PROVINCIA DE SERGIPE EM 1821, DE AUTORIA DE JOSE ANTONIO FERNANDES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; VIANNA, B.; SILVA, J. R. C.. Professor Substituto - Estudos Clássicos/Língua Portuguesa. 2023. Universidade Federal de Sergipe.
VIANNA, B.; BONIFACIO, R. F. C.;COSTA, Luiz Rosalvo. Professor Substituto - Estudos Clássicos/Língua Portuguesa. 2022. Universidade Federal de Sergipe.
TFOUNI, F. E. V.; SILVA, L. L.;COSTA, Luiz Rosalvo. Professor Substituto - Língua Portuguesa/Linguística. 2020. Universidade Federal de Sergipe.
COSTA, Luiz Rosalvo; OLIVEIRA, A. S.; MARIANO, M. R. C. P.. Professor Substituto - Língua Portuguesa/Linguística. 2018. Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Letras - Profletras Itabaiana) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);
USO DO PRONOME RETO DE 3ª PESSOA COMO OBJETO DIRETO NO PORTUGUES BRASILEIRO - ESTUDO EM DUBLAGEM E LEGENDAGEM; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
O SOTAQUE DAS MAQUINAS: FENOMENOS FONETICO- FONOLOGICOS EM VOZES DE APLICATIVOS VIRTUAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCACAO BASICA Estudo sobre as concepcoes e praticas em escolas da regiao de Itabaiana/SE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
PRATICAS DE NEUTRALIZACAO DE GENERO/LINGUAGEM INCLUSIVA EM ENUNCIADOS DO GRUPO PET EDUCACAO CONEXAO DE SABERES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
PRECONCEITO LINGUISTICO EM POSTAGENS DO INSTAGRAM,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
VARIACAO E DIVERSIDADE NA POESIA DE PATATIVA DO ASSARE: UMA ANALISE SOCIOLINGUISTICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Ideologia Linguistica em Abordagens Paradidaticas no Youtube: um Estudo do Canal "Professor Noslen"; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
O letramento digital na educação básica: uma reflexão sobre a percepção de professores e estudantes; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
GRAMÁTICA NORMATIVA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Praticas de Letramento no Programa Novo Mais Educacao; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Processos de Letramento na Educacao Fundamental: Um Estudo Sobre Praticas de Ensino de LP em uma Escola de Itabaiana/SE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
TRAJETÓRIAS DE LETRAMENTO DE FEIRANTES DE ITABAIANA/SE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Tecnolinguagem, polidez e cortesia em enunciados de aplicativos virtuais; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Variação e padronização linguística em enunciados de aplicativos virtuais; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Letramentos digitais e ideologias linguísticas em políticas públicas para o ensino de Língua Portuguesa: um cotejo entre PCNs, BNCC e Currículo de Sergipe; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Interface linguagem-tecnologia em processos enunciativos contemporâneos; uma pesquisa bibliográfica; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
TECNOLOGIZAÇÃO DO DISCURSO E LETRAMENTOS DIGITAIS - UMA ABORDAGEM DIALÓGICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Tecnologização discursiva e diretrizes para o ensino de língua portuguesa o caso da BNCC; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Manifestações e apreciações da variação linguística no discurso de divulgação científica da UFS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Heterogeneidade e hibridismo nas relações oral-escrito-digital na divulgação científica da UFS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Processos de incorporação da palavra alheia no discurso de divulgação científica da UFS; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Luiz Rosalvo Costa;
Produções bibliográficas
-
COSTA, Luiz Rosalvo ; SANTOS, R. A. . Lutas sociais, políticas e ideologias linguísticas - o caso da linguagem neutra. Revista Linha D´Água , v. 38, p. 125-145, 2025.
-
COSTA, LUIZ ROSALVO ; JESUS, NADSON CARDOSO DE . Pós-fordismo, TICs e tecnolinguagem. Revista de Estudos da Linguagem , v. 32, p. 8-27, 2024.
-
COSTA, Luiz Rosalvo ; NASCIMENTO, H. R. . Vozes individuais e sociais no discurso de divulgação científica da Universidade Federal de Sergipe. Missangas - Estudos de Literatura e Linguística , v. 2, p. 145-162, 2021.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Filosofia da linguagem e ideologia no Círculo de Bakhtin. A PALO SECO: ESCRITOS DE FILOSOFIA E LITERATURA , v. 11, p. 7-17, 2018.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . IDEOLOGIA, FORÇAS PRODUTIVAS E PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO: A PALAVRA SELFIE COMO SIGNO IDEOLÓGICO. ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE) , v. 61, p. 35-53, 2017.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Ideologia e divulgação científica: uma análise bakhtiniana do discurso da revista Ciência Hoje. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , v. 11, n. 2, p. 33-51, 2016.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Retorização no discurso da SBPC nos anos 80. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 40, p. 1388-1397, 2011.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Dialogismo e responsividade no discurso da SBPC: análise de editoriais da revista Ciência Hoje. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 3, p. 818-831, 2010.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . A questão da ideologia no Círculo de Bakhtin e os embates no discurso de divulgação científica da revista Ciência Hoje. 1. ed. Cotia/SP: Ateliê/Fapesp, 2017. v. 1. 272p .
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Da ciência à política: dialogismo e responsividade no discurso da SBPC nos anos 80. 1ª. ed. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2010. v. 1. 183p .
-
COSTA, Luiz Rosalvo ; GRILLO, S. V. C. . Gêneros jornalísticos na perspectiva bakhtiniana. In: Lia Seixas; Najara Ferrari Pinheiro. (Org.). Gêneros - um diálogo entre Comunicação e Linguística. 1ªed.Florianópolis: Editora Insular, 2013, v. , p. 147-171.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Dialogismo, responsividade e referenciação: uma análise de editoriais da revista Ciência Hoje. In: GARCIA, B.R.V.; CUNHA, C.L.; PIRIS, E.L.; FERRAZ, F.S.M.; GONÇALVES SEGUNDO, P.R.. (Org.). Análises do discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. 1ªed.São Paulo: Paulistana, 2009, v. , p. 350-.
-
RODRIGUES, R. J. P. ; COSTA, Luiz Rosalvo ; POMPEO NETO, L. B. . Organização Nacional. Organização Nacional. 1ed.Rio de Janeiro: Salamandra, 1985, v. , p. 45-79.
-
SANCHES, L. E. ; CALIL, E. S. ; COSTA, Luiz Rosalvo . Ecologia. Ecologia. 1ed.Rio de Janeiro: Codecri, 1983, v. , p. 79-118.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Coluna Anti-Social. Revista Balaio, p. 61 - 63, 01 nov. 2005.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Ode à Burguesia. Revista Balaio, São Paulo, p. 10 - 11, 01 ago. 2004.
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Ideologias linguísticas na escrita de professores em formação ? Estudo de TCCs de licenciandos em Letras/Português. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Ciência das ideologias e metalinguística no Círculo de Bakhtin: continuidades e descontinuidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . As 'avaliações sociais' na teoria do Círculo de Bakhtin e sua produtividade para a análise de enunciados.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . O conceito de ideologia no Círculo de Bakhtin e sua articulação à análise do discurso de DC da SBPC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Gramáticos x Linguistas: que briga é essa?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Gêneros do discurso e ideologia - uma análise da divulgação científica da SBPC numa perspectiva bakhtiniana. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Retorização e dialogismo no discurso da SBPC nos anos 1980. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Divulgação científica e ideologia à luz da teoria bakhtiniana: análise de enunciados da revista CH nas décadas de 1990 e 2000. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Dialogismo e responsividade nos editoriais de Ciência Hoje (1982-2007). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Dialogismo e responsividade nos editoriais de Ciência Hoje (1982-2007). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Dialogismo e responsividade no discurso da SBPC: análise de editoriais da revista CH na década de 1980. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, Luiz Rosalvo . Dialogismo e responsividade nos editoriais de Ciência Hoje (1982-2007). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COSTA, Luiz Rosalvo ; RAMOS, Jacqueline ; MACEDO, Maria. A. A. . Apresentação - Anos 15 n, 16, 2023. Aracaju-SE, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
COSTA, Luiz Rosalvo ; MACEDO, Maria A. A. ; VIANNA, B. . Apresentação - Ano 14 n. 15 2022. Aracaju-SE, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
COSTA, Luiz Rosalvo . 'O Guesa', de Sousândrade. 2009. (Padronização ortográfica e revisão).
COSTA, Luiz Rosalvo . Crítica, poética e relações de gênero - uma releitura de Memórias de um Sargento de Milíciias. 2008. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Descortinando o teste psicológico e sua relação com a educação. 2008. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Pequeno produtor de café no Brail e na Colômbia. 2008. (Paginação/Diagramação).
COSTA, Luiz Rosalvo . Política externa brasileira e a Argentina peronista (1946-1955). 2008. (Paginação/Diagramação).
COSTA, Luiz Rosalvo . Corte da sexualidade - o ponto de viragem da psiquiatria brasileira no século XIX. 2008. (Paginação/Diagramação).
COSTA, Luiz Rosalvo . Memória do efêmero - o DVD-Registro de Teatro. 2008. (Paginação/Diagramação).
COSTA, Luiz Rosalvo . Bodenlos: uma autobiografia filosófica. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Matriz terapêutica e os equívocos da prática clínica em psicologia. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Desígnio nº 6 - Revista de História da Arquitetura e do Urbanismo. 2007. (Editoração/Periódico).
COSTA, Luiz Rosalvo . Riqueza e escravidão: vida material e população no século XIX em Bonfim do Paraopeba/MG. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . A soberania do inútil e outros ensaios de psicanálise e cultura. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . O canto antigo italiano. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Redes de monitoramento socioambiental e sustentabilidade. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . O ceticismo na obra de Machado de Assis. 2007. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Universo das imagens técnicas - elogio da superficialidade, O. 2007. (Paginação/Diagramação).
COSTA, Luiz Rosalvo . Desígnio nº 5 - Revista de História da Arquitetura e do Urbanismo. 2006. (Editoração/Periódico).
COSTA, Luiz Rosalvo . Padrões das alforrias em um município cafeeiro em expansão. 2006. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Violência entre parceiros de cativeiro. 2006. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Grande política em Nietzsche. 2006. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Das maravilhas e prodígios sexuais - pornografia bizarra. 2006. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . História do diabo, A. 2005. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Ficção cética, A. 2004. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Língua e realidade. 2004. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Estado contra os meios de comunicação. 2003. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Abolicionismo - Estados Unidos e Brasil, uma história comparada. 2003. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Jornalismo em revistas no Brasil. 2003. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Cultura e sociedade mineradora. 2003. (Paginação/Diagramação).
COSTA, Luiz Rosalvo . No limiar do texto - literatura e história em José Saramago. 2002. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Tradição e modernidade: Afonso Schimidt e a literatura paulista. 2002. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Reinventando a escola - os ciclos de formação na Escola Plural. 2002. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . De batom e salto alto. 2002. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Trabalho e reestruturação produtiva - o caso da Volkswagen em São Bernardo do Campo. 2002. (Editoração/Livro).
COSTA, Luiz Rosalvo . Uma galeria de pintores holandeses no romance proustiano. 2002. (Paginação/Diagramação).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Tecnolinguagem, agenciamento maquínico e discurso digital, Descrição: Este projeto dá continuidade a um trabalho de pesquisa voltado para a interface linguagem-tecnologia que tem como principal foco a investigação de confluências, determinações, nexos e atravessamentos entre, de um lado, as transformações ocorridas no mundo da organização do trabalho e da produção econômica a partir da segunda metade do século XX e, de outro, as práticas linguístico-discursivas contemporâneas nas quais a participação das tecnologias digitais se apresenta como um traço fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luiz Rosalvo Costa - Coordenador.
-
2023 - 2024
Padronização, polidez e variação linguística na linguagem das máquinas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luiz Rosalvo Costa - Coordenador.
-
2022 - 2023
Letramentos digitais e ideologias linguísticas em políticas públicas para o ensino de Língua Portuguesa: um cotejo entre PCNs, BNCC e Currículo de Sergipe, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luiz Rosalvo Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2021 - 2022
TECNOLOGIZAÇÃO DO DISCURSO E LETRAMENTOS DIGITAIS - UMA ABORDAGEM DIALÓGICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Rosalvo Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2020 - 2021
TECNOLOGIZAÇÃO DISCURSIVA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Rosalvo Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
-
2019 - 2020
A heterogeneidade em processos enunciativos no discurso de divulgação científica da Universidade Federal de Sergipe, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luiz Rosalvo Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de SergipeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Cargo ou função, Membro do NDE-Núcleo Docente Estruturante.
-
08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso.
-
08/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Linhas de pesquisa
-
01/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Linhas de pesquisa
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Itabaiana.Linhas de pesquisa
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Mestrado Profissional em Letras - Profletras Itabaiana, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO
-
05/2024 - 10/2024
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, SOCIOLINGUÍSTICA, PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO I
-
11/2023 - 11/2023
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, IX SEMAC - VAMOS FALAR DE GRAMÁTICA.
-
06/2023 - 10/2023
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LETRI0074 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, LETRI0006 - FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRI0072 - MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
-
02/2022 - 08/2023
Direção e administração, Fundação Universidade Federal de Sergipe.Cargo ou função, Membro Titular do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão - Conepe.
-
03/2023 - 06/2023
Ensino, Mestrado Profissional em Letras - Profletras Itabaiana, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, PLTI0025 - FONOLOGIA, VARIAÇÃO E ENSINO
-
01/2023 - 05/2023
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LETRI0006 - FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRI0028 - FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
-
03/2023 - 04/2023
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, OFICINA DE PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTO.
-
11/2022 - 11/2022
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, VIII SEMAC - VAMOS FALAR DE GRAMÁTICA.
-
07/2022 - 10/2022
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LETRI0008 - LÍNGUA PORTUGUESA I, LETRI0021 - SOCIOLINGUÍSTICA
-
05/2022 - 06/2022
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, LINGUAGEM, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LETRI0006 - FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, LETRI0028 - FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
-
04/2022 - 05/2022
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, VAMOS FALAR DE GRAMÁTICA - TURMA 01 2022.
-
08/2021 - 02/2022
Direção e administração, Fundação Universidade Federal de Sergipe.Cargo ou função, Membro Suplente do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão - Conepe.
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, LETRI0004 - PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTO I, LETRI0021 - SOCIOLINGUÍSTICA
-
08/2019 - 08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana.Cargo ou função, Membro do Conselho de Coordenação de Cursos.
-
06/2021 - 07/2021
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, Vamos Falar de Gramática 2021 Turma I.
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fonologia da Língua Portuguesa, Fundamentos para o Ensino de Leitura e Escrita
-
08/2019 - 07/2021
Direção e administração, Campus Itabaiana, Departamento Letras.Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
08/2019 - 07/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Itabaiana.Cargo ou função, Conselheiro do Conselho de Centro.
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos para o Ensino de Alfabetização, Língua Portuguesa III
-
09/2020 - 09/2020
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, Pesquisa bibliográfica em rede: interfaces em linguagem, biologia e cibernética.
-
07/2020 - 08/2020
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem
-
10/2019 - 03/2020
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fonologia da Língua Portuguesa, Fundamentos para o Ensino de Leitura e Escrita, Língua Portuguesa II
-
12/2019 - 12/2019
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, III Seminário de Pesquisa GeFeLit: 10 anos de estudos em Filosofia e Literatura.
-
04/2019 - 09/2019
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociolinguística, Língua Portuguesa I
-
06/2019 - 07/2019
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, CIÊNCIA, DISCURSO E HETEROGENEIDADE: UMA ABORDAGEM DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA UFS.
-
10/2018 - 03/2019
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fonologia da Língua Portuguesa, Fundamentos para o Ensino de Leitura e Escrita, Produção e Recepção de Texto I
-
12/2018 - 12/2018
Extensão universitária , Campus Itabaiana, Departamento Letras.Atividade de extensão realizada, Uma introdução à teoria do Círculo de Bakhtin: conceitos, controvérsias e apropriações didáticas.
2016 - 2016
Universidade de São PauloVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor na graduação em Letras, ministrando a disciplina "Introdução ao Estudo de Língua Portuguesa II", como parte das atividades do programa de Pós-Doutorado
2015 - 2017
Diálogo - Grupo de PesquisaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Diálogo
2002 - 2008
IMPACTO VESTIBULARESVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
1993 - 2002
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA VERGUEIROVínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Rosalvo Costa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?