Andréa Menezes Lopes
Possui graduação em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e Doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos
Informações coletadas do Lattes em 07/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2008 - 2013
Universidade Federal de Pelotas
Título: Inativação térmica da polifenoloxidase, peroxidase e leveduras em purê de pêssego da cv. Jubileu
Ricardo Peraça Toralles. Coorientador: Cesar Valmor Rombaldi.
Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2008 - 2012
Universidade Federal de Pelotas
Título: Termoinativação de polifenoloxidases e peroxidases e destruição térmica de leveduras em purê de pêssego da cultivar Jubileu
, Ano de obtenção: 2013. César Valmor Rombaldi. Coorientador: Ricardo Peraça Toralles.
Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos
2003 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande
Título: Obtenção e avaliação das propriedades apresentadas por dois tipos de isolado proteico de cabrinha(Prionotus punctatus), Ano de Obtenção: 2005
Carlos Prentice-Hernandez.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Educação Profissional e Tecnologia Inclusiva
2008 - 2009
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Título: Educação Inclusiva
Orientador: Fábio Diniz Rossi
Formação complementar
2025 - 2025
Do desperdício à impressão 3D de alimentos. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, SBCTA, Brasil.
2025 - 2025
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2024 - 2024
Governança em Segurança Alimentar e Nutricional - Edição 2024. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2021 - 2021
AVA FORMAÇÃO. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
Método lógico para redaçãocientífica. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2015 - 2015
?35 anos do Curso de Engenharia de Alimentos?. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2004
Alternativas Tecn. para o Aproveit. de Pescados. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.
Organização de eventos
LOPES, A. M. ; BRIZIO, A. P. ; FELIPE, C. A. S. ; BARCELLOS, A. M. . XII SEMANA ACADÊMICA DA ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS. 2025. (Outro).
LOPES, A. M. . Seja FURG. 2024. (Outro).
LOPES, A. M. . VII Semana de Química - II Jornada Interna de Trabalhos Técnico-científicos em Química. 2007. (Outro).
LOPES, A. M. . Curso Workshop Internacional sobre Alternativas Tecnológicas para o Aproveitamento de Anchoita e Cefalópodes. 2004. (Outro).
Participação em eventos
9° Simpósio de Segurança Alimentar. 2025. (Simpósio).
8 SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIENCIA DE ALIMENTOS.TERMOESTABILIDADE DA POLIFENOLOXIDASE E PEROXIDASE DA CULTIVAR DE PESSEGO JUBILEU. 2009. (Simpósio).
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS.Utilizacao da polpa do caule do jaracatia como substituto em doces tipo cocada. 2008. (Outra).
I Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul. 2007. (Outra).
Semana Comemorativa dos 10 Anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos. 2006. (Outra).
Congreso Internacional de Ciencia y Tecnología de los Alimentos. Avaliação do processo de extração ácida na obtenção de isolado proteico de cabrinha(Prionotus punctatus). 2004. (Congresso).
II Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente.Caracterização de um isolado proteico de pescado obtido a partir da cabrinha(Prionotus punctatus). 2004. (Simpósio).
III Mostra da Produção Universitária.Avaliação de dois métodos de extração química para obtenção de isolado proteico de pescado a partir da cabrinha(Prionotus punctatus). 2004. (Outra).
XIX CBCTA. Obtenção de isolado proteico de pescado a partir da cabrinha (Prionotus punctatus). 2004. (Congresso).
Simpósio Sul-Rio-Grandense de Bioética. 2002. (Simpósio).
XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Desenvolvimento de uma formulação de iogurte com polpa de açaí associado ao uso de xantana. 2002. (Congresso).
10. Congresso de Iniciação Científica/3.Encontro de Pós-Graduação. Análise da qualidade microbiológica de bombons de morango comercializados na cidade de Pelotas. 2001. (Congresso).
4. Simpósio Latino Americano de Ciências de Alimentos.Avaliação da qualidade higiênico-sanitária de bombons comercializados na cidade de Pelotas. 2001. (Simpósio).
9.Congresso de Iniciação Científica/2.Encontro de Pós-graduação. Avaliação das especificações de milho enlatado. 2000. (Congresso).
III Encontro Latino-Americano de Toxicologia e Meio Ambiente. 1999. (Encontro).
Simpósio de Carnes e Derivados. 1999. (Simpósio).
Simpósio de Óleos e Gorduras. 1999. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia de Pescados. 1999. (Simpósio).
Participação em bancas
MARTINS, V. G.;LOPES, A. M.; FERNANDES, S. S.; MERCALI, G.. ?OBTENÇÃO DE CONCENTRADO PROTEICO DO BAGAÇO DE MALTE ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO ASSISTIDA POR ULTRASSOM. 2021 - Universidade Federal do Rio Grande.
MARTINS, V. G.; COSTA, J. A. V.; CERQUEIRA, V. S.;LOPES, A. M.. Produção e Aplicação de Biosurfactantes obtidos a partir de resíduos industriais. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MASSA FRESCA ENRIQUECIDA COM FARINHA DE LARVA DE INSETO DA MOSCA DA FRUTA (Ceratitis capitata). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Efeito tecnológico e bioativo de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) adicionada em formulação de derivado cárneo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Projeto de implantação de uma unidade de produção de queijo adicionado de óleo essencial em uma propriedade rural familiar no munícipio de Rio Grande/RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Avaliação do potencial uso de farinha de larva de tenébrio comum (Tenebrio molitor) desengordurada como ingrediente de enriquecimento de produtos de panificação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. ?DESENVOLVIMENTO DE PALITOS DE QUEIJO ADICIONADOS DE FARINHA DE BAGAÇO DE MALTE?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Aceleração do envelhecimento de whisky por meio da irradiação?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. ?Projeto industrial de implantação de uma linha de produção de linguiça de frango frescal clean label?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. ?Projeto industrial: linha de produção de produto tipo bacon clean label?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. ?Projeto industrial de implementação de linha de produção de cerveja tipo Pilsen sem glúten?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Estudo da degradação do óleo de algodão submetido a processo de fritura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Elaboração de hidrogel energético adicionado de extrato de hibisco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Adição de mucilagem de chia em salsichas de frango visando a redução de gordura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Utilização de casca de laranja como embalagem para sorvete. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. .Avaliação da atividade antioxidante, antimicrobiana e antitumoral de diferentes fontes de compostos fenólicos de origem vegetal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.. Preparação de Bebidas Lácteas Pasteurizadas Sabor Chocolate com diferentes hidrocolóides e proporções de soro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.; OLIVEIRA, M.S. Classe Titular da Carreira EBTT da Professora Lúcia de Moraes Batista. 2022. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE - RS.
LOPES, A. M.; OLIVEIRA, M.S; COSTA, C. S.. Classe Titular da Carreira EBTT da Professora Marlice Salete Bonacina.. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
LOPES, A. M.. Banca Examinadora para Seleção de Professor Classe A - Adjunto, objeto do processo 23116.000428/2021-93,. 2021. Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.; LUVIELMO, M. M.; MICHELON, M.; SCHMIDT, C. G.; AUGUSTO, M. M. M.. EDITAL Nº 03.2021 ? SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE PROFESSOR SUBSTITUTO, DE 20 DE JANEIRO DE 2021. 2020. Universidade Federal do Rio Grande.
BRIZIO, A. P.;LOPES, A. M.; KALIL, S.. Membro de banca examinadora do concurso nº 23116.000776/2019-46, edital nº 14/2019.. 2019. Universidade Federal do Rio Grande.
LOPES, A. M.; MARQUES, M. S.. Banca avaliadora da prova didática e de títulos, referente ao processo seletivo para professor para área química. 2009. Instituto Federal Farroupilha.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. EFEITOS DA SECAGEM SOBRE OS COMPOSTOS BIOATIVOS DO BAGAÇO DE AZEITONA. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E ESTRUTURAIS DESENVOLVIDOS COM RESÍDUO DE PROCESSAMENTO DE BALA DO TIPO ??STICK??. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. PRÉ-TRATAMENTOS DE DESPECTINIZAÇĀO E DESLIGNIFICAÇÃO EM RESÍDUOS DE CASCAS DE BANANA (Musa spp.). 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. PRODUÇÃO DE ENZIMAS XILANOLÍTICAS POR Aureobasidium pullulans. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. ESTRATÉGIA MIXOTRÓFICA NO CULTIVO DE Tetraselmis chuii: EFEITOS SOBRE CRESCIMENTO E POTENCIAL PRODUTIVO. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. EFEITO DA PRODUÇÃO DE FILMES DE GELATINA POR CASTING E EXTRUSÃO/TERMOPRENSAGEM NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. GEL DE ORA-PRO-NÓBIS (Pereskia aculeata) COMO FONTE DE ANTIOXIDANTES NATURAIS. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS DE ABATE NA COMPOSIÇÃO PROXIMAL DAS LARVAS DA Ceratitis capitata. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOEMULSÕES DE CAROTENOIDES ESTABILIZADAS POR QUITOSANA. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. NANOENCAPSULAMENTO DE Spirulina sp. LEB 18 VIA TÉCNICA DE ELECTROSPRAYING SEM AGULHAS. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. COMPOSIÇÃO PROXIMAL DE DIFERENTES TORTAS DE PESCADO COM POTENCIAL UTILIZAÇÃO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE NA PRODUÇÃO DE PULULANA POR Aureobasidium pullulans. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. Emulsão Assistida por Ultrassom à Base de Quitosana: Propriedades Reológicas. 2025.
LOPES, A. M.; SILVEIRA JUNIOR, N.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ELÉTRICO NA PRODUÇÃO DE NANOESFERAS CONTENDO BIOMASSA DE Spirulina maxima POR ELECTROSPRAYING. 2025. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. BLOCKCHAIN: UMA FERRAMENTA SUSTENTÁVEL NA CADEIA PRODUTIVA DO AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. CULTIVO de Chlorella fusca LEB 111 EM EFLUENTE CERVEJEIRO. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. DESENVOLVIMENTO DE NANOFIBRAS E NANOESFERAS UTILIZANDO POLICAPROLACTONA. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. FORMAÇÃO DE OLEOGÉIS: CERA DE CARNAÚBA E LECITINA DE SOJA NA ESTRUTURAÇÃO DE AZEITE DE OLIVA. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. PRODUÇÃO DE BIOMOLÉCULAS SOB A INFLUÊNCIA DE NITROGÊNIO E FÓSFORO EM CULTIVOS DE Chlorella fusca LEB 111. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. PRODUÇÃO DE SUBSTÂNCIAS INIBIDORAS DO TIPO BACTERIOCINA (BLIS) A PARTIR DA FERMENTAÇÃO DE Latilactobacillus sakei EM PERMEADO DE SORO BOVINO. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. REVISÃO DA UTILIZAÇÃO DO AÇAÍ JUÇARA (EUTERPE EDULIS) COMO CORANTE EM FORMULAÇÕES ALIMENTÍCIAS: UMA ANÁLISE DA LITERATURA.. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.. O POTENCIAL E DESAFIOS DO HIDROGÊNIO VERDE COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS - SUA TRAJETÓRIA TECNOLÓGICA. 2023. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG.
LOPES, A. M.; MARTINS, V. G.; BURKERT, J.. Comissão Avaliadora Processo Seletivo de Vagas Ociosas (PSVO). 2019. Universidade Federal do Rio Grande.
Orientou
PROJETO INDUSTRIAL: LINHA DE PRODUÇÃO DE QUEIJO VEGETAL DE CASTANHA DE CAJU; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);
INATIVAÇÃO ENZIMÁTICA E DESTRUIÇÃO MICROBIOLÓGICA EM PURÊ DE PÊSSEGO DA CULTIVAR JUBILEU; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Tecnólogo em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);
PROPOSTA DE PROJETO INDUSTRIAL: LINHA DE PRODUÇÃO DE QUEIJO VEGETAL DE CASTANHA DE CAJU; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
BIOATIVOS EM DOCE DE PANC SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Compostos bioativos em iogurte adicionado de flores comestíveis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Estágio na COOLAN - Cooperativa Languiru; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Estágio MIRAPALHETE & MANETTI CONSULTORIA E INSTRUTORIA LTDA; 2020; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Relatório de estágio; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Relatório de estágio; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Estágio curricular obrigatorio; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso Tecnico em Agroindústria) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Estagio curricular obrigatorio; 2010; Orientação de outra natureza; (Tecnico em Agroindústria) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Andréa Menezes Lopes;
Produções bibliográficas
-
LOPES, ANDRÉA MENEZES ; TORALLES, RICARDO PERAÇA ; ROMBALDI, CÉSAR VALMOR . Thermal inactivation of polyphenoloxidase and peroxidase in Jubileu clingstone peach and yeast isolated from its spoiled puree. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 34, p. 150-156, 2014.
-
LOPES, A. M. ; PRENTICE, C.H . Evaluation of functional properties of a protein isolate of Bluewing searobin (Prionotus punctatus) obtained by acid extraction. BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY , v. 2, p. 23/321, 2007.
-
LOPES, A. M. ; PRENTICE, C.H . Efecto de diferentes pH de extracción utilizados en la obtención de aislados proteicos provenientes de testolín azul (Prionotus punctatus).. Alimentaria (Madrid) , v. 43, p. 37-48, 2006.
-
LOPES, A. M. ; PRENTICE, C.H . Caracterização de um isolado proteico de pescado obtido a partir da Cabrinha (Prionotus punctatus). In: II Encontro de Qualidade dos Alimentos e Meio Ambiente, 2004, Rio Grande. Anais EQAMA 2004, 2004.
-
LOPES, A. M. ; PRENTICE, C.H ; SCANAGATTA, V. . Obtenção de isolado proteico de pescado a partir da Cabrinha (Prionotus punctatus). In: XIX CBCTA, 2004, Recife. Anais XIX CBCTA, 2004.
-
LOPES, A. M. ; VENDRUSCULO, C. ; ZAICOVSKI, C. ; PIGNOL, M. ; GULARTE, Márcia A. . Desenvolvimento de uma formulação de iogurte com polpa de açaí associado ao uso de xantana. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2002, Porto Alegre. Anais XVII CBCTA, 2002.
-
LOPES, A. M. ; TORALLES,R.P ; SANTANA, V. . TERMOESTABILIDADE DA POLIFENOLOXIDASE E PEROXIDASE DA CULTIVAR DE PESSEGO JUBILEI. In: 8 SEIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIENCIA DE ALIMENTOS, 2009, CAMPINAS. 8 SEIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CIENCIA DE ALIMENTOS, 2009.
-
LOPES, A. M. ; OLIVEIRA, M.S . Utilizacao da polpa do caule do jaracatia como substituto em doces tipo cocada. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2008, Belo Horizonte. XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 2008.
-
LOPES, A. M. ; PRENTICE, C.H ; SCANAGATTA, V. . Avaliação de dois métodos de extração química para obtenção de isolado proteico de pescado a partir da Cabrinha (Prionotus punctatus). In: III Mostra da Produção Universitária, 2004, Rio Grande. III Mostra da Produção Universitária, 2004.
-
LOPES, A. M. ; PRENTICE, C.H ; SCANAGATTA, V. . Avaliação do processo de extração ácida na obtenção de isolado proteico de Cabrinha (Prionotus punctatus). In: Congreso Internacional de Ciencia y Tecnología de los Alimentos, 2004, Córdoba. Resúmenes Congresso Internacional de Ciencia e tecnología de los Alimentos, 2004.
-
LOPES, A. M. ; ZAICOVSKI, C. ; PIGNOL, M. ; GARCIA, A. P. ; TAVARES, A. C. ; RAIMAN, S. ; VIEIRA, A. P. ; GALVAO, M. . Avaliação da qualidade higiênico-sanitária de bombons comercializados na cidade de Pelotas. In: 4o.Simpósio Latino Americano de Ciências dos Alimentos, 2001, Campinas. Livro de Resumos do 4o.Simpósio Latino Americano de Ciências dos Alimentos, 2001.
-
LOPES, A. M. ; GARCIA, A. P. ; TAVARES, A. C. ; ZAICOVSKI, C. ; PIGNOL, M. ; RAIMAN, S. ; GALVAO, M. ; VIEIRA, A. P. . Análise da qualidade microbiológica de bombons de morango comercializados na cidade de Pelotas. In: X Congresso de Iniciação Científica, 2001, Pelotas. Resumos 10o. CIC, 2001.
-
LOPES, A. M. ; ZAMBIAZI, R. ; TAVARES, A. C. ; GARCIA, A. P. ; ZAICOVSKI, C. ; GALVAO, M. ; RAIMAN, S. ; FERREIRA, F. . Avaliação das especificações de milho enlatado. In: 9o. Congresso de Iniciação Científica, 2000, Pelotas. Resumos 9o. CIC, 2000.
-
LOPES, A. M. ; BRIZIO, A. P. . Treinamento de Boas Práticas de Fabricação. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, A. M. . FITOQUÍMICOS EM FLORES DE AMOR-PERFEITO(Viola Wittrockiana). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LOPES, A. M. ; SILVA, L. A. ; ZAMBIAZI, R. C. . Compostos Bioativos em Flores de Amor Perfeito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, A. M. . Enzimas na Indústria de Alimentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, A. M. ; TORALLES,R.P ; SANTANA, V. . TERMOESTABILIDADE DA POLIFENOLOXIDASE E PEROXIDASE DA CULTIVAR DE PESSEGO JUBILEU. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
LOPES, A. M. ; BRIZIO, A. P. . Treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPF), Triativa Alimentos, 2025.. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, A. M. . Controladoria e processos gerenciais para empreendimentos coletivos. 2025. (Avaliador ad hoc Plano de trabalho para projeto extensão - Edital EPEC).
LOPES, A. M. . Engenharia de amanhã. 2025. (Avaliador ad hoc Plano de trabalho para projeto extensão - Edital EPEC).
LOPES, A. M. . Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico - NUDESE e suas atuações na Comunidade. 2025. (Avaliador ad hoc Plano de trabalho para projeto extensão - Edital EPEC).
LOPES, A. M. . Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (INEESOL). 2025. (Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (INEESOL)).
LOPES, A. M. . Intervenções Psicológicas com Idosos do NUTI/FURG no contexto da Pandemia da Covid-19. 2022. (Avaliador ad hoc Plano de trabalho para projeto extensão - Edital EPEC).
LOPES, A. M. . Fortalecimento de Empreendimentos de Economia Solidária por meio da Comunicação Organizacional e Polpular. 2022. (Avaliador ad hoc Plano de trabalho para projeto extensão - Edital EPEC).
LOPES, A. M. . Assessoria jurídica em conflitos coletivos por moradia e meio ambiente. 2022. (Avaliador ad hoc Plano de trabalho para projeto extensão - Edital EPEC).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Ações de pesquisa, desenvolvimento e análises relacionadas a EQA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Menezes Lopes - Coordenador.
-
2008 - Atual
INATIVAÇÃO ENZIMÁTICA E DESTRUIÇÃO MICROBIOLÓGICA EM PURÊ DE PÊSSEGO DA CULTIVAR JUBILEU, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Menezes Lopes - Coordenador / TORALLES - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - Atual
Recursos de Terceiros - Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Andréa Menezes Lopes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, Departamento de Química e Alimentos. , Rua João Andolhe, 1100, floresta, 98590000 - Santo Augusto, RS - Brasil, Telefone: (55) 37813555
Experiência profissional
2010 - 2011
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto (lotação provisória), Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2011 - 12/2011
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química Geral Experimental I (Prática), Química Geral e Inorgânica Experimental II (Teórico - Prática)
2008 - 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas:Química Geral e InorgânicaQuímica Analítica QuantitativaQuímica de AlimentosAnálise Físico-químicaAnálise sensorialFundamentos da Agroindústria
2008 - 2010
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2007
Instituto Federal Sul-Rio-GrandenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:- Análise Química Quantitativa I- Análise Instrumental- Operações de Laboratório
Atividades
-
02/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental, Análise Química Quantitativa I, Operações de Laboratório
2002 - 2003
Cooperativa Sul Riograndense de Laticínios LtdaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2002 - 01/2003
Estágios , COSULATI.Estágio realizado, Laboratório de físico-química, Laboratório de Microbiologia.
2025 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Comitê de Extensão da FURG.
2025 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão Eleitoral da EQA.
2019 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Presidente da Câmara de Extensão da Escola de Química e Alimentos
2012 - Atual
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
2025 - 2025
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Comissão Assessora de Avaliação para proceder à análise demérito e de relevância acadêmica das propostas de monitoria, Edital N 03/2025 -PROGRAD/PDE/Monitoria - 1 Semestre de 2025
2023 - 2023
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Conselho da Escola de Química e Alimentos
2023 - 2023
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da comissão avaliadora ,no âmbito do certame do edital Edital de Fomento de Ações de Extensão Universitária- PROEXC N 03/2023 e PDE/EPEC N 01/2023
2022 - 2022
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: docente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão Eleitoral EQA.
Atividades
-
02/2018
Ensino, Química, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica Experimental
-
02/2012
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica de ALimentos, Higiene e Legislação de Alimentos, Matérias Primas Agropecuárias, Processamento de Alimentos, Processamento de Produtos de Origem Animal, Tecnologia de Cereais, Tecnologia de Frutas e Hortaliças
-
02/2016 - 12/2021
Ensino, Engenharia Bioquímica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioquímica Aplicada, Bioquímica I, Bioquímica II
2008 - Atual
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente em Lotação provisória na Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
Atividades
-
02/2008 - 12/2009
Ensino, Alimentos, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Agroindústria, Microbiologia de Alimentos, Química Experimental
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andréa Menezes Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?