Ionildes Costa Da Silva Barreto

Lecionou na Escola Municipal Apolinário Ferreira Borges do ensino fundamental ,Professora na educação infantil da Escola Municipal Antonia Souza de Santana. Programa Agente da Educação da Educação pela Prefeitura de Salvador- SEMED. Tem experiência na área de Pedagogica, com ênfase em Educação, Biblioteca, Contação de História, atuando principalmente no seguinte tema: monitora voluntária.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em BACHARELADO EM SEGURANÇA PÚBLICA

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colégio Estadual Regina Simões

Formação complementar

2015 - 2016

Extensão universitária em GREDHI. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual da Bahia, UNEB, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Prevenção dos problemas relacionados as Drogas. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Currículo e Interculturalidade. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual da Bahia, UNEB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professor.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ..

Organização de eventos

BARRETO, I. C. S. . II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos. 2015. (Outro).

BARRETO, I. C. S. . II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos. 2015. (Outro).

BARRETO, I. C. S. . VI Encontro de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte Nordeste. 2014. (Exposição).

BARRETO, I. C. S. . VI Encontro de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte Nordeste. 2014. (Exposição).

BARRETO, I. C. S. . VI Encontro de Editores de Periódicos da Área de Educação das Regiões Norte Nordeste. 2014. (Exposição).

BARRETO, I. C. S. . V SIALA/Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas. 2014. (Outro).

BARRETO, I. C. S. . I Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Outro).

BARRETO, I. C. S. . III Ciclo de Palestras sobre Educação Municipal. 2014. (Outro).

BARRETO, I. C. S. . VII Jornada de Incentivo a Pesquisa e Extensão (JOINPE). 2014. (Outro).

Participação em eventos

V Seminário de Educação Bilíngue para Surdos. 2015. (Seminário).

Curso de Capacitação para Auxiliar de Bibliotecas Públicas. 2014. (Encontro).

Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas.Capacitação para Conselheiros e Lideranças. 2014. (Outra).

Estratégia de Combate a Homofobia na Educação. 2014. (Outra).

II Seminário de Educação e Tecnologia. 2014. (Seminário).

II Seminário de Educação e Tecnologia Uso e Produção de Mídias nas Escolas. 2014. (Seminário).

II Seminário de Educação e Tecnologia Uso e Produção de Mídias nas Escolas. 2014. (Seminário).

Projeto de Desenvolvimento da Brinquedoteca Paulo Freire.Monitoria de Extensão. 2014. (Outra).

V Seminário Regional da Rede Estrado. 2014. (Seminário).

V Workshop de Educação Científica da Bahia. 2014. (Seminário).

1º Ciclo de Palestras Políticas Públicas. 2013. (Seminário).

Curso Básico do Sistema Braille - NEDE. 2013. (Outra).

III Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras. 2013. (Seminário).

II Seminário de Assistência Estudantil da Uebas. 2013. (Seminário).

IV Simpósio Estadual de Representações Sociais. 2013. (Simpósio).

Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão. 2013. (Seminário).

V Fórum Internacional de Inovação e Criatividade. 2013. (Outra).

VII ENELUD. 2013. (Outra).

Curso de Informática com Leitor de Tela - SENAI. 2012. (Outra).

Curso Inglês Aplicado - SENAI. 2012. (Outra).

I Unebrinque na Brinquedoteca Paulo Freire. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BARRETO, I. C. S. . PROJETO BAÚ DE LEITURAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BARRETO, I. C. S. . Escola Que Dá Certo. 2014. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    O USO DO BAÚ DE LEITURAS COMO ESTRATEGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA EJA, Descrição: A PESQUISA RESSALVA O USO DESTA FERRAMENTA O BAÚ DE LEITURAS, UTILIZANDO COMO MEDIADOR , EXPERIMENTAÇÃO E VISUALIZAÇÃO AO SER INCLUÍDO EM SALA DE AULA, O ALUNO DA EJA, PODERÁ REALIZAR DESCOBERTAS E COMPREENDER O CONTEÚDO ABORDADO EM SALA DE AULA,O USO DESSE RECURSO PODE ENRIQUECER, ALIADA NO COTIDIANO ESCOLAR, EM PARTICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ionildes Costa Da Silva Barreto - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    TEMA INCLUSÃO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR, Descrição: ESTA INICIATIVA PARTE DA CONSTATAÇÃO DE QUE A REALIDADE DAS ESCOLA PÚBLICAS MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO NÃO UTILIZA OS COMPUTADORES EM SALA DE AULA, OU SEUS LABORATÓRIOS DE INFORMATICA NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DEIXANDO UM ESPAÇO DE OCIOSIDADE E VAZIO, NESSE SENTIDO A PRETENSÃO DE IMPLEMENTAR TICs, E BUSCAR CAMINHOS QUE TRANSFORME A EDUCAÇÃO, LIGANDO OS COMPUTADORES EM SALA DE AULA. UTILIZANDO COM OBJETIVOS DEFINIDOS, A SERVIÇOS DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO, OS COMPUTADORES DEVEM SER LIGADOS E ADAPTADOS PARA SERVIR FINS EDUCACIONAIS. ESTA INICIATIVA PARTE DA CONSTATAÇÃO QUE AS ESCOLAS PÚBLICAS,SITUADAS NO MUNICÍPIO DE SIMÕES FILHO,ELA PRECISAR ESTAR IMPLANTADA EM UM PROJETO,COM A INTENÇÃO DE UTILIZAR A ESCOLA COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM.,. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Ionildes Costa Da Silva Barreto - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAL DE SIMÔES FILHO

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Escola Municipal Roberto Santos

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Escola Municipal Antonia Souza de Santana

Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalho com Educação Infantil, ciclo 4 com lúdicidade, interatividade e entre outros.

2013 - 2013

Escola Municipal Profª Hermelina Souza

Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Séries Iniciais, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Estagiária de Séries Iniciais, regente de todas as disciplinas.

2016 - Atual

ESCOLA MUNICIPAL APOLINÁRIO FERREIRA BORGES

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIA, Carga horária: 20

Outras informações:
TRABALHEI COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 5 ANO, NO TURNO MATUTINO, COM UMA TURMA DE 38 ALUNOS, FOI MARAVILHOSA A EXPERIENCIA, FIZEMOS, CRIAMOS, INVENTAMOS, PROJETOS EM SALA DE AULA BEM LÚDICA E DIFERENCIADA.

2017 - Atual

ESCOLA MUNICIPAL ODETE CONCEIÇÃO DE JESUS

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIA, Carga horária: 20

Outras informações:
LECIONEI COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 ANO, SENDO QUE NA SALA DE AULA EXISTIA DUAS CRIANÇAS ESPECIAL, FOI UMA EXPERIENCIA DIFERENCIADA E DE APRENDIZADO, OS ALUNOS ERAM CONFLITANTES, AGRESSIVOS E BASTANTE INQUIETOS, POR VÁRIOS MOTIVOS, ´ALGUNS TINHA PAIS QUE FORAM PRESOS, OUTROS TINHA PAIS QUE ERA ANALFABETOS, PASSARAM QUASE O SEMESTRE TODO SEM PROFESSOR, FIQUEI SOMENTE NO FINAL DO SEMESTRE, MAIS DEU PARA FAZER UM TRABALHO BACANA E BONITO COM A TURMA.