Guilherme Sarmiento da Silva
Professor Adjunto de Dramaturgia e Narrativas Audiovisuais na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Doutor e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (1998). Foi o Coordenador do Primeiro Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU) e co-dirigiu "Conceição Ou Autor Bom é Autor Morto", primeiro longa produzido pela UFF. Tem experiência como roteirista de longas e curtas-metragens cinematográficos, como "Sudoeste"(20110 e a "A infância da Mulher Barbada"(1997), ambos premiados em editais ou festivais de cinema. Na Bahia, em 2015 roteirizou o longa Tropykaos(2015) e dirigiu o longa Diário da Greve(2017). Edita a revista eletrônica Cinecachoeira e exerce a função de líder do Laboratório de Dramaturgia, ambos projetos de extensão.
Informações coletadas do Lattes em 24/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras
2005 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Dinâmica das almas - fantasmagoria romântica no Brasil (1830-1850)
, Ano de obtenção: 2009. Karl Erik Schollhammer. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fantasmagorias; Literatura-Brasileira-Representação; Narrativa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Letras
2003 - 2005
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O espetáculo das máquinas acesas - invenções óticas e literárias na Corte Imperial(1830-1870), Ano de Obtenção: 2006
Karl Erik Schollhammer.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Narrativa, diversões óticas, Corte Imperial,.
Graduação em Comunicação Social
1992 - 1998
Universidade Federal Fluminense
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2018 - 2018
FACULDADE DE ARTES E LETRAS. (Carga horária: 20h). , Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Mostra Maya Deren. 2019. (Outro).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Lançamento da Revista Cinecachoeira n 6. 2013. (Outro).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cobertura do Panorama Internacional Coisa de Cinema. 2013. (Outro).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Encontro Rede Nordeste de Cinema Universitário. 2012. (Outro).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Homenagem a Antônio Pitanga. 2011. (Outro).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . I Festival Brasileiro de Cinema Universitário. 1995. (Festival).
Participação em eventos
Comunicurtas.Comunicurtas - Festival Audiovisual. 2023. (Outra).
Cinempanada.Náufrago na Lua. 2021. (Outra).
14 Festival de Cinema da UBI.Juri da Mostra Principal. 2018. (Outra).
Diário e Audiovisuais do Sul: Subjetividades e Temporalidades Contestadas.Diário da Greve. 2018. (Outra).
Cinema na Escola Municipal Márcia Francesconi.Exibição do Longa Metragem Diário da Greve. 2017. (Outra).
Mostra do Filme Livre.Diário da Greve. 2017. (Outra).
Mostra Sesc de Cinema.Diário de Greve. 2017. (Outra).
Nordeste Lab.Primeiro Passo. 2017. (Outra).
Panorama Internacional Coisa de Cinema.Diário da Greve. 2017. (Outra).
19 Mostra de Cinema de Tiradentes.Debate sobre o filme Tropykaos. 2016. (Outra).
Cineramabc.OVO. 2016. (Outra).
Panorama Internacional Coisa de Cinema.Apresentador das sessões com a presença do cineasta. 2016. (Outra).
Panorama Internacional Coisa de Cinema.Walter da Silveira e o Clube de Cinema da Bahia. 2015. (Outra).
Debate crítico sobre filme "Depois da Chuva".Debate com a presença do Professor Guilherme Sarmiento. 2014. (Outra).
IV Festival de Cinema Universitário de Alagoas.Encontro da Rede Nordeste de Cinema Universitário. 2014. (Encontro).
II Encontro de História do CAHL.Diálogos Interdisciplinares: interconexões entre a História e as Linguagens Artísticas. 2013. (Encontro).
III Festival Brasileiro de Cinema Universitário de Alagoas.Audiovisual Brasileiro: desafios e perspectivas,. 2013. (Outra).
Virada Cultural.Teleconferência Rede Nordeste de Cinema Universitário. 2013. (Outra).
17 Festival Brasileiro de Cinema Universitário.Juri do Festival. 2012. (Outra).
MUSA - Mostra Universitária Sul Americana.O ENSINO DO AUDIOVISUAL: DIÁLOGOS E INTERSECÇÕES ? 18/10. 2012. (Outra).
Panorama Internacional Coisa de Cinema.Juri da Mostra Baiana de Curtas metragens. 2012. (Outra).
39 Festival de Cinema de Gramado.Sudoeste. 2011. (Outra).
Cachoeiradoc.Notas sobre Cinema Universitário - produção, mercado e distribuição. 2011. (Outra).
Festival do Rio.Coletiva de imprensa do filme Sudoeste. 2011. (Outra).
I Semana de Pesquisa de Cinema e Audiovisual.Revista Cinecachoeira. 2011. (Seminário).
III BAFF- Bahia Afro Film Festival.Bahia Afro Film Festival. 2010. (Outra).
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Minicurso Roteiro para Cinema. 2010. (Encontro).
Formação de público.Formação de público: exibição de Conceição ou autor bom é autor morto. 2008. (Outra).
III Simpósio Internacionacional de Análise do Discurso.Olhos, luzes e espelhos: o discurso especular em Antônio Vieira. 2008. (Simpósio).
I Simpósio Internacional Caminhos do Imaginário.Metáforas de um cérebro imaginoso: invenções óticas e a construção do imaginário moderno. 2008. (Simpósio).
VI Congresso Nacional de História da Mídia. A revolta dos coristas: Martins Pena e a crônica na Corte imperial. 2008. (Congresso).
XXVI Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay.Conceição Ou Autor Bom É Autor Morto. 2008. (Outra).
I Festival de Curta Metragem de Cabo Frio.As novas tecnologias facilitando o aumento da produção cinematográfica. 2007. (Encontro).
III Semana Universitária do Audiovisual.Debate sobre o filme Conceição Autor bom é autor morto. 2007. (Encontro).
IV Congresso Internacional Lassalista de Educação. Crítica e ressentimento. 2007. (Congresso).
Literatura e Violência: o lugar da memória traumática.Testemunho em quadros: Debret, o exibidor de vistas. 2007. (Simpósio).
Mostra de Cinema de Tiradentes.Debate sobre o filme Conceição ou Autor bom é autor morto. 2007. (Encontro).
Primeiro Plano/Festival de Cinema de Juiz de Fora.Debate sobre o filme Conceição ou Autor bom é autor morto. 2007. (Encontro).
Semana do Radialismo/Faculdades Hélio Alonso.Debate sobre o filme Conceição Autor bom é autor morto. 2007. (Simpósio).
V Jornada de Letras da PUC-Rio.Mecânica das almas: animais e autômatos nos contos de Andersen. 2007. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Fronteiras fictícias, estratégias dramáticas para um cinema hiper-híbrido. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. SUBVERSÕES E ALTERIDADES: SUBALTERNIDADES NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. O Personagem Indígena no Cinema de Ficção Latinoamericano. 2020. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Das Leis de Incentivo Ao Fundo Setorial do Audiovisual. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Contornando crises e reafirmando a autoridade da web: desafios da crítica de cinema online no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Cinema do Entrelugar: Imaginário de um Passado em Fluxo na Obra Documental Contemporânea Brasileira. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. As Ficções em Nós na Filmes de Plástico - Reflexibilidade, Intimidade e Partilha no Cinema Brasileiro Contemporâneo. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. O Homem do Saco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Quase um Plano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. A Nova Mãe. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. O CINEMA DE ANIMAÇÃO: POSSIBILIDADES VISUAIS, PLÁSTICAS, NARRATIVAS E ESTÉTICAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Jardim Petrópolis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. A Mulher Ausente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Política dos Autores: Personalidade e Autoria no Cinena. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Realidade Misturada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Sobre o tempo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Direção de arte em Sherlock. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Adormecida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. O bem, o mal e o indiferente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. O bem, o mal e o indiferente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Ângela: Desenvolvimento de videogame com estética pixel arte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da; DUARTE, R.; RIBEIRO, C.Ribeiro. Anjos Invasores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Em Branco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Dante Lamartine, O Pintor de Cachoeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Não Estamos Sonhando. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Perpétuo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Perpétuo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
DUARTE, R.; SYDENSTRICKER, I.;SILVA, Guilherme Sarmiento da. Eu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. No seu ou no meu?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Madalena. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Mãe D'água. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
BOGADO, A. M.;SILVA, Guilherme Sarmiento da. Um filme para Michael. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
DUARTE, R.;SILVA, Guilherme Sarmiento da; RIBEIRO, C.. A cor do meu batom. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
DUARTE, R.;SILVA, Guilherme Sarmiento da; RIBEIRO, C.. Sangue Irmão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da; NOGUEIRA, C.; Laura Bezerra. Redenção (1959), de Roberto Pires: Um estudo sobre o seu processo de restauração.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Só "Remanescentes"ficará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Banca de Seleção de Professor Substituto. 2024. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Concurso para Professor Substituto de Produção. 2021. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Daniel Caetano; ALCURE, A. S.; MENDONCA, A.; MELO, L. R.;SILVA, Guilherme Sarmiento da. Professor Adjunto de Direção Artística. 2015. Universidade Federal Fluminense.
SILVA, Guilherme Sarmiento da; ABREU, R.; Laura Bezerra. Banca Examinadora do Concurso Público do Magistério Superior para a disciplina (Dramaturdia, Argumento e Roteiro I, Oficinas Orientadas de Cinema e Audiovisual I - Figurino e Cenografia, Argumento e roteiro II - Edital 116/2010. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da; Mariana Cruz; Bruno Rabin. Banca examinadora de Redação do Processo Seletivo de Tutores do Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ. 2007. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Comissão de Seleção - Tutor Pet Cinema. 2024. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Comissão de seleção de Assistente de Roteiro (Núcleo Criativo Labdrama). 2024. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Comissão Avaliadora dos bolsistas IC - 13 e 14/02/2014. 2014. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Edital para Seleção de Produções Audiovisuais de Curtas-Metragens da Universidade Federal de Alagoas. 2013. Universidade Federal de Alagoas.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Seleção dos alunos PET-CINEMA. 2012. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
SILVA, Guilherme Sarmiento da. Seleção dos alunos do PET-Cinema UFRB. 2010. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Cláudio Assis; Hans Bremmer;SILVA, Guilherme Sarmiento da. II Festival Latinoamericano de Cinema Universitário. 2008. Universidade Federal de Goiás.
Orientou
Cinecachoeira - Revista de Cinema da UFRB; Início: 2014; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; (Orientador);
Nectar do Tempo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Uso da Metalinguagem como Recurso Narrativo no Filme de Terror Slasher "Pânico"(1996); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Essa Semana; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Imagemonstro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
A trajetória de Antoine Doinel: Desconstruindo o Personagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Fazenda Desabafo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Soltando Pipas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
A crítica Silenciosa do Esquecimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Quando Me Vejo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
O Homem Sem Coração; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Dante Lamartine, Pintor de Cachoeira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Oficina Audiovisual "Cinema em Sala"; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Oficina de Audiovisual Cinema em Sala; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Ânsia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Zero; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Rabiscos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Roleta Russa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Cinema de Poesia de Fernando Coni Campos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Pátrya - Roteiro de Longa Metragem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
The walking Dead - do quadro à tela; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Guilherme Sarmiento da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da ; MARTINS, F. ; SUBIRATS, E. . A cor das Letras. A Cor das Letras (UEFS) , v. 11, p. 113-127, 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Testemunho em quadros: Debret, o exibidor de vistas. Gândara (PUCRJ) , v. 2, p. 103-116, 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Tipologias brasileiras: o pelintra. Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 8, p. 3, 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Esse mundo é cosmorama. Crítica & Companhia , v. II, p. 18, 2006.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cinema Musical na América Latina. 1. ed. Salvador: edufba, 2018. v. 1. 639p .
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Prêmio UFF de Literatura - O Contador de História. 1. ed. Niterói: Eduff, 2012. v. 1. 215p .
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . "O Cinema foi e é modelo consciente e inconsciente de minhas canções".. In: Cláudio Leal e Rodrigo Sombra. (Org.). Cine Subaé - Escritos sobre cinema (1960-2023). 1ed.São Paulo: Cia das Letras, 2024, v. 1, p. 336-340.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Homens sem sombra - uma tendência intelectual em tempos recentes. In: Daniel Caetano. (Org.). Cinema brasileiro(1995-2005) - ensaios de uma década. Rio de janeiro: Azougue, 2005, v. , p. 79-88.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Eleonora e Chaya. Cinecachoeira, Cachoeira, 04 fev. 2020.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com André Luiz Oliveira. Cinecachoeira, 23 ago. 2018.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com Karin Ainouz. Cinecachoeira, 21 dez. 2017.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Karin Ainouz - Um Cineasta em Trânsito. Cinecachoeira, 02 out. 2017.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com Ana Rieper: Documentários Musicais como um Território de Afetos. Doc-Online, Salvador, 09 ago. 2017.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Café com Canela-Doce Sabor da Vida. Cinecachoeira, 10 maio 2017.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Meteoranga Memória. Cinecachoeira, 23 fev. 2017.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Breviário do Fantástico no Brasil. Cinecachoeira, 11 ago. 2016.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com Antônio Carlos Fontoura. Cinecachoeira, 21 jul. 2016.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Um Assunto Meio Delicado. Cinecachoeira, 08 jan. 2016.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Além dos Fantasmas: A Secularização do Cinema. Cinecachoeira, 04 jul. 2015.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Vergonha de Narrar - Ensaio Folhetim (1). Cinecachoeira, 20 dez. 2014.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Vergonha de Narrar - Ensaio Folhetim(2). Cinecachoeira, 20 dez. 2014.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Vergonha de Narrar - Ensaio Folhetim. Cinecachoeira, 20 dez. 2014.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . O Poeta no Cinema Brasileiro. Cinecachoeira, 16 set. 2014.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Gravidade. Cinecachoeira, Cachoeira - Bahia, 23 out. 2013.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . A mal contada história de Tito Pontevedra - um animador galego no Brasil. FilmeCultura, Rio de Janeiro, p. 74 - 77, 04 set. 2013.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com Mika Kaurismaki. Cinecachoeira, Cinecachoeira, 18 fev. 2013.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Amor - Michael Haneke e as lágrimas. Cinecachoeira, Cachoeira - Bahia, 07 fev. 2013.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Vida louca, a vingança de um motoboy - o naif no cinema. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Cachoeira-BA, 22 jul. 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . A publicidade na Bahia. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Cachoeira-BA, 07 jul. 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cavalo de Turim - Nietzsche, o profeta do apocalipse. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Cachoeira - BA, 27 maio 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Filmes iranianos - a imagem copiada. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Cachoeira - BA, 21 maio 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Malhando a MTv. Cinecachoeira, Cachoeira - BA, 04 abr. 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Habemus papam - Bartleby no Vaticano. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Cachoeira - BA, 29 mar. 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . O artista. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, 22 mar. 2012.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Orfãos de Syd Field - a escrita em curta metragem. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 30 nov. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Versões de Um Sol Alaranjado. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 30 nov. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Lost Films - um portal além da vida. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia-Cachoeira, 30 nov. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Transeunte - a gloriosa opacidade do rosto. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 30 out. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . A alegria- o poder ultrajovem. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 20 out. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Djalioh- o dia em que Flaubert leu Gilberto Freire. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 15 set. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Melancolia. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 13 set. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . O homem que não dormia. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 03 set. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Thor e o maravilhoso cristão. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 17 ago. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Matinês com Jorge Amado. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 28 jul. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cruz na Praça - o homoerotismo segundo Glauber. CineCachoeira - Revista de Cinema da UFRB, Bahia - Cachoeira, 28 jul. 2011.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da ; AUMONT, J. ; MARTINS, F. ; SETARO, A. . Partitura dos traços - carybé e o storyboard de Vadiação. CineCachoeira, Cachoeira - Bahia, 24 nov. 2010.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da ; SETARO, A. ; AUMONT, J. ; MARTINS, F. . Em busca de Akpalô. CineCachoeira, Cachoeira-Bahia, 24 nov. 2010.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Animais e autômatos na literatura infantil do século XIX. Portal da Educação Pública, Rio de Janeiro, 31 jul. 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Racismo ilustrado. Portal da educação pública, Rio de Janeiro, 08 maio 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Uma maravilhosa forma de ensinar: lanterna mágica e as origens da pedagogia audiovisual.. Portal da Educação Pública, Rio de Janeiro, 10 abr. 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Livre acesso à tecnologia. Portal da Educação Pública, Rio de Janeiro, 03 abr. 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Mulheres fundamentais para a construção do Brasil. Portal da Educação Pública, Rio de Janeiro, 20 mar. 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Marmoteiros em ação. Nossa História, Brasil, p. 76 - 79, 06 ago. 2006.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . O fascinante espetáculo de luzes e sombras. Nossa História, Brasil, , v. 8, p. 56 - 60, 06 jun. 2004.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Roteiro de Sudoeste. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Castelo/Apipucos. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Apontamentos sobre o 17 FBECU. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com Marcelo Matos. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Um Vídeo de Cinema numa Sala Digital. Revista Rua.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . O sabor da Melancia - um musical excêntrico. Cinecahoeira, Cachoeira - Bahia.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Um filme para Michael. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cobertura Panorama Internacional Coisa de Cinema - Abertura. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cobertura Panorama Internacional Coisa de Cinema - Competitiva Nacional VIII. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Panorama Internacional Coisa de Cinema - Competitiva Nacional IV. Cinecachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cobertura Panorama Internacional Coisa de Cinema - Competitiva Nacional IV. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com João Miguel - Parte 1. Cinecachoeira, Cachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevista com Caetano Veloso. Cinecachoeira, http://www.ufrb.edu.br/cinecac.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cinema Falado - Tratado sobre Verborragia. Cinecachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . A poética do Multiplot. Cinecachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cobertura do III Festival Brasileiro de Cinema Universitário de Penedo - Alagoas. Cinecachoeira.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Olhos, Luz e espelho: O discurso especular de Antonio Vieira.. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . A revolta dos coristas. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. Artigos dos VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Crítica e ressentimento. In: IV Congresso Internacional Lassalista de Educação, 2007, Niterói. Ética ou caos? O futuro em questão Textos das mesas temáticas e pôsteres. Niterói: La Salle, 2007.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Metáforas de um cérebro imaginoso: Invenções óticas e a construção do imaginário moderno. In: I Simpósio Internacional Caminhos do Imaginário: veredas da informação e estudos culturais, 2008, Niterói. I Simpósio Internacional Caminhos do Imaginário:Veredas da Informação e Estudos Culturais. Niterói: Instituto de Artes e Comunicação Social - UFF, 2008. p. 39-40.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Caderno de resumos do. In: I Simpósio Internacional Caminhos do Imaginário, 2008. I Simpósio Internacional Caminhos do Imaginário: Veredas da informação e estudos culturais, 2008.
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Ciclo de Cinema na Era Neoliberal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Sudoeste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cine, revolución y resistencia La política cultural del Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) hacia América Latina. México: Productora editorial de Latin America Research Commons (LARC), 2020 (Parecerista).
-
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Leopoldo Serran - uma câmera sobre livros. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2012 (Catálogo).
Outras produções
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Realismo sensório no cinema contemporâneo. 2016.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos. 2006.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Programa Multi. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Soterópolis. 2012.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Programa Campus. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Galeria. 2005. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Andante. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARQUES, A. R. ; AYNAN, D. ; CAMILA, C. ; DUARTE, R. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . LABLIVES - LIVES DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: Dramaturgia na UFRB. (Fórum).
DUARTE, R. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da ; HALM, P. . LABLIVE - LIVES DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: ENTREVISTA COM O TELEDRAMATURGO PAULO HALM. (Fórum).
CARVALHO, V. ; MUNIZ, S. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . LABLIVES - LIVES DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: Caravana Farkas e Cinema Latinoamericano. (Fórum).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . LABLIVE 1 - LIVE DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: Dramaturgia na UFRB. (Rede social).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . LABLIVE 2 - LIVE DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: ENTREVISTA COM PAULO HALM. (Rede social).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . LABLIVE 3 - LIVE DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: A CARAVANA FARKAS(Sérgio Muniz, Walter Carvalho). (Rede social).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . LABLIVES 4 - LIVE DO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA. 2020; Tema: CINEMA FORA DO CENTRO. (Rede social).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Revista Rebecca. 2021. (Parecerista).
SETARO, A. ; AUMONT, J. ; RAMOS, F. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . Cinecachoeira. 2010. (Revista Digital).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Processo de realização de um roteiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . A origem da linguagem visual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Telecurso de História. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilas).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Oficina Experimental de Vídeo. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Galera da Praia. 2023. Animação.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Diário da Greve. 2017. Filme.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Ovo. 2016. Filme.
LISBOA, D. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . Tropykaos. 2015. Filme.
JESUS, G. M. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . Entrevistas - Cinema Musical na América Latina. 2015. Vídeo.
Eduardo Nunes ; PINHEIRO JR., M. ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . Sudoeste. 2011. Filme.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Conceição Ou Autor Bom É Autor Morto. 2007. Filme.
Antônio Carrilho ; SILVA, Guilherme Sarmiento da ; José Borba da Silva . O homem da mata. 2004. Filme.
Eduardo Nunes ; SILVA, Guilherme Sarmiento da . A infância da mulher barbada. 1994. Filme.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Andante. 2006.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Campus. 2005.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Galeria. 2005.
SILVA, Guilherme Sarmiento da . Atrás da Tela. 1997.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2014
AIS-ANÁLISE DA IMAGEM E DO SOM, Descrição: Estudo das Sinfonias Urbanas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Guilherme Sarmiento da Silva - Integrante / Fernanda Martins - Coordenador.
-
2013 - Atual
O CINEMA MUSICAL NA AMÉRICA LATINA: FICÇÃO, DOCUMENTÁRIO E NOVOS FORMATOS, Descrição: Projeto embrionário de estudos sobre o gênero musical na América Latina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Guilherme Sarmiento da Silva - Coordenador / Guilherme Maia de Jesus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - Atual
LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA, Descrição: No núcleo desenvolvemos pesquisas sobre personagens na cidade de Cachoeira a partir de uma perspectiva geral sobre a origem da dramaturgia e seus desdobramentos, bem como a implementação de oficinas práticas que possibilitem integrar a prática a teoria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Guilherme Sarmiento da Silva - Coordenador.
Prêmios
2015
Desenvolvimento de Roteiro de Longa Metragem, FUNCEB-SECULT/BA.
2012
Menção Honrosa - Prêmio UFF de Literatura, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
2012
Prêmio da Crítica (FIPRESCI), FESTIVAL DE CINEMA LATINO DE TOULOUSE.
2012
Prêmio Especial do Júri, FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE JEON-JU - KOREA.
2012
Prêmio do Júri Jovem, BILDRAUSCH FILM FEST BASEL (2012).
2012
Prêmio do Júri de Estudantes de Cinema;, KATOWICE FILM FEST (2012).
2011
Prêmio Especial do Juri; Prêmio da Crítica (FIPRESCI);, FESTIVAL DO RIO.
2011
Prêmio de Roteiro para Realização do Filme, MINISTÉRIO DA CULTURA.
2011
Melhor Contribuição Artística, FESTIVAL DE HAVANA (2011).
2008
Melhor ensaio sobre a obra de Machado de Assis, PUC-RIO.
2008
Edital de Filme de Longa Metragem de Baixo Orçameno, MINC.
2007
Seleção para Pitching, FORO HISPANO-BRASILEIRO DE LAS INDUSTRIAS AUDIOVISUALES.
2007
Melhor filme júri popular, CINESQUEMANOVO.
2002
Desenvolvimento de roteiro, FUNDAÇÃO HOLANDESA HUBERT BALLS.
1994
Seleção para produção de curta metragem, RIOFILME.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Artes Humanidades e Letras. , Rua Maestro Irineu Sacramento s/n, Centro, 44300000 - Cachoeira, BA - Brasil, Telefone: (75) 32452979, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2006
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Roteiro, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador de roteiros dos programas produzidos pelo CTE - Centro de Tecnologia e Educação
2010 - Atual
Universidade Federal do Recôncavo da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2013
Direção e administração, Centro de Artes Humanidades e Letras.,Cargo ou função, Vice-Coordenação.
-
07/2012
Extensão universitária , Centro de Artes Humanidades e Letras.,Atividade de extensão realizada, Rede Nordeste de Cinema Universitário.
-
09/2010
Extensão universitária , Centro de Artes Humanidades e Letras.,Atividade de extensão realizada, Cinecachoeira - Revista de Cinema da UFRB.
-
07/2010
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes Humanidades e Letras.,Linhas de pesquisa
-
03/2010
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dramaturgia, Narrativas Audiovisuais - Adaptação Cinematográfica, Regimes de Sentido, Roteirização I, Roteirização 2, Temas Especiais em Cinema, Oficina Audiovisual III
-
03/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Artes Humanidades e Letras, Centro de Artes Humanidades e Letras.,Atividade realizada, Secretário da Área de Conhecimento.
2004 - 2004
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Roteiro II, Carga horária: 4
Outras informações:
Dei aula de roteiro II em substituição ao professor Luís Carlos Fontoura.
2007 - 2007
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator e revisor, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como redator e revisor do Portal da Educação Pública , revista eletrônica voltada para os professores e alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro.
1993 - 1996
Universidade Federal FluminenseVínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa de Recursos Humanos de Alto Desempenho - PRHAD/UFF/Mudes, desenvolvendo o Projeto "Cidadania por imagens", sob a orientação do professor tutor João Luiz Vieira.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilherme Sarmiento da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?