Luiz Alves Morais Filho

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (DINTER ? UFSC/UFRN) 2015. Mestrado em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2009). Graduação em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2007). Especialização em urgência Emergência em Enfermagem pela UFRN (2019). Professor Adjunto da Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN) do PEN-UFSC. Atuou como Enfermeiro do pronto socorro do Hospital dos Pescadores/Natal/RN (2009 a 2014). Atuou como Diretor acadêmico da Diretoria Acadêmica da FACISA/UFRN (2015-2018). Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (FACISA/UFRN) em santa Cruz (2018 a 2021).

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDADE

2011 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O ensino do cuidado profissional em urgência/emergência em um curso de graduação em enfermagem do Rio Grande do Norte
Jussara Gue Martini. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Urgência e Emergência. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem e educação.

Mestrado em Enfermagem

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: VIOLÊNCIA OCUPACIONAL CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA. NATAL/RN, 2009,Ano de Obtenção: 2009
Glaucea Maciel de Farias.Palavras-chave: Profissional de Saúde; Enfermagem; AMBIENTE DE TRABALHO; VIOLÊNCIA.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: DIFICULDADES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM PRONTO-SOCORRO NO INTERIOR DO ESTADO
Orientador: Ana Cristina Araujo de Andrade Galvão

Graduação em LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

2008 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em Uma intervenção educativa para profissionais .... (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

cONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2007 - 2007

NEW GENERATION II. (Carga horária: 66h). , MICROLINS, MICROLINS, Brasil.

2006 - 2007

NEW GENERATION I. (Carga horária: 66h). , MICROLINS, MICROLINS, Brasil.

1999 - 2000

ESPANHOL BÁSICO. (Carga horária: 340h). , INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO, IUB, Brasil.

1998 - 1998

WORD E INSTANT ART. (Carga horária: 36h). , SOLUÇÃO INFORMÁTICA, SOLUÇÃO INFOR, Brasil.

1998 - 1998

IMI E WINDOWS. (Carga horária: 36h). , SOLUÇÃO INFORMÁTICA, SOLUÇÃO INFORMÁT, Brasil.

1998 - 1998

EXCEL. (Carga horária: 36h). , SOLUÇÃO INFOMÁTICA, SOLUÇÃO INFOR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Urgência e Emergência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Clínica.

Participação em eventos

11 CONGRESSO PARANAENSE DE CLÍNICA MÉDICA, 3 CONGRESSO PARANAENSE DA LIGA ACADÊMICA DA SBCM/PR E 2 SIMPÓSIO PARANAENSE DE MEDICINA DIAGNÓSTICA E EXAMES COMPLEMENTARES. DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ENFERMEIROS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DIANTE DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER. 2013. (Congresso).

11 CONGRESSO PARANAENSE DE CLÍNICA MÉDICA, 3 CONGRESSO PARANAENSE DA LIGA ACADÊMICA DA SBCM/PR E 2 SIMPÓSIO PARANAENSE DE MEDICINA DIAGNÓSTICA E EXAMES COMPLEMENTARES. A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE COMA DE GLASGOW INFANTIL POR ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL GERAL DE NATAL/RN. 2013. (Congresso).

SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM (17 SENPE). 2013. (Seminário).

CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM (15 CBCENF). IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: DESAFIO PARA A ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

I JORNADA REGIONAL DE ENFERMAGEM.AVALIAÇÃO DE POSTER. 2012. (Outra).

CONGRESSO NORTERIOGRANDENSE DO SAMU. 2011. (Congresso).

II MOSTRA DE CIÊNCIAS, PESQUISA, ARTE, CULTURA E CIDADANIA DA REGIÃO DO TRAIRI (II MADALENA).CAUSAS EXTERNAS. 2011. (Outra).

II MOSTRA DE CIÊNCIAS, PESQUISA, ARTE, CULTURA E CIDADANIA DA REGIÃO DO TRAIRI (II MADALENA).VIOLÊNCIA OCUPACIONAL CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2011. (Outra).

II MOSTRA DE CIÊNCIAS, PESQUISA, ARTE, CULTURA E CIDADANIA DA REGIÃO DO TRAIRI (II MADALENA).MINICURSO - ATUALIZAÇÃO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR. 2011. (Outra).

CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM (13 CBCENF). AVALIAÇÃO DE POSTERES. 2010. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM (13 CBCENF) E DO 7 CONGRESSO NACIONAL DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM. 2010. (Congresso).

JORNADA INTERDISCIPLINAR DE TRAUMATOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 2010. (Outra).

II JORNADA DE URGÊNCIAS CLÍNICAS DO RIO GRANDE DO NORTE. 2009. (Outra).

IV Encontro Regional de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem do Nordeste. 2009. (Encontro).

V Congresso de Hipertensão SBC/DHA. 2008. (Congresso).

59 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2007. (Congresso).

Colóquio - Prática de Enfermagem: Realidade e Novos Caminhos. 2007. (Outra).

Curso de Extenção Universitária em Enfermagem Cardiovascular. 2007. (Outra).

I Congresso Luso-Brasileiro de Medicina Intensiva - Etapa Brasil, V Congresso Pernambucano de Medicina Intensiva e III Sepse Nordeste. 2007. (Congresso).

I Jornada De Saúde da FARN - Neurociência: Novos Rumos para a Saúde. 2007. (Outra).

I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem da Atenção Básica em Saúde. 2007. (Seminário).

VII Congresso da Rede Brasileira de Cooperação em Emergência. 2007. (Congresso).

Fórum de Atenção Perinatal - Como Conduzir a Mobimortalidade Materna e Neonatal e Sífilis Congênita. 2006. (Outra).

II Jornada de Urgência e Emergências do SAMU Natal. 2006. (Outra).

I Jornada de Atualização em Enfermagem. 2006. (Outra).

Seminário de temas atuais - Prescrição de Medicamentos por Enfermeiros: o real e o Legal. 2004. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Liliane Cecília da Silva

BAY JUNIOR, O. G.; MARINHO, C. S. R.;MORAIS FILHO, Luiz Alves. CARACTERIZAÇÃO DAS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS EM UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SAÚDE DA CRIANÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI.

Aluno: Monique Werneck de Carvalho Ribeiro

MARINHO, C. S. R.;MORAIS FILHO, Luiz Alves; MARTINS, Q. C. S.. ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DIRECIONADAS À PESSOA IDOSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN).

Aluno: FRANCIANNE RAYSSA DA ROCHA TEIXEIRA

MARINHO, C. S. R.;MORAIS FILHO, Luiz Alves; BAY JUNIOR, O. G.. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA CONCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN).

Aluno: DIANY MIRELLEY SILVA

ARAUJO, D. V.; ANDRADE, F. B.;MORAIS FILHO, Luiz Alves. SEGURANÇA NO PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS REALIZADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UM SERVIÇO HOSPITALAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN).

Aluno: Ana Gabriella Medeiros de Araújo Lima

BARROS, W. C. T. S.;MORAIS FILHO, Luiz Alves; MARINHO, C. S. R.. ACIDENTES DE TRANSITO E A LEI 11.705/08/ LEI SECA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS ANOS QUE ANTECEDEM E SUCEDEM A SUA PROMULGAÇÃO.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI.

Aluno: LUANA SANTOS FERREIRA

MARINHO, C. S. R.;MORAIS FILHO, Luiz Alves; BAY JUNIOR, O. G.. O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO DE UM HOSPITAL GERAL DE NATAL ACERCA DA ESCALA DE COMA DE GLASGOW INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN).

VALENCA, C. N.; OLIVEIRA, L. P. B. A.; MENEZES, M. L. P. S.;MORAIS FILHO, Luiz Alves. PROFESSOR SUBSTITUTO - ÁREA: PROCESSO DE TRABALHO E SAÚDE - ENFERMAGEM. 2014. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN).

MORAIS FILHO, Luiz Alves. COMISSÃO PARA SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO, NA ÁREA DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE NA MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE. 2011. FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN).

Comissão julgadora das bancas

Glaucea Maciel de Farias

FARIAS, Glaucea Maciel de; NOBREGA, Maria Miriam Lima da; TOURINHO, Francis Solange Vieira; GERMANO, Raimunda Medeiros. Violência ocupacional contra profisisonais de saúde em um hospital de urgência Natal/RN, 2009. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Glaucea Maciel de Farias

FARIAS, Glaucea Maciel de; GERMANO, Raimunda Medeiros;TORRES, Gilson de VasconcelosENDERS, Bertha Cruz. Exame de qualificação: A violência ocupacional da equipe de saúde do atendimento de urgência de um hospital de grande porte, Natal/RN. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Raimunda Medeiros Germano

FARIAS, Glaucea Maciel de; NÓBREGA, Maria Miriam Lima da; TOURINHO, Francis Solange Vieira;GERMANO, Raimunda Medeiros. Violência ocupacional contra profissionais de saúde em um hospital de urgência Natal/RN, 2009. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Elisabeth Kleba da Silva

MARTINI, J. G.; BACKES, V. M. S.;KLEBA, M. E.. O Ensino do Cuidado Profissional em Urgência/Emergência nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Rio Grande do Norte. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vânia Marli Schubert Backes

MARTINI, Jussara GueBACKES, V. M. S.; FARIA, G.M.; SILVA,, M.E.K.; VARGAS, M. A. O.; TOURINHO, F.S.V.. O Ensino do Cuidado profissional em Urgencia/Emergencia em um Curso de Graduação em Enfermagem do rio Grande do Norte. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vânia Marli Schubert Backes

MARTINI, Jussara GueREIBNITZ, Kenya Schmidt; VARGAS, M. A. O.;Backes, Vânia Marli Schubert. O ensino do cuidado profissional urgência/emergência nos cursos de graduação em enfermagem do Rio Grande do Norte. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jussara Gue Martini

MARTINI, J. G.REIBNITZ, K. S.; VARGAS, M. A.;Backes, Vânia Marli Schubert. O ensino do cuidado profissional urgência/emergência em um curso de graduação em enfermagem no Rio Grande do Nortecia nos cursos d. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Bertha Cruz Enders

FARIAS, Glaucea Maciel deTORRES, Gilson Vasconcelos.GERMANO, Raimunda MedeirosENDERS, Bertha Cruz. Exame de Qualificação: A violência ocupacional da equipe de saúde do atendimento de urgência de um hospital de grande porte Natal/RN. 2008. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francis Solange Vieira Tourinho

Farias, GM; Nóbrega, MML;Tourinho, F. S. V.GERMANO, R. M.. Violência Ocupacional contra profissionais de saúde em um hospital de urgência Natal/RN. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francis Solange Vieira Tourinho

MARTINI, J. G.; BACKES, V. M. S.; Farias, GM; KLEBA, M. E.; VARGAS, M. A. O.;TOURINHO, FRANCIS; REIBNITZ, K. S.; VENDRUSCULO, C.. O Ensino do Cuidado Profissional em Urgência/Emergência em um Curso de Graduação em Enfermagem do Rio Grande do Norte. 2015. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Gilson de Vasconcelos Torres

FARIAS, Glaucea Maciel deTORRES, Gilson de VasconcelosGERMANO, Raimunda MedeirosENDERS, Bertha Cruz. Violência ocupacional contra profissionais de saúde em um hospital de urgência. Natal/RN 2009. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas

MARTINI JG; BACKES VMS; FARIA GM; KLEBA ME;VARGAS, M. A. O.; TOURINHO FSV. O ensino do cuidado profissional em urgência/emergência em um curso de graduação em enfermagem do Rio Grande do Norte. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas

VARGAS, M. A. O.; MARTINI JG; Reibnitz K. O ensino do cuidado profissional urgência/emergência nos cursos de graduação em enfermagem do Rio Grande do Norte. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Rita de Cássia Xavier soares

CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL ALUÍZIO BEZERRA - SANTA CRUZ/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN); Orientador: Luiz Alves Morais Filho;

Francisca Adriana Alves Bessa

CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS PELO ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN); Orientador: Luiz Alves Morais Filho;

Murilo Carlson Dantas

CARACTERIZAÇÃO DAS VÍTIMAS POR CAUSAS EXTERNAS ATENDIDAS NO SETOR DE URÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL DR; MARIANO COELHO, CURRAIS NOVOS/RN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN); Orientador: Luiz Alves Morais Filho;

Rafaella Severiano Martins

FATORES DE RISCO RELACIONADOS AOS RECÉM-NASCIDOS E ÀS SUAS MÃES ADOLESCENTES ATENDIDOS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA, EM SANTA CRUZ/RN; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luiz Alves Morais Filho;

Carlos Wilker Dantas Pereira

CARACTERIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS VIVENCIADAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA CIDADE DE CURRAIS NOVOS: uma perspectiva de educação permanente; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luiz Alves Morais Filho;

Foi orientado por

Glaucea Maciel de Farias

Violência Ocupacional contra profissionais de saúde em um hospital de urgência; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Glaucea Maciel de Farias;

Jussara Gue Martini

O ensino do cuidado profissional em Urgência/emergência em um curso de graduação em Enfermagem do rio Grande do Norte; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Jussara Gue Martini;

Jussara Gue Martini

O ensino do cuidado profissional em urgência/emergência nos cursos de graduação em enfermagem do Rio Grande do Norte; 2012; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Jussara Gue Martini;

Ana Cristina Araújo de Andrade

DIFICULDADES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM PRONTO-SOCORRO NO INTERIOR DO ESTADO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Ana Cristina Araújo de Andrade;

Produções bibliográficas

  • MORAIS FILHO, Luiz Alves ; MARTINI, JUSSARA GUE ; LAZZARI, DANIELE DELACANAL ; VARGAS, MARA AMBROSINA DE OLIVEIRA ; BACKES, V. M. S. ; FARIAS, Glaucea Maciel de . ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE URGÊNCIA/ EMERGÊNCIA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 33, p. 1-9, 2018.

  • MORAIS FILHO, LUIZ ALVES ; MARTINI, JUSSARA GUE ; LAZZARI, DANIELE DELACANAL ; VARGAS, MARA AMBROSINA DE OLIVEIRA ; BACKES, VÂNIA MARLI SCHUBERT ; FARIAS, Glaucea Maciel de . URGENCY/EMERGENCY COURSE CONTENT IN THE EDUCATION OF GENERALIST NURSES. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 21, p. e106, 2017.

  • MARINHO, C. S. R. ; LEITE, R. B. ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; MARTINS, Q. C. S. ; VALENCA, C. N. ; BAY JUNIOR, O. G. ; SILVA, I. T. S. ; TAVORA, R. C. O. ; REGO, M. S. F. ; FERNANDES, F. C. G. M. ; SILVA, M. L. P. ; OLIVEIRA, R. F. S. . EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF TRAUMATIC BRAIN INJURY VICTIMS OF A GENERAL HOSPITAL IN A BRAZILIAN CAPITAL. Bioscience Journal , v. 33, p. 779-787, 2017.

  • MORAIS FILHO, Luiz Alves ; MUNIZ, D. M. ; MARINHO, C. S. R. ; BAY JUNIOR, O. G. ; VALENCA, C. N. ; MARTINS, Q. C. S. ; REGO, M. S. F. ; SILVA, M. L. P. ; TAVORA, R. C. O. ; SILVA, I. T. S. ; ARAUJO, M. F. S. ; FERNANDES, F. C. G. M. ; OLIVEIRA, R. F. S. . A Look at the Practice of Risk Classification: Integrative Review. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE , v. 10, p. 1, 2017.

  • MARINHO, C. S. R. ; MENEZES, J. M. ; VALENCA, C. N. ; SILVA, I. T. S. ; ARAUJO, M. F. S. ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; BAY JUNIOR, O. G. ; MARTINS, Q. C. S. ; SILVA, M. L. P. ; TAVORA, R. C. O. ; REGO, M. S. F. ; OLIVEIRA, R. F. S. ; FERNANDES, F. C. G. M. . Quality of Life Assessment of the Wandering Emergency Service Care professionals. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE , v. 9, p. 1-7, 2017.

  • FILHO, LUIZ ALVES MORAIS ; MARTINI, JUSSARA GUE ; VARGAS, MARA AMBROSINA DE OLIVEIRA ; REIBNITZ, KENYA SCHMIDT ; BITENCOURT, JULIA VALERIA DE O. V. ; LAZZARI, DANIELLE . COMPETÊNCIA LEGAL DO ENFERMEIRO NA URGÊNCIA/ EMERGÊNCIA. Enfermagem em Foco , v. 7, p. 18-23, 2016.

  • MORAIS FILHO, Luiz Alves ; MARINHO, C. S. R. ; BACKES, V. M. S. ; MARTINI, J. G. . EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA ARTICULAR ENSINO E SERVIÇO. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene , v. 14, p. 1050-60-1060, 2013.

  • OLIVEIRA, A. C. F. ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; COSTA, Weruska Alcoforado ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; BARROS, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos . FATORES DE RISCO PARA A OCORRÊNCIA DE AFOGAMENTO E A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM NA AÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 221-224, 2010.

  • COSTA, Weruska Alcoforado ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; ROCHA, Karolina de Moura Manso da ; MINEIRO, F. H. G. R. . TERAPIA FARMACOLÓGICA PARA O CONTROLE DA DOR DO CÂNCER. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 229-232, 2010.

  • MORAIS FILHO, Luiz Alves ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; COSTA, Weruska Alcoforado ; LIMA, Pollyana Dantas de ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves . FATORES DE RISCO PARA VIOLÊNCIA OCUPACIONAL CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM SERVIÇO DE URGÊNCIA. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 237-240, 2010.

  • DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; BOTARELLI, F. R. ; LIMA, Pollyana Dantas de . PROCESSO DE CUIDAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA: UMA REFLEXÃO. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 241-244, 2010.

  • FARIAS, Glaucea Maciel de ; LIMA, Pollyana Dantas de ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; MEDEIROS, Rafaela Costa de ; MORAIS FILHO, Luiz Alves . VIVÊNCIAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM A CRIANÇA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO NO HOSPITAL DE PEDIATRIA EM BOA VISTA/RR. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 249-252, 2010.

  • DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; NOBREGA, W. G. ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; MACEDO, E. A. ; FONSECA, P. C. B. ; ENDERS, Bertha Cruz ; MENEZES, Rejane Maria Paiva de ; TORRES, Gilson de Vasconcelos . PARADIGMAS NO CUIDAR EM SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM AS TEORIAS DE ENFERMAGEM: um ensaio analítico. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 4, p. 16-24, 2010.

  • COSTA, Weruska Alcoforado ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; ROCHA, Karolina de Moura Manso da ; MINEIRO, Fátima Haryanne Gomes Rufino . Terapia farmacológica para controle da dor no câncer. The FIEP Bulletin , v. 80, p. 01-05, 2010.

  • FARIAS, Glaucea Maciel de ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; DANTAS, Rodrigo Assis Neves ; ROCHA, Karolina de Moura Manso da . VIOLÊNCIA OCUPACIONAL: SITUAÇÃO DE RISCO A DIGNIDADE E INTEGRIDADE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 4, p. 343-49, 2010.

  • BARROS, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; RAMOS, Cristiane da Silva ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes . Characterization of motorcycle accidents: a study on motorcycle drivers victimized by traffic accidents in Rio Grande do Norte. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 239-242, 2009.

  • FREIRE, Izaura Luzia Silvério ; FARIAS, Glaucea Maciel de ; MELO, Cristiane Ribeiro de ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; ROCHA, Karolina de Moura Manso da . Educational intervention as an instrument for improving care given to patients under mechanical ventilation in an intensive care unit ? Natal/RN.. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 247-250, 2009.

  • FARIAS, Glaucea Maciel de ; BARROS, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos ; RAMOS, Cristiane da Silva ; MORAIS FILHO, Luiz Alves ; FREITAS, Mirna Cristina da Silva . Evaliation of trauma severity on motorcycle drivers involved intraffic accidents attend in a hospital in Natal/RN. The FIEP Bulletin , v. 79, p. 222-229, 2009.

  • FARIAS, Glaucea Maciel de ; BARROS, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos ; ROCHA, Karolina de Moura Manso da ; FREITAS, Mirna Cristina da Silva ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; MORAIS FILHO, Luiz Alves . CARACTERIZAÇÃO DOS CONDUTORES DE MOTOCICLETA VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO ATENDIDOS EM HOSPITAL DE URGÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL. BRASIL. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 4, p. 50-55, 2009.

  • FARIAS, Glaucea Maciel de ; FREITAS, Mirna Cristina da Silva ; ROCHA, Karolina de Moura Manso da ; COSTA, Isabel Karolyne Fernandes ; MORAIS FILHO, Luiz Alves . ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA SEPSE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 4, p. 55-60, 2009.

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    VIOLÊNCIA OCUPACIONAL CONTRA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA, Descrição: Estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido entre abril e maio de 2009, com o objetivo de identificar os tipos de violência ocupacional, sofrida pelos profissionais da equipe de enfermagem e médica, nos últimos 12 meses, em um serviço de urgência hospitalar, em Natal/RN; identificar os setores da urgência onde ocorreram os episódios de violência ocupacional; caracterizar os agressores de cada tipo de violência ocupacional; conhecer os procedimentos adotados após cada ato violento sofrido pelos profissionais da equipe de enfermagem e médica, e conhecer as consequências da violência sofrida pelos profissionais da equipe de enfermagem e médica. A amostra constou de 26 enfermeiros, 95 auxiliares/técnicos de enfermagem e 124 médicos, totalizando 245 profissionais. Os resultados mostraram que 50,61% dos profissionais eram mulheres, entre 41 e 45 anos (22,45%); com pós-graduação(51,43%), casadas (60,82%); 21,22% tinham entre 16 e 20 anos tanto de experiência na profissão como de experiência na urgência; carga horária semanal de trabalho de 40 horas (86,12%); e trabalham tanto no turno diurno como no noturno (70,21%); 27,35% consideram que a violência faz parte da sua profissão e os acompanhantes como importante fator de risco (86,53%); não sabiam informar se no hospital havia um procedimento estabelecido, específico, para o relato de violência ocupacional (45,71%); 73,06% sofreram violência ocupacional nos 12 meses; 70,20% agressão verbal, 24,08% assédio moral, 6,12% agressão física, e 3,67% assédio sexual; 66,67% dos pacientes participaram da violência física; os acompanhantes, do assédio verbal (58,14%); e a equipe de saúde do assédio moral (69,49%); diante dos episódios de violência, 37,65% dos profissionais, contaram o fato para colegas de trabalho; 57,25% tiveram como consequência o estresse; em 4,71% dos episódios os profissionais precisaram ausentar-se do trabalho, resultando em 75 dias de absenteísmo relacionado a violência ocupacional. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Alves Morais Filho - Coordenador / Glaucea Maciel de Farias - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante / Isabel Karolyne Fernandes Costa - Integrante / Karolina de Moura Manso da Rocha - Integrante / Mirna Cristina da Silva Freitas - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Caracterização da violência contra a criança: estudo em Hospital de Pediatria em Boa Vista- RR., Descrição: 8A violência vem sendo considerada um problema de saúde pública, pois cada vez mais esses eventos ocorrem em todas as faixas etárias principalmente entre crianças, configurando uma importante causa de morbimortalidade no mundo. Por esta razão grande número desses indivíduos busca os serviços de saúde para atendimento. Em relação à criança hospitalizada vítima de violências, Martins (2005), ressalta que o profissional que as atende deve estar consciente do seu papel em detectar e saber conduzir as situações de agravo à saúde. Estamos desenvolvendo este estudo tentando compreender a atuação dos profissionais de saúde, durante o processo de cuidar. Pretendemos identificar, de acordo com a vivência de cada profissional de saúde, os tipos de violência na criança hospitalizada; região corpórea atingida e seus agressores. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. A população constará de 235 profissionais, sendo, 07 assistentes sociais, 150 auxiliares e técnicos de enfermagem, 35 enfermeiros, 38 médicos e 05 psicólogos. O tipo de violência mais comum foi a violência física(29%), seguida da negligência (25,80%), e da violência sexual (20,68%); a região corpórea mais atingida foram os membros e a cintura pélvica (26,55%), seguido da cabeça e pescoço (22,94%); 27,72% consideraram a mãe o principal agressor da criança, seguido do pai com (26,36%). A violência mais presente foi a física, a mãe a principal agressora, e os membros e cintura pélvica a região mais atingida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Alves Morais Filho - Integrante / Glaucea Maciel de Farias - Coordenador / Pollyana Dantas de Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2007

    PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E O ÍNDICE DE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Alves Morais Filho - Coordenador / Glaucea Maciel de Farias - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante.

  • 2006 - 2007

    O CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A VÍTIMA DE TRAUMATISMO CRANIO-ENCEFÁLICO (, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Alves Morais Filho - Coordenador / Glaucea Maciel de Farias - Integrante / Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante.

  • 2006 - 2007

    QUALIDADE DE VIDA MEDIDA PELO WHOQOL-BREF: ESTUDO COMPARATIVO DE PACIENTES EM HEMODIÁLISE E PÓS TRANSPLANTE RENAL (PVD - 804-2006), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Alves Morais Filho - Coordenador / Glaucea Maciel de Farias - Integrante / Ana Elza Oliveira de Medonça - Integrante / Rodrigo Assis Neves Dantas - Integrante.

Prêmios

2013

3 LUGAR EM APRESENTAÇÃO ORAL DO TRABALHO: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ENFERMEIROS DA REDE BÁSICA DE SAÚDE DIANTE DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER, 11 CONGRESSO PARANAENSE DE CLINICA MÉDICA DASBCM/PR.

2009

Prêmio Bertha Cruz Enders, recebendo Menção Honrosa ao trabalho intitulado: MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRANSPORTE NO BRASIL: uma revisão de literatura., Pós Graduação de enfermagem da UFRN. IV Encontro Regional de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermag.

2008

Aprovação no concurso para professor substituto da disciplina de semiologia e semiotécnica em enfermagem, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

2008

APROVAÇÃO NO CONCURSO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA DISCIPLINA assistência de enfermasgem na saúde da criança e do adolescente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) Escola de Enfermagem.

2006

APROVAÇÃO NO CONCURSO PARA ENFERMEIRO GERAL, PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. , CAMPUS UNIVERSITÁRIO, BR 101 S/N, LAGOA NOVA, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153772, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO I, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR ACADÊMICO DA FACISA - TITULAR, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSOR ACADÊMICO DA DIRET. ACADÊMICA FACISA, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR ADJUNTO DA DIRET. ACADÊM. DA FACISA, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: VICE-COORDENADOR DO CUR. DE GRAD. ENFERMAGEM, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE II, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR ASSISTENTE I, DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE SAÚDE DO TRAIRI (FACISA)/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - SANTA CRUZ/RN

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Licenciatura em enfermagem, Carga horária: 20

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Contrato provisório, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em enfermagem.

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Outras informações:
Mestrado em enfermagem

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: voluntário de pesquisa PROPESQ, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE PESQUISA PROPESQ, Carga horária: 20

2006 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: MONITOR DE ANATOMIA HUMANA IV, Enquadramento Funcional: MONITORIADE ANATOMIA HUMANA IV, Carga horária: 10

Outras informações:
MONITOR DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA IV

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Acadêmico de Enfermagem, Enquadramento Funcional: estudante

Atividades

  • 08/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE NA MÉDIA COMPLEXIDADE - teórica e prática - ÁREA DE URGÊNCIA NA ENFERMAGEM

  • 03/2011 - 12/2018

    Extensão universitária , FACULDADE DE CIÊNCIA DE SAÚDE DO TRAIRI, .,Atividade de extensão realizada, Educação permanente: ferramenta para a qualidade da assistência de enfermagem nos serviços de urgência e emergência ? Etapa 2011; 2012, 2013; 2014; 215,2017, 2017, 2018..

  • 01/2014 - 06/2014

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE NA MÉDIA COMPLEXIDADE - PRÁTICA IV

  • 01/2013 - 06/2013

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE NA MÉDIA COMPLEXIDADE - CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE NA MÉDIA COMPLEXIDADE

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CST1120.0 - ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE EM ALTA COMPLEXIDADE - T01, CST1120.1 - ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE EM ALTA COMPLEXIDADE - URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - T02

  • 01/2012 - 07/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CST1111 - ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE NA MÉDIA COMPLEXIDADE -

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CST1027 - ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE EM ALTA COMPLEXIDADE - T01 - 2011.2, CST1053 - ESTÁGIO INTEGRADO VI: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE EM ALTA COMPLEXIDADE - T01 - 2011.2

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CST1007 INICIÇÃO AO ESTUDO CIENTIFICO 2011.1- CR: 2, CST1026 SEMINÁRIO DE PESQUISA I 2011.1 - CR:2

  • 10/2010 - 03/2011

    Outras atividades técnico-científicas , FACULDADE DE CIÊNCIA DE SAÚDE DO TRAIRI, FACULDADE DE CIÊNCIA DE SAÚDE DO TRAIRI.,Atividade realizada, Membro do COMITÊ AD HOC da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFRN.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CST1027 ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE EM ALTA COMPLEXIDADE 2010.2 - CR:6, CST1053 - ESTÁGIO INTEGRADO VI: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE EM ALTA COMPLEXIDADE 2010.2 - CR:15

  • 02/2009 - 07/2010

    Ensino, ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENF5004 SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM 2009.1; 2009.2; 2010.1, ENF7001 ESTÁGIO INTEGRADO I: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DA ENFERMAGEM: 2009.1; 2009.2; 2010.1

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENF0203 SEMIOLOGIA E SEMIOTECNICA EM ENFERMAGEM 2008.2

2009 - 2014

Prefeitura de Natal/RN. Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuei como enfermeiro no pronto-socorro do Hospital dos Pescadores de abril de 2009 a junho de 2014