Camila Lopes Sperandio

Biomédica com habilitação em Análises Clínicas com ênfase em Hematologia (Processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais), Bioquímica, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia. Experiência na indústria alimentícia, análises bromatológicas, microbiológicas, físico-químicas e controle de qualidade (verificação de lotes e datas de validade de reagentes químicos, aferição de equipamentos analíticos, calibrações e validação das normas de boas práticas de fabricação. Atualmente exerce carreira profissional como Analista de Biologia Molecular no Laboratório Plátano, extração de DNA e RNA, exames de RT-PCR. Bolsista Junior do CNPq no Projeto Desenvolvido em parceria com a Univerisidade Estadual do Centro Oeste-UNIICENTRO, para incentivo a Literatura nas áreas mais carentes da região Centro-Oeste do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em CITOLOGIA ONCÓTICA

2020 - Atual

Instituto Brasileiro de Formacao

Especialização em IMUNOLOGIA

2019 - 2020

Instituto Brasileiro de Formacao
Título: Histocompatibiidade nas Provas Transfusionais

Especialização em Hematologia

2017 - 2019

Instituto Brasileiro de Formacao
Título: Talassemia Beta e Affa

Graduação em Biomedicina

2012 - 2016

Centro Universitário Campo Real
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

EXTRAÇÃO DNA/RNA. (Carga horária: 30h). , MOBIUS LIFE SCIENCE, MB, Brasil.

2021 - 2021

KIT MASTER DETECÇÃO DO CORONAVÍRUS SARS-COV-2. (Carga horária: 30h). , MOBIUS LIFE SCIENCE, MB, Brasil.

2021 - 2021

PCR EM TERMPO REAL Q-PCR PARA PLATAFORMA QUANTSTUDIO 3. (Carga horária: 30h). , THERMO FISHER SCIENTIFIC, TF, Brasil.

2020 - 2021

TECNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR. (Carga horária: 60h). , NUCLEO DE APRIMORAMENTO CIENTIFICO, NC, Brasil.

2020 - 2020

QUIMICA FORENSE. (Carga horária: 60h). , PORTAL EDUACAÇÃO, PORTAL EDUACAÇÃO, Brasil.

2020 - 2020

Interpretação de Exames Laboratoriais. (Carga horária: 60h). , Asgard Cursos, ASGARD, Brasil.

2010 - 2010

Informática Básica. (Carga horária: 50h). , RioNet, RN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Hematologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Participação em eventos

VIII SEMANA DA ENFERMAGEM. 2015. (Simpósio).

VII Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Campo Real.A UTILIZAÇÃO DA TOXINA BOTULINICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM HIPERIDROSE. 2014. (Encontro).

IV Mostra de Ações em Defesa do Meio Ambiente.Desmatamento da Floresta Amazônica e a propagação da Malária na região equatorial. 2013. (Outra).

Seminario Integrado.Tireoidite de Hashimoto. 2013. (Seminário).

III Jornada Biomédica e I Workshop Laboratorial do Laboratório Góes.Jornada Biomédica. 2012. (Outra).

V Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Campo Real. 2012. (Encontro).

I Conferência Municipal da Juventude.Juventude. 2011. (Outra).

I Conferência Territorial da Juventude.Juventude. 2011. (Outra).

II SIEPE- Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão.Fabuloso Mundo da Literatura. 2011. (Encontro).

II SIEPE- Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão. 2011. (Encontro).

IV Festival de Arte da Rede Estudantil.Aluno Fera. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SPERANDIO, C. L. ; SPERANDIO, C. L. . A UTILIZAÇÃO DA TOXINA BOTULINICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM HIPERIDROSE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, C. L. . Desmatamento da Floresta Amazônica e a propagação da Malária na região equatorial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SPERANDIO, C. L. . Tireoidite de Hashimoto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SPERANDIO, C. L. . Fabuloso Mundo da Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SPERANDIO, C. L. . Fabuloso Mundo da Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SPERANDIO, C. L. . O Operário em Construção. 2007. Teatral.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    QUANTIFICAÇÃO DO TEOR DE NITRATO E NITRITO EM ALIMENTOS CÁRNEOS DERIVADOS COMERCIA-LIZADOS NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR, Descrição: Os sais de nitrito e nitrato são substâncias adicionadas aos alimentos cárneos com a finalidade de inibir o crescimento de microorganismo, conservação do produto e conferir sabores com características sensori-ais específicas destes produtos. O mercado de produtos que contém aditivos nas últimas décadas apresentou uma expansão, a procura por alimentos de baixo custo e fácil preparo é a preferência pelos consumidores. Com a importância do emprego destes sais como aditivos alimentares para a indústria, deve-se existir uma atenção para os riscos à saúde, como a indução de tumores que pode ocorrer em diversos órgãos, dependendo da estrutura química do composto, da dose e da via de exposição. Devido a importância para a produção industrial e conhecendo os possíveis efeitos toxicológicos é necessário o controle da concentração destes íons nos alimentos, para assegurar ao consumidor que os produtos adquiridos encontram-se com os níveis de concentração de acordo com a legislação. Com o objetivo de avaliar o teor desses aditivos em alimentos cárneos comercializados na cidade de Guarapuava-PR,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila Lopes Sperandio - Coordenador / eduardo santos de araujo - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Diagnóstico Laboratorial Da Tuberculose, Descrição: Diagnóstico Laboratorial Da Tuberculose. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila Lopes Sperandio - Coordenador / ana isabel gouveia - Integrante.

Prêmios

2007

ALUNO FERA, Secretaria de Educação do Estado Paraná-SEED-PR- Nucleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Centro Universitário Campo Real

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2011

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2016

Hospital da Caridade São Vicente de Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: SIM, Carga horária: 44

2017 - 2019

CENTRO LABORATORIAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE LABORATORIO, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2020

Piracanjuba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE LABORATORIO, Carga horária: 44

2020 - Atual

Laboratório Plátano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ANALISTA DE LABORATORIO, Carga horária: 44