Hamilton Leandro Pinto de Andrade
Doutor pelo Programa de Pós Graduação Interunidades em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo USP. Ex Bolsista CNPQ. Membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB) da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, PPGEnf, UFRN em 2009. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) em 2008. Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN no ano de 2007. Docente em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Campus Bom Jesus. Áreas de atuação: Docência, Assistência, Gerência e Diagnósticos.
Informações coletadas do Lattes em 03/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Interunidades em Enfermagem
2019 - 2020
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Título: Análise Espacial dos casos de mortes por Tuberculose e sua relação com a vulnerabilidade social em Imperatriz-MA
Ricardo Alexandre Arcêncio. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Análise espacial; Tuberculose; Enfermagem.
Mestrado em Enfermagem
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A ORGANIZAÇÃO DO DOTS EM UM DISTRITO SANITÁRIO DE NATAL/RN, 2009
, Ano de Obtenção: 2009.Bertha Cruz Enders.
Especialização em Saúde Pública
2007 - 2008
Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas
Título: Busca da produção científica sobre tuberculose em uma revista eletrônica: uma revisão
Orientador: Prof. MS. José Franklin Alves de Lacerda
Formação complementar
2012 - 2012
Extensão universitária em Workshop: TCC em Foco. (Carga horária: 5h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
2012 - 2012
OSCE: exame clínico do objetivos estruturados. (Carga horária: 5h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
2007 - 2007
NR 32 - Básico de Implantação. (Carga horária: 20h). , IBTF - Educação à distância, IBTF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Criança 2000. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Sexualidade em questão: enfermagem formando multip. (Carga horária: 164h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
Assistência a pacientes críticos em cardiologia. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Trilhas Potiguares. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Esterilização de materiais: avanços e novas perspe. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
sistema de classificação e diagnósticos de enferma. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2004 - 2004
Mini curso sobre diagnósticos de enfermagem. , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.
2004 - 2004
Mini curso sobre tratamento de feridas. , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.
2003 - 2003
Marketing Pessoal. (Carga horária: 4h). , Microlins - Centro de Formação Profissional, MICROLINS, Brasil.
2001 - 2001
Digitação. (Carga horária: 36h). , Boot Informática, BOOT, Brasil.
1999 - 1999
Técnico em microcomputador. (Carga horária: 80h). , Boot Informática, BOOT, Brasil.
1996 - 1996
Operador em microcomputador. (Carga horária: 80h). , Data Net Informática, DATA NET, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Ensino em enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Metodologia Científica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Biossegurança nos Serviços de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Doenças emergentes e negligenciadas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Pública.
Organização de eventos
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Controle do Diabetes: Promovendo melhoria da qualidade de vida. 2007. (Outro).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . I Colóquio: Prática de enfermagem: Realidade e novos caminhos. 2007. (Outro).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Enfermagem: Horizontes a descortinar. 2005. (Outro).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . 9° Seminário Nacional de Diretrizes para Educação e Enfermagem - SENADEn. 2005. (Outro).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; LIMA, J. F. V. ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque de ; PAIVA, I. A. . Prevenção contra drogas, DST e AIDS. 2005. (Outro).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - X CIENTEC. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Escola de Altos Estudos.CASOS DE TUBERCULOSE E TAXAS DE INCIDÊNCIAS EM CIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO: BREVE PERFIL ECOLÓGICO. 2019. (Seminário).
Neoliberalismo, o indivíduo, a política pública de saúde e o coletivo/ sociedade. 2019. (Seminário).
O Direito à saúde e a incongruência entre o arcabouço jurídico e o sistema de saúde. 2019. (Seminário).
I Forum Nordestino de Enfermagem.A enfermagem e os seus avanços no cuidado ao paciente grave. 2012. (Outra).
62° Reunião Anual da SBPC. Perfil dos profissionais do Distrito Oeste em Natal, RN que atuam no tratamento supervisonado - DOTS. 2010. (Congresso).
VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP, 24° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE HIV EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA O TRATAMENTO DA AIDS - NATAL/ RN/ BRASIL. 2009. (Congresso).
I Colóquio - Prática de Enfermagem: realidade e novos caminhos. 2007. (Outra).
I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na atenção Básica em Saúde - SENABS.Formas de cuidado integral a portadores crônicos de diabetes na atenção básica: Relato de experiência. 2007. (Seminário).
I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - SENABS.Percepção dos enfermeiros das unidades hospitalares nos municípios de Natal e Mossoró, RN, acerca da utilização dos resultados de pesquisa na prática.. 2007. (Seminário).
Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - SENABS. 2007. (Seminário).
XVIII Congresso de Iniciação Científica - CIC. Percepção dos enfermeiros das unidades hospitalares nos municípios de Natal e Mossoró, RN, acerca da utilização dos resultados de pesquisa na prática. 2007. (Congresso).
58 Congresso Basileiro de Enfermagem - CBEn. 2006. (Congresso).
58 Congresso Basileiro de Enfermagem - CBEn. Depressão Puerperal: "o nascimento da nossa filha foi como um Tsunami para nosso casamento".. 2006. (Congresso).
58 Congresso Basileiro de Enfermagem - CBEn. Participante. 2006. (Congresso).
58 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn. Depressão Puerperal: o dito e o não dito na mídia comparado com a ciência. 2006. (Congresso).
58 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn. Cuidados de enfermagem relacionados ao paciente em hemodiálise: Estudo de caso. 2006. (Congresso).
58 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn. O papel terapêutico do acadêmico nos cuidados ao portador de transtornos esquizotípicos. 2006. (Congresso).
Fórum de Atenção Perinatal - Como conduzir a morbimortalidade materna e neonatal e Sífilis congênita. 2006. (Outra).
I Jornada de atualização em enfermagem. 2006. (Outra).
Terapia endovenosa. 2006. (Outra).
VIII Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem: trilhando caminhos na construção de uma terminologia brasileira de enfermagem.Vivenciando o modelo teórico de enfermagem de Beatriz Beduschi Capella e Maria Tereza Leopardi. 2006. (Simpósio).
VIII Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem: trilhando caminhos na construção de uma terminologia brasileira de enfermagem. 2006. (Simpósio).
XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC. A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM QUALIFICADA. 2006. (Congresso).
57 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn. A sexualidade em questão: a enfermagem preparando multiplicadores.. 2005. (Congresso).
9 SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2005. (Seminário).
9 SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2005. (Oficina).
9 SENADEN - Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem. 2005. (Oficina).
Assistência a pacientes críticos em cardiologia. 2005. (Outra).
II Seminário de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.A Sexualidade em questão: Enfermagem preparando multiplicadores. 2005. (Seminário).
IV Jornada de atualização científica comemorativa ao 64 aniversário do Hospital da Guarnição de Natal. 2005. (Outra).
Prevenção contra drogas e prevenção contra Aids e DST's.Prevenção contra drogas e prevenção contra Aids e DST's. 2005. (Outra).
7 Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2004. (Congresso).
Esterilização de materiais: avanços e novas perspectivas. 2004. (Seminário).
I Debate sobre a Reforma Universitária. 2004. (Outra).
I Encontro de Enfermagem em Infectologia - I ENEIN. 2004. (Encontro).
III Jornada de Atualização Científica Comemorativa ao 63 Aniversário do Hospital da Guarnição de Natal. 2004. (Outra).
II Simpósio de Enfermagem da Casa de Saúde São Lucas. 2004. (Simpósio).
Seminário de Temas Atuais - Prescrição de medicamentos por enfermeiros: O Real e o Legal.. 2004. (Seminário).
Sistema de classificação e o diagnóstico de Enfermagem: avanços e perspectivas. 2004. (Seminário).
X CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.X CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2004. (Outra).
X CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Atendimento em caso de parada Cardiorespiratória - Algoritmo universal - ABCD Primário e Secundário. 2004. (Oficina).
X CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Enfermagem no Rio Grande do Norte: (re)visitando a História e apontando caminhos. 2004. (Outra).
X CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Incidência de Cesáreas em uma maternidade pública: um estudo retrospectivo.. 2004. (Outra).
X CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.Avaliação sobre a presença de distúrbios comportamentais entre estudantes universitários na área da saúde. 2004. (Outra).
XX Encontro de enfermagem do Nordeste e IV Seminário de pesquisa da Rene.Incidência de cesáreas em uma maternidade pública: um estudo retrospectivo. 2004. (Encontro).
XX Encontro de Enfermagem do Nordeste e IV Seminário de Pesquisa da RENE. 2004. (Encontro).
XXV Encontro Regional dos Estudantes de Enfermagem - EREEn/NE. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
SANTOS NETO, M.;ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE; SERRA, M. A. A. O.; ROSA, C. R. A. A.; SANTOS , F. S.. ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA COINFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV EM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE; SANTOS NETO, M.; SERRA, M. A. A. O.; ROSA, C. R. A. A.; SANTOS, F. S.; SANTOS, L. F. S.. ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA COINFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV EM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; FERNANDES, M. N. F.; OLIVEIRA, M. A. A.. Fatores de Risco para Depressão Pós Parto em puérperas de uma maternidade infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; SOUZA, L. M.; SANTOS, F. D. R. P.. Prevalência do tabagismo em mulheres no período gravídico no município de Imperatriz-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; CHAVES, Arlane Silva; SOUZA, Layane Mota. Acurácia do diagnóstico padrão respiratório ineficaz em pacientes no pos-operatório de cirurgias torácicas e abdominais altas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Atuação do enfermeiro no APH frente às vítimas de TCE: revisão de literatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Assistencia de enfermagem aos idosos de uma ILP de Natal-RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Residuos solidos de serviço de saude: nivel de conhecimento dos profissionais de enfermagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Tratamento de tuberculose: causas de abandono. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Assistencia de enfermagem ao paciente submetido a cateterismo cardiaco em laboratorio de hemodinamica: enfoque nas complicações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Evolução da enfermagem cirúrgica no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Análise da cobertura vacinal de rotavírus no município de Parnamirim. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Importância do enfermeiro do PSF na preveção da obesidade infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Sistematização da Assistencia de Enfermagem ao paciente no pos operatorio imediato de prostatectomia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. PErfil epidemiológico da AIDS no município de Natal-RN de 2005 a 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Estratégia de Saúde da Família: desafios da assistência na visão do enfermeiro face ao princípio da integralidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. A enfermagem na transmissão do diagnóstico da Síndrome de DOWN: uma reflexão sobre a integração do profissional e da família.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Diabetes Mellitus Gestacional: prevenção e controle. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Ações e atividades do enfermeiro na prevenção do desmame precoce: revisão de literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Resgate Histórico da Hipertensão Arterial e sua Evolução na Infância e Adolescência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Análise da Assistência de Enfermagem ao Paciente com HIV/ AIDS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. As histórias do cuidador familiar no universo de fantasias do portador de Alzheimer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. O olhar do enfermeiro sobre o cuidador familiar do portador da doença de Alzheimer. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: uma abordagem teórica sobre a atenção da enfermagem no Programa de Saúde da Família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; LIMA, A. N.; SOUZA, L. M.. Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança no Ambiente Hospitalar. 2014. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; RAMOS, A. G. B.; FERNANDES JUNIOR, W. T.. Avaliação de Estágio Probatório da Profa PAULA CRISTINA ALVES DA SILVA. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; OLIVEIRA, M. A. A.; SANTOS, M. R. J.. Avaliação de Estágio Probatório da Profa ÃRIADNE SIQUEIRA DE ARAÚJO GORDON. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de; GORDON, A. S. A.; DIAS, I. C. C. M.. Avaliação de Requerimento de Licença para Capacitação Doutoramento da Profa IOLANDA GRAEPP FONTOURA. 2015. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Avaliação de Estágio Probatório da Profa ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA. 2014. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. Avaliação de Progressão Horizontal da Profa PERPÉTUA DO SOCORRO SILVA COSTA. 2014. Universidade Federal do Maranhão.
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de. A enfermagem e os seus avanços no cuidado ao paciente grave. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
Processo de comunicação np atendimento pré-hospitalar; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; (Orientador);
O papel do enfermeiro na prevenção da infecção hospitalar: revisão de literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Cuidados de enfermagem aos pacientes portadores de Síndrome de Down: revisão de literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Atuação do enfermeiro no parto humanizado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
O papel do enfermeiro na assistência a gestante adolescente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Atuaçao de enfermeiro na assistência às vitimas de TCE no APH; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Atuação em enfermeiro no controle da dor em pacientes submetidos a cirurgias abdominais no periodo de pós operatorio imediato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Perfil do enfermeiro na assistencia ao metodo mãe canguru; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Aleitamento materno: principais dificuldades encontradas no alojamento conjunto relacionadas à amamentação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Atuação do enfermeiro na prevenção do câncer de colo uterino na mulher idosa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
O papel da comunicação na formação da assistencia de enfermagem no pré-hospitalar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
A evolução assistencial de saúde e o PSF: breve reflexão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
A Síndrome de Burnout na enfermagem; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Cuidados de enfermagem em idosos do pós cirurgico de colo do Fêmur; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
assistência de enfermagem à criança com apendicite; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
O papel do enfermeiro obstetra no parto humanizado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Gravidez na adolescência: uma realidade que pode mudar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Alterações psicológicas envolvidas na gravidez precoce: um olhar da enfermagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Depressão Pós-Parto e os Procedimentos de Enfermagem: revisão de literatura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
depressão pós parto e os procedimentos de enfermagem: revisão de literatura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Potiguar; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Percepções de acadêmicos de enfermagem acerca da dor como quinto sinal vital; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Integralidade no ensino e na atenção à saúde: uma revisão; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte; Orientador: Hamilton Leandro Pinto de Andrade;
Produções bibliográficas
-
DA SILVA DE SOUSA, GIANA GISLANNE ; YAMAMURA, MELLINA ; MOURA DE ARAÚJO, MÁRCIO FLÁVIO ; VIEIRA RAMOS, ANTÔNIO CARLOS ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE ; PEREIRA DE JESUS COSTA, ANA CRISTINA ; MAIA PASCOAL, LIVIA ; STABNOW SANTOS, FLORIACY ; ALVES DE OLIVEIRA SERRA, MARIA APARECIDA ; GRAEPP FONTOURA, IOLANDA ; PINTO DE ANDRADE, HAMILTON LEANDRO ; SIQUEIRA SANTOS, LIVIA FERNANDA ; SANTOS MELO LOBATO, JAISANE ; DE ANDRADE ARRAIS ROSA, CLÁUDIA REGINA ; SANTOS NETO, MARCELINO . Vulnerable territories to tuberculosis-diabetes mellitus comorbidity in a northeastern Brazilian scenario. Journal of Infection in Developing Countries , v. 16, p. 813-820, 2022.
-
ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE ; RAMOS, ANTÔNIO CARLOS VIEIRA ; CRISPIM, JULIANE DE ALMEIDA ; SANTOS NETO, MARCELINO ; ARROYO, LUIZ HENRIQUE ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Spatial analysis of risk areas for the development of tuberculosis and treatment outcomes. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 74, p. e20200564, 2021.
-
DE ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO ; ARROYO, LUIZ HENRIQUE ; YAMAMURA, MELINA ; RAMOS, ANTÔNIO CARLOS VIEIRA ; CRISPIM, JULIANE DE ALMEIDA ; BERRA, THAÍS ZAMBONI ; NETO, MARCELINO SANTOS ; PINTO, IONE CARVALHO ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; MONROE, ALINE APARECIDA ; ALEXANDER, KAMILA ANISE ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Social inequalities associated with the onset of tuberculosis in disease-prone territories in a city from northeastern Brazil. Journal of Infection in Developing Countries , v. 15, p. 1443-1452, 2021.
-
DE ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO ; GOMES, DULCE ; RAMOS, ANTÔNIO CARLOS VIEIRA ; ARROYO, LUIZ HENRIQUE ; SANTOS-NETO, MARCELINO ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; FIORATI, REGINA CÉLIA ; FRONTEIRA, INÊS ; MONROE, ALINE APARECIDA ; DOS SANTOS, MÁRCIO SOUZA ; FUENTEALBA-TORRES, MIGUEL ; YAMAMURA, MELLINA ; CRISPIM, JULIANE DE ALMEIDA ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Tuberculosis forecasting and temporal trends by sex and age in a high endemic city in northeastern Brazil: where were we before the Covid-19 pandemic?. BMC INFECTIOUS DISEASES , v. 21, p. 1260-1270, 2021.
-
DE ALMEIDA CRISPIM, JULIANE ; ARROYO, LUIZ HENRIQUE ; ZAMBONI BERRA, THAÍS ; LIMA DOS SANTOS, FELIPE ; LIMIRIO SOUZA, LUDMILLA LEIDIANNE ; ALVES, YAN MATHIAS ; VIEIRA RAMOS, ANTÔNIO CARLOS ; INOMATA BRUCE, ALEXANDRE TADASHI ; YAMAMURA, MELLINA ; ROLIM SCHOLZE, ALESSANDRO ; PINTO DE ANDRADE, HAMILTON LEANDRO ; MENEGUETTI PIERI, FLÁVIA ; CARVALHO PINTO, IONE ; FREDEMIR PALHA, PEDRO ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Risk factors associated with drug-resistant tuberculosis in prisons in S-o Paulo State, Brazil (2006-2016). Journal of Infection in Developing Countries , v. 15, p. 1661-1669, 2021.
-
HENRIQUE ARROYO, LUIZ ; YAMAMURA, MELLINA ; CARLOS VIEIRA RAMOS, ANTÔNIO ; TERENCIANI CAMPOY, LAURA ; DE ALMEIDA CRISPIM, JULIANE ; ZAMBONI BERRA, THAIS ; SELES ALVES, LUANA ; MATHIAS ALVES, YAN ; LIMA DOS SANTOS, FELIPE ; LEIDIANNE LIMIRIO SOUZA, LUDMILLA ; TADASHI INOMATA BRUCE, ALEXANDRE ; LEANDRO PINTO DE ANDRADE, HAMILTON ; ROBERTO BOLLELA, VALDES ; TEIXEIRA KRAINSKI, ELIAS ; NUNES, CARLA ; ALEXANDRE ARCÊNCIO, RICARDO . Determinants of multidrug-resistant tuberculosis in São Paulo - Brazil: A multilevel Bayesian analysis of factors associated to individual, community, and access to health services. TROPICAL MEDICINE & INTERNATIONAL HEALTH , v. 00, p. 00, 2020.
-
RAMOS, ANTÔNIO CARLOS VIEIRA ; GOMES, DULCE ; SANTOS NETO, MARCELINO ; BERRA, THAÍS ZAMBONI ; DE ASSIS, IVANELIZA SIMIONATO ; YAMAMURA, MELLINA ; CRISPIM, JULIANE DE ALMEIDA ; MARTORELI JÚNIOR, JOSÉ FRANCISCO ; BRUCE, ALEXANDRE TADASHI INOMATA ; DOS SANTOS, FELIPE LIMA ; SOUZA, LUDMILLA LEIDIANNE LIMIRIO ; ALVES, YAN MATHIAS ; DE ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO ; ARCOVERDE, MARCOS AUGUSTO MORAES ; PIERI, FLÁVIA MENEGUETTI ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Trends and forecasts of leprosy for a hyperendemic city from Brazil?s northeast: Evidence from an eleven-year time-series analysis. PLoS One , v. 15, p. e0237165, 2020.
-
SANTOS, LEONARDO HUNALDO DOS ; YAMAMURA, MELLINA ; SERRA, MARIA APARECIDA ALVES DE OLIVEIRA ; BEZERRA, JANAÍNA MIRANDA ; COSTA, ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS ; SODRÉ, MARIANA BORGES ; ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE ; SANTOS NETO, MARCELINO ; SANTOS, FLORIACY STABNOW ; PASCOAL, LÍVIA MAIA ; GORDON, ARIADNE SIQUEIRA DE ARAÚJO ; FONTOURA, IOLANDA GRAEPP ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE ; PIERI, FLÁVIA MENEGHETI ; DA SILVA, FRANCISCA BÁRBARA GOMES . Deaths by tuberculosis in a priority city for disease control in the Brazilian Northeast: sociodemographic-operational characteristics and vulnerable territories.. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE , v. 10, p. 1/123-1, 2017.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. ; MIRANDA, F.A.N. . PERCEPTION OF THE FAMILY HEALTH STRATEGY PROFESSIONALS IN A HEALTH DISTRICT OF NATAL-RN. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 4, p. 2841-2848, 2012.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; MIRANDA, F.A.N. . TUBERCULOSE: PESQUISAS OPERACIONAIS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 05, p. 2590-2591, 2011.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . TUBERCULOSIS IN THE POPULATIONS OF TWO PRISONS STATE OF RIO GRANDE DO NORTE. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online) , v. 3, p. 2608-2615, 2011.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. . THE ORGANIZATION OF THE DOTS AT A SANITARY DISTRICT OF NATAL/RN, 2009. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 05, p. 1558-1559, 2011.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; PAIVA, I. A. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; MIRANDA, F. A. N. . DEPRESSÃO PUERPERAL: O QUE DIZEM A MÍDIA E A CIÊNCIA. InterScience Place , v. 9, p. 1-13, 2009.
-
SILVA, R.A.R. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; TORRES, G.V. . Perfil epidemiológico de um grupo de mulheres com HIV/AIDS em um hospital de referência para o tratamentoo da AIDS - Natal/RN/Brasil. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 278-281, 2009.
-
SILVA, R.A.R. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; TORRES, G.V. . Perfil epidemiológico de crianças e adolescentes portadores de HIV em um hospital de referência para o tratamento da AIDS - Natal/RN/Brasil. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 282-285, 2009.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; COSTA, Francisca Marta de Lima . Massagem Shantala: o toque como técnica de carinho. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 286-288, 2009.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; SILVA, R.A.R. ; DANTAS, J.C. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Atividades físicas de mulheres no período gestacional: uma revisão.. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 289-292, 2009.
-
SILVA, Flávio César Bezerra ; COSTA, Francisca Marta de Lima ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; FREIRE, Lúcia de Fátima ; MENEZS, R. M. P. ; MACIEL, Patrícia Suerda de Oliveira . Paradigmas que permeiam os modelos de atenção à saúde no Brasil: um ensaio analítico. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 3, p. 460-465, 2009.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa . Tuberculose: implantação do DOTS em algumas Regiões do Brasil: histórico e peculiaridades regionais. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 3, p. 481-483, 2009.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; TORRES, G.V. ; DANTAS, J.C. ; SILVA, R.A.R. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Opinião de Puérperas quanto ao acolhimento no alojamento conjunto de um Maternidade Pública em Natal-RN. Nursing (São Paulo) , v. 12, p. 479-484, 2009.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; PAIVA, I. A. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; MIRANDA, F. A. N. . DEPRESSÃO PUERPERAL: O QUE DIZEM A MÍDIA E A CIÊNCIA. InterScience Place, Revista Eletrônica, p. 1 - 13, 10 set. 2009.
-
SILVA, R.A.R. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; TORRES, G.V. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE UM GRUPO DE MULHERES COM HIV/AIDS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA O TRATAMENTO DA AIDS - NATAL/ RN/ BRASIL. In: VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP, 24° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2009. v. 79. p. 274-277.
-
SILVA, R.A.R. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; TORRES, G.V. . PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORES DE HIV EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA O TRATAMENTO DA AIDS - NATAL/ RN/ BRASIL. In: VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP, 24° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2009. v. 79. p. 282-285.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; SILVA, R.A.R. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; COSTA, Francisca Marta de Lima . MASSAGEM SHANTALA: O TOQUE COMO TÉCNICA DE CARINHO. In: VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP, 24° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2009. v. 79. p. 286-288.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; SILVA, R.A.R. ; DANTAS, J.C. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . ATIVIDADES FÍSICAS DE MULHERES NO PERÍODO GESTACIONAL: UMA REVISÃO. In: VI CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO e VI CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP, 24° CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2009 e VI CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2009. v. 79. p. 289-292.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; FREIRE, Lúcia de Fátima . Integralidade no ensino e na atenção básica. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva., 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009. v. 0. p. 0-0.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; FREIRE, Lúcia de Fátima . Estratégias não farmacológicas no conforto da parturiente.. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009. v. 0. p. 0-0.
-
XIMBINHO, A.A.M. ; SIQUEIRA, M.L. ; PAIVA, R.E.A. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Identificação de sintomáticos respiratórios no Município de São Gonçalo do Amarante, RN ? período de Junho de 2006. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva,, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009. v. 0. p. 0-0.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. . Vivenciando o modelo teórico de enfermagem e Beatriz Beduschi Capella e Maria Tereza Leopardi. In: VIII Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem: trilhando caminhos na construção de uma terminologia brasileira de enfermagem, 2006, João Pessoa. CD-ROM, 2006.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; MORAIS FILHO, L. A. ; JÚNIOR, R. D. ; FREIRE, I.L.S. ; FARIAS, G.M. . Cuidados de enfermagem relacionados ao paciente em hemodiálise: Estudo de caso. In: 58 Congresso Basileiro de Enfermagem - CBEn, 2006, Salvador. CD-ROM, 2006.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. . Percepção dos enfermeiros das unidades hospitalares nos municípios de Natal e Mossoró, RN, acerca da utilização das resultados de pesquisa na prática. In: I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde - SENABS, 2007, Natal. CD-ROM, 2007.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. . Formas de cuidado inegral a portadores crônicos de diabetes na atenção básica: Relato de experiência. In: I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na atenção Básica em Saúde - SENABS, 2007, Natal. CD-ROM, 2007.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. . Percepção dos enfermeiros das unidades hospitalares nos municípios de Natal e Mossoró, RN, acerca da utilização dos resultados de pesquisa na prática. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica - CIC, 2007, Natal. CD-ROM, 2007.
-
LEITE, F. F. O. ; PAIVA, I. A. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; MIRANDA, F. A. N. . Depressão Puerperal: o dito e o não dito na mídia comparado a ciência.. In: 58 Congresso Basileiro de Enfermagem - CBEn, 2006, Salvador. CD-ROM, 2006.
-
PAIVA, I. A. ; LEITE, F. F. O. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; MIRANDA, F. A. N. . Depressão Puerperal: " O nascimento da nossa filha foi como um Tsunami para o nosso casamento".. In: 58 Concresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2006, Salvador. CD-ROM, 2006.
-
REGO, A. M. L. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; MIRANDA, F. A. N. . O papel terapêutico do acadêmico de enfermagem nos cuidados ao portador de transtornos esquizotípicos. In: 58 Congresso Basileiro de Enfermagem - CBEn, 2006, Salvador. CD-ROM, 2006.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. ; MENEZS, R. M. P. ; BRITO, R. S. ; MONTEIRO, A. I. . A prática baseada em evidências como um importante meio para a construção de uma assistência de enfermagem qualificada. In: XVII Congresso de Iniciação Científica - CIC, 2006, Natal. CD-ROM, 2006.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; ENDERS, B. C. ; MONTEIRO, A. I. ; MENEZS, R. M. P. ; BRITO, R. S. . A Prática Baseada em Evidências como um importante meio para a construção de uma assistência de enfermagem qualificada. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2006, Salvador. CD-ROM. Salvador/ BA: ABEn - BA, 2006.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; PAIVA, I. A. ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque de ; LIMA, J. F. V. ; SOUZA, L. O. . A sexualidade em questão: a enfermagem preparando multiplicadores.. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2005, Goiânia. CD-ROM. GOIÂNIA: ABEN-GO, 2005.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; MATIAS, Aline Cristiane de Moura ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque de ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa . Incidência de cesárias em uma maternidade pública: um estudo retrospectivo. In: XX Encontro de enfermagem do nordeste e IV seminário de pesquisa da RENE, 2004, Natal. CD ROM. Natal: ABEN - RN, 2004. p. 245-245.
-
ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE ; RAMOS, A. C. V. ; CRISPIM, J. ; SANTOS NETO, M. ; ARROYO, L. H. ; ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE . Mapeamento das áreas de risco de tuberculose e desfechos no tratamento. ACTA PAUL DE ENFERM , 2020.
-
CRISPIM, J. ; ARROYO, L. H. ; BERRA, T. Z. ; SANTOS, F. L. ; SOUZA, L. L. L. ; ALVES, Y. M. ; RAMOS, A. C. V. ; BRUCE, A. T. I. ; YAMAMURA, M. ; SCHOLZE, A. R. ; ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE ; PIERI, F. M. ; PINTO, I. C. ; PALHA, P. F. ; ARCENCIO, R. A. . Determinants of drug-resistant tuberculosis in prisons in So Paulo State, Brazil: A retrospective cohort study. PLOS ONE , 2020.
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; COSTA, Francisca Marta de Lima ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa . Breve história da mulher e seu corpo. Revista Eletrônica de Enfermagem , 2009.
-
SILVA, R.A.R. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; TORRES, G.V. . Perfil epidemiológico de um grupo de mulheres com HIV/AIDS em um hospital de referência para o tratamento da AIDS - Natal/RN/Brasil. The FIEP Bulletin , 2009.
-
SILVA, R.A.R. ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; TORRES, G.V. . Perfil epidemiológico de crianças e adolescentes portadores de HIV em um hospital de referência para o tratamento da AIDS - Natal/RN/Brasil. The FIEP Bulletin , 2009.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; SILVA, R.A.R. ; DANTAS, J.C. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Atividades físicas de mulheres no período gestacional: uma revisão. The FIEP Bulletin , 2009.
-
DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; SILVA, R.A.R. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; COSTA, Francisca Marta de Lima . Massagem Shantala: o toque como técnica de carinho. The FIEP Bulletin , 2009.
-
ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE ; RAMOS, ACV ; BRUCE, A. T. I. ; SANTOS, F. L. ; ALVES, Y. M. ; SOUZA, L. L. L. ; ARCENCIO, R. A. . Casos de tuberculose e taxas de incidências em cidade do estado do Maranhão: breve perfil ecológico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERRA, T. Z. ; ALVES, Y. M. ; BRUCE, A. T. I. ; ARROYO, L. H. ; ANDRADE, HAMILTON LEANDRO PINTO DE ; ALVES, L. S. ; ARCENCIO, R. A. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA TUBERCULOSE EM RIBEIRÃO PRETO/SP. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . IMPERÍCIA, IMPRUDÊNCIA E NEGLIGÊNCIA COM BASE NO CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . MINICURSO SOBRE FERIDAS E CURATIVOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . MINICURSO 'LIGAÇÕES NANDA, NIC, NOC'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; FREIRE, Lúcia de Fátima . Integralidade no ensino e na atenção à saúde: uma revisão.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
XIMBINHO, A.A.M. ; SIQUEIRA, M.L. ; ENDERS, B. C. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Identificação de sintomáticos respiratórios no Município de São Gonçalo do Amarante, RN ? período de Junho de 2006. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; DAVIM, Rejane Marie Barbosa ; GALVÃO, M.C.B. ; FREIRE, Lúcia de Fátima . Estratégias não farmacológicas no conforto da parturiente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . A sexualidade em questão: enfermagem preparando multiplicadores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Enfermagem no Rio Grande do Norte: (re)visitando a história e apontando caminhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Avaliação sobre a presença de distúrbios comportamentais entre estudantes universitários na área da saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Incidência de cesáreas em uma maternidade pública: um estudo retrospectivo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Atendimento em caso de Parada Cardiorespiratória - Algoritmo Universal - ABCD Primário e secundário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Metodologia da Pesquisa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Biossegurança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de . Administração de Medicamentos e Preceitos Ético-Legais da Profissão. 2007. .
ENDERS, B. C. ; ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; BRITO, R. S. ; MENEZS, R. M. P. ; MONTEIRO, A. I. ; MEDEIROS, S. M. ; SIMPSON, C. A. . Percepção dos enfermeiros das unidades hospitalares nos municípios de Natal e Mossoró, RN, acerca da utilização dos resultados de pesquisa na prática. 2007. (Relatório de pesquisa).
ANDRADE, Hamilton Leandro Pinto de ; OLIVEIRA, Jonas Sâmi Albuquerque de ; PAIVA, I. A. ; LIMA, J. F. V. . DST's/ AIDS, Aborto e Gravidez na adolescência. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático educativo).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
Distribuição espacial da tuberculose, sua relação com os determinantes sociais da saúde e tendência temporal em município com alta endemicidade do Nordeste brasileiro, Descrição: Analisar a distribuição espacial da TB, sua relação com os determinantes sociais da saúde e a tendência temporal da doença em Imperatriz ? MA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Hamilton Leandro Pinto de Andrade - Integrante / ARCÊNCIO, RICARDO ALEXANDRE - Coordenador.
-
2005 - 2007
UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE PESQUISA NA PRÁTICA: estudo com enfermeiros e administradores na atenção básica e hospitalar no Rio Grande do Norte, Descrição: O estudo buscou meios para implantar a prática de enfermagem baseada na evidência nos locais de trabalho. Diagnosticar a situação existente no Estado quanto à utilização, pelos enfermeiros, dos resultados de pesquisa na prática. Estudo descritivo quantitativo, realizado em sete hospitais com 132 enfermeiros. Os enfermeiros, embora valorizem a pesquisa, indicam a necessidade de maior apoio da instituição para uma implementação mais efetiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Hamilton Leandro Pinto de Andrade - Integrante / Bertha Cruz Enders - Coordenador / Akemi Iwata Monteiro - Integrante / Rejane Maria Paiva de Menezs - Integrante / Rosineide Santana de Brito - Integrante / Soraya Maria de Medeiros - Integrante / Clélia Albino Simpson - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências da Saúde. , Campus Universitário s/n, Centro, 59072970 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 000000000
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE CURSO DE GRADUAÇÃO
2008 - 2013
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERNVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente Semiologia, Carga horária: 15
Outras informações:
Ministro aulas das Disciplina Semiologia e Semiotecnica I e II
2009 - 2010
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERNVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador da Disciplina Semiologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuo na referida instituição coordenando assuntos inerentes à Disciplina, com carga horária de 100hs
2008 - 2008
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERNVínculo: Ministrante de curso, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações:
Ministrei curso sobre Administração de medicamentos a profissionais e estudantes de enfermagem
2008 - 2008
Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERNVínculo: Coordenador Adjunto, Enquadramento Funcional: Coordenador Adj. de Enfermagem, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2008 - 08/2013
Ensino, Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministro a Disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
-
02/2009 - 02/2010
Direção e administração, Faculdade de Excelência Profissional Educacional do RN - FATERN.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
06/2008 - 12/2008
Direção e administração, Faculdade de Excelência Profissional Educacional do RN - FATERN.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Enfermagem (Assistente de Coordenação).
-
04/2008 - 05/2008
Treinamentos ministrados , Faculdade de Excelência Profissional Educacional do RN - FATERN.,Treinamentos ministrados, Curso de Adminstração de Medicamentos a profissionais e estudantes de enfermagem
2009 - 2014
Universidade Potiguar, UnPVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministro na referida instituição a Disciplina de Adiministração em Enfermagem (80hs)
2008 - 2008
Universidade Potiguar, UnPVínculo: Preceptor, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento de alunos na qualidade de preceptor nos Hospitais Santa Catarina e Walfredo Gurgel, nos setores de Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico, totalizando 120hs
Atividades
-
02/2009
Ensino, Administração em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministro na referida instituição de ensino superior a Disciplina de Administração em enfermagem (80hs)
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Enfermagem Cirúrgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, acompanhei acadêmicos da graduação em enfermagem nas Disciplinas Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico (120hs)
2009 - 2014
Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do NorteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educador
Outras informações:
Ministro aulas na Disciplina de Semiologia e Semiotécnica (214hs)
2008 - 2008
Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do NorteVínculo: Educador, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuo nessa Instituição ministrando aulas da Disciplina Fundamentos Gerenciais de Enfermagem na Atenção Básica e nos Serviços de Saúde (54hs)
Atividades
-
02/2009
Ensino, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministro na referida instituição a Disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem (214hs)
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministro a Disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Ministrei neste período a Unidade Programática(Disciplina) Fundamentos Gerenciais de Enfermagem na Atenção Básica e nos Serviços de Saúde
2007 - 2008
Escola de Enfermagem Menino JesusVínculo: Docente de aulas teóricas, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 15
Outras informações:
Ministrava aulas dialogadas, assim como elaboração de avaliações, trabalhos, seminários abrangendo as Disciplinas de Saúde Mental, Materno-Infantil e Doenças Transmissíveis.
Atividades
-
12/2007 - 04/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, Doenças Transmissíveis, Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Materno-infantil), Saúde Mental
-
11/2007 - 12/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Preceptoria em Clínica Cirúrgica
2007 - 2007
Centro de Formação Profissional e ServiçosVínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: DOCENTE
Atividades
-
10/2007 - 11/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ministrado curso de Biossegurança ao Curso Técnico de Enfermagem, participando na elaboração de aulas, avaliações e trabalhos.
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Mestre
Outras informações:
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação da Profª Drª Bertha Cruz Enders
2007 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista no projeto "Características do local de trabalho relacionadas aos empecilhos para o uso dos resultados de presquisa na prática dos enfermeiros nos hospitais", sob orientação da Profa Dra Bertha Cruz Enders.
2006 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Participação de atividades de pesquisa relacionadas ao projeto "Utilização dos resultados de pesquisa na prática: estudo com enfermeiros das unidades hospitalares e unidades básicas de Natal e Mossoró", sob orientação da Profª Drª Bertha Cruz Enders.
2006 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista PIBIC no projeto "O modelo de enfermagem obstétrica Midwifery em Natal, RN: uma avaliação do impacto nos contextos de sua implantação", sob orientação da Profa Dra Bertha Cruz Enders.
Atividades
-
03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Linhas de pesquisa
-
07/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão - PROEx.,Atividade de extensão realizada, Participação como aluno voluntário no projeto Criança 2000: Atenção à saúde da criança e do adolescente do Rio Grande do Norte, no qual realizou-se consultas e palestras de enfermagem em diversos municípios de Natal..
-
05/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão - PROEx.,Atividade de extensão realizada, Participação como aluno Bolsista do Projeto de Extensão: A sexualidades em questão - enfermagem preparando multiplicadores, no qual realizou-se diversas paletras e oficinas sobre DST's/ AIDS na comunidade da África, Redinha, Natal-RN..
2006 - 2006
Centro de Saúde Reprodutiva Prof. Leide Morais, Natal, RNVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: EStagiário, Carga horária: 10
Atividades
-
01/2006 - 01/2006
Estágios , Centro de Testagem e Aconselhamento.,Estágio realizado, Participação, enquanto estudante da graduação, de atividades de aconselhamento e ensino acerca das DST's/ AIDS, bem como distribuição de preservativos aos usuários do serviço, devidamente cadastrados.
2000 - 2001
BOOT INFORMÁTICAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrava aulas de informática, bem como elaboração de avaliações, revisões e trabalhos.
Atividades
-
03/2000 - 06/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Atuei nesta instituição ministrando aulas, elaborando avaliações e trabalhos abrangendo diversos softwares
1995 - 1997
Banco do Nordeste do Brasil S/AVínculo: Bolsista estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
07/1995 - 07/1997
Estágios , Banco do Nordeste do Brasil S/A.,Estágio realizado, Atuei nessa instituição no setor escriturário, realizando abertura de conta corrente e poupança, cadastrando financiamentos bancários, consulta SPC e SERASA, dentre outras atividades.
2018 - 2018
Universidade do Sul do MaranhãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior
Outras informações:
Na referida instituição de Ensino Superior - IES, lecionei conteúdos inerentes à Disciplina de Biossegurança nos Serviços de Saúde para estudantes do curso Pós Graduação
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hamilton Leandro Pinto de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?