Fábio José Vieira
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2004), graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2008) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2014). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Piauí, atuando na graduação e Pós-graduação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia - PROFBIO). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobotânica, florística e ensino de biologia.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2010 - 2014
Universidade Federal do Piauí
Título: Uso de fitocombustível no Semiário Brasileiro: Preferências Locais e Atributos Físicos da Madeira
Roseli Farias Melo de Barros. Coorientador: Ulysses Paulino de Albuquerque.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
2006 - 2008
Universidade Federal do Piauí
Título: Uso e diversidade dos recursos vegetais utilizados pela Comunidade Quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí
, Ano de Obtenção: 2008.Roseli Farias Melo de Barros.Bolsista do(a): Deutscher Akademischer Austausch Dienst e. V., DAAD, Alemanha.
Graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas
2005 - 2008
Universidade Federal do Piauí
Título: A Familía Asteraceae Dumort. no Município de Teresina-PI
Orientador: Roseli Farias de Melo Barros
Formação complementar
2007 - 2007
Introdução ao estudo das plantas medicinais. (Carga horária: 10h). , Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
2007 - 2007
Biomonitoramento dos efeitos biológico da poluição. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
Bases Para a Fitogeografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2005
Taxonomia de Astereceae. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Morfofisiologia de Peixes Continentais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Biologia Molecular. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Introdução à Cladística. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Etnobotânica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Botânica Aplicada/Especialidade: Estudo de Vegetação.
Organização de eventos
VIEIRA, F. J. . III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. 2021. (Outro).
VIEIRA, F. J. . I Simpósio Piauiense do ensino de ciências e matemática. 2021. (Outro).
VIEIRA, F. J. . IV Encontro Nacional do PROFBIO. 2021. (Outro).
Martins, F. A. ; ALMEIDA, P. M. ; SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, F. J. . I SIMPÓSIO ONLINE DE BIOLOGIA DA UESPI: CIÊNCIA E ENSINO EM FOCO. 2020. (Outro).
VIEIRA, F. J. . II Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia. 2009. (Outro).
VIEIRA, F. J. . I Encontro Pernambucano de Etnobiologia & Etnoecologia. 2008. (Outro).
VIEIRA, F. J. . IV Encontro de Biólogos do Nordeste - ENBIO. 2007. (Congresso).
VIEIRA, F. J. . II Simpósio Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste. 2006. (Outro).
VIEIRA, F. J. . XXVIII Reunião Nordestina de Botânica. 2005. (Congresso).
VIEIRA, F. J. . Semana do Meio Ambiente 2005. 2005. (Outro).
Participação em eventos
73 Congresso Nacional de Botânica. ETNOBOTÂNICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DE PLANTAS: DIÁLOGO DE SABERES ENTRE ESTUDANTES.. 2023. (Congresso).
I Simpósio Piauiense de Ensino de Ciências e Matemática. 2021. (Simpósio).
IV Encontro Nacional do PROFBIO. 2021. (Encontro).
PRÉ XI SNEE Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia:. 2021. (Simpósio).
I CICLO DE PALESTRAS DA BIOLOGIA UESPI CORRENTE.Etnobotânica em Quilombos. 2020. (Seminário).
70º Congresso Nacional de Botânica. Florística de uma área de vegetação nativa na região de Picos-PI. 2019. (Congresso).
I encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento dos Programas PIBIB e Re Residência Pedagógica da UESPI. 2019. (Encontro).
III Encontro Nacional do PROFBIO.Comissão Avaliadora. 2019. (Encontro).
IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia; I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. 2017. (Encontro).
X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.Padrões de uso e consumo de fitocombustíveis em duas comunidades rurais no semiárido do nordeste do brasil. 2014. (Simpósio).
XV Semana de Biologia da UESPI e II Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí.Asteraceae: Diversidade e usos. 2014. (Simpósio).
II Seminário de Identidade Estudantil.Projeto de Extensão/Projeto RODON. 2013. (Seminário).
III SEMBIO - Biodiversidade, Tecnologia e Educação.Etnobotânica das populações quilombolas. 2012. (Outra).
XIV Semana e I Simpósio de Biologia da UESPI.Diversidade de uso da família Fabaceae no estado do Piauí. 2012. (Simpósio).
VI Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia.Quilombolas: uma perspectiva etnobotânica. 2011. (Encontro).
XI Semana de Biologia da UFPI.Etnobiologia no Piauí. 2011. (Outra).
II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia. Uso de metodologias participativas na construção de um catálogo de plantas medicinais em uma comunidade rural no nordeste brasileiro. 2010. (Congresso).
II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia. Ações de retorno e extensão após pesquisa etnobotânica: as percepções e expectativas de uma comunidade rural no semiárido - Nordeste do Brasil. 2010. (Congresso).
II Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia.Etnobotânica Quilombola. 2009. (Encontro).
V International Congress of Ethnobotany. Predisposition to "Return" Actions in a Rural Community from the Northeast of Brazil. 2009. (Congresso).
II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação e II Encontro de Pós-Graduação da UFPI. Etnobotânica em áreas de comunidade Tradicionais no Piauí: o caso do Quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, PI. 2007. (Congresso).
IV Encontro Nordestino de Biólogos - ENBIO.Hortas comunitárias: uma alternativa para a qualidade de vida da população residente na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí, Brasil. 2007. (Encontro).
IV Encontro Nordestino de Biólogos - ENBIO.Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
XXX Reunião Nordestina de Botânica. Etnobotânica em quintais no quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. 2007. (Congresso).
57° Congresso Nacional de Botânica. Plantas Medicinais Utilizadas Pela Comunidade Negra Rural dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. 2006. (Congresso).
II Simpósio Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste.A Família Asteraceae Dumort. no Município de Teresina, Piaui.. 2006. (Simpósio).
Semana do Meio Ambiente 2006-UFPI. 2006. (Outra).
XI Seminário Integrador II.A Utilização de Recursos Vegetais pela Comunidade Negra Rural dos Macacos em São Miguel do Tapuio, Piauí.. 2006. (Seminário).
XXIX Reunião Nordestina de Botânica. Levantamento das Etnoespécies Visitadas por Abelhas na Comunidade Quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, PI.. 2006. (Congresso).
XXVIII Reunião Nordestina de Botânica. Ocorrência de Fungos Oomycotas na Cachoeira da Floresta Fóssil de Teresina.. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
VIEIRA, F. J.; SANTOS, G. S.; FIGUEIREDO, L. S.. A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBOTÂNICA PARA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA URBANA DE TERESINA-PI. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
KORNDÖRFER, C. L.; LIMA, M. V. B.;VIEIRA, F. J.. O ensino de ecologia pela interface da agroecologia e da Educação Ambiental Crítica. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
FIGUEIREDO, L. S.; OLIVEIRA, F. C. S.; LIMA, M. V. B.;VIEIRA, F. J.. Saberes e fazeres quilombolas na escola: dilema e desafios. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
MACHADO, R. R. B.; GODINHO, M. R. R.;VIEIRA, F. J.; MORAES, L. A.. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM BOTÂNICA: Um estudo sobre a criação, aplicação e disseminação de uma sequência de ensino investigativo. 2024. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, D. B.;VIEIRA, F. J.; SILVA, E. A.. A UTILIZAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM UMA COMUNIDADE RURAL PIAUIENSE: UMA INVESTIGAÇÃO COM BASE NA PERCEPÇÃO DE IMPACTO DE MORADORES LOCAIS. 2024. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; VELOSO, C.; FIGUEIREDO, L. S.. Atividades investigativas no ensino dos temas/conteúdos de Biologia: Genética, Evolução e Ecologia. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, K. P. P.; BARROS, R. F. M.;VIEIRA, F. J.. Quintais urbanos: um espaço educativo não formal para prática da botânica e da sensibilização ambiental. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
SALEH, E. O. L.;VIEIRA, F. J.; CAVALCANTI, M. I. L. G.. Biologia Interativa: uso de site como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem de ecologia. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SOUZA, D. N. N.; FIGUEIREDO, L. S.. UMA VISÃO DIFERENTE NO ENSINO DE MORFOLOGIA DE ANGIOSPERMAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUZA, D. N. N.; SANTOS, P. C.;VIEIRA, F. J.. ROTEIRO DE ATIVIDADES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profisionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
CARVALHO, D. B.; BARROS, R. F. M.;VIEIRA, F. J.. MIRMECOFAUNA ASSOCIADA À BACTÉRIAS EM AMBIENTE HOSPITALAR E ZOOPERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS RELACIONADOS À BIOSSEGURANÇA, EM TERESINA-PI. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
Lopes, C.G.R.; LOPES, J. B.;VIEIRA, F. J.. Influência do conhecimento ecológico local de comunidades rurais na sucessão ecológica em fragmentos florestais tropicais sazonalmente secos. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; PARENTE, M. P. M.; OLIVEIRA, F. C. S.. Utilização do aplicativo whatsapp como suporte pedagógico na disciplina de biologia. 2021. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
Lopes, C.G.R.; LOPES, J. B.;VIEIRA, F. J.. Educação não-formal: Uma análise qualitativa dos zoológicos do Brasil como espaço integrador de posturas em Educação Ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
Lopes, C.G.R.; SANTOS FILHO, F. S.; LOPES, J. B.;VIEIRA, FÁBIO JOSÉ; SANTOS, K. P. P.. Valorização das aves: do papel ecológico a educação ambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
ARAÚJO, M. F. V.;VIEIRA, F. J.; IWATA, B. F.. SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO UTILIZANDO A CULTURA NORDESTINA COMO FERRAMENTA NÃO EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA A NÍVEL MÉDIO. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ALMEIDA NETO, J. R.; SANTOS, K. P. P.. O ENSINO DE ECOLOGIA E A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: METODOLOGIA ATIVA NA FORMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
Ramos, Marcelo Alves; Silva, J. R.;VIEIRA, F. J.. Diálogo entre saberes no ensino de botânica: discussões teóricas e propostas pedagógicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco.
VIEIRA, F. J.; VIEIRA, L. L. S.; SALEH, E. O. L.. Análise de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia, associados a aula expositiva dialogada na área de citologia. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; Silva, J. R.;Ramos, Marcelo Alves. Diálogo entre saberes no ensino de ciências: valorizando o conhecimento ecológico local e a percepção de estudantes sobre o bioma Caatinga. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco.
LOPES, J. B.; FACANHA, A. C.; Lopes, W.G.R.;VIEIRA, F. J.; Santos, L.L.. Uso tradicional de plantas medicinais em comunidade rural do semiárido piauiense. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
ROCHA, José de Ribamar de Sousa; CARVALHO, D. B.;Vieira, Fabio José. Uso, classificação e representação ambiental de macrofungos em uma região de Caatinga, Nordeste do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.; ROCHA, José de Ribamar de Sousa;VIEIRA, F. J.; SANTOS FILHO, F. S.. Etnobotânica e etnoentomologia em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, Campo Maior-PI. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.;VIEIRA, F. J.; SOUSA, R. S.; LOPES, J. B.; RODRIGUES, G. G.. QUILOMBOLAS JENIPAPO: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL, CULTURAL, ETNOBOTÂNICA E ENSAIO SOBRE BIOINSETICIDAS. 2022. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
MEDEIROS, P. M.;BARROS, Roseli Farias de Melo; SANTOS, J. M. F. F.; NASCIMENTO, A. L. B.;VIEIRA, F. J.. Estamos capturando de forma adequada o conhecimento local sobre plantas medicinais? Uma avaliação dos métodos de coleta de dados na pesquisa Etnobotânica. 2021. Tese (Doutorado em Biodiversidade) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARROS, Roseli Farias de Melo; LOPES, J. B.; LOIOLA, M. I. B.; Santos, L.L.;VIEIRA, F. J.. Diversidade e comercialização de plantas medicinais na feira de Oeiras. 2018. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, J. B.; GUZZI, A.; ARAUJO, D. L. C.;Vieira, Fabio José; ARAUJO, J. C.. Manejo florestal: uma alternativa de desenvolvimento sustentável em projetos de assentamento rurais no estado do Piauí. 2017. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
CAMPOS, J. B.; BARROS, R. F. M.;VIEIRA, F. J.; BONECKER, C. C.; JULIO JUNIOR, H. F.. Apropriação das especies lenhosas de mangue por comunidade tradicional na Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, Nordeste do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO;VIEIRA, FÁBIO JOSÉRamos, Marcelo Alves; MEDEIROS, P. M.; Santos, L.L.. Seleção de plantas medicinais: um estudo sobre a estrutura e funcionalidade de sistemas médicos locais. 2015. Tese (Doutorado em Biodiversidade) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
BARROS, Roseli Farias de Melo; LOPES, J. B.; LOIOLA, M. I. B.;Vieira, Fabio José; SILVA, M. P.. Quintais Urbanos de Teresina(PI): cultivo de espécies e apego ao lugar. 2015. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.; SILVA, E. V.; SOUSA, R. S.;VIEIRA, F. J.; LOPES, J. B.. Bioinseticidas utilizados na comunidade quilombola Jenipapo, município de Caxias- MA. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, Roseli Farias de Melo; LOPES, J. B.;VIEIRA, F. J.; Santos, L.L.; LOIOLA, M. I. B.. Diversidade e Comercialização de plantas medicinais na feira de Oeiras e uso terapêutico de Cacteceae (Juss.), no semiárido piauiense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, J. B.; MONTEIRO, M. S. L.; Lopes, W.G.R.;VIEIRA, F. J.; ARAUJO, J. C.; ROCHA, R. S.. Manejo florestal sustentável: análise socioeconômica e ambiental em assentamentos com predominância do bioma caatinga no estado do Piauí. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, Roseli Farias de Melo; MONTEIRO, M. S. L.; SILVA, E. V.;VIEIRA, F. J.; GUARIM NETO, G.. Etnobotânica na comunidade rural Sítio Velho em Assunção do Piauí, Brasil: identificação e transmissão do saber tradicional. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, Roseli Farias de Melo; SILVA, E. V.;Vieira, Fabio José; GUARIM NETO, G.; LOPES, J. B.. Quintais urbanos e rurais de Teresina (PI): conhecimento local, senso de lugar e etnobotânica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
FIGUEIREDO, L. S.;VIEIRA, F. J.; KORNDÖRFER, C. L.. Saberes e fazeres quilombolas na escola: dilema e desafios. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, K. P. P.;VIEIRA, F. J.; FIGUEIREDO, L. S.. Tem um bicho na minha casa: uma percepção sobre insetos aplicada ao ensino investigativo de biologia. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
KORNDÖRFER, C. L.;VIEIRA, F. J.; FIGUEIREDO, L. S.. O ensino de ecologia pela interface da agroecologia e da Educação Ambiental Crítica. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
MELO, F. A. A.;VIEIRA, F. J.; KORNDÖRFER, C. L.. Residuos sólidos e (in)justiça ambiental: reflexões a partir de uma abordagem investigativa. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
MACHADO, R. R. B.;VIEIRA, F. J.; MORAES, L. A.. Site interativo como recurso didático para aulas práticas de botânica no ensino médio. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTOS, K. P. P.; FIGUEIREDO, L. S.. A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBOTÂNICA PARA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA URBANA DE TERESINA-PI. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
CARVALHO, D. B.;VIEIRA, F. J.; SILVA, E. A.. A UTILIZAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA EM UMA COMUNIDADE RURAL PIAUIENSE: UMA INVESTIGAÇÃO COM BASE NA PERCEPÇÃO DE IMPACTO DE MORADORES LOCAIS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
SALEH, E. O. L.;VIEIRA, F. J.; PARENTE, M. P. M.. Biologia interativa: uso de site como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem de ecologia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; VELOSO, C.; FIGUEIREDO, L. S.. Atividades investigativas no ensino dos temas/conteúdos de biologia: genética, evolução e ecologia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, K. P. P.;VIEIRA, F. J.; SOUSA, F. C. A.. Quintais urbanos: um espaço educativo não formal para prática da botânica e da sensibilização ambiental. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SOUZA, D. N. N.; FIGUEIREDO, L. S.. Produção de videoaulas por meio de uma sequência investigativa no ensino de botânica.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
ARAÚJO, M. F. V.; SANTOS FILHO, F. S.;VIEIRA, F. J.. A utilização da cultura nordestina como tema no ensino de ecologia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ARAÚJO, M. F. V.; OLIVEIRA, F. C. S.. Utilização de aplicativos android e IOS como suporte curricular a disciplina de biologia no ensino médio. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; OLIVEIRA, F. C. S.; ARAÚJO, M. F. V.. A utilização sustentável do semiárido e sua implatação no currículo de uma escola pública da região rural de Picos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí.
ROCHA, José de Ribamar de Sousa; CARVALHO, D. B.; SILVA, E. A.;VIEIRA, F. J.. Percepção ambiental da eutrofização e os impactos nas comunidades zooplanctônica e zoospórica nos rios Parnaíba e Poti. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
Lopes, C.G.R.; SILVA, E. A.; SANTOS FILHO, F. S.;VIEIRA, F. J.; MORAIS, R. F.. Análise do conhecimento dos alunos e professores das escolas públicas estaduais sobre flora nativa do Piauí, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; Silva, J. R.;Ramos, Marcelo Alves. Para além do conhecimento científico: o ensino da botânica na perspectiva do diálogo entre os saberes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco.
SILVA, P. R. R.; CARVALHO, D. B.; SILVA, E. A.; ARAÚJO, A. A. R.;VIEIRA, F. J.. Efeito da conversão de ecossistemas naturais sobre assembleias de borboletas e a percepção de professores sobre educação ambiental em áreas naturais protegidas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, J. B.; Lopes, C.G.R.;VIEIRA, F. J.. Uso tradicional de plantas medicinais em comunidade rural do semiárido piauiense. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
ROCHA, José de Ribamar de Sousa; CARVALHO, D. B.;VIEIRA, F. J.. saberes, usos e representações ambientais sobre etnomicologia em uma região de caatinga, nordeste do Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, P. R. R.; ROCHA, José de Ribamar de Sousa;VIEIRA, F. J.. Etnobotânica e etnoentomologia em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, Campo Maior-PI. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SOUSA, A. E.; ALENCAR, M. T.. Educação para a convivência com o semiárido: perspectivas pedagógicas na rede municipal de ensino de Paulistana-PI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SOUSA, A. E.; ALENCAR, M. T.. Práticas sustentáveis adotadas em unidades escolares do município de Acauã-PI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, A. E.; MELO, A. M. V. V.;VIEIRA, F. J.. Evasão escolar no semiárido: o caso do ensino médio em Caridade-PI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, A. E.; ARRUDA, F. P.;VIEIRA, F. J.. Sementes crioulas: plantando e colhendo vidas no semiárido. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, A. E.; ALENCAR, M. T.;VIEIRA, F. J.. Perfil sócio-histórico da comunidade quilombola São Martins do município de Paulistana-PI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, A. E.; PESSOA, W. R. L. S.;VIEIRA, F. J.. Uso de plantas medicinais como alternativa para a profilaxia de doenças no município de Acauã-PI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, A. E.; COSTA, M. B.;VIEIRA, F. J.. Relação entre cistena e gênero. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
SOUSA, A. E.; PESSOA, W. R. L. S.;VIEIRA, F. J.. Alimentação Alternativa para a produção de galinha no semiárido. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
GRANGEIRO, D. C.; PESSOA, W. R. L. S.;VIEIRA, F. J.. A escassez e o uso consciente de água na cidade de Acauã-PI. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTOS, P. R. G.; CLEMENTINO, C. S.. REVISÃO SOBRE CANNABIS SATIVA L. NO USO MEDICINAL.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. R. G.;VIEIRA, F. J.; LEITE, M. S.. DESVENDANDO A FLORA AQUÁTICA DE IPIRANGA DO PIAUÍ: UM ESTUDO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTOS, P. R. G.; GRANGEIRO, D. C.. A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. R. G.; MACEDO, E. M.;VIEIRA, F. J.. O QUE OS SITES EDUCACIONAIS TRAZEM SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE QUALITATIVA.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. R. G.; CARMO, M. D. S.;VIEIRA, F. J.. BOTÂNICA NA REDE: EXPLORANDO DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE O CONCEITO DE FLOR EM SITES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. R. G.;VIEIRA, F. J.; SANTOS, R. F.. COMPARAÇÃO ECOFISIOLÓGICA ENTRE CROTALARIA NATIVA E EXÓTICA EM UMA ÁREA DE TRANSIÇÃO ENTRE O CERRADO E A CAATINGA: IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS VEGETAIS.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTOS, P. R. G.; BATISTA, W. F. M.. Adaptações dos alunos nas aulas remotas em tempos de pandemia: dificuldades e avanços. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTOS, P. R. G.; FIGUEIREDO, L. S.. Aspectos fenológicos de cinco espécies lenhosas da família Fabaceae ocorrentes no município de Santa Cruz do Piauí-PI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTOS, P. R. G.; PINHO, F. G.. Sequências Didáticas no Ensino de Botânica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
PESSOA, W. R. L. S.;VIEIRA, F. J.; ARAUJO, N. A. F.. Avaliação fitossanitária em semente de melancia no semiárido piauiense. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
PESSOA, W. R. L. S.;VIEIRA, F. J.; ARAUJO, N. A. F.. Avaliação fitossanitária de semente em mamão formosa na região semiárida. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; CÂMARA, O. C.; SANTANA, W. O.. Resíduos sólidos: coleta seletiva no município de Picos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MENEZES, H. C. S.. Aulas remotas: desafios da educação em plena pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SOUSA, A. S.; SANTANA, W. O.. Sequências didáticas no ensino de botânica: uma abordagem metodológica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; SANTANA, W. O.; ARRAES, J. C. C.. Uso e conhecimento de plantas medicinais no povoado Três Potes, Picos-PI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. R. G.; MACEDO, E. M.;VIEIRA, F. J.. Ora-pro-nóbis: uma análise acerca de uso e segurança alimentar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SANTOS, P. R. G.; MACEDO, E. M.;VIEIRA, F. J.. A diversidade de uso do pequi Caryocar brasiliense Camb. uma planta alimentícia não convencional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, M. P.;VIEIRA, F. J.; CÂMARA, O. C.. Manuseio e uso de boldo (Plectranthus barbatus Andrewa) no tratamento de doenças gástricass. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
CLEMENTINO, C. S.; SILVA, M. P.;VIEIRA, F. J.. Prevalência de Alterações em hormonios tireoidianos em pacientes de duas clínicas na cidade de Picos-PI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
PESSOA, W. R. L. S.; CLEMENTINO, C. S.;VIEIRA, FÁBIO JOSÉ. Micobiota do solo na comunidade Gaturiano em Dom Expedito Lopes - PI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; NOGUEIRA, M. V. S.; CLEMENTINO, C. S.. Uso de amoreira-preta (Morus nigra L.) no tratamento de doenças humanas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; CÂMARA, O. C.; CLEMENTINO, C. S.. Metodologia alternativa para o ensino de fungos: um estudo de caso em Santo Antônio de Lisboa - PI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; CLEMENTINO, C. S.; CÂMARA, O. C.. A contribuição da biologia à alunos com deficiência física: conflitos e desenvolvimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, M. P.; CLEMENTINO, C. S.;VIEIRA, F. J.. Aprendendo ciências: uma análise sobre as dificuldades que geram deficiência no aprendizado de alunos do sétimo ano de uma escola de ensino fundamental do município de Pimenteiras - PI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
CLEMENTINO, C. S.; SILVA, M. P.;VIEIRA, F. J.. Uso de tecnologias como recurso educacional por professores do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, M. P.; CLEMENTINO, C. S.;VIEIRA, F. J.. Comparação entre os níveis de conhecimento apresentado pelos alunos do EJA e do ensino regular na disciplina de Ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
SILVA, M. P.; CLEMENTINO, C. S.;VIEIRA, F. J.. A percepção de alunos do ensino fundamental sobre a racionalização da água. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
CLEMENTINO, C. S.; SILVA, M. P.;VIEIRA, F. J.. Concepções de educandos sobre o ensino de biologia celelar em uma escola Estadual do município de Pimenteiras - PI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; VIEIRA, L. L. S.; ARRAES, J. C. C.. Flora visitada por abelhas no município de Picos-Piauí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
MEIRELES, V. J. S.;VIEIRA, F. J.; ROCHA, W. A.. Percepção ambiental dos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus de Picos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
CLEMENTINO, C. S.;VIEIRA, F. J.; CÂMARA, O. C.. Reciclagem: uma fonte alternativa para conscientização e redução de resíduos na localidade Gameleira, Município de Itainópolis-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
CLEMENTINO, C. S.;VIEIRA, F. J.; CÂMARA, O. C.. Educação Ambiental: diagnóstico sobre a coleta seletiva dos bairros da cidade de Picos-PI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
GRANGEIRO, D. C.;VIEIRA, FÁBIO JOSÉ; Sousa-Júnior, J. R.. Uso e conhecimento de plantas medicinais na comunidade quilombola Custaneira, Paquetá-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ABREU, M. C.; Sousa-Júnior, J. R.. Levantamento florístico de espécies da família Asteraceae Dumort. ocorrentes no município de Itainopólis-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; BARROS, E. M. R. M.; GRANGEIRO, D. C.. Educação ambiental e reutilização de garrafas pet como instrumento de aprendizagem no ensino de ciências no município de Sussuapara-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; BARROS, E. M. R. M.; GRANGEIRO, D. C.. Horta na escola: um mecanismo de sustentabilidade, envolvendo a prática do ensino de ciências no município de Santana do Piauí-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ABREU, M. C.; Sousa-Júnior, J. R.. Levantamento das especies da família Asteraceae Dumort. ocorrentes no município de Vera Mendes-PI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; FIGUEIREDO, L. S.. Relações da carnaúba (Copernicia prunifera (Mill.) H.E.Moore) com a composição, estrutura e características funcionais da comunidade arbórea e arbustiva em capões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.; FIGUEIREDO, L. S.. Florística, fitossociologia e relações fitogeográficas em capões no complexo vegetacional de campo Maior, Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.. Florística, fitossociologia e relação fitogeográficas em capões no complexo vegetacional de Campo Maior, Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
VIEIRA, F. J.. Relações da carnaúba (Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore) com a composição, estrutura e características funcionais da comunidade arbórea e arbustivas em capões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.
AZAR, G. S.;VIEIRA, F. J.; VELOSO FILHO, E. S.. Cultivares de palma forrageira em função da adubação orgânica no período chuvoso no semiárido piauiense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí.
AZAR, G. S.; ALMENDRA, E. C. A.;VIEIRA, F. J.. Adubação Orgânica na produção de palma forrageira cv. Gigante (Opuntia ficus-indica (L) Mill). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí.
ABREU, M. C.;VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.. Biodiversidade de espécies herbáceas ocorrentes em uma área de caatinga, Gameleira dos Rodrigues, Picos-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ABREU, M. C.. A importância do junco Typha angustifolia subsp. dominguensis (Pers.) Rohrb. (Typhaceae Juss) nas áreas alagadiças da lagoa Cai N'água localizada no bairro Junco em Picos, Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ABREU, M. C.. Inventário de macrófitas aquáticas do rio Guaribas Picos-Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.. Conhecimento e uso de plantas medicinais apresentados pelos moradores do bairro Meireles, Inhuma, PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; ABREU, M. C.. Conteúdo de botânica em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.. Uso medicinal de plantas na comunidade de Recanto do Prato, Inhuma-Piauí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.. Araújo.Conhecimento e uso de plantas medicinais na comunidade de Lagoa Grande, zona rural de Picos, PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; GOMES, T. M. F.; GONCALVES, N. M. N.. O papel das áreas antrópicas na dinâmica de uso e conservação das plantas medicinais no sertão piauiense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.; ABREU, M. C.. Levantamento de plantas úteis cultivadas em quintais pelos moradores da comunidade de Aroeiras, município de Monsenhor Hipólito-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.. Plantas medicinais conhecidas e utilizadas por moradores do povoado Saquinho, município de Picos, Nordeste do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.. Perfil socioeconômico e artefatos de Pesca apresentados pelos pescadores da Barragem de Bocaina/PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.; SILVA, M. P.;VIEIRA, F. J.. Utilização dos recursos audiovisuais no ensino de Ciências e Biologia das Escolas Estaduais do bairro Mocambinho, zona norte de Teresina-PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.; SOUSA, Gardene Maria de;VIEIRA, F. J.. Macrófitas aquáticas ocorrentes na barragem do Bezerro, José de Freitas - PI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
BARROS, R. F. M.; SILVA, M. P.;VIEIRA, F. J.. Atividades práticas de botânica nos livros didáticos de Ciências Naturais do ensino fundamental (7º ano). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SOUSA, Gardene Maria de; SANTOS FILHO, F. S.;VIEIRA, F. J.. Inventário Florístico no Nazareth Eco Resort, município de José de Freitas, Piauí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.
SALES, P. C. L.;VIEIRA, F. J.; MEIRELES, V. J. S.; MELO, P. S. L.. Docente do Ensino Superior, área de Ensino de Biologia e Estágio Supervisionado. 2024. Universidade Federal do Piauí.
VIEIRA, F. J.; PRALON, B. G. N.; RODRIGUES, M. J.. Professor Substituto de Botânica. 2013. Universidade Federal do Piauí.
GRANGEIRO, D. C.;VIEIRA, F. J.; RODRIGUES, M. J.. Professor substituto de Biologia. 2013. Universidade Estadual do Piauí.
CARMO, M. D. S.;VIEIRA, F. J.; GRANGEIRO, D. C.. Professor substituto de Biologia. 2013. Universidade Estadual do Piauí.
CARMO, M. D. S.; GRANGEIRO, D. C.;Vieira, Fabio José. Professor substituto de Biologia. 2012. Universidade Estadual do Piauí.
Orientou
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O INCENTIVO A ATITUDES AMBIENTALMENTE CORRETAS PARA A PRODUÇÃO E O DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA, TERESINA-PI; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
Práticas Agroecológicas em quintais do município de São Raimundo das Mangabeiras-MA como ferramenta de apoio ao ensino de ecologia; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA A NÍVEL MÉDIO: JOGANDO E APRENDENDO COM AS ENTEROPARASITOSES; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);
A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBOTÂNICA PARA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA URBANA DE TERESINA-PI; 2024; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Fábio José Vieira;
Florística, fitossociologia e síndrome de dispersão do estrato arbóreo-arbustivo de três áreas de caatinga em níveis diferentes de conservação no Piauí; 2023; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão, ; Coorientador: Fábio José Vieira;
UMA VISÃO DIFERENTE NO ENSINO DE MORFOLOGIA DE ANGIOSPERMAS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA; 2022; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Fábio José Vieira;
Atividades investigativas no ensino dos temas/conteúdos de Biologia: Genética, Evolução e Ecologia; 2022; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Fábio José Vieira;
Relações ambientais na comunidade quilombola Faveira, São João dos Patos (MA): uma análise com a matriz curricular de biologia no ensino médio; 2022; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, ; Coorientador: Fábio José Vieira;
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA; 2021; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, ; Orientador: Fábio José Vieira;
O ENSINO DE ECOLOGIA E A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: METODOLOGIA ATIVA NA FORMA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA; 2020; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio José Vieira;
Análise de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia, associados a aula expositiva dialogada na área de citilogia; 2019; Dissertação (Mestrado em PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fábio José Vieira;
Conecimento e uso de recursos madeireiros em comunidades rurais do município de Angical do Piauí, Piauí, Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Fábio José Vieira;
Conhecimento ecológico tradicional de espécies lenhosas ameaçadas e seus potenciais substitutos no Médio Parnaíba Piauiense; 2023; Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Fábio José Vieira;
Quintais agroflorestais: espaço de conservação, geração de renda, e saber popular no município de Monsenhor Gil/PI; 2016; Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Fábio José Vieira;
Percepção ambiental, usos, manejo e ecologia do buriti (mauritia flexuosa L; f; ; Arecaceae) no litoral maranhese, Brasil; 2016; Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Fábio José Vieira;
O gigante pede socorro: preservação ambiental do açude Ingazeira em Paulistana-PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
A escassez e o uso consciente da água na cidade de Acauã-PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Degradação da mata ciliar no rio Itaim em Patos do Piauí, PI; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Políticas Públicas no Semiárido) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
A Educação Ambiental e o ensino de Geografia: o rádio como recurso didático de sensibilização socioambiental; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
REVISÃO SOBRE A Cannabis sativa L NO USO MEDICINAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DAS ESPÉCIES Azadirachta indica A; Juss; (NIM-INDIANO) E Prosopis juliflora (Sw; ) DC; (ALGAROBA); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Adaptações dos alunos nas aulas remotas em tempos de pandemia: dificuldades e avanços; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Sequência didática no ensino de botânica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Aspectos fenológico de cinco espécies lenhosas da família Fabaceae ocorrentes no município de Santa Cruz do Piauí -PI; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Resíduos sólidos: coleta seletiva no município de Picos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Aulas remotas: desafios da educação em plena pandemia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Sequências didáticas no ensino de botânica: uma abordagem metodológica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Uso e conhecimento de plantas medicinais no povoado Três Potes, Picos-PI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Uso da amoreira-preta (Morus nigra L; ) no tratamento de doenças humanas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Metodologia alternativa para o ensino de fungos: um estudo de caso em Santo Antonio de Lisboa-PI; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
A contribuição da biologia à alunos com deficiência física: conflitos e desenvolvimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Flora visitada por abelhas no município de Picos-Piauí; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Levantamento florístico e etnobotânico das espécies da família asteraceae Dumort; ocorrentes no município de Vera Mendes-PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Levantamento das espécies da família Asteraceae Dumort; ocorrentes no município de Itainópolis, Piauí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Horta na escola: um mecanismo de sustentabilidade envolvendo a prática do ensino de ciências no município de Santana do Piauí-PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Educação Ambiental e reutilização de garrafas pet como instrumento de aprendizagem no ensino de ciências no município de Sussuapara-PI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
EFEITO DA PAISAGEM SOBRE A DIVERSIDADE DE ABELHAS NATIVAS EM ÁREA URBANA E PERIURBANA; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
DIVERSIDADE DE ABELHAS NATIVAS EM ÁREAS DE CULTIVOS NA CAATINGA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
EFEITO DA HETEROGENEIDADE DA PAISAGEM SOBRE A DIVERSIDADE DE INSETOS EM CULTIVOS DE BASE AGROECOlÓGICA PRÓXIMOS A FRAGMENTOS DE CAATINGA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DE DUAS ESPÉCIES LENHOSAS INTRODUZIDAS NA CAATINGA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Aspectos da fenologia reprodutiva de cinco espécies arbóreas e arbustivas da família Fabaceae ocorrentes no município de Santa Cruz do Piauí - PI; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Construção e direcionamento de prostostas de sequência didáticas investigativas, para o ensino de botânica; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
FENOLOGIA REPRODUTIVA DE ESPÉCIES DA FAMÍLIA FABACEAE OCORRENTES NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO PIAUÍ-PI; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
ESPÉCIES VISITADAS POR ABELHAS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO PIAUÍ - PI; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DO ESTRATO LENHOSO DA CAATINGA NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Flora apícola da região de Picos-PI; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
COLONIZAÇÃO DE FUNGOS MICORRÍZICOS EM PLANTAS DE ADUBO VERDE COM DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
USO DE SUBSTÂNCIAS AROMÁTICAS PARA ATRAÇÃO DE MACHOS DE ABELHAS EUGLOSSINI (HYMENOPTERA APIDAE) EM FRAGMENTOS DE CAATINGA /PICOS-PI; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Levantamento florístico e fitossociológico do extrato arbustivo-arbóreo de uma área de vegetação nativa na região de Picos-PI; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Características anatômicas do pimentão com damping-off (Fusarium solani) submetidos a diferentes doses de silício; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Morfoanatomia de folhas de cajueiro anão-precoce submetidas a aplicação de diferentes herbicidas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Levantamento florístico e etnobotânico das espécies da família asteraceae Dumort; ocorrentes no município de Vera Mendes-PI; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Levantamento das espécies da família Asteraceae Dumort; ocorrentes no município de Itainópolis, Piauí; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Diversidade e uso das espécies de Asteraceae Dumort; ocorrentes no município de Sussuapara, Piauí; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Diversidade e uso das espécies de Asteraceae Dumort; ocorrentes no Município de Picos, Piauí; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Propriedades físicas da madeira utilizada como fitocombustível na comunidade Carnaúbal, Sussuapara, Piauí; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fábio José Vieira;
Propriedades físicas da madeira utilizadas como fitocombustível na comunidade Melancias, Oeiras, Piauí; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
USO E CONHECIMENTO DE FITOCOMBUSTÍVEL EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE PICOS - PI; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
USO E CONHECIMENTO DE FITOCOMBUSTÍVEL EM UMA COMUNIDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE OEIRAS - PI; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
USO E DIVERSIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELA COMUNIDADE PEDRA DE FOGO, FRANCINOPOLIS, PIAUÍ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Monitoria de Anatomia vegetal; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Monitoria de Morfologia vegetal; 2020; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Monitoria em na Disciplina Anatomia vegetal; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Monitoria de Amatonia Vegetal; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Fábio José Vieira;
Produções bibliográficas
-
ARRAES, JOSÉ CARLOS DE CARVALHO ; VELOZO, CLAUDESON DE OLIVEIRA ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; CONCEIÇÃO, GONÇALO MENDES DA . . REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 18, p. 343-368, 2025.
-
LIMA, I. M. A. S. ; VIEIRA, F. J. . ASPECTOS FENOLÓGICOS DE CINCO ESPÉCIES LENHOSAS DA FAMÍLIA FABACEAE OCORRENTES NO SEMIÁRIDO, PIAUÍ, BRASIL. BIODIVERSIDADE , v. 23, p. 13-26, 2024.
-
ARRAES, J. C. C. ; VELOZO, C. O. ; VIEIRA, F. J. ; CONCEICAO, G. M. . Diversidade vegetal e da síndrome de seus diásporos (frutos e sementes) apontam maior relação por dispersão abiótica com áreas menos conservadas na Caatinga piauiense, NE Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 11, p. 1-18, 2024.
-
COSTA, JESUS VÊNUS SILVA ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; KORNDÖRFER, CARLA LEDI ; SILVA, PATRICIA DA CUNHA GONZAGA ; ARAGÃO, JANAÍNA ALVARENGA ; OLIVEIRA, ANTONIA MARINA JESUS ; FIGUEIREDO, LUCIANO SILVA . A matriz curricular de biologia no ensino médio: diálogo com a Comunidade Quilombola Faveira, São João dos Patos (MA). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 18, p. 222-241, 2023.
-
DA FONSECA FILHO, IRINEU CAMPÊLO ; BOMFIM, BRUNNA LARYELLE SILVA ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; DE BARROS, ROSELI FARIAS MELO . Investigação do conhecimento ecológico local na identificação de ameaças associadas as plantas lenhosas. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 16, p. 6461-6473, 2023.
-
GOMES, M. D. S. ; VIEIRA, F. J. . ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MADEIRA DAS ESPÉCIES Azadirachta indica A. Juss. E Prosopis juliflora (Sw.) DC. BIODIVERSIDADE , v. 22, p. 69-79, 2023.
-
SILVA, B. M. B. ; VIEIRA, L. L. S. ; VIEIRA, F. J. ; PACHECO, A. C. L. ; ABREU, M. C. . DIVERSIDADE DE FRUTOS EM UMA ÁREA DE CAATINGA NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI. PESQUISAS BOTÂNICA , v. 76, p. 219-230, 2022.
-
CRUZ, MARIA DE FÁTIMA GUIMARÃES ; KORNDÖRFER, CARLA LEDI ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; ARAGÃO, JANAÍNA ALVARENGA ; TEIXEIRA, LUCIANE BATISTA ; FIGUEIRÊDO, LUCIANO SILVA ; OLIVEIRA, ANTONIA MARINA DE JESUS . A vivência significativa e contextualizada do currÃculo de ciências da natureza/biologia na educação do campo. Scientia Naturalis , v. 4, p. 148-163, 2022.
-
SOUSA, A. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Jogos e modelos didáticos, associados à aula expositiva dialogada, no ensino de citologia. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 16, p. 195-211, 2021.
-
OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; AMORIM. A. N. ; BARROS, R. F. M. . The use and diversity of medicinal flora sold at the open market in the city of Oeiras, semiarid region of Piauí, Brazil. ETHNOBOTANY RESEARCH AND APPLICATIONS , v. 22, p. 1-19, 2021.
-
OLIVEIRA-FILHO, M. C. ; NASCIMENTO, R. M. L. ; SILVA, A. V. ; VIEIRA, F. J. ; VAZ, M. A. . Levantamento de espécies de abelhas nativas em fragmentos antropizados de caatinga no semiárido piauiense. JORNAL INTERDISCIPLINAR DE BIOCIÊNCIAS , v. 6, p. 1-6, 2021.
-
SOUSA, J. V. O. ; FIGUEIREDO, L. S. ; VIEIRA, F. J. ; MACEDO, E. M. ; ARAGÃO, J. A. . A CAÇA DE ANIMAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA CUSTANEIRA, EM PAQUETÁ DO PIAUÍ: ENTRE MITOS E CRENÇAS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA , v. 5, p. 1, 2020.
-
VIEIRA, IRLAINE RODRIGUES ; OLIVEIRA, JEFFERSON SOARES DE ; SILVA, GEISIANE OLIVEIRA ; SANTOS, KELLY POLYANA PEREIRA DOS ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; BARROS, ROSELI FARIAS MELO DE . PERCEPÇÃO DE EXTRATIVISTAS SOBRE OS BURITIZAIS NA REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSES, BRASIL. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE) , v. 31, p. 1-15, 2019.
-
VIEIRA, I. R. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, K. P. P. ; SILVA, G.O. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Artesanatos: da cultura para o turismo na região do Lençóis Maranhenses, Nordeste Brasileiro. CULTUR: REVISTA DE CULTURA E TURISMO , v. 13, p. 1-16, 2019.
-
BASTOS, E. M. ; SILVA, M. E. C. E. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Conhecimento botânico local em uma área de assentamento rural no Piauí, Nordeste do Brasil. Gaia Scientia , v. 12, p. 12-33, 2018.
-
MEIRELES, V. J. S. ; MEIRELES, M. P. A. ; VIEIRA, F. J. ; CAMPOS, J. B. ; BARROS, R. F. M. . Conhecimento botânico tradicional e conservação de espécies na Resex Delta do Parnaíba, Nordeste do Brasil. ESPACIOS (CARACAS) , v. 39, p. 4-22, 2018.
-
PEREIRA, L. G. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Plantas medicinais em quintais rurais: um estudo etnobotânico no município de Monsenhor Gil, Piauí, Nordeste do Brasil. Rev. Bras. Pl. Med. , v. 20, p. 1, 2018.
-
BARBOSA, F. S. Q. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Conhecimento, uso e dependência terapêutica de plantas medicinais em uma área de transição cerrado/caatinga no nordeste do Brasil. Rev. Bras. Pl. Med. , v. 20, p. 20, 2018.
-
FONSECA FILHO, I. C. ; BOMFIM, B. L. S. ; FARIAS, J. C. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Pau-d'arco-roxo (Handroanthus impetiginosus (Mart. ex DC) Mattos): conhecimento e uso madeireiro em comunidades rurais do Nordeste do Brasil. Gaia Scientia , v. 11, p. 1, 2017.
-
SILVA, M. E. C. E. ; BASTOS, E. M. ; ALMEIDA NETO, J. R. ; SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Aspectos etnobotânicos da palmeira babaçu (Attalea speciosa Mart. ex. Spreng.) em comunidades extrativistas no Piauí, Nordeste do Brasil. Gaia Scientia , v. 11, p. 196-211, 2017.
-
FONSECA FILHO, I. C. ; BOMFIM, B. L. S. ; FARIAS, J. C. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Uso de Recursos Madeireiros em duas comunidades rurais de Angical do Piauí/PI. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , v. 38, p. 1, 2016.
-
VIEIRA, I. R. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Cosmovisión y etnoconservación em morichales*(buritizales), estado de Maranhão, Brasil. Espacios (Caracas) , v. 37, p. 5, 2016.
-
PEREIRA, L. G. ; VIEIRA, F. J. ; Alencar, N.L. ; CARVALHO, F. P. A. ; BARROS, R. F. M. . Diversidade florística em quintais do Nordeste brasileiro: um estudo etnobotânico em comunidades rurais em Monsenhor Gil/PI. Espacios (Caracas) , v. 37, p. 11, 2016.
-
VIEIRA, I. R. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . The environmental valuation of buriti (Mauritia flexuosa L.f.): a contingent valuation study in the region of the Lençóis Maranhense, Brazil. Acta Botanica Brasilica , v. 30, p. 532-539, 2016.
-
DOS SANTOS, LUCILENE LIMA ; DO NASCIMENTO, ANDRÉ LUIZ BORBA ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; DA SILVA, VALDELINE ATANÁZIO ; VOEKS, ROBERT ; ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO . The Cultural Value of Invasive Species: A Case Study from Semi-Arid Northeastern Brazil. Economic Botany , v. on, p. line-frist, 2014.
-
Albuquerque, Ulysses Paulino de ; Sousa Nascimento, Luciana Gomes de ; Vieira, Fabio José ; Almeida, Cybelle Maria de Albuquerque Duarte ; Ramos, Marcelo Alves ; Silva, Ana Carolina Oliveira da . ¿Return¿ and Extension Actions After Ethnobotanical Research: The Perceptions and Expectations of a Rural Community in Semi-arid Northeastern Brazil. Journal of Agricultural and Environmental Ethics , v. 25, p. 19-32, 2012.
-
VIEIRA, F. J. ; Sousa Nascimento, Luciana Gomes de ; Almeida, Cybelle Maria de Albuquerque Duarte ; Santos, L.L. ; Silva, F. S ; Alencar, N.L. ; ARAÚJO, T.A.S ; Albuquerque, U. P. . Use of Participatory Method in the Creation of Catalog of Medicinal Plants. Bioremediation, Biodiversity & Bioavailability , v. 5, p. 28-33, 2011.
-
FERREIRA JUNIOR, W. S. ; Cruz, Margarita Paloma ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Are hallucinogenic plants efficacious in curing diseases?. Boletín Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromáticas , v. 9(4), p. 292-301, 2010.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Comunidades quilombolas e o uso de recursos vegetais. Sapiência (FAPEPI. Impresso) , v. 25, p. 19-19, 2010.
-
VIEIRA, F. J. ; SANTOS, L. G. P. ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Quilombola of Macacos Community, São Miguel do Tapuio city, Piauí state: history, use and conservation of plant resources. Functional Ecosystems & Communities , v. 2, p. 81-87, 2008.
-
SANTOS, L. G. P. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; VIEIRA, F. J. . Diversity of useful plant resources in the city of Monsenhor Gil, Piauí state, Brazil. Functional Ecosystems & Communities , v. 2, p. 72-80, 2008.
-
Sousa, L. G. ; Almeida, C. M. A. D. ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Remédio do Mato - melhorando a nossa qualidade de vida com as plantas medicinais. 1. ed. Bauru: Canal6, 2010. 20pp .
-
Albuquerque, U. P. ; Nunes, Alissandra Trajano ; Almeida, Alyson Luiz Santos ; Almeida, C. M. A. D. ; Lins Neto, Eernani Machado de Freitas ; VIEIRA, F. J. ; Silva, F. S ; Soldati, Gustavo Taboada ; Sousa, L. G. ; Santos, L.L. ; Ramos, Marcelo Alves ; Cruz, Margarita Paloma ; Alencar, N.L. ; MEDEIROS, P. M. ; ARAÚJO, T.A.S ; Nascimento, Viviany Teixeira . Caatinga: biodiversidade e qualidade de vida. 1ª. ed. Recife/Bauru: Nupeea/Canal6, 2010. 113p .
-
VIEIRA, F. J. ; Almeida, C. M. A. D. ; Silva, F. S ; Sousa, L. G. ; Santos, L.L. ; Alencar, N.L. ; ARAÚJO, T.A.S ; Albuquerque, U. P. . Catálogo de plantas medicinais - Guia para ações de extensão. 1. ed. Bauru: Canal6, 2010. 68p .
-
PEREIRA, L. G. ; SANTOS, C. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Quintais rurais do Piauí: um estudo sobre plantas alimentícias como alternativa para a saúde e a segurança alimentar. In: ALMEIDA-NETO, J. R.; BARROS, R. F. M.; CUNHA, P. B.. (Org.). Etnobiologia e etnoecologia na região Meio Norte do Brasil. 1ed.Teresina: IFPI, 2024, v. 1, p. 342-371.
-
NASCIMENTO-NETO, J. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Explorando a diversidade das plantas: uso e classificação com uma abordagem etnobotânica. In: Pedro Marcos Almeida; Thaís Yumi Shinya; Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas para o ensino médio : metodologias ativas. 5ed.Teresina: EDUESPI/PROFBIO, 2024, v. 5, p. 91-97.
-
NASCIMENTO-NETO, J. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Alimentos protéicos de origem animal e vegetal presentes nas refeições de educandos de uma escola pública de tempo integral. In: Pedro Marcos Almeida; Thaís Yumi Shinya; Francielle Alline Martins. (Org.). Sequências didáticas para o ensino médio : metodologias ativas. 6ed.Teresina: EDUESPI/PROFBIO, 2024, v. 6, p. 71-78.
-
FERREIRA JUNIOR, W. S. ; Cruz, Margarita Paloma ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Uma perspectiva evolutiva sobre o uso de aluginógenos. In: ALBUQUERQUE, U. P.. (Org.). Etnobiologia evolutiva: livro texto completo do básico ao avançado. 1ed.Bauru: Canal 6 Editora, 2024, v. , p. 358-377.
-
ARRAES, J. C. C. ; VIEIRA, F. J. . Flora visitada por abelhas no município de Picos-Piauí. In: PESSOA, W. R.L.S; GRANGEIRO, D. C.; AZAR. G. S.. (Org.). Pesquisas no Semiárido Piauiense. 1ed.Teresina: EDUESPI, 2022, v. 7, p. 8-22.
-
BARROS, R. F. M. ; SOUSA, Gardene Maria de ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, L. S. D. ; SILVA, G. A. R. E. ; SOARES, S. M. N. A . Diversidade de Fabaceae Linl. no Parque Nacional Serra das Confusões, Piauí, Brasil. In: IVANOV, M. M. M.; LEMOS, J. R.. (Org.). Unidades de Conservação do Estado do Piauí. 1ed.Teresina: ifpi, 2022, v. 2, p. 107-122.
-
PINHO, F. G. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Citogenética: Investigando aneuploidias cromossômicas associadas a distúrbios humanos em ambiente virtual. Sequências Didáticas aplicadas ao Ensino de Biologia: Metodologias ativas. 1ed.Teresina: EDUESPI, 2022, v. 3, p. 71-85.
-
PINHO, F. G. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Processos evolutivos de especiação e ancestralidade comum: Análise do ensino e discurso no ambiente virtual. In: SALEH, E. O. L.; ALMEIDA, P. M.; MARTINS, F. A.. (Org.). Sequências Didáticas Aplicadas ao Ensino de Biologia: metodologias ativas. 1ed.Teresina: EDUESPI, 2022, v. 4, p. 120-133.
-
SOUSA, J. V. O. ; FIGUEIREDO, L. S. ; SOUSA, G. A. ; VIEIRA, F. J. . Utilização de Feira de Conscientização Ecológica como ferramenta de ensino, no município de Picos-PI. In: Clécio Danilo Dias da Silva; Daniele Bezerra dos Santos. (Org.). A estruturação e reconhecimento das ciências biológicas na contemporaneidade. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 1, p. 125-133.
-
CANUTO, R. E. F. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . O ensino de ecologia e a convivência com o semiárido: metodologia ativa na forma de sequência didática. In: Emília Ordones Lemos Saleh; Pedro Marcos de Almeida; Francielle Aline Martins. (Org.). Sequências didáticas aplicadas ao ensino de biologia: Metodologias ativas V.2. 1ed.TERESINA: Eduespi, 2021, v. 2, p. 86-92.
-
VIEIRA, L. L. S. ; SANTOS, L. L. ; ALVES, A. S. A. ; OLIVEIRA, L. S. D. ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ . Relações filogenéticas em plantas úteis de zonas antropogênicas em uma área de caatinga. In: Marcelo Alves Ramos; Washington Ferreira Júnior. (Org.). Perspectivas teóricas e práticas das relações humanas com a natureza. 1ed.Recife: EDUPE, 2021, v. 1, p. 49-62.
-
BARROS, Roseli Farias de Melo ; VIEIRA, F. J. ; SILVA, G. A. R. E. . Levantamento florístico-taxonômico e etnobotânico das Asteraceae Bercht & Presl ocorrentes em áreas de cerrado e carrasco dos municípios da região norte do Estado do Piauí. In: Francisco Soares Santos Filho e Eduardo Bezerra de Almeida Júnior. (Org.). Biodiversidade do meio norte do Brasil: conhecimento ecológico e aplicações. 1ed.CRV: Curitiba, 2020, v. 3, p. 87-134.
-
SILVA, I. J. ; CARVALHO, N. O. ; SANTOS, L. L. ; VIEIRA, L. L. S. ; VIEIRA, F. J. . Levantamento as espécies da família Asteraceae Dumort ocorrentes em municípios do semiárido Piauiense. In: Gynna Silva Azar; Wagner Rogério Leocádio Soares Pessoa; Daniela Correia Grangeiro. (Org.). Pesquisas no Semiárido Piauiense. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 6, p. 65-80.
-
SOUSA, A. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MARANHÃO. In: Pedro Marcos de Almeida; Francielle Alline Martins. (Org.). Pesquisa e desenvolvimento de abordagens para o ensino de biologia. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2020, v. 1, p. 30-39.
-
OLIVEIRA-FILHO, M. C. ; VAZ, M. A. ; SILVA, A. V. ; VIEIRA, F. J. ; NASCIMENTO, R. M. L. ; PESSOA, W. R. L. S. . Levantamento de abelhas nativas em área urbana e em sistema de poli cultivo, Picos, Piauí, Brasil. In: Antônio Veimar da Silva; Carla Michelle da Silva; Manoel Cícero de Oliveira Filho. (Org.). Pesquisas em Ciências Agrárias. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 1, p. 181-197.
-
SILVA, F. S. ; RAMOS, F. E. ; GRANGEIRO, D. C. ; Vieira, Fabio José . Percepção de docentes e discentes sobre educação ambiental no ensino de ciências numa escola pública. In: Gynna Silva Azar; Daniela Correia Grangeiro; Wagner Rogério Leocádio Soares Pessoa. (Org.). Pesquisas no semiárido Piauiense. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 4, p. 27-42.
-
Ramos, Marcelo Alves ; CAVALCANTI, M. C. B. T. ; VIEIRA, F. J. . Timber resources. In: Ulysses Paulino Albuquerque; Rômulo Romeu Nóbrega Alves. (Org.). Introduction to Ethnobiology. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 177-183.
-
VELOSO, R. A. ; MEIRELES, M. P. A. ; MEIRELES, V. J. S. ; VIEIRA, F. J. ; Santos, L.L. . Plantas medicinais utilizadas por moradores do povoado Saquinho, município de Picos, Nordeste do Brasil. In: PESSOA, W.R.L.S.; GRANGEIRO, D.C.; AZAR, G.S.. (Org.). Pesquisas no Semiárido Piauiense. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 3, p. 57-72.
-
FERREIRA JUNIOR, W. S. ; Cruz, Margarita Paloma ; Vieira, Fabio José ; ALBUQUERQUE, ULYSSES PAULINO . An evolutionary perspective on the use of hallucinogene. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Patricia Muniz de Medeiros; Alejandro Casas. (Org.). Evolutionary Ethnobiology. 1ed.New York: Springer, 2015, v. 1, p. 185-197.
-
SOUSA, Gardene Maria de ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, L. S. D. ; SOARES, S. M. N. A ; BARROS, R. F. M. . Espécies apicolas e melitófilas da flora do estado do Piauí. In: Francisco de Assis Ribeiro Santos; Claudia Elena Carneiro. (Org.). De melle semiaridi: avaliando o mel nordestino. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2015, v. , p. 11-44.
-
Santos, L.L. ; VIEIRA, F. J. ; Sousa Nascimento, Luciana Gomes de ; Silva, A. C. O. ; SANTOS, L. L. ; SOUSA, Gardene Maria de . Techniques for collecting and processing plant material and their aplication in ethnobotany research. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Luiz Vital Fernandes Cruz da Cunha; Reinaldo Farias Paiva de Lucena; Rômulo Romeu Nóbrega Alves. (Org.). Methods and Techniques in Ethnobiology and Ethnoecology. 1ed.New York: Springer, 2014, v. 1, p. 161-173.
-
Ramos, Marcelo Alves ; CAVALCANTI, M. C. B. T. ; VIEIRA, F. J. . Recursos madeireiros. In: Ulysses Paulino de Albuquerque. (Org.). Introdução à Etnobiologia. 1ed.Recife: NUPEEA, 2014, v. 1, p. 105-113.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Diversidade e uso das espécies da família Asteraceae Dumort. ocorrentes no município de Teresina, Piauí. In: Francisco Soares Santos Filho; Ana Flávia Cruz Leite Soares; Eduardo Bezerra de Almeida Jr.. (Org.). Biodiversidade do Piauí. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. 2, p. 155-172.
-
AGUIAR, L. C. G. G. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Organização espacial e a diversidade de espécies em quintais rurais no domínio do cerrado Piauiense (Município de Demerval Lobão, Piauí, Brasil). In: José de Ribamar de Sousa Rocha; Roseli Farias Melo de Barros; José Lopes Araújo. (Org.). Sociobiodiversidade no meio norte brasileiro. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 7, p. 171-192.
-
VIEIRA, F. J. ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; BARROS, R. F. M. . Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. 238-247.
-
Santos, L.L. ; VIEIRA, F. J. ; Sousa Nascimento, Luciana Gomes de ; Silva, Ana Carolina Oliveira da ; SOUSA, Gardene Maria de . Técnicas para coleta e processamento de material botânico e suas aplicações na pesquisa etnobotânica.. In: Ulysses Paulino de Albuquerque; Reinaldo Farias de Paiva Lucena; Luiz Vital Cunha. (Org.). Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica.. Recife: NUPPEA, 2010, v. 1, p. 277-296.
-
VIEIRA, F. J. ; SANTOS, L. G. P. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Produtos florestais madeireiros em uma área semiárida no município de São Miguel do Tapuio, Piauí. In: Wilza Gomes Reis Lopes; Maria do Socorro Lira Monteiro; José Machado Moita Neto. (Org.). Sustentabilidade do semiárido. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2009, v. , p. 355-374.
-
OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. ; SANTOS, L. G. P. ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Produtos florestais forrageirros, nocivos e de uso veterinário, utilizados por camponeses, Município de Oeiras, Piauí. In: Wilza Gomes Reis Lopes; Maria do Socorro Lira Monteiro; José Machado Moita Neto. (Org.). Sustentabilidade do semiárido. Teresina: EDUFPI, 2009, v. , p. 393-416.
-
OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. ; SANTOS, L. G. P. ; Moita-Neto, J.M. ; BARROS, Roseli Farias de Melo . A biodiversidade vegetal e seus usos por comunidades rurais do município de Oeiras, Piauí. In: Antonio Alberto Jorge Farias Castro; Roseli Farias Melo de Barros; Jaíra Maria Alcobaça Gomes. (Org.). Biodiversidade e Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste. 1ªed.Teresina: EDUFPI, 2009, v. , p. -.
-
VIEIRA, F. J. ; SANTOS, L. G. P. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; OLIVEIRA, L. S. D. ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; BARROS, Roseli Farias de Melo . A utilização dos recursos vegetais por Comunidade Quilombola no Piauí. In: Antonio Alberto Jorge Farias Castro; Roseli Farias Melo de Barros; Jaíra Maria Alcobaça Gomes. (Org.). Biodiversidade e Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2009, v. , p. -.
-
SANTOS, L. G. P. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Espectro biológico e sindromes de dispersão em áreas de cerrado no município de Monsenhor Gil, Piauí, Brasil. In: Antonio Alberto Jorge Farias de Castro; Roseli Farias Melo de Barros; Jaira Maria Alcobaça Gomes. (Org.). Biodiversidade e desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2009, v. , p. -.
-
SOUSA, F. A. M. ; VIEIRA, F. J. . A educação ambiental e o ensino de Geografia: o rádio como recurso didático de sensibilização socioambiental. In: II Simpósio de Ensino de Geografia, 2013, Teresina. II Simpósio de Ensino de Geografia. Teresina: EDUFPI, 2013.
-
SOUSA, O. B. ; BANDEIRA, R. S. F. ; VIEIRA, F. J. . Diversidade de Uso da família Fabaceae no estado do Piauí. In: XIV Semana e I Simpósio de Biologia da UESPI, 2012, Teresina. Anais do XIV Semana e I Simpósio de Biologia da UESPI. Teresina, 2012.
-
VIEIRA, F. J. ; SOUSA, Maria Mousinha de ; BARROS, Roseli Farias de Melo . A Familía Asteraceae Dumort. no Município de Teresina, PI. In: II Simpósio Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste, 2006, Teresina. Anais do II Simpósio Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste, 2006.
-
SOUSA, G. A. ; SOUSA, J. V. O. ; LEAL, A. R. ; VIEIRA, F. J. . I FEIRA DE CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA DA UNIDADE ESCOLAR COELHO RODRIGUES, NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI. In: I Encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica da UESPI, 2020, Teresina. Livro de Resumos do I Encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica da UESPI. Teresina: FUESPI, 2019. v. 1. p. 1206-1210.
-
GOMES, M. T. D. ; BELO, M. F. ; SILVA, N. D. V. ; SILVA, M. E. O. ; VIEIRA, F. J. . A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE HORTA SUSPENSA ESCOLAR COM MATERIAL RECICLÁVEL. In: I Encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica da UESPI, 2020, Teresina. Livro de resumos do I Encontro Interdisciplinar e Feira do Conhecimento dos Programas PIBID e Residência Pedagógica da UESPI. Teresina: FUESPI, 2019. v. 1. p. 1211-1215.
-
VIEIRA, I. R. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; BARROS, R. F. M. . A proximidade de mercados altera o padrão de uso tradicional dos recursos florestais?. In: II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, 2020, Parnaíba. Livro de Resumo e memórias do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. Porto Alegre: Editora SBEE, 2019. v. 1. p. 53-56.
-
Santos, L.L. ; NASCIMENTO, A. B. ; VIEIRA, F. J. ; BORGES, A. S. V. ; SILVA, V. A. ; Albuquerque, U. P. . Diversidade e uso de plantas potencialmente invasoras em área antropogênicas no Carrasco, Nordeste do Brasil. In: 64 Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica, 2013.
-
BORGES, A. S. V. ; VIEIRA, F. J. ; Santos, L.L. ; BARROS, R. F. M. . USO E DIVERSIDADE DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELA COMUNIDADE PEDRA DE FOGO, UNIÃO, PIAUÍ. In: 64 Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica.
-
SANTOS, L. G. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Diversidade de plantas ornamentais cultivadas em quintais piauienses, Nordeste do Brasil. In: 64 Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. 64 Congresso Nacional de Botânica, 2013.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Hortas comunitária: uma alternativa para a qualidade de vida população residente na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí, Brasil. In: IV Encontro Nordestino de Biólogos - ENBIO, 2007, Teresina. IV Encontro Nordestino de Biólogos - ENBIO, 2007.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; SANTOS, L. G. P. . Etnobotânica em áreas de comunidades tradicionais no Piauí: o caso do quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, PI. In: II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação e II Encontro de Pós-Graduação da UFPI, 2007, Teresina. II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação e II Encontro de Pós-Graduação da UFPI, 2007.
-
SANTOS, L. G. P. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; VIEIRA, F. J. . Espécies botânicas arbóreas úteis em área de cerrado do município de Monsenhor Gil, Piauí, Brasil. In: II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação e II Encontro de Pós-Graduação da UFPI, 2007, Teresina. II Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação e II Encontro de Pós-Graduação da UFPI, 2007.
-
LIMA, I. M. A. S. ; VIEIRA, F. J. . Aspectos da fenologia reprodutiva de cinco espécies arbóreas e arbustivas da família Fabaceae ocorrentes no município de Santa Cruz do Piauí - PI. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2022, Teresina. Livro de resumos do XXI Seminário de Iniciação Científica-SIC da UESPI. Teresina: EDUESPI, 2022.
-
MARQUES, N. L. S. ; VIEIRA, F. J. . Construção e direcionamento de prospostas de sequência didáticas investigativas, para o ensino de botânica. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2022, Teresina. Livro de resumos do XXI Seminário de Iniciação Científica-SIC da UESPI. Teresina: EDUESPI, 2022.
-
SILVA, A. S. ; VIEIRA, F. J. . Sequências didáticas no ensino de botânica: uma proposta metodológica. In: I Simpósio Piauiense de Ensino de Ciências e Matemática, 2021, Parnaíba. Livro de resumos do I Simpósio Piauiense de Ensino de Ciências e Matemática. Parnaíba: UFDPar, 2021. v. 1. p. 61-61.
-
PINHO, F. G. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Seres pluricelulares: desenvolvimento embrionário. In: I Simpósio Piauiense de Ensino de Ciências e Matemática, 2021, Parnaiba. Livro de resumos do I Simpósio Piauiense de Ensino de Ciências e Matemática. Parnaíba: UFDPar, 2021. v. 1. p. 62-62.
-
LIMA, I. M. A. S. ; VIEIRA, F. J. . Fenologia reprodutiva de espécies da família Fabaceae ocorrentes no município de Santa Cruz do Piauí-PI. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2021, Teresina. Livro de resumos do XX Seminário de Iniciação Científica-SIC da UESPI. Teresina: EDUESPI, 2021. v. 1.
-
Costa, J. V. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; VIEIRA, F. J. ; TEIXEIRA, L. B. ; MARTINS, J. G. B. A. . CONTEXTUALIZAÇÃO DE SABERES TRADICIONAISAMBIENTAIS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS: MECANISMOSPARA UMA APRENDIZAGEMSIGNIFICATIVA NA ESCOLA. In: I Simpósio On-Line de Biologia da UESPI, 2020, Teresina. Anais do I Simpósio On-Line de Biologia da UESPI. Teresina: Eduespi, 2020. v. 1. p. 33-33.
-
VIEIRA, I. R. ; SANTOS, K. P. P. ; SILVA, G.O. ; VIEIRA, FÁBIO JOSÉ ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Manejo de Mauritia flexuosa L.f. na região dos Lençóis Maranhenses, Nordeste Brasileiro. In: II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, 2020, Parnaíba. Livro de Resumo e memórias do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. Porto Alegre: Editora SBEE, 2019. v. 1. p. 23-23.
-
LIMA, I. M. A. S. ; VIEIRA, F. J. . ESPÉCIES VISITADAS POR ABELHAS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO PIAUÍ - PI. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2020, Teresina. Livro de resumos do XIX Seminário de Iniciação Científica-SIC da UESPI. Teresina: EDUESPI, 2020.
-
SILVA, N. M. ; VIEIRA, F. J. . LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DO ESTRATO LENHOSO DA CAATINGA NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2020, Teresina. Livro de resumos do XIX Seminário de Iniciação Científica-SIC da UESPI. Teresina: EDUESPI, 2020.
-
ARRAES, J. C. C. ; VIEIRA, L. L. S. ; VIEIRA, F. J. . Florística de uma área de vegetação nativa na região de Picos-PI. In: 70º Congresso Nacional de Botânica, 2019, Maceió. Anais do 70º Congresso Nacional de Botânica. Maceió: SBB. v. 1.
-
ARRAES, J. C. C. ; VIEIRA, L. L. S. ; VIEIRA, F. J. . Espécies vegetais visitadas por abelhas no município de Picos-PI. In: 70º Congresso Nacional de Botânica, 2019, Maceió. Anais do 70º Congresso Nacional de Botânica. Maceió: SBB, 2019. v. 1.
-
SILVA-NETO, J. V. ; VIEIRA, F. J. . COLONIZAÇÃO DE FUNGOS MICORRÍZICOS EM PLANTAS DE ADUBO VERDE COM DIFERENTES ADUBAÇÕES ORGÂNICAS. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2019, Teresina. Livro de Resumo do XVIII Seminário de Iniciação Científica. Teresina: UESPI, 2019. v. 1.
-
ARRAES, J. C. C. ; VIEIRA, F. J. . Flora apícola da região de Picos-Piauí. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2019, Teresina. Livro de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica. Teresina: UESPI, 2019. v. 1.
-
OLIVEIRA-FILHO, M. C. ; VIEIRA, F. J. . Levantamento de espécies de abelhas nativas em área urbana e em sistema de poli cultivo em Picos - PI, Brasil. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2019, Teresina. Livro de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica. Teresina: UESPI, 2019. v. 1.
-
SILVA, M. P. ; MENESES, R. M. ; VIEIRA, F. J. ; RIBEIRO, K. V. ; LOPES, J. B. ; BARROS, R. F. M. . Socioeconomics and popular knowledge of rural communities in the region of Campo Maior, northeast of Brazil. In: VII International Congress of Ethnnbotany - I Iternational Congress of Rthnozoology, 2019, Recife. Annais do VII International Congress of Ethnnbotany - I Iternational Congress of Rthnozoology. Recife: UFPE, 2019.
-
VIEIRA, I. R. ; SANTOS, K. P. P. ; SANTOS, M. V. ; OLIVEIRA, J. S. ; Vieira, Fabio José ; BARROS, R. F. M. . Valores florestais percebidos por extrativistas sobre buritizais da região dos Lençóis Maranhense, Brasil. In: IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia; I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, 2017, Teresina. Anais do IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia; I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí. Teresina: UFPI, 2017. v. 1. p. 1-1.
-
VIEIRA, I. R. ; OLIVEIRA, J. S. ; SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Cosmovisão e etnoconservação nos buritizais do municipio de Tutóia, Estado do Maranhão, Brasil. In: Vi Internacional Symposium on Technological Innovation e Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, 2015, Aracaju. Anais do Vi Internacional Symposium on Technological Innovation e Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, 2015.
-
VIEIRA, F. J. ; FERREIRA JUNIOR, W. S. ; Santos, L.L. ; Albuquerque, Ulysses Paulino de ; BARROS, R. F. M. . Padrões de uso e consumo de fitocombustíveis em duas comunidades rurais no semiárido do nordeste do brasil. In: X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2014, Montes Claros. Anais do X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Montes Claros: Unimontes, 2014.
-
Santos, L.L. ; NASCIMENTO, A. L. B. ; VIEIRA, F. J. ; SILVA, V. A. ; Albuquerque, Ulysses Paulino de . Potencial utilitário, reconhecimento local e importância cultural de plantas invasoras em florestas secas do Nordeste do Brasil. In: X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2014, Montes Claros. Anais do X Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. Montes Claros: Unimontes, 2014.
-
VIEIRA, F. J. ; FERREIRA JUNIOR, W. S. ; Albuquerque, U. P. ; BARROS, R. F. M. . Especies empleadas como fitocombustible en un area de transicíon (Caatinga-Cerrado) en el Nordeste de Brasil. In: III Congreso Latinoamericano de Etnobiologia, 2012, La Paz. Anais do III Congreso Latinoamericano de Etnobiologia, 2012.
-
Lopes, C.G.R. ; Lopes, W.G.R. ; BARROS, R. F. M. ; VIEIRA, F. J. ; Vieira, G.A.R. . Espécies vegetais do projeto de Burle Marx para o jardim do Palácio de Karnak, Teresina, Piauí. In: 62 Concresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62 Concresso Nacional de Botânica. Fortaleza: UECE, 2011.
-
Oliveira, P.S. ; FONSECA FILHO, I. C. ; Felipe, E.G. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Levantamento florístico das Espécies ocorrentes na comunidade Tambaqui, Nazária, Piauí, Brasil. In: 62 Concresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. 62 Concresso Nacional de Botânica. Fortaleza: UECE, 2011.
-
FONSECA FILHO, I. C. ; Oliveira, P.S. ; Costa, J.Y.C. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, R. F. M. . Utilização dos recursos vegetais na comunidade rural Tambaqui, município de Nazária, Piauí, Brasil. In: Potencial de árvores e arbustos do semiárido para a produção de lenha e carvão vegetal no Nordeste do Brasil: uma análise a partir das preferências locais de consumo e atributos físicos da madeira, 2011, Fortaleza. Potencial de árvores e arbustos do semiárido para a produção de lenha e carvão vegetal no Nordeste do Brasil: uma análise a partir das preferências locais de consumo e atributos físicos da madeira. Fortaleza: UECE, 2011.
-
VIEIRA, F. J. ; Sousa Nascimento, Luciana Gomes de ; Almeida, C. M. A. D. ; Santos, L.L. ; Silva, F. S ; Alencar, N.L. ; ARAÚJO, T.A.S ; Albuquerque, U. P. . Uso de metodologias participativas na contrução de um catálogo de plantas medicinais em uma comunidade rural no nordeste do brasileiro. In: II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010, Recife. II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010.
-
VIEIRA, F. J. ; SANTOS, L. G. P. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; ARAÚJO, José Luis Lopes ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Produtos florestais madeireiros de uma área no semiárido Piauiense, Nordeste Brasileiro. In: II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010, Recife. II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010.
-
FERREIRA JUNIOR, W. S. ; Cruz, Margarita Paloma ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Substâncias alucinógenas são eficazez na cura de doênças?. In: II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010, Recife. II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010.
-
Santos, L.L. ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Tendências evolutivas em plantas úteis de zonas antropogênica em uma área de caatinga, Nordeste do Brasil. In: II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010, Recife. II Congresso Latino Americano de Etnobiologia VIII Simpósio Brasileiro de etnobiologia e etnoecologia III Encontro Pernambucano de etnobiologia e etnoecologia, 2010.
-
Silva, A. C. O. ; Sousa, L. G. ; VIEIRA, F. J. ; Almeida, C. M. A. D. ; Albuquerque, U. P. . Participative Methods in the Ethnobotanical Diagnosis. In: V International Congress of Ethnobotany, 2009, San Carlos de Bariloche. Anals of V International Congress of Ethnobotany, 2009.
-
VIEIRA, F. J. ; Silva, A. C. O. ; Sousa, L. G. ; Almeida, C. M. A. D. ; Albuquerque, U. P. . Predisposition to "Return" Actions in a Rural Community from the Northeast of Brazil. In: V International Congress of Ethnobotany, 2009, San Carlos de Bariloche. Anals of V International Congress of Ethnobotany, 2009.
-
Sousa, L. G. ; VIEIRA, F. J. ; Almeida, C. M. A. D. ; Albuquerque, U. P. . Confecção de um gibi como ferramenta de retorno de benefícios para crianças e jovens de uma comunidade rural do agreste pernambucano, Nordeste do Brasil. In: V Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, 2009, Campina Grande. Anais do V Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, 2009.
-
SANTOS, L. G. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Plantas medicinais do cerrado piauiense, Brasil: a diversidade da Fazenda Saquinho, município de Monsenhor Gil. In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008.
-
SOUSA, Gardene Maria de ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; SILVA, G. A. R. E. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, L. S. D. . Levantamento florístico da família Asteraceae no Parque Nacional Serra das Confusões, Piauí, Brasil. In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. anais do 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008.
-
Almeida, C. M. A. D. ; Sousa, L. G. ; Silva, A. C. O. ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Impactos provocados por atividades de pesquisa em uma comunidade rural no agreste pernambucano. In: VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008, Belém. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008.
-
SANTOS, L. G. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Espécies madeireiras do cerrado piauiense, meio norte do Brasil. In: VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008, Belém. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008.
-
SANTOS, L. G. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Espécies botânicas usadas como combustível em área de cerrado piauiense. In: VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008, Belém. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008.
-
SANTOS, L. G. P. ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Fruteiras nativas do cerrado piauiense: o caso do município de Monsenhor Gil. In: VII Seminário de Iniciação Científica e V Simpósio de Pós-Graduação da Uespi, 2008, Teresina. Anais do VII Seminário de Iniciação Científica e V Simpósio de Pós-Graduação da Uespi, 2008.
-
Almeida, C. M. A. D. ; Sousa, L. G. ; Silva, A. C. O. ; VIEIRA, F. J. ; Albuquerque, U. P. . Diagnóstico da realidade local visando subsidiar ações de retorno/extensão em uma comunidade rural no estado de Pernambuco. In: VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008, Belém. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008.
-
BARROS, Roseli Farias de Melo ; SOUSA, Gardene Maria de ; SILVA, G. A. R. E. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, L. S. D. ; SOARES, S. M. N. A . Plantas úteis do Parque Nacional Serra das Confusões, Piauí, Brasil. In: VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008, Belém. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2008.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Etnobotânica em quintais no quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. In: XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007, Crato. XXX Reunião Nordestina de Botânica, 2007.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Plantas forrageiras na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. In: 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do 58º Congresso Nacional de Botânica, 2007.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Utilização dos recursos vegetais, para fim madeireiro no quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, PI. In: II Simpósio Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste, 2006, Teresina. Anais do II Simpósio Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste, 2006.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Levantamento das etnoespécies visitadas por abelhas na comunidade quilombola dos macacos, São Miguel do Tapuio, PI. In: XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006, Mossoró. XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006.
-
VIEIRA, F. J. ; SOUSA, Maria Mousinha de ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Levantamento florístico da tribo Heliantheae Cass. (Asteraceae Dumort.), no município de Teresina - PI. In: XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006, Mossoró. XXIX Reunião Nordestina de Botânica, 2006.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Utilização dos Recursos Vegetais na Comunidade Negra Rural dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí, Brasil.. In: XI Seminário Integrador II, 2006, Ilhéus. XI Seminário Integrador II, 2006.
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Plantas medicinais utilizadas pela Comunidade negra rural dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. In: 57° Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado-RS. Anais do 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006.
-
SOUSA, Maria Mousinha de ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Levantamento Florístico Preliminar da Família Asteraceae Dumort. no Município de Teresina, Piauí. In: XXVIII Reunião Nordestina de Botânica, 2005, Teresina. Resumos da XXVIII Reunião Nordestina de Botânica, 2005.
-
VIEIRA, F. J. ; SOUSA, Cleane de Carvalho ; SILVA, Nilson Ferreira da ; ROCHA, José de Ribamar de Sousa . Ocorrência de Fungos Oomycotas na Cachoeira da Floresta Fóssil de Teresina.. In: XXVIII Reunião Nordestina de Botânica, 2005, Teresina. Resumos da XXVIII Reunião Nordestina de Botânica, 2005.
-
ARRAES, J. C. C. ; VIEIRA, L. L. S. ; VIEIRA, F. J. . Florística de uma área de vegetação nativa na região de Picos-PI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARRAES, J. C. C. ; VIEIRA, L. L. S. ; VIEIRA, F. J. . Espécies vegetais visitadas por abelhas no município de Picos-PI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Horta comunitária: uma alternativa para a qualidade de vida da população residente na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí, Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Plantas forrageiras na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Etnobotânica em quintais no quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; SOUSA, Maria Mousinha de ; BARROS, Roseli Farias de Melo . A Família Asteraceae Dumort. no municípo de Teresina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Plantas medicinais utilizadas pela comunidade negra rural dos Macacos, São Miguel do Tapuio, Piauí.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Levantamento das etnoespécies visitadas porabelhas na comunidade quilombola dos Macacos, São Miguel do Tapuio, PI.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; SOUSA, Maria Mousinha de ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Levantamento florístico da Tribo Heliantheae Cass. (Asteraceae Dumort.), no município de Teresina-PI.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; ARAÚJO, José Luis Lopes . Utilização dos recursos vegetais, para fim madeireiro no quilombo dos Macacos, São Miguel do Tapuio, PI.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA, Maria Mousinha de ; VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo . Levantamento florístico preliminar da família Asteraceae Dumort. no município de Teresina, Piauí.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIEIRA, F. J. ; SOUSA, Cleane de Carvalho ; SILVA, Nilson Ferreira da ; ROCHA, José de Ribamar de Sousa . Ocorrência de fungos Oomycotas na cachoeira da floresta fóssil de Teresina.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
VIEIRA, F. J. ; BARROS, Roseli Farias de Melo ; Albino, R. S. ; VERDE, L. W. L. ; NUNES, W. H. ; SAMOR, O. . Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da LT 500kV Clinas (TO) - Sobradinho (BA). 2005.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . Sequência didática Investigativa para o Ensino Médio: como evitar um desatre climático. 2024.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . Uma abordagem investigativa e integrada dos serviços ecossistêmicos de uma horta comunitária em Teresina/Piauí. 2024.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . Terra o planeta azul: conhecendo a biosferae seus habitantes. 2024.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . Blindagem ativa: construindo a imunidade. 2024.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . Faxineiros da Natureza: Estudando e investigando as intereções ecológicas com o exemplo dos urubus-de-cabeça-preta. 2024.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . O que temos na lagoa?. 2024.
FREIRE, S. M. ; VIEIRA, F. J. . Explorando a dengue e a saúde única em nosso entorno: uma percepção holítica. 2024.
VIEIRA, F. J. ; SANTOS, K. P. P. ; SANTOS, G. S. . Pré-defesa - A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOBOTÂNICA PARA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA ZONA URBANA DE TERESINA-PI.. 2023.
MACHADO, R. R. B. ; VIEIRA, F. J. ; MORAES, L. A. ; GODINHO, M. R. R. . Pré-defesa - SITE INTERATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO. 2023.
SOUZA, D. N. N. ; VIEIRA, F. J. ; CAMACHO, R. G. V. . Pré-defesa - JOGANDO COM A BOTÂNICA: METODOLOGIA ATIVA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO. 2023.
SANTOS, K. P. P. ; VIEIRA, F. J. ; FIGUEIREDO, L. S. . Pré-defesa - Tem um bicho na minha casa: uma percepção sobre insetos aplicada ao ensino investigativo de Biologia. 2023.
KORNDÖRFER, C. L. ; FIGUEIREDO, L. S. ; VIEIRA, F. J. . Pré-defesa - O ensino de Ecologia pela interface da Agroecologia e da Educação Ambiental Crítica. 2023.
VIEIRA, F. J. ; ARAGÃO, J. A. . Sequência didática: Tipos de ovos e modelos de clivagem.. 2023.
VIEIRA, F. J. ; ARAGÃO, J. A. . QUAL A ORIGEM DESTE TECIDO?. 2023.
VIEIRA, F. J. ; ARAGÃO, J. A. . Transformações ao longo da vida: um olhar sobre o desenvolvimento embrionário humano.. 2023.
VIEIRA, F. J. ; LIMA, F. L. . Uso excessivo de antibióticos e as superbactérias. 2023.
VIEIRA, F. J. ; LIMA, F. L. . Entendendo como construir um cladograma em aulas de filogenia.. 2023.
VIEIRA, F. J. ; LIMA, F. L. . Descomplicando a história evolutiva das Plantas.. 2023.
VIEIRA, F. J. ; LIMA, F. L. . Você conhece essa flor? - Atividade de classificação Botânica.. 2023.
VIEIRA, F. J. ; LIMA, F. L. . Explorando a dualidade dos fungos: ?aliados ou inimigos ?, uma abordagem investigativa na aprendizagem da micologia no ensino médio. 2023.
VIEIRA, F. J. ; ARAGÃO, J. A. . Todos os animais realizam a respiração da mesma forma?. 2023.
SALEH, E. O. L. ; VIEIRA, F. J. ; CAVALCANTI, M. I. L. G. . Pré-defesa - Biologia Interativa: uso de site como ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem de ecologia. 2022.
SANTOS, K. P. P. ; BARROS, R. F. M. ; VIEIRA, F. J. . Pré-defesa - Quintais urbanos: um espaço educativo não formal para prática da botânica e da sensibilização ambiental. 2022.
SOUZA, D. N. N. ; CAMACHO, R. G. V. ; SANTOS, P. C. ; VIEIRA, F. J. . Pré-defesa - Sequência didática para o ensino de morfologia vegetal. 2022.
VIEIRA, F. J. ; PARENTE, M. P. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Pré-defesa - Utilização do aplicativo WhatsApp como suporte pedagógico na disciplina de biologia. 2021.
SOUSA, R. C. ; VIEIRA, F. J. . Caminhos entrelaçados: teníase e a saúde única. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
SOUSA, R. C. ; VIEIRA, F. J. . Corpo Humano: Quem Conhece Cuida!. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
VIEIRA, F. J. ; COSTA, M. M. A. . Tem um fungo aí? abordagem investigativa de fungos no nosso cotidiano.. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
NASCIMENTO-NETO, J. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Conhecimentos tradicionais ecológicos: a importância da Etnoecologia na compreensão das interações entre organismos. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
NASCIMENTO-NETO, J. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . ETNOBOTÂNICA E CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA DE PLANTAS: DIÁLOGO DE SABERES ENTRE ESTUDANTES. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
NASCIMENTO-NETO, J. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Análise do potencial protéico de origem animal e vegetal nas refeições de educandos de uma escola pública de tempo integral na zona urbana do município de Teresina-PI. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
PINHO, F. G. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Citogenética: investigando aneuploidias cromossômicas associadas a distúrbios humanos em ambiente virtual. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
FERREIRA, T. C. ; VIEIRA, F. J. . A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO TRANSPORTE DE SUBSTÂNCIAS NO ORGANISMO. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).
PINHO, F. G. ; VIEIRA, F. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Processos evolutivos de especiação e ancestralidade comum: análise do ensino e discursos no ambiente virtual. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).
CANUTO, R. E. F. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE ECOLOGIA E A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).
FERREIRA, T. C. ; VIEIRA, F. J. . HOMEOSTASE DA TEMPERATURA INTERNA DO CORPO. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência didática).
PINHO, F. G. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Seres pluricelulares: desenvolvimento embrionário. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequênciadidática).
SOUSA, A. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; VIEIRA, F. J. . Jogo Citocarteado. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo).
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospeção e Conservação da Natureza, Descrição: Este Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) se forma em torno do primeiro levantamento exaustivo e sistematizado da flora e fauna medicinal nativa no Brasil. Apesar da grande riqueza de levantamentos etnofarmacológicos já realizados e do avanço no conhecimento sobre o uso de recursos naturais por comunidades locais, o nosso grupo de pesquisa vem noticiando a grande fragilidade de muitos dados coletados para os propósitos de bioprospecção, seja por um inadequado desenho na coleta de dados, seja por uma interpretação equivocada do papel das plantas e animais medicinais nos sistemas médicos de comunidades locais e indígenas que vivem no Brasil. A nossa atual base de dados sobre os usos locais da flora e fauna medicinal brasileira, apesar de relativamente grande, apresenta muitos vieses metodológicos que limitam o nosso poder interpretativo. No caso específico da caatinga, o esforço mais recente para uma compilação de sua flora medicinal foi realizado por nosso grupo em 2007 por meio de uma revisão sistemática dos trabalhos publicados até o momento. Assim, o INCT reúne as competências necessárias, altamente produtivas em seus respectivos campos de atuação, para levar a cabo um programa de investigação que leve não só a descoberta de novos produtos de interesse médico e farmacológico a partir da flora e fauna nativa, bem como ao seu uso sustentável. Além disso, o INCT uma proposta inovadora no Brasil: um estudo sistemático das tradições médicas de primatas não humanos. A literatura científica mundial documenta que muitos grupos de primatas não humanas utilizam os recursos naturais para automedicação. Neste projeto, complementaremos o cenário de bioprospecção incluindo esse componente. A forte vocação da equipe deste projeto para a formação de recursos humanos e retorno de informações para a sociedade, por meio de ações de retorno, dará maior visibilidade para o conhecimento científico que é produzido no Brasil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Ulysses Paulino de Albuquerque - Coordenador / Lucilene Lima Santos - Integrante / Gustavo Taboada Soldati - Integrante / Patricia Muniz de Medeiros - Integrante / Washington Soares Ferreira Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
Qualidade do solo e produtividade da cana-de-açúcar em áreas sob diferentes manejos da palhada, Descrição: Dentro desta visão de sustentabilidade e diante da importância dos estudos voltados para o aproveitamento da palhada de cana-de-açúcar na adoção de práticas que garantam a produção agrícola e a manutenção da qualidade do solo, este trabalho tem como objetivo definir um manejo sustentável da palhada de cana-de-açúcar para as condições do estado do Piauí, que melhore a qualidade do solo e promova um balanço de carbono favorável, aliando assim, aumento de produção e preservação ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Daniela Correia Grangeiro - Integrante / Francineuma Poinciano Arruda - Coordenador / Luiz Fernando Carvalho Leite - Integrante / José Evando Aguiar Beserra Jr - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Piauí - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2015
Uso e conhecimento de fitocombustível na região de Picos., Descrição: Este projeto visa identificar os fatores associados, à seleção de espécies botânicas utilizadas na fabricação de carvão vegetal e uso de lenha, bem como, analisar as propriedades físicas, como densidade, umidade e teor de cinza das referidas espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Coordenador / Odiney Brito de Sousa - Integrante / Rhuanne Santos Ferreira Bandeira - Integrante / Ronaldo Franco Rodrigues - Integrante / Edson Luis Leite de Souza - Integrante / Joelson da Costa Torres - Integrante.
-
2006 - 2007
PPBIO- Projeto de pesquisa em Biodiversidade do Semi-árido, Descrição: Projeto de pesquisa em biodiversidade do Semi-Árido, desenvolvido no Parque Nacional das Serra das Confusões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante., Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2007
Zoneamento Apibotânico do Estado do Piauí, Descrição: Levantamento da flora apicola no estado do Piauí. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Levantamento florístico-taxonômico e etnobotânico das Asteraceae da região norte do Piauí, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Maria Mousinha de Sousa - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
-
2006 - 2007
Projeto Base de dados consolidada das plantas e fungos do Nordeste do Brasil com enfoque na conservação (CNPq), Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fábio José Vieira - Integrante / Roseli Farias de Melo Barros - Coordenador / Gardene Maria de Sousa - Integrante / Luciana dos Santoa Dias Oliveira - Integrante.
Prêmios
2019
Prêmio Profa. Laíse de Holanda Cavalcanti de Andrade - II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, Universidade Federal do Piauí.
2010
2º lugar no Premio Bioremediation, Biodiversity and Bioavailability (BBB) no II Congresso latinoamericano de etnobiologia, Sociedade Brasileira de etnobiologia e etnoecologia.
2007
Terceiro lugar no II Encontro de Pós-Graduação da UFPI, Universidade Federal do Piauí.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Piauí, Departamento de Biologia - Picos. , Rodovia BR-316 - Km 299, Altamira, 64602000 - Picos, PI - Brasil, Telefone: (89) 34224757
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2023
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40
2018 - 2021
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2018
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2016
Universidade Estadual do PiauíVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2014
Universidade Estadual do PiauíVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2022
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal 60h, Estágio Supervisionado Obrigatório 200h, AACC 200h, Botânica e Zoologia Econômica 60h
-
03/2022
Direção e administração, Coordenação de Biologia - Picos-PI.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gráfica e Editora da UESPI.,Cargo ou função, Editor da área de Ciências Biológicas.
-
01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Gráfica e Editora da UESPI.,Cargo ou função, Conselho Editorial da EDUESPI - Editor Ciências Biológicas.
-
11/2021 - 03/2022
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I - 200h, Morfologia Vegetal - 60h
-
06/2021 - 09/2021
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal - 60h, Estágio Curricular Supervisionado II - 200h, Sistemática Vegetal 45h Agronomia
-
01/2021 - 04/2021
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia Vegetal - 60h, Estágio Curricular Supervisionado I - 200h
-
09/2019 - 02/2020
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia vegetal, Estágio curricular supervisionado obrigatório II 200h
-
09/2019 - 11/2019
Ensino, PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tema 3 - Tópico 4 - Diversidade e evolução das plantas, Tema 3 - Tópico 10 - Atividade de campo: de indivíduos a ecossistemas
-
04/2019 - 08/2019
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio curricular supervisionado obrigatório I, Morfologia Vegetal 60h, Estágio curricular supervisionado obrigatório II 200h
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal 60h, Estágio Curricular Supervisionado I 200h
-
09/2018 - 09/2018
Ensino, PROFBIO - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Biologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tema 3 - tópico 4- Diversidade e evolução das plantas
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado II, Morfologia Vegetal, Sistemática de Fanerógamas - Parfor
-
09/2017 - 01/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal, Estágio Supervisionado I, PPI IV
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II, Morfologia Vegetal
-
02/2015 - 03/2017
Direção e administração, Departamento de Biologia - Picos.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas.
-
10/2016 - 02/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal 60h, Morfologia Vegetal 60h
-
03/2016 - 09/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AACC (200h), Anatomia vegetal (60h), Estágio Curricular Supervisionado (180h), Fisiologia Vegetal (60h)
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia I 60h, Morfologia Vegetal 60h, PPI-IV 80h
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemática de Fanerogamas 90h, Anatomia Vegetal 60 h, Biologia das Criptógamas 90h, Fitomorfologia 60h (PARFOR)
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia das Criptógamas 90h, Biologia das Criptógamas 90h - PARFOR, Botânica e Zoologia Econômica 60h, Morfologia Vegetal 60h
-
08/2014 - 09/2014
Ensino, Gestão e Políticas Públicas no Semiárido, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal, Ecologia I, Fitofisiologia, Fitofisiologia (PARFOR)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica e Zoologia Econômica 60h, Ecologia Geral 60h (PARFOR), Fitomorfologia 60h, Sistemática de Fanerógamas 90h
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia das Criptógamas (90h), Ecologia I (60h), PPI - I (60h)
-
04/2013 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Biologia - Picos, Departamento de Biologia - Picos.,Atividade realizada, Revisor Ad hoc de projetos de pesquisa, área Biologia, submetidos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, vigência 2013-2014.
-
08/2012 - 02/2013
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica e Zoologia Econômica (60h), Fitofisiologia (60h), Sistemática de Fanerógamas (90h), Sistemática de Fanerógamas 60h (PARFOR)
-
05/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia das Criptógamas (90h), Fitomorfologia (60h), Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (60h)
2010 - 2014
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado
2004 - 2007
Universidade Federal do PiauíVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 0
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Estágios , Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Biologia.,Estágio realizado, Estágio à Docência - Disciplina Morfologia e Sistemática de Fanerógamas.
-
02/2004 - 08/2007
Estágios , Centro de Ciências da Natureza, Herbário Graziela Barroso.,Estágio realizado, Estágio Extra curricular-Técnicas e Manejo de Herbário.
-
03/2007 - 07/2007
Extensão universitária , Universidade Federal do Piauí.,Atividade de extensão realizada, Monitor da disciplina Morfologia e Siatemática Vegetal para Agronomia, sob a orientação da Profª Drª Roseli Farias de Melo Barros.
-
08/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Universidade Federal do Piauí.,Atividade de extensão realizada, Monitoria em Anatomia Vegetal para Agronomia, sob a orientação da Profª Drª Maria das Graças Medina Arrais. Carga Horária: 192hs.
2008 - 2009
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensionista Rural
Atividades
-
04/2008 - 03/2009
Extensão universitária , Laboratório de Etnobotânica Aplicada.,Atividade de extensão realizada, Extensão rural - Projeto:PLANTAS MEDICINAIS E PRÁTICAS MEDICAS POPULARES NA CAATINGA: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E CULTURAL.
2009 - 2009
Faculdade de Formação de Professores da Mata SulVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto
Atividades
-
03/2009 - 04/2009
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Vegetal, Botânica Sistemática Fanerogâmica, Botânica Sistemática Criptogâmicas, Morfologia e Anatomia Vegetal
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio José Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?