Paulo Cavalcanti Neto

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008), Engenharia Ambiental e Sanitária pelo IFCE(Instituto Federal do Ceará), Pós Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Unileya. Pesquisador nas áreas de energia, manejo de água e meio ambiente , foi professor de primeiros socorros na Escola de Saúde Pública do Ceará além de experiência na área de salvamento aquático, primeiros socorros, combate à incêndio e resgate como bombeiro militar,enquanto bombeiro foi designado instrutor nas áreas de primeiros socorros e combate incêndio para o Exército Brasileiro e CAGECE, como Engenheiro de Segurança do Trabalho tem atuado no ensino de Formação de Brigada em Instituições publico e privada tendo desenvolvido a pesquisa: O Estudo do Potencial de Formação de Brigadistas em condomínios residenciais e comerciais na cidade de Fortaleza. Como geógrafo desenvolveu pesquisas referente ao avanço do mar na Praia do Icaraí no litoral oeste do estado. Na engenharia sanitária ambiental desenvolveu pesquisas relacionadas ao uso racional e sustentável da água adotando como modelo as técnicas usadas nos Kibutzim Israelenses, tendo palestrado sobre o tema no meio acadêmico e instituições governamentais. Como estagiário do DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) acompanhou as Obras de Transposição do Rio São Francisco no estado do Ceará. Em 2021 criou a Chutzpah Engenharia, uma empresa com DNA de sustentabilidade que atua nos setores de Saúde e Segurança do Trabalhador, Licenciamento Ambiental , Saneamento e Reforma e Construção. Atualmente desenvolve atendimento de soluções de engenharia na Chutzpah Engenharia e atua como professor na Rede SENAC/SESC Ceara no eixo de Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade, na UniaAteneu sendo professor de pós graduação no Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho na disciplina de Proteção Contra Incêndios e Explosões - (Projetos e Instalações) e no CEPEP como professor de Instalações Hidrossanitárias e Física Aplicada ao curso Técnico em Edifcações.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2020 - 2024

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya
Título: O Estudo do Potencial para Treinamentos de Combate à Incêndios para condôminos e trabalhadores de prédios residenciais e comerciais na cidade de Fortaleza
Orientador: Luís Antônio dos Santos

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2013 - 2020

Instituto Federal do Ceará
Título: Um estudo da potencialidade da implantação de um Fazenda Modelo israelense na Bacia do Banabúiu
Orientador: Reinaldo Fontes Cavalcante

Graduação em Geografia

2004 - 2008

Universidade Estadual do Ceará
Título: Processo de Erosão Marinha na Praia do Icaraí,Ce. TCC
Orientador: Paulo Pessoa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Sanitária.

Grande área: Outros / Área: Segurança Contra Incêndio / Subárea: Engenharia de Segurança do Trabalho.

Grande área: Outros / Área: Segurança Contra Incêndio / Subárea: Segurança Pública.

Grande área: Outros / Área: Segurança Contra Incêndio / Subárea: Administração Pública.

Participação em eventos

Audiência de Prevenção de Incêndios- CMFOR. Importância da Prevenção e do Combate a Incêndios em edificações.. 2025. (Congresso).

Curso de Segurança do Trabalho. 2024. (Seminário).

Hidrogênio Verde. 2024. (Seminário).

Palestra.Israel: modelo de inovação e sustentabilidade. 2021. (Encontro).

Dia do Engenheiro Ambiental.Israel: inovação e sustentabilidade. 2015. (Encontro).

ECEAS- Econtro de Engenheiros Ambientais do Ceará. I ENCONTRO CEARENSE DE ENGENHEIROS AMBIENTAIS E SANITARISTAS - I ECEAS,. 2014. (Congresso).

I Congresso Cearense de Tecnologias Ambientais- IFCE-40h;. 2013. (Seminário).

Mini curso: Auditoria Ambiental - IFCE- 12h.. 2013. (Seminário).

Curso de Formação Técnica de Bombeiro de Aeródromo ? INFRAERO-161h.. 2012. (Outra).

Curso Operação de Carro Contra Incêndio- CCI- INFRAERO- 59h;. 2012. (Outra).

Curso Ead- SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Pública: -Emergência Pré- Hospitalar II. 2011. (Outra).

Ead-SENASP-Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos-60h;. 2011. (Outra).

Redação Técnica- 60h. Ead- SENASP-. 2011. (Outra).

Curso Ead- SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Pública: -Emergência Pré- Hospitalar I. 2010. (Outra).

Curso Especial para Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público- Marinha do Brasil-. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Soldados ? CBMCE- 1.198h. 2009. (Outra).

Curso de Salvamento Aquático ? CBMCE ? 390h;. 2009. (Outra).

Curso de Treinamento e Salvamento Aquático- Secretaria Nacional de Segurança Pública-20h;. 2009. (Outra).

Curso Ead- SENASP- Secretaria Nacional de Segurança Pública:. 2009. (Outra).

I Ciclo de Colóquios- Por Uma Geografia Nova ? 15h. 2004. (Seminário).

II Seminário em Comemoração ao Dia do Geógrafo: Da produção do conhecimento ao mercado de trabalho:o desafio do geógrafo.-UECE- 20h;. 2004. (Seminário).

Mini Curso: Métodos e Técnicas do Trabalho Científico-UECE- 10h;. 2004. (Seminário).

Mini Curso: Refletindo Sobre o Significado de Região em Geografia- UECE- 8h;. 2004. (Seminário).

Mini Curso(ead): Adequação Ambiental dos Processos Produtivos- CEFET-Ce- 6h;. 2004. (Seminário).

VII Seminário do MAG- Mestrado Acadêmico em Geografia-UECE- Espaço Geográfico;Uso, Ocupação e Impactos na Atualidade ? 40h;. 2004. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTI NETO, P. . Israel:Inovação e Sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2019

Amigo do Tiro de Guerra- (Instrutor de Primeiros Socorros), Exército Brasileiro - TG 10-020.

2019

Barreta(comenda militar) Bombeiro Padrão do Estado do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar do Ceara e Assembléia Legislativa do Ceará.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
Ministração de disciplinas no Eixo Segurança do Trabalho.

2024 - Atual

UniAteneu

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor no curso de Pós Graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho.

2018 - 2018

Departamento Nacional de Obras Contra As Secas

Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
As atividades desenvolvidas no estágio foram: Análise hídrica do estado Análise da distribuição dos açudes no estado; Estudo da segurança e prospecção hídrica do estado; Análise das etapas de implantação dos perímetros irrigado;Visita ao centro de psicultura de em Icó.Observação dos métodos de irrigação; Percepção social e econômica após as obras do DNOCS; Visita as subsedes do órgão no interior do estágio, totalizando cerca de 1.500km.

2019 - 2019

SAAE de Canidé

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
4 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIOAs atividades desenvolvidas no estágio foram: Visita ao Distrito de Caiçara, onde seria dimensionado o projeto. Análise da rede antiga de abastecimento de água; Estudo da segurança e prospecção hídrica do município; Análise das etapas de implantação do novo sistema de abastecimento de água; Observação dos métodos e modelos de tratamento de água; Percepção social e econômica após as obras do SAAE; Elaboração de uma nova rede de abastecimento de água para o distrito.

2025 - Atual

Associação das Micros e Pequenas Empresas da Construção Civil do Ceará

Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretor de Sustentabilidade, Carga horária: 10

Outras informações:
Organizador de Eventos em Parceria com SEBRAE e CMFOR(Câmara Municipal de Fortaleza)

2009 - 2021

corpo de bombeiros militar do ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2025 - Atual

Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica Profissional e Informática

Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 8

Outras informações:
Leciono a disciplina de Instalações Hidrossanitárias para Curso Técnico em Edificações.Carga Horária da Disciplina 120H

2014 - 2014

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 60

2014 - 2014

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 60

2006 - 2006

TRIBUNAL REGIONAL DO CEARÁ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxxiliar-Tecnico Judiciário, Carga horária: 40

2025 - Atual

Organização dos Engenheiros de Portugal

Vínculo: Membro-Efetivo, Enquadramento Funcional: Membro- Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Membro efetivo com plena atribuições de exercício de Engenheiro Sanitarista e Ambiental na Europa conforme Homologação da OEP(Ordem dos Engenheiros de Portugal)