Cláudio Mendes Júnior
Especialista em Processo penal pela Unifor (Universidade de Fortaleza - 2002), e em Direito Penal e Criminologia pela UNINTER (2016) e graduado em Direito por essa Universidade (2001). Docente universitário e de cursos preparatórios para concursos públicos com experiência em direito público, com ênfase em direito Constitucional, Penal, Penitenciário (execução penal), Processual penal e administrativo. Magistrado do Tribunal de justiça do Rio Grande do Norte e titular da 3ª Vara Criminal de Mossoró (2004), designado para Vara de Execuções Penais de Mossoró e Juiz eleitoral da 34ª Zona Eleitoral do TRE-RN. Ex- Oficial de Justiça avaliador do Tribunal de Justiça do Ceará (1996-2004). Atualmente é professor da pós graudação (Especialização) da Universidade Potiguar (UNP - Mossoró) onde leciona as cadeiras de Processo Penal e Execução penal. Autor de dois livros jurídicos pela editora Juruá-PR. Palestrante de temas relacionados ao Direito penal, processo penal e Execução penal. Docente da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (ESMARN) e da Pós Graduação da Universidade Potiguar -UNP (Campus Mossoró). Membro do Grupo de apoio à execução penal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e do Projeto Novos Rumos da Execução penal , do mesmo Tribunal. Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS) e da Academia Mossoroense de letras Jurídicas (AMLJ), associado ao IBCCRIM.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em direito penal e criminologia
2015 - 2016
Centro Universitário Internacional
Título: A INFLUÊNCIA DO DIREITO PENAL DO AUTOR QUANDO DA AQUILATACAO DA CIRCUSNTANCIA JUDICIAL DA CULPABILIDADE NA DOSIMETRIA DA PENA
Orientador: SONIA DE OLIVEIRA
Especialização em Especialização Processo Penal
2001 - 2002
Universidade de Fortaleza
Título: Juizados Especiais Criminais
Formação complementar
2015 - 2015
Execução Penal. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Formação de Magistrados, ENFAM, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Penal.
Participação em eventos
VI Forum de debates sobre o sistema penitenciário local.Audiencia de Custódia - aspectos críticos. 2015. (Outra).
XXII FORUM CIENCIA PENAL - MINISTÉRIO PÚBLICO CEARÁ.VISÃO CONSTITUCIONAL DA DOSIMETRIA DA PENA - ASPECTOS CRÍTICOS. 2015. (Outra).
III SEMANA JURÍDICA DA UFERSA.A REALIDADE DO SISTEMA PENITENCIÁRIO POTIGUAR. 2014. (Seminário).
O REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO E O DEVIDO PROCESSO LEGAL.O REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO E O DEVIDO PROCESSO LEGAL. 2010. (Seminário).
Palestra sobre Novo sistema de prisões cautelares - UNP-Mossoró. PRISÕES CAUTELARES E LIBERDADE PROVISÓRIA. 2010. (Exposição).
Participação em bancas
BAUMANN, C.; AUGUSTO, C.;MENDES JÚNIOR, CLÁUDIO. A SITUAÇÃO PENITENCIÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE À LUZ DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi.
Produções bibliográficas
-
MENDES JÚNIOR, CLÁUDIO . DA DOSIMETRIA DO REGIME INICIAL DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO. Revista do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte , v. XLV, p. 143-183, 2014.
-
MENDES JÚNIOR, C. . SENTENÇA PENAL E DOSIMETRIA DA PENA - TEORIA E PRÁTICA. 1. ed. CURITIBA: JURUA, 2014. v. 1. 366p .
-
MENDES JÚNIOR, C. . EXECUÇÃO PENAL E DIREITOS HUMANOS PRA PROVAS E CONCURSOS. 2. ed. CURITIBA: JURUÁ, 2013. v. 01. 304p .
-
MENDES JÚNIOR, C. . A situação dos presos provisórios no Brasil. O MOSSOROENSE, Mossoró-RN, p. 02 - 02, 27 set. 2015.
-
MENDES JÚNIOR, C. . O projeto releitura. O MOSSOROENSE, Mossoró-RN, p. 02 - 02, 20 set. 2015.
Prêmios
2013
Título de Cidadão Mossoroense, Câmara de vereadores de Mossoró.
2012
Título de Cidadão Tibauense, Câmara de vereadores de Tibau-RN.
2009
Título de Cidadão Caraubense, Câmara de vereadores de Caraúbas-RN.
2005
Medalha de Honra ao mérito do Judiciário, Câmara de vereadores de Mossoró.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte. , Alameda das Carnaubeiras, Presidente Costa e Silva, 59625410 - Mossoró, RN - Brasil, Telefone: (84) 33157100, Ramal: 7201, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Faculdade de Ciencias e Tecnologia Mater ChristiVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 20
Outras informações:
Leciona cadeiras de Processo penal e Execução penal no curso de Direito
2004 - Atual
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Magistrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Magistrado de 3ª Vara Criminal de Mossoró-RN
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudio Mendes Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?