Alessandra de Paula Santos

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Leitora de Português Brasileiro no Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia (Los Angeles) e Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Filologia no Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (sob licença). É Licenciada e Bacharel em Letras, na habilidade Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFRJ com dignidade acadêmica Magna cum Laude. No Mestrado, concluído na mesma instituição, foi aprovada em 1 lugar no Concurso de Seleção e bolsista Nota 10 da FAPERJ. No Doutorado, realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa com apoio da CAPES e foi bolsista do CNPq. Atualmente, dedica-se à pesquisa do sistema fonológico do português na variedade brasileira - com ênfase em comunidades de fala do Leste Fluminense - e em variedades africanas - no português de Moçambique e de São Tomé; além de atuar na área de ensino de português como língua estrangeira e como língua de herança. Foi professora substituta na Faculdade de Letras da UFRJ, professora horista na Escola Politécnica da Fiocruz, tutora presencial no curso de Letras/UFF do CEDERJ (Fundação CECIERJ) e professora concursada nos municípios de Armação dos Búzios e Itaguaí, além de ter atuado na rede particular de ensino.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: VARIAÇÃO E MUDANÇA NO VOCALISMO POSTÔNICO MEDIAL EM PORTUGUÊS
Orientador: em Universidade de Lisboa ( Maria Antónia Coelho da Mota)
com Silvia Figueiredo Brandão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fonologia; fonética; vocalismo; postônico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Vogais médias postônicas não finais na fala do Estado de Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2010
Silvia Figueiredo Brandão.Coorientador: João Antonio de Moraes. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: fonologia; vocalismo; postônico; proparoxítonas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.

Graduação em andamento em Bacharelado em Filosofia

2016 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Lic. Letras - Port. e Literaturas

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Silvia Figueiredo Brandão

Graduação em Bac. em Letras: Português - Lit. de Lingua Port.

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Silvia Figueiredo Brandão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2017

Curso de Inglês. (Carga horária: 216h). , Wise Up, WISE UP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Curso para Avaliadores das Redações do Enem. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2013

Formação em EAD com Ênfase na Tutoria CEDERJ. (Carga horária: 140h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2012 - 2012

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Introdução ao PRAAT Fazendo fonética no computador. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em As Faces do Anti-Heroi Clássico Westerns Italianos. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2007 - 2007

Italiano I. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2007

Curso de Línguas Abertos à Comunidade - Italiano. (Carga horária: 300h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Oficina: Teoria Funcionalista e PCNs. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Saúde Vocal para Futuros Professores. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Inglês Instrumental I. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Italiano Instrumental II. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em O Objeto Livro - Entre o Autor e o Leitor. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Voz, Mais que um Mero Instrumental. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em O Surrealismo. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2003

Italiano Instrumental I. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DE PAULA, A. . Conhecendo a UFRJ. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Intermediário do GT de Sociolinguística da ANPOLL. 2015. (Encontro).

61 Seminário do GEL. 2013. (Seminário).

VI Semana Acadêmica do Polo Paracambi.Redação Acadêmica. 2013. (Oficina).

II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2012. (Congresso).

V Semana Acadêmica do Polo Paracambi. 2012. (Outra).

56 Seminário do GEL. 2008. (Seminário).

55 Seminário do GEL. 2007. (Seminário).

II Congresso Internacional da AILP (associação Internacional de Linguística do Português. 2007. (Congresso).

Semana de Língua Portuguesa - 2007. 2007. (Seminário).

III Encontro de Português Língua Estrangeira. 2006. (Encontro).

XXIII Semana de Estudos Clássicos. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Raphaela Ribeiro Passos

BRANDAO, S. F.GOMES, D. K.DE PAULA, A.. O ditongo /ei/ na variedade urbana do Português de São Tomé. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Carolina Gomes Souza

SILVEIRA, E. F. B.; OUSHIRO, L.;DE PAULA, A.. Alteamento das vogais médias pretônicas no município do Rio de Janeiro: décadas 70, 90 e 2010. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiane de Mello Vianna da Rocha Teixeira R

MAGALHAES, J. S.; GOMES, C. A.; CHRISTINO, B. P.;DE PAULA, A.. do Nascimento. O sistema vocálico do Português de São Tomé e o comportamento das vogais médias em contexto pretônico. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pierre da Silva

MACIEL DE OLIVEIRA, V.;DE PAULA, A.; FERREIRA, R. G.. Reflexões sobre a distinção entre as categorias ?substantivo? e ?adjetivo?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Júlia Guimarães Costa

DE PAULA, A.; MACIEL DE OLIVEIRA, V.. Redação: Práticas de retextualização no contexto do Pré-vestibular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Siston de Souza

GOMES, D. K.DE PAULA, A.. Avaliação da percepção e do uso do objeto direto anafórico de terceira pessoa nas redes sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DE PAULA, A.. Banca de Correção do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ para 2011. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DE PAULA, A.GOMES, D. K.. Debatedora de trabalhos de Língua Portuguesa do XVI Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DE PAULA, A.; MACIEL DE OLIVEIRA, V.. Banca Examinadora de Transferência Interna, Externa e Aproveitamento de Estudos. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DE PAULA, A.. Debatedora dos trabalhos da Sessão 2 - Língua Portuguesa do XIII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DE PAULA, A.; MACIEL DE OLIVEIRA, V.. Banca Examinadora de Transferência Interna, Externa e Aproveitamento de Estudos. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Christina Abreu Gomes

BRANDÃO, Silvia Figueiredo;GOMES, C. A.; MORAES, João Antônio de; Orsini, Mônica T.. Vogais Médias Postônicas não finas na Fala do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Christina Abreu Gomes

BRANDÃO, Silvia Figueiredo;GOMES, C. A.; Gomes, D. K.; Magalhães, J. S.; Oliveira, D. da Hora. Variação e mudança no vocalismo postônico medial em português. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Christina Abreu Gomes

GOMES, C. A.; MORAES, João Antônio de; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Vocalismo pós-tônico não final e proparoxítonas no português. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sílvia Figueiredo Brandão

BRANDÃO, S. F.; OLIVEIRA, D. H.; MAGALHAES, J. S.; GOMES, C. A.; GOMES, D. K.. Variação e mudança no vocalismo postônico medial em Português. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sílvia Figueiredo Brandão

BRANDÃO, S. F.; MORAES, J. A.; GOMES, M. C. A.. Vocalismo postônico não final e proparoxítonas em Português. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Danielle Kely Gomes

GOMES, D. K.; BRANDAO, S. F.; OLIVEIRA, D. H.; MAGALHAES, J. S.; GOMES, C. A.. Variação e mudança no vocalismo postônico medial em português. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mônica Tavares Orsini

ORSINI, M. T.; BRANDÃO, S. F.;MORAES, J. A. DE; GOMES, C. A.. Vogais médias postônicas não finais na fala do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Antonio de Moraes

BRANDAO, S.MORAES, J. A.. VOGAIS MÉDIAS POSTÔNICAS NÃO FINAIS NA FALA DO RIO DE JANEIRO. 2010. Dissertação (Mestrado em LETRAS VERNÁCULAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Antonio de Moraes

BRANDAO, S.MORAES, J. A.; GOMES, C.A.. VOCALISMO POSTÔNICO NÃO FINAL E PROPAROXÍTONOS NO PORTUGUÊS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kaio Rodrigues da Silva

Processos de mudança no Leste Metropolitano do estado do Rio de Janeiro ? Primeiros resultados para o R em coda silábica; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Michael Loran da Costa Ferreira

Processos de mudança no Leste Metropolitano do estado do Rio de Janeiro ? Primeiros resultados para o R em coda silábica; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Júlia Guimarães Costa

Redação: Práticas de retextualização no contexto do Pré-vestibular; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alessandra de Paula Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sílvia Figueiredo Brandão

Vogais médias postônicas não-finais na fala do Estado do Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Figueiredo Brandão;

Sílvia Figueiredo Brandão

Variação e mudança no vocalismo postônico medial em Português; 2015; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Figueiredo Brandão;

Sílvia Figueiredo Brandão

Vogais médias postônicas não-finais na fala culta e popular do Rio de Janeiro; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Português-Literaturas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Figueiredo Brandão;

Maria Cecília de Magalhães Mollica

CURSO DE LÍNGUAS ABERTO À COMUNIDADE; PERÍODO 2003; 2004; 12 f; Iniciação Científica - Ufrj, Ufrj; Orientador: Maria Cecilia de Magalhães Mollica;

Joao Antonio de Moraes

VOGAIS MÉDIAS POSTÔNICAS NÃO FINAIS NA FALA DO RIO DE JANEIRO; 2010; Dissertação (Mestrado em LETRAS VERNÁCULAS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Joao Antonio de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE PAULA, A. . O vocalismo postônico não final em três estilos da fala culta fluminense. Revista UNIABEU , v. 11, p. 128-142, 2018.

  • DE PAULA, A. . Alteamento e conservação de vogais médias postônicas não finais em dois estilos de fala. LETRÔNICA , v. 10, p. 278-292, 2017.

  • DE PAULA, A. ; BRANDAO, S. F. . Vogais em contexto postônico não final em variedades do português: questões teóricas. Revista da ABRALIN , v. 14, p. 45-82, 2015.

  • DE PAULA, A. ; BRANDAO, S. F. . Sobre vogais médias em posição postônica não final na fala popular do Rio de Janeiro. Letras de Hoje (Online) , v. 47, p. 275-282, 2012.

  • DE PAULA, A. ; BRANDAO, S. F. . Assimetria do quadro vocálico em contexto postônico não final: aspectos diacrônicos e realidades sincrônicas. Signum. Estudos de Linguagem , v. 15, p. 129-149, 2012.

  • DE PAULA, A. . As vogais médias postônicas não finais em corpora de perfis sócio e geolinguísticos. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. v.38(1), p. 35-46, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DE PAULA, A. . Parecerista convidado da revista Caderno Seminal (UERJ). 2018.

DE PAULA, A. . Parecerista convidado da revista Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP). 2018.

DE PAULA, A. . Parecerista convidado do volume 19 da Revista Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários (UFRJ). 2017.

DE PAULA, A. . Encontro Intermediário do GT de Sociolinguística da ANPOLL. 2017. (Debatedora de trabalhos).

DE PAULA, A. . Revista Letra, Ano V, Volumes I (A segunda Língua: aquisição e linguagem) e II (Literatura e Vida). 2004. (Apoio executivo em edições da Revista Letra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Processos de mudança fonológica e interações geossociais no estado do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto investiga processos de mudança fonológica em andamento no Estado do Rio de Janeiro, especialmente sob a perspectiva da Sociolinguística e da Geolinguística. Partindo dos preceitos da Sociolinguística Variacionista de Labov (1966, 1972, 1994) e da Teoria da Variação e Mudança de Weinreich, Labov; Herzog (1968), esse trabalho de pesquisa servirá não apenas à descrição linguística da fala fluminense na década atual, com o levantamento de novos dados de caráter geossociolinguístico, como também ao debate teórico sobre a mudança linguística, especialmente sobre o problema de sua implementação nas comunidades de fala, por elaborar métodos de recolha inovadores que sejam capazes de contribuir para a evolução da investigação sociolinguística no Brasil. A proposta da pesquisa é relevante e original por considerar, entre os critérios que irão reger a metodologia de trabalho, o contexto geossocial fluminense atual, que apresenta comumente situações de contato linguístico. Além disso, os novos métodos não irão negligenciar a metodologia original de pesquisa sociolinguística, mas complementá-la com outros levantamentos angariados sob critérios metodológicos também rígidos e que permitam a comparação com os dados tradicionais e entre falantes de perfis geossociais distintos. Ela representa avanços nos estudos que buscam compreender a relação entre língua e sociedade, refletindo sobre o contexto social contemporâneo no Rio de Janeiro e no Brasil e sobre a realidade linguística que o constitui. Os resultados esperados para esta pesquisa dizem respeito a compreender a atuação do indivíduo na implementação da mudança no contexto geossocial da fala fluminense e a avançar na solução de problemas de encaixamento e avaliação da mudança linguística.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alessandra de Paula Santos - Coordenador / Kaio Rodrigues da Silva - Integrante / Michael Loran da Costa Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Três Variedades Urbanas do Português em Contraste, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Figueiredo Brandão em 10/01/2018., Descrição: O projeto, que dá continuidade e complementa pesquisas anteriores, tem por objetivo focalizar fenômenos variáveis que se observam nas variedades urbanas do Português de São Tomé (PST) e do Português de Moçambique (PM) em contraste com a do Português do Brasil (PB), levando em conta, no que tange às variedades africanas, apenas falantes que tenham o Português como L1. Partindo da hipótese de Petter (2007, 2015) e de Avelar; Galves (2014), que consideram a existência de um continuum afrobrasileiro, pretende-se, mais especificamente, com base nos estudos já realizados pela proponente e por outros pesquisadores, analisar, no plano morfossintático, a concordância nominal no PM e, no plano fonético-fonológico, os róticos e o vocalismo átono no PM e no PST, para contrastar os resultados obtidos com os que se registram no PB, de modo a considerar a inserção das três variedades no referido continuum e, assim, contribuir para um melhor conhecimento das origens do PB. As análises ? que se apoiam em corpora de perfil sociolinguístico ? norteiam-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968), levando em conta, ainda, princípios que regem a Fonologia de Uso, de acordo com Bybee (2001, 2002, 2003, 2015), e estudos que tratam de contato multilinguístico, entre os quais Holm (2004, 2000, 1988), Trudgill, (2010, 2011), Winford (2003), Thomason; Kaufman (1991) e Romaine (1995).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alessandra de Paula Santos - Integrante / Silvia Figueiredo Brandão - Coordenador / Danielle Kely Gomes - Integrante / Fabiane de Mello V. da Rocha - Integrante / Rafaela Ribeiro Passos - Integrante / David Bretas dos Santos Pessanha - Integrante / Stefany de Paulo Pontes - Integrante / Vanessa Meirelles de Oliveira Silva - Integrante / Helen Lorena Rodrigues Elias Cordeiro - Integrante / Raphael Felipe Pereira de Araújo - Integrante / Felipe de Souza Freitas - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Variação e mudança linguística em comunidades de fala do Leste Metropolitano do estado do Rio de Janeiro, Descrição: O projeto investiga processos de mudança linguística em andamento no Leste Metropolitano do estado do Rio de Janeiro, sob a perspectiva da sociolinguística variacionista de Labov (1966, 1972, 1994, 2010) e da Teoria da Variação e Mudança de Weinreich, Labov; Herzog (1968), além de buscar identificar e analisar possíveis usos linguísticos caracterizadores de grupos sociais locais, com o auxílio das perspectivas atuais da terceira onda sociolinguística (ECKERT, 2012, 2010, 2001, 2000; e outros). O projeto levantará corpora que considerem a complexidade linguística das cidades estudadas no que concerne à formação multicultural da região metropolitana do Rio de Janeiro e aos muitos fluxos migratórios que caracterizam a sua população. Para tanto, parte-se do levantamento de um corpus sociolinguístico tradicional representativo da região, a princípio, cidades de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, angariado segundo a metodologia sociolinguística clássica e propõe, ainda, em uma segunda etapa, o estudo de suas comunidades de fala em pequenos núcleos, suas dinâmicas de interação e identidades sociais e linguísticas, o que será possibilitado pela aplicação de testes de atitude e a elaboração de métodos inéditos de levantamento de amostras de fala. Esta pesquisa serve não apenas para a contribuição da descrição linguística da fala fluminense atual (com o levantamento de novos dados sociolinguísticos comparáveis a outras amostras já levantadas no estado) como também para o debate teórico sobre a mudança linguística, especialmente sobre o problema de sua implementação nas comunidades de fala, por desenvolver métodos de recolha inovadores e usar ferramentas de análise estatística recentes que sejam capazes de contribuir para a evolução da investigação sociolinguística no Brasil. A proposta representa avanços nos estudos que buscam compreender a relação entre língua e sociedade, refletindo sobre a conjuntura social contemporânea do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, diante da complexa e dinâmica realidade linguística que a constitui.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Alessandra de Paula Santos - Coordenador / Kaio Rodrigues da Silva - Integrante / Michael Loran da Costa Ferreira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    O vocalismo átono no Português do Brasil e no Português de São Tomé, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Figueiredo Brandão em 05/03/2018., Descrição: O principal objetivo do Projeto é testar hipóteses concernentes ao vocalismo sob duas perspectivas: (1) as que dizem respeito a possíveis convergências/divergências entre as variedades brasileira e santomense; e (2) as que concernem à verificação de condicionamentos lexicais no que se refere a processos de alteamento. Os trabalhos que vimos realizando forneceram-nos dados que impõem a formulação de novas hipóteses/indagações. No que se relaciona a (1), verificar (a) se o processo de alteamento das vogais médias, nas duas variedades em foco, obedece aos mesmos condicionamentos de natureza linguística e social, quer em contexto pretônico, quer no postônico medial; (b) se o processo de harmonização vocálica, no Português de São Tomé (PST), apresenta a mesma vitalidade que no Português do Brasil (PB); (c) se a redução vocálica, no PST, também incide predominantemente no âmbito de /o/ como se observa no PB; (d) se, diferentemente do PB, em que o alteamento é uma regra estável, no PST se verifica um processo de mudança no sentido de uma simplificação do quadro de cinco para três vogais; (e) se fatores de natureza social atuam mais fortemente no PST do que no PB, tendo em vista não só ser o PE a norma de referência do PST mas também ser a sociedade santomense fortemente marcada pelo contato interlinguístico. No que toca a (2), averiguar, com base no conjunto de itens lexicais dos diferentes corpora levantados, (a) se existem claros indícios da atuação do léxico na implementação das variantes ou coatuam motivações fônicas e lexicais para tal implementação; (b) se as possíveis motivações lexicais detectadas se repetem tanto no PB quanto no PST. A análise dos dados pauta-se pelos princípios teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança, bem como pelos desdobramentos da Sociolinguística Variacionista. Para a verificação de motivações de ordem lexical, pretende-se conjugar a perspectiva sociolinguística aos pressupostos da Fonologia de Uso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alessandra de Paula Santos - Integrante / Silvia Figueiredo Brandão - Coordenador / Danielle Kely Gomes - Integrante / Fabiane de Mello V. da Rocha - Integrante / David dos Santos Rocha - Integrante / Michelle Granado Nemer - Integrante / Rafaela Ribeiro Passos - Integrante / Nayse Hevellyn Magalhães Bastos - Integrante / David Bretas dos Santos Pessanha - Integrante / Monique Oliveira Correa - Integrante / Daniela Samira da Cruz Barros - Integrante / Stefany de Paulo Pontes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Português do Brasil e Português de São Tomé em contraste: aspectos fonético-fonológicos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Figueiredo Brandão em 25/08/2016., Descrição: O principal intuito deste Projeto é, basicamente, testar hipóteses concernentes ao vocalismo sob duas perspectivas: (1) as que dizem respeito a possíveis convergências/divergências entre as variedades brasileira e santomense; e (2) as que concernem à verificação de condicionamentos lexicais no que se refere a processos de alteamento. O conjunto de trabalhos que vimos realizando ou orientando forneceram-nos dados que impõem a formulação de novas hipóteses/indagações tais como as que se arrolam a seguir. Assim, no que se relaciona a (1), interessa verificar (a) se o processo de alteamento das vogais médias, nas duas variedades em foco, obedece aos mesmos condicionamentos de natureza linguística e social, quer em contexto pretônico, quer no postônico medial; (b) se o processo de harmonização vocálica, no Português de São Tomé (PST), apresenta a mesma vitalidade que no Português do Brasil (PB); (c) se a redução vocálica, no PST, também incide predominantemente no âmbito de /o/ como se observa no PB; (d) se, diferentemente do PB, em que o alteamento é uma regra estável, no PST se verifica um processo de mudança no sentido de uma simplificação do quadro de cinco para três vogais; (e) se fatores de natureza social (como idade e nível de escolaridade, entre outros) atuam mais fortemente no PPST do que no PB, tendo em vista não só ser o PE a norma de referência do PST mas também ser a sociedade santomense fortemente marcada pelo contato interlinguístico. Já no que toca a (2), objetiva-se averiguar, com base no conjunto de itens lexicais dos diferentes corpora levantados, (a) se existem claros indícios da atuação do léxico na implementação das variantes ou, como sugere o estudo de Rocha (2013) comentado no item 2.3.2.1, coatuam motivações fônicas e lexicais para tal implementação; (b) se as motivações lexicais detectadas se repetem tanto no PB quanto no PST. A análise dos dados pauta-se pelos princípios teórico-metodológicos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968), bem como pelos desdobramentos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972, 1994, 2001) no que respeita, entre outros pressupostos, à noção de regra variável, dependente da atuação de restrições linguísticas e sociais. Leva-se em conta, ainda, a proposta de Labov (2003), que distribui as regras linguísticas em três classes, segundo a frequência com que operam: (a) categóricas (100%); (b) semicategóricas (95%-99%) e (c) variáveis (5% a 95%). Por outro lado, como resultados de alguns estudos efetuados por nós e por outros investigadores indicam haver motivações de natureza lexical na distribuição de determinadas variantes, pretendemos, agora, conjugar a perspectiva sociolinguística aos pressupostos da Fonologia de Uso (Bybee, 2002, 200a, 2001b) para a atestação de algumas hipóteses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alessandra de Paula Santos - Integrante / Silvia Figueiredo Brandão - Coordenador / Danielle Kely Gomes - Integrante / Fabiane de Mello V. da Rocha - Integrante / David dos Santos Rocha - Integrante / Michelle Granado Nemer - Integrante / Rafaela Ribeiro Passos - Integrante / Nayse Hevellyn Magalhães Bastos - Integrante / David Bretas dos Santos Pessanha - Integrante / Monique Oliveira Correa - Integrante / Daniela Samira da Cruz Barros - Integrante / Stefany de Paulo Pontes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2011

    O Falar Fluminense: Perfil Geo-sociolingüístico, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Figueiredo Brandão em 05/03/2018., Descrição: Projeto de natureza fonético-fonológica numa perspectiva geo-sociolingüística, tendo por foco as variedades standard e substandard. O Projeto comporta duas vertentes. A vertente macrolingüística, constitui-se da organização do Acervo de Variedades Lingüísticas Fluminenses (AVAL-RJ), corpus, que abrange, a princípio, a fala de 11 comunidades (em 10 Municípios) do Estado do Rio de Janeiro, com informantes selecionados também por critérios de escolaridade, sexo e faixa etária. A vertente microlingüística, diz respeito ao estudo de temas do vocalismo e consonantismo do Português no referido corpus, em especial do S e do R em coda silábica, utilizando-se, por vezes, aparatos teórico-metodológicos complementares ao enfoque sociolingüístico, seu arcabouço central.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Alessandra de Paula Santos - Integrante / Silvia Figueiredo Brandão - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Auxílio ao Professor Recém Contratato, FAPERJ.

2014

Bolsa de Doutorado, CNPq.

2013

Bolsa de Doutorado Sanduíche, CAPES.

2009

Bolsa Nota 10 - Mestrado, FAPERJ.

2008

Dignidade Acadêmica Magna cum Laude - Bacharel em Letras - Port. - Lit., UFRJ.

2008

Bolsa de Mestrado, CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo. , Rua Francisco Portela 1470, Patronato, 24435005 - São Gonçalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37054631, Ramal: 221

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa e Filologia na Faculdade de Formação de Professores. Aprovada em 1 lugar no Concurso Público. Atualmente é Coordenadora de Graduação. Disciplinas ministradas: Filologia Românica I Filologia Românica II Língua Portuguesa V (Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa) Língua Portuguesa VII (História da Língua Portuguesa) Língua Portuguesa VIII (História do Português do Brasil) Técnicas de Comunicação e Expressão I Técnicas de Comunicação e Expressão II

Atividades

  • 09/2018

    Direção e administração, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo.,Cargo ou função, Coordenadora de Graduação.

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de L. Portuguesa - Fac. de Letras, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovado em 2 lugar no Processo Seletivo. Disciplinas ministradas: LEV 100 - Variação em Língua Portuguesa LEWX02 - Produção Leitura Textos em Língua Portuguesa LEV 201 - Português III LEV 211 - Português IV LEV 301 - Português V

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Pesquisador voluntário/bolsist, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 6

Outras informações:
Iniciação Científica em Língua Portuguesa no Projeto Aspectos Fonológicos e Morfossintáticos do Português do Brasil e do Português Europeu, sob a orientação da Profª Drª Silvia Figueiredo Brandão. Voluntária de jul de 2006 a ago de 2007 e bolsista PIBIC de set de 2007 a jul de 2008.

2007 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitor do Dep. de Linguística, Enquadramento Funcional: Monitor de Graduação (Disc: Linguística II), Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria em Linguística II (Fonética e Fonologia) pelo Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ sob a orientação da Profª Jacqueline Peixoto. Bolsista de mar - ago de 2007.

2005 - 2006

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Monitor do D. de L. Portuguesa, Enquadramento Funcional: Monitor de Graduação (Disc: Português III), Carga horária: 12

Outras informações:
Monitoria em Português III (Fonética e Fonologia do Português) pelo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ sob a orientação da Profª Drª Cláudia de Souza Cunha (2005) e da Profª Drª Silvia e Figueiredo Brandão (2006). Bolsista de mar de 2005 a dez de 2006.

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista CLAC, Enquadramento Funcional: Apoio Administrativo e Pesquisa em Extensão, Carga horária: 20

Outras informações:
Iniciação Científica e atuação em ações extensionistas pelo Setor de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, sob a orientação da Profª Drª Maria Cecília de Magalhães Mollica. Bolsista de out de 2003 a dez de 2005.

2012 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor aprovado em Processo Seletivo para ministrar o módulo de Língua Portuguesa do Curso Técnico de Agente Comunitário da Saúde (CTACS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

2014 - 2015

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial de Português e Linguística, Carga horária: 6

2012 - 2013

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial de Linguística e Português, Carga horária: 6

Outras informações:
Única aprovada em Processo Seletivo, atuou como Tutor Presencial no Curso de Licenciatura em Letras a distância da UFF.

2013 - 2013

Prefeitura Municipal de Armação de Búzios

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II - Português, Carga horária: 20

Outras informações:
Aprovada em 3 lugar no concurso de seleção.

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Itaguaí, PM/Itaguaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ling. Portuguesa Lit. e Redação, Carga horária: 16

Outras informações:
Aprovada em 1 Lugar no Concurso Público.

2012 - 2012

União Educacional Sul Fluminense

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou no Ensino Fundamental com contrato temporário.

2008 - 2008

Insstituto Educarte

Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Ling. Portuguesa Lit. e Redação, Carga horária: 8

2008 - 2008

Curso Premium Pré-Vestibular

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 5

2019 - Atual

University of California Los Angeles

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Lecturer of Brazilian Portuguese, Carga horária: 40

Outras informações:
Portuguese Language: Introductory Courses Intermediate Courses Advanced Courses Seminars