Caroline de Paiva Gonçalves

Profissional com formação acadêmica como Arquiteta e Urbanista e técnica em Design de Interiores. Tem experiência em empresas e serviços autônomos no desenvolvimento de projetos arquitetônicos, de interiores, de mobiliário, vendas e especificações de produtos de revestimento. Habilidade computacional com AutoCad, Sketchup, Corel Draw, Irender e V-ray. Na área acadêmica tem interesse pela investigação e desenvolvimento de materiais que possam reduzir os impactos ambientais causados pela construção civil. Possui trabalhos publicados sobre tijolo ecológico, tijolo de adobe e piso vinílico, com foco na sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2010 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Além do caminho de ferro: circuito de herança e tradição da gastronomia de Pouso Alegre
Orientador: Esther Aparecida Cervini

Curso técnico/profissionalizante em Design de Interior

2015 - 2017

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira

Formação complementar

2019 - 2019

Guia para Produção de Conteúdos EAD. (Carga horária: 20h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2019 - 2019

Planejamento e acompanhamento de obras civis por arquitetos. (Carga horária: 4h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.

2016 - 2016

Porcelanato extra fino. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Gestão Participativa e Meio Ambiente. (Carga horária: 2h). , Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.

2016 - 2016

Radar varejo. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Produtos diferenciados - lançamento 2015. (Carga horária: 1h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Roteiro de atendimento - modulo I. (Carga horária: 4h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Microvix Administrativo. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Processo revestimento. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Microvix venda - administrativo. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Microvix vendas. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Complementos. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Roteiro de atendimento - modulo II. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2016 - 2016

Argamassas Portobello. (Carga horária: 8h). , Portobello Shop, EMPRESA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Convite ao pensar - O lixo extraordinário. (Carga horária: 2h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Oficina de fosfogesso. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2004 - 2005

Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. (Carga horária: 64h). , Atl Status Informática, ATL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura.

Participação em eventos

XV Congresso Nacional de Meio Ambiente. Avaliação do solo da cidade de Pouso Alegre-MG para produção de tijolos de adobe. 2018. (Congresso).

60° Congresso Brasileiro de Cerâmica. A UTILIZAÇÃO DA CERÂMICA NAS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM BUSCA DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. 2016. (Congresso).

Palestra e Fórum online Gestão Participativa e Meio Ambiente. 2016. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Arquitetas Virgínia e Ana Lucia Caponi. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Arquiteto Eduardo Marchioni Escobar Filho. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Arquiteto Eurico Ugaya Escobar Filho. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Arquiteto Guilherme Mendes da Rocha. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Construtor Axel Efimieff-Paul. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Escritório Brasileiro Carvalho Dias. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Escritório MacCann Engenharia. 2012. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Escritório de arquitetura e design Wonka Inc.. 2011. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - O urbanismo em Barcelona. 2011. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Paisagem cultural e ordenação do território. 2011. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Sinalização e a cultura visual urbana. 2011. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Escritório Frentes Arquitetura. 2010. (Outra).

Semana da Arquitetura - Palestra - Software Revit. 2010. (Outra).

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, C. P. ; FLORES, M. C. . Avaliação do solo da cidade de Pouso Alegre - MG para produção de tijolos de adobe. In: Editora Poisson; Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Meio Ambiente em foco. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 3, p. 120-123.

  • GONÇALVES, C. P. . O uso do piso vinílico em residências. Suas vantagens e características técnicas. Drops 128 | Vitruvius, Portal Vitruvius, 01 maio 2018.

  • GONÇALVES, C. P. . AVALIAÇÃO DO SOLO DA CIDADE DE POUSO ALEGRE - MG PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS DE ADOBE. In: XV CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 2018, POÇOS DE CALDAS - MG. XV CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE, 2018.

  • GONÇALVES, C. P. ; CARDOSO, A. F. . A UTILIZAÇÃO DA CERÂMICA NAS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM BUSCA DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. In: 60° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2016, Águas de Lindóia / SP. Anais 60° Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2016.

  • GONÇALVES, C. P. . AVALIAÇÃO DO SOLO DA CIDADE DE POUSO ALEGRE - MG PARA PRODUÇÃO DE TIJOLOS DE ADOBE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, C. P. ; CARDOSO, A. F. . A UTILIZAÇÃO DA CERÂMICA NAS TÉCNICAS CONSTRUTIVAS EM BUSCA DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, C. P. . Além do caminho de ferro: circuito de herança e tradição da gastronomia de Pouso Alegre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Portobello Shop

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista e Consultora de vendas, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atribuições: desenvolvimento de projetos de interiores com maquete eletrônica e renderizações com produtos da empresa, paginação de piso e parede, atendimento ao cliente com sugestões de produtos, cursos online especializados na área técnica dos porcelanatos e monoporosas vendidas.

2015 - 2015

Escritório de Arquitetura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atribuições: desenvolvimento de projetos de interiores com maquete eletrônica e renderizações e detalhamento de plantas, cortes e fachadas de projetos residenciais junto a entregas de pranchas para prefeitura.

2015 - 2015

Trevisan e Rios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atribuições: desenvolvimento de projetos de interiores com maquete eletrônica e renderizações e detalhamento de plantas, cortes e fachadas de projetos residenciais junto a entregas de pranchas para prefeitura.

2013 - 2013

Ateliê de Arquitetura

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Atribuições: desenvolvimento de projetos de interiores com maquete eletrônica e renderizações e detalhamento de plantas, cortes e fachadas de projetos residenciais e comerciais.