André Olobardi

Mestre em Educação pela UMESP . Pós - graduado em Docência do Ensino Superior pela UMESP. Pós Graduando em Ensino da Geografia pela PUC-SP. Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2003) e Licenciatura Plena em Geografia. Fui Professor da Universidade Metodista de São Paulo, no curso de Ciências Sociais, entre outros. Experiência na área de Sociologia, Antropologia, Política, Geografia, História, Filosofia. Trabalhei como coordenador de polo de educação à distância da UNISA. Também possuo vasta experiência na educação básica, nas disciplinas de Geografia e História no ensino fundamental e médio e também em Sociologia no ensino médio. Trabalhei em escolas como Madre Cabrini e Santa Marcelina. Atualmente atuo como coordenador pedagógico / professor do ICHS - Cursos Livres.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Metodista de São Paulo
Título: A expansão do Ensino Superior Brasileiro 1990 - 2000: uma análise histórica e sociológica, Ano de Obtenção: 2013
Decio Azevedo Marques de Saes.Palavras-chave: iDEOLOGIA, APTIDÕES NATURAIS, EDUCAÇÃO.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em andamento em Educação Contemporânea com ênfase em Educação Sociemocional

2025 - Atual

Anima Educação, Anima

Especialização em andamento em Psicanálise Clinica

2024 - Atual

Faculdade Metropolitana de Franca

Especialização em Docência do Ensino Superior

2011 - 2011

Universidade Metodista de São Paulo
Título: A ideologia Docente e o discurso das aptidões naturais.
Orientador: Décio Azevedo Marques de Saes

Especialização interrompida em 2009 em Ensino de Geografia

2008 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Geografia

2006 - 2007

Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Título: Cartografia: Apêndice da Geografia?
Orientador: Prof. Ms. Helder Henrique Jacovetti Gasperoto

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2003

Centro Universitário Fundação Santo André

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

Participação em eventos

2º Seminário Estadual de Educação Integral. 2011. (Seminário).

Aula Magna do programa de mestrado em educação UMESP " O papel histórico e a relevância da Anped no cenário educacional brasileiro ". 2011. (Outra).

II Semana de Educação e Direitos Humanos. 2011. (Seminário).

XIV Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica ? XIII Seminário de Extensão ? VIII Seminário PIBIC / UMESP. A ideologia Docente e o discurso das aptidões naturais.. 2011. (Congresso).

Fórum EAD de Avaliação 2009-2010. 2010. (Encontro).

Michel Foucault - Corpo e Educação. 2010. (Encontro).

Panorama do Ensino Superior e Avaliação: avanços e fragilidades. 2010. (Encontro).

Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Photoshop básico. 2010. (Oficina).

Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Wordpress. 2010. (Oficina).

1º Seminário Nacional sobre ensino de sociologia em nível médio. 2007. (Seminário).

19º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Cibelli Ligia Morelli

OLOBARDI, A.. Ensino a distância na Universidade Metodista: Seu conceito, significado e importância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo.

Orientou

Natali Silva Duarte Frota

Violência na Escola: O problema do crescimento da violência juvenil na escola; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: André Olobardi;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Uma visão holística como abordagem pedagógica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: André Olobardi;

Fernanda Torres de Mendonça

"Liberdade não é esperar ajuda é lutar por ela; " Análise do discurso sobre o papel da educação formal entre idosos alunos do EJA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: André Olobardi;

Alex Cerqueira do Amor Divino

Concepção de educação em Paulo Freire e a importância da reflexão crítica para as transformações sociais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: André Olobardi;

Simone Maria Martins

Análise das contribuições de Nísia Floresta na construção da identidade e dos direitos da mulher contemporânea no brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Metodista de São Paulo; Orientador: André Olobardi;

Produções bibliográficas

  • OLOBARDI, A. . A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 1990 E 2000: ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA. 1. ed. Amazon, 2025. v. 1. 207p .

  • OLOBARDI, A. . A ideologia Docente e o discurso das aptidões naturais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLOBARDI, A. . História da Moda no Brasil: Das influências as auto referências. São Paulo: DISAL, 2011 (Pesquisa histórico-sociológica).

Outras produções

OLOBARDI, A. . HISTORIA DA MODA NO BRASIL: Das influências as Auto Referências. 2011. (DVD).

OLOBARDI, A. . Curso livre História do Brasil. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLOBARDI, A. . Curso Livre de introdução à Política. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 32

2008 - 2008

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2002 - 2008

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2008 - 2013

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2008 - 2009

Colegio Santa Marcelina

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do Ensino Médio, Carga horária: 11

2010 - 2011

Colégio Notre Dame

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do Ensino Médio, Carga horária: 9

2014 - 2017

Colégio Madre Cabrini

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 27

2018 - 2021

Centro Universitário Paulistano, UniPaulistana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor pós graduação, Carga horária: 4

2018 - 2021

Colégio Arbos - São Bernardo do Campo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 30

2020 - 2022

Colégio Objetivo Prime

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 20

2005 - 2008

Instituto Sagrada Família

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia e Sociologia, Carga horária: 20

2006 - 2013

Colegio Sapiens

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia do Ensino Fundamental, Carga horária: 12

2009 - 2009

Colégio CETEC

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia do Ensino Médio, Carga horária: 8

2015 - Atual

ICHS - Cursos Livres

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

2013 - 2014

Instituto Educar

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Polo de Educação à Distância, Carga horária: 44