DANIELY CRISTINA DA SILVA GREGORIO

Doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da UniCesumar, com enfoque na linha de pesquisa dos Instrumentos de Efetivação dos Direitos da Personalidade. Mestre em Ciências Jurídicas pela UniCesumar. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em Direito e Processo Empresarial Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduada em Direito pela UniCesumar. Integrante do grupo de pesquisa Sistema Constitucional de Garantia dos Direitos da Personalidade da UniCesumar. Conciliadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná na comarca de Maringá nos anos de 2017 a 2022. Professora de Direito Processual Civil. Advogada inscrita na OAB/PR sob o n. 85.654 com atuação na área cível. E-mail: daniely.greg@gmail.com.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Direito

2023 - Atual

Centro de Ensino Superior de Maringá
Rodrigo Valente Giublin Teixeira.

Mestrado em Ciências Jurídicas

2021 - 2023

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: Os prejuízos da conciliação e da mediação virtual sob a ótica da garantia do acesso à justiça e dos direitos da personalidade, Ano de Obtenção: 2023
Rodrigo Valente Giublin Teixeira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Direito Civil e Processo Civil

2021 - 2022

Universidade Estadual de Londrina
Título: O Princípio da Celeridade e Razoável Duração do Processo e a sua efetividade na audiência de mediação e conciliação
Orientador: Rozane da Rosa Cachapuz

Especialização em Direito e Processo Empresarial Tributário

2017 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Apropriação indébita tributária: o pagamento e parcelamento do débito como forma de extinção da punibilidade
Orientador: Bruno Grego dos Santos

Graduação em Direito

2012 - 2016

Centro de Ensino Superior de Maringá
Título: A responsabilidade das transportadoras aéreas frente ao extravio de bagagem em voos nacionais
Orientador: Carlos Alexandre Moraes

Formação complementar

2022 - 2022

Curso Direito Civil - Direitos da Personalidade. (Carga horária: 2h). , Escola da Magistratura do Estado do Paraná, EMAP, Brasil.

2022 - 2022

Mediação de Conflitos. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2021 - 2021

Mediação de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Pensar Cursos, PC, Brasil.

2016 - 2017

Curso básico de italiano. (Carga horária: 72h). , Looking4 Idiomas, L4, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Conciliação e Mediação Judicial. (Carga horária: 40h). , Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, NUPEMEC, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Mediação Judicial. (Carga horária: 50h). , Conselho Nacional de Justiça, CNJ, Brasil.

2009 - 2016

Língua inglesa. (Carga horária: 475h). , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Mediação nas Relações Familiares e Escolares. (Carga horária: 90h). , Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Organização de eventos

GREGÓRIO, D. C. S. . IV Congresso de Direitos Humanos e Novos Paradigmas do Direito. 2022. (Congresso).

Participação em eventos

XVI Congresso Jurídico Integrado de Maringá (CONJURI). Análise da dignidade dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social e da proteção em face da automação prevista na Constituição Federal de 1988. 2024. (Congresso).

1º Workshop - Entendendo o Superendividamento: como a lei pode beneficiar o consumidor endividado?. 2023. (Oficina).

3º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - UniCesumar. 2023. (Encontro).

VI Encontro Virtual do CONPEDI. 2023. (Encontro).

2º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - UniCesumar. 2022. (Encontro).

IV Congresso de Direitos Humanos e Novos Paradigmas do Direito. A primazia da autocomposição dos conflitos e a proteção do núcleo essencial da dignidade humana. 2022. (Congresso).

XI Encontro Internacional do CONPEDI. A necessária adequação da técnica de conciliação e mediação ao conflito para efetivação dos direitos da personalidade. 2022. (Congresso).

1º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - UniCesumar.Os limites da liberdade de expressão em face dos direitos da personalidade. 2021. (Encontro).

2º Congresso de Direito das Famílias e Sucessões do Interior do Paraná. 2021. (Congresso).

Acesso à Ordem Jurídica Justa e Tratamento Adequado de Conflitos (Resolução n. 125 do CNJ). 2021. (Outra).

III Encontro Virtual do CONPEDI. 2021. (Encontro).

Razoável duração do processo em perspectiva. 2021. (Seminário).

III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade, IV Congresso de Novos Direitos da Personalidade. A Incidência de Dano Moral nos Casos de Abandono Afetivo. 2016. (Congresso).

III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade, IV Congresso de Novos Direitos da Personalidade. Principal Estabelecimento: Juízo Competente no Processo de Falência e Recuperação de Empresas. 2016. (Congresso).

III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade, IV Congresso de Novos Direitos da Personalidade. Apropriação indébita em matéria tributária: uma análise do parcelamento do crédito como forma de extinção da punibilidade. 2016. (Congresso).

Caravanas - CPC de 2015: Principais Alterações. 2015. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Direitos da Personalidade da UniCesumar. 2014. (Congresso).

II Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade. Desapropriação: um interesse público. 2014. (Congresso).

VII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica.Embriaguez ao volante - Crime de perigo abstrato. 2014. (Outra).

I Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade. 2013. (Congresso).

III Congresso Ícones do Direito em Maringá. 2013. (Congresso).

I Simpósio de Direito Tributário de Maringá. 2013. (Simpósio).

Justiça no Bairro. 2013. (Outra).

I Congresso da Advocacia Pública: IV Seminário Sobre a Advocacia Pública. 2012. (Congresso).

II Congresso Ícones do Direito em Maringá. 2012. (Congresso).

VI Congresso Jurídico Integrado de Maringá - CONJURI. 2012. (Congresso).

Participação em bancas

GREGÓRIO, D. C. S.. XVI Congresso Jurídico Integrado de Maringá (CONJURI). 2024. Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Maringá.

GREGÓRIO, D. C. S.. 3º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - UniCesumar. 2023. Unicesumar.

Produções bibliográficas

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Análise da tutela do direito à imagem nas decisões do Supremo Tribunal Federal. REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS , v. 12, p. 363-392, 2026.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Análise acerca da necessidade de implementação de políticas públicas para a garantia do acesso à justiça e dos direitos da personalidade. Revista da Pós-graduação em Direito UFBA , v. 35, p. 1-15, 2025.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Análise da indisponibilidade dos direitos da personalidade sob a ótica do livre desenvolvimento da personalidade. Ponto de Vista Jurídico , v. 14, p. 1-20, 2025.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; ALEXANDRINO, T. N. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Mecanismos extraprocessuais de solução de conflitos coletivos e as negociações realizadas no caso Samarco. REVISTA MERITUM , v. 19, p. 120-133, 2024.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Análise crítica quanto à virtualização das audiências de conciliação e de mediação no âmbito do Poder Judiciário e os seus reflexos na garantia dos direitos da personalidade. RECHTD. REVISTA DE ESTUDOS CONSTITUCIONAIS, HERMENÊUTICA E TEORIA DO DIREITO , v. 16, p. 181-196, 2024.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . O processo da gentrificação sob a ótica da proteção dos direitos da personalidade. DIREITO UNIFACS , v. 290, p. 1-17, 2024.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Os reflexos do ativismo judicial em face da ampliação do acesso ao Poder Judiciário como instrumento de tutela dos direitos da personalidade. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS , v. 85, p. 47-64, 2024.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . A autocomposição como instrumento de tutela dos direitos da personalidade na ação civil pública. Revista Processus de Estudos de Gestão, Jurídicos e Financeiros , v. 15, p. 1-14, 2024.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. ; ALEXANDRINO, T. N. . A utilização da arbitragem nos conflitos que envolvem os efeitos patrimoniais a partir da relativização da indisponibilidade dos direitos da personalidade. JURISPOIESIS (RIO DE JANEIRO) , v. 27, p. 86-102, 2024.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . O princípio da competência adequada na ação civil pública e a garantia do acesso à justiça na proteção individual dos direitos da personalidade. Pensamento Jurídico , v. 18, p. 77-97, 2023.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Cultura do litígio versus meios autocompositivos e a efetivação dos direitos da personalidade na pós-modernidade. Prisma Jurídico , v. 22, p. 232-248, 2023.

  • GREGÓRIO, Daniely Cristina da Silva ; VALENTE GIUBLIN TEIXEIRA, RODRIGO . Análise da (in)aplicabilidade da prática conciliatória judicial nos termos previstos na Lei do Superendividamento. DIREITOS CULTURAIS (ONLINE) , v. 18, p. 51-65, 2023.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Análise crítica quanto ao papel da comissão interamericana de direitos humanos diante da garantia da jurisdição internacional e dos direitos da personalidade pelo indivíduo. REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA , v. 10, p. e12562, 2022.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . A (in)disponibilidade dos direitos da personalidade e a primazia da autocomposição dos conflitos no Código de Processo Civil. REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA , v. 47, p. 95-106, 2022.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. ; PERA JUNIOR, E. J. . A conciliação e a mediação como instrumentos de pacificação social nas demandas judiciais de interesse público. REVISTA DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS - UNIFAFIBE , v. 10, p. 253-291, 2022.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; SIQUEIRA, A. A. ; PERA JUNIOR, E. J. . Da adequação do conflito à conciliação e à mediação para garantia dos direitos da personalidade. REVISTA DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO BRASILEIRO , v. 4, p. 1-17, 2021.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . O reconhecimento dos novos direitos da personalidade e a efetividade do acesso à justiça na pós-modernidade. REVISTA DE CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO BRASILEIRO , v. 4, p. 111-133, 2021.

  • GREGÓRIO, D. C. S. . Conciliação e mediação virtual: implicações jurídicas ao acesso à justiça e aos direitos da personalidade. 1. ed. Londrina: Editora Thoth, 2025. v. 1. 165p .

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . A necessária adequação da técnica de conciliação e mediação ao conflito para efetivação dos direitos da personalidade. In: Fernando de Brito Alves; Marcia Andrea Bühring. (Org.). Formas consensuais de solução de conflitos. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2022, v. 1, p. 58-75.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Os limites da liberdade de expressão em face dos direitos da personalidade. In: 1º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do PPGCJ, 2021, Maringá. Anais do 1º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do PPGCJ, 2021.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; COELHO, D. R. L. ; SILVA, C. V. . Desapropriação: um interesse público. In: II Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade, 2015, Maringá. Anais do II Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade, 2014. p. 68-70.

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; MALHEIROS, T. J. B. . Análise da dignidade dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social e da proteção em face da automação prevista na Constituição Federal de 1988. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . A primazia da autocomposição dos conflitos e a proteção do núcleo essencial da dignidade humana. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . A necessária adequação da técnica de conciliação e mediação ao conflito para efetivação dos direitos da personalidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; TEIXEIRA, R. V. G. . Os limites da liberdade de expressão em face dos direitos da personalidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; COELHO, D. R. L. ; TAKEYAMA, C. R. . Principal estabelecimento: juízo competente no processo de falência e recuperação de empresas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; COELHO, D. R. L. ; GALDINO, Valéria . A incidência de dano moral nos casos de abandono afetivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GREGÓRIO, D. C. S. ; RORATO, I. F. ; SILVA, M. L. S. . Apropriação indébita em matéria tributária: uma análise do parcelamento do crédito como forma de extinção da punibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

GREGÓRIO, D. C. S. . Formas consensuais de solução de conflitos e mudança cultural. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    Sistema Constitucional de Garantia dos Direitos da Personalidade, Descrição: O projeto de pesquisa tem origem na criação do grupo de pesquisa de mesmo nome. O grupo de pesquisa estuda o sistema constitucional de garantia dos direitos da personalidade, a partir da própria Carta Constitucional de 1988, nas linhas: 1) Garantias aos brasileiros e estrangeiros; 2) Restrições e limitações de direitos; 3) Princípios processuais constitucionais; 4) Remédios constitucionais para instrumentalização dos direitos da personalidade; 5) Jurisdição constitucional e outros métodos adequados à resolução de conflitos; 6) Direito Constitucional estrangeiro; 7) Direito Processual Constitucional, efetivação da prestação jurisdicional e acesso à Justiça. Trata-se de um foro de encontro no intuito do aprofundamento das pesquisas, compondo pesquisadores docentes e discentes, sem prejuízo da integração com outros grupos de pesquisa. A integração social se fará com associações, ONGs, magistratura, OAB, M.P., dentre outros. Serão também prospectados integrantes de outras áreas do conhecimento e parcerias internacionais, a ex. da Coventry University (England - UK). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniely Cristina da Silva Gregório - Integrante / Rodrigo Valente Giublin Teixeira - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    A incidência de dano moral nos casos de abandono afetivo, Descrição: A figura da instituição familiar tem importância significativa no ordenamento jurídico, de forma que sua tutela se dá em diversas leis, tais como a Constituição Federal, o Código Civil, o Estatuto da Criança e Adolescente, o Código Penal, dentre outras legislações esparsas, tais como a Declaração Universal dos Direitos do Homem e o Código de Processo Civil. Com o avanço da sociedade os contornos da estrutura familiar também vêm se alterando, o que se mostra evidente, por exemplo, com a substituição da autoridade parental. Isto significa que na família atual há uma igualdade de papéis entre o pai e a mãe, sendo ambos responsáveis pela criação e sustento de seus filhos. Entretanto, para uma adequada formação de um indivíduo, outros aspectos se fazem necessários, tais como o afeto, no sentido de cuidado. Independente do tipo de família ou da relação de parentesco, a consanguinidade deixou de ser o único vínculo que une os seus membros, justamente em razão das relações afetivas que se tornam cada vez mais evidentes no panorama atual. Cada ser humano tem o direito intrínseco de ter garantia de proteção dos seus direitos da personalidade, bem como da dignidade, cabendo, portanto, ao ordenamento jurídico a função de tutelá-lo por meio de instrumentos efetivos na concretização da justiça. Uma vez caracterizada a omissão paterna e/ou paterna, ou seja, o abando afetivo, impõe-se a responsabilização do infrator e a consequente reparação de danos morais. Utilizando de estudos bibliográficos e jurisprudenciais, serão abordadas as obras de renomados doutrinadores, tais como: Edson Luiz Fachin, Maria Helena Diniz, Ingo Wolfgang Sarlet, Carlos Alberto Bittar, dentre outros, com intuito de demonstrar o entendimento majoritário acerca do tema. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniely Cristina da Silva Gregório - Integrante / Danielle Regina de Lima Coelho - Integrante / Valéria Galdino - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Embriaguez ao volante - Crime de perigo abstrato, Descrição: Na tentativa de obter um maior controle sobre os delitos de trânsito, o legislador editou a Lei n. 9.503 de 23 de setembro de 1997 (Novo Código de Trânsito Brasileiro). Em seu capítulo XIX, os crimes de trânsito, deu ênfase à designação dos crimes cometido na direção de veículo automotor. Assim, mais especificamente em seu art. 306, dispõe de previsão de tipo penal especial para os motoristas que são pegos dirigindo sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa. O crime de embriaguez ao volante é notoriamente cada vez mais frequente no cenário atual do país e ganha destaque na imprensa, despertando o questionamento acerca de suas características. Em 2008 houve uma alteração na Lei n. 11.705, a chamada Lei Seca, a respeito da concentração de substância proibida no sangue do motorista. Desse modo, este trabalho discorrerá acerca dos princípios do Direito Penal, dentre eles os princípios da legalidade, devido processo legal e inadmissibilidade da prova ilícita, como forma de situar o leitor a respeito do delito em questão. Em uma próxima etapa apresentar-se-á a definição de crime de trânsito e o delito de embriaguez ao volante de acordo com a lei antes e depois de sua alteração, elencando seus elementos e objetivando demonstrar a sua abstratividade enquanto crime de perigo, para enfim discorrer acerca da natureza jurídica deste crime. A metodologia de apresentação está dividida em tópicos pautados em pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, com um conteúdo que visa propiciar um fácil entendimento acerca do assunto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Daniely Cristina da Silva Gregório - Integrante / Danielle Regina de Lima Coelho - Integrante / Giselly Campelo Rodrigues - Coordenador.

Prêmios

2019

Conciliadora Judicial nos termos da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, NUPEMEC-TJPR.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2022

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Conciliadora

Outras informações:
Aprovada, em outubro de 2021, na primeira prova de seleção de conciliadores judiciais remunerados para atuar no CEJUSC do foro central da comarca Maringá/PR - Edital n. 004/2021.

2025 - Atual

Unicesumar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela Extensão do Juizado Especial Cível.

2023 - 2023

Faculdade Andreotti

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Disciplinas: Tópicos Especiais em Direito II - Recursos Cíveis (2023/1); Teoria Geral do Processo (2023/2) - Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

2024 - 2024

Instituto de Direito Constitucional e Cidadania

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Especialização lato sensu em Direito Civil, Processual Civil e do Consumidor, módulo "Parte Geral do Processo Civil e Intervenção de Terceiros".

2024 - Atual

Faculdade Direito & Negócios

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Disciplinas: Direito Processual Civil I - Teoria Geral e Processo de Conhecimento; Direito Processual Civil II - Teoria Geral dos Recursos, Cumprimento de Sentença, Execução e Tutelas.

2025 - Atual

Gregório & Oberleitner Advocacia

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Advogada

2017 - 2024

Daniely Gregório Advocacia

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Advogada