Laura Robbe Wessel Bender

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) - 2014, Formação em Acompanhamento Terapêutico pela Grupo ContA.T.o - 2015, e Formação como Técnica em Dança pela Escola Técnica Estadual de Artes (ETEC) - 2017. Principal linha de atuação pautada na interface arte, corpo e clínica. Atua como Terapeuta Ocupacional no CAPS Itapeva (Centro de Atenção Psicossocial - Prof. Luís da Rocha Cerqueira). Atuou como Terapeuta Ocupacional na área de Geriatria e Gerontologia em casas de repouso e no serviço de parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde no Centro Dia para Idosos, `Residência Inclusiva` e `ABADS` (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social); como coordenadora de grupos no Núcleo Morungaba, Hospital Dia A Casa, e Associação Nova Transformar; e como acompanhante terapêutica com ênfase em saúde mental, pessoas com deficiência e idosos no Serviço Residencial Terapêutico Perdizes II e outros locais. Experiência como estagiária na Associazione Olinda Onlus na cidade de Milão, Itália (2019) - Associação que trabalha na construção ao acesso de direitos de cidadania na interface arte, gastronomia e saúde mental, no qual foi possível ter uma aproximação a diversos dispositivos clínicos em diferentes esferas políticas de saúde e inserção social em uma outra cultura. Experiência internacional (Itália) como voluntária em comunidades, fazendas ecológicas, ecovilas e centros de pesquisa para construção de uma sociedade mais sustentável e plural através do programa internacional World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF) e outros meios de acesso ao conhecimento, vivências e diferentes culturas.

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Terapia Ocupacional

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Estudo das experiências corporais dos estudantes de Terapia Ocupacional durante a formação na graduação: intervenções e reflexões
Orientador: Eliane Dias de Castro
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Dança

2016 - 2017

Escola Técnica Estadual de Artes

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Nossa Senhora de Sion

Ensino Fundamental (1º grau)

2002 - 2004

Escola Projeto Vida

Formação complementar

2021 -

Especialização em Arteterapia. (Carga horária: 624h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2020 -

Naturopatia, Terapias Holisticas e Massoterapia. (Carga horária: 500h). , Escola Humaniversidade Holistica, HUMANIVERSIDADE, Brasil.

2020 - 2020

Fitoterapia Aplicada da Farmacia da Natureza. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2020 - 2020

Plano de Biótipos de Cura. (Carga horária: 30h). , Tamera - Centro de Investigação e Educação para a Paz, TAMERA, Portugal.

2019 - 2019

Tirocionio Olinda Onlus. (Carga horária: 150h). , Associazione Olinda Onlus, OLINDA, Itália.

2018 - 2018

Curso de Formação de Doulas. (Carga horária: 32h). , Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, GAMA, Brasil.

2017 - 2017

Dança Circular em Cadeiras. (Carga horária: 10h). , Dança CIrcular, DANÇA CIRCULAR, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação em Acompanhamento Terapêutico. (Carga horária: 160h). , Grupo ContA.T.o, CONTA.T.O, Brasil.

2014 - 2015

Formação na abordagem corporal ?Conversa Tátil¨. (Carga horária: 128h). , Conversa Tátil - Massoterapia, CONVERSA TÁTIL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Participação em eventos

1o Encontro de Acompanhamento Terapêutico no Cerrado.Acompanhamento Terapêutico e sua potencialidade antifascista na micropolítica. 2020. (Encontro).

Disabilità Mentale e Lavoro in Lombardia - URASAM Lombardia. 2019. (Seminário).

Acompanhamento Terapêtico e Terapia Ocupacional: aproximações e singularidades. 2017. (Seminário).

Simpósio de Saúde e Bem Estar para Profissionais de Saúde do Grupo Técnico Interprofissional - GTI. 2017. (Simpósio).

XI Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico. 2017. (Congresso).

X Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional - Por uma Política Municipal de Interface: a experiência do GT Artes, Saúde e Cultura. 2017. (Seminário).

Corpo, canto e tradição. 2016. (Oficina).

Dança e Cura na Religião Umbandista. 2016. (Seminário).

Maracatu Rural. 2016. (Oficina).

Oficina de Capoeira, Maculelê e Samba de Roda. 2016. (Oficina).

Seminário Internacional de Pesquisas Poéticas e Políticas do Sensível. 2015. (Seminário).

Terceiro Simpósio de Acompanhamento Terapêutico (AT), Saúde Pública e Educação. 2015. (Simpósio).

Curso de Extensão Cultural da Escola SP de Teatro: Dança sem Limites.Dança sem Limites. 2014. (Outra).

VI Semanário de Pesquisa do Laboratório de Estudo e Pesquisa Arte, Coropo e Terapia Ocupacional Linhas Erraticas(das redes em Fernand Deligny). 2014. (Seminário).

3 Simpósio Apender com Cultura e Extensão.Acordar-se: espaço de expressão e experimentação artística. 2013. (Simpósio).

IV Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudo e Pesquisa: Arte, Corpo e Terapia Ocupaconal. 2013. (Seminário).

V Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudo e Pesquisa: Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.Arte Contemporânea e suas extensões. 2013. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro - Terapia Ocupacional e Políticas Públicas: diretrizes, compromissos e ações. Acordar-se: espaço de expressão e experimentação artística. 2013. (Congresso).

X Jornada Acadêmica do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.Acordar-se: espaço de expressão e experimentação artística. 2013. (Outra).

II Curso Introdutório MadAlegria. 2012. (Outra).

I Seminário de Integração do Núcleo de Terapia Ocupacional FMUSP e HCFMUSP. 2012. (Seminário).

IX Jornada Acadêmica do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.Acordar-se: espaço de expressão e experimentação corporal. 2012. (Outra).

Encontro: Ayahuasca e o Tratamento da Dependência. 2011. (Encontro).

III Encontro de estudantes de Terapia Ocupacional do Sudoeste (ERESTO).Discutindo a sociedade e o papel da Terapia Ocupacional. 2011. (Encontro).

Palestra: Como trabalhar em comunidade?. 2011. (Outra).

Palestra: Ética e Informação; Políticas Públicas e Programa Equilíbrio. 2011. (Outra).

Palestra: O que é extensão?. 2011. (Outra).

VIII Jornada Acadêmica do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2011. (Outra).

Palestra: Abordagem e trabalhos com grupos. 2010. (Outra).

Palestra: Participação Popular e Educação em Saúde. 2010. (Outra).

VII Jornada Acadêmica do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2010. (Outra).

XIV Curso Introdutório à Liga de Geriatria e Gerontologia. 2010. (Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Centro Dia para Idosos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 32

Outras informações:
Serviço desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria da Saúde, atende idosos em situação de vulnerabilidade social com grau de dependência física e/ou cognitiva. Apresenta equipe multidisciplinar (Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição, Enfermagem e Psicologia) e a população atendida tem a possibilidade de passar o dia recebendo cuidados especiais. A atuação profissional neste serviço como terapeuta ocupacional se deu desde a implementação do projeto com elaboração de PTS (projeto terapêutico singular) de cada idoso, construção de atividades individuais e oficinas coletivas, construção de vínculo e conversas com familiares e cuidadores, orientação de cuidado aos cuidadores sociais, elaboração de relatórios, reuniões periódicas com a equipe e com outros dispositivos clínicos, bem como supervisão com um profissional habilitado para toda a equipe profissional do serviço.

2017 - 2017

Núcleo Morungaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 4

Outras informações:
Como mediadora, coordenou o grupo Jogos e Histórias no Núcleo Morungaba. Realização de oficinas semanais com jovens com deficiência física e intelectual, explorando e potencializando espaços de criação através da expressão corporal, contação de histórias e produção de desenhos e outras formas de expressão artística a partir de algum estímulo em grupo, buscando o autoconhecimento e a construção de vínculos. Utilização de bases teórico-práticas das áreas do Teatro, Dança e da Terapia Ocupacional. Participação como voluntária no Projeto Social Carta e Livro com grupo de idosos em situação de vulnerabilidade e na orientação de estudantes estagiários de Psicologia na composição do projeto. Carta e Livro consiste na troca de dez cartas, ao longo de três meses, entre pessoas que não se conhecem; o objetivo é incentivar e dar sentido à leitura e à escrita, criar vínculos significativos e ter contato com a variedade de experiências que resulta na troca entre as pessoas e suas diversas histórias de vida. O projeto finaliza com um grande encontro entre todas as pessoas que se corresponderam entre si.

2016 - 2016

Hospital Dia - A Casa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 4

Outras informações:
Terapeuta Ocupacional e co-oordenadora no Grupo de Terapia Ocupacional do Hospital Dia - A Casa - instituição especializada em Saúde Mental. Realização de grupo de atividades terapêuticas semanal e acompanhamentos individuais. Realização de reunião clínica em grupo semanal, supervisão clínica mensal e reuniões com a equipe de referência após cada término do grupo de atividades. Desenvolvimento de atividades baseadas a patir das demandas individuais e do grupo, como atividades de expressão artística, culinária, expressão corporal, conversas e sessão de filmes.

2015 - 2016

Lar de Idosos Morada Primavera

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 9

Outras informações:
Terapeuta Ocupacional em uma casa de repouso com 17 residentes. Elaboração de relatórios individuais, atividades terapêuticas em grupo e específicas a partir da história de cada idoso, como jogos, expressão corporal e artística, sessão de filmes, discussão sobre temas atuais, conversas com familiares e cuidadores, festas e encontros temáticos. Atividades baseadas em referências teórico-práticas do Teatro e da Dança.

2016 - 2016

Associação Nova Transformar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Oficineira, Carga horária: 3

Outras informações:
Atuação como mediadora e coordenadora de um dos grupos de atividades proporcionado pela Associação Nova Transformar. Elaboração, realização e condução de atividades de grupo semanal, explorando a percepção sensorial e artística junto aos participantes durante os laboratórios de atividades para jovens com deficiência física e intelectual. Referências teórico-práticas baseadas do Teatro e da Dança.

2020 - 2020

Residência Inclusiva Perolas do Bom Jesus dos Passos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

2021 - 2021

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como terapeuta ocupacional do projeto GIFA (Grupo Interdisciplinar à Família Autista) da ABADS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social). Execução de atividades de estimulação cognitiva a crianças com diagnóstico de TEA de 4 a 12 anos, orientação a familiares, orientação de cuidadores/apoiadores sociais, reuniões de equipe e articulação de rede, e elaboração de projetos terapêuticos individuais de acordo com a demanda da criança e seu contexto.

2021 - Atual

Centro de Atenção Psicossocial - Itapeva (Prof. Luis da Rocha Cerqueira)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como terapeuta ocupacional em equipe multidisciplinar no CAPS Itapeva (CAPS II) atendendo adultos em sofrimento psíquico. Elaboração de PTS (projeto terapêutico singular), atendimentos individuais, grupais e familiares, articulação de rede, participação em reuniões, orientação de TCC para profissionais em processo de especialização na Instituição, coordenação de grupos e atividades grupais e individuais, realização de visitas domiciliares, dentre outras funções.