João Daniel Passarelli França

Doutor em linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Aracatuba (1992) e mestrado em Linguística pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2007). É professor associado nível 3 na Academia da Força Aérea onde ingressou em 1996, ministrando Língua Inglesa e Inglês de Aviação no Curso de Formação de Oficiais. Participa como estudante no grupo de pesquisa LEnTe - Laboratório de Estudos Enunciativos do Texto, da Universidade Federal de São Carlos.

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística

2016 - 2020

Universidade Federal de São Carlos
Título: O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOB O VIÉS DA TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS: UM ESTUDO DOS VERBOS FRASAIS DO INGLÊS
, Ano de obtenção: 2020. Marília Blundi Onofre. Palavras-chave: Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas.; verbos frasais; ensino de língua estrangeira; atividade epilinguística; paráfrase.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em letras

2005 - 2007

Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
Título: O verbo to get e o ensino de inglês
, Ano de Obtenção: 2007.Letícia Marcondes Rezende.

Especialização em processo ensino aprendizagem

1997 - 1997

Faculdades Claretianas Batatais
Título: As causas do baixo rendimento do 1o. ano G na AFA
Orientador: Edvaldo Soares

Formação complementar

2019 - 2019

Curso Livre de Ano Novo - Assim falava Zaratrusta. (Carga horária: 18h). , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.

2018 - 2018

Extensão universitária em Prática da Tradução de Ciências Sociais e Humanas (Português para Inglês). (Carga horária: 24h). , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.

2009 - 2009

Oxford Teacher's Academy Professional Development. (Carga horária: 18h). , Editora Oxford, OUP, Brasil.

2004 - 2006

MBA em excelência gerencial - ênfase em gestão ública. , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

XV Seminário de Pós-Graduação em Linguística (PARECERISTA).Análise de resumos - parecerista. 2022. (Seminário).

68º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) (DEBATEDOR DE PAINÉIS).O Material Didático de Ensino-Aprendizagem de Inglês como LE: Identificação de Habilidades e Competências em Planos de Aula Online. 2021. (Seminário).

III Colóquio Internacional de Estudos Enunciativos ? ENUNCIAR ?.Aspectos Nocionais da preposição on - reflexões para o ensino de língua estrangeira. 2021. (Seminário).

XIV Seminário de Pós-Graduação em Linguística (MEDIADOR).XIV Seminário de Pós-Graduação em Linguística (MEDIADOR). 2020. (Seminário).

VI Fórum de Linguística Aplicada: ensino e aprendizagem de línguas. 2019. (Congresso).

Workshop: A necessária relação entre a compreensão do funcionamento da língua e o desenvolvimento de competências de escrita - VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e aprendizagem de línguas. 2019. (Seminário).

18º Workshop - Gramática e Texto. 2018. (Oficina).

I Semana Pedagógica Interativa da Academia da Força Aérea. 2018. (Encontro).

Jornada Luso-Brasileira - Linguistica e perspectivas de cooperaçao científica. 2018. (Encontro).

XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Lingística. 2018. (Encontro).

XI Seminário de Pesquisa Linguística - UFSCar / PPGL.O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações enunciativas - uma análise dos verbos frasais do inglês. 2017. (Seminário).

XI Seminário de Pesquisa Linguística - UFSCar / PPGL.Parecerista. 2017. (Seminário).

Colóquio - As Competências na Formação do Professor de Línguas. 2016. (Outra).

X Seminário de Pesquisa em Linguística - UFSCar. 2016. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa em Linguística - UFSCar.O ensino de língua estrangeira e a dinâmica da linguagem: uma análise dos verbos preposicionados do inglês. 2016. (Seminário).

63o. Seminário do GEL.A surdez fonológica e as dificuldades de percepção/produção de sons de pilotos brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2015. (Seminário).

I Coloquio Internacional de Estudos Enunciativos. 2015. (Outra).

IX SPLIN & IV SPL. 2015. (Seminário).

XX Intercâmbio de Pesquisas em Línguística Aplicada - PUC/SP.Percepção e produção de sons: uma análise das dificuldades de pilotos brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2015. (Simpósio).

62 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2014. (Seminário).

IV Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar. 2012. (Encontro).

XVII Colóquio Bakhtiniano: Enfrentando questões metodológicas com Bakhtin. 2012. (Encontro).

V Seminário do Progama de Pós-Graduação em Lingüística.O verbo to get e o ensino de inglês. 2005. (Seminário).

Curso de Extensão.Estados Unidos: A construção de uma cultura. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Oliveira Lanna

PASSARELLI, J. D. F.; PINTO, E. C.. O ensino de ínglês na Academia da Força Aérea: possíveis propostas para melhorá-lo e uma aproximação com os exames de proficiência. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Intendência) - Academia da Força Aérea.

Aluno: Rafael dos Reis Magluf

PASSARELLI, J. D. F.; Elaine Risques Faria; Daniel M. O'Connell. Estratégias de ensino e aprendizagem de língua inglesa na Academia da Força Aérea: um estudo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

Aluno: José Sebastian Vargas León

PASSARELLI, J. D. F.; Machado, M.C.J.; Pelegrini, M.. Operações militares contemporâneas do Brasil e do Peru na Amazônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PASSARELLI, J. D. F.; Elaine Risques Faria; Machado, M.C.J.. O curso de inglês técnico para os cadetes de infantaria da AFA: algumas reflexões. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria) - Academia da Força Aérea.

Aluno: Luann Lucian Pires

PASSARELLI, J. D. F.. A relevância do componente cultural para o aprendizado da língua espanhola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

Aluno: Dayanna Selleri Pereira

PASSARELLI, J. D. F.. Aperfeiçoamento do processo de aprendizagem de língua espanhola no desenvolvimento acadêmico dos cadetes na Academia da Força Aérea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea.

Orientou

Pedro de Pinna do Rego Monteiro

A relação entre a proficiência em língua inglesa e o desempenho como oficial aviador; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea; Orientador: João Daniel Passarelli França;

Rodrigo de Souza Corrêa

Uma abordagem do Inglês técnico de aviação para os demais anos do Curso de Formação de Oficiais Aviadores; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea; Orientador: João Daniel Passarelli França;

Lukas Correa da Costa

O ensino de língua inglesa na Academia da Força Aérea; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea; Orientador: João Daniel Passarelli França;

Douglas de Oliveira da Luz

A importância da língua inglesa para os oficiais de carreira da FAB e como aperfeiçoar seu ensino na AFA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Intendência) - Academia da Força Aérea; Orientador: João Daniel Passarelli França;

Rieger Alves Ferreira

Possíveis deficiências do ensino de inglês na AFA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais de Infantaria) - Academia da Força Aérea; Orientador: João Daniel Passarelli França;

Pablo Daniel Armelin Patorniti

A importância do inglês técnico na formação do cadete aviador; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores) - Academia da Força Aérea; Orientador: João Daniel Passarelli França;

Produções bibliográficas

  • FRANÇA, JOÃO DANIEL PASSARELLI . To get - O verbo -coisar- da língua inglesa? A enunciação responde. Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos , v. 5, p. 70-80, 2022.

  • PASSARELLI FRANÇA, JOÃO DANIEL ; ONOFRE, MARÍLIA BLUNDI . Diálogos entre enunciação e ensino de língua estrangeira. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 50, p. 337-356, 2021.

  • FRANÇA, JOÃO DANIEL PASSARELLI ; ONOFRE, MARÍLIA BLUNDI . O uso de ON e UP na ótica enunciativa - reflexões para o ensino de língua estrangeira. Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos , v. 5, p. 9-24, 2021.

  • PASSARELLI, J. D. F. ; ONOFRE, M. B. . Diálogos entre as teorias enunciativas e o ensino de língua estrangeira. São Paulo: Estudos Linguísticos - GEL, 2020 (Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Tópicos de Gramática Enunciativa: modalização, transitividade, tempo-aspectualidade, Descrição: Tendo em causa a emergência de uma abordagem gramatical apoiada em princípios gerativos da enunciação linguística como um caminho produtivo para se desenvolver a competência discursiva, e, dessa forma, como uma metodologia produtiva a ser aplicada no ensino-aprendizagem de língua, pretendemos desenvolver pesquisas que fundamentem questões sobre a modalização, a temporalização-aspectualização e transitividade.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: João Daniel Passarelli França - Integrante / Marília Blundi Onofre - Coordenador / Marcia Cristina Romero Lopes - Integrante / Leonildes Pessoa Facundes - Integrante / Lidiany Pereira dos Santos - Integrante / Marlene Aparecida Viscardi Mantovani - Integrante.

Prêmios

2011

Membro da Ordem da Cátedra, Academia da Força Aérea.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Academia da Força Aérea. , Estrada de Aguaí s/n, Campo Fontenelle, 13640000 - Pirassununga, SP - Brasil, Telefone: (019) 35657000

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1996 - Atual

Academia da Força Aérea

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof 3o. Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.