Gustavo Naves Franco

Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ex-diretor da Escola de Letras da Unirio (quadriênio 2016-2020). Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas e tem artigos e ensaios publicados nas áreas de Literatura Comparada, História Literária, Linguagens Simbólicas e Práticas de Escrita e Leitura.

Informações coletadas do Lattes em 28/05/2022

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em História Social da Cultura

2005 - 2009

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: As Formas da Infâmia: política e estética na obra de Jorge Luis Borges (1921-1955)
Ricardo Augusto Benzaquen de Araújo. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Jorge Luis Borges; Literatura Argentina; História Cultural - sec. XX; Modernismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Mestrado em História Social da Cultura

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Os Gestos do Desejo: modernidade e forma nos contos de Julio Cortázar,Ano de Obtenção: 2005
Ricardo Augusto Benzaquen de Araújo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Julio Cortázar; Literatura Argentina; História Cultural - sec. XX.

Graduação em História

1998 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais
Orientador: Heloísa Starling

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Historiografia Literária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.

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Organização de eventos

TEIXEIRA, F. C. ; MELLO, L. L. S. ; KLEIN, K. F. ; FRANCO, G. N. . I Seminário Reinvenções da Narrativa. 2018. (Congresso).

ALENCAR, M. S. M. ; ALMEIDA, M. C.l ; SILVESTRES, C. M. ; DIAS, M. R. ; GUBERFAIN, J. C. ; CHUERI, L. V. ; SILVEIRA, R. I. ; DIAS, J. S. ; FRANCO, G. N. . TEDx Unirio. 2018. (Outro).

LIMA, M. R. ; GARDEL, A. ; VILHENA, L. ; MUNK, L. ; SILVA, D. N. ; FRANCO, G. N. . I Semana Interdisciplinar da Escola de Letras: Cartografias do Contemporâneo. 2012. (Congresso).

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Participação em eventos

Colóquio 10 Anos da Escola de Letras da Unirio.Cartas na manga: Caminha & Cia. 2020. (Seminário).

I Semana de Letras da Unirio.Desafios Contemporâneos da Universidade Pública Brasileira. 2018. (Outra).

Reinvenções da Narrativa.Narrativas Seriadas e Temporalidades Alternativas. 2018. (Seminário).

X SNHH.Complexidade, Politeísmo e Cotidiano Acadêmico. 2018. (Seminário).

Palestra organizada pelo Grupo de Pesquisa em História Ética e a e Política (GHEP/UFOP).Fragilidade e Vitalidade: aspectos do trágico na obra de Alice Munro. 2017. (Outra).

II Conference of the International Network for Theory Of History. Vitae Magistra Stories: the practical wisdom of Lorrie Moore. 2016. (Congresso).

I Seminário de Pesquisa da Escola de Letras.Modos Ficcionais e Historicidade nas Literaturas do Brasil e dos EUA na final do século XX (1970-2001). 2016. (Seminário).

XI Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Mesa Produção Literária III. 2016. (Outra).

Literatura e Fronteiras: Filosofia. História, Crítica.Minutos de Sabedoria: ironia e sinceridade na obra de Lorrie Moore. 2015. (Simpósio).

X Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Debatedor na mesa. 2015. (Outra).

FITU - Festival Integrado de Teatro da Unirio.Textualidades Possíveis. 2014. (Simpósio).

IX Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Mesa História e LIteratura. 2014. (Oficina).

VIII Seminário Brasileiro de História da Historiografia."O fim está no começo e no entanto continua-se": Kafka, Beckett, Carver. 2014. (Seminário).

XIII Jornada de Iniciação Científica da Unirio.Avaliação de trabalhos de iniciação científica.. 2014. (Outra).

América Latina: Arte, Pesquisa e Comunidade.Hesitação e ambivalência: aspectos do gesto no texto e na cena. 2013. (Seminário).

Semana de História da PUC-Rio.Literatura e Historiografia em Diálogo: impasses e incertezas do mundo moderno. 2013. (Simpósio).

II Colóquio Internacional de Arquitetura, Teatro e Cultura.Cultura e Teatro I. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional de História Social da Cultura - mestrado 25 anos.Debates Contemporâneos no Campo da História Cultural. 2012. (Seminário).

VI Seminário Brasileiro de História da Historiografia.'Pelo Amor de Deus, Gordon': sobre a correspondência entre Raymond Carver e Gordon Lish. 2012. (Seminário).

Colóquio Memória, Literatura e Filosofia em Walter Benjamin.Três tipos tristes (e suas derradeiras alegrias): Benjamin, Kafka, Borges. 2011. (Simpósio).

VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Comentário aos textos apresentados por pós-graduandos do grupo de trabalho sobre História da Literatura. 2011. (Outra).

V Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual.Pior que Shakespeare: a reinvenção da comédia na obra de Anton Tchekhov. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional As Belas Formas da Melancolia: historicidade, materialidade e presença na obra de Hans Ulrich Gumbrecht.Presenças Patéticas: comédia e mística na literatura pós-1945. 2010. (Seminário).

VI Semana de Artes da UFOP.Dramaturgia na Prática: o processo de produção do texto nos espetáculos da Cia. Clara de Teatro. 2010. (Outra).

III Fórum Caixa Clara de Teatro.A Atualidade de Tchekhov. 2009. (Outra).

I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. As Gangues de Buenos Aires: sociedade e estética na obra de Jorge Luis Borges. 2008. (Congresso).

III Congreso Internacional Transformaciones Culturales: Debates de la Teoría, la Crítica y la Linguí stica. Boxeador e Ingeniero: el amor en los cuentos de Julio Cortázar. 2008. (Congresso).

Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade.A Poética do Ladrilhador: classicismo e modernidade na obra de Jorge Luis Borges. 2007. (Seminário).

XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH."Bajo los tumultos no hay nada": Edward Gibbon e Jorge Luis Borges. 2007. (Simpósio).

I Seminário de História do ICHS.A Arte do Nocaute: considerações sobre a forma do conto e a história literária. 2006. (Seminário).

XII Encontro Regional de HIstória da ANPUH-RJ."Vos Sabés lo es Estilo": o boxe na obra de Julio Cortázar. 2006. (Encontro).

XI Encontro Regional de História da ANPUH-RJ."La Conservación de los Recuerdos": observações sobre o peso da memória em Julio Cortázar e Franz Kafka. 2004. (Encontro).

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Participação em bancas

Aluno: Matheus Aguiar Dulcinni Ultra

GUSMÃO, H. B.; PINTO, J. P.;FRANCO, G. N.. O Crítico Selvagem: formalismo e encanto na obra de Jorge Luis Borges. 2021. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Guilherme Martins

MELLO, L. L. S.; RODRIGUES, H. E.;FRANCO, G. N.. Excêntrica modernidade: a figuração do indivíduo em Wakefield, O Homem da Multidão e Bartleby, o Escriturário. 2019. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Iugh Andrade Mattar

FERREIRA, D. W.; HOLLANDA, B. B. B.; MAGALHAES, L. G.;FRANCO, G. N.. Dimensões culturais, identitárias e midiáticas brasileiras na Copa do Mundo de 1998. 2019. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Natasha Mastrangelo Silva de Moraes

MELLO. L. L. S.; GUSMÃO, H. B.;FRANCO, G. N.. "Só para loucos": a figuração do indivíduo na trajetória literária de Hermann Hesse. 2019. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Alves Pinheiro de Oliveira

DUARTE, J. A. D.; MELLO, L. L. S.; EYLER, F. M. S.;FRANCO, G. N.. Exercícios espirituais para Louise Colet: o amor como caminho para a formação da artista. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Vecchietti Salvaterra Dutra

FERREIRA, D. W.; CORREIA, Silvia. A. B; RODRIGUES, A. E. M.;FRANCO, G. N.. Hannah Arendt e a escritura de 'A Condição Humana'. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andréa Sannazzaro Ribeiro

DIAS, Luciana da Costa.; RANGEL, M. M.; MACIEL, P. C.; MOLLO, H. M.;FRANCO, G. N.. "Presença e Comédia: o teatro de Martins Pena e a busca da nacionalidade (1838-1847)". 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rafael da Cunha Duarte Francisco

TEIXEIRA, F. C.; MELLO, L. L. S.; KLEIN, K. F.; CARDOSO, A. C. A.;FRANCO, G. N.. O Inferno dos Vivos: as transformações da ficção distópica na tradição literária contemporânea. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Demenech

SA, M. E. N.; GALEANO, D. A.; RODRIGUES, H. E.; DORELLA, P. R.;FRANCO, G. N.. Velhos e Novos Mundos: Ángel Rama em seu Diário (1974-1983). 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucas Drumond Matosinhos

ASSUNÇÂO, T. R.; GAMBOGI, M. J.; FIGUEIREDO, V.; VERAS, E. H. N.;FRANCO, G. N.. "Ondulações do Devaneio": a criação sublime entre Kant e Baudelaire. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Henrique Pinheiro Costa Gaio

ARAUJO, R. A. B.; RODRIGUES, H. E.; RODRIGUES, A. E. M.;FRANCO, G. N.; BOTELHO, A. P.. Antologia e Polêmica: a questão do barroco na crítica e na historiografia literária de Antonio Candido e Haroldo de Campos. 2014. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Dal Sasso Freitas

TEIXEIRA, F. C.; GUAZELLI, Cesar A. B.; PEREIRA, Antonio Marcos da Silva;FRANCO, G. N.; CASTRO, Fernando L. V.. Love of Country: os romances históricos de James Fenimore Cooper sobre a Guerra de Independência dos Estados Unidos (1821-1824). 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Davi de Oliveira Pinto

HILDEBRANDO, A. B.; MAGALHAES, M. F.;FRANCO, G. N.; FERREIRA, R. S.; ALEXANDRE, M. A.. A Cena Interrogada: uma leitura de 'O Guesa Errante ou...' a partir do Gestus. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Cunha Duarte Francisco

TEIXEIRA, F. C.; KLEIN, K. F.;FRANCO, G. N.. O Inferno dos Vivos: a diluição do subgênero distópico como uma teoria da modernidade deslocada. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Demenech

ARAUJO, R. A. B.; SÀ. Maria Elisa Noronha de.;FRANCO, G. N.. Coleção e identidade na crítica de Ángel Rama. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Iuri Bauler Pereira

TEIXEIRA, F. C.; RODRIGUES, H. E.;FRANCO, G. N.. Redes Intelectuais e concepções de modernidade nas revistas literárias nova-iorquinas (1960-1975). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Matheus Aguiar Duccini Ultra

GUSMÃO, H. B.; PINTO, J. P.;FRANCO, G. N.. A Forma contra a Desordem: usos do romance na obra de Jorge Luis Borges.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natasha Mastrangelo Silva de Moraes

MELLO, L. L. S.; GUSMÃO, H. B.;FRANCO, G. N.. Só para loucos: a recepção crítica da obra de Herman Hesse no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Guilherme Martins

MELLO, L. L. S.; RODRIGUES, H. E.;FRANCO, G. N.. Modernidade Melancólica: a figuração da melancolia em Wakefield, Bartleby e O Homem da Multidão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Vecchietti Salvaterra Dutar

CORREIA, Silvia. A. B; FERREIRA, D. W.; SCHITTINO, Renata.;FRANCO, G. N.. Hannah Arendt e a escritura de A Condição Humana: a tessitura de uma nova ciência política diante do mundo em Guerra Fria, 1951-1958. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michelle Alves Pinheiro de Oliveira

ARAUJO, R. A. B.; MELLO. L. L. S.;FRANCO, G. N.. Da 'Estupidez' nas obras de Gustave Flaubert: encontro entre visão de mundo e forma. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Dora Acioli Lutz

LEMOS, M.;FRANCO, G. N.. O ghost writer e a autoria (in)visível: figurações na ficção e no campo editorial,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Alexandre Martins

COELHO, A. C. S.;FRANCO, G. N.. Os videogames e suas potencialidades como mídias narrativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Pedro Copelli Ribeiro

KLEIN, K. F.;FRANCO, G. N.. Escovando a História a Contrapelo: Metaficção Historiográfica e Passado Prático em A Literatura Nazista na América de Roberto Bolao,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel Elias da Silveira

PINTO, L. R. V.;FRANCO, G. N.. Entre raios e choques: a metáfora e a força disruptiva na modernidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Túlio Sant'anna Reis de Aquino Mello

COELHO, A. C. S.;FRANCO, G. N.. Ayabá: figurações do arquétipo feminino nas narrativas das orixás em Reginaldo Prandi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Julia Pinto Gamboa

SANTOS, M.;FRANCO, G. N.. O Retorno da Aia: crítica, recepção e feminismo a partir da internet e do movimento booktubers. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Fernando Barreto

FRANCO, G. N.; KLEIN, K. F.. Literatura Angolana Além da Escrita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Dias de Souza Pereira

FERREIRA, D. W.; CALDAS, P. S. P.;FRANCO, G. N.. Molière, a figura do médico e a sociedade francesa do século XVII. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Beja Aguiar

MELLO. L. L. S.; GUSMÃO, H. B.;FRANCO, G. N.. As Ficções da Experiência Estética Contemporânea na Poética de Jorge Luis Borges. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LIMA, M. R.; CAMARGO, M. L. B.;FRANCO, G. N.. Concurso Público para Professor Auxiliar. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

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Comissão julgadora das bancas

Karl Erik Schollhammer

SCHOLLHAMMER, K. E.. Os gestos do desejo: Jogo, aspiração, modernidade e forma nos contos de Julio Cortázar. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Luiz Duarte Haele Arnaut

ARNAUT, Luiz.; STARLING, Heloísa Murgel. A Prosa do Observatório: Um diálogo entre Walter benjamin e Julio Cortazar.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Jose Reginaldo Santos Goncalves

GONCALVES; ARAUJO, Ricardo Augusto Benzaquen de; SCHOLLAMMER, Karl Erik. Os gestos do Desejo: jogo, aspiração, modernidade e forma nos contos de Julio Cortázar. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Antonio Edmilson Martins Rodrigues

RODRIGUES, A. E. M.. As formas da infâmia: política e estética na obra de Jorge Luis Borges. 2009. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Heloísa Maria Murgel Starling

STARLING, H. M. M.. Exame de monografia de graduação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Paulo Fernando Henriques Britto

ARAUJO, R. B.;BRITTO, PAULO HENRIQUES; RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins; MICELI, Sergio; WAIZBORT, Leopoldo. As formas da infâmia: política e estética na obra de Jorge Luis Borges (1921-1955). 2009. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Paulo Fernando Henriques Britto

BRITTO, PAULO HENRIQUES; LIMA, L. C.; ARAUJO, R. B.. As formas da infâmia: a representação do mal na obra de Jorge Luis Borges. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Orientou

Weslley Souza Gonçalves

A Complexidade no fenômeno BTS: narrativas, temporalidades, simbologias e devocionismo; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gisella Cristina Mendes da Silva

A relação entre o cotidiano e o arquetípico em práticas narrativas psicoterapêuticas; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

BERNARDO CAMILO DE LIMA RAPP

Supergirl, super-heroína, criança perdida: o trauma como experiência arquetípica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Lorrraynne Soares Zimmermann

Sinais de vida: aspectos terapêuticos da leitura na contemporaneidade; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Naves Franco;

André Medeiros Franco

O presente como prisão: confinamento e temporalidade em K; , de Bernardo Kucinsky; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Rodrigo Murad

Da Queda ao Refrão: o lirismo pós-punk de Caio Fernando Abreu; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Willians Silva de Almeida Araújo

O conto maravilhoso e sua relação com a forma, a narratividade e a teatralidade na obra de Monteiro Lobato; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Endrew Furtado Lobo

Práticas alternativas de escrita e leitura na experiência acadêmica contemporânea; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Guilherme Conde Moura Pereira

"Que Seja Doce": lirismo e violência na obra de Caio Fernando Abreu; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Naves Franco;

André Medeiros Franco

Modernismo em Trânsito: Mario de Andrade e Jorge Luis Borges; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Victor Hugo Lopes Correa Bello

Memória e Intertextualidade nos contos de Jorge Luis Borges; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Gustavo Naves Franco;

Xu Xuyi

A poética da ambivalência nos contos de Lygia Fagundes Telles; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gustavo Naves Franco;

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Foi orientado por

Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo

Os Gestos do desejo : gosto, aspiração, modernidade e forma nos contos de Julio Cortazar; 2005; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo

As Formas da Infâmia: política e estética na obra de Jorge Luis Borges (1921-1955); 2009; Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Augusto Benzaquen de Araujo;

Heloísa Maria Murgel Starling

Cortázar: uma leitura possível do tempo da História; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Heloísa Maria Murgel Starling;

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Produções bibliográficas

  • FRANCO, GUSTAVO NAVES . O iniciante e o iniciado: a tradição como ausência na obra de Raymond Carver. TOPOI (RIO DE JANEIRO) , v. 21, p. 394-412, 2020.

  • FRANCO, GUSTAVO NAVES . Guerra e Paz em "Pierre Menard, autor do Quixote", de Jorge Luis Borges. ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO) , v. 30, p. 643-660, 2017.

  • FRANCO, G. N. . Modos ficcionais e historicidade: Charles Dickens, Franz Kafka, Raymond Carver. História da Historiografia , v. 0, p. 121-137, 2014.

  • FRANCO, G. N. . Falando para as paredes. A questão nacional argentina em um discurso radiofônico de Jorge Luis Borges. REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , p. 09-32, 2013.

  • FRANCO, G. N. . Buenos Aires, 1945: realismo e mística na obra de Jorge Luis Borges. EUTOMIA , v. 12, p. 100-123, 2013.

  • FRANCO, G. N. . Amós Oz e Anton Tchekhov: genealogia de uma poética. VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 4, p. 35-49, 2011.

  • FRANCO, G. N. . Borboletas na Autopista: sobre a forma do conto na obra de Julio Cortázar. Cadernos de História (UFOP. Mariana) , v. X, p. 80-94, 2010.

  • FRANCO, G. N. . Por uma Vida Menos Ordinária: política, estética e cultura popular na obra de Jorge Luis Borges dos anos 1920. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ) , v. 2/09, p. 189-215, 2009.

  • FRANCO, G. N. . Confissões de um astrólogo cético. In: Felipe Charbel; Ieda Magri; Rafael Gutiérrez. (Org.). Experimento Aberto: invenções no ensaio e na crítica. 1ed.Belo Horizonte: Relicário, 2021, v. , p. 125-138.

  • FRANCO, G. N. . Narrativa seriadas: da inconsistência à complexidade. In: CHARBEL, F; DUARTE, J.D.A.; KLEIN, K. F.; MELLO, L.L.S.. (Org.). Reinvenções da Narrativa: ensaios de história e crítica literária. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2019, v. , p. 195-208.

  • FRANCO, G. N. . Complexidade e cotidiano acadêmico: práticas de leitura, escrita e presença. In: SIQUEIRA, I. R.; MAGALHÃES, B; CALDAS, M.; MATOS, F.. (Org.). Metodologia e Relações Internacionais: debates contemporâneos II. 1ed.Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2019, v. , p. 15-36.

  • FRANCO, G. N. . Seus problemas acabaram: o realismo cômico de Lorrie Moore. In: Izabel Margato; Alexandre Montaury; Breno Góes. (Org.). Realismo, realismos: objetos, escritas, efeitos. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. , p. 162-174.

  • FRANCO, G. N. . A História como Farsa: sobre 'O Talentoso Ripley' de Patricia Highsmith. In: Felipe Charbel; Henrique Buarque de Gusmão; Luiza Larangeira da Silva Mello. (Org.). As Formas do Romance: estudos sobre a historicidade da literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Ponteio, 2016, v. , p. 87-106.

  • FRANCO, G. N. . A arquitetura dos pequenos gestos. Revista Pessoa, 20 jul. 2017.

  • FRANCO, G. N. . O Último Cavalheiro. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, p. 30 - 35, 01 set. 2010.

  • FRANCO, G. N. . As Gangues de Buenos Aires: sociedade e estética na obra de Jorge Luis Borges (1931-1935). In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte - MG. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009.

  • FRANCO, G. N. . 'Bajo los tumultos no hay nada': Edward Gibbon e Jorge Luis Borges. In: XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2007. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História da ANPUH. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

  • FRANCO, G. N. . A Poética do Ladrilhador: classicismo e modernidade na obra de Jorge Luis Borges. In: Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007, Mariana / MG. Anais do Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade. Mariana: UFOP, 2007.

  • FRANCO, G. N. . A Arte do Nocaute: considerações sobre a forma do conto e a história literária. In: I Seminário de HIstória do ICHS, 2006, Mariana/MG. Tendências da Históriografia Brasileira Contemporânea: Anais do I Seminário de HIstória do ICHS. Mariana / MG: ICHS / DEHIS / CAHIS, 2006.

  • FRANCO, G. N. . "Vos sabés lo que es estilo": o boxe na obra de Julio Cortázar. In: XII Encontro Regional de de História da ANPUH - RJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Regional de História. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ / UFF, 2006.

  • FRANCO, G. N. . "La Conservación de los Recuerdos" : observações sobre o peso da memória em Julio Cortázar e Franz Kafka. In: XI Encontro Regional de HIstória da ANPUH-RJ, 2004, Rio de Janeiro. XI Encontro Regional de História - LIvro de Resumos. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ / UERJ, 2004.

  • FRANCO, G. N. . "A Passagem do Três ao Um", de Leopoldo Waizbort. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2008 (Resenha).

  • GREENE, T. ; FRANCO, G. N. ; TEIXEIRA, F. C. . A flexibilidade do self na literatura do Renascimento. Uberlândia / MG: Universidade Federal de Uberlândia, 2005. (Tradução/Artigo).

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Outras produções

FRANCO, G. N. . Revista Topoi - Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. 2020. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Revista Topoi - Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. 2019. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Revista Linguística y Literatura Universidad de Antioquia. 2019. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Avaliação de artigo para a Revista Artefilosofia. 2018. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Avaliação de artigo para o volume 8 da Revista Expedições: Teoria da História e Historiografia. 2017. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Avaliação de artigo para o número 32 da Revista Topoi. 2016. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Revista História da Historiografia. 2014. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Revista Topoi - Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. 2014. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Revista História da Historiografia. 2014. (Emissão de parecer ad-hoc).

FRANCO, G. N. . Temporalidades: revista discente do programa de pós-graduação em história da UFMG. 2012. (Emissão de parecer ad-hoc).

POMERANCE, B. ; FRANCO, G. N. . O Homem Elefante. 2014 (Tradução de Texto Teatral).

FRANCO, G. N. . Coisas Invisíveis. 2003 (Peça Teatral).

FRANCO, G. N. . Todas as Belezas do Mundo. 2002 (Peça Teatral).

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Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Teorias da Complexidade, Novo Materialismo e as práticas de escrita e leitura na experiência acadêmica contemporânea, Descrição: A pesquisa é voltada inicialmente a uma discussão teórica de problemas relacionados à escrita e à leitura na atividade acadêmica, com ênfase para as áreas das ciências humanas e sociais. Serão investigadas as condições e demandas que a concepção moderna do conhecimento científico impõe ao trabalho de pesquisa no âmbito das humanidades, gerando dificuldades muitas vezes negligenciadas para as práticas de escrita e hábitos de leitura de estudantes e pesquisadores, incluindo a ansiedade decorrente da falta de critérios objetivos e consolidados para a produção do conhecimento científico. Comparativamente, noções alternativas de conhecimento científico, encontradas nas Teorias da Complexidade e do Novo Materialismo, serão analisadas em seu potencial de conferir à escrita e à leitura um papel terapêutico, ou seja, menos voltado para a obtenção de resultados infinitamente progressivos, e mais adequado â preservação do dinamismo vital, ao estímulo das capacidades cognitivas e ao cultivo da sensibilidade e da criatividade dos indivíduos. Com isso, devem ser pensados métodos e técnicas capazes de fazer com que a escrita e a leitura na prática ocupem esse papel na vida cotidiana dos alunos, considerando também aspectos contextuais de sua experiência imediata, como a percepção do tempo histórico, do espaço urbano e da circulação de informações nos meios de comunicação interconectados. A práticas de escrita e os hábitos de leitura podem então ser pensadas em consonância com a posição dos indivíduos em meio às redes de complexidade nas quais se situam cotidianamente, de modo que os resultados da investigação sejam ampliados para além do âmbito acadêmico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Gustavo Naves Franco - Coordenador / Lorraynne Soares Zimmermann - Integrante / Endrew Furtado Lobo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Modos ficcionais e historicidade nas literaturas do Brasil e dos EUA no final do século XX (1970-2001), Descrição: A pesquisa retoma a proposta de comparação entre a literatura brasileira e a literatura estadunidense feita por Antonio Candido na última etapa de seu ensaio intitulado ?A Dialética da Malandragem? (1970). Porém, enquanto Candido tinha como enfoque o século XIX e as obras de Manuel Antonio de Almeida e Nathaniel Hawthorne, ainda que sem perder de vista seu próprio projeto intelectual mais amplo, nesta investigação serão analisados textos das décadas subsequentes à publicação do ensaio, de modo a reavaliar os pressupostos e conclusões do crítico diante de outras circunstâncias sociais e históricas no final do século XX. As categorias analíticas conhecidas como ?modos ficcionais? serão mobilizadas no estudo, de acordo com subsídios teóricos propostos por Northrop Frye em Anatomy of Criticism, articulados a reflexões de Frank Kermode sobre a narrativa pós-1945 expostas em The Sense of an Ending. Com isto, as diferentes expressões do modo trágico e do modo cômico verificadas por Antonio Candido devem ser rediscutidas em suas novas variáveis, levando em conta suas relações de semelhança e diferença em ambos os recortes, incluindo aí as dissonâncias internas neles encontradas, através da análise das obras de autores como Raduan Nassar, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan, Sérgio Sant?Anna e Paulo Lins, no caso brasileiro, e de Philip Roth, Raymond Carver, Lorrie Moore, Richard Russo e Tony Kushner, entre os estadunidenses. Tomadas como expressões sintéticas de dinâmicas e processos culturais de longo prazo, e portanto como marcas de historicidade de trazem consigo novas possibilidades de leitura do mundo social, as alternâncias do trágico e do cômico na composição literária devem então ser vistas como meios de apresentação de importantes transformações em ambos os contextos, favorecendo uma nova interpretação comparativa da contemporaneidade no Brasil e nos EUA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Naves Franco - Coordenador / João Lucas Klein Emery Flores - Integrante.

  • 2011 - Atual

    A poética das formas breves no ambiente histórico pós-1945: um estudo comparativo sobre o conto no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos, Descrição: A pesquisa é voltada ao levantamento e análise da produção literária de contistas americanos de ambos os hemisférios nas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial. Parte-se do pressuposto de que o ano de 1945 consolidou uma decisiva mudança nos paradigmas sócio-econômicos e culturais dominantes no ocidente, dados o estabelecimento e expansão do modelo capitalista estadunidense, a explosão demográfica urbana subseqüente e a dissolução de modelos literários tradicionais, o que teria gerado novos impasses e novas possibilidades à estética das formas breves. Neste sentido, a noção de ?ambiente histórico? é mobilizada como uma categoria transnacional, para que sejam avaliadas as tendências características da época, no que se refere à prática do conto, e a maneira como esta corresponderia a demandas de sua época e lugar. Assim, respeitadas também as singularidades de cada caso, em um exame comparativo baseado na dinâmica das semelhanças e diferenças, deve ser delimitado um corpus de narrativas representativo das publicações do gênero no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. E, enfim, são investigadas as potencialidades cênicas da narrativa breve contemporânea e o lugar de destaque ocupado pela gestualidade na composição dos relatos, em um diálogo interartístico que forneça subsídios à adaptação dos textos pesquisados para o teatro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gustavo Naves Franco - Coordenador / Xu Xuyi - Integrante / Guilherme Conde Moura Pereira - Integrante / Victor Hugo Lopes Correa Bello - Integrante.

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Prêmios

2007

Bolsa Nota 10, FAPERJ.

2004

Indicado ao prêmio Usiminas de Artes Cênicas, categoria Melhor Texto Original (Coisas Invisíveis), USIMINAS.

2003

Indicado ao prêmio Sesc/Sated MG de Artes Cênicas, categoria Melhor Texto Original (Todas as Belezas do Mundo), Sesc/Sated MG.

2002

Prêmio Palácio das Artes / Maria Clara Machado de Estímulo às Artes Cênicas, Palácio das Artes.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes. , Av. Pasteur 436, Urca, 22290-430 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25424294

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Experiência profissional

2010 - 2010

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dramaturgia C, Teatro Medieval ao Barroco, Teoria Geral da Arte

2010 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2021

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes.,Cargo ou função, Decano Substituto.

  • 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Artes.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Letras.

  • 10/2010

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Literatura e da Arte, Investigações Conceituais em Literatura, Oficina de Produção de Texto I, História Social da Escrita e da Leitura, Tópicos Especiais em Literatura I, Historiografia Literária, Historiografia da Literatura Brasileira

  • 05/2016 - 07/2020

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Letras.,Cargo ou função, Diretor.

  • 05/2016 - 07/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEPE).,Cargo ou função, Membro Nato do Conselho de Ensino e Pesquisa da Unirio.

  • 02/2011 - 05/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Pesquisa.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa e Bolsas da Unirio.

  • 01/2013 - 03/2015

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Letras.,Cargo ou função, Diretor Substituto.

2002 - 2002

festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa e Curadoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de fontes, captação de acervo e assessoria à montagem da exposição Grupos de Teatro na Belo Horizonte Contemporânea (1944 2000). Curadoria: Bernardo Novais da Mata-Machado

2001 - 2002

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de fontes e acompanhamento da edição do livro Do Transitório ao Permanente Teatro Francisco Nunes 1950-2000 , de Bernardo Novais da Mata Machado (Belo Horizonte: PBH, 2002).

1998 - 1999

Fundação João Pinheiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa de fontes para o projeto de pesquisa Arquitetura em Belo Horizonte 100 anos de modernidade. Coordenação: arquiteto Carlos Noronha.