Carlos Fábio Ramos Conceição

Profissional de Gerenciemento de Projetos (PMP), membro do PMI Capítulo Bahia (ID 2487332), graduado em Ciências da Computação pela Universidade Salvador em 2006, mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2012) e doutorando, com o curso suspenso, em Engenharia de Software pelo ISCTE-IUL (Universidade portuguesa de Lisboa). Possuo larga experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Gerenciamento de Projetos de Software, Desenvolvimento de Sistemas, tanto web quanto desktop, Arquitetura de Software, Sistemas Colaborativos, Arquitetura Orientada a Serviços e afins.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências e Técnologia da Informação

2014 - Atual

ICS e ISCTE, Lisboa, ICS e ISCTE, Lis
Título: AMBIENTES COLABORATIVOS BASEADOS EM MÚLTIPLAS VISÕES INTERATIVAS,
Glauco de Figueiredo Carneiro. Coorientador: Fernando de Brito e Abreu. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Visualização de Software; Colaboração; collaboration; Compreensão de Software; distributed development environments; Desenvolvimento Distribuído de Software. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Sistemas e Computação

2009 - 2012

Universidade Salvador
Título: Analisando o Uso de Elementos de Percepção Para Atividades de Compreensão de Software em um Ambiente de Desenvolvimento Distribuído,Ano de Obtenção: 2012
José Maria Nazar David.Coorientador: Glauco de Figueiredo Carneiro. Palavras-chave: Colaboração; Compreensão de Software; Percepção; Desenvolvimento Distribuído de Software; Visualização de Software.

Graduação em Ciênncias da Computação

2000 - 2006

Universidade Salvador
Título: Avaliação da aderência de código fonte de sistemas J2EE aos Padrões de Projeto
Orientador: Glauco de Figueiredo Carneiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Softwares Colaborativos.

Produções bibliográficas

  • CONCEIÇÃO, C. F. R. ; Carneiro G. de F. ; DAVID, J. M. N. . Usando Recursos de Visualização Enriquecidos com Elementos de Percepção para a Compreensão de Software em um Ambiente de Desenvolvimento Distribuído. In: Workshop Brasileiro de Visualização de Software, 2012, Natal. II Workshop Brasileiro de Visualização de Software, 2012. v. 2.

  • CONCEIÇÃO, C. F. R. ; Carneiro G. de F. ; DAVID, J. M. N. . A Multiple View Environment for Collaborative Software Comprehension. In: International Conference on Software Engineering Advances, 2012, Lisboa. The Seventh International Conference on Software Engineering Advances, 2012. v. 7.

  • CONCEIÇÃO, C. F. R. ; Carneiro G. de F. ; DAVID, J. M. N. . Usando Recursos de Visualização Enriquecidos com Elementos de Percepção para a Compreensão de Software em um Ambiente de Desenvolvimento Distribuído. Congresso Brasileiro de Computação , 2012.

Outras produções

CONCEIÇÃO, C. F. R. ; DAVID, J. M. N. ; Carneiro G. de F. . Collaborative SourceMiner. 2012.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    ANALISANDO O USO DE ELEMENTOS DE PERCEPÇÃO PARA ATIVIDADES DE COMPREENSÃO DE SOFTWARE EM UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DISTRIBUÍDO, Descrição: Trabalho de conclusão de Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Sistemas e Computação da Universidade Salvador - UNIFACS, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Carlos Fábio Ramos Conceição - Integrante / José Maria Nazar David - Coordenador / Glauco de Figueiredo Carneiro - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Prêmios

2012

Project Management Professional, PMI.

2008

Sun Certified Programmer for the Java 2 Plataform 1.6, SUN.

2008

Sun Certified Web Component Developer for Java 2 Enterprise Edition 1.4, SUN.

2006

Sun Certified Programmer for the Java Plataform, Standard Edition 6, SUN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Salvador. , Av. Luís Viana Filho, 3100, Paralela, 41720-200 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 34621576, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

IUNI Educacional - UNIME Salvador

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Leciono ou lecionei as seguintes disciplinas: (i) Programação Orientada a Objetos; (ii) Programação Orientada a Objetos para Web; (iii) Programação Orientada a Objetos para Redes; (iv) Tópicos Especiais II.

2013 - Atual

eCGlobal Solutions

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
IT Project Manager

2012 - 2013

Vivo (BA)

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Analista Desenvolvedor de Sistemas Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Banco Votorantim

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no projeto Recebíveis de cartão - Projeto de grande porte (mais de 24 mil horas), no qual atuei como analista na fase de especificação de requisitos e como coordenador na fase de desenvolvimento, sendo responsável por mais de 60% dos módulos do sistema. Com este projeto a Provider IT conquistou o prêmio ?Relatório Bancário?, uma das mais importantes premiações do mercado financeiro e de tecnologia. Tal informação pode ser confirmada no seguinte endereço: http://www.provider-it.com.br/pt/component/contentarticle/124-provider-it-recebe-em-sao-paulo-o-premio-relatorio-bancario-2011. Em seu discurso, durante a entrega da premiação, o gestor da área usuária relatou que esse projeto foi o único do banco Votorantim que atingiu todas as metas de prazo e qualidade.

2010 - 2012

Universidade Salvador

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - 2010

Sysdesign Consultoria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvedor Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no projeto SIGS (Sistema Integrado de Gestão da SUCOM) - Sistema de grande porte, no qual atuei desde a fase de levantamento de requisitos até o início da implantação no cliente. Funções: Analista de sistemas, desenvolvedor sênior e líder da equipe de desenvolvimento.

2005 - 2006

ZCR Informática

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvedor Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolvedor Java utilizando as seguintes tecnologias: J2EE (JSP, Servlet, Struts, XML, Jdeveloper), EJB 2.1, servidor de aplicação JBoss e os bancos de dados Oracle e SQL Server). Análista de sistemas, atuando com gerência de requisitos, modelagem relacional e modelagem UML.