Arnaldo Cunha de Aguiar Junior
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2007), graduação em BACHAREL EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, educação e título, teatro- educaçao e adolescencia, homosexualismo, relacionamento.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciência da Educação
2014 - Atual
Universidade Nacional de Rosário
Orientador: Vilma Antonia Santos Martins Almeida
Mestrado em Cultura e Sociedade
2010 - 2012
Universidade Federal do Maranhão
Título: A educação profissional e o curriculo integrado no ensino médio integrado do IFMA: Avaliação, percepções e desafios, Ano de Obtenção: 2012
José Fernando Manzke.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em ENSINO DA GEOGRAFIA
2007 - 2007
Universidade Federal do Maranhão
Título: OS PROJETOS EDUCACIONAIS E AS GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA TEÓRICA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Orientador: Mauricio Eduardo Salgado Rangel
Graduação em Licenciatura em Educação Artística
1999 - 2007
Universidade Federal do Maranhão
Título: Pedagogia de projetos no ensino de Arte: Uma proposta metodológica no Instituto Efraim
Orientador: Jacqueline Silva Mendes
Graduação em BACHAREL EM GEOGRAFIA
1999 - 2006
Universidade Federal do Maranhão
Título: Pedagogia de projetos no Ensino da Geografia: Uma proposta metodológica no Instituto Efraim
Orientador: Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
Formação complementar
2009 - 2009
Formação de Tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Libras em Contexto. (Carga horária: 120h). , Centro de apoio as pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Metodologia do ensino de Educação Artística. (Carga horária: 90h). , Crruz Vermelha Brasileira, CVB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Metodologia do ensino de Artes. (Carga horária: 180h). , Garra Brasil Empreendimentos Educaionais, GBEE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Formação e atualização docente em ciências humanas. (Carga horária: 100h). , Cruz Vemelha Brasileira, CVB, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Metodologia do ensino da Geografia. (Carga horária: 180h). , Garra Brasil Empreendimentos Educacionais, GBEE, Brasil.
2005 - 2005
Programa Intel Educação para o futuro. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, F B, Brasil.
2005 - 2005
Informática Básica. (Carga horária: 80h). , Garra Brasil Empreendimentos Educacionais, GBEE, Brasil.
2002 - 2002
Excelência no atendimento ao cliente. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2000 - 2000
Formação de Monitoria. (Carga horária: 232h). , Associação Brasil +500, AB +5000, Brasil.
1999 - 1999
Workshop "Modernismo Brasileiro". (Carga horária: 8h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Instituições Escolares, saberes e práticas educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Currículo e Interculturalidade: concepções curriculares e práticas escolares..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte educação, Cultura e sociedade: Teatro e acão social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Epistemologia da Geografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ensino da Geografia.
Participação em eventos
IX ENCONTRO DE HUMANIDADES.Projeto Quinta Cultural: Uma experiencia interdisciplinar no IFMA CAmpus Ze Doca. 2009. (Encontro).
Semana de Ciência e Tecnologia.Semana de Ciência e Tecnologia. 2009. (Outra).
3 SEMINÁRIO ARTE NA ESCOLA.Os projetos educacionais e o ensino de arte. 2008. (Seminário).
I CICLO DE MONOGRAFIAS DO CURSO DE GEOGRAFIA.O ensino de geografia e os desafios metodológicos na pós-modernidade. 2008. (Outra).
3 Conferência Municipal de São Luís.Delegado. 2007. (Encontro).
II FORO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.Participante. 2007. (Encontro).
II FORO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.O potencial ecoturístico da região do médio mearim. 2007. (Encontro).
II FORO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS.O Educador necessário. 2007. (Encontro).
III SEMANA DE GEOGRAFIA DA UEMA/ II MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTIFICA DA UEMA.Seminários temáticos de campo: uma proposta metodológica para o ensino superior. 2007. (Encontro).
VII ENCONTRO HUMANÍSTICO.Coordenador de comunicações orais. 2007. (Encontro).
V SEMANA DE GEOGRAFIA.A pedagogia de projetos no ensino de geografia. 2007. (Encontro).
VI ENCONTRO HUMANÍSTICO.Participante. 2006. (Encontro).
I FORO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UFMA.Participante. 2003. (Encontro).
IV SEMANA DE PEDAGOGIA: A PEDAGOGIA E OS GRANDES PENSADORES CONCEPÇÕES DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA..Participante. 2003. (Encontro).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, FOLCLORE E ARTESANATO.Participante. 2002. (Seminário).
Seminário - RIO BIO-DINÂMICO: O ITAPECURU.Participante. 2002. (Encontro).
XIX EREGENE - ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DO NORDESTE."O desenvolvimento sustentável no cenário geográfico. 2002. (Encontro).
VI ENEARTE - ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ARTE.Participante. 2001. (Encontro).
II ENCONTRO DE MÚSICA DO MARANHÃO. Participante. 2000. (Congresso).
I SEMANA DE ARTE.Participação. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
JUNIOR. Uma análise de métodos e práticas pedagógicas socioconstrutivistas como revés para aprimorar o ensino da Geografia na Unidade Integrada Artur Macahado Lima no Municipio de Lago dos Rodrigues-MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Dinâmica socioespacial urbana do conjunto maiobão e área de entorno imediato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Estudo do processo de ensino-aprendizagem da geografia na escola 2 de julho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Estudo sobre a violência Criminal do bairro da liberdade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A gestão de sala de aula na educação de jovens e adultos no ensino da geografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A Educação ambiental no ensino superior: o caso do centro de ciências humanas da Universidade Federal do Maranhão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A Geografia no 2 Ciclo do Ensino Fundamental: O caso da 5 série no Colégio Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHAREL EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Atividade pesqueira no estuário do Rio Itapetininga, Municipio de Bequimão-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A inserção de flores e plantas ornamentais na paisagem urbanística de São Luís. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Os transportes e a poluição atmosférica em São Luís (MA): Avenida Jerônimo de Albuquerque - Perímetro elevado da Cohama ao retorno da forquilha. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Uma analise da politica agrária brasileira: o caso do assentamento barriguda-bagaçeira-pirapemas-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BACHAREL EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A agropecuária no desenvolvimento sócio-econômico do povoado Bom-viver: Pinheiro-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. Estudo sócio-educacional do centro de ensino médio Manuel Beckman, no Municipio de Bequimão-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A importância do gado bubalino na produção de carne e leite no municipio de Pinheiro-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JUNIOR. A pesca como meio de produção econômica no municipio de Guimarães-MA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
Arnaldo Cunha de Aguiar; JUNIOR, JOSÉ DIMAS A. MENEZES; SILVA, Regina Célia.. Concurso Público para Cargo de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico / Professor de Arte. 2010. Instituto Federal do Maranhão.
JUNIOR. Concurso para Professor Substituto de Geografia. 2009. Instituto Federal do Maranhão.
Orientou
A educação ambiental no ensino superior: o caso do centro de ciências humanas da Universidade Federal do Maranhão; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Arnaldo Cunha de Aguiar Junior;
Uma análise da política agrária Brasileira: o caso do assentamento Barriguda/Bagaçeira - Pirapemas-MA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHAREL EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Arnaldo Cunha de Aguiar Junior;
Produções bibliográficas
-
Fortes ; JUNIOR . 5. Releituras visuais: reflexões teóricas x prática. In: Raimunda Fortes. (Org.). Leitura Visual: Uma experiência interdisciplinar no estudo das artes plásticas. São Luís: , 2001, v. , p. 10-96.
-
Arnaldo Cunha de Aguiar . Projeto Quinta Cultural: Uma experiencia interdisciplinar no IFMA CAmpus Ze Doca. In: IX ENCONTRO DE HUMANIDADES, 2009, Sao Luís. IX ENCONTRO HUMANISTICO. Sao Luís: Edufma, 2009.
-
JUNIOR . O ensino de Geografia e os desafios metdológicos na pós-modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JUNIOR . Os projetos educacionais e o ensino de arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . Poluição atmosférica e ambiente: causas e consequências do aumento do fluxo de veículos na praça deodoro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . Pedagogia de projetos no ensino de arte: uma proposta metodologica no ensino médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . Formação e metodologia no ensino superior de geograia: Limitações, desafios e perspectivas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . As ações da ASSEMA no combate ao "Horizonte de misérias" enfrentados pelas quebradeiras de coco babaçu. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . A segregação sócio espacial no entorno da laguna da jansen em São Luís-MA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . A pedagogia de projetos no ensino de Geografia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JUNIOR . O cinema no ensino de Geografia: uma proposta teórici-metodológica para o ensino médio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . Geotecnologias na formação de professores de Geografia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JUNIOR . Seminários temáticos de campo: uma proposta metodológica para o ensino superior de Geografia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . Os projetos educacionais no ensino de Geografia: a busca de uma qualidade ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
JUNIOR . A atuação das quebradeiras de coco na valorização e preservação do potencial produtivo do babaçu no Maranhão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
JUNIOR . Paneurosiando. 2023. Teatral.
JUNIOR . Paneurosiando. 2023. Teatral.
JUNIOR . Paneurosiando. 2023. Teatral.
JUNIOR . 'Despertar da Primavera'. 2013. Teatral.
Arnaldo Cunha de Aguiar . "O castigo do Santo". 2009. Teatral.
JUNIOR . "Show Brasil". 2008. Teatral.
JUNIOR . Releitura "Cabeça de Touro". 2001. Composição (estréia).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
?Os projetos educacionais artístico-cultural no IFMA Campus São Luís Maracanã?, Descrição: Este projeto de pesquisa desvendou as atividades artísticas e sua importância na formação dos discentes no âmbito da Educação profissional no Campus São Luís Maracanã.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arnaldo Cunha de Aguiar Junior - Coordenador.
Prêmios
2013
Premiação com o Trabalho "Sala de sensações" na AGROEXPO - IFMA, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão \ Campus São Luís Maracanã.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal do Maranhão, Campus São Luís Maracanã. , AV. dos curiós , S/N, Vila Esperança, 65095460 - São Luís, MA - Brasil - Caixa-postal: 433, Telefone: (098) 33138585, Fax: (098) 32418504, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - 2008
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Prestação de serviços-contrato, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Departamento de Geociências; Disciplinas Introdução a Geografia, Geografia da população, Metodologia da Geografia e Estágio Supervisionado.
2007 - 2008
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador do LABEG, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Laboratório de Ensino da Geografia.
2007 - 2007
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor de Geografia ? Disciplina Geografia Física do Maranhão 60 hs
Local: Olho D?água das Cunhãs
2008 - 2009
Secretaria de EducaçãoVínculo: Prestação de serviços contrato, Enquadramento Funcional: Professor de arte, Carga horária: 20
2006 - 2007
Secretaria de EducaçãoVínculo: Prestação de Serviço-contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 20
Outras informações:
Instituição: Centro Educacional de Ensino Fundamental e Médio ?Raimundo João Saudanha? ? Rosário/MA - SEDUC
Professor de Arte ( Ensino Médio)
2006 - 2007
Centro de Ensino Medio ProfissionalizanteVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor das Disciplinas Elementos da Geologia -100 hs e Educação Ambiental ? 60 hs
Curso: Técnico em Meio Ambiente
2003 - 2004
Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Humberto de CampusVínculo: Contrato prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Arte e Geografia, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Geografia e Arte do Ensino Fundamental (Educação de Jovens e Adultos)
2002 - 2006
Instituto EfraimVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Arte e Geografia, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de ensino Fundamental e Médio
2002 - 2006
Cruz Vermelha BrasileiraVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de ética, Carga horária: 20
2005 - 2005
Cruz Vermelha BrasileiraVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Coordenador de cursos técnicos, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador de Cursos Técnicos em Gestão Ambiental, Turismo e Noções de Hotelaria
2000 - 2001
Associação Brasil +500Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitor da mostra do Redescobrimento do Brasil + 500 ? Maranhão
1999 - 2002
Unidade Integrada Gomes de SousaVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Arte e Geografia, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arnaldo Cunha de Aguiar Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?