Aloísio Cardoso Júnior

Aloísio Cardoso Júnior é Bacharel em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Realizou residência médica em Cirurgia no serviço GEN-CAD (Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo) do Hospital das Clínicas da UFMG (1997-2000). É mestre em Medicina (Gastroenterologia) e Doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina da UFMG, especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e em Cirurgia Bariátrica pela Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (AMB). Atua em Educação como Professor de Cirurgia do Curso de Medicina da Universidade Prof. Edson Antônio Velano/Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS/FETA), Campus Belo Horizonte.Desenvolve atividades de consultoria e pesquisa na área de Educação Médica. É Coordenador e Professor-Orientador do Mestrado Profissional Ensino em Saúde, do Curso de Medicina da Universidade Prof. Edson Antônio Velano/Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS/FETA), campus Belo Horizonte. Suas linhas de pesquisa enfocam o tratamento da obesidade mórbida, a motivação para aprendizagem e o uso de ferramentas inovadoras de ensino-aprendizagem ( Gamificação, Simulação, Vodcasts e Podcasts, Team-based learning).

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Patologia

2017 - 2021

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO A VIDEOAULAS DE ANATOMIA HUMANA: Validação psicométrica e aplicação da versão brasileira do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) em estudantes de medicina
, Ano de obtenção: 2021. Rosa Malena Delbone de Faria. Palavras-chave: Educação Médica; videoaula; Anatomia Humana; Avaliação da motivação.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Medicina (Gastroenterologia)

2001 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Esvaziamento gástrico e curva ponderal em obesos classe III submetidos à injeção de toxina botulínica na região antropilórica, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Paulo Roberto Savassi Rocha - Luiz Gonzaga Vaz Coelho
Palavras-chave: Esvaziamento gástrico; Toxina botulínica; Obesidade.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Setores de atividade: Educação Superior.

Especialização - Residência médica

1997 - 2000

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: . Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil. Palavras-chave: Cirurgia Digestiva e Bariátrica.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação Superior.

Especialização em Cirurgia Bariátrica

2016 - 2016

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
Título: Área de atuação CBCD/AMB

Especialização em Área de atuação em Cirurgia Bariátrica

2015 - 2015

Associação Médica Brasileira
Título: Prova de Título de Especialista em Cirurgia Bariátrica

Especialização em Gastroenterologia

2012 - 2012

Federação Brasileira de Gastroenterologia
Título: Prova de Título de Especialista em Gastroenterologia

Especialização em Habilitação em videocirurgia

2012 - 2012

Sociedade Brasileira de Videocirurgia
Título: Título de habilitação em videocirurgia

Graduação em medicina

1991 - 1997

Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado

2021 - 2023

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Formação complementar

2020 - 2020

Produção e Leitura de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 52h). , Faculdade de Letras - CENEX - UFMG, FALE UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Desenvolvimento Docente - PRODU. (Carga horária: 32h). , Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS*, Brasil.

2019 - 2019

Exame de Proficiência em Língua Inglesa. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Letras - CENEX - UFMG, FALE UFMG, Brasil.

2019 - 2019

Exame de Proficiência em Língua Espanhola. (Carga horária: 2h). , Faculdade de Letras - CENEX - UFMG, FALE UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Programa de Desenvolvimento Docente - PRODU. (Carga horária: 24h). , Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS*, Brasil.

2018 - 2018

Programa de Desenvolvimento Docente - PRODU. (Carga horária: 64h). , Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS*, Brasil.

2012 - 2012

Membro Titular da FBG. , Federação Brasileira de Gastroenterologia, FBG, Brasil.

2012 - 2012

Membro Associado da SBCBM. , Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, SBCBM, Brasil.

2008 - 2008

Curso teórico-prático de laparoscopia bariática. (Carga horária: 72h). , Hospital Sírio-Libanês, SIRIO-LIBANÊS, Brasil.

1997 - 1997

Membro Titular da SOBRACIL. , Sociedade Brasileira de Videocirurgia, SOBRACIL, Brasil.

1997 - 1997

Elective student. (Carga horária: 480h). , King's College Hospital - London U.K., KING"S COLLEGE, Inglaterra.

1997 - 1997

Elective student. (Carga horária: 40h). , Ninewells Hospital and Medical School, NINEWELLS, Escócia.

1996 - 1996

Cirurgia ambulatorial. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1995 - 1996

Estágio Clínica Cirúrgica Dr. Célio Nogueira. (Carga horária: 860h). , Santa Casa de Belo Horizonte, SCM-BH/MG, Brasil.

1995 - 1995

Doença do Refluxo Gastroesofágico. , Associação Médica de Minas Gerais, AMMG, Brasil.

1995 - 1995

Patologias Gastrointestinais. , Hospital Mater Dei, HMD, Brasil.

1994 - 1995

Cirurgia - UPF. (Carga horária: 280h). , Hospital João XXIII - FHEMIG, HJXXIII, Brasil.

1994 - 1994

Terapia Intensiva. , Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, FM-UFMG, Brasil.

1994 - 1994

Urgências em Pronto-Socorro. , Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, FM-UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Gastroenterológica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Laparoscópica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia do Trauma.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Gastroenterologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Educação Médica.

Organização de eventos

CARDOSO-JR, A . Colóquio Projetos de Pesquisa 2023 - Mestrado Ensino em Saúde (UNIFENAS BH). 2023. (Outro).

CARDOSO-JR, A . Webinar Controle de Danos. 2020. (Congresso).

CARDOSO-JR, A . 2 Jornada Acadêmica da Morfologia Aplicada da Faculdade de Medicina da Unifenas - JAMA. 2006. (Congresso).

CARDOSO-JR, A . 1 Jornada Acadêmica da Morfologia Aplicada da Faculdade de Medicina da Unifenas - JAMA. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

Colóquio Projetos de Pesquisa 2023 - Mestrado Ensino em Saúde (UNIFENAS BH).Projeto de Pesquisa - Avaliação das Competências Digitais Docentes. 2023. (Outra).

III Congresso Mineiro de Medicina de Emergência, I Fórum de Educação Médica em Emergência de Minas Gerais. Lesões desafiadoras no trauma. 2021. (Congresso).

Webinar Controle de Danos.Reanimação Volêmica: Novas Perspectivas no Choque Hemorrágico Grave. 2020. (Simpósio).

Webinar Controle de Danos.No Bloco Cirúrgico. 2020. (Simpósio).

1 Simpósio de Gastroenterologia e Cirurgia Geral.Cirurgia bariátrica: estado atual do conhecimento.. 2019. (Simpósio).

IV Simpósio internacional de Cirurgia Robótica do Aparelho Digestivo. 2019. (Simpósio).

IV Simpósio internacional de Cirurgia Robótica do Aparelho Digestivo. 2019. (Simpósio).

Simposio de Cirurgia do Trauma do Hospital João XXIII.Cirurgia de Controle do danos: na visão do cirurgião do trauma.. 2019. (Simpósio).

Simpósio de Cirurgia do Trauma do Hospital João XXIII. 2019. (Simpósio).

1 Congresso Brasileiro Online de Metodologias Ativas de Aprendizagem. As múltiplas possibilidades de aprendizagem pelo uso da gamificação.. 2018. (Congresso).

IX Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. 2017. (Congresso).

IX Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Cirurgia Bariátrica no Idoso. 2017. (Congresso).

IX Congresso de Geriatria e Gerontologia de Minas Gerais. Exames de Imagem em Gastroenterologia Geriátrica. 2017. (Congresso).

1 Simpósio Jovem Gastro - FBG. 2016. (Simpósio).

III Jornada de Atualização em Temas Básicos de Cirurgia Geral.Tumor de Frantz: qual a melhor abordagem?. 2012. (Simpósio).

3rd Latin American Botulinum Toxin Symposium - Symtox.The Role of Botulinum Toxin in Gastrointestinal Disorders. 2011. (Simpósio).

3rd Latin American Botulinum Toxin Symposium - Symtox. 2011. (Simpósio).

Encontro dos Residentes de Cirurgia Geral - ANO XIV.Tumor de Estroma Gastrointestinal. 2011. (Encontro).

Simpósio de Atualização em Cirurgia do Trauma do Hospital João XXIII.Controle do Dano: realidade atual.. 2011. (Simpósio).

Jornada Cirúrgica Regional do Alto Paranaíba.Cirurgia Metabólica. 2010. (Simpósio).

46 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Capacitação Docente - como desenvolver e assegurar o raciocínio clínico em grupos tutoriais?. 2008. (Congresso).

46 Congresso Brasileiro de Educação Médica. Avaliação como forma de estímulo ã integração de conhecimentos pelo estudante de medicina.. 2008. (Congresso).

Gastrão 2008. 2008. (Congresso).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 17.Hérnia Hiatal volumosa assintomática: acompanhar ou operar?. 2008. (Simpósio).

7th International Gastric Cancer Congress. 2007. (Congresso).

Gastrominas. 2007. (Congresso).

Gastrominas 2007. Uso de simuladores em cirurgia videolaparoscópica colorretal.. 2007. (Congresso).

IV Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem.Oficina: Planejando o currículo na aprendizagem ativa. 2007. (Encontro).

IV Fórum Nacional de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. 2007. (Encontro).

IX Simpósio Mineiro de Oncologia.Cirurgia no GIST. 2007. (Simpósio).

IX Simpósio Mineiro de Oncologia. 2007. (Simpósio).

14th United European Gastroenterology Week. 2006. (Congresso).

Gastrão 2006. 2006. (Congresso).

GastroAlfa - Tópicos em Gastroenterologia 16.Hérnias Hiatais Volumosas. 2006. (Simpósio).

I Curso de Videocirurgia: Técnicas em cirurgia laparoscópica avançada - Gastroalfa 2006.Sessão Esôfago. 2006. (Simpósio).

Jornada Academica de Clínica Médica - JAC.Avaliação de pôster. 2006. (Encontro).

Jornada de Morfologia Aplicada - JAMA Unifenas BH.Anatomia aplicada à clínica. 2006. (Encontro).

1st Latin American Botulinum Toxin Symposium - Symtox. 2005. (Simpósio).

1st Latin American Botulinum Toxin Symposium - Symtox.Botulinum Toxin in Gastrointestinal Disorders. 2005. (Simpósio).

1ª Jornada Acadêmica de Morfologia Aplicada (JAMA).Participante da 1ª Jornada Acadêmica de Morfologia Aplicada (JAMA). Atividades: 1) Presidente de Mesa Redonda; 2) Ouvinte - BH/MG. 2005. (Simpósio).

3rd World Congress of the ISRPM. 2005. (Congresso).

GASTRÃO 2005. 2005. (Congresso).

Jornada de Morfologia Aplicada - I JAMA Unifenas BH.Morfologia e Ciências Clínicas. 2005. (Encontro).

Programa de Residência Médica da Santa Casa de BH.Anatomia e Fisiologia do Estômago e Duodeno. 2005. (Encontro).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 15.Injeção antropilórica de toxina botulínica para tratamento da obesidade: aspectos técnicos, resultados iniciais e perspectivas.. 2005. (Simpósio).

Curso: A construção de currículos integrados - Simpósio Unifenas BH. 2004. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Educação Médica. 2004. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Educação Médica.Participante do Simpósio Internacional de Educação Médica -BH/MG. Atividades (PARTE II) : Secretário da Conferência Magna: O PBL e a formação do novo médico, ministrada pelo Professor Mark Albanese - University of Wisconsin (EUA). 2004. (Outra).

XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica. Implementação de um programa longitudinal de treinamento de habilidades clínicas.. 2004. (Congresso).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 13. 2003. (Congresso).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 11. 2001. (Simpósio).

Congresso Cirurgia 2000. 2000. (Congresso).

Curso Cirurgia do Trauma - Cirurgia 2000. 2000. (Congresso).

Curso Complicações pós-operatórias - Cirurgia 2000. 2000. (Congresso).

Curso Urgência Cirúrgica - Cirurgia 2000. 2000. (Congresso).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 9. 2000. (Simpósio).

GASTRÃO 1999. 1999. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Cirurgia. 1999. (Congresso).

GASTRÃO 1998. 1998. (Outra).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 8. 1998. (Simpósio).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 7. 1997. (Simpósio).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 6. 1996. (Simpósio).

Congresso Cirurgia 95. 1995. (Congresso).

Curso Doença do Refluxo Gastroesofágico. 1995. (Encontro).

XXIV Congresso Panamericano de Enfermidades Digestivas. Estenose de hepatocolédoco pós colecistectomia vídeolaparoscópica - relato de caso. 1995. (Congresso).

Simpósio Tópicos em Gastroenterologia 5. 1994. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Isabela Silveira de Resende

CARDOSO-JR, A; PEIXOTO, J. M.; SANTOS, RR. Avaliação da motivação e da aprendizagem em estudantes de medicina - Estudo comparativo entre aula tradicional contextualizada por discussão de casos clínicos e aula tradicional contextualizada por casos clínicos gamificados.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: VICTOR CÉZAR SANO GARCIA

CARDOSO-JR, A; SANTOS, RR; MOURA, E. P.. Tradução e Adaptação Transcultural do Questionário Instructional Materials Motivation Survey (IMMS) para o Português do Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Diógenes Coelho Vieira

CARDOSO-JR, A; PEIXOTO, J. M.; SANTOS, R. R.. Estudo dos Efeitos da Gamificação na Motivação e na Memorização de Estudantes de Medicina em Cenário de Prática Laboratorial de Anatomia Humana. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Maria Fernanda Rievers Corrêa

PEIXOTO, J. M.; MATOS, D. A.;CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO. Avaliação do Ciclo de Aprendizagem na Área de Pediatria no Curso de Medicina da Unifenas-BH baseada nos Pressupostos da Taxonomia SOLO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Danielly Alves Gobbi

CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO; MOURA, E. B.; TURCI, M. A.. AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM RELAÇÃO ÀS VIDEOAULAS DE ANATOMIA HUMANA MINISTRADAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (CAMPUS BELO HORIZONTE) NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Isabela Silveira Resende

CARDOSO-JR, A.; TURCI, M. A.; Faria, RMD;CARDOSO-JR, A. Avaliação da motivação e da aprendizagem em estudantes de medicina - Estudo comparativo entre aula tradicional contextualizada por discussão de casos clínicos e aula tradicional contextualizada por casos clínicos gamificados.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Cláudio Negrão Tanus Atem

Moura, AS;CARDOSO-JR, A; DIAS, R. B.. Avaliação da percepção do impacto da internet na relação médico-paciente entre alunos do 3 e 6 anos e professores da Unifenas-BH. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Ludmila Leite Santana Vaz de Melo

TURCI, M. A.;CARDOSO-JR, A; GUIMARAES, F. G.. Percepção dos discentes, usuários e profissionais de saúde sobre a integração ensino-serviço na comunidade: um relato de experiência na cirurgia ambulatorial da UFSJ no município de Tiradentes.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: VICTOR CÉZAR SANO GARCIA

CARDOSO-JR, A.; TURCI, M. A.; GUIMARAES, F. G.;CARDOSO-JR, A. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO QUESTIONÁRIO INSTRUCTIONAL MATERIALS MOTIVATION SURVEY (IMMS) PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Diógenes Viera Coelho

CARDOSO-JR, A.; TURCI, M. A.; MOURA, E. B.;CARDOSO-JR, A. ESTUDO DOS EFEITOS DA GAMIFICAÇÃO NA MEMORIZAÇÃO E NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CENÁRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL DE ANATOMIA HUMANA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: José Tavela Júnior

Moura, AS;CARDOSO-JR, A. Manual de Treinamento em Inteligência Emocional. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: Marcus Odilon Andrade Baldim

Toledo Jr, ACC;CARDOSO-JR, A. Estudo sobre aquisição e retenção de conhecimento e de habilidades em técnica cirúrgica por estudantes de medicina ao longo do currículo formal de cirurgia de um curso médico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

Aluno: JANAÍNA MACIEL LOPES

Lopes, JM;CARDOSO-JR, A. Avaliação da Influência do Modelo Curricular na Autoeficácia de Estudantes de Medicina.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina - Campus Belo horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano.

CARDOSO-JR, A; SILVA, C. H. M.; PEIXOTO, J. M.; FERRIANI, V. P. L.. Banca para provimento do cargo de Professor Titular. 2023. Universidade Federal de Uberlândia.

Orientou

Rossana Barbosa Furtado

AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES E DOS EFEITOS DE TREINAMENTO ESTRUTURADO EM PROFESSORES DO CURSO DE MEDICINA DA UNIFENAS ? CAMPUS BELO HORIZONTE; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano; (Orientador);

Gustavo Micena

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO RELACIONADAS À UTILIZAÇÃO DE PODCASTS DE FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR NO CURSO DE MEDICINA; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano; (Orientador);

Saulo Rodrigues de Oliveira Leite

IMPACTO DO USO DE VODCASTS DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM RELAÇÃO À MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE MEDICINA; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano; (Orientador);

Camila Gomes Xavier

O USO DA MICROSCOPIA DIGITAL COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; Início: 2020; Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Coorientador);

Camila Bernardes Mendes de Oliveira

AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DA EMPATIA DOS ESTUDANTES NAS TELECONSULTAS E NO ATENDIMENTO PRESENCIAL EM UM CURSO DE MEDICINA; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Ensino em Saúde) - Universidade Professor Edson Antônio Velano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Diogenes Vieira Coelho

ESTUDO DOS EFEITOS DA GAMIFICAÇÃO NA MEMORIZAÇÃO E NA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM CENÁRIO DE PRÁTICA LABORATORIAL DE ANATOMIA HUMANA; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

VICTOR CÉZAR SANO GARCIA

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO QUESTIONÁRIO INSTRUCTIONAL MATERIALS MOTIVATION SURVEY (IMMS) PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Fábio Pizzamiglio Vieira

AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E DA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DE MEDICINA NO INTERNATO: Estudo comparativo entre aula presencial tradicional e videoaula assíncrona na disciplina de oftalmologia; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Mirian Diená Patorini Jurgilas

AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO À ESTRATÉGIA GRUPO TUTORIAL NO CURSO DE MEDICINA; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Rommel de Sousa Carneiro

EFEITO DA INTRODUÇÃO DE VIDEOAULAS EM DISCIPLINA DE TÉCNICA OPERATÓRIA EM RELAÇÃO À MOTIVAÇÃO E PROFICIÊNCIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Isabela Silveira de Resende

Avaliação da motivação e da aprendizagem em estudantes de medicina - Estudo comparativo entre aula tradicional contextualizada por discussão de casos clínicos e aula tradicional contextualizada por casos clínicos gamificados; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Danielly Alves Gobbi

AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA EM RELAÇÃO ÀS VIDEOAULAS DE ANATOMIA HUMANA MINISTRADAS NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (CAMPUS BELO HORIZONTE) NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020; 2019; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Igor de Andrade Lima

CURVA DE APRENDIZAGEM E INTERESSE PELA ESPECIALIDADE CIRÚRGICA DESENCADEADOS PELO TREINAMENTO EM SIMULADOR LAPAROSCÓPICO DE MÉDIA FIDELIDADE; 2019; Dissertação (Mestrado em Medicina - Campus Belo Horizonte) - Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, ; Orientador: Aloísio Cardoso Júnior;

Produções bibliográficas

  • JURGILAS, MÍRIAN DIENÁ PASTORINI ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Uso da versão brasileira do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) para avaliação da motivação de estudantes de Medicina na estratégia grupo tutorial. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 24, p. e16852, 2024.

  • CARNEIRO, ROMMEL DE SOUSA ; VIEIRA, FABIO PIZZAMIGLIO ; LEMOS, DENISE DA SILVEIRA ; VAZ, ALINE BRUNA MARTINS ; FREITAS, DANIELA ALMEIDA ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Efeitos da introdução de videoaulas assíncronas na motivação e na aprendizagem dos estudantes da disciplina de bases da técnica cirúrgica. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 24, p. e19522, 2024.

  • VIEIRA, FABIO PIZZAMIGLIO ; CARNEIRO, ROMMEL DE SOUSA ; LEMOS, DENISE DA SILVEIRA ; VAZ, ALINE BRUNA MARTINS ; FREITAS, DANIELA ALMEIDA ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Efeitos da introdução de videocasts assíncronos na motivação e na aprendizagem de estudantes do internato médico. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 24, p. 1, 2024.

  • OLIVEIRA, CAMILA BERNARDES MENDES DE ; PEIXOTO, JOSÉ MARIA ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Avaliação da motivação e da empatia dos estudantes no atendimento presencial e nas teleconsultas em um curso de Medicina. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 24, p. e17516, 2024.

  • CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; FARIA, ROSA MALENA DELBONE . Impact of the COVID-19 Pandemic on Students? Motivation in Relation to Asynchronous Anatomy Video Lectures. Medical Science Educator , v. 33, p. 119-128, 2023.

  • CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; FARIA, ROSA MALENA DELBONE DE . Avaliação psicométrica do instrumento Instructional Materials Motivation Survey (IMMS) em ambiente remoto de aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 45, p. e197, 2021.

  • CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; GARCIA, VICTOR CÉZAR SANO ; COELHO, DIÓGENES VIEIRA ; SAID, CAMILA DO CARMO ; STRAPASSON, ATAHUALPA CAUÊ PAIM ; RESENDE, ISABELA SILVEIRA DE . Tradução e Adaptação Transcultural do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS) para o Português do Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (IMPRESSO) , v. 44, p. e179, 2020.

  • CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Damage control: a light at the end of the tunnel. REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS , v. 24, p. 501-508, 2014.

  • VIGNOLO, MC ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; COELHO, L G V ; SOARES, MP ; CARDOSO-JR, A ; BARBOSA, TF ; et al. . Gastric emptying before and after cholecystectomy in patients with cholecystolithiasis.. Hepato-Gastroenterology , v. 55, p. 850-854, 2008.

  • Cardoso-Júnior, Aloísio ; Gonzaga Vaz Coelho, Luiz ; Savassi-Rocha, Paulo Roberto ; Vignolo, Maria Cristina ; Abrantes, Marcelo Militão ; Miranda de Almeida, Aline ; Dias, Emanuela Eudes ; Vieira Júnior, Gerival ; Moreira de Castro, Mariana ; Vieira Lemos, Yara . Gastric Emptying of Solids and Semi-solids in Morbidly Obese and Non-obese Subjects: An Assessment Using the 13C-Octanoic Acid and 13C-Acetic Acid Breath Tests. Obesity Surgery , v. 17, p. 236-241, 2007.

  • CARDOSO-JR, A ; Savassi-Rocha, Paulo ; Vaz Coelho, Luiz ; de Mello Spósito, Maria ; Albuquerque, Walton ; Costa Diniz, Marco ; de Mattos Paixão, André ; Duarte Garcia, Frederico ; Faria Lasmar, Leonardo . Botulinum A Toxin Injected into the Gastric Wall for the Treatment of Class III Obesity: A Pilot Study. Obesity Surgery , USA, v. 16, p. 335-343, 2006.

  • CARDOSO-JR, A . Efeitos induzidos pela expertise na recordação de casos clínicos.. EPA , v. 3, p. 7-9, 2006.

  • CARDOSO-JR, A . Estudantes liderando estudantes: a facilitação, entre pares, em um curso de graduação.. EPA , v. 4, p. 21-3, 2006.

  • CARDOSO-JR, A . The role of Botulinum Toxin in gastrointestinal disorders.. Acta Fisiátrica , São Paulo-SP, v. 12, p. 59-60, 2005.

  • CARDOSO-JR, A . Aprendizagem baseada em problemas: desafios futuros para a prática e a pesquisa educacional.. Epa, Fortaleza-CE, v. 2, p. 1-4, 2005.

  • Savassi-Rocha, Paulo Roberto ; CARDOSO-JR, A . Diabetes e Cirurgia Bariátrica. In: Marco Túlio Costa Diniz. (Org.). Cirurgia Bariátrica e Metabólica: abordagem multidisciplinar. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2012, v. 01, p. 227-232.

  • CARDOSO-JR, A ; Savassi-Rocha, Paulo Roberto . O que é possível tratar por laparoscopia na urgência abdominal não-traumática?. In: Samir Rasslan; Dário Birolini. (Org.). Atualização em cirurgia geral, emergência e trauma. 1ed.Barueri - SP: Manole, 2010, v. 1, p. 29-40.

  • Savassi-Rocha, Paulo Roberto ; CARDOSO-JR, A . Manifestações atípicas da DRGE: quando indicar tratamento cirúrgico?. In: Paulo Roberto Savassi-Rocha; Luiz Gonzaga Vaz Coelho; Maria de Lourdes Abreu Ferrari; Maria Isabel Toulson Davisson Correia. (Org.). Tópicos em gastroenterologia 18. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2010, v. 1, p. 3-11.

  • CARDOSO-JR, A ; Savassi-Rocha, Paulo Roberto . Carcinóide gástrico tipo I: quando e como operar?. In: Paulo Roberto Savassi-Rocha; Luiz Gonzaga Vaz Coelho; Maria de Lourdes Abreu Ferrari; Maria Isabel Toulson Davisson Correia. (Org.). Tópicos em gastroenterologia 18. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2010, v. 1, p. 46-53.

  • Savassi-Rocha, Paulo Roberto ; CARDOSO-JR, A . Lesão da via biliar principal na colecistectomia: o que fazer no momento do diagnóstico?. In: Paulo Roberto Savassi-Rocha; Luiz Gonzaga Vaz Coelho; Maria de Lourdes Abreu Ferrari; Maria Isabel Toulson Davisson Correia. (Org.). Tópicos em gastroenterologia 18. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2010, v. 1, p. 348-371.

  • CARDOSO-JR, A ; Savassi-Rocha, Paulo Roberto . Ressonânca magnética no abdome agudo: quando indicar?. In: Paulo Roberto Savassi-Rocha; Luiz Gonzaga Vaz Coelho; Maria de Lourdes Abreu Ferrari; Maria Isabel Toulson Davisson Correia. (Org.). Tópicos em gastroenterologia 18. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2010, v. 1, p. 448-452.

  • CARDOSO-JR, A ; Savassi-Rocha, Paulo Roberto . Hérnia hiatal volumosa assintomática: acompanhar ou operar?. In: Paulo Roberto Savassi-Rocha; Luiz Gonzaga Vaz Coelho; Soraya Rodrigues de Almeida, Walton Albuquerque. (Org.). Tópicos em gastroenterologia 17. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2009, v. 1, p. 68-74.

  • CARDOSO-JR, A ; Savassi-Rocha, Paulo Roberto . Colecistopatia crônica calculosa. In: Antônio Carlos Lopes. (Org.). Tratado de Clínica Médica. 2ed.São Paulo: Roca, 2009, v. 1, p. 1444-1456.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Como o cirurgião não especialista deve proceder na eventualidade de lesão intra-operatória da via biliar?. In: Cecconello, I; Breciani, CJC; Garrido Jr, AB; Zilberstein, B; Kiss, DR; Monteiro da Cunha, JE et al.. (Org.). Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia - Gastrão 2008. 1ed.São Paulo: TecArt, 2008, v. 1, p. 147-181.

  • SAVASSI-ROCHA, P.R. ; CARDOSO-JR, A ; SASSINE, GCA . Angiografia. In: Fahel, E; Savassi-Rocha, PR.. (Org.). Abdome Agudo Não-Traumático. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2008, v. 1, p. 101-107.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; Azaro Filho, EM ; BASTOS FILHO, WLA . Apendicite Aguda. In: Fahel, E; Savassi-Rocha, PR.. (Org.). Abdome Agudo Não-Traumático. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2008, v. 1, p. 205-225.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Colangite Aguda. In: Fahel, E; Savassi-Rocha, PR.. (Org.). Abdome Agudo Não-Traumático. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2008, v. 1, p. 265-274.

  • CARDOSO-JR, A ; CÔRTES, BJW ; BARBOSA SILVA, T ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Pseudo-obstrução intestinal. Abdome Agudo Não-Traumático. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2008, v. 1, p. 492-500.

  • SANTOS, RR ; CARDOSO-JR, A ; MORAES, EN ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Abdome Agudo no Idoso. In: Fahel, E; Savassi-Rocha, PR.. (Org.). Abdome Agudo Não-Traumático. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2008, v. 1, p. 579-591.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Hérnia Hiatal Volumosa Assintomática: acompanhar ou operar?. In: Savassi-Rocha, PR; Coelho, LGV; Almeida, SR; Albuquerque, W.. (Org.). Tópicos em Gastroenterologia 17 - 100 questões comentadas em gastroenterologia. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2008, v. 1, p. 68-74.

  • SAVASSI-ROCHA, P.R. ; CARDOSO-JR, A . Abdome agudo não-traumático (no prelo). In: FERRAZ EM; PETROIANU A.. (Org.). Fascículos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. : , 2008, v. 1, p. -.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Hérnias Hiatais Volumosas. In: Savassi-Rocha, PR; Coelho, LGV; Moretzohn LD, Passos, MCF.. (Org.). Tópicos em Gastroenterologia 16 - Afecções menos frequentes em Gastroenterologia. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2007, v. 1, p. 59-84.

  • CARDOSO-JR, A ; ALMEIDA, SR ; SANCHES, MD ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Lesões iatrogênicas das vias biliares na colecistectomia laparoscópica: como proceder?. In: Savassi-Rocha, PR; Coelho, LGV; Moretzohn LD, Passos, MCF.. (Org.). Tópicos em Gastroenterologia 16 - Afecções menos frequentes em Gastroenterologia. 1ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2007, v. 1, p. 494-530.

  • SAVASSI-ROCHA, P.R. ; CARDOSO-JR, A . Limites da videolaparoscopia na urgência não-traumática.. In: Rasslan, S; Birolini, D.. (Org.). Atualização em Cirurgia Geral, Emergência e Trauma. 1ed.São Paulo: Manole, 2007, v. 1, p. 40-53.

  • CARDOSO-JR, A . Tratamientos em gastroenterologia con toxina botulínica (no prelo). In: MICHELI F; CHUNG TM.. (Org.). Usos de la Toxina Botulínica. Buenos Aires: , 2007, v. 1, p. -.

  • BARBOSA SILVA, T ; CÔRTES, BJW ; CARDOSO-JR, A . Constipação intestinal crônica (no prelo). In: KHAN P; GROPEN JR C.. (Org.). Medicina Física e Reabilitação. São Paulo: Medbook, 2007, v. 1, p. -.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Colecistopatia crônica calculosa. In: LOPES, A.C.; AMADO NETO, V.. (Org.). Tratado de Clínica Médica. 1ed.São Paulo: Roca, 2006, v. 1, p. 1435-1444.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Complicações da laparoscopia. In: RODRIGUES, M.A.G.; CORREIA, M.I.T.D.; SAVASSI-ROCHA, P.R.. (Org.). Fundamentos em Clínica Cirúrgica. 1ed.Belo Horizonte: Coopmed, 2006, v. 1, p. 641-648.

  • CARDOSO-JR, A ; ALMEIDA, SR ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Lesão intra-operatória da via biliar principal na colecistectomia laparoscópica: como proceder?. In: Cecconello, I; Machado, MCC; Bresciani, C; Garrido Jr, AB; Zilberstein, B; Kiss, DR et al.. (Org.). Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia - Gastrão 2006. 1ed.São Paulo: Frôntis Editorial, 2006, v. 1, p. 137-168.

  • CARDOSO-JR, A ; SANCHES, S R A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Lesão intraoperatória da via biliar na colecistectomia laparoscópica: como proceder?. In: Ivan Cecconello. (Org.). Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia. 1ed.São Paulo: Frôntis, 2006, v. 1, p. 137-168.

  • CARDOSO-JR, A ; LACERDA FILHO, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. . Abdome agudo pós-operatório. In: Jorge Filho, I.. (Org.). Cirurgia Geral - Pré e Pós operatório. Rio de Janeiro-RJ: Atheneu, 2005, v. Prelo, p. -.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; COELHO, L G V ; ALBUQUERQUE, W ; SPOSITO, M M M . Injeção antropilórica de toxina botulínica para tratamento da obesidade - Bases técnicas, resultados iniciais e perspectivas.. In: Savassi-Rocha, P.R.; Coelho, L.G.V.; Silva, R.G.; Ferrari, M.T.A.. (Org.). Tópicos em Gastroenterologia XV. 1ed.Rio de Janeiro-RJ: Atheneu, 2005, v. 1, p. 435-448.

  • FERREIRA, J T ; CARDOSO-JR, A . Princípios gerais da cirurgia laparoscópica. In: Andy Petroianu. (Org.). Clínica Cirurgica. 1ed.Rio de Janeiro-RJ: Revinter, 2001, v. 1, p. 244-254.

  • CARDOSO-JR, A . Aulas interativas: em busca do aprendizado significativo. Epa Educação em Poucas Palavras, Fortaleza, CE, Brasil, p. 3 - 5, 01 fev. 2007.

  • CARDOSO-JR, A . Inovações no PBL: o que podemos aprender com os estudos mais recentes?. Epa Educação em Poucas Palavras, Fortaleza, CE, Brasil, , v. 7, p. 1 - 3, 01 dez. 2006.

  • CARDOSO-JR, A . Aprendizagem Baseada em Problemas: a importância do tutor. Epa Educação em Poucas Palavras, Fortaleza, CE, Brasil, p. 23 - 26, 01 out. 2006.

  • CARDOSO-JR, A . Internato Médico e sua influência no desenvolvimento da competência clínica. Epa Educação em Poucas Palavras, Fortaleza, CE, Brasil, p. 21 - 23, 01 ago. 2006.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; COELHO, L G V ; ALBUQUERQUE, W ; DINIZ, M T C . Botulinum toxin A injected into the gastric wall for the treatment of Class III obesity: a pilot study. In: Digestive Disease Week 2006, 2006, Los Angeles. Gastroenterology, 2006. v. 130. p. A296.

  • CARDOSO-JR, A ; COELHO, L G V ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; et al. . Gastric emptying of solids and semi-solids in class III obesity:an assessment using the non-invasive 13-C octanoic acid and 13-C acetic acid breath test.. In: Digestive Disease Week, 2006, Los Angeles. Gastroenterology, 2006. v. 130. p. A230.

  • CARDOSO-JR, A ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; COELHO, L G V ; SPOSITO, M M M ; ALBUQUERQUE, W . Botulinum toxin A injected into the gastric wall for the treatment of class III obesity. In: Union European Gastroenterology Week 2006, 2006, Berlim. Gut. London: BMJ Publishing Group Ltd, 2006. v. 55. p. A174.

  • CARDOSO-JR, A ; COELHO, L G V ; SAVASSI-ROCHA, P.R. ; VIGNOLO, MC . Gastric emptying of solids and semi-solids in morbid obese and nonobese subjects.. In: Union European Gastroenterology Week 2006, 2006, Berlim. Gut. London: BMJ Publishing Group Ltd, 2006. v. 55. p. A200.

  • CARDOSO-JR, A . The role of Botulinum Toxin in gastrointestinal disorders.. In: The International Congress of International Society of Physical and Rehabilitation Medicine (ISRPM), 2005, São Paulo/SP. Proceedings of The International Congress of International Society of Physical and Rehabilitation Medicina (ISRPM) - Medimond - Bologna- Italy, 2005.

  • CARDOSO-JR, A . The role of Botulinum Toxin in gastrointestinal disorders. In: Symtox - 1st Latin American Botulinum Toxin Sym, 2005, São Paulo-SP. Proceedings of Symtox - 1st Latin American Botulinum Toxin Sym, 2005. v. 1. p. 31-32.

  • CARDOSO-JR, A ; OLIVEIRA, M A ; KOURY, M C ; CARVALHO, M A R . Infecção hospitalar e uso de antimicrobianos - Primeira parte: Avaliação do consumo de antimicrobianos no Hospital das Clínicas da UFMG no período de janeiro a dezembro de 1994.. In: IV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1995, Belo Horizonte-MG. Anais da IV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1995. v. 1. p. 47-47.

  • CARDOSO-JR, A ; OLIVEIRA, M A ; KOURY, M C ; CARVALHO, M A R . Infecção hospitalar e uso de antimicrobianos - Primeira parte: Avaliação do consumo de antimicrobianos no Hospital das Clínicas da UFMG no período de janeiro a dezembro de 1994.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 5, n.Supl.3, p. 49-49, 1995.

  • CARDOSO-JR, A ; IRAISÓS, N P ; RIBEIRO-SANTOS,R ; FENELON, S S ; DIAMANTE, R . Avaliação nutricional das crianças de 02 a 06 anos em uma creche da zona oeste de Belo Horizonte.. Revista Médica de Minas Gerais , Belo Horizonte-MG, v. 5, n.Supl.3, p. 17-17, 1995.

  • CARDOSO-JR, A ; SILVA, C D ; SILVA, E N ; SANTOS, R R ; NOGUEIRA, C E D . Estenose do hepatocolédoco pós-colescistectomia videolaparoscópica - relato de caso.. Rev Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, São Paulo/SP, v. 14, p. 72-72, 1995.

  • ANDRADE, N A ; MOURA, E B ; DELORENZO, S ; AURÉLIO, F P ; SILVA, C D ; BERINDOAGUE, R ; CARDOSO-JR, A . Câncer do intestino grosso - Análise de 353 casos.. Rev Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, São Paulo/SP, v. 14, p. S62-S63, 1995.

  • CARDOSO-JR, A . Como planejar uma atividade instrucional para o desenvolvimento de competências em emergência na graduação. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; MISSON, N. R. ; OLIVEIRA, L. L. ; DOCO, I. S. C. C. ; PINTO, A. R. ; RIBEIRO, C. O. ; CARNEIRO NETO, M. I. ; MELO, J. M. . Hérnia Obturatória Encarcerada: relato de caso.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A . Cirurgia de Controle de Danos: onde estamos?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . As múltiplas possibilidades de aprendizagem pelo uso da gameficação.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A . Tumores do estroma gastrointestinal - GIST. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Cirurgia da obesidade mórbida no IDOSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Imaginologia em Gastroenterologia - Foco no IDOSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Doença do refluxo gastroesofágico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Cirurgia de controle do dano: alterou a mortalidade?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A . Avaliação pré-operatória: exames.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A . Cirurgia de controle do dano.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Abordagem atual do trauma abdominal fechado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO-JR, A . Cirurgia Metabólica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CARDOSO-JR, A . Cirurgia bariátrica: estado atual do conhecimento.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RAMOS, N. N. ; Faria, RMD ; Moura, AS ; Junqueira, FPF ; Nunes, FA ; CARDOSO-JR, A . Avaliação como forma de estímulo ã integração de conhecimentos pelo estudante de medicina.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO-JR, A . Palestra: Anatomia e Fisiologia do Estômago e Duodeno; realizada no Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Santa Casa de Belo Horizonte - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - BH/MG. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Palestra: The roles of botulinum toxin in gastrointestinal diseases; realizada no Simpósio Latino Americano de Toxina Botulínica - São Paulo/SP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARDOSO-JR, A . Palestra: Injeção antropilórica de toxina botulínica para tratamento da obesidade - Bases técnicas, resultados iniciais e perspectivas. Realizada no XV Simpósio Tópicos em Gastroenterologia. BH/MG. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEMOS, Y ; COELHO, L G V ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Estudo do esvaziamento gástrico em obesos mórbidos. Apresentado na XIII Semana de Inciação Científica da UFMG. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO-JR, A . Trabalho: Implementação de um programa longitudinal de treinamento de habilidades clínicas. Apresentado no XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica - Vitória/ES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A . Trabalho: Integração básico-clínica em um currículo PBL: experiência do curso de medicina da Unifenas. Apresentado no XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica - Vitória/ES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A . Trabalho:Implantação do currículo PBL no curso de medicina da Unifenas-BH. Apresentado no XLII Congresso Brasileiro de Educação Médica - Vitória/ES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; GRECO, G ; CAMPOS, M V . Trabalho: Intussuscepção de mucocele apendicular - relato de caso. Apresentado no Cirurgia 2001- BH/MG. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DINIZ, M T C ; MADEIRA, J M ; CARDOSO-JR, A ; ALVARENGA, I M ; SANTOS, B R ; RIBEIRO, D D . Trabalho: Achado incidental de corpo estranho durante laparotomia explorada - relato de caso. Apresentado no Cirurgia 2000- BH/MG. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAVASSI-ROCHA, P.R. ; FERREIRA, J T ; RESENDE, A P ; OLIVEIRA, M C S L ; TIMPONI, S F ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Esofagoplastia redutora vertical laparoscópica no tratamento do megaesôfago avançado. (Videotape) - Apresentado no Cirurgia 2000- BH/MG. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DINIZ, M T C ; SANCHES, S R A ; FERREIRA, F T ; SANCHES, M D ; OLIVEIRA, J M ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Complicações pós-operatórias em pacientes submetidos à cirurgia de Capella para tratamento da obesidade mórbida - Experiência do Serviço GEN-CAD - Hospital das Clínicas da UFMG. Apresentado no Cirurgia 2000- BH/MG. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DINIZ, M T C ; DINIZ, M F H S ; SANCHES, S R A ; FERREIRA, J T ; ALVARENGA, I M ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Evolução ponderal após cirurgia de Capella - acompanhamento dos casos operados no Serviço Gen-Cad - Hospital das Clínicas da UFMG - Apresentado no Cirurgia 2000- BH/MG. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, M A C ; FERREIRA, F T ; DINIZ, M T C ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Esofagectomia transdiagragmática videolaparoscópica (videotape). Apresentado no IV Congresso Brasileiro de Videocirurgia da Sobracil - Florianópolis/SC. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; NOGUEIRA, C E D ; NEVES, L F M ; GARCIA, F B . Trabalho: Colecistectomia videolaparoscópica na colecistite aguda. Apresentado no Cirurgia 98 - BH/MG. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, C E D ; MOURA, E B ; CARVALHO, L B ; SILVA, C D ; SILVA, R N ; REIS, A M S ; BERINDOAGUE, R ; CARDOSO-JR, A ; NEVES, L F N ; CÂMARA, H E B . Trabalho: Câncer de pâncreas - análise de 199 casos. Apresentado no Cirurgia 96 - BH/MG. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DANI, R ; CARDOSO-JR, A ; REIS, A M S ; COSTA, R F C ; SILVA, C D H ; NEVES, L F M ; NOGUEIRA, C E D ; MOURA, E B . Trabalho: Pancreatite crônica sem alcoolismo - Análise de 55 casos. Apresentado no Cirurgia 96 - BH/MG. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E N ; GOULART, L F ; GAGLIARDO, G ; SILVA, C D ; MOURA, E B ; CARDOSO-JR, A ; NEVES, L F N ; NOGUEIRA, C E D . Trabalho: Colangiografia per-operatória laparoscópica (videotape). Apresentado no Cirurgia 96 - BH/MG. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E N ; GOULART, L F ; GAGLIARDO, G ; SILVA, C D ; MOURA, E B ; CARDOSO-JR, A ; NEVES, L F N ; NOGUEIRA, C E D . Trabalho: Colangiografia per-operatória laparoscópica (estudo propectivo). Apresentado no Cirurgia 96 - BH/MG. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, C E D ; SILVA, E N ; MOURA, E B ; CARDOSO-JR, A ; SILVA, C D H . Trabalho: Coledocotomia laparoscópica (videotape). Apresentado no Cirurgia 96 - BH/MG. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; SILVA, C D ; SILVA, E N ; SANTOS, R R ; NOGUEIRA, C E D . Trabalho: Estenose do hepatocolédoco pós-colescistectomia videolaparoscópica - relato de caso. Apresentado no Cirurgia 95 - BH/MG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; SILVA, C D ; SILVA, E N ; SANTOS, R R ; NOGUEIRA, C E D . Trabalho: Estenose do hepatocolédoco pós-colescistectomia videolaparoscópica - relato de caso. Apresentado no XXIV Congresso Pan-Americano de Enfermidades Digestivas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; SILVA, C D ; SILVA, E N ; SANTOS, R R ; NOGUEIRA, C E D . Trabalho: Estenose do hepatocolédoco pós-colescistectomia videolaparoscópica - relato de caso. Apresentado no XI Congresso Pan-Americano de Endoscopia Digestiva. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, C E D ; MOURA, E B ; ROCHA, V C ; CARDOSO-JR, A ; SILVA, E N . Trabalho: Cisto biliar e gravidez - relato de caso . Apresentado no Cirurgia 95 - BH/MG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO-JR, A ; OLIVEIRA, M A ; KOURY, M C ; CARVALHO, M A R . Trabalho: Infecção hospitalar e uso de antimicrobianos - Primeira parte: Avaliação do consumo de antimicrobianos no Hospital das Clínicas da UFMG no período de janeiro a dezembro de 1994.Apres. no VI Encontro de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO-JR, A ; OLIVEIRA, M A ; KOURY, M C ; CARVALHO, M A R . Trabalho: Infecção hospitalar e uso de antimicrobianos - Primeira parte: Avaliação do consumo de antimicrobianos no Hospital das Clínicas da UFMG no período de janeiro a dezembro de 1994.Apres. no IV Encontro de Iniciação Científica da UFMG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO-JR, A ; IRAISÓS, N P ; RIBEIRO-SANTOS,R ; FENELON, S S ; DIAMANTE, R . Trabalho: Avaliação nutricional das crianças de 02 a 06 anos em uma creche da zona oeste de Belo Horizonte. Apres. no IV Encontro de Iniciação Científica da UFMG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, N A ; MOURA, E B ; DELORENZO, S ; AURÉLIO, F P ; SILVA, C D ; BERINDOAGUE, R ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Câncer do intestino grosso - Análise de 353 casos. Apresentado no XXIV Congresso Pan-Americano de Enfermidades Digestivas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, N A ; MOURA, E B ; DELORENZO, S ; AURÉLIO, F P ; SILVA, C D ; BERINDOAGUE, R ; CARDOSO-JR, A . Trabalho: Câncer do intestino grosso - Análise de 353 casos. Apresentado no XI Congresso Pan-Americano de Endoscopia Digestiva. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, C D ; SILVA, E N ; NOGUEIRA, C E D ; CARDOSO-JR, A ; SANTOS, R R . Estenose de hepatocolédoco pós colecistectomia vídeolaparoscópica - relato de caso. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARDOSO-JR, A ; Faria, RMD . Motivation in Relation to Asynchronous Anatomy Video Lectures. Durham, EUA: ResearchSquare, 2022 (PrePrint).

  • CARDOSO-JR, A . AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO EM RELAÇÃO A VIDEOAULAS DE ANATOMIA HUMANA: Validação psicométrica e aplicação da versão brasileira do Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) em estudantes de medicina. Belo Horizonte (MG): Publicação própria, 2021 (Tese de Doutorado).

  • CARDOSO-JR, A . Esvaziamento gástrico e curva ponderal em obesos classe III submetidos à injeção de toxina botulínica na região antropilórica.. Belo Horizonte-MG: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, 2004 (Dissertação de Mestrado).

Outras produções

CARDOSO-JR, A ; Faria, RMD ; Moura, AS . Consultoria Pedagógica para do Curso de Medicina da UNIFAE - SP. 2018.

CARDOSO-JR, A ; FARIA, ROSA MALENA DELBONE . Instructional Materials Motivation Survey - BRV (Brasilian Version). 2023.

CARNEIRO, R. S. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Videoaula 'Técnica cirúrgica básica: introdução'. 2022.

CARNEIRO, R. S. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Videoaula: 'Hemostasia'. 2022.

CARNEIRO, R. S. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Videoaula: 'Síntese'. 2022.

VIEIRA, F. P. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Vodcast 'Retinopatia Diabética - primeira parte'. 2022.

VIEIRA, F. P. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Vodcast 'Retinopatia Diabética - segunda parte'. 2022.

CARNEIRO, R. S. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Videoaula: 'Diérese'. 2022.

Leite, SR ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Vodcast de Reanimação Cardiopulmonar - Episódio 1. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vodcast educacional).

Leite, SR ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Vodcast de Reanimação Cardiopulmonar - Episódio 2. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vodcast educacional).

Leite, SR ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Vodcast de Reanimação Cardiopulmonar - Episódio 3. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vodcast educacional).

Araújo, GM ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Podcast Fisiopatologia Cardiovascular: Episódio 1 ? Anatomia cardíaca. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast educacional).

Araújo, GM ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Podcast Fisiopatologia Cardiovascular: Episódio 2 ? Doenças cardiovasculares. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast educacional).

Araújo, GM ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Podcast Fisiopatologia Cardiovascular: Episódio 3 ? Insuficiência cardíaca. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast educacional).

CARDOSO-JR, A ; PEIXOTO, J. M. . Aprendizagem em Grandes Grupos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

OSANAN, G. ; FERNANDES, O. R. M. ; COLODETTI, L. ; BENTO, C. J. ; FERREIRA, P. G. G. ; LOZADA, W. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; GARCIA, P. M. B. ; MAGNO, L. A. V. ; FERREIRA, M. L. M. ; SARAIVA, P. H. T. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; BARBOSA JUNIOR, J. ; SIMOES, B. S. ; MAFRA, R. A. ; VAZ, A. B. M. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; FARIA, E. S. ; QUETZ, J. S. ; NAVARRO, K. C. L. T. ; et.al . Bloco Nutrição e Metabolismo: Guia do tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

OSANAN, G. ; MATOS, F. S. ; FERNANDES, O. R. M. ; COLODETTI, L. ; BENTO, C. J. ; FERREIRA, P. G. G. ; LOZADA, W. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; GARCIA, P. M. B. ; MAGNO, L. A. V. ; FERREIRA, M. L. M. ; SARAIVA, P. H. T. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; BARBOSA JUNIOR, J. ; SIMOES, B. S. ; MAFRA, R. A. ; VAZ, A. B. M. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; FARIA, E. S. ; QUETZ, J. S. ; et.al . Bloco Nutrição e Metabolismo: Guia do Aluno. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

OSANAN, G. ; MATOS, F. S. ; FERNANDES, O. R. M. ; COLODETTI, L. ; BENTO, C. J. ; FERREIRA, P. G. G. ; LOZADA, W. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; GARCIA, P. M. B. ; MAGNO, L. A. V. ; FERREIRA, M. L. M. ; SARAIVA, P. H. T. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; BARBOSA JUNIOR, J. ; SIMOES, B. S. ; MAFRA, R. A. ; VAZ, A. B. M. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; FARIA, E. S. ; QUETZ, J. S. ; et.al . Bloco Gestação: Guia do Tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

LUCENA, M. R. ; FERNANDES, O. R. M. ; VALADARES, L. C. ; ALBUQUERQUE, N. S. ; FERREIRA, P. G. G. ; CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO ; ROCHA, O. D. ; AFONSO, D. A. F. ; MOURA, E. P. ; MAFRA, R. A. ; QUETZ, J. S. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; DUARTE, P. F. ; Junqueira, FPF ; PAULA, M. G. P. ; SOUSA, L. A. P. ; FARIA, E. S. ; GARCIA, P. M. B. ; RODRIGUES, A. C. P. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; et.al . Bloco Hemorragia e Choque: Guia do Tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

LUCENA, M. R. ; FERNANDES, O. R. M. ; VALADARES, L. C. ; ALBUQUERQUE, N. S. ; FERREIRA, P. G. G. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; ROCHA, O. D. ; AFONSO, D. A. F. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; DUARTE, P. F. ; Junqueira, FPF ; PAULA, M. G. P. ; SOUSA, L. A. P. ; FARIA, E. S. ; GARCIA, P. M. B. ; RODRIGUES, A. C. P. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; SAID, CAMILA DO CARMO . Bloco Homeostasia: Guia do Tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

LUCENA, M. R. ; FERNANDES, O. R. M. ; VALADARES, L. C. ; ALBUQUERQUE, N. S. ; FERREIRA, P. G. G. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; ROCHA, O. D. ; AFONSO, D. A. F. ; MOURA, E. P. ; MAFRA, R. A. ; QUETZ, J. S. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; DUARTE, P. F. ; JUNQUEIRA, F. P. F. ; PAULA, M. G. P. ; SOUSA, L. A. P. ; FARIA, E. S. ; GARCIA, P. M. B. ; RODRIGUES, A. C. P. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; et.al . Bloco Dispnéia: Guia do Tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

LUCENA, M. R. ; FERNANDES, O. R. M. ; VALADARES, L. C. ; ALBUQUERQUE, N. S. ; FERREIRA, P. G. G. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; ROCHA, O. D. ; AFONSO, D. A. F. ; MOURA, E. P. ; MAFRA, R. A. ; QUETZ, J. S. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; JUNQUEIRA, F. P. F. ; PAULA, M. G. P. ; SOUSA, L. A. P. ; FARIA, E. S. ; GARCIA, P. M. B. ; DUARTE, P. F. ; RODRIGUES, A. C. P. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; et.al . Bloco Oligúria: Guia do Tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

OSANAN, G. ; MATOS, F. S. ; FERNANDES, O. R. M. ; COLODETTI, L. ; BENTO, C. J. ; FERREIRA, P. G. G. ; LOZADA, W. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; GARCIA, P. M. B. ; MAGNO, L. A. V. ; FERREIRA, M. L. M. ; SARAIVA, P. H. T. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; BARBOSA JUNIOR, J. ; SIMOES, B. S. ; MAFRA, R. A. ; VAZ, A. B. M. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; FARIA, E. S. ; QUETZ, J. S. ; et.al . Bloco Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento: Guia do Tutor. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

CARDOSO-JR, A . Oficina 'Envolva-me e Eu aprenderei'. 2022. .

CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Oficina 'Seminários interativos'. 2022. .

CARDOSO JÚNIOR, ALOÍSIO . Oficina 'Práticas de Laboratório - PL'. 2022. .

OSANAN, G. ; MATOS, F. S. ; FERNANDES, O. R. M. ; COLODETTI, L. ; BENTO, C. J. ; FERREIRA, P. G. G. ; ARAUJO, R. O. D. ; CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO ; GARCIA, P. M. B. ; MAGNO, L. A. V. ; VAZ, A. B. M. ; SIMOES, B. S. ; OLIVEIRA, B. C. L. ; GIUNCHETTI, D. S. L. ; FARIA, E. S. ; BARBOSA JUNIOR, J. ; QUETZ, J. S. ; NAVARRO, K. C. L. T. ; FERREIRA, M. L. M. ; SARAIVA, P. H. T. ; et.al . Bloco Células e Moléculas: Guia do Tutor. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia do Fígado e Pâncreas. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia do Assoalho pélvico e Períneo. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia do Sistema Circulatório - Vasos Sanguíneos. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeoeducacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia da Coluna Vertebral. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia dos Rins e Ureteres. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia das Vias Aéreas Superiores. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Anatomia Topográfica - Músculos do Dorso. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JÚNIOR, ALOÍSIO . Capacitação Docente Básica - Práticas Morfofuncionais. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JR, A . Introdução às Práticas de Laboratório - Curso de Medicina da UNIFENAS BH. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

CARDOSO-JR, A . Pós-Graduação em Geriatria - Gastroenterologia Geriátrica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARDOSO-JR, A . Tratamento multidisciplinar da obesidade mórbida. 2018. .

CARDOSO-JR, A . Guia do Internato de Clínica Cirúrgica UNIFENAS BH. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Guia do Internato Intensivo de Clínica Cirúrgica - UNIFENAS BH. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

Sotto, V. ; CARDOSO-JR, A . Roteiros de Prática de Laboratório Morfofuncional - Medicina UNIFAE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

Sotto, V. ; CARDOSO-JR, A . Roteiros do Laboratório de Propedêutica Integrada - Medicina - UNIFAE. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Manual de Instruções para Confecção de Roteiros de Prática Laboratorial.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

CARDOSO-JR, A . Aprendizagem Ativa em Grandes Grupos: otimizando os seminários. 2014. .

CARDOSO-JR, A . Guia do Internato Médico Supervisionado: Clínica Cirúrgica 2 ed. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Bloco Síndromes Cirúrgicas 2 edição. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Aprendizagem Ativa em Grandes Grupos: otimizando os seminários. 2012. .

CARDOSO-JR, A . Anatomia Humana: roteiros para estudo prático 2 edição. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

CARDOSO-JR, A . Ensino em Grandes Grupos: os seminários a a aprendizagem ativa. 2011. .

CARDOSO-JR, A . Estratégia Educacional Prática de Laboratório: como operacionalizar?. 2010. .

CARDOSO-JR, A . Seminários Interativos. 2010. .

CARDOSO-JR, A . Questões Abertas: como elaborar e corrigir?. 2010. .

CARDOSO-JR, A . Seminários Interativos: enfoque na aprendizagem ativa. 2010. .

CARDOSO-JR, A . Bloco Síndromes Digestórias 2 edição. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . A Estrutura do Grupo Tutorial e sua Relação com as Bases de Aprendizagem do Adulto. 2009. .

CARDOSO-JR, A . A Análise e a Resolução do Grupo Tutorial. 2009. .

CARDOSO-JR, A . Estratégias para Seminários Interativos. 2009. .

CARDOSO-JR, A . As Bases da Aprendizagem do Adulto. 2009. .

CARDOSO-JR, A . Uso de Mapas Conceituais no Grupo Tutorial. 2008. .

CARDOSO-JR, A . As Bases da Aprendizagem do Adulto. 2008. .

CARDOSO-JR, A . Princípios do Grupo Tutorial e Análise de Problemas. 2008. .

CARDOSO-JR, A . Internato Médico Supervisionado: Clínica Cirúrgica. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Bloco Síndromes Cirúrgicas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Bloco Síndromes Digestórias. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de curso médico).

CARDOSO-JR, A . Anatomia Humana: roteiros para estudo prático. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O USO DA MICROSCOPIA DIGITAL COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, Descrição: O interesse por novas ferramentas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem é uma preocupação constante dos profissionais da área da educação na busca pelo aprendizado significativo. Nesse sentido, a microscopia digital vem sendo uma ferramenta promissora e inovadora, cada vez mais explorada. Essa ferramenta educacional trouxe um novo conceito tecnológico: ?as lâminas digitais?. Tais lâminas são espécimes microscópicos virtuais que podem ser vistos e analisados através do monitor de um computador. Assim, o objetivo dessa pesquisa é avaliar os efeitos da adição da prática de microscopia digital nas aulas de Biologia para alunos de ensino médio em relação à motivação e à aprendizagem de curto e longo prazo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Aloísio Cardoso Júnior - Coordenador / Geovanni Dantas Cassali - Integrante.

Prêmios

2012

Professor Homenageado, Faculdade de Ciências Médicas da Unifenas - Turma 2012.

2011

Professor Homenageado, Faculdade de Ciências Médicas da Unifenas - Turma 2011.

2009

Professor Homenageado, Faculdade de Ciências Médicas da Unifenas - Turma 2009.

1996

Prêmio: Professor Oswaldo Borges da Costa - Apresentação de Trabalho: Congresso Cirurgia 96, Faculdade de Medicina da UFMG - Departamento de Cirurgia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Unifenas Universidade José do Rosário Vellano, Campus Belo Horizonte, Faculdade de Medicina. , Rua Líbano, 66, Itapoã, 31710-030 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34974300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Professor Edson Antônio Velano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador do PPG Mestrado Ensino em Saúde, Carga horária: 4

2018 - Atual

Universidade Professor Edson Antônio Velano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor Orientador do Mestrado Profissional Ensino em Saúde

2004 - Atual

Universidade Professor Edson Antônio Velano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo de Estudos em Educação NEDEM, Carga horária: 4

Outras informações:
Capacitação do Corpo Docente

2003 - Atual

Universidade Professor Edson Antônio Velano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor Orientador do Internato de Clínica CirúrgicaCurso de Medicina - Campus Belo Horizonte

2016 - 2023

Universidade Professor Edson Antônio Velano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2023

    Direção e administração, PPG Mestrado Profissional Ensino em Saúde.Cargo ou função, Coordenador.

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, PPG Mestrado Profissional Ensino em Saúde.Linhas de pesquisa

  • 03/2018

    Ensino, Mestrado Profissional Ensino em Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Aprendizagem em Grandes Grupos, Seminários Interativos, Team-based Learning

  • 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Professor Edson Antônio Velano - Curso de Medicina BH.Cargo ou função, Membro do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento em Educação Médica - NEDEM.

  • 11/2003

    Ensino, Curso de Medicina, Campus Belo Horizonte, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana, Clínica Cirúrgica

2003 - Atual

Hospital de Pronto Socorro João Vinte e Três

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Cirurgião do Trauma, Carga horária: 12

Outras informações:
Hospital de Pronto Socorro João XXIII pertencente a Rede FHEMIG - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

Atividades

  • 11/2003

    Serviços técnicos especializados , Setor de Emergências Traumatológicas.Serviço realizado, Médico Cirurgião Titular do Setor de Emergências Traumatológicas do Hospital de Pronto Socorro João XXIII (Rede FHEMIG).

2020 - 2020

Hospital João XXIII - FHEMIG

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Serviço de Cirurgia Geral e Trauma, Carga horária: 12

2000 - Atual

Hospital Regional de Betim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Cirurgião, Carga horária: 24

Atividades

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Emergência.Serviço realizado, Médico Cirurgião da Unidade de Emergência do Hospital Regional de Betim.

2000 - Atual

Clínica Endogastro

Vínculo: Médico, Enquadramento Funcional: Médico - Consultório privado, Carga horária: 12

Outras informações:
Atendimento a paciente com enfermidades digestivas clínicas, cirúrgicas e obesidade mórbida.

2007 - 2010

Instituto Alfa de Gastroenterologia do HC-UFMG

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro colaborador, Carga horária: 4

2001 - 2003

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Unidade de Vínculo: Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Morfologia Disciplina Anatomia Humana

Atividades

  • 03/2001 - 03/2003

    Ensino, medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Anatomia Humana

2000 - 2010

Santa Casa de Belo Horizonte

Vínculo: Pró-Labore, Enquadramento Funcional: Médico Cirurgião, Carga horária: 6

Atividades

  • 01/2000

    Serviços técnicos especializados , Clínica Cirúrgica.Serviço realizado, Cirurgião assistente da Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Belo Horizonte.

  • 01/2000

    Treinamentos ministrados , Setor de Residência Médica Em Cirurgia Geral.Treinamentos ministrados, Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Geral da Santa Casa de Belo Horizonte

  • 01/2000 - 01/2004

    Direção e administração, Clínica Cirúrgica.Cargo ou função, Coordenador do Estágio Acadêmico em Cirurgia Geral (Aparelho Digestivo) da Santa Casa de Belo Horizonte.