Lucas Caetano Vivoni da Silva

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, concluído em 2023. Bacharelado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluído em 2022. Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ/CEFETEQ), concluído em 2015. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Processos Industriais e Controle de Qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

2022 - 2023

Universidade Estácio de Sá
Título: Não se aplica

Graduação em Engenharia Química

2015 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise HAZOP orientada por grafos
Orientador: KESE PONTES FREITAS ALBERTON

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2011 - 2015

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Lanxess Elastomeros do Brasil

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: Analista Químico, Carga horária: 30

Outras informações:
Experiência em análises químicas para o laboratório da estação de tratamento de rejeitos industriais (ETRI/ETE) e para o laboratório da estação de tratamento de água (ETA). Controle de Qualidade para os laboratórios da Produção (Matéria-prima e Produto acabado).

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista Químico, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica na empresa IFRJ - Campus Duque de Caxias em convênio com a Petrobras por meio do Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) com o tema: "Metodologia de análise do peso molecular de polímeros utilizando a cromatografia de permeação em gel".

2017 - 2020

Centro de Excelência em Gás Natural

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 40

2020 - 2021

Laboratório de Surfactantes e Sistemas Associativos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Análises físico-químicas para os laboratórios de surfactantes. Pesquisa e desenvolvimento com géis nanopoliméricos.

2023 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Inov. e Operações Farmacêuticas, Carga horária: 40

Outras informações:
Transferência de tecnologia; desenvolvimento de metodologia; validação analítica; elaboração de relatórios técnicos; integridade de dados; verificação de audit trail; gerenciamento de softwares de laboratório a nível suporte; usuário-chave LIMS; preenchimento de laudos analíticos; análises físico-químicas.

2021 - 2023

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Inovações e Op. Farmacêutica, Carga horária: 40

Outras informações:
Oferecer suporte ao Setor de Apoio a pesquisa; transferência de tecnologia; desenvolvimento de metodologia; validação; qualificação; elaboração de relatórios técnicos; preenchimento de laudos analíticos; análises físico-químicas e instrumental; preparo e padronização de soluções; controle de qualidade da vacina do Covid-19.