Rodrigo Martins de Almeida
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) de 11/2022 - atual. Professor na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG) de 07/2018 - 10/2022. Supervisor de Programa de Estágio do curso de Qualificação Profissional em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone (CEEPHM) de 10/2021 - 10/2022. Professor na Faculdade Mato Grosso do Sul (FacSul) de 07/2018 - 03/2021. Professor Adjunto III na Universidade Paulista (UNIP/ASSUPERO) de 01/2015 - 06/2018. Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com início em 2006 e término em 2010. Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG) com início em 2020 e término em 2022. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) pelo Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) com início em 2011 e término em 2013.
Informações coletadas do Lattes em 08/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento
2011 - 2013
Universidade de São Paulo
Título: Estudo de Modelo Hidrodinâmico Unidimensional Aplicado a um Trecho de Canal do Córrego do Gregório em São Carlos, SP
, Ano de Obtenção: 2013.Luisa Fernanda Ribeiro Reis.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Engenharia ambiental
2006 - 2010
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: PERDAS REAIS DE ÁGUA EM TUBULAÇÕES DE PVC
Orientador: Carlos Nobuyoshi Ide
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Retorno Gradual das Atividades - COVID19 (Operações). (Carga horária: 1h). , Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, FESCG, Brasil.
2013 - 2013
Caminho das Águas. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2013 - 2013
Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reser. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2012 - 2012
Cuidando das Águas. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2012 - 2012
Uso do EPANET e SWMM em Projetos de Água e Esgoto. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Comitê de Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2011 - 2011
Português e Redação. (Carga horária: 110h). , Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Projetos de Esgoto com Software Cesg. (Carga horária: 20h). , Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul, IEMS, Brasil.
2009 - 2009
Gestão de Usinas de Álcool e Açúcar. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2009 - 2009
S.S.O. Interagindo com o Sistema de G.I.. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2007 - 2007
Perícia Ambiental. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Mecânica dos Fluídos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação.
Participação em eventos
30° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM EDIFICAÇÕES - ESTUDO DE CASO EM RIBEIRÃO PRETO (SP). 2019. (Congresso).
II Jornada Acadêmica Interdisciplinar da Estácio Campo Grande. 2019. (Seminário).
6th International Conference on Flood Management. Adequacy Proposals for Hydrometric Equipment Setup to Enable Measurements of Water Stages and Velocities in Urban Stream. 2014. (Congresso).
XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.PERDAS REAIS DE ÁGUA EM TUBULAÇÕES DE PVC. 2011. (Simpósio).
I Encuentro Latinoamericano de Estudiantes del Medio Ambiente. 2010. (Encontro).
VIII encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental. 2010. (Encontro).
25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2009. (Congresso).
II Semana de Engenharia Ambiental. 2008. (Seminário).
I Semana de Engenharia Ambiental - Uma Voz em Defesa do Meio Ambiente. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
COSTA, C. A. G.;ALMEIDA, R. M.; CORREA, J. S.. Delimitação de Áreas de Preservação Permanente em Recurso Hídrico Localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
CORREA, J. S.;ALMEIDA, R. M.; CAMPOS, E. G. J.. Dimensionamento de Lagoas de Estabilização para Tratamento de Efluente de Indústria Frigorífica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
ALMEIDA, S. C. C.;ALMEIDA, R. M.; COSTA, L. A.. Importância da Topografia em Atividades de Manutenção na Faixa de Servidão do Gasoduto Bolívia-Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
COSTA, C. A. G.;ALMEIDA, R. M.; CORREA, J. S.. Proteção e Contenção das Margens do Rio Paraná com o Reaproveitamento de Pneus. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
CORREA, J. S.; COSTA, C. A. G.;ALMEIDA, R. M.. Influência das Atividades Antrópicas Sobre as Lagoas e Nascentes nas Proximidades do Morro do Paxixi em Aquidauana/MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
CORREA, J. S.; COSTA, C. A. G.;ALMEIDA, R. M.. Avaliação do Tratamento de Águas Residuárias Oriundas da Produção Agroindustrial no Mato Grosso do Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
COSTA, C. A. G.; CORREA, J. S.;ALMEIDA, R. M.. A Eficiência da Implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), para Usina Sucroalcooleira no Município de Nova Alvorada do Sul - MS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
GARAYO JUNIOR, F. H.; CORREA, J. S.;ALMEIDA, R. M.. Avaliação Temporal da Qualidade da Água Superficial em uma Área de Proteção Ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
ALMEIDA, S. C. C.; MENDES, F. M. L.;ALMEIDA, R. M.. Resíduos da Construção Civil: Geração, Legislação, Destinação e Reciclagem. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
MENDES, F. M. L.; ALMEIDA, S. C. C.;ALMEIDA, R. M.. Segurança do Trabalho: Benefícios ao Empregado e Empregador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
PANISSA, F. A. O.; SANTOS, K. A. M.;ALMEIDA, R. M.; GONCALVES, L. S.. Análise dos Procedimentos de Intervenção e Recuperação nas Manifestações Patológicas do Concreto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mato Grosso do Sul.
OLIVEIRA, W. A.; GIMENEZ, S. G.; SANTOS, K. A. M.; RODRIGUES, F.;ALMEIDA, R. M.; REIS, F. S. B.. Estudo Comparativo em Sistemas de Vedação Interna: Drywall e Alvenaria em Bloco Cerâmico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Mato Grosso do Sul.
SILVA, T. C.; RODRIGUES, S. G.;ALMEIDA, R. M.; SILVA, R. S. G.. Simulação e Caracterização do Abastecimento de Água de Campus Universitário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
PICHINELI, A. C.; RODRIGUES, S. G.;ALMEIDA, R. M.; SILVA, R. S. G.. Análise do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Verificação da Eficácia em Empresa de Saneamento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
ALMEIDA, R. M.; Achtschin, J. O. G.. Zanineli; Eduardo H. Borher; Luís E. Ciquiroli.Estudo da Viabilidade do Aproveitamento de Água de Chuva para Consumo Não Potável na Usina São Martinho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paulista.
ALMEIDA, R. M.; Amancio, M. A.. Elaboração e Análise de Viabilidade de um Sistema para Conforto Térmico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paulista.
ALMEIDA, R. M.; Achtschin, J. O. G.. F. C.; Djalma O. N.; Vitor R. M.; Willian J. A. S..Aproveitamento de Águas Pluviais para Fins Não Potáveis em Edificações - Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paulista.
ALMEIDA, R. M.; SILVA, R. S. G.. Tratamento de Água. 2018. Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
ALMEIDA, R. M.; SILVA, R. S. G.. Tratamento de Água. 2018. Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
ALMEIDA, R. M.; SILVA, R. S. G.. Fenômenos de Transportes. 2018. Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
ALMEIDA, R. M.; SILVA, R. S. G.. Fenômenos de Transportes. 2018. Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.
Orientou
Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Dimensionamento Exemplificado de Rede Coletora de Esgotamento Sanitário; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Viabilidade Ambiental de Aproveitamento de Água Pluvial para Usos não Potáveis em Residências de Padrão Médio no Município de Campo Grande - MS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Captação e Reutilização de Água não Potável para Higienização de Salas de Aula; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Resíduos Sólidos da Construção Civil: Estudo de Caso da Reciclagem e Reutilização em uma Empresa de Campo Grande; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Variação da Captação de Água em Corpos Hídricos no Município de Campo Grande; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Sistemas para Utilização da Água da Chuva para Suprir Tarefas Diárias de Pequenas Residências; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
F; C; ; Djalma O; N; ; Vitor R; M; ; Willian J; A; S; ; Aproveitamento de Águas Pluviais para Fins Não Potáveis em Edificações - Estudo de Caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paulista; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
; Felipe S; ; Guilherme M; ; Gustavo I; ; Renan G; ; Cisternas para Captação da Água da Chuva em Residências; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Paulista; Orientador: Rodrigo Martins de Almeida;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, R. M. . APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM EDIFICAÇÕES - ESTUDO DE CASO EM RIBEIRÃO PRETO (SP). In: XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019.
-
ALMEIDA, R. M. ; Rôdas R. D. ; Ide C. N. ; Reis L. F. R. ; Silva J. B. . Perdas Reais de Água em Tubulações de PVC. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011.
-
ALMEIDA, R. M. . APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM EDIFICAÇÕES - ESTUDO DE CASO EM RIBEIRÃO PRETO (SP). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PICHINELI, A. C. ; SILVA, R. S. G. ; ALMEIDA, R. M. . ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM EMPRESA DE SANEAMENTO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, L. F. F. ; ALMEIDA, R. M. . REÚSO DE ÁGUAS PLUVIAIS - ESTUDO DE CASO EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL DE CAMPO GRANDE/MS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NEGRÃO, A. C ; CAVALCANTI, D. L. O ; ALMEIDA, R. M. ; Reis L. F. R. . Adequacy Proposals for Hydrometric Equipment Setup to Enable Measurements of Water Stages and Velocities in Urban Stream. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, R. M. ; Rôdas R. D. ; Ide C. N. ; Reis L. F. R. ; Silva J. B. . PERDAS REAIS DE ÁGUA EM TUBULAÇÕES DE PVC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Faculdade Estácio de Sá de Campo GrandeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22
2022 - Atual
Centro Estadual de Educação Profissional Hércules MaymoneVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Programa de Estágio, Carga horária: 20
2015 - 2018
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
1) Mecânica dos Fluidos
2) Laboratório de Mecânica dos Fluidos
3) Mecânica dos Fluidos Aplicada
4) Laboratório de Mecânica dos Fluidos Aplicada
5) Hidráulica e Hidrologia
6) Laboratório de Hidráulica e Hidrologia
7) Hidráulica e Hidrologia Aplicada
8) Laboratório de Hidráulica e Hidrologia Aplicada
9) Metrologia (Teórica e prática)
10) Química (Teórica e prática)
2018 - 2021
FACULDADE MATO GROSSO DO SULVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2009 - 2010
Embrapa Gado de CorteVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento e levantamento bibliográfico., Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolvimento e levantamento bibliográfico sobre Compostagem.
Atividades
-
02/2009 - 02/2010
Estágios , EMBRAPA GADO DE CORTE.,Estágio realizado, Levantamento de informações relevantes sobre a Construção de um Banco de Informações sobre Compostagem de Animais na EMBRAPA.
2008 - 2008
Laboratório de Qualidade AmbientalVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Análises de potabilidade d`água., Carga horária: 12
Atividades
-
03/2008 - 09/2008
Estágios , UFMS.,Estágio realizado, Análises tais como: DBO, DQO, OD, OG, NTK, Coliformes, Cor, Turbidez, Condutividade, pH, Sólidos, Fósforo, Nitrogênio, Amônia, e etc.
2012 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista não remunerado, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações:
SHS 411 - Hidrologia 1.
2012 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista remunerado, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações:
SHS 412 - Hidrologia 2.
2010 - 2010
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Padronização de Práticas Hidráulicas., Carga horária: 20
Outras informações:
Confecção de uma apostila para o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento - LENHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul padronizando práticas tais como: Perda de Carga Localizada, Perda de Carga Distribuída, Levantamento de Rugosidade de Tubulações, Bocais e Orifícios, Canais, Pitometria, Levantamento de Curva Característica de Bombas, Associação de Bombas em Série e em Paralelo.
Atividades
-
08/2010 - 12/2010
Estágios , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.,Estágio realizado, Confecção de uma apostila para o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento - LENHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul padronizando práticas tais como: Perda de Carga Localizada, Perda de Carga Distribuída, Levantament.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Martins de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?