Rodrigo Lemes Martins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2002) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2009 é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde ministra disciplinas no campo da Ecologia e Meio Ambiente. Atualmente é professor Associado II do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) onde é membro do Laboratório Integrado de Saúde e Sustentabilidade (LISS). Desenvolve estudos nas áreas de ecologia vegetal, conservação, recuperação de áreas degradas, desenvolvimento socioambiental e sustentabilidade. Orientador de Mestrado e Doutorado no PPG em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e no Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-PROASD). Conselheiro de Unidades de Conservação e de Conselhos Municipais, com destaque para a representação atual do NUPEM no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS) e do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (CONPARNA). Detalhes no https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo-Martins-34.

Informações coletadas do Lattes em 30/01/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Ecologia da polinização e variabilidade genética de Clusia hilariana Schltdl. (Clusiaceae), uma espécie chave de restinga
Fabio Rubio Scarano. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Clusia hilariana; Biologia reprodutiva; Biologia molecular; Pollination ecology; mimetismo floral.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Reprodutiva. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Exploração Florestal; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Biologia (Ecologia)

2000 - 2002

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Polinização, sistema de cruzamento e fluxo gênico em Caryocar villosum (Aubl.) Pers. (Caryocaraceae) uma árvore emergente da floresta amazônica
Orientador: Rogério Gribel Soares Neto
, Ano de Obtenção: 2002.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fluxo de pólen; Sistema de cruzamento; Microssatélites; Caryocar.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Evolutiva / Especialidade: Ecologia Evolutiva. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Conservação / Especialidade: Conservação. Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Ciências Biológicas

1995 - 1999

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Estudos genéticos de populações de Eriotheca gracilipes e Eriotheca pubescens (Bombacaceae) em uma área do cerrado de Uberlândia - MG
Orientador: Paulo Eugênio Alves Macedo de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Pós-doutorado

2016 - 2016

Pós-Doutorado. , Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, CAU, Alemanha. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Vegetal / Especialidade: Conservação.

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em CURSO DE CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS. (Carga horária: 60h). , Centro de Educação Tecnológica, CETEP, Brasil.

2017 - 2017

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS AVANÇADOS - PSA. (Carga horária: 24h). , ABV CONSULTORIA & TREINAMENTO LTDA, ABV, Brasil.

2017 - 2017

Condução de veículo OFF-ROAD; Treinamen C-VOE e Direção Preventiva. (Carga horária: 24h). , Centro de treinamento CWS -MG, CT-CWS, Brasil.

2014 - 2014

The use of trait-based Approaches in Ecology. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Sistema de Incompatibilidade em Plantas. (Carga horária: 15h). , Programa de Pós Graduação Em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais da, UFU-PPGECRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Vegetal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Vegetal/Especialidade: Conservação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Desenvolvimento Sócioambiental.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Recuperação de Areas Degradadas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Educação.

Organização de eventos

SANTOS, M. C. ; PESSANHA, M. B. ; MARTINS, R. L. . I Workshop: Pensando a Pesquisa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2013. (Congresso).

DEL-CLARO, K. ; MARTINS, R. L. . II Simpósio de Ecologia Comportamental e Interaçãoes. 2002. (Congresso).

RIBEIRO, A. P. O. ; SANTANA, B. A. A. ; MENEZES-SILVA, C. R. ; ALMEIDA, E. M. ; NUNES, F. M. F. ; CRUZ, J. D. D. ; PEREIRA, K. A. R. ; BERNARDELI, K. ; LONDE, L. R. ; BORGES, R. ; MARTINS, R. L. ; REU JUNIOR, W. F. ; BARCELOS, N. N. S. . XIII Semana Científica de Estudos Biológicos. 1996. (Congresso).

Participação em eventos

3rd Internationsl Conservation Translocation Conference. Advancing assisted colonization: A case study on Isoëtes cangae and the implications for conservation of this endemic Amazonic Macrophyte. 2023. (Congresso).

Audiência Pública ? O diagnóstico, tratamento e soluções para a despoluição e utilização sustentável da Lagoa de Imboassica.Diagnóstico, tratamento e soluções para a despoluição da Lagoa de Imboassicadiagnóstico, tratamento e soluções para a despoluição e utilização sustentável da Lagoa de Imboassica. 2023. (Outra).

Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás. DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE CONSERVAÇÃO ISOETES CANGAE, UMA MACROFITA ENDEMICA DA AMAZONIA. 2023. (Congresso).

Concurso Científico Darwin.Concurso Científico Darwin. 2009. (Outra).

VII Jornada Científica FAESA.Meio Ambiente e Saúde. 2008. (Simpósio).

VI Jornada Científica FAESA.Biotecnologia, saúde e meio ambiente. 2007. (Simpósio).

IV Simpósio de Biologia da FAESA: investigando a vida.Mesa redonda: Ética e Meio Ambiente. 2006. (Simpósio).

IV Simpósio de Meio Ambiente - Biomonitoramento.Variabilidade e Conservação: perspectivas para a conservação de caranguejos (Ucides cordatus) na Baía de Vitória - ES. 2006. (Simpósio).

Programa Sala de Aula.Programa sala de aula número 56 (Ciências Biológicas): A invasão do pensamento evolutivo. 2006. (Outra).

III Simpósio de Biologia da FAESA: a busca pela formação acadêmica na graduação.Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Ciencias Biológicas da FAESA. 2005. (Simpósio).

Curso de Educação Ambiental para professores de Macaé e região.Curso de educação ambiental para professores de Macaé e região: Ecologia Vegetal. 2004. (Outra).

3o Seminário de Meio Ambiente e Comunicação.Análise da diversidade genética por meio de marcadores moleculares RAPD-PCR em populações do caranguejo-uçá nos mangues do litoral do Espírito Santo. 2003. (Seminário).

III Jornada Científica da FAESA.Caracterização dos ecossistemas do Espírito Santo quanto a dispersão de sementes. 2003. (Simpósio).

II Simpósio de Biologia da FAESA: os desafios da biologia para o Século XXI.Mini-curso: Interação Polinizador x Planta. 2003. (Simpósio).

Disciplina de Seminários em Ciências Biológicas do Curso de Ciências Biológicas da UFES.Sistemas reprodutivos em Angiospermas. 2002. (Seminário).

XII Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES.Amazônia: conhecer para preservar. XII Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1999. (Seminário).

XIII Ciclo de Seminários.O animal humano. XIII Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1999. (Seminário).

IV Ciclo de Seminários do Laboratório de Etologia Comportamental e Interações.Fatores relacionados com a atividade de Tropidurus torquatus (Sauria:Tropiduridae) na área urbana de Uberlândia - MG. IV Ciclo de Seminários do Laboratório de Etologia Comportamental e Interações. 1998. (Seminário).

X Ciclo de Seminários.Tempo: concreto ou abstrato? X Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1998. (Seminário).

XI Ciclo de Seminários.Considerações para o fim do milênio. XI Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1998. (Seminário).

Comemoração 5 anos PET/BIOLOGIA - UFU CAPES.Cuso de Introdução à biologia e manejo de abelhas africanizadas e abelhas nativas (6h e 30min). Comemoração 5 anos PET/BIOLOGIA - UFU CAPES. 1997. (Outra).

II Ciclo de Seminários do Laboratório de Etologia Comportamental e Interações.Influência da temperatura na agressividade e vocalização de lagartos. II Ciclo de Seminários do Laboratório de Etologia Comportamental e Interações. 1997. (Seminário).

II Encontro Nacional de Grupos PET da 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Influência do grupo PET/Biologia-UFU no crescimento do curso de Ciências Biológicas. II Encontro Nacional de Grupos PET da 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1997. (Encontro).

II Encontro Nacional de Grupos PET da 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.PET/Biologia-UFU, interação e ensino no curso de Ciências Biológicas. II Encontro Nacional de Grupos PET da 49 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1997. (Encontro).

III Ciclo de Seminários do Laboratório de Etologia Comportamental e Interações.Utilização de técnicas de estudo do DNA para o conhecimento do comportamento reprodutivo. III Ciclo de Seminários do Laboratório de Etologia Comportamental e Interações. 1997. (Seminário).

IX Ciclo de Seminários.Ciência e a Terra: errante, navegante. IX Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1997. (Seminário).

VIII Ciclo de Seminário.A Influência da temperatura na vida animal e estratégias dos ectotérmicos. VIII Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1997. (Seminário).

VI Ciclo de Seminários.Como o comportamento sexual humano pode aumentar a média de vida. VI Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1996. (Seminário).

VII Ciclo de Seminários.Felinos do Brasil e suas adaptações físicas. VII Ciclo de Seminários do PET/BIOLOGIA-UFU/CAPES. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Leonardo Nunes Penha

FARIAS, B. M.; BOZELLI, R. L.; GUIMARAES, J. R. D.;MARTINS, R. L.. Avaliação da comunidade bacteriana em sedimento impactado pelo rejeito de bauxita: teores de matéria orgânica e energia como indicadores de restauração de um ecossistema amazônico (Lago Batata - Porto Trombetas, PA).. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila de Souza Alexandre

FERREIRA, M. I. P.; SANTOS, L. F. U.;MARTINS, R. L.. Pagamento de Serviços Ambientais com instrumento econômico de gestão das águas: o caso da Sub-bacia do córrego Cambucaes, bacia Hidrográfica do Rio São João ? Silva Jardim, RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal Fluminense.

Aluno: Estela Guisi Bagio Zanetti

SANTOS, L. F. U.;MARTINS, R. L.; LUZ, C. C. R.. Conhecimento tradicional de agricultores acerca da qualidade de solos em Quissamã. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal Fluminense.

Aluno: Mariana Sampaio Xavier

GONCALVES, P.; HENRY, M. D.; BUENO, C.;MARTINS, R. L.. Mamíferos de médio e Grande porte do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: riqueza de espécies e vulnerabilidade local. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Muniz Moreira

CARVALHO, H. A. L.; FERNANDES, L. D. R. S.;MARTINS, R. L.. Agarista revoluta (Ericaceae): Biologia Floral, reprodutiva e polinização. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Museu Histórico Nacional.

Aluno: Felipe Lima Barbosa

BOZELLI, R. L.;MARTINS, R. L.. Equipamentos de Educação Ambiental para Gestão Ambiental Pública: Contribuições a partir dos polos do Projeto Pólen. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Candido Machado

KONNO, T. U. P.;MARTINS, R. L.; CARVALHO, H. A. L.. Aspectos fenológicos de espécies arbóreas e arbustivas em formações vegetacionais abertas no parque nacional da restinga de Jurubatiba, Carapebus, Rio de Janeiro, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Clezar

CONCEICAO, L. I. W.;MARTINS, R. L.; GONCALVES, P.. Evolução das populações brasileiras do mexilhão Perna perna (Mollusca: Mytilidae). 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcio Henrique de Almeida

DITCHFIELD, A. D.; TOKUMARU, R. S.;MARTINS, R. L.. Influência da água e da densidade da vegetação na atividade de morcegos insetívoros aéreos. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Silvia Ramira Lopes Pinto

DITCHFIELD, A. D.; LEITE, Y. L. R.;MARTINS, R. L.. Inferências filogeográficas e estruturação populacional de Sturnira llium (Phyllostomidae) de Mata Atlântica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Juliane Felix Evangelista Muniz

CAMARGO, G. A.;MARTINS, R. L.. Paisagens e suas perspectivas: uma leitura das transformações físicas e sociais ocorridas no município de Macaé-RJ. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades na Contemporaneidade) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dominick Werneck de Praguer

FERREIRA, M. I. P.; SILVA, A. P.;MARTINS, R. L.. Avaliação da aplicabilidade de metodologias de Educação Ambiental para Gestão Ambiental nas oficinas de Meio Ambiente, realizadas no Município de Macaé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Patrícia Conde Bonesi e Shana da Silva Pessanha

DE PAULA, F.; GOUVÊA, S.;MARTINS, R. L.. Investigação da frequência alélica do marcador STR TH01 em grupos étinicos distintos do município de Vitória-ES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - CENTRO UNIVERSITARIO SALESIANO.

Aluno: Marcos Thiago Gudio Gomes

SIMONELLI, M.; MAGNAGO, L.F.S.;MARTINS, R. L.. Florística e fitossociologia em um afloramento rochoso no Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari, ES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Karla Giavarini & Taciana Onesorge Miranda

DELAZARI-BARROSO, A.; STERZA, J.M.;MARTINS, R. L.. Interação fitoplâncton-zooplâncton no reservatório de Duas Bocas, ES: resposta de crescimento à ausência de herbivoria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Leandro Novaes Venerano

DITCHFIELD, A. D.MARTINS, R. L.; TAVARES, L. C. B.. Incidência de raiva em quirópteros da REBIO Duas Bocas, Cariacica, ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Pâmella Shayra Costa e Patrícia Spinassé Borges

STANZANI, L. M. A.;MARTINS, R. L.; LUCAS, N. M. C.. Atividade antimicrobiana da resina de flores de Clusia hilariana Schltdl. e Clusia spiritu-sanctensis G. Mariz & Weinberg. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Jaqueliny Zocca Canuto

LUTZ, L. V.; SILVA, A. G.;MARTINS, R. L.. Variabilidade genética associada a marcadores moleculares nucleares e plastidiais em uma população natural de Passiflora contracta em Santa Teresa (ES). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Escola de Ensino Superior do Educandário Seráfico São Francisco de Assis.

Aluno: Dayana de Oliveira Rosa & Luciana Ribeiro Molini

MOTTA-NETO, J.A.; ALVARENGA, L.;MARTINS, R. L.. Avaliação diagnóstica de opiniões e do potencial para implantação de uma Unidade de Conservação em comunidades rurais de áreas remanescentes de Mata Atlântica no município de Muqui (ES). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Rafael de Rezende Coelho

PORT, D.;MARTINS, R. L.; ALVARENGA, L.. Educação Ambiental: um estudo de caso no Parqeu Estadual Paulo Cesar Vinha. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Roberta Del Piero Fracalossi

SIMONELLI, M.;MARTINS, R. L.; ALMEIDA, R.. Ecologia de Couepia schotti Fritsch (Chrysobalanaceae) em um fragmento de floresta de restinga em Linhares - ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Frederico Belei de Almeida

HELMER, J. L.;MARTINS, R. L.; PAGNOZZI, J. M.. Variabilidade genética e morfométrica em Astyanax scabripinnis (Pisces, Characidae) da bacia hidrográfica de Guarapari - ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Vinícius Campos Pereira

SIMON, J. E.;MARTINS, R. L.; RAMOS, S.. Composição da avifauna em fragmento de Mata Atlântica na fazenda Jacuhy, Serra, Espírito Santo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Francine Varela Perciliano & Lorena Arçari Franco

MARTINS, R. L.; MARTINS, M. L. L.; SCHNEIDER, S. Z.. Biologia floral de Himatanthus phagedaenicus (Mart.) Woodson (Apocynaceae) na restinga do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Guarapari, Espirito Santo, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Vila Velha.

Aluno: Arthur Setsuo Tahara

DITCHFIELD, A. D.; LEITE, Y. L. R.;MARTINS, R. L.. Comunidade de Morcegos (Chiroptera) de um remanescente florestal de área urbana em Vitória, ES, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Fábio Marin Bernabé

SIMONELLI, M.;MARTINS, R. L.; FRAGA, C. N.. Variabilidade intra-específica em quatro populações de Cattleya schilleriana Reichback (Orchidaceae) no Espírito Santo, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Mirela Scabello

DITCHFIELD, A. D.; LEITE, Y. L. R.;MARTINS, R. L.. Taxocenose de morcegos (Chiroptera) da Reserva Biológica de Duas Bocas, Cariacica, ES, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mariana Andrich

MARTINS, M. L. L.;MARTINS, R. L.; PASSAMANI, M.. Biologia da polinização de Jacquinia armillaris Jacq. (Theophrastaceae) na restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha, Espírito Santo, Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Vila Velha.

Aluno: Jaqueline Rocha Coelho

PIRES, A. V.; SOARES NETO, R.;MARTINS, R. L.. Otimização de protocolo de extração de DNA e determinação das condições ótimas para realização de RAPD-PCR em cetáceos Odontocetos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Julio Cola Rovida

DITCHFIELD, A. D.;MARTINS, R. L.; OPREA, M.. Heterogeneidade espacial, efeito lunar e estrutura da comunidade dos morcegos do Parque Estadual da Fonte Grande, Vitória - ES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Rodolfo Pessotti Messner Campelo

DITCHFIELD, A. D.;MARTINS, R. L.; OPREA, M.. Biologia de Artibeus lituratus no Parque Estadual da Fonte Grande - Vitória - ES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Renata Pasini Barbosa

PIRES, A. V.MARTINS, R. L.; ERRERA, F. I. V.. Análise da diversidade genética do caranguejo-uçá (Ucides cordatus L.) (Crustacea, Decapoda) no litoral capixaba. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Cristiana Libardi Miranda

PIRES, A. V.MARTINS, R. L.; ERRERA, F. I. V.. Análise da diversidade populacional do caranguejo-uçá (Ucides cordatus)(Crustacea - Decapoda) em manguezais do litoral do Espírito Santo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Andressa de Souza Lima & Leticia Soncine

PIRES, A. V.MARTINS, R. L.; ERRERA, F. I. V.. Padronização de protocolo de extração de DNA do caranguejo-ucá (Ucides cordatus). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Aluno: Bruno Schwambach Carreiro Merísio

SOUZA, F.;MARTINS, R. L.; ALVARENGA, L.. Etnoherpetologia de ofídios peçonhentos da comunidade rural de Biriricas - Domingos Martins. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro.

Orientou

Alessandra Rangel de Oliveira

Reflorestamento de área degradada de mata de restinga: testando um modelo com mudas inoculadas com fungos micorrizicos arbusculares (FMAs); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Jorge Gabriel Fernandes Genovez

Efeito da diversidade vegetal na dinâmica da produção de serrapilheira em ambientes costeiros arenosos: um estudo de caso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

LIDIANE MATIAS

Aplicação de dados de Sensoriamento Remoto e de Fotogrametria para Avaliação dos parâmetros que determinam as formações abertas em restinga; Início: 2022; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Bárbara de Pinho Agapito

Influência de mudanças climáticas sobre processos ecossistêmicos em fitofisionomias de restinga; Início: 2022; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Aline Karl Araujo

Identificação de fungos micorrízicos arbusculares associados às raízes e rizosfera da Isoetes cangae e o seu papel na fitorremediação de metais; Início: 2020; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

RENATA BACELLAR MELLO

Efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas: um estudo em áreas cultivadas na área de proteção ambiental de Macaé de cima e seu entorno; Início: 2017; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Anderson da Rocha Gripp

Início: 2019; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos;

Aura Rosas Rieznik

LEVANTAMENTO DA FLORA E DO POTENCIAL PAISAGÍSTICO DO INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE NUPEM/UFRJ; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Giovanna Figueiredo Lima da Silva

Avaliação do efeito da profundidade do corpo hídrico sobre a morfologia de Isoetes cangae; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos; (Orientador);

Luciene Viana de Moura Monteiro

Variações temporais e espaciais nos fluxos de CO2 e CH4 entre as fisionomias vegetacionais da Restinga de Jurubatiba; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, FUNDACAO COORDENACAO DE PROJETOS,PESQUISAS E ESTUDOS TECNOLOGICOS; (Orientador);

Danyella Vieira Costa

Variações temporais e espaciais na percolação de água para o lençol freático das fisionomias vegetacionais da Restinga de Jurubatiba; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Ana Clara de Lemos Pinto Duque

Efeitos da diversidade vegetal sobre a multifuncionalidade no processamento da matéria orgânica em fitofisionomias de restinga; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fernanda Franciele de Carvalho

CONSTRUÇÃO DE WEBSITE E RECEPÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL; 2022; Dissertação (Mestrado em AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Rodrigo Lemes Martins;

Amanda da Silva Batista Vitório

REFLEXÕES SOBRE UMA SOCIEDADE COLONIAL E INVESTIGAÇÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA TEATRAL; 2022; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Alice Sá Rego de Azevedo

Práticas Agrícolas Tradicionais e Sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima; 2021; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Ástrea Gomes Castro

Conservação do Pecado: trajetória e conflitos de uma praia em Macaé - RJ; 2020; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Amanda Ferreira Pinto Magalhães

Interações beija-flores e bromélias das formações abertas de restinga; 2017; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Raquel Tavares Salles de Sousa

Agricultura Familiar e Áreas de Preservação Permanente na percepção de Agricultores em um trecho da Bacia do Rio Macaé; 2016; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Letícia da Silva Brito

Produção e liberação de nutrientes pela vegetação de restinga: uma abordagem ecossistêmica num contexto de mudanças climáticas globais; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Thiago Wentzel de Melo Vieira

Consequências do complexo petroquímico do estado do Rio de Janeiro (Comperj), para a pesca artesanal: A configuração de um campo ambiental permeado por conflitos ambientais na Baía de Guanabara; Rio de Janeiro, Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Rodrigo Lemes Martins;

Bruno Vasconcelos Guimarães Forte

Avaliação do processo de regeneração natural e do potencial da transposição de solos/banco de semente como técnica para a recuperação de áreas degradas em uma área da Formação Arbustiva Aberta de Clusia; 2011; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Beatriz Rohden Becker

Biorremediação de derrames simulados de petróleo em sedimentos da restinga de Jurubatiba sob influência de oleoduto proveniente da Bacia de Campos; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatorio e de Exploracao) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rodrigo Lemes Martins;

Gerusa Bueno Rocha

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO ESPÍRITO SANTO: ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOCIEDADE - AMBIENTE; 2023; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Ocimar Ferreira de Andrade

FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES (FMAS) EM PLANTAS DE BARRAS ARENOSAS DE RESTINGAS, COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO DE BIOTECNOLOGIAS DE BIORREMEDIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA; 2023; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Eduarda Rezende Caillava Gomes

ECOLOGIA SOCIAL E LUTA DE CLASSES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA MACHADINHA; 2022; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

LUIS EDUARDO GUERRA DOMINGOS NOGUEIRA

Análise da estrutura taxonômica, filogenética e funcional da Formação Arbustiva Aberta de Clusia no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; 2020; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Jéssica Erlacher Barth

Relação entre o grau de conservação de ambientes e a quiropterofauna: um estudo comparativo de áreas do Rio Itabapoana, Brasil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Diego Luiz Batista Silva

Mapeamento dos impactos ocorridos nas margens do Rio São Mateus, localizado da APA de Conceição da Barra; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Educação Ambiental) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Renata Costa Carvalho

Inventário da quiropterofauna e três áreas sub-amostradas do estado do Espírito Santo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Luana Rohwedder Zuffo

NATUREZA E ARTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Victoria Mantuan

MULHERES E AGROECOLOGIA: O USO DAS PLANTAS MEDICINAIS NO ACAMPAMENTO EDSON NOGUEIRA DO MST, MACAÉ - RJ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Kauê Freire de Paula e Vinicius Chagas Lopes

Quirópteros da região do entorno do Caparaó; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Priscila Figueira de Souza e Talita da Costa Siqueira

Composição florística, análise estrutural e padrões de riqueza em uma área de afloramento rochoso no Espírito Santo, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro, Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Luciany Ferreira de Oliveira

Avaliação da diversidade de Chiroptera (Mamalia) em cinco regiões do estado do Espírito Santo, Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Jane Célia Ferreira de Oliveira

Ecologia termal e comportamento de lagartos Tropidurus torquatus (Sauria, Tropiduridae) em substratos rochosos do Parque Municipal Morro da Mantegueira, Vila Velha - ES; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Jordana Néri

Evidência de crescimento clonal e distribuição espacial de uma população de Cupania emarginata Cambess; (Sapindaceae) na restinga de Interlagos, Vila Velha - ES; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Bárbara Lima Lopes Wanderley e Gustavo Gomes Marques

Sucessão Entomológica Associada à carcaça de Suínos em Borda de mata Secundária; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Felipe Viana dos Santos

Variações morfológicas dePhyllodytes luteolus (Wied, 1824)(Anura, Aylidae), considerando três localidades do estado do Espírito Santo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Aplicação de marcadores moleculares tipo RAPD em estudos de ecologia vegetal; 2005; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Antônia Figueira Van de Koken

Ocorrência de libellulidae (Anisoptera: odonata) em ambiente urbano, Vitória - ES; 2005; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Leonardo Motta Schuler

Aves marinhas da Ilha dos Franceses e censo populacional de Sula leucogaster, Itapemirim, ES; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas São Pedro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Quesia Souza Santos

Importânciada origem e da qualidade dos detritos foliares na sua decomposição em quatro fitofisionomias do Parque Nacional Restinga De Jurubatiba; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Rodrigo Lemes Martins;

Produções bibliográficas

  • PRADO, LUIS A. S. ; DA R. GRIPP, ANDERSON ; COGO, ANTÔNIO J. D. ; SANTOS, MIRELLA P. ; DA ROCHA, JANIÉLIO G. ; GENOVEZ, JORGE G. F. ; CALDERON, EMILIANO N. ; MARTINS, RODRIGO L. ; CAVALCANTE, ALLYSSON B. ; DE A. ESTEVES, FRANCISCO ; ZANDONADI, DANIEL B. . Environmental characterization of an Amazonian lake for Isoëtes cangae translocation. PLANT ECOLOGY , v. 224, p. s11258-023-0130, 2023.

  • GRIPP, ANDERSON DA ROCHA ; GENOVEZ, JORGE GABRIEL FERNANDES ; SANTOS, QUÉZIA SOUZA DOS ; NOGUEIRA, LUÍS EDUARDO GUERRA DOMINGOS ; BARBOZA, CARLOS ALBERTO DE MOURA ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS ; MARTINS, RODRIGO LEMES . Daily Variation on Soil Moisture and Temperature on Three Restinga Plant Formations. AIR, SOIL AND WATER RESEARCH , v. 16, p. 117862212311541, 2023.

  • DE SANT?ANNA LOPES, ARTHUR VINÍCIUS ; NETO, LUPIS RIBEIRO GOMES ; COGO, ANTONIO JESUS DORIGHETTO ; CUNHA, LUIGI PEREIRA ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; OLIVEIRA, GUILHERME ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; DE ASSIS ESTEVES, FRANCISCO ; CAVALCANTE, ALLYSSON BURASLAN ; DUARTE, HEITOR MONTEIRO ; ZANDONADI, DANIEL BASÍLIO ; DA FONSECA, RODRIGO NUNES ; SANTOS, MIRELLA PUPO . The Resilience of the Aquatic Isoëtes Cangae to Terrestrial Environment: Insights Into Molecular and Ecophysiological Adaptations. AQUATIC BOTANY , v. 3, p. 103704, 2023.

  • MELLO, RENATA ; MARTINS, RODRIGO LEMES . Banco de dados de abelhas coletadas na APA Macaé de Cima, Nova Friburgo - Rio de Janeiro. Latin American Data in Science , v. 2, p. 60-66, 2023.

  • SOUZA, R. ; LEAL, G. F. ; MARTINS, RODRIGO L. . O DIÁLOGO ENTRE AS DIFERENTES CIÊNCIAS NA ORIGEM DO MAIOR PARQUE DE CONSERVAÇÃO DE RESTINGA DO BRASIL. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 231, p. 12458, 2023.

  • Santos, Mirella Pupo ; PRADO, LUIS ALFREDO DOS SANTOS ; COGO, ANTÔNIO JESUS DORIGHETTO ; LOPES, ARTHUR V. SANT?ANNA ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; CAVALCANTE, ALLYSON BURASLAN ; MARTINS, R. L. ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS ; DUARTE, HEITOR MONTEIRO ; Zandonadi, D.B. . High irradiance impairs Isoëtes cangae growth. AQUATIC BOTANY , v. 184, p. 103590, 2023.

  • CAVALHEIRO-FILHO, SERGIO LUÍS ; CAMPOS, NAIARA VIANA ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; PEREIRA, JOVANI BERNARDINO DE SOUZA ; KONNO, TATIANA UNGARETTI PALEO ; MATOS, SABRINA DIAS DE ; CAVALCANTE, ALLYSSON BURASLAN ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; GESTINARI, LÍSIA MÔNICA DE SOUZA . Anatomical studies of Brazilian Amazonian Isoëtes species: inferences on habitat adaptation. Rodriguesia , v. 74, p. 1-18, 2023.

  • SANTOS, DANIELLE SILVEIRA ; PONTES, PAULA VERONESI MARINHO ; LEITE, ANALY MACHADO DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ALINE LEMOS ; SOUZA, MARIANA DE ; ARAUJO, THAINÁ DOS SANTOS SILVA ; SANTOS, HENRIQUE FRAGOSO DOS ; OLIVEIRA, GUILHERME CORREA DE ; BITENCOURT, JOSÉ AUGUSTO ; CAVALCANTI, ALLYSSON BURASLAN ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS . Bioprospecting for Isoetes cangae Endophytes with Potential to Promote Plant Growth. International Journal of Microbiology , v. 2023, p. 1-12, 2023.

  • CORDEIRO, CESAR A.M.M. ; AUED, ANAIDE W. ; BARROS, FRANCISCO ; BASTOS, ALEX C. ; BENDER, MARIANA ; MENDES, THIAGO C. ; CREED, JOEL C. ; CRUZ, IGOR C.S. ; DIAS, MURILO S. ; FERNANDES, LOHENGRIN D.A. ; COUTINHO, RICARDO ; GONÇALVES, JOSÉ E.A. ; FLOETER, SERGIO R. ; MELLO-FONSECA, JULIANA ; FREIRE, ANDREA S. ; GHERARDI, DOUGLAS F.M. ; GOMES, LUIZ E.O. ; LACERDA, FABÍOLA ; MARTINS, RODRIGO L. ; LONGO, GUILHERME O. . Long-term monitoring projects of Brazilian marine and coastal ecosystems. PeerJ , v. 10, p. e14313, 2022.

  • CAVALHEIRO-FILHO, SERGIO L. ; GESTINARI, LÍSIA M. S. ; KONNO, TATIANA U. P. ; SANTOS, MIRELLA P. ; CALDERON, EMILIANO N. ; MARQUES, MARIANA C. H. ; DOS SANTOS, FERNANDO M. G. ; CASTILHO, ALEXANDRE ; MARTINS, RODRIGO L. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; CAMPOS, NAIARA V. . Morphological Plasticity in the Endemic Isoëtes Species from Serra dos Carajás, Amazonia, Brazil. AMERICAN FERN JOURNAL , v. 111, p. 174-195, 2021.

  • CALDEIRA, CECILIO F. ; LOPES, ARTHUR V. S. ; AGUIAR, KEYVILLA C. ; FERREIRA, ALINE L. ; ARAUJO, JOÃO V. S. ; GOMES, VINNÍCIUS M. S. ; ZANDONADI, DANIEL B. ; ABRANCHES, CINTHIA B. ; RAMOS, SILVIO J. ; GASTAUER, MARKUS ; CAMPOS, NAIARA V. ; GESTINARI, LÍSIA M. S. ; PRADO, LUIS A. ; SANTOS, FERNANDO M. G. ; MARTINS, RODRIGO L. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; OLIVEIRA, GUILHERME ; SANTOS, MIRELLA P. . Distinct Reproductive Strategy of Two Endemic Amazonian Quillworts. DIVERSITY , v. 13, p. 348, 2021.

  • DALAPICOLLA, JERONYMO ; ALVES, RONNIE ; JAFFÉ, RODOLFO ; VASCONCELOS, SANTELMO ; PIRES, EDER SOARES ; NUNES, GISELE LOPES ; PEREIRA, JOVANI BERNARDINO DE SOUZA ; GUIMARÃES, JOSÉ TASSO F. ; DIAS, MARIANA C. ; FERNANDES, TAÍS NOGUEIRA ; SCHERER, DANIELA ; SANTOS, FERNANDO MARINO GOMES ; CASTILHO, ALEXANDRE ; SANTOS, MIRELLA PUPO ; CALDERÓN, EMILIANO NICOLAS ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; FONSECA, RODRIGO NUNES ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; OLIVEIRA, GUILHERME . Conservation implications of genetic structure in the narrowest endemic quillwort from the Eastern Amazon. Ecology and Evolution , v. 11, p. 10119-10132, 2021.

  • CAMPOS, N.V. ; GESTINARI, L.M.S. ; CALDERON, E.N. ; GRIPP, A.R. ; MARQUES, M.C.H. ; CAVALHEIRO-FILHO, S.L. ; SANTOS, F.M.G. ; FERNANDES, T.N. ; CASTILHO, A. ; MARTINS, R.L. ; ESTEVES, F.A. . Climatic triggers and phenological responses in Isoetes cangae (Isoetaceae), an endemic quillwort from Amazon Iron Rocky Outcrops, Brazil. LIMNOLOGICA , v. 89, p. 125889, 2021.

  • KWON, T. ; SHIBATA, H. ; KEPFER-ROJAS, S. ; SCHMIDT, I. K. ; LARSEN, K. S. ; BEIER, C. ; BERG, B. ; VERHEYEN, K. ; LAMARQUE, J. ; HAGEDORN, F. ; EISENHAUER, N. ; DJUKIC, I. ; NETWORK, TEA COMPOSITION ; MARTINS, R.L. . Effects of Climate and Atmospheric Nitrogen Deposition on Early to Mid-Term Stage Litter Decomposition Across Biomes. Frontiers In Forests And Global Change , v. 4, p. 1, 2021.

  • CAMPOS, NAIARA VIANA ; CAVALHEIRO-FILHO, SERGIO LUÍS ; JORDÃO, LAÍS B. ; SANTOS, FERNANDO M.G. ; CASTILHO, ALEXANDRE ; MARTINS, RODRIGO L. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; GESTINARI, LÍSIA M.S. . Discovery of Mixed Sporangia in the Amazonian Quillwort Isoëtes cangae. AMERICAN FERN JOURNAL , v. 111, p. 327-331, 2021.

  • SANTOS, MIRELLA PUPO ; ARAUJO, JOÃO V.S. RABELO ; LOPES, ARTHUR V. SANT?ANNA ; VETTORAZZI, JULIO CESAR FIORIO ; BOECHAT, MARCELA SANTANA BASTOS ; ARÊDES, FERNANDA ABREUSANTANA ; CAMPOS, NAIARA VIANA ; CALDERON, EMILIANO NICOLAS ; SANTOS, FERNANDO M. GOMES ; FERNANDES, TAIS NOGUEIRA ; DA FONSECA, RODRIGO NUNES ; PEREIRA, MESSIAS GONZAGA ; OLIVEIRA, GUILHERME ; ZANDONADI, DANIEL BASILIO ; MARTINS, RODRIGOLEMES ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS . The genetic diversity and population structure of two endemic Amazonian quillwort ( Isoetes L.) species. PeerJ , v. 8, p. e10274, 2020.

  • GONÇALVES, PABLO R. ; DI DARIO, FABIO ; PETRY, ANA C. ; MARTINS, RODRIGO L. ; DA FONSECA, RODRIGO N. ; HENRY, MALINDA D. ; DE ASSIS ESTEVES, FRANCISCO ; RUIZ-MIRANDA, CARLOS R. ; MONTEIRO, LEANDRO R. ; NASCIMENTO, MARCELO T. . Brazil undermines parks by relocating staff. SCIENCE (NEW YORK, N.Y.: ONLINE) , v. 368, p. 1199-1199, 2020.

  • MOLISANI, MAURÍCIO MUSSI ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; COSTA, RAFAEL NOGUEIRA . Educação Ambiental no licenciamento de petróleo e a universidade pública: O caso da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé (RJ), Brasil. VÉRTICES , v. 22, p. 136-150, 2020.

  • SOUZA, R. ; MARTINS, R. L. ; LEAL, G. F. . O conflito ambiental explicitado durante o licenciamento de um complexo portuário na ?Capital Nacional do Petróleo? (Macaé ? RJ). PETRÓLEO, ROYALTIES E REGIÃO , v. 18, p. 3-12, 2020.

  • AZEVEDO, A. S. R. ; MARTINS, R. L. . A produção agrícola de base familiar na Serra Macaense e sua relação com a conservação das águas e os modelos de desenvolvimento de Macaé -RJ. ESTUDOS DE ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE , v. 5, p. 28-43, 2020.

  • GRIPP, ANDERSON DA ROCHA ; TAVARES, LUÍSA ALÍCIDA FERNANDES ; BRITO, LETICIA DA SILVA ; CALIMAN, ADRIANO ; DIAS, ANDRÉ TAVARES CORRÊA ; MATTOS, EDUARDO ARCOVERDE DE ; VILLELA, DORA MARIA ; SILVA, ANA PAULA DA ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS ; MARTINS, RODRIGO LEMES . PRECIPITATION DEFICITS AND HIGH TEMPERATURE INCREASE LEAF LITTERFALL IN OPEN RESTINGA VEGETATION, IN SOUTHERN BRAZIL. Oecologia Australis , v. 24, p. 803-818, 2020.

  • ZANDONADI, DANIEL BASÍLIO ; DUARTE, HEITOR MONTEIRO ; SANTOS, MIRELLA PUPO ; PRADO, LUIS ALFREDO DOS SANTOS ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; CALDERON, EMILIANO NICOLAS ; FERNANDES, ANA CAROLINA ALMEIDA ; SANTOS, QUÉZIA SOUZA ; NUNES, FILIPE JUNIOR GONÇALVES ; RIBEIRO, LUIZ CARLOS FELISBERTO ; FERNANDES, TAÍS NOGUEIRA ; CASTILHO, ALEXANDRE ; ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS . Ecophysiology of two endemic Amazon quillworts. AQUATIC BOTANY , v. 170, p. 103350, 2020.

  • CASTRO, ASTRÉA GOMES ; LEMES, RODRIGO MARTINS ; MACIEL, FABIANNE MANHÃES ; COSTA, RAFAEL NOGUEIRA . UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA RESTINGA DA PRAIA DO PECADO: UMA POSSIBILIDADE REAL À LUZ DA LEGISLAÇÃO. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental , v. 8, p. 748-769, 2019.

  • DJUKIC, IKA ; KEPFER-ROJAS, SEBASTIAN ; SCHMIDT, INGER KAPPEL ; LARSEN, KLAUS STEENBERG ; BEIER, CLAUS ; BERG, BJÖRN ; VERHEYEN, KRIS ; CALIMAN, ADRIANO ; PAQUETTE, ALAIN ; GUTIÉRREZ-GIRÓN, ALBA ; HUMBER, ALBERTO ; VALDECANTOS, ALEJANDRO ; PETRAGLIA, ALESSANDRO ; ALEXANDER, HEATHER ; AUGUSTAITIS, ALGIRDAS ; SAILLARD, AMÉLIE ; FERNÁNDEZ, ANA CAROLINA RUIZ ; SOUSA, ANA I. ; LILLEB, ANA I. ; MARTINS, R. L. . Early stage litter decomposition across biomes. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 628-629, p. 1369-1394, 2018.

  • MARTINS, R. L. ; WENTZEL, T. M. V. ; BECKER, B. R. . Políticas Públicas Municipais e a Questão Ambiental: uma análise dos mecanismos legais de proteção ambiental em Macaé. PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS , v. 50, p. 211-231, 2018.

  • BRITO, L. S. ; IRMLER, U. ; FORTE, B. V. G. ; MARTINS, R. L. . Matter turnover in the oligotrophic restinga ecosystem and the importance of the key species Clusia hilariana. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , v. 18, p. 20180552, 2018.

  • MAGALHAES, A. F. P. ; MARUYAMA, P. K. ; TAVARES, L. A. F. ; MARTINS, R. L. . The relative importance of hummingbirds as pollinators in two bromeliads with contrasting floral specializations and breeding systems. BOTANICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY , v. boy050, p. 1-11, 2018.

  • DI DARIO, FABIO ; DOS SANTOS ALMADA, DANIEL ; DE ARAÚJO, MONICA PACHECO ; DE AZEVEDO, ALEXANDRE ; DE BARROS, MARCOS PAULO FIGUEIREDO ; DE BARROS, CINTIA MONTEIRO ; BAUER, ARTHUR DE BARROS ; BERALDINI, NATHALIA GOULART ; BOZELLI, REINALDO LUIZ ; CATELANI, PAULA ARAÚJO ; CAMARGO, GUSTAVO ARANTES ; NOCCHI, NATHALIA PEIXOTO ; DUARTE, HEITOR MONTEIRO ; DE FARIAS, ROBERTO NASCIMENTO ; FEITOSA, NATALIA MARTINS ; FISCHER, LUCIANO GOMES ; DA FONSECA, RODRIGO NUNES ; GESTINARI, LÍSIA MÔNICA DE SOUSA ; GONÇALVES, PABLO RODRIGUES ; MARTINS, R. L. . Contribuições do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação na geração de conhecimento científico promotor do desenvolvimento regional e conservação dos ecossistemas costeiros do norte do estado do Rio de Janeiro. RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO , v. 13, p. 917-954, 2017.

  • LOPES, V. C. ; MARTINS, R. L. ; FERREGUETTI, A. C. ; LAGE, S. B. ; CIPRIANO, R. S. ; PAULA, K. F. . Bat diversity along an altitudinal gradient in the Itabapoana drainage basin, Espírito Santo state, Brazil. BIOTEMAS (UFSC) , v. 30, p. 59-71, 2017.

  • WENTZEL, T. M. V. ; LEAL, G. F. ; MARTINS, R. L. . Novo desenvolvimentismo e conflitos ambientais na Baía de Guanabara: o Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro (COMPERJ) e os pescadores artesanais. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 42, p. 271-286, 2017.

  • LOPES, VINICIUS CHAGAS ; MARTINS, R. L. ; FERREGUETTI, ATILLA COLOMBO ; LAGE, SERGIO BARBIERO ; CIPRIANO, R. S. ; DE PAULA, KAUÊ FREIRE . Bat diversity along an altitudinal gradient in the Itabapoana drainage basin, Espírito Santo state, Brazil. Biotemas , v. 30, p. 59-71, 2017.

  • BECKER, BEATRIZ ROHDEN ; DE SOUZA, ELIANE SOARES ; MARTINS, RODRIGO LEMES ; DA LUZ BUENO, JÚLIA . Bioremediation of oil-contaminated beach and restinga sediments using a slow-release fertilizer. Clean (Weinheim. Print) , v. 44, p. 01, 2016.

  • ANDRICH, M. ; MARTINS, M. L. L. ; THOMAZ, L. D. ; BRITO, L. S. ; MARTINS, R. L. . Biologia reprodutiva de Jacquinia armillaris (Primulaceae): uma espécie endêmica das restingas Brasileiras. Rodriguésia (Online) , v. 62, p. 369-378, 2016.

  • SILVA, JORGE ADALBERTO AZIZ DA ; BECKER, BEATRIZ ROHDEN ; MARTINS, RODRIGO LEMES . Macaé e a sustentabiblidade do projeto de -capital nacional do petróleo-Macaé and sustainability of the project 'national oil capital'Macaé et la sustentabiblité du projet de la -capitale nationale du pétrole-Macaé y la sustentabilidad del proyecto de -capital nacional del petroleo-.. Espaço e Economia , v. 7, p. 1-16, 2015.

  • FERREGUETTI, ÁTILLA COLOMBO ; ROCHA, MARIANA FERREIRA ; MARTINS, RODRIGO LEMES . Non-volant mammals from Domingos Martins municipality, state of Espírito Santo, southeastern Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 10, p. 829-834, 2014.

  • MARTINS, RODRIGO LEMES ; CAILLAVA, EDUARDA REZENDE ; SOUSA, RAQUEL TAVARES SALLES DE . Nurseries of the Macaé River Basin and the increasing demands for seedlings to restore degraded areas. Boletin do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego , v. 8, p. 83-100, 2014.

  • LAGE, S. B. ; CIPRIANO, R.S. ; FERREGUETTI, A. C. ; MARTINS, R. L. . First record of Phyllostomus elongatus (É. Geoffroy, 1810) (Mammalia: Chiroptera) for the state of Espírito Santo, southeastern Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 4, p. 880-882, 2013.

  • DÁTILO, W. ; MARTINS, R. L. ; UHDE, V. ; C.NORONHA, J. ; FLORENCIO, F. P. ; IZZO, T. J. . Floral resource partitioning by ants and bees in a jambolan Syzygium jambolanum (Myrtaceae) agroforestry system in Brazilian Meridional Amazon. Agroforestry Systems (Print) , v. 84, p. 9489, 2012.

  • SOUZA, P. F. ; SIQUEIRA, T. C. ; MARTINS, R. L. . Plantas daninhas em ilhas de vegetação em processo de regeneração natural. Planta Daninha (Impresso) , v. 29, p. 745-750, 2011.

  • OLIVEIRA, C.S. ; HOFFNER, N.C. ; MARTINS, R. L. . O uso da internet por alunos do 2o ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Fernando Duarte Rabelo. Revista Científica Faesa , v. 6, p. 51-59, 2010.

  • SCABELLO, M. ; OLIVEIRA, L.F. ; CIPRIANO, R.S. ; CARVALHO, R. C. ; DITCHFIELD, A. D. ; GREGORIN, R. ; MARTINS, R. L. . Mammalia, Chiroptera, Phyllostomidae, Chiroderma doriae: First Record for the state of Espírito Santo, Brazil, and distribution map. Check List (São Paulo. Online) , v. 5, p. 539-541, 2009.

  • MARTINS, R. L. ; SCABELLO, M. ; OLIVEIRA, L.F. ; BROMMONSCHEMKEL, D.V. ; SANTOS, F.L. ; TAHARA, A. S. ; DITCHFIELD, A. D. . Quirópteros da região de Serra das Torres, Sul do Espírito Santo, Brasil. Revista Científica da FAESA , v. 4, p. 63-69, 2008.

  • MARTINS, R. L. ; GRIBEL, R. . Polinização de Caryocar villosum (Caryocaraceae) uma àrvore emergente da Amazônia Central. Brazilian Journal of Botany , São Paulo, v. 30, n.1, p. 37-45, 2007.

  • VAN DE KOKEN, A. F. ; MATOS, F. A. R. ; MARTINS, R. L. . Comportamento de Pantala flavescens (Odonata, Anisoptera, Libellulidae) e perda do investimento reprodutivo em áreas antropizadas. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão , v. 21, p. 7-18, 2007.

  • MIRANDA, C. L. ; BARBOSA, R. P. ; LIMA, A. S. ; ROVIDA, J. C. ; ROCHA, J. C. ; SOUZA, L. S. ; PIRES, A. V. ; MARTINS, R. L. ; PAIVA, S. R. . Análise Morfométrica de populações do caranguejo-uça (Ucides cordatus L.) (Crustacea - Decapoda) em manguezais do litoral do Espírito Santo. Revista de Ciências Médicas e Biológicas , Salvador, v. 4, n.1, p. 15-23, 2005.

  • MARTINS, R. L. ; OLIVEIRA, P. E. A. M. . RAPD evidence for apomixis and clonal population in Eriotheca (Bombacaceae). PLANT BIOLOGY , Stuttgart, v. 5, p. 338-340, 2003.

  • MARTINS, R. L. ; BARCELOS, A. ; DEL-CLARO, K. . Activity patterns of Tropidurus torquatus (Sauria: Tropiduridae) in urban area of Uberlândia - MG. Revista de Etologia (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n.1, p. 19-23, 1999.

  • CAVALHEIRO-FILHO, S. L. (Org.) ; RICCHINI, G. M. (Org.) ; SANTOS, M. C. (Org.) ; MARTINS, R.L. (Org.) . Livro Infantil da Restinga. 1. ed. Rio de Janeiro: Via Carioca, 2023. v. 1. 32p .

  • PATIU, F. M. ; TINOCO, P. R. M. ; ROCHA, A. R. ; SANTOS, M. C. ; MARTINS, R.L. . Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba :livro das aves. 1. ed. Rio de Janeiro: Via Carioca, 2023. v. 1. 60p .

  • GONÇALVES, PABLO R. (Org.) ; PETRY, A. C. (Org.) ; BRAGA, C. (Org.) ; MARTINS, R.L. (Org.) ; ESTEVES, F. A. (Org.) . Dimensões ecológicas, geológicas e humanas em estudos de longa duração no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2023. v. 1. 408p .

  • MARTINS, R.L. ; CALDERON, EMILIANO N. ; CALDEIRA, CECILIO F. ; SANTOS, FERNANDO MARINO GOMES ; CAVALCANTE, ALLYSON BURASLAN ; OLIVEIRA, GUILHERME ; ESTEVES, FRANCISCO A. . Desafios e perspectivas na conservação de Isoëtes cangae: uma macrofita endêmica da Amazônia. 1. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2023. v. 1. 276p .

  • MARTINS, R. L. ; GUIMARAES, E. A. ; CAILAVA GOMES, E. R. ; AGAPITO, B. P. ; SANTOS, M. M. ; SOUSA, R. T. S. ; SILVA, V. S. . Recuperação de matas Ciliares do rio Macaé: um cuidado com a água. 1. ed. Macaé: NUPEM, 2013. v. 1. 23p .

  • PEREIRA, F. M. (Org.) ; MARTINS, R. L. (Org.) . Atrativos do PARNA da Restinga de Jurubatiba: turismo e educação ambiental. 1. ed. Macaé: NUPEM, 2012. v. 1. 15p .

  • MARTINS, R. L. ; AGAPITO, B. P. ; SANTOS, M. C. . Guia das trilhas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 1. ed. Macaé: NUPEM, 2012. v. 1. 33p .

  • GRIPP, A. R. ; TAVARES, L. A. F. ; BRITO, L. S. ; CALIMAN, ADRIANO ; DIAS, ANDRÉ TAVARES CORRÊA ; ROSADO, B. H. P. ; MATTOS, EDUARDO ARCOVERDE DE ; DUARTE, H. M. ; KONNO, T. U. P. ; ESTEVES, F. A. ; MARTINS, R.L. . Padrões fenológicos da produção e disponibilidade de componentes vegetais das espécies da Formação Aberta Arbustiva de Clusia. In: Pablo R. Gonçalves, Ana C. Petry, Caryne Braga, Rodrigo L. Martins, Farnacisco A. Esteves. (Org.). Dimensões ecológicas, geológicas e humanas em estudos de longa duração no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 137-164.

  • SOUZA, R. ; CAILLAVA GOMES, E. R. ; MARTINS, R. L. ; LEAL, G. F. . Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: diferentes formas de apropriação deste território e seu entorno. In: Pablo R. Gonçalves, Ana C. Petry, Caryne Braga, Rodrigo L. Martins, Francisco A. Esteves. (Org.). Dimensões ecológicas, geológicas e humanas em estudos de longa duração no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 331-343.

  • GENOVEZ, JORGE G. F. ; CALDERON, E.N. ; CAVALCANTE, ALLYSON BURASLAN ; ESTEVES, F.A. ; MARTINS, R.L. . Abordagem Integrada da Conservação: O caso da macrófica Amazônica Isoëtes cangae. In: Martins, RL; Calderon, EN: Caldeira, CF; Santos, FG; Cavalcante, AL; Oliveira, G; Esteves, FA. (Org.). Desafios e Perspectivas na conservação de Isoëtes cangae: uma macrófita Endêmica da Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 1-20.

  • ZANDONADI, DANIEL B. ; CALDEIRA, CECILIO F. ; SANTOS, MIRELLA P. ; CALDERON, EMILIANO N. ; PRADO, LUIS A. ; ROCHA, J. G. ; DUARTE, HEITOR MONTEIRO ; LEMES, RODRIGO MARTINS . Fisiologia da Conservação de Isoëtes. In: Martins, RL; Calderon, EN: Caldeira, CF; Santos, FG; Cavalcante, AL; Oliveira, G; Esteves, FA. (Org.). Desafios e Perspectivas na conservação de Isoëtes cangae: uma macrófita Endêmica da Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 115-143.

  • CALDERON, E.N. ; GRIPP, ANDERSON DA ROCHA ; CALDEIRA, CECILIO F. ; ZANDONADI, DANIEL B. ; PRADO, LUIS A. ; SANTOS, FERNANDO MARINO GOMES ; MARQUES, M. H. ; GASTAUER, MARKUS ; RAMOS, SILVIO J. ; MARTINS, RODRIGO L. . Colonização assistida como estratégia de conservação de macrófitas endêmicas: Isoëtes cangae como estudo de caso na Floresta Nacional de Carajás. In: Martins, RL; Calderon, EN: Caldeira, CF; Santos, FG; Cavalcante, AL; Oliveira, G; Esteves, FA. (Org.). Desafios e Perspectivas na conservação de Isoëtes cangae: uma macrófita Endêmica da Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 191-221.

  • SANTOS, FERNANDO M. G. ; CALDERON, EMILIANO N. ; CALDEIRA, CECILIO F. ; CAVALCANTE, ALLYSON BURASLAN ; MARTINS, R.L. . Considerações finais e perpectivas para a conservação de Isoëtes cangae. In: Martins, RL; Calderon, EN: Caldeira, CF; Santos, FG; Cavalcante, AL; Oliveira, G; Esteves, FA. (Org.). Desafios e Perspectivas na conservação de Isoëtes cangae: uma macrófita Endêmica da Amazônia. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 251-263.

  • MARTINS, RODRIGO LEMES ; PRATES, A. P. . Derramamento de petróleo na costa brasileira: lições de um catástrofe mitigada por um rede de Unidades de Conservação e voluntários. In: Mauricio Mussi Molisani. (Org.). Temas NUPEM: Biodiversidade. 1ed.Macaé: NUPEM, 2023, v. , p. 108-124.

  • GRIPP, A. R. ; BRITO, L. S. ; TAVARES, L. A. F. ; SOUZA, Q. ; CALIMAN, ADRIANO ; DIAS, ANDRÉ TAVARES CORRÊA ; VILLELA, DORA MARIA ; SILVA, A. P. ; ESTEVES, F. A. ; MARTINS, R. L. . Estado da arte das pesquisas em decomposição de detritos foliares de origem terrestre no PARNA da Restinga de Jurubatiba. In: Pablo R. Gonçalves, Ana C. Petry, Caryne Braga, Rodrigo L. Martins, Francisco A. Esteves. (Org.). Dimensões ecológicas, geológicas e humanas em estudos de longa duração no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2023, v. 1, p. 165-.

  • Mello, Renata Bacellar ; Mattos, Claudemar ; MARTINS, RODRIGO LEMES . IMPACTOS DO USO DE AGROTÓXICOS SOBRE A RIQUEZA E ABUNDÂNCIA DE ABELHAS EM LUMIAR E SÃO PEDRO DA SERRA, NOVA FRIBURGO, RIO DE JANEIRO BRASIL.. In: Carla da Silva Sousa; Sayonara Cotrim Sabioni; Francisco de Sousa Lima. (Org.). Agroecologia: métodos e técnicas para uma agricultura sustentável. 1ed.Guarujá: Científica Digital, 2021, v. 1, p. 308-314.

  • CALDEIRA, C. ; OLIVEIRA, GUILHERME ; CAMPOS, N. V. ; CALDERON, EMILIANO NICOLAS ; SANTOS, MIRELLA PUPO ; ZANDONADI, DANIEL BASÍLIO ; MARTINS, R. L. ; DALAPICOLLA, J. ; AGUIAR, K. ; JAFFE, R. ; RAMOS, S. ; GASTAUER, M. ; GUIMARAES, T. ; VALADARES, R. ; BANDEIRA, C. M. ; FERREIRA, A. L. ; FERNANDES, A. C. ; LEITE, A. M. O. ; GRIPP, ANDERSON DA ROCHA ; LOPES, A. V. S. . Conservação de Isoetes cangae: da ampliação do conhecimento à reintrodução da espécie. In: Letícia Souza Lima Guimarães; Tereza Cristina Giannini. (Org.). Vale e Biodiversidade 2021. 1ed.: VALE S.A., 2021, v. 2021, p. 34-36.

  • CALDEIRA, C. ; OLIVEIRA, GUILHERME ; CAMPOS, N. V. ; CALDERON, EMILIANO NICOLAS ; SANTOS, MIRELLA PUPO ; ZANDONADI, DANIEL BASILIO ; MARTINS, R. L. ; DALAPICOLLA, J. ; AGUIAR, K. ; JAFFE, R. ; RAMOS, S. ; GASTAUER, M. ; GUIMARAES, T. ; VALADARES, R. ; BANDEIRA, C. M. ; FERREIRA, A. L. ; FERNANDES, A. C. ; LEITE, A. M. O. . Conservação de Isoetes cangae: esforços integrados abrem caminho para reintrodução da espécie em ambiente natural. In: Letícia Souza Lima Guimarães; Tereza Cristina Giannini. (Org.). Vale e Biodiversidade 2021. 1ed.: VALE S.A., 2021, v. 2021, p. 37-41.

  • MANTUAN, V. ; PICCOLO, R. D. ; MARTINS, R. L. . Gênero e Meio ambiente: estudo de caso das mulheres do Movimento Sem Terra do Acampamento Edson Nogueira, Macaé ? RJ. In: Associação Brasileira de Agroecologia. (Org.). Convergências e divergências: mulheres, feminismos e agroecologia. 1ed.: Associação Brasileira de Agroecologia, 2021, v. 16, p. 1-13.

  • CASTRO, ASTRÉA GOMES ; COSTA, R. N. ; MARTINS, R. L. . Restinga da Praia do Pecado: da exploração mineral à definição de um modelo de área de preservação. In: Giuliana Franco Leal. (Org.). Ambiente, Sociedade e Poder. 1ed.Macaé: NUPEM, 2020, v. 1, p. 224-236.

  • CAILLAVA GOMES, E. R. ; MARTINS, R. L. . Machadinha e Jurubatiba: dimensões socioambientais. In: Giuliana Franco Leal. (Org.). Ambiente, Sociedade e Poder. 1ed.Macaé: NUPEM, 2020, v. 1, p. 114-137.

  • LEAL, G. F. ; MARTINS, R. L. ; VIEIRA, T. W. M. . Pescadores artesanais, indústria do petróleo e neodesenvolvimentismo: conflitos e injustiça ambiental. In: Luciano Florit; Carlos Alberto Cioce Sampaio; Arlindo Philippi Jr.. (Org.). Ética Socioambiental. 1ed.Barueri: Manole, 2019, v. , p. 635-655.

  • MARTINS, R. L. ; MOLISANI, M. M. ; ROCHA, G. B. . Impactos e perspectivas ambientais diante da crise do petróleoe da reestruturação social e econômica do município de Macaé. In: Sheila Ribeiro de Abreu e Silva; Meynardo Rocha de Carvalho. (Org.). Macaé, do caos ao conhecimento: olhares acadêmicos sobre o cenário de crise econômica. 1ed.Macaé: Prefeitura Municipal de Macaé, 2019, v. 1, p. 312-326.

  • MARTINS, R. L. ; CAMARGO, G. A. ; LEAL, G. F. . Espaço para a extensão universitária no campo socioambiental: um estudo de caso sobre as audiências públicas do Terminal Portuário de Macaé. In: Erotildes Maia Leal e Ruth Escudero. (Org.). Espaço para a extensão universitária no campo socioambiental: um estudo de caso sobre as audiências públicas do Terminal Portuário de Macaé. 1ed.Rio de Janeiro: Rona Editora, 2017, v. 1, p. 355-373.

  • MARTINS, R. L. ; WENDT, T. ; MARGIS, R. ; SCARANO, F. R. . Reproductive Biology. In: Ulrich Lüttge. (Org.). Clusia: a woody neotropical Genus of remarkable plasticity and diversity. 1ed.Berlin Heildelberg: Springer- Verlag, 2007, v. 194, p. 73-94.

  • GRIBEL, R. ; LEMES, M. R. ; COLLEVATTI, R. G. ; GRATTAPAGLIA, D. ; BRONDANI, R. P. V. ; MARTINS, R. L. ; LEITE, S. A. A. ; BERNARDES, L. G. ; DUTRA, D. L. R. ; QUEIRÓS, A. L. . Diversidade genética e fluxo gênico de espécies florestais Amazônicas de alto valor econômico. In: Ministério da Ciência e Tecnologia. (Org.). Livro de resultados dos projetos de pesquisa dirigida (PPDs) - PPG7. Brasília: MCT, 2002, v. único, p. 11-15.

  • ESTEVES, F. A. ; MARTINS, R. L. ; MOLISANI, M. M. ; PETRY, A. C. ; COSTA, R. N. ; MENEZES, J. S. ; DARIO, F. ; BARROS, M. P. F. ; MINCARONI, M. ; GONCALVES, P. ; FONSECA, R. N. . Carta das Aguas de Macaé: contribuição do NUPEM/UFRJ para a governança dos recursos hidricos de Macaé. Cadernos do NUPEM, Macaé, p. 1 - 37, 09 out. 2015.

  • MARTINS, R. L. . A importancia dos zoológicos. Correio, Uberlândia, p. 6 - 6, 21 jul. 1998.

  • SOUSA, R. T. S. ; AZEVEDO, A. S. R. ; MARTINS, R. L. . Agricultura Familiar e Áreas de Preservação Permanente na Percepção de Agricultores em um trecho da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé.. In: Encontro Nacional da Associação de Pós graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade., 2019, Brasília. ANAIS do Encontro Nacional da Associação de Pós graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Brasília: CDS-UNB, 2019. v. IX. p. 626-643.

  • CAILLAVA GOMES, E. R. ; MARTINS, R. L. ; BLANCHETTE, T. G. . Machadinha e as areias de Jurubatiba: Etnografia em comunidade Quilombola de Quissamã, Rio de Janeiro. In: VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS TERRITORIAIS E AMBIENTAIS, 2018, Foz do Iguaçú. Anais do VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ESTUDOS TERRITORIAIS E AMBIENTAIS. Foz do Iguaçú: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018. v. VIII. p. 2055-2067.

  • WENTZEL, T. M. V. ; LEAL, G. F. ; MARTINS, R. L. . A privatização do bem comum: espoliação e conflito ambiental na baía de Guanabara. In: Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2015, Niterói. Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito. Niterói: PPGSD-UFF, 2015. v. 5. p. 257-270.

  • VAN DE KOKEN, A. F. ; MATOS, F. A. R. ; MARTINS, R. L. . Ocorrência de Libellulidae (Anisoptera: Odonata) em ambiente urbano, Vitória - ES. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambú,. Anais, 2005. v. 490a. p. 1-3.

  • MARTINS, R. L. ; RIBEIRO, A. P. O. ; SEBAIO, F. ; BERNARDELI, K. ; NUNES, F. M. F. . Situações do cotidiano que interferem na aprendizagem do aluno na adolescência. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 1999, Valinhos,. Atas. Florianópolis,: Clicdata Multimídia, 1999. p. CD-ROM..

  • SOUZA, R. ; MARTINS, R. L. . A criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e as discussões sobre a relação sociedade e natureza. In: VIII Seminário Brasileiro de Áreas Protegidas e Inclusão Social e III Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2017, Niterói. Anais do VIII Seminário Brasileiro de Áreas Protegidas e Inclusão Social e III Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social: Repensando os paradigmas institucionais da conservação. Niterói: PPGSD-UFF, 2017. v. 8. p. 98-118.

  • BECKER, B. R. ; SOUZA, E. S. ; MARTINS, R. L. . Biorremediation of simulated oil spills in restinga sediments under the influence of an oil pipeline from Campos Basin, Brazil. In: XIII Latin American Congress on Orgânic Geochemistry, 2012, Santa Marta. XIII Latin American Congress on Orgânic Geochemistry, 2012. v. XIII. p. 1-4.

  • TAHARA, A. S. ; ROVIDA, J. C. ; CAMPELO, R. P. M. ; SCABELLO, M. ; MARTINS, R. L. ; DITCHFIELD, A. D. . Comunidade de morcegos de um remanescente florestal na área urbana de Vitória, Espírito Santo, Brasil. In: VIII Congresso de ecologia do Brasil, 2007, Caxambú. Anais do Congresso de Ecologia do Brasil, 2007. v. VIII. p. 1199-1199.

  • MARTINS, R.L. ; CALDERON, EMILIANO N. ; SANTOS, FERNANDO MARINO GOMES ; CAVALCANTE, ALLYSON BURASLAN ; CALDEIRA, C. ; OLIVEIRA, GUILHERME ; ESTEVES, F.A. ; SCHERER, D. . Advancing assisted colonization: A case study on Isoëtes cangae and the implications for conservation of this endemic Amazonic Macrophyte. In: 3rd international Conservation Tranlocation Conference, 2023, Fremantle - Australia. Conference abstracts, 2023. v. 3. p. 65-65.

  • BRITO, L. S. ; FORTE, B. G. V. ; FARIA, L. M. S. ; MARTINS, R. L. . Sazonalidade na Produção de Serapilheira em duas fitofisionomias do PARNA Jurubatiba. In: 64 Congresso Nacionald e Botânica, 2013, Belo Horizonte. Resumos do 64 Congresso Nacionald e Botânica. São Paulo: SBB, 2013. v. 64.

  • SILVA, T. A. ; AGAPITO, B. P. ; GONCALVES, M. S. ; FORTE, B. G. V. ; MARTINS, R. L. . Avaliação do banco de sementes em áreas de restinga da Formação Arbustiva Aberta de Clúsia. In: IV Jornada de Pesquisa e extensão da UFRJ - Macaé, 2012, Macaé. Resumos da IV Jornada de Pesquisa e extensão da UFRJ - Macaé. Macaé. v. iV. p. 3197-3197.

  • AGUIAR, E. ; FERNANDES, T. M. ; MARTINS, R. L. ; DUARTE, H. M. . Eficiência do Fotossistema II e Capacidade de Dissipação de Calor em plantas de Ambientes com intensidade luminosa distintas. In: XXXI Jornada Fluminense de Botânica, 2012, Rio das Ostras. Resumos da XXXI Jornada Fluminense de Botânica. Rio das Ostras, 2012. v. XXXI. p. 21-21.

  • BRITO, L. S. ; FORTE, B. G. V. ; NASCIMENTO, C. M. A. ; MARTINS, R. L. . Produção de Serrapilheira em duas fitofisionomias do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. In: XXXI Jornada Fluminense de Botânica, 2012, Rio das Ostras. Resumos da XXXI Jornada Fluminense de Botânica. Rio das Ostras. v. XXXI. p. 8-8.

  • FERREGUETTI, A. C. ; CIPRIANO, R.S. ; MORAES, B. B. ; LAGE, S. B. ; LOPES, V. C. ; MARTINS, R. L. . Composição de morcegos da região dos alagados do tabapoana, Mimoso do Sul e Presidente Kennedy, Espírito Santo- Brasil. In: II Congresso Latinoamericano de Mastozoologia, 2012, Buenos Aires. Resumenes II Congresso Latinoamericano de Mastozoologia. Buenos Aires, 2012. p. 128-129.

  • BRITO, L. S. ; FORTE, B. G. V. ; NASCIMENTO, C. M. A. ; MARTINS, R. L. . Produção de serapilheira em duas fitofisionomias do Parque nacional da Restinga de Jurubatiba. In: XXXI Jornada Fluminense de Botânica, 2012, Rio das Ostras. Resumos da XXXI Jornada Fluminense de Botânica. Rio das Ostras: SBB, 2012. v. XXXi. p. 4-4.

  • CUNHA, N. F. ; FERREIRA, C. T. ; MARQUES, M. C. H. ; SILVA, R. N. ; DUARTE, H. M. ; MARTINS, R. L. . Análises das estratégias ecofisiológicas de diversas espécies vegetais do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Macaé/RJ. In: XXX JornadaFluminense de Botânica, 2011, Mendes. Resumos da XXX JornadaFluminense de Botânica. Mendes, 2011.

  • HALLA, J. L. ; GUIMARÃES, J. M. ; MARQUEZ, G. C. ; DUARTE, H. M. ; MARTINS, R. L. . Herbivoria em Vernonia sp. em área de afloramento rochoso da Estação Biológica Santa Lúcia- ES. In: 3a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - Macaé, 2011, Macaé. Resumos da 3a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ - Macaé. Macaé, 2011.

  • PAULA, K. F. ; LOPES, V. C. ; LAGE, S. B. ; CIPRIANO, R.S. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, R. L. . Diversidade da Quiropterofauna de Guaçuí, Espírito Santo. In: I Simpósio de Biologia e Conservação, 2010, Vitória. Resumos do I Simpósio de Biologia e Conservação. Vitória, 2010. v. 1.

  • LOPES, V. C. ; PAULA, K. F. ; LAGE, S. B. ; CIPRIANO, R.S. ; CARVALHO, R. C. ; MARTINS, R. L. . Quiropterofauna da região de Dores do Rio Preto, ES. In: I Simpósio de Biologia e Conservação, 2010, Vitória. Resumos do I Simpósio de Biologia e Conservação. Vitória, 2010. v. 1.

  • MUROS, M. V. L. ; CARNEIRO, N. P. C. ; SANTOS, R. M. ; FELICE, B. C. ; MAGNAGO, L.F.S. ; MARTINS, R. L. ; DUARTE, H. M. . Relação entre teor de açúcar no néctar e a txa fotossintética de Dombeya wallichii (Lindl.) K. Schum (Malvaceae: Dombeyoideae). In: XXX Encontro Regional de Botânicos MG/BA/ES, 2010, Vitória. Resumos do XXX Encontro Regional de Botânicos MG/BA/ES. Vitória, 2010. v. 1.

  • SOUZA, P. F. ; SIQUEIRA, T. C. ; MARTINS, R. L. . Composição florística e estrutura de ilhas devegetação de um afloramento rochoso em uma área rural de Cariacica, Espírito Santo, Brasil. In: 61o Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Resumos do 61o Congresso Nacional de Botânica. Manaus, 2010. v. 1.

  • CIPRIANO, R.S. ; LAGE, S. B. ; CARVALHO, R. C. ; OLIVEIRA, L.F. ; PAULA, K. F. ; ROCHA, M. F. ; MARTINS, R. L. . Quirópteros no corredor ecológico Pedra Azul - Forno Grande, Espírito Santo, Brasil. In: 5o Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro. Resumos do 5o Congresso Brasileiro de Mastozoologia. São Pedro, 2010. v. 1.

  • BRAGA, J.M.B.F ; PESSANHA, S.S. ; BONESI, P.C. ; SILVA, B.C. ; PREZOTI, A.N.L. ; MARTINS, R. L. ; LOURO, I.D. ; DE PAULA, F. . Investigação do STR TH01 na comunidade Pomerana do Espírito Santo. In: 54o Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008. v. 54. p. 11-11.

  • BONESI, P.C. ; PESSANHA, S.S. ; BRAGA, J.M.B.F ; SILVA, B.C. ; PREZOTI, A.N.L. ; GOUVÊA, S. ; MARTINS, R. L. ; LOURO, I.D. ; DE PAULA, F. . Investigação do STR TH01 em diferentes grupos étnicos de Vitória-ES. In: 54o Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008. v. 54. p. 9-9.

  • NERI, J. ; MARTINS, R. L. . Crescimento clonal e distribuição espacial de uma população de Cupania emarginata Camb. (Sapindaceae) na restinga de Interlagos, Vila Velha, ES. In: 59o Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Resumos do 59o Congresso Nacional de Botânica. Saõ Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2008. v. 59.

  • ALMEIDA, F. B. ; DIAS, H. F. ; MARTINS, R. L. ; HELMER, J. L. . Variabilidade genética e morfometria em Astyanax scabripinnis (Pisces, Characidae) na bacia hidrográfica de Guarapari - ES. In: 53 Congresso Nacional de Genética, 2007, Águas de Lindóia. Resumos do 53 Congresso Nacional de Genética. Riberão Preto: SBG, 2007. v. 53. p. 375-375.

  • OLIVEIRA, J. C. F. ; MARTINS, R. L. . Comportamento territorial de lagartos Tropidurus torquatus (Sauria, Tropiduridae). In: XXV Encontro anual de Etologia, 2007, São José do Rio Preto. Caderbo de Resumos XXV Encontro anual de Etologia. São José do Rio Preto: SBEt, 2007. v. XXV. p. 66.

  • CARAO, L. M. ; MARTINS, R. L. ; LEITE, Y. L. R. ; COSTA, L. P. . Relação entre comportamento locomotor e métodos de amostragem em levantamentos de pequenos mamíferos. In: XXV Encontro Anual de Etologia, 2007, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos XXV Encontro Anual de Etologia. São José do Rio Preto: SBEt, 2007. v. XXV. p. 133.

  • BORGES, P.S. ; MARTINS, R. L. ; SOARES, P.S.C. ; STANZANI, L. M. A. . Atividade antimicrobiana de resina de flores de Clusia hilariana (Schlechtendal) e Clusia spirictu-sanctensis (G. Mariz & Weinberg). In: I Simpósio de Genética & Biologia Molecular do Espírito Santo, 2007, Vitória. Resumos do I Simpósio de Genética & Biologia Molecular do Espírito Santo. Vitória: UFES, 2007. v. 1. p. 13-13.

  • MARTINS, R. L. ; LEMES, M. R. ; GRIBEL, R. . Variable mating system in Caryocar villosum (Caryocaraceae), an Amazonian tree with generalist pollination. In: Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation, 2005, Uberlândia,. Proceedings, 2005. p. 120.

  • ROVIDA, J. C. ; CAMPELO, R. P. M. ; TAHARA, A. S. ; DITCHFIELD, A. D. ; MARTINS, R. L. . Heterogeneidade espacial, efeito lunar e estrutura de comunidades dos morcegos do Parque Estadual da Fonte Grande, Vitória-ES. In: III Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2005, Aracruz,. Resumos, 2005. p. 54.

  • CAMPELO, R. P. M. ; ROVIDA, J. C. ; TAHARA, A. S. ; DITCHFIELD, A. D. ; MARTINS, R. L. . Aspectos da biologia reprodutiva de Artibeus lituratus (Chiroptera, Phyllostomidae) no Parque Estadual da Fonte Grande - Vitória - ES. In: III Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2005, Aracruz. Anais, 2005. p. 54.

  • ANDRICH, M. ; THOMAZ, L. D. ; MARTINS, M. L. L. ; MARTINS, R. L. . Biologia da polinização de Jacquinia armillaris Jacq. (Theophrastaceae) na área de Restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha, Espírito Santo, Brasil. In: 56o Congresso Nacional de Botânica, 2005, Curitiba,. Resumos, 2005. v. 56. p. 0008.

  • LIMA, A. S. ; BARBOSA, L. S. ; MIRANDA, C. L. ; SALDANHA, É. ; ROVIDA, J. C. ; ROCHA, J. F. ; PIRES, A. V. ; MARTINS, R. L. ; PAIVA, S. R. . Padronização de protocolo de extração de DNA do caranguejo - uçá (Ucides cordatus). In: 50o Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis,. Resumos, 2004. p. 223.

  • MARTINS, R. L. ; KINUPP, V. F. . Efeito de variáveis ambientais na distribuição espacial de Heliconia acuminata L. C. Rich. e Heliconia psittacorum Sesse & Moc. (Heliconiaceae) da região de Manaus. In: 52 Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa,. PB, 2001. p. 151..

  • MARTINS, R. L. ; LEMES, M. R. ; GRIBEL, R. . Caracterização de locos microssatélites para análise genética em Caryocar villosum (Caryocaraceae), uma árvore emergente da floresta Amazônica. In: 47 Congresso Nacional de Genética, 2001, Águas de Lindóia,. Resumos do 47 Congresso Nacional de Genética. SP, 2001. v. 1. p. 1343..

  • RIBEIRO, A. P. O. ; ALVES, B. K. ; VALADARES, B. L. B. ; CORTES, C. R. ; BARBOSA, C. F. ; BIASE, F. H. ; PEREIRA, F. L. ; NUNES, F. M. F. ; CRUZ, J. D. D. ; BERNARDELI, K. ; PAIVA, L. V. ; SCHEUCHER, P. S. ; MARTINS, R. L. ; CARDOSO, S. R. . O teatro como uma proposta lúdica para introdução do tema higiene a alunos do ensino fundamental. In: IV Encontro de Iniciação Científica FAPEMIG/UFU, 2000, Uberlândia,, 2000. p. G/APO-1.htm.

  • RIBEIRO, A. P. O. ; ALVES, B. K. ; VALADARES, B. L. B. ; CORTES, C. R. ; BIASE, F. H. ; PEREIRA, F. L. ; NUNES, F. M. F. ; CRUZ, J. D. D. ; BERNARDELI, K. ; PAIVA, L. V. ; SCHEUCHER, P. S. ; MARTINS, R. L. . Higiene e Sexualidade. In: XVI Semana Científica de Estudos Biológicos, 1999, Uberlândia,. Anais. MG, 1999. p. 64..

  • RIBEIRO, A. P. O. ; ALVES, B. K. ; VALADARES, B. L. B. ; CORTES, C. R. ; BIASE, F. H. ; PEREIRA, F. L. ; NUNES, F. M. F. ; CRUZ, J. D. D. ; BERNARDELI, K. ; PAIVA, L. V. ; SCHEUCHER, P. S. ; MARTINS, R. L. . Assalto teatral - tema piolho. In: XVI Semana Científica de Estudos Biológicos, 1999, Uberlândia,. Anais. MG, 1999. p. 65..

  • MARTINS, R. L. ; RIBEIRO, A. P. O. ; SANTANA, B. A. A. ; VALADARES, B. L. B. ; MENEZES-SILVA, C. R. ; ALMEIDA, E. M. ; NUNES, F. M. F. ; CRUZ, J. D. D. ; PEREIRA, K. A. R. ; BERNARDELI, K. ; LONDE, L. R. ; BORGES, R. . O Ensino de Ciências no Ensino Básico sob o espectro Piagetiano. In: Qüinquagésima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998, Natal,. Anais. RN, 1998. p. 683-684..

  • MARTINS, R. L. ; CARRIJO, F. M. ; BRITES, V. L. C. . Repertório comportamental Euphractus sexcintus (Linnaeus, 1758) - Edentata, Dasypodidae. In: XV Semana Científica de Estudos Biológicos - Universidade Federal de Uberlândia, 1998, Uberlândia,. Anais. MG, 1998. p. 79..

  • MARTINS, R. L. ; FERREIRA, S. C. C. . Conhecendo o Modelo Epistemológico do Professor uma experiência fundamental em Educação. In: XV Semana Científica de Estudos Biológicos - Universidade Federal de Uberlândia, 1998, Uberlândia,. Anais. MG, 1998. p. 29..

  • RIBEIRO, A. P. O. ; TOMÉ, C. E. R. ; SILVA, E. R. ; FREITAS, F. G. ; VIANA, G. L. ; MARTINS, R. L. ; RODRIGUES, R. M. ; SILVA, T. A. . Análise do conteúdo de Evolução nos livros didáticos BIO Volume 3 e BIOLOGIA 2o Grau. In: 6a Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1998, Maringá,. Anais. PR, 1998. p. 223-224..

  • MARTINS, R. L. ; OLIVEIRA, G. M. ; MELO, C. . Comportamento alimentar de Aves Nectarívoras diante de um recurso alternativo. In: XVI Encontro Anual de Etologia, 1998, São José do Rio Preto,. Anais. SP, 1998. p. 91..

  • TOMÉ, C. E. R. ; MARTINS, R. L. ; OLIVEIRA, P. E. A. M. . Biologia Floral de Bixa orellana (Bixaceae). In: XX Encontro Regional de Botânicos, 1998, Juiz de Fora,. Anais. MG, 1998. p. 64..

  • BOBROWIEC, P. E. D. ; MARTINS, R. L. . Efeito da Endozoocoria por morcegos na Germinação de Ficus enormis (Moraceae). In: XX Encontro Regional de Botânicos, 1998, Juiz de Fora,. Anais. MG, 1998. p. 63..

  • LIMA, A. B. P. ; MARTINS, R. L. ; DEL-CLARO, K. . Fatores relacionados com a atividade de Tropidurus torquatus (Sauria: tropiduridae) na área urbana de Uberlândia - MG. In: XV Encontro Anual de Etologia, 1997, São Carlos,. Anais. SP, 1997. p. 335..

  • MARTINS, RODRIGO LEMES ; GRIBEL, R. ; CALDERON, EMILIANO NICOLAS ; SANTOS, FERNANDO MARINO GOMES ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; MARTINS, C. R. . Translocação como ferramenta de conservação de espécies raras e endêmicas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETRY, A. C. ; TAVARES, D. C. ; ESTEVES, F. A. ; MARTINS, R. L. . Motivos para preservar a área marginal das lagoas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, L. S. ; PESSANHA, B. F. ; HALLA, J. L. ; FORTE, B. G. V. ; AGAPITO, B. P. ; NASCIMENTO, C. M. A. ; CORREIA, L. V. ; MARTINS, R. L. . Ecocity. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, L.F. ; SCABELLO, M. ; CIPRIANO, R.S. ; SANTOS, F.L. ; MARTINS, R. L. . Inventário Rápido de Chiroptera na região de Alto Misterioso, Espírito Santo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TAHARA, A. S. ; ROVIDA, J. C. ; CAMPELO, R. P. M. ; SCABELLO, M. ; MARTINS, R. L. ; DITCHFIELD, A. D. . Diferenciação e preferência de habitat da comunidade de morcegos de um remanescente florestal de área urban, Vitória, Espírito Santo, Brasila. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, R.L. ; NOGUEIRA, L. E. G. D. ; BORGES, E. L. F. . Ambientes de restinga sob a ótica da ecologia funcional: definição de atributos funcionais e seu papel na estruturação de formações vegetais especializadas das restingas do Estado do Rio de Janeiro. Brasília: Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr, 2019 (Metadados e dataset).

  • MARTINS, R.L. ; TAVARES, L. A. F. ; GRIPP, ANDERSON DA ROCHA ; CALIMAN, ADRIANO ; BORGES, E. L. F. . Avaliação do aporte e decomposição da serapilheira em duas fitofisionomias de uma restinga do Norte Fluminense. Brasília: Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr, 2019 (Metadado e Dataset).

  • MARTINS, R.L. ; TAVARES, L. A. F. ; GRIPP, A. R. ; CALIMAN, ADRIANO ; BORGES, E. L. F. . Contribuição das espécies vegetais para o aporte de folhiço em moitas da Formação Aberta Arbustiva de Clusia. Brasília: Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira - SiBBr, 2019 (Metadados e dataset).

  • COSTA, R. N. ; MARTINS, R. L. . Retira-te. Macaé: NUPEM, 2013 (Filme).

Outras produções

MARTINS, RODRIGO LEMES ; ANDRADE, O. F. . Procedimento Administrativo de acompanhamento de TAC n 1.30.015.000197/2022-47. 2023.

MARTINS, R.L. ; MACHADO, L. P. ; OLIVERIA FILHO, O. G. . CÂMARA TÉCNICA ESPAÇOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS DO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE MACAÉ - ETEP/COMMADS - MACAÉ/RJ. 2022.

MARTINS, RODRIGOLEMES ; CAILAVA GOMES, E. R. ; TAVARES, D. C. . DIAGNÓSTICO SOBRE FAUNA E FLORA DE AMBIENTES CONSERVADOS DE CARAPEBUS. 2017.

MARTINS, R. L. ; FORTE, B. V. G. ; COSTA, L. E. N. . Execução do Projeto de Recobrimento Florístico de área da Fazenda São Miguel, Carapebus, Rio de Janeiro. 2016.

MARTINS, R. L. ; GUIMARÃES, J. M. ; FORTE, B. V. G. . Execução do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas nas Áreas de Preservação Permanente na Fazenda Retiro, Carapebus, Rio de Janeiro. 2014.

MARTINS, R. L. ; CAILAVA GOMES, E. R. . Diagnóstico dos elementos de Fauna e Flora de um fragmento florestal contínuo ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba como subsídio para a criação de Unidade de Conservação no Município de Carapebus-RJ. 2017.

MARTINS, R. L. . Diagnóstico dos elementos da Flora de uma faixa de restinga anexa ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, como subsídio para a criação de uma Unidade de Conservação no Município de Carapebus-RJ. 2017.

MARTINS, R. L. . Relatório voluntário sobre a flora e o potencial para criação de Unidade de Conservação na área da restinga do Barreto, Macaé, RJ. 2015.

MARTINS, R. L. . Participação em Câmara Técnica para elaboração do Plano Diretor do Municipio de Macaé. 2015.

MARTINS, R. L. . Fundamentos sociais e ecológicos para conservação da área da Restinga do Barreto. 2014.

MARTINS, RODRIGO LEMES . Relatório voluntário sobre a flora e o potencial para criação de Unidade de Conservação na área da restinga do Barreto, Macaé, RJ. 2010.

SCABELLO, M. ; OLIVEIRA, L.F. ; BROMMONSCHEMKEL, D.V. ; SANTOS, F.L. ; CIPRIANO, R.S. ; DITCHFIELD, A. D. ; MARTINS, R. L. . Coordenador de Avaliação Ecológica Rápida da região de Pedra Suíça ? ES. 2008.

OLIVEIRA, L.F. ; BROMMONSCHEMKEL, D.V. ; SANTOS, F.L. ; TAHARA, A. S. ; SCABELLO, M. ; DITCHFIELD, A. D. ; MARTINS, R. L. . Coordenação de Avaliação Ecológica Rápida da Região de Serra das Torres - ES. 2007.

OLIVEIRA, L.F. ; BROMMONSCHEMKEL, D.V. ; SANTOS, F.L. ; TAHARA, A. S. ; SCABELLO, M. ; DITCHFIELD, A. D. ; MARTINS, R. L. . Coordenação de Avaliação Ecológica Rápida da Região de Santa Lúcia - ES. 2007.

OLIVEIRA, L.F. ; BROMMONSCHEMKEL, D.V. ; SANTOS, F.L. ; CIPRIANO, R.S. ; DITCHFIELD, A. D. ; MARTINS, R. L. . Coordenação de Avaliação Ecológica Rápida da Região de Alto Misterioso - ES. 2007.

MANNA, E. ; TOLEDO, F. ; MARTINS, R. L. . Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental - RADA: Usina Hidroelétrica de Nova Ponte/CEMIG. 2002.

BAIRROS, D. ; MARTINS, R. L. . Incendio destroi hectare do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em Carapebus. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BORDALO, A. ; MARTINS, R. L. . Macaé conquista edital do CNPq. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BAIRROS, D. ; MARTINS, R. L. . Macaé recebe impactos causados pela abertura da lagoa de Carapebús. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BAIRROS, D. ; MARTINS, R. L. . Moradores abrem a barra da Lagoa de Carapebus com as próprias mãos. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BAIRROS, D. ; MARTINS, R. L. . Mais uma vez Macaé embaixo d?água: mas o que provoca os alagamentos na cidade?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, I. M. B. ; MARTINS, R. L. . Parque Jurubatiba 22 anos de preservação da fauna e flora. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, I. M. B. ; MARTINS, R. L. . Lagoas de Jurubatiba e Imboassica transbordaram devido às chuvas inundando os locais e causando danos ao meio ambiente ao se romperem. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, I. M. B. ; AZEVEDO, A. S. R. ; MARTINS, R. L. . Serra Macaense: um manacial de riquezas. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, I. M. B. ; SOUZA, N. V. ; MARTINS, R. L. . Parque Atalia: rica e rara diversidade encanta pesquisadores. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GOMES, I. M. B. ; MARTINS, R. L. . NUPEM elabora proposta para vida mais digna dos macaenses. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LARA, R. ; MARTINS, R. L. ; CHARLES, H. A. ; ARAGAO, L. . Boi bombeiro? Como seria se o pantanal fosse transformado em pasto.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTAFE, M. ; ENNE, E. ; MARTINS, R. L. . Apagão na Audiência Pública do TEPOR. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REIS, J. ; MARTINS, R. L. . Cresce o número de toninhas encontradas mortas na região. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINS, R. L. ; PASTOR JR, A. A. ; CARVALHO, F. . Manda lá Ciência. 2019; Tema: Temas em destaque do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ). (Site).

PASTOR JR, A. A. ; MARTINS, R. L. ; CARVALHO, F. . Manda lá Ciência. 2019; Tema: Temas em destaque do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ). (Site).

LIMA, T. G. ; FERNANDES, M. P. ; CALDERON, H. L. ; SOUZA JUNIOR, A. R. B. ; BOSCO, I. R. ; OLIVEIRA, J. P. A. ; SANTANA, J. S. ; PEREIRA, L. A. ; BARCELOS, T. S. ; CAZUZA, G. F. ; RIBEIRO, R. S. ; OLIVEIRA, M. V. ; MARTINS, R.L. . Inovação e Transição Energética. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, T. G. ; ARAUJO, D. A. P. S. ; SANTANNA, E. S. R. ; SIQUEIRA, J. G. V. ; SANTOS, R. B. ; MARTINS, R.L. . Economia Circular e Negócios Sustentáveis. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARTINS, R.L. . ?Ecologia de Restingas e Dunas: aspectos ecológicos, econômicos e sociais da conservação?. 2021. .

MARTINS, R. L. . Projeto Rondon - Operação Xingú. 2008. (Projeto de Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Avaliação do efeito da proximidade de atividade de mineração sobre as populações de de espécies endêmicas da Serra de Carajás, Descrição: Este projeto se insere como norteador das pesquisas que serão realizadas por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro no âmbito do PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DO EFEITO DA PROXIMIDADE DE ATIVIDADES DE MINERAÇÃO SOBRE AS POPULAÇÕES DE Ipomoea cavancaltei e Paspalum carajasense que pretende avaliar possíveis efeitos da mineração sobre as populações de duas espécies vegetais consideradas endêmicas da região de Serra Norte, em Carajás, em função da proximidade de áreas minerárias atuais e futuras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Coordenador / FERNANDES, TAIS NOGUEIRA - Integrante / Naiara Viana Campos - Integrante / Lupis Ribeiro Gomes-Neto - Integrante / ZANDONADI, DANIEL B. - Integrante / SANTOS, FERNANDO MARINO GOMES - Integrante / FONSECA, RODRIGO NUNES - Integrante / ESTEVES, F.A. - Integrante / Rita de Cássia Quintete Portela - Integrante / Marcus Vinicius Vieira - Integrante / José Roberto da Silva - Integrante / Leandro Uceli Maioli - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Ecologia e desenvolvimento de licófitas nos campos rupestres ferruginosos da região norte do Brasil, Descrição: O presente projeto visa implementar ações para a conservação e manutenção da biodiversidade de licófitas na serra dos Carajás. As ações estratégicas propostas visam a produção de espécimes e desenvolvimento de tecnologias para a produção de espécimes saudáveis e geneticamente diversos que possam ser utilizados na conservação das espécies; manutenção da diversidade ex situ, garantindo a instalação de uma ou mais populações viáveis e geração de conhecimento científico fundamental para o manejo e conservação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / MARIANA CRISTINA HUGUET MARQUES - Integrante / Rodrigo Nunes da Fonseca - Integrante / GESTINARI, LÍSIA MÔNICA DE SOUSA - Integrante / SANTOS, MIRELLA PUPO - Integrante / CAMPOS, NAIARA VIANA - Integrante / CALDERON, EMILIANO NICOLAS - Integrante / GRIPP, ANDERSON DA ROCHA - Integrante / ZANDONADI, DANIEL BASÍLIO - Integrante / PRADO, LUIS ALFREDO DOS SANTOS - Integrante / Analy Machado de Oliveira Leite - Integrante / Danielle da Silveira dos Santos Martins - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Diversidade funcional como indicador ambiental de interações definidoras da dinâmica de formações abertas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa será responder à seguinte questão: a estruturação em moitas da Formação Arbustiva Aberta de Clusia, em áreas (sítios) com distintos graus de antropização, abundância e ocorrência de espécies facilitadoras, está relacionada à ocorrência de grupos funcionais? A fim de responder a esta questão, perguntas complementares serão investigadas: 1) é possível distinguir grupos funcionais, bem como a relação dos traits que os distinguem com variáveis ambientais? 2) a produtividade (serrapilheira) do sistema ecológico de estudo pode ser predita com base em sua diversidade? 3) há redundância funcional entre moitas? 4) sítios com distintos graus de antropização apresentam estruturação funcional semelhante?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Coordenador / Luiz Eduardo Guerra Domingos Nogueira - Integrante / Luis Felipe Umbelino dos Santos - Integrante / Francesco de Bello - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2012

    Apoio a criação de Unidades de Conservação no estado do Espírito Santo: um processo participativo integrando as comunidades locais, Descrição: O projeto Apoio a criação de Unidades de Conservação no estado do Espírito Santo: um processo participativo integrando as comunidades locais, aprovado no Edital 03/2010 do Fundo para a Biodiversidade (Funbio) no Componente AFCoF II ? 1 ? UC?s públicas Estaduais e Municipais, com duração de 18 meses, iniciado em janeiro de 2011, executado pelo Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (Ipema) em parceria com a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo; visa realizar estudos para subsidiar as propostas de criação de três UCs estaduais no Espírito Santo, a partir de processo participativo, envolvendo pesquisadores, comunidades locais, comunidades escolares, órgãos governamentais, organizações não governamentais (ONGs), demais entidades da sociedade civil organizada e setores empresariais. O projeto atuará em três áreas: (1) Mata de Aluvião, com 37.0262 ha, no município de Linhares; (2) Alagados do Itabapoana, com 6.689 ha, nos municípios de Mimoso do Sul e Presidente Kennedy; e (3) Praia das Neves, com 7.280 ha, no município de Presidente Kennedy, sendo as três consideradas prioritárias para a conservação da biodiversidade estadual (Decreto n 2529-R, de 2 de junho de 2010). Cada área contará com as seguintes atividades: (1) apresentação do projeto a parceiros e sociedade, (2) caracterização do meio biótico (incluindo a coleta de dados de flora, avifauna, herpetofauna, entomofauna, mastofauna não voadora e voadora), abiótico (recursos minerais, hídricos e uso do solo), perfil fundiário e socioeconômico; (3) identificação de atores para fóruns locais (eventos de apresentação de dados e discussão sobre conservação da biodiversidade com sociedade); (4) atividades de educação ambiental (auxílio às atividades escolares ligadas a ciências e meio ambiente e/ou capacitação de professores em educação ambiental), (5) workshop técnico (evento de apresentação e nivelamento de dados entre especialistas do projeto), (6) Oficina de Integraç. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Integrante / José Eduardo Simon - Integrante / Marcelo Simonelli - Integrante / Luiz Fernando Silva Magnago - Integrante / Mariana Ferreira Rocha - Integrante / Geovanni Ribeiro Loiola - Coordenador., Financiador(es): Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2010 - Atual

    Interações polinizadores e plantas da restinga., Descrição: O presente estudo busca compreender melhor aspectos relacionados a interação entre polinizadores e plantas e como estas garantem a manutenção das populações vegetais nesse ambientes sujeitos a alto nível de estresse, determinado pela erosão costeira, alta salinidade, solos oligotróficos altamente drenados e altas temperaturas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Coordenador / Pietro Kiyoshi Maruyama Mendonça - Integrante / Amanda Ferreira Pinto Magalhães - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Mudanças climáticas globais e o funcionamento dos ecossistemas costeiros da bacia de Campos: uma perspectiva espaço-temporal, Descrição: O objetivo do PELD Sítio 5 é avaliar de forma inédita o histórico da influência das mudanças ambientais globais na ciclagem do carbono e na diversidade biológica em ecossistemas costeiros, e as interferências antrópicas atuais e locais nesta relação, utilizando o ecossistema de restinga e as lagoas do PARNA Restinga de Jurubatiba como modelo. A hipótese de trabalho a ser testada é de que variações ambientais determinam mudanças na estrutura e dinâmica do ciclo do carbono e na diversidade biológica nos ecossistemas de restinga e lagoa costeiras na Bacia de Campos. A pluviosidade, que reconhecidamente é a característica sazonal mais conspícua na região, afeta o ciclo do carbono no ambiente de lagoa e a dinâmica dos organismos na restinga e nas lagoas de forma diferenciada em anos marcados por diferentes regimes pluviométricos. Espera-se que, independentemente do grupo taxonômico considerado, menores riquezas de espécies sejam detectadas em anos mais secos, quando a composição e biomassa dos organismos refletiriam a tolerância diferencial das espécies aos fatores limitantes em escala local (i.e., variáveis ambientais, dinâmica genética). Adicionalmente, e além de possíveis extinções locais, espera-se que o turnover temporal das espécies responda de forma positiva ao incremento das oscilações climáticas. Particularmente, esta linha de investigação visa fornecer subsídios para a modelagem e predição das conseqüências ecológicas das aceleradas variações ambientais na biota de ecossistemas fortemente dependentes do regime pluviométrico. Parte desses frágeis ecossistemas aquáticos costeiros e de restinga está protegida pelo PARNA Restinga de Jurubatiba e tem sido alvo das pesquisas ecológicas iniciadas na região pelo proponente e seu grupo de pesquisa há cerca de 20 anos, especialmente por conta da área se encontrar sob forte efeito da exploração imobiliária decorrente do desenvolvimento da indústria petrolífera offshore na Bacia de Campos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Integrante / Angelo Antonio Agostinho - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Vinícius Fortes Farjalla - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Heitor Monteiro Duarte - Integrante / Laura Isabel Weber da Conceição - Integrante / Christine Ruta - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante / Abel Pérez González - Integrante / Claudia Guttierres Vilela - Integrante / Érica Maria Pelegrini Caramaschi - Integrante / Felipe Vasconcellos - Integrante / Leonardo Gomes da Silva - Integrante / Leonardo Fonseca Borghi de Almeida - Integrante / Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Maria Alice S. Alves - Integrante / Maurício Mussi Molisani - Integrante / Michael Mincaroni - Integrante / Pablo Gonçalves - Integrante / Teo Bueno de Abreu - Integrante / Paulina Maia Barbosa - Integrante / Ana Cristina Petry - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - 2008

    Apoio a criação de Unidades de Conservação no estado do Espírito Santo: um processo participativo integrando as comunidades locais, Descrição: O Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica em parceria com o governo do Estado do Espírito Santo e a FAESA (instituição na qual o requerente da licença está vinculado) escolheu, em um workshop reunindo pesquisadores do estado do Espírito Santo, seis áreas dentre 29, para a criação de Unidades de Conservação. Essas áreas passaram, por levantamentos extensivos de Fauna, Flora e Ambiente Físico, além de uma série de iniciativas que sócio-educativas visando sensibilizar os representantes dos órgãos governamentais, não-governamentais privados e da comunidade. As seis unidades definidas na Oficina de Integração, são: (1) Serra das Torres, (2) Santa Lúcia, (3) Alto Misterioso, (4) Santa Leopoldina, (5) Delta do Rio Doce e (6) Fazenda Pindóbas. O projeto é do Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica ? IPEMA, financiado pelo Ministério de Meio Ambiente (Projeto n 102 - PDA) com recursos do KFW ? Kreditanstalt Für Wiederaufbau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Rodrigo Lemes Martins - Integrante / José Eduardo Simon - Integrante / Marcelo Simonelli - Integrante / José Luiz Helmer - Integrante / Luiz Fernando Silva Magnago - Integrante / Elizete Shering Siqueira - Coordenador / Karina Schmidt Furieri - Integrante / Daniela Munhoz Rossoni - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

Prêmios

2023

Menção Honrosa para o trabalho HORTA DO NUPEM/UFRJ COMO MODELO PARA AGRICULTURA URBANA NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ E REGIÃO, 12ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.

2022

Menção honrosa para o trabalho EFEITOS DO EXCESSO DE METAIS PESADOS NA FISIOLOGIA DA PLANTA AQUÁTICA AMAZONICA Isoetes cangae E POTENCIAL DE FITOACUMULAÇÃO, 11ª Semana de Integração Académica da UFRJ.

2021

MENÇÃO HONROSA - ?Implementação de trilha interpretativa no Parque Natural Municipal da do Barreto, através do aplicativo: Plantas no dia-a-dia?, III Simpósio de Pesquisa do NUPEM.

2021

MELHOR TRABALHO ?Etnobotânica e etnoconservação na restinga de Jurubatiba, Quissamã, RJ.?, VI Simpósio Flora das Restingas Fluminenses.

2019

TITULO DE CIDADANIA MACAENSE - Decreto legislativo 1.496/2019, Lei estadual no 6081, 21/11/2011, Camara Municipal de Macaé.

2013

Certificado de Honra ao Mérito, GUARDA AMBIENTAL DE MACAÉ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé. , Avenida São José do Barreto, 764, São José do Barreto, 27965045 - Macaé, RJ - Brasil - Caixa-postal: 119331, Telefone: (22) 21413931, Fax: (22) 21413931

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ciência biológicas (Licenciatura e Bacharelado)Disciplina Obrigatória de Ecologia GeralDisciplina Eletiva de Recursos Vegetais e Etnobotânica Ciência Biológicas (Bacharelado)Disciplina Obrigatória de Ecologia de Ecossistemas TerrestresPrograma de Pós graduação em Ciências Ambientais e ConservaçãoDisciplina Obrigatória Estrutura do Conhecimento CientíficoDisciplina Obrigatória Dinâmica Ambiental e Sistemas Naturais Programa de Pós graduação Profissionalizante em Ambiente, Sociedade e DesenvolvimentoDisciplina Eletiva de Educação Gestão AmbientalDisciplina Eletiva de Conservação Gestão AmbientaDisciplina Eletiva de Ambiente e Sociedade

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Profissional em Ambiente Sociedade e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente e Sociedade, Avaliação de Impacto Ambiental, Conservação e Gestão Ambiental

  • 01/2013

    Ensino, CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica Ambiental e Sistemas Naturais, Estrutura do Conhecimento Científico, Recursos Vegetais e o Planejamento de Unidades de Conservação

  • 11/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, UFRJ - Campus Macaé.,Linhas de pesquisa

  • 11/2009

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica Econômica, Ecologia de Ecossistemas Terrestres, Ecologia Geral

  • 11/2009

    Extensão universitária , UFRJ - Campus Macaé.,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento Sócio-Ambiental.

  • 10/2016 - 12/2018

    Ensino, Humanidades na Contemporaneidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estudos Sócioambientais

2007 - 2009

Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Consultor técnico

Outras informações:
Consultoria técnica especializada para o estudo da composição de Mamíferos Voadores do Projeto: ?Apoio à Criação Unidades de Conservação no Estado do Espírito Santo: Um Processo Participativo Integrando as Comunidades Locais?

Atividades

  • 03/2007

    Serviços técnicos especializados , PDA: Apoio à Criação Unidades de Conservação no Estado do Espírito Santo.,Serviço realizado, Consultoria técnica especializada para o estudo da composição de Mamíferos Voadores do Projeto.

2007 - 2008

Centro Universitário Salesiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
2007/2 - 072 horas 2008/1 - 144 horas 2008/2 - 106 horas

Atividades

  • 07/2007 - 12/2008

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia II, Evolução, Noções de Geologia e Paleontologia

2009 - 2009

Faculdades Integradas São Pedro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Pós-Graduação (lato sensu), Carga horária: 30

Outras informações:
Professor da Pós-Graduação (lato sensu) do curso de Gestãoe Educação Ambiental. Disciplinas: Ecologia Aplicada a Avaliação de Impacto Ambiental Visita técnica

2003 - 2009

Faculdades Integradas São Pedro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
2004/1 - 72 horas 2005/1 - 162 horas 2005/2 - 144 horas 2006/1 - 144 horas 2007/1 - 108 horas 2007/2 - 090 horas 2008/1 - 198 horas 2008/2 - 324 horas 2009/1 - 486 horas 2009/2 - 378 horas

Atividades

  • 03/2009 - 04/2009

    Ensino, Gestão e Educação Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Visita Técnica - Gestão e Educação Ambiental, Ecologia Aplicada a Avaliação de Impacto Ambiental

  • 07/2008 - 12/2008

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Evolutiva - 36h, Ecologia Sistêmica - 54

  • 02/2008 - 06/2008

    Ensino, Controle Ambiental, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Ecologia e conservação de recursos naturais

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia molecular aplicada à ecologia de populações - 54h, Ecologia de campo e delineamento experimental - 54h, Ecologia de populações - 54h, Estágio supervisionado no Ensino Fundamental - 54h, Evolução - 72h, Seminários em Ciências Biológicas - 18h, Taxonomia e Sistemática Filogenética - 36h, Zoologia de Campo - 54h

2002 - 2002

Faculdades Integradas São Camilo Núcleo do Espirito Santo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2002 - 09/2002

    Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação de Impacto Ambiental

2002 - 2002

Manna Toledo Planejamento Ambiental

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 18

Outras informações:
Contrato temporário para elaboração de relatório técnico

Atividades

  • 07/2002 - 07/2002

    Serviços técnicos especializados , Manna Toledo Planejamento Ambiental.,Serviço realizado, Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA) - UHE Nova Ponte/CEMIG.