Patricia Brasileiro Silva do Nascimento

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Nobre (2013). Pós-graduanda latu sensu em Direitos Sociais com ênfase em Direito e Processo Previdenciário. Atua como Assistente Social na Equilibrium Day Hospital. Trabalhou como Assistente Social da - Caixa de Assistência dos Advogado da Bahia (CAAB) na OAB Subseção Feira de Santana e como Diretora de Departamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte - Prefeitura Municipal de Antonio Cardoso; Assistente Social no Balcão de Justiça e Conciliação da Faculdade Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Serviço Social Sócio Jurídico; Assistência Social com ênfase em Serviço Social e Serviço Social e Saúde Mental.

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós-Graduação Lato Senso em Direitos Sociais

2012 - Atual

Instituto Mentoring

Graduação em serviço social

2008 - 2013

Faculdade Nobre
Título: MULHERES EM SOFRIMENTO PSÍQUICO ATENDIDAS EM UM CAPS DE FEIRA DE SANTANA: SUA COMPREENSÃO DE VIDA
Orientador: ELAINE SILVA DE FREITAS SOCORRO

Formação complementar

2018 -

Extensão universitária em Curso de Capacitação em Saúde Mental na Atenção Primária. (Carga horária: 210h). , Universidade Aberta do SUS, UNASUS, Brasil.

2017 - 2017

Gestão Pública. (Carga horária: 40h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde. (Carga horária: 40h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Básico doenças infantís. (Carga horária: 20h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Recrutamento, seleção e admissão de pessoal. (Carga horária: 20h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Gestão Integrada de Recursos Humanos. (Carga horária: 40h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Iniciação em gestão de projetos. (Carga horária: 40h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Gestão de Conflitos. (Carga horária: 20h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Qualidade na Saúde. (Carga horária: 20h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2017 - 2017

Gestão de Pessoas. (Carga horária: 20h). , Educar Cursos, EDC, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Formação para o Desenvolvimento Territorial. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2014 - 2014

CAPACITA SUAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2013 - 2013

NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO: A EMENDA CONSTITUCIONAL. (Carga horária: 2h). , ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DA BAHIA, ESA BA, Brasil.

2012 - 2012

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO SOCIOJURÍDICO. (Carga horária: 20h). , ENGENHO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO BA, ENGENHO T & D, Brasil.

2011 - 2011

GESTÃO EMPRESARIAL: SECRETARIADO, MARKETING, VENDAS E DEPARTAMENTO PESSOAL.. (Carga horária: 96h). , EXCEL INFORENGLISH, EI, Brasil.

2010 - 2010

Direito Eleitoral. (Carga horária: 6h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Bahia, OAB BA, Brasil.

2010 - 2010

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL EM SERVIÇO SOCIAL. (Carga horária: 35h). , ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DA UCSAL, ESSUCSAL, Brasil.

2009 - 2009

SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. (Carga horária: 6h). , IDESP, IDESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

NASCIMENTO, P. B. S. . Workshop sobre Violência contra a Mulher. 2016. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2015. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2015. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . VI Conferência Municipal de Assistência Social. 2015. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . I Conferência Municipal de Juventude. 2015. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . 2ª Conferência Municipal de Política para Mulheres. 2015. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . V Conferência Municipal de Assistência Social: Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS. 2013. (Outro).

NASCIMENTO, P. B. S. ; Marlene Aparecida Alves dos Santos . V Conferência Municipal de Assistência Social: Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS. 2013. (Outro).

Participação em eventos

Café Filosófico.Suicídio: saber para prevenir. 2018. (Outra).

Elaboração de Projetos Sociais para Organizações da Sociedade Civil. 2018. (Oficina).

I Encontro da Comissão de Saúde da OAB/BA - Subseção Feira de Santana: Saúde como direito de todos e dever do Estado.. 2018. (Encontro).

II Encontro Saúde Mental, Gênero e Violência. 2018. (Encontro).

Oficina Alteração/Reforma de Estatuto Social para enquadramento no Código Civil, no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, na LOAS e na Lei do SUAS Municipal-FSA. 2017. (Oficina).

4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.Delegada representante do Poder Público. 2016. (Outra).

Reunião Ampliada CEAS e CMAS's. 2016. (Outra).

4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.Delegada Estadual representando o Municipio de Antonio Cardoso. 2015. (Outra).

Conferência Municipal de Saneamento Básico. 2015. (Outra).

Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional.Delegada Municipal representando o Município de Antonio Cardoso. 2015. (Outra).

Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Política da Assistência Social. Boas Práticas com grupo de idosos. 2015. (Congresso).

I Simpósio em Saúde Mental. 2015. (Simpósio).

IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de. 2015. (Outra).

Reunião Ampliada CEAS e CMAS's.Conselho Municipal de Assistência Social. 2015. (Outra).

1º Simpósio Brasileiro de Assistência Social. 2014. (Simpósio).

I Encontro Estadual da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia. 2014. (Encontro).

I Encontro do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Assistência Social- NEPAS. 2013. (Encontro).

I Seminário de Pesquisa: Diálogos Possíveis. 2013. (Seminário).

IX Conferência Estadual de Assistência Social.Delegada representante do Poder Público. 2013. (Outra).

3ª Conferência Municipal de Saúde. 2011. (Outra).

Formação Política, Movimento Estudantil e Atuação do Assistente Social. 2011. (Outra).

I Encontro Portal do Sertão: Atuação do Serviço Social em Feira de Santana - práticas exitosas. 2011. (Encontro).

I Fórum Interdisciplinar de Criminalidade e Drogas. 2011. (Outra).

II Congresso Baiano de Serviço Social. 2011. (Congresso).

Reforma do CDC: Celeridade Processual X Ampla Defesa. 2011. (Outra).

V Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social. 2011. (Encontro).

VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).

Aula Magna: Políticas Públicas e Trabalho Infantil- uma agenda de pesquisa. 2010. (Outra).

CRAS X CREAS: uma porta aberta para o social. 2010. (Seminário).

Efetividade dp Processo e Segurança Jurídica. 2010. (Outra).

I Simpósio Baiano de Serviço Social. 2010. (Simpósio).

Mesa Redonda: O Empoderamento da Mulher na Contemporaneidade. 2010. (Outra).

Movimentos Sociais e Serviço Social. 2010. (Outra).

Seminário de Atenção à Pessoa Idosa. 2010. (Seminário).

Seminário Terapia dos Canais de Luz. 2010. (Seminário).

XXXII Encontro Nacional dos Estudantes de Serviço Social.Representante Regional da ENESSO. 2010. (Encontro).

XXXII Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - Região 3ª. 2010. (Oficina).

XXXII Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social - Região 3ª. 2010. (Encontro).

1ª Mostra de Estágio em Serviço Social. 2009. (Outra).

III Encontro Local dos Estudantes de Serviço Social. 2009. (Encontro).

IV Encontro do Serviço Social da UEFS. 2009. (Oficina).

IV Encontro do Serviço Social da UEFS. 2009. (Encontro).

Seminário Pronaf Florestal e suas contribuições à Preservação Ambiental. 2009. (Seminário).

Aula Magna- Educação: Responsabilidade, Qualidade e Formação Cidadã. 2008. (Outra).

1º Encontro de Organizações Sociais: Gerenciamento e Captação de Recursos. 2007. (Encontro).

VI Conferência Municipal de Assistência Social.Delegada representante da Sociedade Civil. 2007. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Prefeitura Municipal de Antônio Cardoso

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretora de Depertamento, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente social, responsável pela concessão de benefícios eventuais e socioassistenciais; desenvolvimento de atividades de gestão; realização de atividades voltadas para o setor de habitação, atendimentos e encaminhamento diversos. Ocupou o cargo de presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, bem como o de Vice Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Defesa Civil.

2014 - 2016

Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de atividades no âmbito sócio-jurídico para advogados perante a OAB Bahia, Seccional Feira de Santana.

2018 - Atual

Equilibrium Day Hospital

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente social atuante na política de saúde mental, realizando atividades voltadas para a busca de estratégias voltadas à efetivação de direitos promovendo a conquista da cidadania e a autonomia dos pacientes, bem como sua reabilitação psicossocial.