Verônica Ferreira Melo

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e Doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de produção de enzimas recombinantes de fungos filamentosos a partir de Pichia pastoris e Saccharomyces cerevisiae como sistemas de expressão heteróloga. Atuou na área de produção de enzima recombinante para produção de etanol de bagaço de cana-de-açúcar, biocombustível de 2ªgeração. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de produção de fitase, enzima de grande interesse no setor alimentício.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Produção de beta-glucosidase recombinante por levedura recombinante
Nei Pereira Junior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: expressão heterologa; beta-glucosidase; Saccharomyces cerevisiae.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Bioquímica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Produção de Xilanase de Thermomyces lanuginosus por Pichia pastoris Recombinante em Batelada Alimentada,Ano de Obtenção: 2005
Nei Pereira Jr..Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pichia pastoris; Thermomyces lanuginosus IOC-4145; Xilanase; expressão heterologa; batelada alimentada.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Graduação em andamento em Química Industrial

1999 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Sintese de derivados 3-fenil-4-alquil-1,2,3-oxadiazólio-5-olato
Orientador: Aurea Echevarria
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Graduação em Química Industrial

1999 - 2003

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Meio Ambiente. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2002 - 2002

Introdução à Química Forense. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2002 - 2002

Reciclagem de Papel Voltada Para a Educação Ambien. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2002 - 2002

Química na Cabeça Demonstrando a Química na Sala d. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2002 - 2002

Utilização de Estratégias Didáticas Voltadas Ao En. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2001 - 2001

Tecnologia Em Petróleo Com Ênfase Em Downstream. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2001 - 2001

Corrosão e Meio Ambiente. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2001 - 2001

Tecnologia na Fabricação de Refrigerantes. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2001 - 2001

Micotoxinas Em Alimentos. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Análise de Águas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2000 - 2000

Planejamento e Otimização de Experimentos. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2000 - 2000

Controle das Águas. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 25° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2002. (Congresso).

IV Semana Acadêmica de Química.IV Semana Acadêmica de Química. 2002. (Outra).

I Workshop sobre Empreendorismo.I Workshop sobre Empreendorismo. 2002. (Oficina).

XLI Congresso Brasileiro de Química. XLI Congresso Brasileiro de Química. 2001. (Congresso).

23° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 23° Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elisabeth Cristina Tavares Veloso

FERREIRA, V.. Aproveitamento de subprodutos agroindustriais para produção de lipase por Fermentação em Estado Sólido pela linhagem mutante Aspergillus niger 11T53A14. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Moreira Menezes

FERREIRA, V.; Freire, S. G.; Fianx, S. B.. Efeito do milho e do degrau proteolítico no preparo do mosto cervejeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica Pereira

FERREIRA, V.. Fermentação Alcoólica de Hidrolisado Ácido Obtido da Torta de Girassol utilizando as Linhagens Galactomyces geotrichum UFVJM-R10. 2017. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Clarissa Alves Biscainho

FERREIRA, V.; Ribeiro, B. D.; CASTRO, A. M.. Exploração de Bactérias Anaeróbias Isoladas de Restinga da Marambaia para Obtenção de Bioprocessos. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laisy Garcia Ribeiro Lima

FERREIRA, V.; COURI, S.. Efeito das Variáveis de Processo na Produção de Lipase por Fermentação Submersa por Aspergillus niger. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alana Medeiros Botelho

FERREIRA, V.; Silva, L. V.; Freire, S. G.. Otimização do Meio de Cultivo para Aumento da Biomassa de Clostridium carboxidivorans utilizando gás de síntese para fins Biotecnológicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ronaldo Martiniano Inácio

FERREIRA, V.; Freire, E.; Serra, E. G.. Estudo de Caso da Utilização de Resíduos Agrícolas para a Geração de Energia no Brasil e Formas de Aplicação. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Deise Valéria Garcez da Silva

FERREIRA, V.. Desenvolvimento de leite Fermentado contendo Farinha de Alfarroba como potencial fonte de fibras, cálcio e ferro e avaliação de sua aceitabilidade sensorial. 2015. Dissertação (Mestrado em PG Strictu Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimen) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Ilva de Fátima Souza

FERREIRA, V.. Isolamento e Avaliação de microorganismos naturalmente ocorrentes em biomassas lignocelulósicas para produção de enzimas celulolíticas e xilanolíticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Ricardo Salviano dos Santos

FERREIRA, V.. Produção de Hidrolases poe Fermentação em Estado Sólido com uso de fungos filamentosos e coprodutos da agroindústria de óleos vegetais como fonte de carbono. 2015. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Aluno: Ludymilla Bastos Rocha de Souza

FERREIRA, V.; AMARAL, P. F. F.; WINTER, E.. Monitoramento do Panorama Mundial da Produção Industrial de Ácido Bio-succínico. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camylle Guimarães Sheliga

FERREIRA, V.; da COSTA, A. C. A.; NASCIMENTO, R. P.. Avaliação de Crescimento de uma linhagem de Saccharomyces cerevisiae em meios contendo galactose oriunda do hidrolisado da macroalga Kappaphycus alvarezzi visando à produção de etanol 3G. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafaela Freitas do Rio

da COSTA, A. C. A.;FERREIRA, V.. Desenvolvimento de uma cerveja formulada com gengibre (zingiber officinalis) e hortelã do Brasil (mentha arvensis): avaliação de seus compostos bioativos e comparação com dois estilos de cerveja existentes no mercado. 2013. Dissertação (Mestrado em PG Strictu Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimen) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Kedma Grasielle Sousa da Silva Lencastre

FERREIRA, V.. Mapeamento da Produção de Soro de Queijo no Estado do Rio de Janeiro: Potencial para a Produção de Etanol.. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina da Silva Mesquita

FERREIRA, V.; Martins, D. S. S; RIEHL, C. A. S.; Salomon, P. S.. Seleção de Cepa de microalga Nativa para a Produção de Carotenoide de interesse industrial. 2018. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta dos Reis Ribeiro

FERREIRA, V.; BORGES, E. R.; LOBO, L. A.;PEREIRA JR., N.; SANTANA, G. C. F.. Produção de Etanol de Segunda Geração a partir de Gás de Síntese por Via Biotecnológica. 2017. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Spagnolo Pedro da Silva

FERREIRA, V.; da COSTA, A. C. A.. Síntese de sebacato de dioctila empregando lipases para uso em lubrificante de motores diesel. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Rocha dos Santos Mathias

FERREIRA, V.; COUTO, M. A. P. G.; SCHMIDT, F. L.; PEREIRA, K. S.; SILVA, A. T.. Aproveitamento Biotecnológico de Resíduos Cervejeiros. 2015. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Julia Groposo Silveira

CASTRO, A. M.; COELHO, R. R.; NASCIMENTO, R. P.; ALHADEFF, E. M.;FERREIRA, V.. Avaliação do Potencial Biotecnológico de Clostridium thermocellum na Produção de Etanol Celulósico. 2013. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ariane Gaspar Santos

FERREIRA, V.. Uso de Fermentação Extrativa para Produção de Lipase e Ácido Cítrico por Yarrowia lipolytica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabricio dos Santos Belgrano

FERREIRA, V.; BORGES, E. R.; da COSTA, A. C. A.. Produção de ácido propiônico por rota bioquímica inserida no contexto de biorrefinaria 2G. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta dos Reis Ribeiro

PEREIRA JR., N.FERREIRA, V.; LOBO, L. A.. Produção de Etanol de Segunda Geração a partir de gás de síntese por via Biotecnológica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Rocha dos Santos Mathias

FERREIRA, V.; PEREIRA, K. S.; SILVA, J. B. A. E.. Reaproveitamento de Resíduos Industriais Cervejeiros para Obtenção de Extrato Proteíco e Proteolítico. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Miguez Tardelli Garcia

PEDRAZA, S. F.; SERVULO, E. F. C.;FERREIRA, V.. Síntese de Fenil Acetil Carbonil (L-PAC) por Processo Fermentativo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila de Morais Lima

FERREIRA, V.; SALGADO, A. M.. PRODUÇÃO DE ASTAXANTINA A PARTIR DE BIOMASSAS RESIDUAIS DA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Aparecida Xavier Pinto Bodstein

FERREIRA, V.. Seleção e Caracterização de Fermento Selvagem com potencial de aplicação na produção de pães. 2014.

Aluno: Danielle Ramos Gomes

FERREIRA, V.. Benefícios à saúde associados ao consumo de okara. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Briany Goulart da Paixão

FERREIRA, V.. Aproveitamento de resíduo agroindustrial (caroço de abacate) para obtenção de etanol por fermentação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiana Ferreira Lopes

FERREIRA, V.; Henriques, A. W. S.; Pereira, J.. Educação Ambiental e Análise dos Resíduos Descartados Incorretamente na Praia Vermelha - URCA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Veiga de Almeida.

Aluno: Vanessa da Silva Saab

FERREIRA, V.; MATHIAS, T. R. S.. Estudo da bioconversão de glicerina em 1,3 propanodiol por Clostridium butyricum NCIMB 8082. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Químicos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Vítor de Morais Sermoud

FERREIRA, V.. Prospecção Tecnológica para a produção de ácido adípico a partir do bagaço de cana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alessandra Dias Barbosa Praxedes Moraes

FERREIRA, V.; BORGES, E. R.; SILVA, A. S.. Caracterização Química do bagaço e da Palha da Cana-de-açúcar antes e após pré-tratamento hidrotérmico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Guedes Weber

FERREIRA, V.. Uso de Ingenol B em modelo in vitro para reativar o HIV no estado de latência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Suzane Braga Araújo Baptista

FERREIRA, V.. Estabelecimento de procedimento operacional padrão para a obtenção, isolamento e cultivo de microalga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FERREIRA, V.; COUTO, M. A. P. G.; ALHADEFF, E. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento da Vaga de Professor Substituto do Departamento de Engenharia Bioquímica. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FERREIRA, V.; COUTO, M. A. P. G.; ALHADEFF, E. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento da Vaga de Professor Substituto do Departamento de Engenharia Bioquímica. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FERREIRA, V.; SALGADO, A. M.; ALHADEFF, E. M.. Concurso Público de Seleção de Professor Substituto para o Setor de Engenharia Bioquímica e Biotecnologia Industrial. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SILVA, L. G.; MASSON, L. M. P.; SPISSO, B. F.;FERREIRA, V.. Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de Cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro Permanente do IFRJ. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

FERREIRA, V.. Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao provimento de vaga. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Regina Maceno Liberato

Avaliação Prospectiva da Produção de Conservante Alimentício de Baixa Toxicidade a Partir de Microrganismos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Joana Caroline Oliveira Nascimento

Avaliação Prospectiva da Produção de Conservante Alimentício de Baixa Toxicidade a Partir de Microrganismos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);

Matheus Oliveira Teixeira

AVALIAÇÃO DE CRESCIMENTO CELULAR DE Lactobacillus acidophilus EM DIFERENTES MEIOS DE CULTIVO ELABORADOS A PARTIR DE RESÍDUOS CERVEJEIROS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Aline Regina Maceno Liberato

PRODUÇÃO DE ÁCIDO GLUCÔNICO POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA TENDO COMO AGENTE UMA LINHAGEM MUTANTE DE Aspergillus niger; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Renata Silva de Lima

Produção microbiana de lipase por fermentação em estado sólido; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Biotecnologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Caroline Santos de Almeida

PRODUÇÃO MICROBIANA DE LIPASE POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Isabel Hilda de Souza

ESTUDO COMPARATIVO DA PRODUÇÃO DE FITASE POR Penicillium funiculosum INCQS 40081 POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA E FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Rebeca de Assis Melgaço

PRODUÇÃO DE FITASE POR PENICILLIUM FUNICULOSUM INCQS 40081 POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Larissa do Valle Marçal

produção de fitase por Aspergillus niger INCQS 40018, Aspergillus niger INCQS 40067 e Penicillium funiculosum INCQS 40081 sob fermentação em estado sólido; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Andre Vasconcelos Cavalcanti

ESTUDO COMPARATIVO DA PRODUÇÃO DE FITASE POR PENICILLIUM FUNICULOSUM INCQS 40081 POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA E FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Biotecnologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Mariath Oliveira de Castro

?PRODUÇÃO DE FITASE EM FERMENTAÇÃO SUBMERSA POR FUNGO FILAMENTOSO?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Fármacia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Claudinei Vieira de Freitas Junior

PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE FITASE DE FUNGO FILAMENTOSO ISOLADO DE SOLO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Claudinei Vieira de Freitas Junior

PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE FITASE DE FUNGO FILAMENTOSO ISOLADO DE SOLO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Verônica Ferreira Melo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, V. ; PEREIRA JR., N. ; FABER, M. O. ; MESQUITA, S. S. . Simultaneous saccharification and fermentation process of different cellulosic substrates using a recombinant Saccharomyces cerevisiae harbouring the β-glucosidase gene. Electronic Journal of Biotechnology , v. 13, p. 1-7, 2010.

  • FERREIRA, V. ; NOLASCO, P. C. ; CASTRO, A. M. ; SILVA, J.N.C. ; SOUZA, A. S. ; DAMASO, M. C. T. ; PEREIRA JR., N. . Evalution of cell recycle om Thermomyces lanuginosus Xylanasa A Production by Pichia pastoris GS 115. Applied Biochemistry and Biotechnology , v. 129-13, p. 226-233, 2006.

  • FERREIRA, V. ; FABER, M. O. ; MESQUITA, S. S. ; PEREIRA JR., N. . Expressão de B-glucosidase Recombinante em Diferentes Fontes de Nitrogênio e Relações de C:N.. In: XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos- SINAFERM 2009, 2009, Natal. XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos- SINAFERM 2009, 2009. v. 1. p. 7-13.

  • FERREIRA, V. ; FABER, M. O. ; MESQUITA, S. S. ; PEREIRA JR., N. . Hidrólise Enzimática e Fermentação de Diferentes Materiais Celulósicos para Produção de Etanol Utilizando Saccharomyces cerevisae Recombinante.. In: XVII COBEQ. Engenharia Química: Energia e Novos Desafios, 2008, Recife. XVII COBEQ. Engenharia Química: Energia e Novos Desafios, 2008. v. 1. p. 9-16.

  • FERREIRA, V. . Influência da Concentração de Metanol na Síntese de Xilanase por Pichia pastoris recombinante em Bateleda Alimentada. In: VIII Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2005, Maringá - PR. Anais do VIII Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas, 2005.

  • FERREIRA, V. . Produção de Xilanases por Pichia pastoris GS 115: Avaliação em Batelada alimentada. In: XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005, Recife-PE. Anais do XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005.

  • FERREIRA, V. . Síntese de derivados 3-fenil-4-alquil-1,2,3-oxadiazólio-5-olato. In: XII jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2002, Seropédica-RJ. Anais da XII jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2002.

  • FERREIRA, V. . Síntese de sidnonas usando irradiação de microondas e suporte sólido. In: Anais da 26ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas - MG. Anais da 26ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química222, 2003.

  • FERREIRA, V. . Estudo da Solubilidade do NiCl2 Utilizando Diagrama de Solubilidade Condicional em NaCl-KCl fundido a 727°C. In: 26ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas, MG. Anais da 26ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química, 2003.

  • FERREIRA, V. . Comparação entre Eletrodos Indicadores do pO2-, em meio Oxobásico, no NaCl-KCl equimolar fundido a 727°C. In: 26ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas - MG. Anais da 26ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química, 2003.

  • FERREIRA, V. . Estudo de novas metodologias para síntese de 1,3,5-triazinas. In: 24ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas-MG. Anais da 24ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Química, 2001.

  • FERREIRA, V. . Determinação de Arsênio atrvés da técnica de geração de hidretos volateis na espectrometria de absorção atômica: otimização de parametros instrumentais. In: X jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2000, Seropédica -RJ. Anais da X jornada de Iniciação Cientifica da UFRJ, 2000.

  • FERREIRA, V. ; GONCALVES, M. M. M. ; COURI, S. ; SANTANA, G. C. F. ; LIBERATO, A. R. M. . PRODUÇÃO DE ÁCIDO GLUCÔNICO POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA TENDO COMO AGENTE UMA LINHAGEM MUTANTE DE Aspergillus niger. In: XII JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2018, Nilopolis. XII JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2018.

  • FERREIRA, V. ; GONCALVES, M. M. M. ; COURI, S. ; LIMA, R. S. ; GIANGIARULO, T. C. S. C. . Produção microbiana de lipase por fermentação em estado sólido. In: XI JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2017, Rio de Janeiro. XI JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2017.

  • FERREIRA, V. ; LOPES, J. R. H. ; MELO, W. C. ; MARTIN, J. D. M. ; LIBERATO, A. R. M. . RODUÇÃO DE FITASE POR ASPERGILLUS NIGER INCQS 40067 EM FERMENTAÇÃO SUBMERSA UTILIZANDO FARELO DE OKARA. In: XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Rio de Janeiro. XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017.

  • FERREIRA, V. ; LOPES, J. R. H. ; SILVA, L. G. ; SILVA, L. S. B. ; CUNHA, P. O. . DETERMINAÇÃO DA CINÉTICA DE CRESCIMENTO DE ASPERGILLUS NIGER INCQS 40018 EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO PELO MÉTODO DA GLUCOSAMINA. In: XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017, Rio de Janeiro. XI Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica, 2017.

  • FERREIRA, V. ; SOUZA, I. H. ; MARTIN, J. D. M. ; SILVA, B. J. ; SILVA, L. G. ; COURI, S. . AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE EXTRATO ENZIMÁTICO COM ATIVIDADE FITÁSICA POR PENICILLIUM FUNICULOSUM INCQS 40081. In: X JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016, NILÓPOLIS. X JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016.

  • FERREIRA, V. ; COURI, S. ; GONCALVES, M. M. M. ; LIMA, L. G. R. ; ALMEIDA, C. S. ; P. JUNIOR, M. A. . PRODUÇÃO MICROBIANA DE LIPASE POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA. In: X JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016, NILÓPOLIS. X JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016.

  • SOUZA, I. H. ; MARTIN, J. D. M. ; SILVA, L. G. ; FERREIRA, V. . MINIMIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE QUANTIFICAÇÃO DE ATIVIDADE FITÁSICA. In: X JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016, NILÓPOLIS. X JIT - Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016.

  • FERREIRA, V. ; LIMA, L. G. R. ; COURI, S. ; GONCALVES, M. M. M. ; SANTANA, G. C. F. ; da COSTA, A. C. A. . EFFECTS OF VARIABLES LIPASES PRODUCTION PROCESS BY Aspergillus niger C BY SUBMERGED FERMENTATION. In: XII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC 2016, 2016, CAXIAS DO SUL. XII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC 2016, 2016.

  • FERREIRA, V. ; MARCAL, L. V. ; LOPES, J. R. H. ; COURI, S. ; SILVA, L. G. . PRODUÇÃO DE FITASE ATRAVÉS DE DIFERENTES LINHAGENS DE FUNGOS FILAMENTOSOS POR FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. In: XII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC 2016, 2016, Caxias do Sul. XII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática - ENZITEC 2016, 2016.

  • FERREIRA, V. ; CAVALCANTI, A. V. ; MARCAL, L. V. ; MELGACO, R. A. ; SILVA, L. G. . ESTUDO PRELIMINAR DAS VARIÁVEIS DE MAIOR SIGNIFICÂNCIA NA PRODUÇÃO DE FITASE POR Penicillium funiculosum INCQS 40081 EM FERMENTAÇÃO SUBMERSA. In: IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2015, São Gongalo. IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2015.

  • FERREIRA, V. ; MARCAL, L. V. ; MELGACO, R. A. ; SILVA, L. G. . AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE FITASE POR Aspergillus niger INCQS 40018, Aspergillus niger INCQS 40067 e Penicillium funiculosum INCQS 40081 SOB FERMENTAÇÃO EM ESTADO SEMISSÓLIDO. In: IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnólogica do IFRJ, 2015, SÃO GONÇALO. IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnólogica do IFRJ, 2015.

  • FERREIRA, V. . Avaliação da Produção de Xilanases por Pichia pastoris GS 115 em biorreator conduzido sob batelada alimentada. In: XXVII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXVII Jornada de Iniciação Científica e Cultural da UFRJ, 2005.

  • FERREIRA, V. . Evaluation of cell recycle of pichia pastoris GS 115 on fed-batch xylanase production. In: 27th Symposium on Biotechnology for fuels and Chemicals, 2005, Denver, Colorado. Program & Abstracts Symposium on Biotechnology for fuels and Chemicals, 2005. v. Único.

  • FERREIRA, V. . avaliação da Estabilidade Genética de Pichia pastoris GS 115 na produção de xilanase. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004.

  • FERREIRA, V. ; MARCAL, L. V. ; MELGACO, R. A. ; COURI, S. ; SILVA, L. G. . Avaliação da produção de fitase por Aspergillus niger INCQS 40018, Aspergillus niger INCQS 40067 e Penicillium funiculosum INCQS 40081 sob fermentação em estado sólido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTI, A. V. ; FERREIRA, V. ; SILVA, L. G. ; COURI, S. ; MELGACO, R. A. . Estudo preliminar das variáveis de maior significância na produção de fitase por Penicillium funiculosum INCQS 40081 em fermentação submersa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, V. ; CAVALCANTI, A. V. ; CASTRO, M. O. ; SILVA, L. G. ; COURI, S. . Avaliação Preliminar de Fungos Filamentosos com Capacidade Produtora de Fitase em Fermentação Submersa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTI, A. V. ; SILVA, L. G. ; COURI, S. ; FERREIRA, V. . Determinação das características físico química de extrato enzimático bruto obtido por fermentação submersa de Penicillium funiculosum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTI, A. V. ; SILVA, L. G. ; FERREIRA, V. ; COURI, S. ; COSTA, L. E. O. . Avaliação da capacidade produtora de fitase de diferentes linhagens de fungos filamentosos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FERREIRA, V. ; MELO, W. C. . Combustíveis Renováveis. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PRODUÇÃO DE ÁCIDO GLUCÔNICO POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA TENDO COMO AGENTE UMA LINHAGEM MUTANTE DE Aspergillus niger, Descrição: O ácido glucônico e os seus sais são amplamente utilizados pelas indústrias farmacêutica, alimentícia, detergente, têxtil, couro, fotográfica e de concreto. O futuro da maioria destas aplicações depende, principalmente, da disponibilidade comercial de gluconatos, o qual pode ser produzido pela oxidação parcial da glicose através da catálise química ou enzimática, ou ainda, por via fermentativa. Entretanto, a fermentação tem sido uma das rotas mais eficiente para produção desse ácido. O desenvolvimento deste projeto estabelece uma nova linha de pesquisa no IFRJ campus Rio de Janeiro em parceria com o Departamento de Tecnologia de Processos Bioquímicos da UERJ; ampliando os conhecimentos, as interações multidisciplinares, a capacitação das equipes técnicas envolvidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Ferreira Melo - Integrante / Sonia Couri - Integrante / Márcia Monteiro Machado Gonçalves - Coordenador / Gizele Cardoso Fontes Santana - Integrante.

  • 2015 - Atual

    PRODUÇÃO MICROBIANA DE LIPASE POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA, Descrição: Atualmente é crescente o interesse por lipases (triacilglicerol acilhidrolases, E.C. 3.1.1.3), que são enzimas de grande importância industrial, por catalisarem a hidrólise de triacilgliceróis a glicerol e ácidos graxos livres. Esta hidrólise é uma reação reversível e com grande potencial para síntese de ésteres e para o processo de interesterificação em meios orgânicos. Estas enzimas ? lípases - se destacam entre as hidrolases devido as suas múltiplas aplicações, sendo utilizadas nas indústrias de detergentes, medicamentos, alimentos (panificação, queijos, chás), têxteis, polpa e papel, curtumes, cosméticos, biodiesel, biossensores e também no tratamento de efluentes. Este projeto tem como objetivo produzir lipases de grande interesse industrial e para isso, uma linhagem de Aspergillus niger será testada e avaliada quanto ao potencial de síntese destas enzimas em escala de bancada e posteriormente em escala piloto, usando biorreator de fermentação submersa (FS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Ferreira Melo - Integrante / Sonia Couri - Coordenador / José Ricardo Hassel Lopes - Integrante / Antônio Carlos Augusto da Costa - Integrante / Márcia Monteiro Machado Gonçalves - Integrante / Gizele Cardoso Fontes Santana - Integrante.

  • 2013 - Atual

    PRODUÇÃO DE FITASE A PARTIR DE FUNGO FILAMENTOSO POR FERMENTAÇÃO SUBMERSA E FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO, Descrição: Desde a época em que foi descoberto que quantidades excessivas de fitato na dieta podem conduzir às deficiências de minerais, o fitato foi marcado como fator anti-nutricional que deve ser evitado e eliminado dos alimentos. Porém, sabe-se hoje que, apenas a redução do fitato nos alimentos deve ser realizada pois, além dos efeitos adversos na biodisponibilidade de minerais, o fitato e alguns de seus produtos da degradação podem exibir efeitos benéficos à saúde, tais como redução do risco de doenças do coração, da formação de cálculo renal e de determinados tipos de câncer. Um dos processos mais promissores para a redução do fitato nos alimentos é o uso das enzimas fitases que apresentam atividade hidrolítica. As fitases são, portanto, uma perspectiva para a obtenção de produtos com baixo teor de fitato e de interesse industrial. Os fungos filamentosos tem se apresentado como a fonte mais promissora para obtenção e produção de fitases por fermentação. Desta forma, o uso de uma linhagem produtora é a chave do sucesso de um processo de fermentação, uma linhagem que apresente alto potencial de síntese destas enzimas poderá ser oferecido ao setor produtivo, tendo em vista a escassa produção destas enzimas em escala comercial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Ferreira Melo - Coordenador / Lucinéia Gomes da Silva - Integrante / Sonia Couri - Integrante / Fernanda Kamp - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

  • 2012 - Atual

    Purificação de Fitases de Fungos Filamentosos, Descrição: As fitases são uma nova perspectiva para a obtenção de farinhas ou rações com baixo teor de fitato, de grande interesse industrial, por apresentarem alta especificidade em relação aos substratos. Estas características permitem um grande número de aplicações dentro da área de alimentos, sem apresentar os inconvenientes demonstrados pelos métodos físico-químicos. Além disso, se uma linhagem, que é a chave do sucesso de um processo fermentativo, com alto potencial de síntese destas enzimas for selecionada, o processo poderá ser oferecido ao setor produtivo para a produção destas enzimas em escala comercial. O projeto de pesquisa visa atender a demanda dos alunos do programa e empresas parceiras na área de alimentos e saúde. Esta proposta visa adaptar método de identificação de microorganismos produtores da enzima fitase, definir o processo fermentativo para a obtenção de um extrato rico em fitase, caracterizar e purificar a enzima, e em uma segunda etapa, analisar a viabilidade da aplicação da enzima na produção de mio-inositol fosfato e da aplicação de extratos da enzima na formulação de produtos alimentícios de panificação e extrusado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Ferreira Melo - Coordenador / Lucinéia Gomes da Silva - Integrante / Sonia Couri - Integrante / Eliezer Menezes Pereira - Integrante / Janaína dos Santos Nascimento - Integrante / Luciana Cardoso Nogueira - Integrante / José Ricardo Hassel Lopes - Integrante.

  • 2005 - Atual

    PRODUÇÃO DE BETA-GLUCOSIDASE POR Saccharomyces cerevisiae RECOMBINANTE, Descrição: Descrição: Inúmeros problemas ambientais e sociais estão associados à exploração e ao uso de combustíveis fósseis e levam à busca de novas tecnologias para converter biomassa vegetal em combustíveis alternativos. A celulose representa o maior componente dessa biomassa e é um polissacarídeo hidrolisável por celulases, classificadas em endoglucases, exoglucanases e beta-glucosidases. A produção de celulases por microrganismos naturalmente ocorrentes muitas vezes apresenta como obstáculo as baixas atividades enzimáticas no meio de produção, necessitando o bioprocesso de intensivas operações para concentração dessas atividades. Por outro lado, as técnicas da Biologia Molecular possibilitam a super-expressão de enzimas, minimizando as etapas relacionadas à concentração enzimática, configurando-se em um grande passo para obtenção de celulases, de forma economicamente viável e com grande potencial para aplicação industrial. A levedura Saccharomyces cerevisiae destaca-se como sistema de expressão atraente por ser facilmente manipulada geneticamente e por ser uma boa fermentadora do principal produto de hidrólise das celulases (a glicose). Ressalta-se que linhagens selvagens não apresentam atividade celulolítica. Este projeto tem como principal objetivo avaliar a produção de β-glucosidase em diferentes condições de cultivo a partir da linhagem recombinante de Saccharomyces cerevisiae MFL(Leu2) contendo o gene de beta-glucosidase de Humicola grisea. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Nei Pereira Junior - Coordenador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Ferreira Melo - Coordenador.

  • 2003 - Atual

    BIOTECNOLOGIA DE MATERIAIS LIGNOCELULÓSICOS, Descrição: Objetivos: O tema Biotecnologia de Materiais Lignocelulósicos tem centralizado esforços atendendo a demanda sócio-econômica frente à problemática da exploração e uso de combustíveis fósseis, associada à busca de soluções para o aproveitamento de abundantes resíduos de origem agrícola e agro-industrial. São temas de estudo: o desenvolvimento de processos visando à produção de bioetanol, xilitol, enzimas (celulases, xilanases), antibióticos, bioinseticidas, biossurfactantes, ácidos orgânicos, aromas e fragrâncias. Neste contexto, estudos envolvendo a seleção e melhoramento de linhagens produtoras, conhecimento de sua morfologia e de suas funções fisiológicas, otimização das condições de cultivo, incluindo meio e formas de condução do bioprocesso, estudos cinéticos, caracterização de bioprodutos, assim como a operação e a avaliação do desempenho de biorreatores são abordagens comumente empregadas nesses trabalhos de pesquisa. Devido à sua natureza tecnológica, em todos os trabalhos estabelecem-se compromissos com altas conversões e elevadas taxas de transformação, a fim de tornar os processos em desenvolvimento atrativos sob o ponto de vista industrial.. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Biotecnologia Industrial. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Engenharia Bioquímica. Setores de atividade: Produtos e processos biotecnológicos; Produtos e processos biotecnológicos vinculados à agricultura. Palavras-chave: Biotecnologia; Materiais lignocelulósicos; Etanol; Xilitol; Enzimas; Ácido Succínico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Verônica Ferreira Melo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Destaque Dissertação de Mestrado 2005, Semana da Escola de Química UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química RJ. , Rua Senador Furtado, 121 a 125, Maracanã, 20270-021 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Docente do Quadro Permanente curso de Alimentos do Campi Rio de Janeiro.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2002 - 2003

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Pré Vestibular, Carga horária: 10

    Atividades

    • 03/2002 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Físico-Química, Química Orgânica

    • 08/2001 - 04/2002

      Estágios , Instituto de Ciências Exatas, .,Estágio realizado, Síntese de fármacos.

    • 09/1999 - 03/2000

      Estágios , Instituto de Ciências Exatas, .,Estágio realizado, Química Analítica.

  • 2008 - 2009

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2003 - 2003

    Eletrobrás Termonuclear S.A

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária Química, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2003 - 05/2003

      Estágios , Divisão de Química - DIQM.O., .,Estágio realizado, Elaboração de novas metodologias de análise de água.