Ricardo José Maciel Lemos
É bacharel em Letras Clássicas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e mestre em Literatura e Cultura (Tradução cultural e intersemiótica) também pela UFBA. Tem experiência nas áreas de Tradução e Audiodescrição.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em LITERATURA E CULTURA
2011 - 2014
Universidade Federal da Bahia
Título: O mito de Ulisses na tradução da Odisseia por Theo Angelopoulos em Um olhar a cada dia,Ano de Obtenção: 2014
Luciene Lages Silva.Palavras-chave: Literatura; Cinema; Mito; Tradução intersemiótica; Dialogismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: TRADUÇÃO.
Formação complementar
2012 - 0000
Extensão universitária em Latinitas: leitura de textos em língua latina. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
Audiodescrição. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Roteiro e Direção de Cinema, Vídeo e Tv. (Carga horária: 72h). , Faculdade Hélio Rocha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Grego
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: TRADUÇÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Participação em eventos
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade - SIDIS.A tradução da Odisseia por Theo Angelopoulos: mito, memória e busca de identidade. 2012. (Simpósio).
I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia.O mito de Ulisses na tradução da Odisseia de Theo Angelopoulos em Um Olhar a cada dia. 2012. (Encontro).
II Encontro Nacional Cultura e Tradução - ENCULT. O mito na tradução da Odisseia por Theo Angelopoulos. 2011. (Congresso).
Seminário de Pesquisa Estudantil - SEPESQ 2011.O mito em Um olhar a cada dia: a tradução da Odisseia por Theo Angelopoulos. 2011. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; O mito de Ulisses na tradução da Odisseia de Theo Angelopoulos em Um olhar a cada dia. In: I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia, 2012, Salvador. Anais do I Encontro de estudos Clássicos da Bahia. Salvador: EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia), 2012. v. 1. p. 1-332.
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; O mito na tradução da Odisseia por Theo Angelopoulos. In: ENCULT (Encontro Nacional Cultura e Tradução), 2011, João Pessoa. Dossiê: Diálogos Contemporâneos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. v. 1.
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; O mito de Ulisses na tradução da Odisseia por Theo Angelopoulos em Um olhar a cada dia. Salvador 2014 (Dissertação).
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; O mito de Ulisses na tradução da Odisseia de Theo Angelopoulos em Um olhar a cada dia. Salvador: EDUFBA, 2012 (Resumo).
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; A tradução da odisseia por Theo Angelopoulos: mito, memória e busca de identidade. Campinas 2012 (Resumo).
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; SILVEIRA, D. M. M. ; SANTOS, A. C. U. ; BRASIL, L. ; LIMA, A. ; DIAS, I. ; CHRISTOPHE, M. . Mickey B. Salvador: TRAMAD - Tradução, Mídia e Audiodescrição (www.tramad.com.br), 2012. (Tradução/Outra).
-
MACIEL LEMOS, R. J. ; O mito ba tradução da odisseia por Theo Angelopoulos. João Pessoa: Ideia, 2011 (Resumo).
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2008
Shalom Tour OperatorVínculo: Promotor de vendas, Enquadramento Funcional: Promotor de vendas, Carga horária: 44
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ricardo José Maciel Lemos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?