Cinthya Costa Santos
É Doutora em Letras-Literatura pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Teoria Literária (2002). Especialista em Relações Internacionais (2011). Graduada em Pedagogia (2017). Bacharel e Licenciada em Letras (2000). Formação em andamento em Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foi professora pública na Secretaria de Educação do Distrito Federal, assim como servidora da Secretaria de Estado de Saúde do DF. Exerceu a função de professora substituta da Universidade de Brasília, no período de 04/2005 a 09/2006. Atuou como docente nos cursos de Letras, Pedagogia e Gestão Pública em Instituições Privadas de Ensino Superior de 2005-2015. É Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Exerceu cargo de Coordenadora de Instrumentos de Avaliação na Diretoria de Avaliação da Educação Superior e o cargo de assistente técnica de Auditoria Interna do Instituto. Foi membro da equipe de elaboração de exames em larga escala como Enem, Encceja e Celpe-Bras na Coordenação-Geral de Exames para Certificação (CGEC/Inep), assim como atuou na elaboração do Enade e Revalida . Compôs também a editoria executiva da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep). http://orcid.org/0000-0002-9913-5372 e a Assessoria Institucional à Presidência do Inep. Foi Coordenadora de Instrumentos de Avaliação na Coordenação Geral do Enade de 02/2020 a 07/2021.Atualmente, exerce atividades na Coordenação de Gestão Administrativa da Diretoria de Gestão e Planejamento.
Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Literatura
2004 - 2009
Universidade de Brasília, UnB
Título: A imagem, o rosto, a assinatura: escritores como personagens em romances de Ana Miranda
Rogério da Silva Lima. Palavras-chave: gênero híbrido; metaficção biográfica; romance histórico; biografia; personagem-escritor; narratologia. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outros Setores.
Mestrado em Literatura
2002 - 2004
Universidade de Brasília, UnB
Título: Admirável Mundo Pós-Humano,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Rogério da Silva Lima
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: bioficção; biotecnologia; ficção científica; pós-humano; estranho; huxley. Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Graduação em andamento em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2022 - Atual
Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura
1997 - 2000
Graduação em Bacherelado em Língua Portuguesa e Literatura
1997 - 2000
Formação complementar
2022 - 2022
Curso de Análise, Observação e Detecção de Comportamentos Suspeitos. (Carga horária: 20h). , Academia Nacional da Polícia, ANP CIDADÃ, Brasil.
2021 - 2021
Princípios do Design Thinking e Inovação em Governo. (Carga horária: 5h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Formação de Conteudistas para Cursos Virtuais - Módulo 1. (Carga horária: 5h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Programa Regional de Formación en Planeamiento y Gestión de Políticas Educa. (Carga horária: 400h). , Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación UNESCO, IIPE UNESCO, Argentina.
2020 - 2020
urso de Compliance Anticorrupção.. (Carga horária: 35h). , Legal, Ethics & Compliance, LEC, Brasil., LEC, Brasil.
2019 - 2019
gestão de riscos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2018 - 2018
Processo Administrativo Disciplinar. (Carga horária: 27h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2018 - 2018
ENEM- Alinhamento para aplicação 2018. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Controle Institucional e Social dos Gastos Públicos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Fórum Nacional de Controle. (Carga horária: 14h). , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2017 - 2017
Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK 5.0. (Carga horária: 27h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
ENEM- Alinhamento para aplicação 2017. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Lei 8666/93- Logística de suprimentos-pregão e registro de preços. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Planejamento Governamental, Gestão Orçamentária e Financeira. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Indicadores Educacionais e o Monitoramento do Plano Nacional de Educação. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Fundamentos da Gestão da Logística Pública. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Controles na Administração Pública. (Carga horária: 30h). , Instituto Serzedello Corrêa, ISC TCU, Brasil.
2017 - 2017
Orçamento Público. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Controle na Administração Pública. (Carga horária: 30h). , Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
2017 - 2017
Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação de impacto de programas e políticas sociais. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução a gestão de projetos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
OJS/SEER: oficina modular na web para editoração eletrônica de publicações. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Fontes de indexação para periódicos científicos em Educação e Áreas Afins. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
fundamentos da ciência econômica. (Carga horária: 60h). , Senado Federal, SENADO, Brasil.
2013 - 2013
Seminário Internacional BPM Global Trends. (Carga horária: 12h). , BPM GLOBAL TRENDS, ABPMP, Brasil.
2013 - 2013
The Modern World: Global History since 1760. (Carga horária: 224h). , University of Virginia, VIRGINIA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Gestão de riscos e crises na área pública. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
CURSO: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE 2012. (Carga horária: 30h). , Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
2012 - 2012
Objetivos do Milênio. (Carga horária: 20h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: gestão pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Participação em eventos
Enccelpe 2018 - Encontro de Coordenadores do Celpe-Bras..O papel dos Postos Aplicadores na aplicação do Celpe-Bras. 2018. (Encontro).
Language Education Innovation Forum 2014.Language Education- Brazil. 2014. (Outra).
CURSO DE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE. 2012. (Outra).
I Seminário Nacinal de Estudos literários da Região Sul. 2007. (Seminário).
I Seminário Nacional de Estudos Literários (SENAEL), Narrativas Contemporâneas.Ficcionalização da Existência: Clarice Personagem de ?Clarice?. 2007. (Seminário).
XI Encontro Regional da Abralic. 2007. (Encontro).
XI Encontro Regional da ABRALIC.EXISTÊNCIA NARRATIVIZADA: ESCRITOR COMO PERSONAGEM EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS. 2007. (Encontro).
X Congresso da Abralic. A imagem, o rosto e a assinatura em "O papagaio de Flaubert" de Julian Barnes. 2006. (Congresso).
IV Conferência Nacional de Educação e Cultura "Consolidando Novos Rumos- Avanços e Desafios: Políticas Públicas de Educação e Cultura". 2005. (Outra).
IX Congresso Internacional Abralic. Bioficção: a travessia do pós-humano. 2004. (Congresso).
Palestra "Poéticas do Desenraizamento". 2004. (Outra).
I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Americana Contemporanea.Mesa 6- Literatura hispano-americana. 2003. (Simpósio).
I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Americana Contemporânea."Luvina": espaço da memória. 2003. (Simpósio).
1ª Conferência Brasiliense de Semiótica.Novas eras: novos conceitos, novos métodos: semiótica, arte e tecnologia. 2002. (Outra).
2o encontro de Ciência da Literatura. 2002. (Encontro).
2o Encontro de Ciência da Literatura.Literatura digital: intertexto, intratexto, hipertexto. 2002. (Encontro).
3o Encontro de Professores de Letras do Brasil Central. 2002. (Encontro).
VIII Congresso Internacional Abralic 2002: MEDIAÇÕES. 2002. (Congresso).
6 Congresso de Iniciação Científica- PIBIC. Modernização tecnológica e transformações culturais. 2000. (Congresso).
4 Congresso de Iniciação Científica. 1998. (Congresso).
Participação em bancas
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. Diagnóstico empresarial: Auto Escola Brasília. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. Diagnótico empresarial: Drogaria Reggina. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. Diagnóstico empresarial: Vita Pão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. Diagnóstico Empresarial: Super Bob. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. da Costa, Daianny C. da Silva et alli.Diagnóstico empresarial: Estudio tatuagem Tatoo West. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. de Carvalho, Glauber Araujo Souto et alli.Diagnóstico empresarial: Lojas Renner S/A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa; SOUZA, S. R. R.. Barros, Pamela A. Parente et alli.Diagnóstico empresarial: Casa de Estudo Vestcon. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO DE PESSOAS) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SANTOS, Cinthya Costa. O erotismo na obra de Carlos Drummond de Andrade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO SUPERIOR PROFESSOR PAULO MARTINS.
SANTOS, Cinthya Costa. O enigma em Rei Lear. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO SUPERIOR PROFESSOR PAULO MARTINS.
SANTOS, Cinthya Costa. O mal no inferno de Dante e de Baudelaire. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - INSTITUTO SUPERIOR PROFESSOR PAULO MARTINS.
Orientou
A Política em Esaú e Jacó; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM NA VIDA DOS PERSONAGENS EM VIDAS SECAS, OBRA DE GRACILIANO RAMOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Fragmentação identitária em Ensaio sobre a cegueira; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
HELENA DE MACHADO DE ASSIS, O PERFIL DA MULHER NA LITERATURA MACHADIANA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A importância literária da canção popular brasileira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Formação de bons leitores; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Injustiça social em vidas secas de Graciliano Ramos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O desenvolvimento de competências comunicativas no ensino médio por meio da leitura e produção de textos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Internet como nova fonte de pesquisa e de media-ção pedagógica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Livro didático em debate; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A essência e a aparência na obra a luneta mágica de Joaquim Manuel de Macedo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Dom Casmurro: da literatura ao cinema; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Letramento: perspectiva social da escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A DIFICULDADE DE INTERPRETAÇÃO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Alfabetização E Letramento No Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Não Verás País Nenhum: O Discurso e a Vida; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Efeitos Sociais deOs Sofrimentos Do Jovem Werther; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A Prática Da Leitura Do Gênero Jornalístico Para Formação Do Senso Crítico Na Série Inicial Do Ensino Médio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Literatura E Ecologia: A Omissão Social Em Relação Aos Problemas Ecológicos No Romance Não Verás País Nenhum; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
NÃO VERÁS PAÍS NENHUM ? UMA ÁNALISE DE ESTRUTURA DO ROMANCE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Diversidade Do Uso Pronominal No Português Brasileiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O processo de aproveitamento da leitura literária dos alunos do 1o ano do ensino médio nas escolas públicas do distrito federal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Funçãos social e benefício para o desenvolvimento do indivíduo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Letras de músicas como recursos didáticos no processo ensino/aprendizagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Avaliação escolar: as dificuldades na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O regionalismo no livro Menino de Engenho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Olhai os lírios do campo de Erico Veríssimo: um romance social de 30; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A leitura literária na prática de escolas públicas e particulares do Distrito Federal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O prazer pela leitura em Felicidade Clandestina de Clarice Lispector; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Os conflitos humanos na obra de Rachel de Queiroz- O quinze; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
1984: Regimes totalitários e ideologia, a servidão voluntária; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Análise da personagem Capitu em Dom Casmurro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O enigma do Alienista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A metamorfose de Franz Kafka, a reificação; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Preconceito linguístico:; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A narrativa de um defunto autor em Memórias Póstumas de Brás Cubas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A loucura como inadaptação social em Quincas Borba, de Machado de Assis; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Paulicéia Moderna e Contemporânea: São Paulo pela perspectiva de Mario de Andrade e Paulo Hecker Filho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Uma análise de questões inerentes ao ser humano em Prometeu acorrentado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O sertão e o sertanejo nos personagens João Grilo, Chicó e Severino de Aracaju; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A importância da Literatura na Educação Infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A influência da linguagem virtual da criança do 5o ano do Ensino Fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A inserção da literatura na Educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A dificuldade de aprendizagem na escrita nas séries iniciais; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Um estudo sobre a dúvida em Dom Casmurro; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Estética da Recepção: o leitor de Crime e Castigo; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Madame Bovary e Primo Basílio: aproximações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Alfabetização e Letramento; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Pronome ?se? em verbos transitivos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Variação linguística e a linguagem dos rappers; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A Metáfora da transformação em A Metamorfose de Kafka; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Dificuldades de interpretação de textos: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A importância da leitura; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O cortiço: uma questão social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Vidas Secas: a seca e o homem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
RESSONÂNCIA SOBRE ?O HOMEM CORDIAL? NA VISÃO DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA E ANTONIO CALLADO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Afetividade e cognição: a interação professor-aluno; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A Importância do professor como agente transformador; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - FORTIUM; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A criação do novo acordo ortográfico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A QUALIDADE DO ENSINO DA GRAMÁTICA NAS ESCOLAS DE VALPARAÍSO DE GOIÁS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CIDADE OCIDENTAL; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O Ensino da Língua Portuguesa para os Alunos com Deficiência Auditiva; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
COMPREESÃO TEXTUAL E LEITURA: DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 3 ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE LUZIÂNIA-GO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
As variações da linguagem dos falantes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
GRAMATICA NORMATIVA X COMPETENCIAS DISCURSIVAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Desfaçatez de classe em Memórias Póstumas de Brás Cubas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Gregório de Matos e a poesia satírica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A incorporação do estrangeirismo na Língua; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em letras) - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Como a literatura auxilia a criança e o jovem na resolução de conflitos; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO SUPERIOR PROFESSOR PAULO MARTINS; Orientador: Cinthya Costa Santos;
A importância da literatura infantil na formação literária e social da criança; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS) - INSTITUTO SUPERIOR PROFESSOR PAULO MARTINS; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O don juanismo em Amar, verbo intransitivo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SAMAMBAIA; Orientador: Cinthya Costa Santos;
O don juanismo em A moreninha; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SAMAMBAIA; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Literatura e Ecologia em lgnácio Loyola Brandão e Mia Couto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Literatura e Ecologia em debate: a poesia angola e moçambicana; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Literatura e Ecologia: formulações pós-coloniais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Faculdade Fortium; Orientador: Cinthya Costa Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Cinthya Costa . Ficcionalização da existência: Clarice personagem de "Clarice". Anais do Seminário Nacional de Estudos Literários e Seminário de Estudos Literários da Região Sul , v. 1, p. 70-75, 2007.
-
SANTOS, Cinthya Costa . O eu estilhaçado em A última quimera. In: Luiz Edmundo Bouças Coutinho; Latuf Isaias Mucci. (Org.). Fulgurações: parcerias textuais e o decadentismo. 1ed.Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2009, v. , p. 213-222.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Partículas elementares. In: Djalma G. Mendes Junior. (Org.). Curso de letras. 1ed.Brasília: Fortium, 2008, v. 1, p. 84-92.
-
SANTOS, Cinthya Costa . EXISTÊNCIA NARRATIVIZADA: ESCRITOR COMO PERSONAGEM EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. XI Encontro Regional da ABRALIC: Literatura, artes e saberes, 2007.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Ficcionalização da Existência: Clarice Personagem de ?Clarice?. In: I Seminário Nacional de Estudos Literários (SENAEL), Narrativas Contemporâneas, 2007, Frederico Westphalen- RS. Anais-I Seminário Nacional de Estudos Literários (SENAEL). Frederico Westphalen- RS, 2007.
-
SANTOS, Cinthya Costa . A imagem, o rosto e a assinatura em. In: X Congresso Internacional de Literatura Comparada, 2006, Rio de Janeiro. O local, o regional, o nacional, o inter-nacional, o planetário: lugares dos discursos literários e culturais. Rio de Janeiro: Uerj, 2006.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Literatura digital: intertexto, intratexto e hipertexto. In: 2o Encontro de Ciência da Literatura, 2002, Rio de Janeiro. Anais- 2 ENCONTRO DE CIÊNCIA DA LITERATURA. Rio de Janeiro, 2002.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Novas eras: novos conceitos, novos métodos- Semiótica, arte e tecnologia. In: 1ª Conferência Brasiliense de Semiótica, 2002, Brasília. Anais da 1ª Conferência Brasiliense de Semiótica, 2002.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Bioficção: a travessia do pós-humano. In: IX Congresso Internacional Abralic, 2004, Porto Alegre. Travessias- Abralic, 2004. p. 310-311.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Luvina: espaço de memória. In: I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Americana Contemporânea, 2003, Brasília. I Simpósio Internacional de Literatura Brasileira e Hispano-Americana Contemporânea, 2003.
-
SANTOS, Cinthya Costa . Modernização Tecnológica e Transformações Culturais. In: 6o Congresso de Iniciação Científica, 2000, Brasília. Anais 2000. Brasília: UnB, 2000.
-
SANTOS, Cinthya Costa . DESMUNDO: DA TRADIÇÃO MONONUCLEAR ETNOCÊNTRICA À MISCELÂNEA DISCURSIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Literatura e Ecologia: saberes possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Eu estilhaçado em A última quimera. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Ficcionalização da Existência: Clarice Personagem de ?Clarice?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . EXISTÊNCIA NARRATIVIZADA: ESCRITOR COMO PERSONAGEM EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Lendo e aprendendo o Barroco com "Boca do Inferno". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Clarice em foco: retrato metaficcional e simulares do ser em. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . A imagem, o rosto e a assinatura em "O papagaio de Flaubert" de Julian Barnes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Bioficção: a travessia do pós-humano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Luvina: espaço de memória. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Literatura digital: intertexto, intratexto e hipertexto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Novas eras: novos conceitos, novos métodos-. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Cinthya Costa . Modernização Tecnológica e Transformações Culturais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SANTOS, Cinthya Costa ; SANTOS JUNIOR, E. S. ; SIMÕES, David de Lima . Documento-Base do Exame Celpe-Bras. 2020. (Documento-Base).
SANTOS, Cinthya Costa ; SANTOS JUNIOR, E. S. ; SIMÕES, David de Lima . Cartilha do participante do Celpe-Bras. 2019. (Manual).
SANTOS, Cinthya Costa . Modernização Tecnológica e Transformações Culturais. 2002 (ARTIGO) .
SANTOS, Cinthya Costa . Literatura digital: intertexto, intratexto e hipertexto. 2002 (ARTIGO) .
SANTOS, Cinthya Costa . Modernização Tecnológica e Transformações Culturais. 2001 (ARTIGO) .
Prêmios
2018
3°lugar no IV Concurso Literário da Assinep. Gênero Crônica, Associação dos Servidores do Inep.
2014
2°lugar no IV Concurso Literário da Assinep. Gênero Soneto, Associação dos Servidores do Inep.
2012
Professora Homenageada do Curso de Letras- Turma 2/2012, Faculdade Fortium.
2011
Professora Homenageada do Curso de Letras- Turma 2/2011, Faculdade Fortium.
2009
Professora Homenageada do Curso de Letras- Turma 2/2009, IESA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, inep. , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Zona Industrial, 70610908 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20223450, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Tecnologista, Carga horária: 40
Outras informações:
2020- atual. Coordenadora de Instrumentos de Avaliação-concepção e operacionalização do Enade e do Revalida. (http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/)
2018-2019- Equipe de Linguagens-Coordenação-Geral de Exames para Certificação/DAEB : Celpe-Bras, Enem, Encceja
2017-2018- Assistente técnica de Auditoria Interna
2014-2017- Equipe Editoria Executiva RBEP- Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
2013- 2014- Assessoria Institucional. Presidência do INEP.
2011 - 2012
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutoria a distância, Carga horária: 20
Outras informações:
Cursos: Oficina Tutores a Distância_2011, Formação de Tutores: Módulo Introdutório 2011, Oficina Hora de Práticas - Turma 4, Descoberta crítica do Brasil, Machado de Assis. Escritor universal em condição periférica _UAB 2; Crítica Literária
2008 - 2008
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Estágio docente, Enquadramento Funcional: Professora- Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina Tópicos Especiais em Literatura: narrativas contemporâneas
2005 - 2006
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Barroco e Arcadismo
- Romantismo Brasileiro
2003 - 2003
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrar aulas para "Seminário Avançado em Literatura"
Atividades
-
08/1999 - 12/1999
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara da Carreira Docente.,Estágio realizado, Monitoria em Sintaxe do Português Contemporâneo 1.
-
03/1999 - 07/1999
Estágios , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Câmara da Carreira Docente.,Estágio realizado, Monitoria em Leitura e Produção de Textos.
2014 - 2015
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora universitária, Carga horária: 12
2004 - 2005
Secretaria de Educação do Distrito FederalVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrar aulas de língua portuguesa, literatura, redação e interpretação de textos
Atividades
-
01/2004
Ensino, PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA, REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
2008 - 2013
FortiumVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Letras, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Metodologia Científica,
-Trabalho de Conclusão de Curso,
-Teoria da Literatura 1,
-Teoria da Literatura 2,
-Teoria da Literatura 3,
-Cultura Clássica,
-Literatura Portuguesa 1,
- Literatura Brasileira 3,
-Literatura Brasileira 4.
2011 - 2012
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2005 - 2010
Instituto Superior de Educação de SamambaiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Letras, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Estudos culturais, Literatura Comparada, Teoria literária 1, Literatura e outras áreas, Literatura e outras artes, Literatura Portuguesa 1, Literatura Brasileira 1, Literatura Brasileira 2, Literatura Brasileira 3, Literatura Brasileira 4 e Estudos culturais.
2008 - 2010
ÍMPAR PÓS GRADUAÇÃOVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora da graduação em Letras, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina "Literatura luso-brasileira e contemporaneidade" ministrada na pos-graduação
2008 - 2010
ÍMPAR PÓS GRADUAÇÃOVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora da pós-graduação em Pedagogia, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina "Literatura infanto-juvenil" ministrada para alunos da pós-graduação
2008 - 2010
ÍMPAR PÓS GRADUAÇÃOVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora da pós-graduação em Letras, Carga horária: 4
Outras informações:
Disciplina "Narrativas das manifestações literárias de massa" ministrada na pós-graduação
2009 - 2010
Instituto Superior Professor Paulo MartinsVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Curso de Letras, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Cultura Clássica e Literatura Infanto-Juvenil
2011 - 2012
Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro OesteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
2003 - 2003
Liceu de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
2000 - 2002
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Administrativo, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cinthya Costa Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?