Sandra Regina Paz da Silva

Graduação em Pedagogia, doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão, Planejamento e Política Educacional. Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Formação de Professores, Política e Organização da Educação e do Programa de Pós-Graduação - PPGE com a disciplina Trabalho, Estado e Educação. É integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana - GEPSTUFAL (UFAL/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq). Integra a Rede Latino Americana sobre Trabalho Docente - REDESTRADO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: formação do trabalhador, políticas sociais e educacionais, políticas de formação docente. Foi coordenadora de área de Pedagogia do Programa Institucional de Iniciação à Docência- PIBID/UFAL, conselheira representando a UFAL no Conselho Municipal de Educação de Maceió, em que foi Vice Presidente do COMED/Maceió nos anos de 2014/ 2015. Ex-Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (2016-2020), Conselheira e Presidente da Câmara Acadêmica - CONSUNI/UFAL.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4)

2007 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DO PLANFOR E DO PNQ
Ramon de Oliveira. Palavras-chave: Trabalho; Qualificação profissional; Estado.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho / Especialidade: Trabalho e Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Qualificação Profissional. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2001 - 2003

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Educação, Trabalho e a Mutação do Sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional da CNM/CUT,Ano de Obtenção: 2003
Ramon de Oliveira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sindicalismo; Educação; Trabalho.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.

Graduação em Pedagogia

1997 - 2000

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso SPSS-Análise Quantitativa e Qualitativa. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2009 - 2009

Pesquisa Formação Professores Educação do Campo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas em. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Construção de Material Didático para EAD na Intern. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2002 - 2002

Análise de Dados em Políticas Públicas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Normatização da ABNT e trabalhos acadêmic. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2001 - 2001

Planejamento Social e Ambiental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2000 - 2000

Metodologia da Pesquisa Científica: abordagem mate. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

1998 - 1998

Cidadania e Estatuto da Criança e Adolescente. (Carga horária: 32h). , Secretaria do Trabalho e Ação Social - Defesa Civil, SETAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas e Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho/Especialidade: Trabalho e Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAZ, S.R.S ; CRUZ, J. V . 70ª SBPC - COMISSÃO EXECUTIVA LOCAL DA SBPC EDUCAÇÃO. 2018. (Congresso).

PAZ, S.R.S ; LUIS, S. M. B. ; ROSA, G. R. . SEMINÁRIO EDUCAÇÃO NA BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS. 2017. (Congresso).

PAZ, S.R.S . II Seminário Nacional do Ensino Médio. 2012. (Congresso).

PAZ, S.R.S . II Encontro do Programa de Iniciação à Docência - E-PIBID/UFAL/CAPES. 2012. (Congresso).

LUIS, S. M. B. ; PAZ, S.R.S . I Encontro do Programa de Iniciação à Docência E-PIBID/UFAL. 2011. (Congresso).

PAZ, S.R.S . Semana de Pedagogia 2011. 2011. (Congresso).

PAZ, S.R.S ; FERREIRA, H.M . Escritores Brasileiros em Maceió. 2009. (Outro).

PAZ, S.R.S . III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9ª Conferência da FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa. Excelência acadêmica, pedagogia universitária e produção do conhecimento no ensino superior de países de língua portuguesa. 2019. (Congresso).

9ª Conferência da FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa. A participação da Comunidade Universitária e da Sociedade Civil na Construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFAL. 2019. (Congresso).

I FÓRUM: Reflexões Sobre Educação em Alagoas.Reflexões Sobre Educação em Alagoas. 2019. (Seminário).

70ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - EDUCAÇÃO. O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: um estudo da oferta de educação no contraturno escolar no município de Maceió. 2018. (Congresso).

70ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - EDUCAÇÃO. APONTAMENTOS SOBRE OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS EM EDUCAÇÃO: A experiência de Maceió. 2018. (Congresso).

V SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA E ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS- EPEA. Os Cursos FIC: implicações para formação da classe trabalhadora. 2016. (Congresso).

V SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA E ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS- EPEA. O papel da Universidade na produção de pesquisas com foco na formação humana: dilemas e desafios. 2016. (Congresso).

V SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA E III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS- EPEA. As políticas educacionais alagoanas: ações de parceira entre os governos e o PNUD no gerenciamento da educação básica. 2016. (Congresso).

Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. Pesquisas em Educação: contribuições para formação humana. 2015. (Congresso).

IV Semana Internacional de Pedagogia. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: OS CURSOS FIC EM DEBATE. 2015. (Congresso).

IV Semana Internacional de Pedagogia. Políticas públicas na esfera educacional: concepções e pesquisas contemporâneas. 2015. (Congresso).

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Educação em debate: crítica à imaterialidade do trabalho pedagógico. 2015. (Congresso).

IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. A natureza do Trabalho Pedagógico e a apropriação de conhecimentos. 2015. (Congresso).

Semana de Letras da UFAL: tradição, transição e transcendência.As mudanças nos projetos políticos e pedagógicos. 2015. (Seminário).

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Formação de professores/as no século XXI: possibilidades e limites. 2014. (Congresso).

V SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA E II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS- EPEA. O papel da Universidade na produção de pesquisas com foco na formação humana: dilemas e desafios. 2014. (Congresso).

XIX Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia.?SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: o PIBID em foco?.. 2014. (Encontro).

65ª Reunião Anual da SBPC. Parcerias entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas: identificando relações entre o público e o privado. 2013. (Congresso).

65ª Reunião Anual da SBPC.O trabalho com literatura infantil na escola pública: contribuições do PIBID-Pedagogia/UFAL. 2013. (Encontro).

Encontro Nacional do Ensino Médio - SENACEM.Competências e empregabilidade como formas ideológicas da política de qualificação profissional. 2013. (Encontro).

II Encontro Pedagógico: a atuação do Pedagogo na contemporaneidade.A atuação do Pedagogo na Contemporaneidade: possibilidades e limites. 2013. (Encontro).

III Encontro Nacional do Ensino Médio - SENACEM.Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. 2013. (Encontro).

Programa de Formação Docente UFAL/SEE - Dificuldades de Aprendizageem no Ensino Superiorm.Instituições Escolares, Juventudes e Cultura Escolar: reflexões contemporâneas. 2013. (Seminário).

VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Educação e contemporaneidade. 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A formação inicial docente e a qualidade na educação: O PIBID na escola pública. 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Contribuições do PIBID/Pedagogia/UFAL na formação inicial dos licenciandos: a pesquisa-ação como prática de reflexão. 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. O PIBID/Pedagogia/UFAL: relatos de experiência dos limites e possibilidades de formação do professor iniciante na escola e na Universidade. 2013. (Congresso).

Aula Inaugural do Curso de Especialização Escola de Gestores.A ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: desafios e contribuições dos gestores escolares. 2012. (Seminário).

II Seminário Nacional do Ensino Médio.Práticas no Ensino Médio: a experiência do PIBID e o desafio da qualidade. 2012. (Seminário).

Encontro Lusobrasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Redeestrado.Parecerista AD HOC. 2011. (Encontro).

Encontro Lusobrasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Redeestrado.Trabalho Docente e Gestão Democrática em Alagoas: impliações, desafios e compromissos. 2011. (Encontro).

Evento de Extensão do Curso de Letras.Projetos integradores limites e possibildades: contribuições para formação do professor de Letras. 2011. (Seminário).

I Encontro do Programa de Iniciação à Docência - E-PIBID/UFAL/CAPES.Comissão de avaliação das comunicações orais. 2011. (Encontro).

Programa de Formação Escola Ativa - SEED/UFAL/MEC/SECAD.Movimento Sociais e educação do campo. 2011. (Oficina).

Semana de Pedagogia 2011.Qualidade da Educação em Alagoas: múltiplos olhares. 2011. (Encontro).

SENACEM - Seminário Nacional do Ensino Médio: história, mobilização e perspectva.Gestão,Escola e Juventudes: ensino médio em questão. 2011. (Seminário).

VI EPEAL- Encontro de Pesquisa e Educacão em Alagoas: o papel da universidade hoje - formação, pesquisa e compromisso social.Políticas de formação do Trabalhador na atualidade: fundamentos e práticas. 2011. (Encontro).

Congresso Acadêmico 2010 - Excelência Acadêmica com inclusão Social. A docência na educação básica: limites e possibilidades nas experiências do PIBID. 2010. (Congresso).

II Colóquio - A pesquia em trabalho, educação e políticas educacionais.Mesa Redonda: A educação tecnológica como programa do estado. 2010. (Encontro).

IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS -EPEAL.POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS. 2009. (Encontro).

Programa de Formação Escola Ativa- SEED/UFAL/MEC/SECAD.Introdução à educação do campo: por uma educação do campo. 2009. (Oficina).

Semana de Pedagogia e I Encontro Internacional de Pedagogia.Educação do Campo: Diagnóstico, desafios e projetos. 2008. (Encontro).

II Encontro Regional de Trabalho, Educação e Formação Humano.Profissionalização da Docência como Coisificação do Trabalho Pedagógico. 2007. (Encontro).

III Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.Centralidade do Trabalho e Sociedade Capitalista do Conhecimento. 2007. (Encontro).

X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.Os (Des)Caminhos da Educação Profissional Brasileira: análise da política de qualificação social e profissional do trabalhador - o PNQ em questão. 2007. (Encontro).

XVIII Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste.Política de Formação e Certificação Docente no Contexto da Sociedade do Conhecimento: implicação para formação humana. 2007. (Encontro).

Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prátca Social. 2006. (Simpósio).

Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão. Transformações no Mundo do Trabalho: repercussões na qualificação profissional e no movimento sindical cutista. 2003. (Congresso).

I Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2003. (Congresso).

IV Conferência Municipal de Assistência Social. 2003. (Outra).

Seminário de Redimensionamento do Atendimento em Jornada Integral as Crianças e Adolescentes.Política de Atendimento a Criança e Adolescente. 2003. (Seminário).

Seminário por uma Educação Planetária. 2003. (Seminário).

Seminário sobre Desenvolvimento de Competências Familiares para Adolescência.Educação em Tempo Integral. 2003. (Seminário).

XVI - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Educação, Trabalho e a Mutação do Sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional da CNM/CUT. 2003. (Encontro).

XXI Simpósito Brasileiro e III Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação.Política de Formação dos Profissionais da Educação. 2003. (Simpósio).

I Congresso Brasileiro de Gestão de Recursos Humanos em Educação. 2001. (Congresso).

I Simpósito Norte/Nordeste de Avaliação Sócio-educacional. 2000. (Simpósio).

I Jornada Pedagógica de Direitos Humanos.Cidadania, Direitos Humanos e Educação. 1999. (Outra).

I Encontro Estadual Interdisciplinar de Pesquisa sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Risco Social e Pessoal. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Wanderson Queiroz Bomfim

SOUTO, R.;PAZ, S.R.S; ZOZZOLI, R. M. D.. A construção da identidades homossexuais masculinas: um estudo de caso etnográfico no Ensino Médio na cidade de Maceió. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Programa de Pós- Graduação em Linguística e Literatura.

Aluno: Josildo José da Silva

FERREIRA, H.M; MIRANDA, H.S;PAZ, S.R.S. Os direitos da crianças e adolescentes: o ECA e a rede municipal de Educação de Nazaré da Mata. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação - UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Julierme Antonio dos Santos

FERRAZ, B. T.; ABRANCHES, A. F.;PAZ, S.R.S. A formação continuada no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: o que pensam os professores orientadores?. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Cássia Gillania Santos Nascimento

SANTOS, L. F.; SOUTO, R.;PAZ, S.R.S. A constituição do Ethos de professoras em formação Inicial sobre disciplina nas práticas do PIBID. 2017.

Aluno: Georgia Valeria Andrade Loureiro Nunes

SIMONARD. P; M. Verônica T.;PAZ, S.R.S. A interiorização da educação profissional e tecnológica em Alagoas: o Campus Murici. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas) - Universidade Tiradentes.

Aluno: Ádson de LIma Silva

PAZ, S.R.S; SERRA, K; FIREMAN, E. C.. A utilização do ambiente virtual de aprendizagem moodle no ensino-aprendizagem de Ciências: uma experiência no ensino fundamental. 2017.

Aluno: José Aniervson Souza dos Santos

FERREIRA, H.M;PAZ, S.R.S; TAVARES, M. A.. Trans (ID)entidades Juvenis: práticas educativas do Instituto de Protagonismo Juvenil em Surubim/PE. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Camila Ferreira da Silva

CEA, G. S. S.; Santos, I. M. dos; VIRIATO, E. O.;PAZ, S.R.S. O Programa Brasil Alfabetizado em cena: o Estado de Alagoas como palco. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Leandro de Fontes Barbosa

OLIVEIRA, R.;PAZ, S.R.S; ANDRADE, E. F.. A Reestruturação Produtiva e a formação de técnicos de nível médio: uma análise do currículo da Educação Profissional no IFPE. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Mauriza Antonia da Silva Cabral

CÊA, G. S. S.; BEZERRA, C.; PAZ, S. R.; CORREIA, V. C.;PAZ, S.R.S. A POLÍTICA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA JUVENTUDE: O CASO DO PROJOVEM TRABALHADOR EM MACEIÓ. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vânia Márcia da Silva Laurentino

PAZ, S.R.S; DIÓGENES, E.M.N; SANTOS, J. M. C. T.. O índice de desenvolvimento da Educação Básica e o gestor escolar: trilhas a caminhar no cenário da gestão democrática. 2013 - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Karla Cavalcante Ferreira

PAZ, S.R.S; CÊA, G. S. S.; Santos, I. M. dos;OLIVEIRA, Ramon de. Escola de Governo Germano Santos: reflexões acerca da formação do servidor público estadual em Alagoas.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Roselito de Oliveira Santos

DIÓGENES, E.M.N;PAZ, S.R.S; AMORIM, R. M. de; REIS, R. da S. O livro e o processo civilizatório em Alagoas: do gabinete de leitura à biblioteca Pública. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Danielle Oliveira da Nóbrega

GUSMAO, E. R.; YAMONOTO, O. H.; MACHADO, L. B.;PAZ, S.R.S; MELO, E. S. N.. Representações Sociais de Psicólogo: imagens em movimento na formação profissional. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adelmo Fernandes de Araújo

PAZ, S.R.S; OLIVEIRA, M. M.; OLIVEIRA, G. F.; JOFILI, Z. M. S.; MAIOR, S. L. S.; NOGUEIRA, R. A.. Concepções e práticas docentes em educação ambiental enfatizando a sustentabilidade e a complexidade. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Danielle Oliveira da Nóbrega

GUSMAO, E. R.; PAZ, S. R.;PAZ, S.R.S. Representações Sociais de Psicólogo: imagens em movimento na formação profissional. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adelmo Fernandes de Araújo

OLIVEIRA, M. M.; OLIVEIRA, G. F.; NOGUEIRA, R. A.; JOFILI, Z. M. S.;PAZ, S.R.S. concepções e ações docentes de sustentabilidade e complexidade em Educação Ambiental. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: JEFFERSON GERLÂNIO DO NASCIMENTO

BARBOSA, J. I. L.;PAZ, S.R.S; JÚNIOR, G.A. Controle Social como mecanismo de cidadania no Instituto Federal de Alagoas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal de Alagoas - Matriz.

Aluno: Wanderson Queiroz Bomfim

SOUTO, R.; ZOZZOLI, R. M. D.;PAZ, S.R.S. A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES HOMOSSEXUAIS EM DISCURSOS CONSTRUÍDOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Letras e Linguísticas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vanessa Sátiro dos Santos

DIÓGENES, E.M.N; CRUZ NETO, T. L.; FERRAZ, B. T.;PAZ, S.R.S. O Programa Mais Educação e a Educação Integral: um estudo sobre a oferta de educação no contraturno escolar no município de Maceió.. 2017.

Aluno: Julierme Antonio dos Santos

FERRAZ, B. T.;PAZ, S.R.S; ABRANCHES, A. F.. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: contributos da formação continuada de orientadores. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Ádson de LIma Silva

PAZ, S.R.S; SERRA, K; FIREMAN, E. C.. A relação entre as TICS e o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso a partir do AVA Moodle. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Petra Schnneider Lima dos Santos

CÊA, G. S. S.; DIÓGENES, E.M.N; ALBUQUERQUE, J. O.; SILVA, W. A.;PAZ, S.R.S. Programa de Formação Esportiva Atleta na escola: uma análise da massificação da prática esportiva. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fernanda Valeira do Nascimento Borba

PAZ, S.R.S; OLIVEIRA, R.; DIÓGENES, M. E.N.; BEZERRA, C.. O PRONATEC em Maceió: uma análise dos cursos de formação inicial e continuada da Escola Técnica de Artes - UFAL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lavousier Almeida dos Santos

AGUIAR, M. S.;PAZ, S.R.S; CÊA, G. S. S.; GOMES, A. M. Reforma Universitária e flexibilização curricular: uma análise do REUNI no agreste alagoano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cássia Gillania Santos Nascimento

SANTOS, L. F.; SOUTO, R.;PAZ, S.R.S. A constituição do Ethos de professoras em formação Inicial sobre disciplina nas práticas do PIBID. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Joselita Olivia da Silva Monteiro

TORRES, M. A. S.; AMARAL, M. V. B.;PAZ, S.R.S. A reconfiguração da educação superior no Brasil e a formação profissional em serviço social: entre a contradição e a possibilidade da efetivação da formação crítica. 2015.

Aluno: José Aniervson Souza dos Santos

PAZ, S.R.S; TAVARES, M. A.; MONTEIRO, H.. "Trans(ID)entidades jovens: práticas educativas do Instituto de Protagonismo Juvenil em Surubim/PE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Mauriza Antonia da Silva Cabral

BEZERRA, C.; ARRAIS, E.; CEA, G. S. S.;PAZ, S.R.S. A POLÍTICA NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA JUVENTUDE: O CASO DO PROJOVEM TRABALHADOR EM MACEIÓ. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Camila Ferreira da Silva

CÊA, G. S. S.;PAZ, S.R.S; SOUZA, J. S.; Santos, I. M. dos. O Programa Brasil Alfabetizado em cena: o Estado de Alagoas como palco. 2013.

Aluno: Roselito de Oliveira Santos

PAZ, S.R.S; DIÓGENES, E.M.N; PRADO, E. C. do; REIS, R. da S; AMORIM, R. M. de; Andrade, F. A. de. O livro e o processo civilizatório em Alagoas: do gabinete de leitura à biblioteca pública. 2012 - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Karla Cavalcante Ferreira

PAZ, S.R.S; CÊA, G. S. S.; Santos, I. M. dos;OLIVEIRA, Ramon de. Escola de Governo Germano Santos: reflexões acerca da formação do servidor público estadual em Alagoas.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vânia Márcia da Silva Laurentino

PAZ, S.R.S; DIÓGENES, E.M.N; PRADO, E. C. do; Santos, I. M. dos; Andrade, F. A. de. O índice de desenvolvimento da Educação Básica e o gestor escolar: trilhas a caminhar no cenário da gestão democrática. 2012 - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ana Patricia Otaviano da Silva

PAZ, S.R.S; CRUZ NETO, T. L.; MERCADO, E. L. O.. A atuação da coordenação pedagógica no processo de formação continuada dos/as professores/as na escola pública de Maceió. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Fagner dos Santos Gomes

FIREMAN, E. C.;PAZ, S.R.S; BARBOSA, J. I. L.. O curso de Física licenciatura da Universidade Federal de Alagoas: um resgate da memória de ex-discentes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Larissa da Silva Oliveira

PAZ, S.R.S; PRADO, E. C. do; CRUZ NETO, T. L.. A participação da Comunidade Acadêmica da UFAL nos Planos de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Anderson Lima da Silva

CÊA, G. S. S.; LOYOLA, M. G.;PAZ, S.R.S. O papel da Educação no combate à pobreza sob a ótica do Banco Mundial: indicações para o Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Cladielson Bernardo da Silva Filho

PAZ, S.R.S; PRADO, E. C. do; CRUZ NETO, T. L.. Graciliano Ramos para além da literatura: suas contribuições para Educação de Alagoas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Sandra Silva Soares

LUIS, S. M. B.; MORAES, G. L.;PAZ, S.R.S. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: avanços e retrocessos na prática educativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Dorneles de Oliveira Silva

Saulo V. N; Maria Danielle A. M.;PAZ, S.R.S. PIBID COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Nélida Fernanda Inácio da Silva

DIÓGENES, E.M.N;PAZ, S.R.S; AMORIM, R. M. de. Concepções e pesquisas no campo das políticas públicas de educação e sua relação com o Estado e a sociedade civl. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Donizete Medeiros de Melo

DIÓGENES, E.M.N; F. Maria Dolores;PAZ, S.R.S. BASES TEÓRICAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: José Vanilson dos Santos

SERRA, K; SILVA, Ivanderson P.;PAZ, S.R.S. Modelos Experimentais no Ensino de Física: estratégias Didáticas para motivar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Gercimara do Nascimento Santos

SANTOS, L. F.; SOUTO, R.;PAZ, S.R.S. Reflexões sobre a formação inicial de professores de Língua Portuguesa no PIBID. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Mona de Melo Spinassé

CÊA, G. S. S.;PAZ, S.R.S. A oferta da Dança no município de Maceió. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Maria Vanessa da Silva Soares

SANTOS, L. F.;PAZ, S.R.S; SOUTO, R.. Polifonia:o entrecruzamento de vozes na construção de sentido.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: ELIANAI SOARES SOUZA

SANTOS, L. F.;PAZ, S.R.S; SOUTO, R.. A constituição do professor reflexivo em oficinas de leitura e produção de textos: analisando a experiência do PIBID-Letras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Vanessa Sátiro dos Santos

BEZERRA, C.; PEPE, C. M.;PAZ, S.R.S. O movimento de profissionalização docente: a CNTE e a qualidade da Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Emilaine Rose dos Santos

PAZ, S.R.S; SANTOS, L. F.; SOUTO, R.. O gênero diário na sala de aula: o que dizem os alunos sobre eles mesmos?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Ádson de LIma Silva

PAZ, S.R.S; FERRAZ, E.; ROSAS, G. R.. (Re) Construindo a formação inicial docente: impactos e contribuições do PIBID- Pedagogia/UFAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Camila Ferreira da Silva

PAZ, S.R.S; CÊA, G. S. S.; FRANÇA, N.H.R; OLIVEIRA, A.P. de. Mosaicos das sociologias da educação no Brasil: mapeamento da produção do GT 14 da ANPED na primeira década do século XXI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Lídia Fabiana V

PAZ, S.R.S; LUIS, S. M. B.. Cavalcante.O ensino fundamental de nove anos: a experiêcia em uma escola da ede municipal de Maceió. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

PAZ, S. R.; TORRES, L.; CAMPELO, I.;PAZ, S.R.S. Banca de Concurso para professor Adjunto. 2015. Universidade Federal de Sergipe.

PAZ, S. R.; OLIVEIRA, M.; MONTENEGRO, S.;PAZ, S.R.S. Banca de Concurso para professor Assistente. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

PAZ, S.R.S; BOTERO, W. G.; MOURA, G. J. B.. Concurso para Disciplina Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Estágios Supervisionados. 2012.

PAZ, S.R.S. Concurso para Disciplina Profissão Docente. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

PAZ, S.R.S. Profissão docente e Política e organização da educação básica. 2008. Universidade Federal de Alagoas.

Santos, I. M. dos; PRADO, E. C. do;PAZ, S.R.S. Comissão Especial para avaliação de trabalho científico. 2014.

PAZ, S.R.S. XXI EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

PAZ, S.R.S. Coordenação da Sessão de Posteres - I Encontro Lusobrasileiro sobre Trabalho Docente. 2011. Universidade do Porto.

PAZ, S.R.S. Banca de Monitoria para Disciplina Política e Organização da Educação Básica do Brasil.. 2011. Universidade Federal de Alagoas.

PAZ, S.R.S. Banca de Monitoria para Disciplina Política e Organização da Educação Básica do Brasil.. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

PAZ, S.R.S. Política e Organização da Educação Básica do Brasil.. 2009. Universidade Federal de Alagoas.

PAZ, S.R.S. Avaliação dos Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2003. Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ramon de Oliveira

OLIVEIRA, R.GOMES, Alfredo Macedo; FRANCO, M. A. C.. Educação, trabalho e mutação do sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional da CNM/CUT no estado de Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ramon de Oliveira

OLIVEIRA, R.; FRANCO, MARIA CIAVATTA; Freitas, Alexandre Simão; SILVA, JAMERSON ANTÔNIO DE A.; AMARAL, ANGELA SANTANA DO. A NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL - contribuições para uma análise crítica do PLANFOR e do PNQ. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ângela Santana Do Amaral

OLIVEIRA, R.; Franco, Maria Ciavatta;AMARAL, A. S.; Freitas, Alexandre Simão; Almeida, Jamerson Antonio. A "nova" política pública de qualificação profissional no Brasil. Contribuições para uma análise crítica do Planfor e do PNQ. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Ângela Santana Do Amaral

OLIVEIRA, R.;AMARAL, A. S.; Azevedo, Janeth. A "nova" política pública de Qualificação Profissional do Brasil: contribuições para uma análise crítica do Planfor e do PNQ. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Alfredo Macedo Gomes

GOMES, A. M.; FRANCO, M. A. C. P.; OLIVEIRA, R. V.;OLIVEIRA, Ramon de. Educacão, Trabalho e a Mutacão do Sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificacão Profissional da CNM/CUT no Estado de Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduacão Em Educacão) - Universidade Federal de Pernambuco.

Janete Maria Lins de Azevedo

OLIVEIRA, R.;AZEVEDO, J. M. L.; RODRIGUES, D. A.; AMARAL, A. S. DO. A 'nova' política públicas de qualificação profissional do Brasil: contribuições para uma análise crítica do PLANFOR e do PNQ. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Ciavatta

CIAVATTA, Maria; OLIVEIRA, Ramon de; OLIVEIRA, Roberto Véras de; GOMES, Alfredo Macedo; AZEVEDO, Janete Maria Lins de; TAVARES, Maria das Graças Medeiros. Educação, Trabalho e a Mutação do Sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional da CNM/CUT no Estado de Pernambuco. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Ciavatta

CIAVATTA, Maria; OLIVEIRA, Ramon de; FREITAS, A. S.; Amaral, A. S.; SILVA, J. A. de A.. A "Nova" Política Pública de Qualificação Profissional do Brasil: Contribuições para uma Análise Crítica do PLANFOR e do PNQ. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Jamerson Antonio de Almeida da Silva

OLIVEIRA, Ramon de; CIAVATTA, M. A.; FREITAS, Alexandre S.; AMARAL, A. SANTA;SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da. A NOVA POLÍTICA PÚBLICA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: Contribuições para uma análise crítica do PLANFOR e do PNQ. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jadielma Gonçalves da Silva

AÇÕES DO PNUD EM ALAGOAS: LIMITES E POSSIBILIDADES; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; (Orientador);

Salatiel Trajano Junior

PROFUNCIONÁRIO: Programa de Formação dos Funcionários não docentes da Escola: análise do projeto político - pedagógico; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Vanessa Sátiro dos Santos

O Programa Mais Educação e a Educação Integral: um estudo sobre a oferta de educação no contraturno escolar no município de Maceió; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Petra Schnneider Lima dos Santos

Programa de Formação Esportiva Atleta na escola: uma análise da massificação da prática esportiva; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Coorientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Fernanda Valéria do Nascimento Borba

O PRONATEC em Maceió: uma análise dos cursos de formação inicial e continuada da Escola Técnica de Artes - UFAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas,; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Lavousier Almeida dos Santos

Reforma Universitária e flexibilização curricular: uma análise do REUNI no agreste alagoano; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Lavousier Almeida dos Santos

Reforma Universitária e flexibilização curricular: uma análise do REUNI no agreste alagoano; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Mauriza Antonia da Silva Cabral

O caso do Projovem Trabalhador de Maceió no âmbito da política nacional de qualificação profissional da juventude; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas,; Coorientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Wilza Yara C

Lins; O DESAFIO DE DESENVOLVER VALORES HUMANOS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: a mídia como facilitadora; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Teresa M

Matos Pereira; CONTRIBUIÇÕES DAS MÍDIAS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ADOLESCENTES: análise de uma experiência de utilização de filme na sala de aula; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Valdirene Mara da Silva

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARECHAL DEODORO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Geane Magalhães M

Salustiano; CONTRIBUIÇÕES DA MÍDIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Uverlandia Santos da Silva

DESAFIOS E POSSIBILIDADESD A INTEGRAÇÃO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Lilian Renata Melo Filho

Reestruturação Produtiva: estudos dos manuais de orientação profissional; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Ana Karina Nogueira

Rediscutindo Atuação do Coordenador Pedagógico e a Formação Docente; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

José Carlos Leandro

Orientação Profissional em Questão: vocação ou imposição?; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Juliana dos Santos Silva

O Programa Mais Educação e a Educação Integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Pedro Henrique Santos da Silva

Escola Sem Partido: fundamentos e repercussões na prática escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Edmila Almeida Teixeira; Gilvanete Maria dos Santos

CONSTRUINDO A IDENTIDADE DACOORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: contribuições na formação continuada de professores/as; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Ana Patricia Otaviano da Silva

A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS/AS PROFESSORES/AS NA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Elayne Paula Virturino Braz

A governança educacional do PNUD em Alagoas: os novos paradigmas políticos e de gestão para educação básica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Elainy Paula Viturino Braz

A GOVERNANÇA EDUCACIONAL DO PNUD EM ALAGOAS: OS NOVOS PARADIGMAS POLÍTICOS E DE GESTÃO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

José Vanilson dos Santos

Modelos Experimentais no Ensino de Física: estratégias Didáticas para motivar os alunos no processo de ensino e aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Ádson de LIma Silva

Reconstruindo a formação inicial docente : impactos e contribuições do PIBID-PEDAGOGIA/UFAL FORMAÇÃO DE INICIAL DOCENTE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - CEDU) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Fátima Waléria da Silva Dutra

Políticas de Formação docente: análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras da UFAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Elson Paulo

Contribuições do Curso de Letras para formação de professores da educação de jovens e adultos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Marcelo Antonio da Silva

Desvelando o mundo das letras: contribuições do PPP do Curso de Letras para formação crítica do educador; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Juliana Tereza da Silva

Política de fomação docente: análise das diretrizes curriculares nacionais de formação do professor em Letras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Elayne Paula Virturino Braz

?NOVA? GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL: o caso das parcerias dos governos alagoanos com os organismos internacionais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Jadielma Gonçalves da Silva

JUSTIFICATIVAS E IMPACTOS DA ?NOVA? GOVERNANÇA DA POLÍTICA EDUCACIONAL ALAGOANA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Elaine Pauline Virturino

?NOVA? GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL: o caso das parcerias dos governos alagoanos com os organismos internacionais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

JADIELMA GONÇAVES DA SILVA

JUSTIFICATIVAS E IMPACTOS DA ?NOVA? GOVERNANÇA DA POLÍTICA EDUCACIONAL ALAGOANA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Luciano Henrique da Silva

AS AÇÕES DO PNUD EM ALAGOAS: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Anderson Lima da Silva

OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS ATUANTES EM ALAGOAS: IDENTIFICANDO PROJETOS E AÇÕES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Beatriz Alves Torres

BEATRIZ ALVES TORRES; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Luciano Henrique

O Projeto Geração Saber da Secretaria de Estado de Educação d Esporte De Alagoas: finalidades e objetivos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Beatriz Alves Torres

PRINCIPAIS ARGUMENTOS DE DEFESA E DE CRÍTICA À RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO EM EDUCAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Elayne Paula Virturino Braz

A disciplina de Política e Organização da Educação Básica no Brasil e a formação do Pedagogo; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Aline Maria da Silva

A importância da monitoria na formação do Pedagogo; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Leonária Maria da Silva

Análise do Plano Estadual de Educação de Alagoas; 2012; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Beatriz de Amorin

Análise do Plano Estadual de Educação de Alagoas; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Rusanil Moreira Júnior

Fundamentos históricos da Polítca Educacional brasileira; 2011; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Ana Rosa dos Santos

Fundamentos históricos da Polítca Educacional brasileira; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Ádson de LIma Silva

NOVOS DESAFIOS PARA SALA DE AULA: o trabalho com leitura, escrita e jogos matemáticos; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Daniele dos Santos

NAVEGANDO NO MUNDO DAS LETRAS: contribuições da literatura infantil para alfabetização e letramento; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

SILVANA KARINE COSTA FRANCELINO

PEDAGOGIA EM AÇÃO: o lúdico como um instrumento facilitador no processo de alfabetização e letramento; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Carla Gillyane Santos Nascimento

PIBID ?PEDAGOGIA EM AÇÃO: letrando e encantando com histórias em quadrinhos; 2010; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

KARINE GARCIA MATOS

Política e Organização da Educação Básica do Brasil; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Sandra Regina Paz da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laêda Bezerra Machado

As representações sociais dos alfabetizadores acerca do trabalho desenvolvido pelos educadores de apoio na escola pública; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Laeda Bezerra Machado;

Ramon de Oliveira

Educação, trabalho e a mutação do sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional no estado de Pernambuco; 2003; 200 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ramon de Oliveira;

Ramon de Oliveira

A "nova" política pública de qualificação profissional do Brasil- contribuições apr auma análise crítica do PLANFOR e do PNQ; 2011; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Ramon de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAZ, S.R.S ; BRAZ, E. P. V. . GOVERNANÇA DO PNUD EM MACEIÓ: REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE GESTÃO ESCOLAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL , v. 1, p. 1-122, 2017.

  • CABRAL, M. A. ; CÊA, G. S. S. ; PAZ, S.R.S . A IDENTIDADE SOCIAL DO PROJOVEM TRABALHADOR: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ (2008-2011). TRABALHO, POLÍTICA E SOCIEDADE , v. 2, p. 1, 2017.

  • BEZERRA, C. ; PAZ, S.R.S . Emancipação e Apropriação Social do Conhecimento em Gramsci: uma reflexão a partir do coupus categorial da fisolofia da história. Trabalho & Educação (UFMG) , v. 16, p. 13-26, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PAZ, S.R.S ; LUIS, S. M. B. ; ROSA, G. R. ; PRADO, E. C. do . Relatório das Ações da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD. 2019.

PAZ, S.R.S ; LUIS, S. M. B. ; PRADO, E. C. do ; ROSA, G. R. . Relatório das Ações da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD. 2018.

PAZ, S.R.S ; LUIS, S. M. B. ; ROSA, G. R. . Relatório das Ações da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD. 2017.

PAZ, S.R.S ; LUIS, S. M. B. ; ROSA, G. R. . Relatório das Ações da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD. 2016.

PAZ, S.R.S . Lei da Escola Livre no estado de Alagoas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAZ, S.R.S . Ocupações e greves na UFAL: calendários acadêmicos diferenciados. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAZ, S.R.S ; AMORIM, L. . Direito ao nome social na Universidade Federal de Alagoas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAZ, S.R.S . O direito à Educação: políticas e ações sociais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PAZ, S.R.S ; Telma Vitória . A infância e o direito de brincar: dimensões políticas e sociais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GOMES, E. E ; CEA, G. S. S. ; PAZ, S.R.S ; SANTOS, K.K . ?Avaliação de políticas Públicas e os impactos do ?Programa Viva Escola? na Gestão e Qualidade da Educação Básica do Município de Maceió?.. 2019. (Relatório de pesquisa).

GOMES, E. E ; CÊA, G. S. S. ; PAZ, S.R.S ; SANTOS, K.K . CONHECENDO O ?PROGRAMA VIVA ESCOLA?: ANÁLISE DAS DIRETRIZES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS. 2019. (Relatório de pesquisa).

CÊA, G. S. S. ; PAZ, S.R.S ; GOMES, E. E . CONHECENDO O ?PROGRAMA VIVA ESCOLA?: ANÁLISE DAS DIRETRIZES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, K.K ; PAZ, S.R.S ; CÊA, G. S. S. . AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E OS IMPACTOS DO ?PROGRAMA VIVA ESCOLA? NA GESTÃO E NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, K.K ; PAZ, S.R.S ; CÊA, G. S. S. ; GOMES, E. E . Conhecendo o ?Programa Viva Escola?: Análise das Diretrizes Políticas e Pedagógicas. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, K.K ; CÊA, G. S. S. ; PAZ, S.R.S ; GOMES, E. E . ?Avaliação de políticas Públicas e os impactos do ?Programa Viva Escola? na Gestão e Qualidade da Educação Básica do Município de Maceió?.. 2018. (Relatório de pesquisa).

Edva. E.G.S ; CÊA, G. S. S. ; PAZ, S.R.S ; Kesliane K. F. S . Conhecendo o ?Programa Viva Escola?: Uma Análise das Diretrizes Políticas e Pedagógicas. 2018. (Relatório de pesquisa).

SILVA, J. G. ; PAZ, S.R.S . JUSTIFICATIVAS E IMPACTOS DA ?NOVA? GOVERNANÇA DA POLÍTICA EDUCACIONAL ALAGOANA.. 2017. (Relatório de pesquisa).

BRAZ, E. P. V. ; PAZ, S.R.S . ?NOVA? GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL: o caso das parcerias dos governos alagoanos com os organismos internacionais. 2017. (Relatório de pesquisa).

SILVA, J. G. ; PAZ, S.R.S . JUSTIFICATIVAS E IMPACTOS DA ?NOVA? GOVERNANÇA DA POLÍTICA EDUCACIONAL ALAGOANA.. 2016. (Relatório de pesquisa).

BRAZ, E. P. V. ; PAZ, S.R.S . ?NOVA? GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL: o caso das parcerias dos governos alagoanos com os organismos internacionais. 2016. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. H. ; PAZ, S.R.S . AS AÇÕES DO PNUD EM ALAGOAS: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS.. 2015. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. L. ; PAZ, S.R.S . OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS ATUANTES EM ALAGOAS: IDENTIFICANDO PROJETOS E AÇÕES. 2015. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; CÊA, G. S. S. ; EZIDRO, C. . IV RELATÓRIO TÉCNICO PIBID- Subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia: ?Melhorando a Qualidade da Educação Básica em Escolas da Rede Pública?. 2014. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S . Educação e a relação público/privado: a ação dos Organismos Internacionais em Alagoas. 2014. (Relatório de pesquisa).

SILVA, L. H. ; PAZ, S.R.S . AS AÇÕES DO PNUD EM ALAGOAS: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS.. 2014. (Relatório de pesquisa).

TORRES, B. A. ; PAZ, S.R.S . AS AÇÕES DO BANCO MUNDIAL EM ALAGOAS: CONCEPÇÕES E ÁREAS DE ATUAÇÃO. 2014. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. L. ; PAZ, S.R.S . OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS ATUANTES EM ALAGOAS: IDENTIFICANDO PROJETOS E AÇÕES. 2014. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; CABRAL, M. A. . Política e Organização da Educação Básica no Brasil. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CadernodeOrientaçãoPedagógica).

PAZ, S.R.S . III RELÁTÓRIO TÉCNICO PIBID- Subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia: ?Melhorando a Qualidade da Educação no Ensino Fundamental em Escolas da Rede Pública?. 2013. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; AMORIM, L. ; TORRES, B. A. ; PEREIRA, J. . II Fundamentos e práticas da política educacional para a educação básica nos anos 2000: a questão das parcerias. 2013. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; LUIS, S. M. B. ; SILVA, A. L. . I Formação e construção da identidade docente: o papel do PIBID-UFAL. 2013. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S . II RELÁTÓRIO TÉCNICO PIBID- Subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia: ?Melhorando a Qualidade da Educação no Ensino Fundamental em Escolas da Rede Pública?. 2012. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; AMORIM, L. ; TORRES, B. A. ; PEREIRA, J. . I Fundamentos e práticas da política educacional para a educação básica nos anos 2000: a questão das parcerias. 2012. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S . Projeto Pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Orientação Pedagógica).

PAZ, S.R.S . I RELÁTÓRIO TÉCNICO PIBID- Subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia: ?Melhorando a Qualidade da Educação no Ensino Fundamental em Escolas da Rede Pública?. 2011. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S . Ação extensionista no CEDU: dialógos e contribuições dos cursos de educação física e de pedagogia para os sujeitos sociais e comunidades.. 2011. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S . Ação extensionista no CEDU: dialógos e contribuições dos cursos de educação física e de pedagogia para os sujeitos sociais e comunidades.. 2011. (Ação extensionista no CEDU: dialógos e contribuições dos cursos de educação física e de pedagogia pa).

PAZ, S.R.S ; BEZERRA, C. . Caderno Pedagógico Qualificação Social e Profissional. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Orientação Pedagógica).

PAZ, S.R.S ; BEZERRA, C. ; CÊA, G. S. S. . II RELATÓRIO PESQUISA E DIAGNÓSTICO DAS POTENCIALIDADES SOCIOECONÔNICAS DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO ESTADO DE ALAGOAS. 2010. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; BEZERRA, C. ; CÊA, G. S. S. . I RELATÓRIO PESQUISA E DIAGNÓSTICO DAS POTENCIALIDADES SOCIOECONÔNICAS DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DO ESTADO DE ALAGOAS. 2009. (Relatório de pesquisa).

LOPES, Rodrigo de M. ; BEZERRA, C. ; PAZ, S.R.S . TRABALHO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO E APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS: o trabalho pedagógico em ciclos de aprendizagem e sistema seriado no Estado de Alagoas. 2008. (Relatório de pesquisa).

PAZ, S.R.S ; LIRA, Nilsa . Construindo uma Cultura de Paz: oficinas pedagógicas. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cadernos de Oficinas Pedagógicas).

PAZ, S.R.S ; BEZERRA, C. ; LIRA, Nilsa . Gestão, Planejamento e Políticas Públicas. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Orientação Pedagógica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2020

    GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ: O ?PROGRAMA VIVA ESCOLA?, Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ?Gestão e qualidade da educação básica no município de Maceió: o ?Programa Viva Escola? se propõe a refletir e analisar acerca dos principais impactos da ?nova? governança da educação básica em Maceió, capital de Alagoas, manifesta como ação de parceria entre entes públicos e privados na reestruturação das políticas educacionais, especialmente, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que se efetiva por meio de projetos e programas salvacionistas na gestão educacional da capital alagoana. A pesquisa busca responder a seguinte problemática: quais os principais impactos dessas parcerias na gestão e na qualidade da educação pública no município de Maceió/AL? O estudo tem como objetivo geral analisar os principais impactos das parcerias público-privado, manifestas como ação de governança na política educacional de educação básica de Alagoas, tendo como referência a avaliação da gestão e qualidade da educação pública no município de Maceió. Os objetivos específicos são conhecer, mapear e analisar o ?Programa Viva Escola?, parceria resultante das articulações entre o governo do município de Maceió e os organismos internacionais e avaliar à luz da literatura pertinente à avaliação de políticas públicas os impactos do ?Programa Viva Escola? na gestão e na qualidade da educação básica do município de Maceió.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante / Elione Maria Nogueira Diógenes - Integrante / EDVA EMANUELLE GOMES DA SILVA - Integrante / KESLIANE KELAINY FERREIRA DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    ?NOVA? GOVERNANÇA NA POLÍTICA EDUCACIONAL E A AÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: O CASO DE ALAGOAS, Descrição: O projeto de pesquisa ?Nova? governança na política educacional e a ação dos organismos internacionais: o caso de Alagoas? trata-se de um estudo de caso que pretende investigar as ações de parcerias, envolvendo as articulações dos governos alagoanos (municipal e estadual) com os organismos internacionais, para a elaboração, definição e implementação de políticas para gestão da educação básica. Estas diferentes articulações, entendidas como ações de parceria, serão o nosso objeto de estudo. Em pesquisas anteriores (Editais do PIBIC 2013-2014), buscamos levantar e identificar as ações de parcerias, realizadas pelo governo brasileiro e alagoano com os organismos internacionais; após amplo levantamento, identificamos a necessidade de continuar estudando e analisando, agora de forma mais profícua e sistemática, a interferência destes organismos na governança da Educação Básica no estado de Alagoas, de forma particular, na gestão da Secretaria Municipal de Educação - Semed/Maceió e nas secretarias de governo do Estado de Alagoas. Pretendemos, por meio de um estudo aprofundado da realidade, analisar 4 (quatro) ações mais elucidativas, desenvolvidas em parceria com o Banco Mundial, PNUD e outros organismos internacionais que têm como foco a reestruturação da gestão educacional e a instituição de uma ?nova? governança para educação do Estado. A pesquisa se propõe a enfrentar a seguinte problemática central: Quais os principais argumentos, discursos, justificativas e intencionalidades para a instituição dessa forma específica de governança ?parcerias? na Secretaria Municipal de Educação e nas Secretarias de Estado de Alagoas? Que ações e projetos estão sendo realizadas e orientadas pelo Banco Mundial, PNUD e demais organismos internacionais? Quais os principais impactos dessas parcerias na qualidade da gestão da educação do município de Maceió, de forma específica e de forma mais ampla no estado de Alagoas? Em que aspectos estas parcerias têm sinalizado uma ?nova? forma de governança consentida e subalterna da política educacional alagoana? A investigação trata-se de um estudo de caso, cuja abordagem de pesquisa é qualitativa e será orientada pelo método dialético.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / ANDERSON LIMA DA SILVA - Integrante / JADIELMA GONÇALVES DA SILVA - Integrante / SANDRA REGINA PAZ - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA, Descrição: Esta pesquisa tem como tema as relações entre o espaço público e o espaço privado, orientadoras da implementação de políticas de formação do trabalhador a cargos de três ministérios brasileiros (Ministério da Educação ? MEC; Ministério do Trabalho e Emprego ? MTE; Ministério da Saúde ? MS) e de três secretarias estaduais de Alagoas (Secretaria de Estado da Educação ? SEE; Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional ? SETEQ; Secretaria de Estado da Saúde ? Sesau). As ações dessas instâncias constituem, assim, o objeto deste estudo. Dois pressupostos orientam a pesquisa proposta: a) a atuação do Estado brasileiro ? nos âmbitos nacional e estadual ? se materializa, entre outros, nas ações de ministérios e de secretarias, considerando a estrutura federativa e as atribuições do Poder Executivo, em todos os seus níveis, segundo preceitos constitucionais; b) nas últimas décadas, no Brasil, notadamente a partir da instauração de processos de reestruturação de espaços produtivos de diversos setores da economia, o aumento da exigência de elevação da qualificação de trabalhadores vem ensejando medidas oficiais, em todas as esferas de governo, voltadas para esse tipo de formação da força de trabalho. Esses pressupostos se ancoram na evidência empírica de que todos os 24 ministérios brasileiros (excetuando-se desse conjunto as secretarias da Presidência da República e os órgãos públicos com status de ministério) implementam ações de qualificação profissional, iniciadas, em sua maioria, a partir da década de 1990, com forte impulso na década de 2000. Fundadas no princípio da descentralização, essas ações são coordenadas pelos ministérios e gerenciadas pelos estados e municípios e por secretarias ligadas aos governos. Estas, por sua vez, articulam parcerias com órgãos públicos e privados, majoritaramente, para a execução das políticas de qualificação. A dinâmica de implementação dessas políticas orienta 148 ações coordenadas pelos ministérios brasileiros e postas em prática por via de secretarias estaduais e municipais, em articulação com a sociedade civil. Essa evidência empírica atesta a primazia das relações entre o espaço público e o espaço privado na oferta de ações de qualificação do trabalhador no Brasil, por meio de parcerias. Diante desse contexto, esta pesquisa se orienta pela seguinte problemática: qual o impacto qualitativo e quantitativo dessas ações, em âmbito nacional e estadual, considerando-se as entidades da sociedade civil executoras, o público alcançado, os recursos envolvidos e os tipos de cursos ofertados? A partir do enfrentamento desta problemática, a investigação objetiva conhecer a expressividade de parcerias empreendidas entre entes públicos e privados em políticas de formação de trabalhadores, analisando as implicações e repercussões sociais da ação descentralizada do Estado brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    EDUCAÇÃO E A RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO: A AÇÃO DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS EM ALAGOAS, Descrição: O projeto de pesquisa Educação e a relação público/privado: a ação dos organismos internacionais em Alagoas tem como tema de estudo as articulações entre o governo brasileiro e alagoano com organismos internacionais para a elaboração, definição e implementação de políticas para educação básica. Estas diferentes articulações, entendidas como ações de parceria, são objeto de estudo da pesquisa. Destacam-se, entre as parcerias público/privado, as diversas iniciativas do MEC e da SEE-AL para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em estreita relação com os requisitos para definição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e assumido como referencial para medida de desenvolvimento dos países. Diante da importância do tema e da necessidade de se compreender os termos em que o estreitamento das relações entre o Estado estrito senso e os organismos internacionais vêm se realizando, a pesquisa se propõe a enfrentar a seguinte problemática central: que ações na área de educação estão sendo realizadas por meio da prática de parceria entre o estado de Alagoas e os organismos internacionais? Quais os fundamentos (principais argumentos, justificativas e ideias) para a instituição dessas parcerias? Caracterizada como uma investigação qualitativa, orientada pelo método dialético, a pesquisa tem como objetivo geral: identificar e analisar os fundamentos, concepções, ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pelos organismos internacionais, manifestos como a reconfiguração das relações entre o espaço público e o espaço privado, compreendida como práticas de parcerias voltadas para a educação básica no Brasil, e em Alagoas, tendo o mundo da produção como referência. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar e analisar os projetos de cooperação em andamento entre o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), voltados para a educação básica, visto que os mesmos têm envolvido diferentes níveis de ensino e estados brasileiros, configurando-se numa parceria de abrangência multilateral entre o governo brasileiro e organismo internacional; mapear e analisar os fundamentos e ações de parceria realizadas pelo Programa das Ações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no estado de Alagoas; identificar, caracterizar e analisar as ações, projetos e concepções dos principais organismos internacionais atuantes no estado de Alagoas a partir dos anos 2000; caracterizar e analisar as áreas de atuação do Banco Mundial em Alagoas, suas concepções e projetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Educação, saúde e assistência social: oportunidades de formação inicial e continuada de trabalhadores em Alagoas, Descrição: O projeto vincula-se ao Programa de Ações Interdisciplinares (PAINTER), coordenado por diversas pró-reitorias da UFAL (PROEST/PROGRAD/PROEX/PROPEP/PROGINST), e tem como objetivo geral desenvolver ações interdisciplinares envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão para o conhecimento, atualização e socialização de indicadores sociais e de oportunidades de formação inicial e continuada de trabalhadores nas áreas de educação, saúde e assistência social em Alagoas. O projeto prevê quatro conjuntos de ações prioritárias: 1) Fundamentação teórica e organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão previstas; 2) Levantamentos, buscas e criação de bancos de dados sobre produção acadêmica, indicadores sociais e oportunidades formativas de trabalhadores nas áreas de educação, saúde e assistência social: 3) Tratamento e análises de dados: 4) Articulação com órgãos públicos e com a sociedade civil organizada. Entre os procedimentos metodológicos estão previstos estudos, levantamento de dados, análises, interlocuções e proposições referentes às áreas de educação, saúde e assistência social, considerando as múltiplas e problemáticas manifestações das mesmas na realidade alagoana. O projeto espera contribuir com órgãos e entidades públicos e organizações da sociedade civil (movimentos sociais, conselhos representativos, conselhos de categorias profissionais, entre outros) envolvidos com as políticas de educação, saúde e assistência social, especialmente no que concerne à formação de trabalhadores para atuação nessas áreas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Integrante / Georgia Sombreira dos Santos Cêa - Coordenador / VALERIA COSTA CORREIA - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Formação e construção da identidade docente: o papel do PIBID-UFAL, Descrição: Este projeto tem como preocupação central a análise de quais aspectos pessoais, sociais, culturais e quais os saberes teórico-metodológicos da formação inicial e da experiência no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) colaboram para a construção da identidade docente de licenciandos da Universidade Federal de Alagoas. Essa preocupação, ao focar os processos de constituição da identidade de futuros professores, está baseada na necessidade premente de fortalecimento da qualidade da educação, particularmente em um estado como Alagoas, que vem enfrentando grandes dificuldades para superar os seus problemas históricos com a Educação, como é o caso dos baixos índices de desempenho escolar, diagnosticado pelo IDEB. Sendo assim, a pesquisa aqui proposta buscará analisar as reflexões pessoais/profissionais que os futuros professores engendram em seus processos de formação, considerando-se a diversidade de experiências didático-pedagógicas que o PIBID promove a partir de uma estreita relação/colaboração com a escola de educação básica (LUIS, 2010), na perspectiva de analisar se tais experiências, ao tempo em que promovem a construção de novos saberes docentes, contribuem para a autoformação da identidade docente de cada sujeito. Este projeto específico trata da primeira etapa da pesquisa (2012-13), referente à apropriação do referencial teórico pertinente à mesma e à elaboração de instrumentos de coleta de dados com os sujeitos, a serem desenvolvidos apenas na segunda etapa (2012-14). Para isso, nos baseamos nas pesquisas e estudos de autores que vêm se dedicando à discussão sobre as práticas narrativas e de escrita reflexiva (SOUZA, 2006a, 2006b; JOSSO, 2004; CIFALI, 2001; HOLLY, 1995; ZABALZA, 1994), sobre a reflexividade docente (SACRISTÁN, 1999; LUIS, 2007; BAIRRAL, 2003;) e acerca da formação e profissionalização docentes (NÓVOA, 1995; 1997; TARDIF, 2002; TARDIF E LESSARD, 1999; TARDIF E GAUTHIER, 2000; GARRIDO, 1999).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Integrante / Suzana Maria Barrios Luis - Coordenador / Ádson de Lima Silva - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Fundamentos e práticas da política educacional para a educação básica nos anos 2000: a questão das parcerias, Descrição: O projeto de pesquisa ?Fundamentos e práticas da política educacional para a educação básica nos anos 2000: a questão das parcerias? tem como tema de estudo as articulações entre o governo brasileiro e alagoano com entidades internacionais e nacionais para a elaboração, definição e implementação de políticas da educação básica. Estas diferentes articulações, entendidas como ações de parceria, são o objeto de estudo da pesquisa. Destacam-se, entre as parcerias, as diversas iniciativas do MEC e da SEE-AL para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em estreita relação com os requisitos para definição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e assumido como referencial para medida de desenvolvimento dos países.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante / Luciano Henrique da Silva - Integrante / Beatriz Alves Torres - Integrante / Jaqueline Pereira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Formação do trabalhador no Brasil e em Alagoas: configurações da relação público / privado, Descrição: O projeto de pesquisa ?Formação do trabalhador no Brasil e em Alagoas: configurações da relação público / privado? se insere no campo de estudos sobre as relações entre trabalho e educação, tendo como objeto as ações do Estado brasileiro e alagoano voltadas para a qualificação da força de trabalho no país e no estado. A questão da formação da força de trabalho ganha especial destaque num momento histórico em que diferentes governos anunciam, a partir da década de 2000, que estão reassumindo a oferta pública de alternativas formativas para os trabalhadores. Tanto no âmbito da política educacional nacional quanto na política educacional alagoana a expansão de vagas em cursos de formação profissional é uma realidade. Não obstante, a qualidade da educação ofertada permanece problemática, assim como a demanda de entidades sociais por ações de qualificação dos trabalhadores está na agenda do dia. Ademais, diversos estudos indicam que a ampliação e a diversificação de ações oficiais de formação profissional vêm sendo acompanhadas de um estreitamento das vinculações entre o poder público e a iniciativa privada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo, Descrição: Identificar as especificidades da formação para o trabalho simples no Brasil contemporâneo, destacando nesse processo as estratégias na nova pedagogia da hegemonia e a conformação de uma novo padrão de sociabilidade capitalista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante / Lucia Maria Wanderley Neves - Integrante.

  • 2007 - 2011

    RUPTURAS E CONTINUIDADES DAS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE CRÍTICA E COMPARADA DO PLANFOR E DO PNQ, Descrição: Pretendemos realizar com esta pesquisa um estudo comparativo do PLANFOR e o PNQ, entendendo estes como materialidades vivas e expressões das políticas públicas de qualificação profissional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ramon de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - 2008

    TRABALHO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO E APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS:, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral realizar análise comparativa de experiências pedagógicas nas unidades educativas públicas do Estado de Alagoas, visando compreender as visões dos sujeitos pedagógicos sobre a produção e apropriação do conhecimento, a partir das categorias trabalho pedagógico, currículo e apropriação social do conhecimento. Para apreender a materialidade das experiências pedagógicas e atender o objetivo proposto, a pesquisa será de abordagem qualitativa. O objeto da pesquisa, coerente com o objetivo e a metodologia enunciada são as visões dos sujeitos pedagógicos acerca da organização curricular mediada pelo trabalho pedagógico. A hipótese é que estas visões guardam vivências que, com outras fontes, explicam a materialidade sociohistórica da organização curricular, isto é, os problemas de qualidade, aprendizagem, desvalorização e reificação do trabalho pedagógico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Rodrigo de Macedo Lopes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2003

    Educação, Trabalho e a Mutação do Sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional da CNM/CUT, Descrição: Este estudo analisa o Programa Integrar de Qualificação Profissional, elaborado e executado pela CNM-CUT, no âmbito do Plano Nacional de Qualificação Profissional (PLANFOR), em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento de Desenvolvimento Social do Estado de Pernambuco, financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador. A metodologia consistiu em um estudo de caso. Utilizamos como procedimento metodológico entrevista semi-estruturada, composta de uma amostra de 11(onze) sujeitos. Entre outras fontes documentais concentramos esse estudo nas resoluções dos principais congressos da CUT e da CNM sobre qualificação profissional, como também nos livros didáticos produzidos por essas instituições. O processo de investigação revelou que as transformações de base científica tecnológica produziram significativas alterações na qualificação profissional, esta é hoje predominante no discurso do Estado, empresários e centrais sindicais. A qualificação, que antes era delegada ao empresariado, hoje se estende a ação estratégica do movimento sindical cutista, passando este atuar como um dos principais propositores desta ação. O Programa Integrar de Qualificação Profissional tem se diferenciado das propostas de qualificação que apenas atendem as exigências mercadológicas de qualificação. A conclusão que chegamos no final da investigação é que a formação ministrada tem um caráter político que permite ao cursista desenvolver uma visão ampla e crítica dos processos desencadeados no mundo do trabalho, não reduzindo a qualificação ao aspecto meramente tecnicista. Sendo a qualificação integradora da técnica e da política, uma expressão da mutação do sindicalismo cutista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 1999 - 2000

    As Representações Sociais dos Especialistas a Despeito de suas Funções no Cotidiano Escolar, Descrição: Estudos das representações sociais dos especialistas e suas funções no cotidiano escolar e a contribuição dos especialistas na redução do fracasso escolar no Ensino Fundamental no Estado de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2008 - 2010

    Pesquisa e diagnóstico das potencialdades socioeconômivcas dos assentamento rurais do Estado de Alagoas, Descrição: Pesquisa e diagnóstico em 80 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sandra Regina Paz da Silva - Coordenador / Ciro Bezerra - Integrante / Georgia Sobreira dos Santos Cêa - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

PREMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA PIBIC - INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS.

2013

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PIBID - MONOGRAFIA - CONGRESSO ACADÊMICO - I Alagoas Caite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, UFAL, UNEAL, FAPEAL, FIT's, IFAL CESMAC, Governo de Alagoas.

2013

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PIBID - PESQUISA - CONGRESSO ACADÊMICO - I Alagoas Caite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, UFAL, UNEAL, FAPEAL, FIT's, IFAL CESMAC, Governo de Alagoas.

2013

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PIBID - EXTENSÃO - CONGRESSO ACADÊMICO -I Alagoas Caite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, UFAL, UNEAL, FAPEAL, FIT's, IFAL CESMAC, Governo de Alagoas.

2013

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PIBID - EXTENSÃO - CONGRESSO ACADÊMICO - I Alagoas Caite - Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia, UFAL, UNEAL, FAPEAL, FIT's, IFAL CESMAC, Governo de Alagoas.

2010

PRÊMIO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PIBID - EXTENSÃO CONGRESSO ACADÊMICO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, CEDU- Centro de Educação. , Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, 57072-970 - Maceio, AL - Brasil, Telefone: (82) 32141191

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-reitora de Graduação, Carga horária: 40

2011 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular III, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: 1- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 2- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 3- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Pedagogia

2008 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Assistente de Programa, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8

Outras informações:
Consultora do Programa Saúde da Mulher em Arapiraca: saúde, formação e gênero.

2008 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Grupo de Estudos e Pesquisas Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana- GEPSTUFAL

2008 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Curso de Especialização em Gestão Escolar-Programa Escola de Gestores da Educação Básica. MEC/SEED/UNDIME/UFAL. Disciplina ministrada: Planejamento e Prática de Gestão Educacional.

2010 - 2010

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 2- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 3- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Biologia

2009 - 2009

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: 1- Pesquisa Educacional 60h - Curso de Geografia 2- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 3- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 4- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Pedagogia

2008 - 2008

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: 1- Pesquisa Educacional 60h - Curso de Filosofia 2- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras 3- Política e organização da educação Básica do Brasil 80h - Curso de Letras

Atividades

  • 08/2012

    Ensino, Mestrado em Educação Brasileira, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho, Estado e Educação

  • 07/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , CEDU- Centro de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2008

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Organização da Educação Básica no Brasil

  • 07/2008

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Organização da Educação Básica no Brasil

2016 - 2020

Pró-reitoria de graduação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-reitora de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

Outras informações:
Objeto da Pesquisa: realizar diagnóstico em 140 Assentamentos Rurais do Estado, visando delinear o perfil socioeconômico das famílias camponesas, contemplando os seguintes aspectos: faixa-etária; perfil da família (gênero e raça); atividade produtiva, profissional, histórico ocupacional (classificação CBO/MTE) e competências laborais; cultura empreendedora e tradição associativa; escolaridade; condições de moradia; condições de vida nos assentamentos (aparelhos eletrodomésticos e equipamentos sociais: parques, praças, salas de cinema, bibliotecas públicas etc.); situação e oportunidades para a juventude camponesa; perspectivas e demandas dos assentados; condições para desenvolver projeto de desenvolvimento sustentável e elevação da qualidade de vida; diagnóstico epidemiológico; diagnóstico de segurança alimentar.

Atividades

  • 04/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas, .,Linhas de pesquisa

2006 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estudante de doutorado, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento pesquisa de doutorado.

2002 - 2004

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Departamento de Psicologia e Orientação Educacional Atividades Docentes- Professora das Disciplinas: - Pesquisa e Prática Pedagógica I e II - Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional - Trabalho e Educação - Educação, Trabalho e Orientação Profissional

2006 - 2008

CENTRO EDUCACIONAL DE PESQUISA APLICADA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Escolar, Carga horária: 40

2001 - 2004

Centro de Cidadania Umbu Ganzá

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Programa, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação e elaboração de projetos e programas; Avaliação, monitoramento e sistematização de projetos e programas.

2001 - 2003

LEGIÃO aSSISTENCIAL DO rECIFE

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisão dos Centros Integrados da Criança e Adolescente (CICA) Formação de Educadores dos CICA Acompanhamento, monitoramento e avaliação dos CICA

2000 - 2000

Instituto Integrar de Desenvolvimento

Vínculo: Consultoria de Projetos e Prog, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Outras informações:
Elaboração de material didático e pedagógico Supervisão Técnica e Pedagógica Avaliação e monitoramento das práticas de ensino

1993 - 1995

Associação dos Educadores das Escolas Comunitárias

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Educadora de Educação Infantil e das Séries I, Carga horária: 20

Outras informações:
Educadora da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Coordenadora Pedagógica da AEEC.

1997 - 1998

Cruzada de ação Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Profissional, Carga horária: 20

Outras informações:
Educadora do Curso Básico de Formação Profissional.

1996 - 2000

Instituto Tortura Nunca Mais

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Consultora e formadora, Carga horária: 8

Outras informações:
Facilitadora dos Cursos Básicos de Formação e Desenvolvimento Humano: Formação Política de Lideranças Comunitárias; Curso Básico de Formação Política; Tecendo a Cidadania; Cidadania, Direitos e Deveres para Liderança do MST; Navegando contra a Discriminação.

2004 - 2004

Secretaria Executiva de Assitência Social

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Facilitadora de Grupos, Carga horária: 8

Outras informações:
Supervisão dos Encontros Regionais: Sistema Único de Assistência Social em Construção.

2010 - Atual

Escola Politécnica Joaquim Venâncio da Fiocruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 8