Claudia Fernanda Chigres

Graduada em Letras (1992), Mestrado em História Social da Cultura (1995) e Doutorado em Literatura Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Foi Bolsista Faperj, Professora do Curso de Especialização de Língua Portuguesa da Universidade Candido Mendes, Jurada do concurso Literatura Para Todos II, do MEC e pesquisadora do Projeto Percursos da Leitura (PUC-Rio/MEC/SECAD). Atualmente, é professora do Departamento de Letras da PUC-Rio e do curso de Especialização Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo da PUC-Rio. Desenvolve pesquisa e trabalho nas áreas de ensaio e de cinema em sua relação com a Literatura. Professora de Literaturas Portuguesa e Brasileira e de Leitura e Produção Textual.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

1996 - 2000

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Os Modos do Tempo: a memória em Camões, Cesário e Caeiro
Cleonice Berardinelli. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: leitura; identidade; memória; história; mito.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literatura portuguesa.

Mestrado em História Social da Cultura

1993 - 1995

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A cura pela palavra: os Ensaios de Montaigne e as Lembranças de Tocqueville.,Ano de Obtenção: 1995
Antonio Edmilson Martins Rodrigues.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: ceticismo; história; memória; narrativa.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Cultura.

Graduação interrompida em 1986 em Ciências Sociais

1984 - Interrompido

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 1986

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2005

Roteiro. (Carga horária: 192h). , Escola de cinema Darcy Ribeiro.

1985 - 1989

Língua e civilização francesas. (Carga horária: 650h). , Alianca Francesa - Delegação Geral.

1987 - 1987

Epopéia Clássica. (Carga horária: 18h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

1984 - 1984

Padrões culturais predominantes no Brasil (séc XIX. (Carga horária: 20h). , Museu Histórico Nacional.

1984 - 1984

Padrões culturais predominantes no Brasil (séc xx. (Carga horária: 20h). , Museu Histórico Nacional.

1984 - 1984

Tendências do conto brasileiro contemporâneo. (Carga horária: 20h). , Museu Histórico Nacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Jornada Mario de Sá-Carneiro 100 anos depois.Sá-Carneiro e a estética do excesso. 2014. (Simpósio).

I Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena "Andanças Prodigiosas da Literatura". As ambiguidades de José Matias. 2009. (Congresso).

III Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África Entre o Riso e a Melancolia, de Gil Vicente ao Séc.XXI.. Sá-Carneiro sob o signo de Saturno . 2004. (Seminário).

VIII Congresso Abralic. A Nau-Brasil de Fernando Pessoa: ausência e negação. 2002. (Congresso).

Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade."Exílio e Nacionalidade no Romantismo Português . 2001. (Simpósio).

VII Congresso Abralic. Samuel Rawett: Literatura e Diáspora. 2000. (Congresso).

Memória e literatura.Memória e Literatura: Camões, Cesário Verde e Caeiro. 2000. (Seminário).

Literatura e identidade.Vozes do Exílio: identidade e nacionalidade no Primeiro Romantismo Português. 2000. (Seminário).

6o Congresso Internacional de Lusitanistas (AIL). Ensaios do Desassossego: o auto-retrato de Montaigne e de Bernardo Soares . 1999. (Congresso).

Oficina Literária.Modernismo Português. 1999. (Oficina).

Primóridos na Literatura Portuguesa.Primórdios na Literatura Portuguesa. 1999. (Encontro).

Visões da cidade na Literatura Portuguesa.A cidade de Lisboa em Sá-Caneiro, Fernando Pessoa e Almada Negreiros. 1999. (Outra).

Oficina Literária.Filosofia e Poesia no Modernismo Português. 1998. (Oficina).

XVI Encontro de Professores Universitários de Literatura Portuguesa. Camões: Memória, Experiência e Linguagem n Os Lusíadas . 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Christiano Marques Ferreira

CHIGRES, C. F.; KIFFER, a.p.v.; SCHOLLHAMMER, K.E.. Fernando Pessoa: percursos de uma literatura crítica. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Girão Campiti

CHIGRES, C. F.; ALVES, I.M.S.F.; Pereira, L.R.. Almada Negreiros: Protagonista do Humano. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Valéria de Lima Vianna

CHIGRES, C. F.; ALVES, I.M.S.F.; BARCELLOS, J.C.. O Silêncio de Sophia. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Luiz de Freitas Dias

DINIZ, J.C.V.; FARIA, Alexandre;CHIGRES, Claudia. Políticas e ritmos de sintagmas (des)afinados: as poéticas de Edimilson de Almeida Pereira e Oswaldo Martins. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica.

CHIGRES, Claudia; COELHO, Frederico; BINES, Rosana Kohl; BRITO, Paulo Henriques. IV Prêmio Paulo Brito de Prosa e Poesia. 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Carlos Barcellos

BARCELLOS, J. C.; BERARDINELLI, C.; SILVEIRA, J. F.; GOMES, R. C.. Os modos do tempo: a memória em Camões, Cesário e Caeiro. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

José Carlos Barcellos

BARCELLOS, J. C.; BERARDINELLI, C.. Prisioneiros do tempo: a memória em Luís de Camões, Cesário Verde e Alberto Caeiro. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ronaldo Menegaz

MENEGAZ, R.. Os modos do tempo: a Memória de Camões.. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO

ARAUJO, R. A. B.. A Cura pela Palavra: Os Ensaios de Montaigne e as Lembranças de Tocqueville. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Antonio Edmilson Martins Rodrigues

RODRIGUES, A. E. M.. A cura pela palavra: os ensaios de Montaigne e as lembrancas de Tocquiville. 1995. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Izabel Margato

MARGATO, Izabel; BERARDINELLI, Cleonice; GOMES, Renato Cordeiro; SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Os modos do tempo: a memória em Camões, Cesário e Caeiro. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Karl Erik Schollhammer

SCHOLLHAMMER, K. E.. A cura pela palavra: os Ensaios de Montaigne e as Lembranças de Tocqueville. 1995. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bernardo de Paola Bortolotti Faria

Reflexões cinematográficas de Brás Cubas: do livro de Machado de Assis ao filme de Júlio Bressane; Início: 2013; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, arte e pensamento contemporâneo) - Pontifícia Universidade Católica; (Orientador);

Bruno Nöthlich

Ogamarás; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marcus T

S; Machado; 22 CHANCES, 22 CARTAS, 22 LEITURAS, 22 VISÕES, 22 VIDAS em 22 CAPÍTULOS; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica; (Orientador);

Mariana Medeiros

Recomeços; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica; (Orientador);

Catarina Lins Antunes de Oliveira

Diário Poe-ets; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica; (Orientador);

Filipe Ferreira do Nascimento

Contos de morte e vida; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica; (Orientador);

BRUNA LEANDRA FRAGA FERNANDES

crônicas sobre rodas; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica; (Orientador);

Elisa Soares Menezes

Intervir para conservar: as contradições que unem restaurador e biógrafo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, arte e pensamento contemporâneo) - Pontifícia Universidade Católica; Orientador: Claudia Fernanda Chigres;

ROBERTA L

L; de Siqueira; Uma leitura da escrita autobiográfica de Karl Ove knausgaard sob a lógica do espetáculo; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, arte e pensamento contemporâneo) - Pontifícia Universidade Católica; Orientador: Claudia Fernanda Chigres;

Bernardo de Paola Bortolotti Faria

Narrativa e transtextualidade: um olhar sobre as relações entre literatura e cinema a partir de Miramar, de Júlio Bressane; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, arte e pensamento contemporâneo) - Pontifícia Universidade Católica; Orientador: Claudia Fernanda Chigres;

Isabel Alverga-Wyler de Nonno

O consumo da moda e a mulher na literatura do século XX; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura, arte e pensamento contemporâneo) - Pontifícia Universidade Católica; Orientador: Claudia Fernanda Chigres;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cleonice Seroa da Motta Berardinelli

Os Modos do Tempo: a memória em Camões, Cesário e Caeiro; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleonice Seroa da Motta Berardinelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CHIGRES, C. F. ; Um filme falado: interfaces. Revista Convergência Lusíada , v. 28, p. 55-64, 2012.

  • CHIGRES, C. F. ; Vai embora da casa de teus pais. Revista Eletrônica do NIEJ , v. 6, p. 57-58, 2012.

  • CHIGRES, C. F. ; Portugal desterrado - o olhar do exílio. Leituras Compartilhadas , v. 18, p. 48-50, 2008.

  • CHIGRES, C. F. ; Memória e História na Construção da Identidade Brasileira. Leituras Compartilhadas , v. 17, p. 49-50, 2007.

  • CHIGRES, C. F. ; A nau Brasil de Fernando Pessoa: ausência e negação. Revista de Letras (Curitiba. 1996) , v. 59, p. 124-132, 2003.

  • CHIGRES, C. F. ; Vozes do Exílio: Almeida Garrett e a questão da identidade e da nacionalidade no Romantismo Português. Candelária (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 18-29, 2000.

  • CHIGRES, C. F. ; De como Almada Negreiros constrói sua invenção em Nome de Guerra. Semear (PUCRJ) , v. 3, p. 233-250, 1999.

  • CHIGRES, C. F. ; Uma Trilogia de Mário Cláudio: Tempo, Memória e Mito na Construção da Identidade Portuguesa. Escrita (PUCRJ) , v. 3, p. 15-36, 1997.

  • CHIGRES, C. F. ; Como se. 1. ed. Rio de Janeiro: Texto Território, 2014. v. 1. 134p .

  • CHIGRES, C. F. ; Algumas considerações sobre a relação livro-leitura-leitor. In: ROSING, Tania Maiza K.; HILGERT, José Gaston. (Org.). Palavra Amordaçada. 1ed.Passo Fundo: Editora da UPF, 2001, v. 1, p. 402-409.

  • CHIGRES, C. F. ; Memória , Experiência e Linguagem n´Os Lusíadas. In: CORREA, Alamir Aquino. (Org.). Navegantes dos Mares às Letras. Ideário da Navegação na Literatura Portuguesa. 1ed.Londrina: Editora da UEL, 1997, v. 1, p. 321-327.

  • CHIGRES, C. F. ; Aos alunos com carinho. Plástico Bolha, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 30 ago. 2010.

  • CHIGRES, C. F. ; Sá-Carneiro sob o signo de Saturno. In: III Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África Entre o Riso e a Melancolia, de Gil Vicente ao Séc.XXI., 2004, Niterói. Anais do III Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África Entre o Riso e a Melancolia, de Gil Vicente ao Séc.XXI.. Niterói: EdUFF, 2004. v. 1. p. 324-332.

  • CHIGRES, C. F. ; Imaginário do Exílio. In: VIII Congresso Abralic, 2002, Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso Abralic. Belo Horizonte: UFMG, 2002. v. 1. p. 234-240.

  • CHIGRES, C. F. ; Samuel Rawett: diáspora e literatura. In: VII Congresso Abralic, 2000, Salvador. Anais do VII Congresso Abralic, 2000.

  • CHIGRES, C. F. ; Ensaios do desassossego: o autorretrato de Montaigne e Bernardo Soares. In: Sexto congresso da AIL, 1999, Rio de Janeiro. Sexto Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, 1999.

  • CHIGRES, C. F. ; Sá-Carneiro e a estética do excesso. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ , 2015.

  • CHIGRES, C. F. ; Sá-Carneiro e a estética do excesso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; Uma leitura de Alberto Caeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; Um filme falado: interfaces entre cinema e literatura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; As ambiguidades de José Matias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIGRES, C. F. ; Tradição Poética Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHIGRES, C. F. ; Poesia Portuguesa Contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHIGRES, C. F. ; Tradição Poética Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHIGRES, C. F. ; Poesia Portuguesa Contemporânea. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHIGRES, C. F. ; O imaginário do Exílio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIGRES, C. F. ; Sá Carneiro sob o signo de saturno. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHIGRES, C. F. ; a nau brasil de fernando pessoa: ausência e negação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CHIGRES, C. F. ; Samuel Rawett: diáspora e literatura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIGRES, C. F. ; Memória e Literatura: Camões, Cesário Verde e Caeiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; Vozes do Exílio: identidade e nacionalidade no Primeiro Romantismo Português. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; Ensaios do desassossego: o autorretrato de Montaigne e Bernardo Soares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIGRES, C. F. ; Alguns apontamentos sobre cultura judaica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; O judeu como estrangeiro. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHIGRES, C. F. ; Cesário Verde e Alberto Caeiro. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIGRES, C. F. ; Camões: memória, experiência e linguagem n´Os Lusíadas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHIGRES, C. F. ; GENOFRE, Cilene . Redação. O texto em cena. Rio de Janeiro 2004 (Manual de leitura e produção textual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CHIGRES, C. F. ; DINIZ, J.C.V. . Percursos da Leitura. 2009.

CHIGRES, C. F. ; Consultoria Especializada para a pré-seleção das obras literárias inscritas no II Concurso Literatura Para Todos e a produção analítica das obras. 2008.

CHIGRES, C. F. ; Fernando PessoaS. 2000. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CHIGRES, C. F. ; Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHIGRES, C. F. ; Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHIGRES, C. F. ; TAPAJÓS, Heloísa . Palavra (En)cantada. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - site).

CHIGRES, C. F. ; Literaturas Contemporâneas de Expressão Portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHIGRES, C. F. ; Literaturas Contemporâneas de Expressão Portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CHIGRES, C. F. ; Fernando Pessoa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHIGRES, C. F. ; Leitura e Literatura. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CHIGRES, C. F. ; VIELMOND, M. . Pelo Ralo. 2007 (roteiro de curta-metragem).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Percursos da Leitura, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Claudia Fernanda Chigres - Integrante / Júlio Cesar Valladão Diniz - Coordenador / Dealtry, Giovanna - Integrante / Martins, Helena - Integrante / Freitas, Maria Claudia - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1999

representante eleita dos alunos bolsistas CNPq na Comissão de Pós-Graduação, PUC-Rio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 18

  • 2000 - 2001

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 8

    Atividades

    • 03/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura, Redação

    • 03/2000 - 07/2001

      Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Pesquisadora da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses.

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista Recém-Doutor/FAPERJ

  • 2009 - 2009

    Ministério da Educação e Cultura

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2005 - 2006

    Universidade Candido Mendes

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Professora de Literatura Portuguesa do Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Literaaturas de Língua Portuguesa.

  • 1999 - 1999

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professora do Curso de Especialização em Análise do Texto Literário na Escola: a poesia