Edílson Márcio Almeida da Silva

Graduação em Ciências Sociais (1995), pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (2000), mestrado em Antropologia (2000) e doutorado em Antropologia (2007), todos cursados na Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Associado III do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, do qual foi coordenador entre os anos de 2014 e 2018. Pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal Fluminense (NUFEP/UFF) e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC). Experiência na grande área de Antropologia, com ênfase nas relações entre mídia e segurança pública, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, transmissão de patrimônio cultural, representações sociais e construção de estereótipos.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

2002 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Das Reportagens Policiais às Coberturas de Segurança Pública: representações da violência urbana em um jornal do Rio de janeiro
, Ano de obtenção: 2007. Simoni Lahud Guedes. Palavras-chave: segurança pública; mídia; representações sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Sociedades Complexas / Especialidade: Antropologia das Sociedades Complexas.

Mestrado em Antropologia

1997 - 2000

Universidade Federal Fluminense
Título: Patrulhando a Cidade: o valor do trabalho e a construção de estereótipos em um programa radiofônico, Ano de Obtenção: 2000
Simoni Lahud Guedes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado profissional em andamento em Diversidade e Inclusão

2019 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Título: Saberes, práticas e representações de pais e/ou responsáveis por crianças e adolescentes autistas, Ano de Obtenção:
Orientador: Diana Negrão Cavalcanti
Palavras-chave: Autismo; Saberes; Práticas; representações.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança

2000 - 2000

Universidade Federal Fluminense
Título: pra quem tem fraco por programa forte: construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa patrulha da cidade
Orientador: Simoni Lahud Guedes

Graduação em Ciências Sociais

1992 - 1995

Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Justiça Criminal e Segurança Pública.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Sociedades Complexas.

Participação em eventos

XXX REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 2016. (Congresso).

VI Semana Acadêmica do Pólo CEDERJ/UAB de São Gonçalo.A Criação do Curso de Tecnólogo no Contexto da Segurança Pública. 2015. (Outra).

XI Reunião de Antropologia do Mercosul. EM BRIGA DE MARIDO E MULHER, O MINISTÉRIO PÚBLICO METE A COLHER: MÍDIA, MOBILIZAÇÕES COLETIVAS E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PORTUGAL. 2015. (Congresso).

TORCER E/OU PROTESTAR? POLÍTICA, FUTEBOL E SEGURANÇA EM DEBATE.COORDENAÇÃO DA MESA REDONDA. 2014. (Outra).

VIII JORNADA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSESE.QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. 2014. (Encontro).

III Seminário Internacional do do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos.A construção social de um problema público ? mídia, mobilizações coletivas e estratégias de visibilização da ?violência? em Lisboa/Portugal. 2013. (Seminário).

Seminário Comemorativo dos 10 anos do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - SEMINÁRIO 10 Anos: A Formação de Doutores em Antropologia20.Trajetórias. 2013. (Seminário).

Conferências de Estudos Pós-Graduados do Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (Cesnova).Da senzala à favela: apontamentos sócio-históricos acerca das relações entre imprensa e segurança pública no Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

Palestra no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL) sobre risco e sociedade.Mídia e Violência no Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

Palestra para alunos do Mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal).A representação da violência urbana na imprensa brasileira. 2012. (Outra).

Seminário "Poder e autoridade policiais: o lugar das vítimas". 2012. (Seminário).

VI JORNADA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2012. (Encontro).

Workshop ?A (in)visibilidade do público e a visibilidade da(s) violência(s): processos de mobilização, constituição de arenas públicas e demandas coletivas no Brasil?.Imprensa, conflitos e construção social da realidade: a influência da mídia nas políticas de segurança pública no Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

ENCONTRO ?MODERNIDADE E JUSTIÇA: CONTROVÉRSIAS, CAUSAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA NUMA PERSPECTIVA COMPARADA PORTUGAL/BRASIL?.MÍDIA, SEGURANÇA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE. 2011. (Encontro).

III ENCONTRO DE PORTALEGRE ? (CON)VIVEMOS NUMA SOCIEDADE JUSTA E DECENTE? CRÍTICAS, ENVOLVIMENTOS E TRANSFORMAÇÕES.DA SENZALA À FAVELA: APONTAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE IMPRENSA E SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO. 2011. (Seminário).

PALESTRA PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (CAMPUS TIJUCA).ENTRE MOCINHOS E BANDIDOS: A CONSTRUÇÃO POR ANTÍTESE DA FIGURA DO HERÓI EM ?TROPA DE ELITE. 2011. (Oficina).

REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO ?MUNDOS SOCIAIS, TRAJECTÓRIAS E MOBILIDADE", NO CENTRO DE ESTUDOS DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (CESNOVA). 2011. (Outra).

SEMINÁRIO DE LEITURA AVANÇADA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. 2011. (Seminário).

V JORNADA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.OBJETOS E LINHAS DE PESQUISA: OS NOVOS PROFESSORES DO PPGA/UFF. 2011. (Outra).

WORKSHOP "JOVENS, ESCOLA E MODERNIDADE", NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. 2011. (Oficina).

XI CONGRESSO LUSO AFRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ? DIVERSIDADES E (DES)IGUALDADES. IMPRENSA E PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA VERDADE: REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPs) NO RIO DE JANEIRO/BRASIL. 2011. (Congresso).

II SEMINÁRIO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - INSTITUTO DE ESTUDOS COMPARADOS EM ADMINISTRAÇÃO INSTITUCIONAL DE CONFLITOS. 2010. (Seminário).

XXVII REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. ESTADO? TRÁFICO? MILÍCIAS? ALGUNS APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE (IN)SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO. 2010. (Congresso).

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÍMULO À INOVAÇÃO.Desafios Rural e Urbano. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO UNIVERSIDADE, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. 2009. (Seminário).

26a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. De problema social a problema público: representações da 'violência urbana' na imprensa do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

Ciclo de Debates sobre o Pensamento Político.Polícia para quem precisa: práticas e discursos sobre segurança pública no Brasil. 2008. (Seminário).

Ciclo de Debates sobre o Pensamento Político.Estado? Tráfico? Milícias? Violência, criminalidade e relações de poder no Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

Seminário de Pós-graduação em Sociologia Política.Construção da Violência como Problema Público. 2008. (Seminário).

Seminário Sistemas de Justiça Criminal e Segurança Pública, em uma perspectiva comparada: administração de conflitos e construção de verdades.bbb. 2008. (Seminário).

Direito, Justiça e Cidadania: uma abordagem antropológica. 2007. (Outra).

Experiências de Gestão Municipal de Segurança Pública no Brasil: diagnósticos das mudanças em curso nas Guardas Municipais. 2007. (Seminário).

II Jornada de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.As dores da tese e a relação orientador-orientando. 2007. (Outra).

25a Reunião Brasileira de Antropologia. Mídia e Construção Social da Realidade: algumas considerações sobre os critérios de representação da ?violência urbana? na imprensa carioca. 2006. (Congresso).

Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública.Insegurança Pública e Marginalização da Pobreza: os discursos sobre ?classes perigosas? no Rio de Janeiro. 2006. (Oficina).

I Seminário Internacional de Gestão em Segurança Pública. 2006. (Seminário).

Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública.?Pra quem tem fraco por programa forte?: construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa Patrulha da Cidade. 2005. (Outra).

Cinema e Pensamento - Tiros em Columbine.Para Entender "Tiros em Columbine": individualismo e violência na cultura norte-americana. 2004. (Seminário).

Curso de Pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública.Imprensa, Poder e Criminalidade: as representações da ?violência urbana? como um problema público. 2004. (Outra).

Ciclo de Debates Sobre o Brasil Contemporâneo.A Questão Fundiária e a Cidadania no Brasil Contemporâneo. 2003. (Seminário).

Curso de Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública e Social Municipal.Discussão e análise crítica de uma concepção de segurança pública voltada para o cidadão. 2003. (Outra).

IV Fórum Intrernacional de Formação Policial.Academias de Polícia e Universidades: é possível uma relação de parceria?. 2003. (Encontro).

Oficina de Antropologia e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia.Mídia, Violência e Direitos Humanos. 2003. (Oficina).

Antropologia Extramuros: campo profissional e as novas responsabilidades sociais e políticas do antropólogo. 2002. (Oficina).

Curso de Capacitação em Políticas Públicas de Segurança Pública e Social Municipal.Mídia e Insegurança Pública. 2002. (Outra).

I Colóquio da Rede Interdisciplinar de Estudos Comparativos: Direito, Justiça e Segurança Pública. 2002. (Outra).

Semana de Ciências Sociais da UFF: Livres? Liberdade e Controle Social.Segurança Pública: Cidadania pra quem?. 2002. (Outra).

IV Reunião de Antropologia do Mercosul. ?Pra quem tem fraco por programa forte?: a construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa Patrulha da Cidade. 2001. (Congresso).

Oficina de Direitos Humanos da ABA - Ética, Relações Raciais e Diferenças Sociais.Ética e Drogas. 2001. (Oficina).

XXI Simpósio Nacional de História - A História no Novo Milênio: entre o individual e o coletivo.?Pra quem tem fraco por programa forte?: a construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa Patrulha da Cidade. 2001. (Simpósio).

VI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal Fluminense.ATransmissão de Patrimônio Cultural sob Exclusão Social. 1996. (Seminário).

XX Reunião Brasileira de Antropologia e I Conferência: Relações Étnicas e Raciais na América Latina e Caribe. 1996. (Congresso).

XIX Encontro Anual da ANPOCS. 1995. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Isis Leal e Silva

SILVA, E. M. A.; ROJO, L.; FERREIRA, J.. UMA PERSPECTIVA ANTROPOLÓGICA SOBRE UM ESTÚDIO DE POLE DANCE EM NITERÓI (RJ): ESPORTIVIZAÇÃO, CORPORALIDADE E GÊNERO. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Carolina Soares

GOMES, L. G. F. F.;SILVA, E. M. A.. "A festa não tem fim": experiências compartilhadas entre fãs de música eletrônica no Facebook. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Manuela Mendonça Ferreira Braga

PINTO, N. M.;SILVA, E. M. A.. Mídia e construção de espaços seguros no Rio de Janeiro: uma análise sobre as UPPs.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Manuela Mendonça Ferreira Braga

PINTO, N. M.;SILVA, E. M. A.. Mídia e construção de espaços seguros no Rio de Janeiro: uma análise sobre as UPPs.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rachel Salgueiro Rizério

SILVA, E. M. A.; GOMES, L. G. F. F.; MELLO, K. S. S.. TRABALHAR CUIDANDO E CUIDAR TRABALHANDO: ETNOGRAFIA EM UMA UNIDADE HOSPITALAR PÚBLICA PEDIÁTRICA. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lidiane Figueira de Campos Malanquini

SILVA, E. M. A.; MELLO, K. S. S.; GUINDANI, M. K. A.. OS UPP E OS GANSOS: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE JOVENS POLICIAIS E JOVENS MORADORES DE FAVELAS CARIOCAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelino Conti de Souza

SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; RESENDE, J.; PIRES, L. S.. DOENÇA RENAL CRÔNICA: UM ENSAIO SOBRE UM DRAMA SOCIAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tiago Borba

SILVA, E. M. A.; BARBOSA; RAMOS, S.. CONIVÊNCIA OU CONVIVÊNCIA: UMA ETNOGRAFIA SOBRE A ATUAÇÃO POLICIAL EM TEMPOS DE "PACIFICAÇÃO" NO RIO DE JANEIRO. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Leonardo Pomponét Cardoso da Silva

TAVARES, Júlio César de Souza (TAVARES, J. C. T.);SILVA, E. M. A.; ORLANDO, Simone Mattos Guimarães (ORLANDO, S. M. G.). ALÔ! VOCÊ TÁ ONDE? TÔ AÍ, AQUI E EM TODO LUGAR QUE TEM SINAL: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE A TELEFONIA MÓVEL NO MORRO DO CAVALÃO. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eliana Vicente

VICENTE, E.; GOMES, L. G. F. F.; VELOSO, L.;SILVA, E. M. A.. ?Nova classe média?? Uma abordagem antropológica sobre consumo, mobilidade e inclusão social. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Geraldine Augusto de Araújo e Silva

SILVA, G. A. A. E.;SILVA, E. M. A.; MOTA, Fabio Reis; LOBAO, R. J. S.; DIAS NETO, J. C.; PIRES, L. S.. Dinâmicas sociais, organização política e conflitos da pesca artesanal na foz do rio São João (RJ). 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávia Medeiros Santos

SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa). ENTRE PAPÉIS E CORPOS: PROCEDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO DE VERDADES SOBRE CADÁVERES NA SEDE DO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DO RIO DE JANEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vânia Regina do Nascimento

SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; BARBOSA. ?VOCÊ JÁ OUVIU ALGUÉM FALAR MAL??: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA NO RIO DE JANEIRO. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Pio Azevedo de Oliveira Filho

FILHO, Pedro Pio Azevedo de Oliveira; GUEDES, S. L.; SILVA, Ana Paula; CECCHETTO, Fátima;SILVA, E. M. A.. RINGUES DE GÊNERO: REPRESENTAÇÕES SOBRE A FEMINILIDADE ENTRE PRATICANTES DE BOXE. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Morais Angelim

ANGELIM, Daniel Morais;SILVA, E. M. A.; BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa). O FENÔMENO DOS BLOGS POLICIAIS: PROBLEMATIZANDO O PRINCÍPIO HIERÁRQUICO E A DISCIPLINA NA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: EDEM ALMEIDA LOURO JÚNIOR

JÚNIOR, Edem Almeida Louro;SILVA, E. M. A.; SILVA, Ari de Abreu. O PAPEL DA ALERJ NA POLÍTICA DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DAS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO REFERENTES À SEGURANÇA PÚBLICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo da Nova Moreira Jermann

JERMANN, Marcelo da Nova Moreira;SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa). DO BAR AO XADREZ: A CRIMINALIZAÇÃO DO ATO DE BEBER E DIRIGIR E O CONTROLE INSTITUCIONAL DO COMPORTAMENTO SOCIAL DOS INDIVÍDUOS NA CONDUÇÃO DE VEÍCULOS. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Hilaine de Melo Yaccoub

YACCOUB, Hilaine de Melo;SILVA, E. M. A.; GOMES, L. G. F. F.. ATIREI O PAU NO GATO: UMA ANÁLISE SOBRE CONSUMO E FURTO DE ENERGIA ELÉTRICA (DOS 'NOVOS CONSUMIDORES') EM UM BAIRRO POPULAR DE SÃO GONÇALO-RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Pio Azevedo de Oliveira Filho

FILHO, Pedro Pio Azevedo de Oliveira;SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.. RINGUES DE GÊNERO: A CONSTRUÇÃO DA FEMINILIDADE ENTRE LUTADORAS DE BOXE. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: IZABELLA LACERDA PIMENTA

GUEDES, S. L.; NEVES, D. P.;SILVA, E. M. A.. A Construção Social de Trabalhadores Através da Educação Profissional: tentando. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Alexandre Veríssimo da Silva

LIMA, R. K.; MIRANDA, A. P. M.; MELLO, K. S. S.;SILVA, E. M. A.. "De sol a sol", em luta por um lugar ao sol: a Guarda Municipal e os ritos, conflitos e estratégias do espaço público carioca. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julia Mitiko Sakamoto

GUEDES, S. L.; LOPES, J. S. L.; ROJO, L.;SILVA, E. M. A.. A Gente Faz de Tudo um Pouco: um estudo de construção social de trabalhadores nas relações familiares e de vizinhança. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Stephania Gonçalves Klujsza

KLUJSZA, S. G.; Simoni Lahud Guedes; FERREIRA, J.; OLIVEIRA JUNIOR, A. N.;SILVA, E. M. A.. A Construção Social da "Violência Obstétrica". 2019. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Moreira

SILVA, E. M. A.; MOREIRA, F.; ROJO, L.; BENITEZ, M. E. D.; BARBOSA; WEID, O. V. D.. Saberes marginalizados e a escrita de outros amanhãs: emancipação e não-vidência em produções artístico-literárias. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: David Leonardo Quitián Roldán

ROLDAN, D. L. Q.; GUEDES, S. L.;SILVA, E. M. A.. Seleção colombiana de futebol, rádio e nação: os discursos da mídia oral na invenção da pátria no período do Frente Nacional (1958-1974).. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tatiana de Laai

SILVA, E. M. A.; GOMES, L. G. F. F.; RAMOS, J. S.; MIZRAHI, M.; RIBEIRO, P. J. S.. ENTENDEDORES ENTENDERÃO! PODCASTS, FANFICTIONS E FANSITES: LEITURAS E ESCRITAS COMPARTILHADAS. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Claudio Palermo

PALERMO, L. C.; ROCHA, L. M.;SILVA, E. M. A.. Da ?guerra? no Complexo do Alemão (2007) ao programa de ?pacificação? (2008/2009): uma análise dos discursos sobre ações policiais em algumas favelas cariocas. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mary Lilia Congolino Sinisterra

SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; SANTOS, Nilton; RABOSSI, F.; BENITEZ, M. E. D.. CIRCULANDO EN LO SAGRADO: TRADICIONES, RITUALES Y CEREMONIAS ANCESTRA EN LA VIDA MODERNA. UNA EXPERIENCIA EN LA ECOALDEA LA ATLANTIDA EN CAJIBIO- CAUCA- COLOMBIA. 2013.

Aluno: Sabrina Souza da Silva

SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; MIRANDA, A. P. M.; MISSE, M.; SANTOS, D.. Todos são culpados? Uma etnografia na Auditoria de Justiça Militar do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANDRÉ GIL RIBEIRO DE ANDRADE

SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; GASTALDO, E. (Edson Gastaldo); HOLANDA, B. B. B.; SOUZA, M. A. P.; SPORL, M. C. C.. Mídia, futebol e sociedade: controvérsias midiáticas em torno da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014. 2013. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberta de Mello Correa

CORREA, R. M.;SILVA, E. M. A.; MOTA, Fabio Reis; MIRANDA, A. P. M.. O renascimento da intolerância religiosa: controvérsias em torno da laicidade do Estado em uma perspectiva comparada entre Rio de Janeiro e Lisboa. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Martinez de Oliveira

OLIVEIRA, D. M.; PINTO, P. G. H. R.;SILVA, E. M. A.; TAVARES, Júlio César de Souza (TAVARES, J. C. T.). A CONFRARIA DE SANTIAGO NO RIO DE JANEIRO: RITUAL, EXPERIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DO PEREGRINO NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michele Andrea Markowitz

SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; DUARTE, L. F. D. (Luiz Fernando Dias Duarte); PINTO, P. G. H. R. (Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto); GASTALDO, E. (Edson Gastaldo). FAZER PARTE DA CLASSE MÉDIA: PRÁTICAS DISCURSIVAS NUM BAR NO RIO DE JANEIRO E EM UM CAFÉ EM BUENOS AIRES. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle da Silva Lima

SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; NEVES, D. P.; ASSUMPÇÃO, L. L. (Leilah Landim Assumpção); SIMÕES, S. S. (Soraya Silveira Simões). COOPERATIVA HABITACIONAL E COMUNIDADE ORGANIZADA: UMA ETNOGRAFIA DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA DE FAMÍLIAS TRABALHADORAS COOPERADAS EM IPIÍBA ? SÃO GONÇALO ? RJ. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANDRÉ GIL RIBEIRO DE ANDRADE

ANDRADE, André Gil Ribeiro de;SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.. COPA DO MUNDO 2014 - CONFLITOS E REPERCUSSÃO PÚBLICA: ABORDAGEM PELA MÍDIA IMPRESSA DE UM MEGAEVENTO EM PROCESSO DE FORMAÇÃO. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rolf Ribeiro de Souza

SOUZA, Rolf Ribeiro de;SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.. O LAZER AGONÍSTICO: COMO SE APRENDE O QUE SIGNIFICA SER HOMEM NUM BAR DE UM BAIRRO SUBURBANO. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: VANESSA CAMPAGNAC DA SILVA BARROS

BARROS, Vanessa Campagnac da Silva;SILVA, E. M. A.; SILVA, Ari de Abreu. POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURANÇA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (2003-2010). 2010. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Paulo Tiago de Mello

MELLO, M. A. S.; GOMES, L. G. F. F.; SILVA, H. R. S.; Neiva Vieira da Cunha;SILVA, E. M. A.. Por trás da notícia: um olhar etnográfico sobre os ritos de interação numa redação de jornal. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: IZABELLA LACERDA PIMENTA

SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; MIRANDA, A. P. M.; LIMA, R. K.. Cidadania e trabalho para "ex-bandidos" e "clients": uma análise comparada acerca dos programas de (re)construção social da pessoa através do emprego no Rio de Janeiro, Brasil e em Ottawa, Canadá. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sabrina Souza da Silva

SILVA, Sabrina Souza da;SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; MIRANDA, A. P. M.; EILBAUM, L.. A IMPREVISIBILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO INSTITUCIONAL DOS CONLITOS EM PÚBLICO E O 'BRAÇO DA LEI': PRÁTICAS POLICIAIS E FORMAS DE CONTROLE DA ATUAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR FLUMINENSE. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mary Lilia Congolino Sinisterra

SINISTERRA, Mary Lilia Congolino;SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.; PINTO, P. G. H. R.. El Femenino Ritualizado. Sabidurías Ancestrales y Prácticas Rituales: Intersecciones entre Colombia, Chile, México, Argentina y Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: ANDRÉ GIL RIBEIRO DE ANDRADE

ANDRADE, André Gil Ribeiro de; Simoni Lahud Guedes;SILVA, E. M. A.; ALVITO, M.. COPA DO MUNDO 2014 - IDENTIDADES EM JOGO: CONFLITOS E REPERCUSSÕES PÚBLICAS DE UM MEGAEVENTO EM UMA ABORDAGEM PELA MÍDIA IMPRESSA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: IZABELLA LACERDA PIMENTA

GUEDES, S. L.;SILVA, E. M. A.; LIMA, R. K.; BARBOSA. BANDIDO BOM É BANDIDO ?RESSOCIALIZADO?: UMA ANÁLISE ACERCA DE VALORES E PRÁTICAS RELATIVAS AO TRABALHO, FAMÍLIA E AS REDES LOCAIS DOS PRESOS, EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL E EX-BANDIDOS NO RIO DE JANEIRO. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Martin Curi

GUEDES, S. L.;SILVA, E. M. A.; GASTALDO, E. (Edson Gastaldo); BUARQUE, Bernardo (Bernardo Buarque). ESPAÇOS DA EMOÇÃO: ARQUITETURA FUTEBOLÍSTICA, TORCIDA E SEGURANÇA PÚBLICA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michelle da Silva Lima

LIMA, Michelle da Silva;SILVA, E. M. A.; GUEDES, S. L.. A INCLUSÃO SOCIAL DE TRABALHADORES POR MEIO DE PROGRAMAS HABITACIONAIS: UMA ETNOGRAFIA EM UMA COOPERATIVA HABITACIONAL EM SÃO GONÇALO-RJ. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Paulo Thiago de Mello

MELLO, M. A. S.; CEFFAI, D.; GUEDES, S. L.;SILVA, E. M. A.. Por trás da notícia: um olhar etnográfico sobre as relações de trabalho numa redação de jornal. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: LUÃ SOUZA MARINATTO

MARINATTO, Luã Souza;SILVA, E. M. A.; ABREU, João Batista de. UPP - O MITO DA FAVELA LIVRE: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DO JORNAL O GLOBO SOBRE O PROJETO ESTADUAL DE SEGURANÇA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fábio Ribeiro da Costa

COSTA, Fabio Ribeiro da;SILVA, E. M. A.; SILVA, Ari de Abreu. A PARTICIPAÇÃO DE COMUNIDADES MARGINALIZADAS NOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA: O CASO DA COMUNIDADE SANTA MARTA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Medeiros Santos

Simoni Lahud Guedes; ROJO, L.;SILVA, E. M. A.. O que há por trás dos jogos de futebol: um estudo etnográfico nas cidades de Niterói e São Gonçalo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; FERREIRA, A. C.; VARGAS, J. D.; MESQUITA, W. A. B.; ALVES, M. A.. Membro Titular (Presidente) de Banca para Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira de Magistério Superior na Classe de Professor Adjunto 40h DE / Área de Conhecimento: ANTROPOLOGIA. 2013. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; MIRANDA, A. P. M.; GOLDMAN, Márcio; BORGES, Antonádia Monteiro; MARQUES, Ana Cláudia Duarte Rocha. MEMBRO TITULAR DE BANCA PARA CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, NA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO I, ABERTO PARA A ÁREA DE CONHECIMENTO: ANTROPOLOGIA POLÍTICA, DO DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; PINTO, P. G. H. R.; ODWYER, E. C.. BANCA DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE DOUTORADO (EDITAL 2013/TURMA 2013) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2013. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; CARRANO, P.. AVALIADOR DOS PROJETOS APRESENTADOS NA GRANDE ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, NO XXI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2012. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; MOTA, Fabio Reis; MIRANDA, A. P. M.. COMISSÃO INTERNA PARA INDICAÇÃO DE TESES DE DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA PARA O PRÊMIO CAPES - 2011, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2012. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; MELLO, M. A. S.; SILVA, A. C.. BANCA DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE MESTRADO (EDITAL 2012/TURMA 2013) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2012. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; BARBOSA; SILVA, Ana Claudia Cruz da. Processo Seletivo de Monitoria do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; SILVA, Ana Claudia Cruz da. BANCA DO PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA 2011/2012 DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; MOTA, Fabio Reis; SANTOS, Nilton. BANCA DO PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE MESTRADO (EDITAL 2011/TURMA 2012) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; SANTOS, Nilton; GONÇALVES, Renata. COMISSÃO INTERNA PARA INDICAÇÃO DE TESES DE DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA PARA O PRÊMIO CAPES - 2010, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; SANTOS, Nilton; GONÇALVES, Renata. COMISSÃO INTERNA PARA INDICAÇÃO DE TESES DE DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA PARA O PRÊMIO ANPOCS - 2010, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; ROJO, L.; MOTA, Fabio Reis; GUEDES, S. L.. AVALIADOR DOS PROJETOS APRESENTADOS NA GRANDE ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS, NO XXI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PRÊMIO UFF VASCONCELLOS TORRES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa); SILVA, Ana Claudia Cruz da. Processo Seletivo de Monitoria do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; BERABA, Lygia Baptista Pereira Segala Pauleto; RAMOS, Jair de Souza. COMISSÃO INTERNA PARA INDICAÇÃO DE TESES DE DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA PARA O PRÊMIO CAPES - 2009. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; SILVA, Ana Claudia Cruz da; BITTER, Daniel. MEMBRO TITULAR DA BANCA PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.. AVALIADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À INOVAÇÃO - PIBINOVA 2010/2011, DA AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMIMENSE. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SILVA, E. M. A.; NEIVA, T. M. C.; FILHO, O. A.. Processo Seletivo de Monitoria do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. 2006. Universidade Federal Fluminense.

Comissão julgadora das bancas

Luiz Antonio Machado da Silva

SILVA, L. A. M.; Guedes, Simoni Lahud; MISSE, M.; Roberto Kant de Lima; Muniz, Jacqueline de Oliveira; Moraes, Pedro Rodolfo Bodê de. Das reportagens policiais às coberturas de segurança pública: (...). 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Simoni Lahud Guedes

SILVA, E. M. A.;GUEDES, S. L.; MISSE, M.; LIMA, Roberto Kant de. Patrulhando a cidade: o valor do trabalho e a construção de esteréotipos em um programa radiofônico. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Simoni Lahud Guedes

LIMA, Roberto Kant de; MISSE, M.; SILVA, L. A. M.; MORAES, P. R. B.;GUEDES, S. L.. Das reportagens policiais às coberturas de segurança pública: representações da violência urbana em um jornal do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Simoni Lahud Guedes

SILVA, E. M. A.;GUEDES, S. L.; MISSE, M.; LIMA, Roberto Kant de. Para uma antropologia do fazer jornalístico:uma proposta de estudo sobre produção de notícias e criminalidade urbana violenta no Rio de Janeiro. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Simoni Lahud Guedes

SILVA, E. M. A.;GUEDES, S. L.; AZEVEDO, L. F. S.; LIMA, Roberto Kant de. Pra quem tem fraco por programa forte: construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa Patrulha da Cidade. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Jacqueline de Oliveira Muniz

GUEDES, Simoni Lahud; MISSE, Michel; LIMA, Roberto Kant de; Machado da Silva, Luiz Antonio;MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; MORAES, Pedro Rodolfo Bodê de. Das reportagens policiais às coberturas de Segurança Pública:Representações da. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Pedro Rodolfo Bodê de Moraes

MORAES, P. R. B.; GUEDES, Simoni Lahud; MISSE, Michel; SILVA, Luiz Antonio Machado da; MUNIZ, Jaqueline de Oliveira. Das reportagens policiais às coberturas de segurança pública: representações da 'violência urbana'em um jornal do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Michel Misse

GUEDES, Simone Lahud;MISSE, M.LIMA, Roberto Kant de; MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; SILVA, Antonio Machado da; MORAES, P. R. B.. Das Reportagens Policiais às coberturas de Segurança Pública: Representações da Violência Urbana em um jornal do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Kant de Lima

KANT DE LIMA, Roberto; GUEDES, Simoni Lahud. Espadas, marginharas e otarianos: a construção de tipos sociais no programa patrulha da cidade.. 1999. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Kant de Lima

KANT DE LIMA, Roberto; GUEDES, Simoni Lahud;MISSE, Michel; MUNIZ, Jaqueline de Oliveria; SILVA, Luiz Antonio de Machado da; MORAES, Pedro Rodolfo Bodê. Das reportagens policiais às coberturas de segurança pública. Representações da "violência urbana" em um jornal do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - UFF.

Roberto Kant de Lima

KANT DE LIMA, Roberto. Para uma antropologia do fazer jornalístico. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes

GOMES, L. G. F. F.; GUEDES, Simoni Lahud; LIMA, R. K.. Espadas, margiranhas e otarianos: a construção de tipos sociais no programa. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Fernando Rojo Mattos

GUEDES, Simoni Lahud; MISSE, Michel; LIMA, Roberto Kant de; MUNIZ, Jacqueline de Oliveira; SILVA, Luís Antonio Machado da; MORAES, Pedro Rodolfo Bodê de;ROJO, L. F.. Das reportagens policiais às coberturas de segurança pública: representações da 'violência urbana' em um jornal do Rio de Janeiro. 2007. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

Orientou

TERESA AMALIA GARCÍA

Los claroscuros de la frontera rural dominico-haitiana: Proyectos, expectativas y posibilidades de quienes habitan y transitan por esos espacios; Início: 2021; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Ângela Jasmin Fonseca Reyes

Em nome do progresso: violência política e resistência na região de Caón Río Cauca (Colômbia); Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Diano Albernaz Massarani

?QUEM SOU EU, MARADONA? QUEM É VOCÊ? VOCÊ QUER SER EU E EU QUERO SER VOCÊ; ? A construção de representações sobre Pelé e Maradona nas mídias impressas brasileira e argentina; Início: 2016; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ricardo Andrade Coitinho Filho

De uma infância improvável ao jovem ?positivo?: ativismo, sociabilidades, produção de moralidades e a (con)formação da identidade soropositiva na trajetória com HIV/AIDS por transmissão vertical; Início: 2016; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Talitha Mirian do Amaral Rocha

Direito(s) à Cidade? Reflexões sobre o uso do espaço público de Niterói (RJ) por cicloativistas, motoristas de UBER e mototaxistas; Início: 2015; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thuani Coutinho Gomes de Queiroz

?Homem não fala sobre vida sexual!?: Iniciações, violências e outros apontamentos masculinos sobre sexo e sexualidade; 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Lorena Moreira dos Santos de Oliveira

Representatividade étnico-racial na Magistratura do Rio de Janeiro: A trajetória de Ivone Ferreira Caetano; 2020; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

BRUNA DE OLIVEIRA PELEGRINO

Tá tranquilo, tá favorável: uma análise do consumo ostentação no subúrbio do Rio de Janeiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Charles Rodrigues da Silva

Onde estão os desparecidos? Uma análise sobre a relação entre a mídia e os casos de desparecimento de pessoas no Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Monique Torres Ferreira

Do olhar para os elos de ferro ao; 2017; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

MASSARANI, Diano Albernaz

Ser e/ou não ser: a construção de representações sobre Pelé na mídia impressa brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Talitha Mirian do Amaral Rocha

Quem dirige em São Gonçalo, dirige em qualquer lugar: uma etnografia sobre as práticas e representações da Guarda Municipal de São Gonçalo (RJ); 2015; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Rosiane Rodrigues de Almeida

QUEM FOI QUE FALOU EM IGUALDADE? CONTROVÉRSIAS EM TORNO DOS USOS E SIGNIFICADOS DA CATEGORIA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA ENTRE OS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DO NEGRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (COMDEDINE-RIO); 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Cristina Teixeira Marins

QUANDO O CÉU É O LIMITE: UMA ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DO EVENTO DE CELEBRAÇÃO DO CASAMENTO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE CERIMONIALISTAS; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Pedro Sarai Fandiño

TAK BAHT: NOTAS SOBRE UMA PROCISSÃO BUDISTA EM LUANG PRABANG, LAOS; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Vânia Regina do Nascimento

Dos Tribunais do Tráfico à Mediação de Conflitos - Um estudo das representações sobre a administração institucional de conflitos em uma Unidade de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Marisa Dreys da Silva Xavier

Se meu fusca falasse; ; ; ele teria muito a dizer! Um estudo do carro, seus usos e representações na sociedade brasileira contemporânea; 2008; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Talitha Mirian do Amaral Rocha

?Niterói para Pessoas?? Práticas e Representações sobre mobilidade urbana entre mototaxistas,; 2020; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Cristina Teixeira Marins

Entre palcos e flashes: reflexão etnográfica sobre trajetórias, construção de reputação e circuitos de consagração de fotógrafos de casamento; 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

SANDRO ALBERNAZ MASSARANI

"Vamos encerrar?": Oralidade, Escrita, Comunicação Digital e Produção de Conflitos no Brasil; 2017; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

IZABELLA LACERDA PIMENTA

DOS ACESSOS AO "MUNDO DO TRABALHO": UMA ETNOGRAFIA SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO INSTITUCIONAL DE PRESOS E EGRESSOS NO RIO DE JANEIRO (BRASIL) E OTTAWA (CANADÁ); 2014; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Lincoln Portela da Ponte

Telefone sem fio: polícia e mídia no circuito da "informação policial?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Mauro Villar de Souza

Para além dos Registros de Ocorrência: efeitos da discricionariedade nas ações de um Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRv); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Charles Rodrigues da Silva

Sumiu na Poeira? Ou como aparecem os desaparecimentos: mídia, política e produção de verdades sobre pessoas desaparecidas no estado do Rio de Janeiro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Solano Scarpa Cardoso

Papel da mídia na ocupação do Complexo do Alemão (RJ); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Andréa Carla Castro e Silva

Aproximação entre cultura escolar e cultura juvenil: o caso do Projeto Travessia - Ensino Fundamental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Waleska Mariana Borges

A Influência da Mídia nas Rotinas das Polícias Cariocas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Thuani Coutinho Gomes

UM ABRAÇO AO SILÊNCIO: A INFLUÊNCIA DO NÚCLEO FAMILIAR NOS ENCAMINHAMENTOS DE CASOS DE ABUSO SEXUAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

LUÍS GUILHERME SIMAS DA SILVA

INFORMAR, PRODUZIR CONHECIMENTO OU FORMAR OPINIÃO? UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA COBERTURA JORNALÍSTICA ACERCA DAS UPPs NO GLOBO E FOLHA DE S; PAULO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

JOÃO GOMES SOARES

Teologia da Prosperidade e avanço do neopentecostalismo no Rio de Janeiro: o caso da Igreja Universal do Reino e Deus; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Saint'Clair da Silveira Velloso

Quando a Polícia Mata e Fere: por uma etnografia dos registros de 'auto de resistência' e a prática da letalidade policial na cidade do Rio de Janeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

LUÍS GUILHERME SIMAS DA SILVA

MÍDIA, SEGURANÇA PÚBLICA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE: REPRESENTAÇÕES ACERCA DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPS) NA GRANDE IMPRENSA DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

VINÍCIUS LIMA LORETTO

ENTRE TEORIA E PRÁTICA: ALGUMAS NOÇÕES ELEMENTARES DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Edilson Márcio Almeida da Silva;

Foi orientado por

Simoni Lahud Guedes

Das reportagens policiais às coberturas de segurança pública: representações da violência urbana em um jornal do Rio de Janeiro; 2007; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Simoni Lahud Guedes;

Delma Pessanha Neves

Irmandade São Vicente de Paula: o papel do cadastramento; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Delma Pessanha Neves;

Produções bibliográficas

  • SILVA, EDILSON MÁRCIO ALMEIDA DA ; SILVA, EMANUEL FREITAS DA . O 'Outro' Reverso: Etnografia, Relações de Poder e Processos de Produção da Verdade. MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 1, p. 1-14, 2023.

  • SILVA, EDILSON MÁRCIO ALMEIDA DA ; SILVA, EMANUEL FREITAS DA ; BARTEL, BRUNO FERRAZ . Disputa política ou batalha espiritual?. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 76, p. 38-64, 2023.

  • SILVA, E. M. A. ; BARTEL, BRUNO FERRAZ . O homem cordial em tempos de covid-19: Elites, conflitos no espaço público e caráter nacional. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 16, p. 1-23, 2023.

  • REYES, A. J. F. ; SILVA, E. M. A. . Vidas represadas: apuntes sobre los efectos de la implementación de la Hidroeléctrica Ituango en el Caón del Cauca (Colombia). Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia , v. 54, p. 116-142, 2022.

  • SILVA, E. M. A. ; SILVA, E. F. . Apresentação: O certo é saber que o certo é certo ou o inferno são os outros: conflitos (d)e representações em um mundo dividido. Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia , v. 54, p. 12-36, 2022.

  • SILVA, E. M. A. . Subnotificação ou supernotificação? Mídia, produção de verdades e politização da Covid-19 no Brasil. DILEMAS: REVISTA DE ESTUDOS DE CONFLITO E CONTROLE SOCIAL , v. -, p. 1-16, 2020.

  • SILVA, E. M. A. . Nem tão longe, nem tão perto! Notas de um antropólogo brasileiro sobre igualdade e hierarquia em Portugal. ACENO - REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE , v. 7, p. 199-214, 2020.

  • GUEDES, S. L. ; SILVA, E. M. A. . O segundo sequestro do verde e amarelo: futebol, política e símbolos nacionais. ALHETEIA , v. 3, p. 73-89, 2019.

  • SILVA, E. M. A. . Em briga de marido e mulher, o Poder Público mete a colher: mídia, mobilizações coletivas e estratégias de visibilização da violência doméstica em Portugal e no Brasil. ANTROPOLÍTICA (UFF) , v. 43, p. 233-250, 2018.

  • SILVA, E. M. A. . Entre o particularismo e o universalismo: dilemas da cidadania no Brasil e na França. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 10, p. 180-188, 2017.

  • BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa) ; MOUZINHO, G. M. P. ; LIMA, R. K. ; SILVA, E. M. A. . Reflexões sobre a municipalização da segurança a partir do diagnóstico de segurança pública do município de São Gonçalo (RJ). Civitas (Porto Alegre) , v. 8, p. 386-408, 2008.

  • SILVA, E. M. A. . Jornalismo e Construção Social da Realidade: notas sobre os critérios de representação da violência na imprensa carioca. Praia Vermelha (UFRJ) , v. 13, p. 120-138, 2005.

  • SILVA, E. M. A. ; GUEDES, S. L. (Org.) . Conflitos sociais no espaço urbano. 1. ed. Niterói: EDUFF, 2016. v. 500. 416p .

  • SILVA, E. M. A. . Mídia e segurança pública. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2015. 178p .

  • SILVA, E. M. A. . Notícias da violência urbana: um estudo antropológico. 1. ed. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010. v. 1. 256p .

  • SILVA, E. M. A. . Ensino e pesquisa como vocações: notas sobre um caso exemplar. In: HELAL, Ronaldo; COSTA, Leda. (Org.). Esporte e sociedade: a contribuição de Simoni Guedes. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 53-64.

  • Simoni Lahud Guedes ; SILVA, E. M. A. . O segundo sequestro do verde e amarelo: futebol, política e símbolos nacionais. In: HELAL, Ronaldo; COSTA, Leda. (Org.). Esporte e sociedade: a contribuição de Simoni Guedes. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. 1, p. 173-197.

  • SILVA, E. M. A. . Negacionismo relativo: ciência, moral e reencantamento do mundo. In: OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; GONÇALVES, Reynaldo Aragon; KANT DE LIMA, Roberto. (Org.). Ciência em conflitos - Negacionismo, desinformação e crise democrática. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. 1, p. 75-90.

  • SILVA, E. M. A. . Ciência em contexto de pandemia: sistema de conhecimentos ou sistema de crenças?. In: KANT DE LIMA, Roberto; LIMA, Michel Lobo Toledo. (Org.). Fazendo (a) sociedade. Contribuições das ciências sociais em tempos inquietantes. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. 1, p. 61-65.

  • RESENDE, J. ; MARTINS, A. ; SILVA, E. M. A. . Da senzala à favela: apontamentos sócio-históricos acerca das relações entre imprensa e segurança pública no Rio de Janeiro. In: Jose Manuel Resende; Alexandre Martins. (Org.). (Con)vivemos numa sociedade justa e decente? Críticas, envolvimentos e transformações. 1ed.Porto (Portugal): Fronteira do Caos, 2018, v. 1, p. 269-283.

  • SILVA, E. M. A. ; Simoni Lahud Guedes . Introdução. In: SILVA, Edilson Márcio Almeida da; GUEDES, Simoni Lahud. (Org.). Conflitos sociais no espaço urbano. 1ed.Niterói: EDUFF, 2016, v. 1, p. 7-14.

  • SILVA, E. M. A. . Pra quem tem fraco por programa forte: ocorrências policiais e construção de estereótipos no programa Patrulha da Cidade. In: Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro. (Org.). Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública. 1ed.Niterói: EDUFF, 2003, v. 1, p. 165-197.

  • SILVA, E. M. A. . EM BRIGA DE MARIDO E MULHER, O MINISTÉRIO PÚBLICO METE A COLHER: MÍDIA, MOBILIZAÇÕES COLETIVAS E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PORTUGAL. In: XI Reunião de Antropologia do MERCOSUL, 2015, Montevidéo (Uruguai). Anais da XI Reunião de Antropologia do MERCOSUL, 2015.

  • SILVA, E. M. A. . ESTADO? TRÁFICO? MILÍCIAS? ALGUNS APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE (IN)SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO. In: XXVII REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2010, Belém - PA. XXVII REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2010.

  • SILVA, E. M. A. . Mídia e Construção Social da Realidade: algumas considerações sobre os critérios de representação da ?violência urbana? na imprensa carioca. In: 25a Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. 25a Reunião Brasileira de Antropologia, 2006.

  • SILVA, E. M. A. . IMPRENSA E PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA VERDADE: REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPs) NO RIO DE JANEIRO/BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. A. . ESTADO? TRÁFICO? MILÍCIAS? ALGUNS APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE (IN)SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. A. . ENTRE O UNIVERSAL E O PARTICULAR: ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE POLÍTICA E RELAÇÕES PESSOAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO-RJ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, E. M. A. . Construção da Violência como Problema Público. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . Entre o universal e o particular: política e relações pessoais no município de São Gonçalo - RJ. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, E. M. A. . Construção da Violência como Problema Público. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . De problema social a problema público: representações da 'violência urbana' na imprensa do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. M. A. . Polícia para quem precisa: práticas e discursos sobre segurança pública no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . Estado? Tráfico? Milícias? Violência, criminalidade e relações de poder no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . As dores da tese e a relação orientador-orientando. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . Mídia e construção social da realidade: algumas considerações sobre os critérios de representação da 'violência urbana' na imprensa carioca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. M. A. . Para entender 'Tiros em Columbine'. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . A questão fundiária e a cidadania no Brasil contemporâneo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, E. M. A. . Mídia, violência e direitos humanos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. A. . Ética e drogas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. A. . "Pra quem tem fraco por programa forte": a construção de estereótipos e ocorrências policiais no programa Patrulha da Cidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. M. A. . Patrulhando a cidade: a construção de estereótipos em um programa radiofônico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, E. M. A. . Transmissão de Patrimônio Cultural sob exclusão Social. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIMENTA, I. ; SILVA, E. M. A. . Apresentação. Niterói/RJ, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ROCHA, T. M. A. ; SILVA, E. M. A. . Prefácio. Niterói, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MARINS, C. T. ; SILVA, E. M. A. . Prefácio. Niterói, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BARTEL, B. F. ; SILVA, E. M. A. ; MIRANDA, A. P. M. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • RODRIGUES, R. ; SILVA, E. M. A. ; MIRANDA, A. P. M. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • VELLOSO, Saint'Clair da Silveira ; SILVA, E. M. A. . Prefácio. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SILVA, E. M. A. . Das Reportagens Policiais às Coberturas de Segurança Pública: representações da ?violência urbana? em um jornal do Rio de Janeiro. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2007 (Tese de Doutorado indicada para publicação).

Outras produções

SILVA, A. C. C. E. ; SILVA, E. M. A. . Aproximação entre cultura escolar e cultura juvenil: o caso do Projeto Travessia - Ensino Fundamental. 2013.

CARVALHO, A. C. A. V. ; SILVA, E. M. A. . Pro dia nascer feliz: existências marcadas pela linguagem. 2013.

CAPISTRANO, M. S. P. ; SILVA, E. M. A. . O Memorial utilizado na Metodologia Telessala como instrumento de avaliação de aprendizagens e formação de educadores e educandos. 2013.

BARROS, F. R. ; SILVA, E. M. A. . Morro do Estado? Uma abordagem antropológica sobre policiamento ?comunitário?: a experiência do GPAE numa favela de Niterói. 2012.

FERREIRA, M. A. T. ; SILVA, E. M. A. . Lazer e Profissionalização ? O que os projetos sociais esportivos de Niterói oferecem aos jovens? O Programa Escola Aberta como estudo de caso. 2010.

SOARES, J. G. ; SILVA, E. M. A. . Teologia da Prosperidade e Avanço do Neopentecostalismo no Brasil: o caso da Igreja Universal do Reino de Deus. 2010.

COSTA, F. R. ; SILVA, E. M. A. . A Participação de Comunidades Marginalizadas nos Conselhos Comunitários de Segurança ? o caso da comunidade Santa Marta. 2010.

LABRONICI, R. B. ; SILVA, E. M. A. . Dinâmicas faccionais: um estudo sobre o pertencimento faccional e o crime organizado. 2009.

SOLIVA, T. B. ; SILVA, E. M. A. . As Redes do Afeto: um estudo dos grupos gays na Universidade Federal Fluminense. 2009.

NASCIMENTO, V. R. ; SILVA, E. M. A. . Em uma DEAM ?Tradicional?: práticas, representações e mediação em casos de violência doméstica. 2009.

SOUZA, M. V. ; SILVA, E. M. A. . Na Direção Ofensiva: o paradoxo das instituições de prevenção aos acidentes de trânsito. 2009.

VELLOSO, S. S. ; SILVA, E. M. A. . Autos de Resistência: algumas considerações sobre tráfico de drogas e letalidade policial nas favelas do Rio de Janeiro. 2009.

ANONIMO, A. ; SILVA, E. M. A. . Violência urbana e sentimento de insegurança: a situação de Luziânia/GO. 2009.

SILVA, E. M. A. . Parecerista ad hoc para Horizontes Antropológicos. 2017. (Parecer).

BARTEL, B. F. ; SILVA, E. M. A. ; MIRANDA, A. P. M. . Representação, peregrinação, sacrifício e possessão no culto a Aisha Qandisha. 2016. (Editoração/Livro).

SILVA, E. M. A. . Avaliador ad hoc para Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2016. (Parecer).

SILVA, E. M. A. . O PAPEL DA MÍDIA COMO FORMADOR DA OPINIÃO PÚBLICA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ALMEIDA, R. R. ; SILVA, E. M. A. ; MIRANDA, A. P. M. . Quem foi que falou em igualdade?. 2015. (Editoração/Livro).

SILVA, E. M. A. . Processo Editorial dos Editais Biblioteca e Livros Didáticos da Universidade Federal Fluminense. 2015. (Parecer).

SILVA, E. M. A. . Avaliador ad hoc para Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2015. (Parecer).

SILVA, E. M. A. . Avaliador ad hoc para Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2014. (Parecer).

SILVA, E. M. A. . Consultor ad hoc para julgamento do mérito acadêmico e científico de projeto de pesquisa apresentado no âmbito do Programa Interno de Financiamento de Projetos de Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste Da Bahia - UESB. 2014. (Parecer).

SILVA, E. M. A. . Referee científico de artigo enviado para publicação na Revista Forum Sociológico. 2013. (Parecer).

NASCIMENTO, V. R. ; SILVA, E. M. A. . Relatório Parcial de Pesquisa - Edital CNJ Acadêmico N020/2010/CAPES/CNJ. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. M. A. . Relatório de Viagem Internacional - Programa CAPES/FCT CGCI 0010/2009. 2012. (Relatório de pesquisa).

SILVA, E. M. A. ; PRADO, S. M. . E por falar em cidade, onde mora você?. 2003. (Vídeo).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Conflitos, representações e construção social da realidade, Descrição: Partindo do pressuposto de que os conflitos são inerentes à vida social, o projeto tem por objetivo a consecução de etnografias acerca de situações conflitivas envolvendo diferentes agentes (membros de movimentos sociais, trabalhadores informais, profissionais das áreas da saúde e da segurança pública, etc.) que atuam nos mais diversos contextos empíricos, tanto no Brasil quanto no Exterior. Pretende-se, com isso, descrever e analisar processos de produção de representações acerca dos respectivos problemas enfrentados, as estratégias mobilizadas para tal, assim como os efeitos práticos e simbólicos que se lhes acompanham enquanto expressão daquilo que se convencionou chamar construção social da realidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / Talita Mirian do Amaral Rocha - Integrante / Thuani Coutinho Gomes de Queiroz - Integrante / Diano Albernaz Massarani - Integrante / Ricardo Andrade Coitinho Filho - Integrante / Angela Jasmín Fonsecas Reyes - Integrante / André Henrique dos Santos Francisco - Integrante / Teresa Amalia Garcia - Integrante / Lorena Moreira dos Santos de Oliveira - Integrante / ARTHUR OLIVEIRA ARAÚJO - Integrante / JULIANA GOMES SILVA DO NASCIMENTO - Integrante / LARA SOUSA JANNUZZI - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Processos de produção da verdade sobre Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro: mídia, segurança pública e construção social da realidade, Descrição: O projeto se propõe a dar continuidade ao mapeamento e análise, a partir de noticiários, dos discursos produzidos pela grande imprensa do Rio de Janeiro acerca daquela que, até pelo menos meados de 2013, vinha sendo representada como a mais importante política pública de segurança pública adotada pelo governo do estado: as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Implantadas na cidade desde o segundo semestre do ano de 2008, as UPPs vinha sendo avaliadas como uma política pública eficaz no combate ao tráfico de drogas e, consequentemente, na produção de um sentimento de segurança da população, cujo sucesso derivava, entre outros fatores, da adesão e legitimação que tal política encontrou junto aos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro, dentre os quais pode-se mencionar o jornal O Globo. Concomitantemente à implantação das UPPs, foram observadas, em determinadas áreas da capital, intervenções urbanísticas que, a exemplo da referida política de segurança, figuravam como especialmente emblemáticas do ponto de vista da concepção de um projeto de cidade como commodity, tais como a construção de barreiras acústicas e eco-limites, além de remoções de moradias populares. Se, por um lado, estas representaram questões que tocavam mais diretamente os interesses de regiões centrais da cidade, por outro, desde a implantação das primeiras UPPs, discursos que apontavam um movimento migratório de bandidos do Rio de Janeiro para cidades vizinhas, como Niterói, por exemplo ? incrementando, assim, a violência na cidade ?, assumiram visibilidade crescente, apoiando-se, também nesse caso, nas reportagens publicadas sobre o assunto na grande imprensa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / FRANCO LOUREDO DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional Conflitos - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    INCT ? Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT-InEAC, Descrição: O presente projeto aprovado na Chamada N 16/2014 INCT/MCT/CNPq/CAPES/FAPs do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/CNPq, é resultado de articulação de uma rede nacional e internacional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, reunidos há 06 anos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/In-EAC), aprovado, em abril de 2009, na Chamada N 15/2008 MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP/ Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Esse programa é aqui consolidado e ampliado no sentido de promover ainda mais o trabalho de interlocução, inédito no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências socicais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito. A rede reunida nesse projeto integra instituições ? grupos de pesquisa e programa de pós-graduação- de sete estados brasileiros (RJ, MG, SP, PE, BA, RS, DF) e cinco países (Canadá, Argentina, França, Estados Unidos, Portugal). Este novo INCT tem como escopo da atuação a análise dos processos de administração institucional de conflitos e as formas não institucionais, especialmente, os processos de demanda de direitos e por reconecimento por parte de diversos atores. Essas duas vias de pesquisa articulam-se com as ações propostas na área da transferência de conhecimento. No primeiro caso, trata-se de ações fortemente ancoradas nas tecnologias de formação, capacitação e interlocução como operadores dos sistemas de Segurança Pública, de Justiça e de outras burocracias estatais, gerando espaços de desconstrução e construção de matrizes e práticas institucionais e corporativas arraigadas nas formas de fazer do Estado no Brasil. No segundo caso, as ações serão inovadoras no sentido da construção de tecnologias sociais que promovam não a aplicação unilateral do conhecimento, mas a construção conjunta de formas de intervenção na esfera e no espaço públicos que considerem diferentes pontos de vista e reivindicações das pessoas envolvidas nos conflitos tratados pelas agências públicas. No campo da atuação internacional do Instituto, as estratégias são tendentes à internacionalização de nossos pesquisadores e não só da produção por eles elaborada, como a publicação em revistas estrangeiras e participação em eventos acadêmicos internacionais. O foco da internacionalização do presente projeto é vencer os obstáculos impostos pela exclusão de nossa área do Programa Ciência Sem Fronteiras, para promover o intercâmbio institucional e fluido entre pesquisadores, estudantes e professores dos países envolvidos, como vistas à troca de experiências de pesquisa, de ambientes acadêmicos mas, principalmente, para criar oportunidades para realização de pesquisas de campo em outros países, com a finalidade de produzir resultados que possam ser contrastados àqueles aqui obtidos. Assim, destaca-se que esse projeto se funda em uma perspectiva comparada e multidisciplinar de análise, pioneira no Brasil em relação à interlocução entre o Direito e as Ciências Sociais, no entendimento da Segurança Pública como um campo de disputas e consensos que vai além da criminalidade e da intervenção repressiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Marco Antônio da Silva Mello - Integrante / LIMA, R. K. (Roberto Kant de Lima) - Coordenador / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Kátia Sento Sé Mello - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / Herbert Toledo Martins - Integrante / Sofia Tiscornia - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Lucia Eilbaum - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Lenin dos Santos Pires - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante / Carlos Abraão Moura Valpassos - Integrante / Daniel Schroeter Simião - Integrante / Eduardo Cerqueira Batitucci - Integrante / Fábio Reis Mota - Integrante / Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva - Integrante / Frederico Policarpo de Mendonça Filho - Integrante / Haydée G. C. Caruso - Integrante / Jacqueline Sinhoretto - Integrante / Laura Graziela Gomes - Integrante / Maria Stella de Amorim - Integrante / Neiva Vieira da Cunha - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / Soraya Silveira Simões - Integrante / Vivian Gilbert Ferreira Paes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Mídia, segurança pública e construção social da realidade: representações acerca das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na grande imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo, Descrição: O PROJETO SE PROPÔS A MAPEAR E ANALISAR COMPARATIVAMENTE OS DISCURSOS PRODUZIDOS PELA GRANDE IMPRENSA DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO ACERCA DA IMPLANTAÇÃO E DO FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPS) NA CAPITAL CARIOCA. PRETENDEU-SE, POIS, ESTABELECER UM OLHAR CONTRASTIVO ENTRE AS COBERTURAS JORNALÍSTICAS DESENVOLVIDAS NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO ACERCA DAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA ADOTADAS NAQUELA CIDADE, PROCURANDO ENFOCAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, OS TIPOS DE TRATAMENTO EDITORIAL QUE, EM CADA CONTEXTO, VÊM SENDO CONFERIDOS AO TEMA DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPS).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / Luís Guilherme Simas da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Mídia, segurança pública e construção social da realidade: representações acerca das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na grande imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo, Descrição: Vinculado à linha de pesquisa Cultura jurídica, Segurança Pública e Administração de Conflitos, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, o projeto se propõe a mapear e analisar comparativamente os discursos produzidos pela grande imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo acerca da implantação e do funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na capital carioca. Implantadas na cidade desde o segundo semestre do ano de 2008, as UPPs têm sido celebradas como uma política pública eficaz no combate ao tráfico de drogas e, consequentemente, na produção de um sentimento de segurança da população, cujo sucesso deriva, entre outros fatores, da adesão e legitimação que tal política encontrou junto aos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro. Concomitantemente à implantação das UPPs, observa-se, em determinadas áreas da capital, intervenções urbanísticas que, a exemplo da referida política de segurança, figuram como especialmente emblemáticas do ponto de vista da concepção de um projeto de cidade como commodity, tais como a construção de barreiras acústicas e eco-limites, além de remoções de moradias populares. Outrossim, dado o relativo silenciamento da grande imprensa carioca sobre tais questões, o projeto pretende estabelecer um olhar contrastivo entre as coberturas jornalísticas desenvolvidas no Rio de Janeiro e em São Paulo acerca das políticas de segurança pública adotadas naquela cidade, procurando enfocar, mais especificamente, os tipos de tratamento editorial que, em cada contexto, vêm sendo conferidos ao tema das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / Luís Guilherme Simas da Silva - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Construindo uma educação de qualidade: análise das expectativas e obstáculos quanto à transformação do ensino público no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Vinculado à linha de pesquisa Patrimônio Cultural, Práticas Produtivas e Categorias Ocupacionais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, o projeto se propõe, a partir de uma perspectiva analítica inovadora e da reflexão multidisciplinar de pesquisadores qualificados, de vários níveis de formação, e de consultores internacionais, a compreender a escola como espaço de formação moral e também como local de confronto entre as culturas juvenis e as regras que normalizam as práticas escolares de professores e alunos, considerando as resistências e ressignificações que caracterizam o processo de socialização política na escola. Essa abordagem permite problematizar como as práticas pedagógicas são apropriadas pelos alunos (em especial nas interações que definem o cotidiano escolar), analisar as causas dos conflitos escolares e suas repercussões desqualificadoras no que tange à autoridade docente, assim como à construção e conservação da ordem escolar, fator fundamental para se efetivar um ensino de qualidade. Por meio de métodos heterogêneos e complementares de pesquisas (qualitativos e quantitativos) pretende-se construir um conhecimento que possa subsidiar políticas públicas educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Integrante / GUEDES, S. L. - Coordenador / LIMA, R. K. (Roberto Kant de Lima) - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Kátia Sento Sé Mello - Integrante / Lana Lage da Gama Lima - Integrante / MOTA, Fabio Reis - Integrante / Haydée Gloria Caruso - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Imprensa e Processos de Produção da Verdade: Representações Midiáticas das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro, Descrição: Trata-se de uma pesquisa que busca mapear e analisar, a partir de noticiários, os discursos produzidos pela grande imprensa do Rio de Janeiro acerca daquela que, há alguns anos, vem sendo representada como a mais importante política pública de segurança pública adotada pelo governo do estado: as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Implantadas na cidade desde o segundo semestre do ano de 2008, as UPPs têm sido celebradas como uma política pública eficaz no combate ao tráfico de drogas e, consequentemente, na produção de um sentimento de segurança da população, cujo sucesso deriva, entre outros fatores, da adesão e legitimação que tal política encontrou junto aos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro, dentre os quais pode-se mencionar o jornal O Globo. Não obstante, desde a implantação das primeiras UPPs, discursos que apontam um movimento migratório de bandidos da cidade do Rio de Janeiro para cidades vizinhas como Niterói, incrementando, assim, a violência na cidade, tem assumido visibilidade crescente, apoiando-se, mais uma vez, nas reportagens publicadas sobre o assunto na grande imprensa. Isto posto, a pesquisa tem por finalidade acompanhar a difusão de tais notícias na grande imprensa, mais especificamente nos jornais O Globo e O Fluminense, buscando cotejar as informações ali contidas com os dados oficiais publicados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) sobre os índices de criminalidade no estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / Francisco Rebel Barros - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal Fluminense - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Representações e práticas acerca da implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no estado do Rio de Janeiro, Descrição: Trata-se de um dos desdobramentos do eixo 3 (Violência, segurança pública, dependência química e saúde coletiva) que compõe o projeto As cidades, seus problemas e seus públicos: mobilizações coletivas, territorialidades e políticas públicas de administração institucional de conflitos, coordenado pelo professor Roberto Kant de Lima. Combinando abordagens sobre diferentes universos empíricos, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no Norte e Sul Fluminense, o projeto indaga quais podem ser os conteúdos e significados das práticas, percepções e representações sobre discriminação, segregação e violência, subjacentes às políticas públicas de caráter intervencionista em curso no Rio de Janeiro, que propõem revitalizar, remodelar ou mesmo repensar as formas de relacionamentos no espaço público dessas regiões. Através de etnografias que permitam a construção de dados objetiva-se elaborar ferramentas analíticas que possibilitem interpretar as formas como tais práticas, percepções e representações engendram a apresentação de demandas nas arenas públicas e sua consideração nas agendas políticas do Estado, por distintos segmentos sociais, sejam oriundos da sociedade civil, sejam das agências responsáveis pela promoção da justiça e da segurança pública. Em consonância com essa perspectiva, o subprojeto ora apresentado tem como objetivo a realização de pesquisas etnográficas em contextos diretamente afetados pela implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no estado do Rio de Janeiro, mais particularmente na Cidade do Rio de Janeiro. Interessa-nos, nesse sentido, compreender os processos de construção, evocação e difusão de representações sociais acerca da referida política pública, particularmente no que concerne aos discursos objetivados por agentes e atores sociais que participam efetivamente de tais processos, tais como Gestores de Segurança Pública, policiais lotados nas UPPs, moradores das localidades onde estas foram (ou estão sendo) instaladas e jornais de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / Vânia Regina do Nascimento - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2016

    Processos de produção da verdade sobre Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro: mídia, segurança pública e construção social da realidade, Descrição: O projeto se propõe a mapear e analisar, a partir de noticiários, os discursos produzidos pela grande imprensa do Rio de Janeiro acerca daquela que, há alguns anos, vem sendo representada como a mais importante política pública de segurança pública adotada pelo governo do estado: as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Implantadas na cidade desde o segundo semestre do ano de 2008, as UPPs têm sido celebradas como uma política pública eficaz no combate ao tráfico de drogas e, consequentemente, na produção de um sentimento de segurança da população, cujo sucesso deriva, entre outros fatores, da adesão e legitimação que tal política encontrou junto aos principais veículos de comunicação do Rio de Janeiro, dentre os quais pode-se mencionar o jornal O Globo. Concomitantemente à implantação das UPPs, têm sido observadas, em determinadas áreas da capital, intervenções urbanísticas que, a exemplo da referida política de segurança, figuram como especialmente emblemáticas do ponto de vista da concepção de um projeto de cidade como commodity, tais como a construção de barreiras acústicas e eco-limites, além de remoções de moradias populares. Se, por um lado, estas representam questões que tocam mais diretamente os interesses de regiões centrais da cidade, por outro, desde a implantação das primeiras UPPs, discursos que apontam um movimento migratório de bandidos do Rio de Janeiro para cidades vizinhas, como Niterói, por exemplo ? incrementando, assim, a violência na cidade ?, têm assumido visibilidade crescente, apoiando-se, também nesse caso, nas reportagens publicadas sobre o assunto na grande imprensa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador / Francisco Rebel Barros - Integrante / Vânia Regina do Nascimento - Integrante / Luís Guilherme Simas da Silva - Integrante., Financiador(es): Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional Conflitos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2009 - 2016

    Programa de Pesquisa e Formação em Segurança Pública, Justiça Criminal e Processos de Administração Institucional de Conflitos. A proximidade e a macrocriminalidade, em perspectiva comparada. ? Instituto de Estudos Comparados em Administração Instituciona, Descrição: Este projeto foi aprovado para a formação de um Instituto na área induzida Segurança Pública, do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia na chamada MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP n 15/2008. Sua finalidade é a promoção de um Programa de Pesquisa e Formação, nas áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais, a respeito das formas institucionais de administração de conflitos nos diferentes âmbitos dos sistemas de Segurança Pública e de Justiça Criminal. O foco do projeto está dado na análise da natureza dos conflitos tratados pelos sistemas mencionados, atendendo às distinções qualitativas entre categorias como conflito, crime, violência física, insulto moral, entre outras possíveis. Assim, o objetivo principal do Instituto é produzir conhecimento empírico e teórico sobre as lógicas de tratamento e administração institucional de conflitos por parte dos agentes públicos e sua relação com a natureza distinta desses conflitos. Para tanto, as pesquisas empíricas e discussões teóricas a serem produzidas no âmbito do Instituto terão como eixo a comparação entre as formas de administração institucional daqueles conflitos considerados menores, produto de relações de proximidade (vizinhança, parentesco, afinidade, amizade) e daqueles crimes classificados pelo campo jurídico como macrocriminalidade ou crime organizado. Esses dois tipos de conflitualidade envolvem não só mecanismos e lógicas de administração diferenciadas, por parte das agências de Segurança Pública e Justiça Criminal, mas também distintas moralidades no tratamento dos casos e das pessoas envolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (81) / Mestrado acadêmico: (65) / Doutorado: (68) . , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Integrante / Simoni Lahud Guedes - Integrante / Marco Antônio da Silva Mello - Integrante / LIMA, R. K. (Roberto Kant de Lima) - Coordenador / BARBOSA, A. R. (Antonio Rafael Barbosa) - Integrante / Ana Paula Mendes de Miranda - Integrante / Kátia Sento Sé Mello - Integrante / Luís Roberto Cardoso de Oliveira - Integrante / Jorge Zaverucha - Integrante / Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo - Integrante / Lana Lage da Gama Lima - Integrante / Maria Stella Amorim - Integrante / Herbert Toledo Martins - Integrante / Sofia Tiscornia - Integrante / Glaucia Maria Pontes Mouzinho - Integrante / Lucia Eilbaum - Integrante / Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto - Integrante / Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão - Integrante / Lenin dos Santos Pires - Integrante / Haydée Gloria Caruso - Integrante / Nalayne Mendonça Pinto - Integrante / JACQUELINE FERREIRA - Integrante / Daniel Schroeter Simião - Integrante / Fábio Reis Mota - Integrante / Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva - Integrante / Pedro Heitor Barros Geraldo - Integrante / josé maria nóbrega - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / PROPPI - Auxílio financeiro / PROPPI - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - 2007

    Das Reportagens Policiais às Coberturas de Segurança Pública: representações da 'violência urbana' em um jornal do Rio de Janeiro, Descrição: Pesquisa etnográfica desenvolvida com o objetivo de entender as formas pelas quais é representada e construída a noção de ?violência urbana? na grande imprensa do Rio de Janeiro. O pressuposto básico adotado foi de que a imprensa, juntamente com outros atores sociais, não só participa da produção e reprodução simbólica da ?violência urbana?, como atua de forma peremptória na sua definição enquanto problemática obrigatória, elevando-a, com isso, à condição privilegiada de um dos mais destacados ?problemas públicos? da atualidade. Fundamentado, também, na análise de textos jornalísticos, o trabalho de campo buscou compreender a redação de um jornal de grande circulação na cidade como o microcosmo de um campo de poder, examinando, passo a passo, diversas etapas que envolvem o processo de produção das notícias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edilson Márcio Almeida da Silva - Coordenador.

Prêmios

2009

Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto de Antropologia Cultural, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS).

2008

Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto de Antropologia e Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2004

Aprovação em Concurso Público para o Cargo de Professor de Sociologia, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

1999

Aprovação em Concurso Público para o Cargo de Professor de Sociologia, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC-RJ).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Nufep. , Campus do Gragoatá - Bloco O, sala 205, São Domingos, 24210-201 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27174860, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2009

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador de Apoio Acadêmico

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina EAD, Carga horária: 2

2009 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Porfessor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2018

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Programa de Pós-graduação, Carga horária: 20

2013 - 2017

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenador de Curso de Especialização, Carga horária: 16

Outras informações:
Subcoordenador do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública

2006 - 2008

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense

2001 - 2002

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense

Atividades

  • 07/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos.,Linhas de pesquisa

  • 09/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Nufep.,Linhas de pesquisa

  • 02/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Ensino Pesquisa Extensão em Administração Institucional Conflitos.,Linhas de pesquisa

  • 02/2009 - 04/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Ensino Pesquisa Extensão em Administração Institucional Conflitos.,Linhas de pesquisa

  • 06/2011 - 06/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2002 - 05/2002

    Extensão universitária , Nufep.,Atividade de extensão realizada, Participação, na qualidade de coordenador acadêmico e professor do Curso de Extensão ?Justiça Criminal e Segurança Pública?, realizado pelo Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal Fluminense (NUFEP/UFF) nas dependências da Un.

2005 - 2005

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Departamento de Ciências Humanas

2002 - 2009

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente (nível 1)