Naoel Hassan Feres

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), mestrado em Cirurgia, Nutrição e Metabolismo pela Faculdade de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá /MT (2007) e Título de especialista em terapia nutricional enteral e parenteral (SBNEP). Atualmente é docente da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, com experiência na área de Nutrição clínica hospitalar, terapia nutricional enteral e parenteral.

Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Pós-Graduação em Ciências da Saúde - área de concentração Cirurgia, Nutriç

2005 - 2007

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Efeito da recuperação nutricional com dieta a base de soja sobre a via de sinalização da insulina no fígado de ratos., Ano de Obtenção: 2007
Márcia Queiroz Latorraca.Palavras-chave: Fígado; Insulina; Via de sinalização; soja; Desnutriçao.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral

2003 - 2003

Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral

Especialização em Especialização em Nutrição clínica

1992 - 1993

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Caracterização e Fatores Determinantes da Obesidade em Clientela Atendida em Consultório Particular em Cuiabá-MT.
Orientador: Glória Valéria da Veiga

Graduação em Nutrição

1988 - 1991

Universidade Federal de Mato Grosso

Formação complementar

2020 - 2020

Capacitação nos Protocolos de manejo clínico do coronavírus (COVID-19).. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2020 - 2020

PRINCÍPIOS DE AUTORIA E EDIÇÃO DE CURSOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZ. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2020 - 2020

Oficina: Construção do PDE HUJM - 2021-2023. (Carga horária: 9h). , Hospital Universitário Julio Müller, HUJM, Brasil.

2010 - 2010

Avaliação, Alimentação e Terapia Nutricional de Po. (Carga horária: 40h). , Instituto Cristina Martins - Educação em Saúde, ICM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso Docência no Ensino Superior/eEtágio Probatór. (Carga horária: 40h). , Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2004 - 2004

Personal Diet. (Carga horária: 48h). , NTR Cursos, NTR CURSOS, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Formação de Consultores em APPCC. (Carga horária: 80h). , Centro de Tecnologia de Produtos Alimentares- SEBRAE e SENAI, SEBRAE - SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Árabe

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição clínica.

Organização de eventos

FERES, N. H. . Semana Da Nutrição. 2003. (Outro).

Participação em eventos

Atualização: Portifólio de dietas enterais para prescrições mais. 2025. (Outra).

Webinar "Nutrição Enteral e Hidratação: Estratégias para adequação e manejo das complicações". 2024. (Outra).

XIV SEMANA DA NUTRIÇÃO. VI encontro do Programa de Pós-graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo. IV Simpósio Mato-Grossense e de Alimentos e Nutrição.Colaboradora/Monitora da oficina: "Dieta cardioprotetora na prática Clínica do nutricionista. 2024. (Seminário).

XIV Semana da Nutrição. VI Encontro do Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo. IV Simpósio Mato-Grossense e de Alimentos e Nutrição.. 2024. (Simpósio).

Fórum dos Bacharelados, edição 2021.Práticas de Estágio Curricular na Pandemia. 2021. (Outra).

Atividade de educação permanente em saúde, a distância, por meio do Plantão coronavírus: Nutrição Cardioprotetora,. 2020. (Outra).

Altas Horas na UTI. 2018. (Simpósio).

V Simpósio de Nutrição Clínica. 2018. (Seminário).

Curso de extensão Integração do Ensino de Nutrição às Práticas do serviço. 2017. (Outra).

II Simpósio Mato-Grossense de Alimentação e Nutrição (II SIMAN). 2017. (Simpósio).

Treinamento Operacional do equipamento Bomba de Infusão TE 135-- TERUMO. 2017. (Outra).

VIII Moxtra de Extensão da UFMT.Avaliação do estado nutricional e dos risco cardiovascular segundo diferentes indicadores antropométricos. 2017. (Outra).

X Semana de Nutrição- Nutrição e Saúde da Prescrição ao Empreendimento. 2016. (Encontro).

Eferito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de de risco na prevenção secundária para doenças cardiovasculares.: Um ensaio clínico randomizado.. 2015. (Encontro).

III Encontro de Pesquisadores DICA Br.Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: Um Ensaio Clínico Randomizado. 2015. (Encontro).

I Simpósio Mato-Grossense de Alimentação e Nutrição (II SIMAN). 2015. (Simpósio).

Minicurso: Alimentos Funcionais: Compostos Bioativos e Mecanismos de Ação no evento? I Simpósio Mato-Grossense de de Alimentação e Nutrição (I SIMAN) e XI Semana de Nutrição (XI SENUTRI). 2015. (Simpósio).

Minicurso: Recursos Ergogênicos e Nutrição Esportiva no evento: I Simpósio Mato-Grossense de Alimentação e Nutrição (I SIM e XI Semana de Nutrição (XI SENUTRI)N). 2015. (Outra).

Nutrição e Saúde: A Educação Alimentar e Nutricional como Estratégia para Mudança de Atitude. 2014. (Outra).

Curso de Capacitação para Coleta de Dados do Grupo Intervenção. 2013. (Outra).

Mini Curso V - Construção e Gerenciamento de Banco de Dados Epidemiológicos na VIII Semana de Nutrição. Avanços em Nutrição: da Dietética à Nutrigenômica. 2013. (Outra).

17º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes. Perfil de risco cardiovascular de servidores públicos Federais com diabetes Mellitus tipo 2 ou intolerância à glicose.. 2012. (Congresso).

17º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes. Consumo alimentar, obesidade abdominal e risco cardiovascular de servidores assistidos pelo programa Cárdio- UFMT.. 2012. (Congresso).

VIII SEMANA DE NUTRIÇÃO. AVANÇOS EM NUTRIÇÃO: DA DIETÉTICA A NUTRIGENÔMICA.AVANÇOS EM TERAPIA NUTRICIONAL PARA O DOENTE CIRÚRGICO. 2012. (Encontro).

VIII SEMANA DE NUTRIÇÃO - AVANÇOS EM NUTRIÇÃO: DA DIETÉTICA À NUTRIGENÔMICA.Perfil lipídico e hábitos alimentares de servidores com hipertensão arterial sistêmica atendidos no programa cárdio-UFMT. 2012. (Encontro).

VIII SEMANA DE NUTRIÇÃO - AVANÇOS EM NUTRIÇÃO: DA DIETÉTICA À NUTRIGENÔMICA.Perfil nutricional e consumo alimentar de servidores atendidos no programa cárdio-UFMT.. 2012. (Encontro).

3ª semana de Nutrição - Nutrição apra Qualidade de vida. VII encontro de Estudantes de Nutrição de Mato Grosso. 2011. (Encontro).

II Semana Acadêmica da UFMT. 2011. (Outra).

PAC - Programa de Aula por Ciclo. 2011. (Outra).

ACERTO 2010- Aceleração da recuperação total do pós-operatório. 2010. (Encontro).

III SEREX-CO - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste.Saúde Cardiovascular do Servidor da UFMT: Atendimento e Educação Nutricional. 2010. (Encontro).

III SEREX-CO - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste. 2010. (Encontro).

Mesa redonda com o Tema: "Ètica e exercício profissional", atividade programada pela disciplica Ética e Exercício Profissional", para o curso de graduação em Nutrição Clínica da UFMT.Mesa "Ètica e exercício profissional", atividade programada pela disciplica Ética e Exercício Profissional",. 2010. (Outra).

"1º Simpósio de Cirurgia Ribeirão Preto-Cuiabá- Aula Mágna: Fístulas Digestivas". 2009. (Outra).

Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM.Apresentação do Projeto de pesquisa ? Gestante Diabética internada na clínica GO do HUJM. 2009. (Outra).

Comemoração do Dia do Servidor da UFMT. 2009. (Outra).

Cursos DNN - Imersão em Terapia Nutricional Especializada. 2009. (Outra).

Imersão em Terapia Nutricional Especializada.Seleção de dietas na prática clínica. 2009. (Encontro).

V Encontro de Atualização de Nutrição Clínica ? Nestlé.Como eu prescrevo terapia nutricional no paciente crítico. 2009. (Encontro).

V encontro de nutrição clínica.?Como eu prescrevo terapia nutricional no paciente crítico?. 2009. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, I Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar. 2009. (Congresso).

XVIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica, I Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar. Pré-congresso: CNP-Pediatria. 2009. (Congresso).

4º Encontro de Atualização em Nutrição Clínica.Como prescrever Terapia Nutricional Parenteral. 2008. (Encontro).

II Simpósio Liga Acadêmica de Educação em Saúde - LAES - DIABETES.Diabetes infantil. 2008. (Simpósio).

15th European Congress on Obesity. 2007. (Congresso).

Curso de Nutrição Clínica - AVANT PREMIER. 2007. (Outra).

I Congresso IMIP de Saúde Integral e IV Congresso de Saúde da Mulher e da Criança. 2007. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada - CBNI - GANEPÃO 2007, XXX curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral e IX Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. 2007. (Congresso).

II Encontro sobre mecanismos celulares e moleculares envolvidos na secreção e ação da insulina e no controle metabólico: Síndrome Metabólica. 2007. (Encontro).

II Encontro sobre mecanismos celulares e moleculares envolvidos na secreção e ação da insulina e no controle metabólico: Síndrome Metabólica.Dieta a base de soja altera a via de sinalização da insulina no fígado. 2007. (Encontro).

Séries Nestlé Nutrition 2007- A Revolução Nutricional do Paciente Grave e Potencialmente Grave. 2007. (Outra).

VII Congresso Paulista de Diabetes e Metabolismo. 2006. (Congresso).

X Congresso de Cirurgia do Centro-Oeste. Avanços em Nutrição. 2006. (Congresso).

I Encontro sobre Mecanismos Celulares e Moleculares. 2005. (Encontro).

Novas Perspectivas da Terapia Nutricional No Câncer.Novas Perspectivas da Terapia Nutricional No Câncer. 2005. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Obesidade. VI Congresso Latino-americano de Obesidade. Obesidade e Síndrome Metabólica. XI Congresso Brasileiro de Obesidade. VI Congresso Latino-Americano de Obesidade. Obesidade e Síndrome Metabólica. 2005. (Congresso).

Curso de Formação de Personal Diet.Curso de Formação de Personal Diet. 2004. (Outra).

Curso Pré-Congresso "Paciente grave: nutrindo sem causar danos".Curso Pré-Congresso "Paciente grave: nutrindo sem causar danos". 2004. (Outra).

I Congresso Paulista de Nutrição Humana, II Congresso Paulista de Nutrição Clínica, I Fórum de Ética, Bioética e Educação em Nutrologia. 2004. (Congresso).

Nutrição Clínica; I Fórum de Ética e Educação em Nutrologia. I Congresso Paulista de Nutrição Humana, II Congresso Paulista de Nutrição Clínica; I Fórum de Ética e Educação em Nutrologia. 2004. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes. 2004. (Congresso).

15º Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 15º Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 2003. (Congresso).

Atualização em Terapia Nutricional Especializada.Atualização em Terapia Nutricional Especializada. 2003. (Outra).

Palestra " Suplementação Nutricional em Ambiente Hospitalar".Palestra " Suplementação Nutricional em Ambiente Hospitalar". 2003. (Outra).

Semana da Nutrição.Semana da Nutrição. 2003. (Encontro).

VII Simpósio " Tratamento do Paciente Crítico".VII Simpósio " Tratamento do Paciente Crítico". 2003. (Seminário).

VII Simpósio do Paciente Crítico - "Visita ao Hospital Sírio- Libanês - Serviço de Nutrição..VII Simpósio do Paciente Crítico - "Visita ao Hospital Sírio- Libanês - Serviço de Nutrição.. 2003. (Outra).

I Congresso Paulista de Nutrição Clínica, II Curso internacional IMEN e II Simpósio de Nutriterapia em Cardiologia. I Congresso Paulista de Nutrição Clínica, II Curso internacional IMEN e II Simpósio de Nutriterapia em Cardiologia. 2002. (Congresso).

XXV Curso de Nutrição Parenteral e Enteral, 18º Simpósio Internacional, IX Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, e Seminário da Fome no Brasil..XXV Curso de Nutrição Parenteral e Enteral, 18º Simpósio Internacional, IX Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, e Seminário da Fome no Brasil.. 2002. (Simpósio).

Curso de Gestão pela Qualidade.Curso de Gestão pela Qualidade. 2001. (Outra).

III World Congress of Pediatric Nutrition. III World Congress of Pediatric Nutrition. 2001. (Congresso).

Simpósio Internacional de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Enfermagem em UTI e Centro cirúrgico, Fisioterapia e Nutrição.Simpósio Internacional de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Enfermagem em UTI e Centro cirúrgico, Fisioterapia e Nutrição. 2001. (Simpósio).

XVI Congresso Braisleiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VIII Congresso Latino Americano de Nutrição Parenteral e Enteral e II Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. XVI Congresso Braisleiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VIII Congresso Latino Americano de Nutrição Parenteral e Enteral e II Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. 2001. (Congresso).

Curso de Formação de consultores em APPCC ( Análise de Perrigos e Pontos Críticos de controle).Curso de Formação de consultores em APPCC ( Análise de Perrigos e Pontos Críticos de controle). 2000. (Outra).

XXI Congresso da sociedade de CArdiologia do Estado de São Paulo. Atualização em "Estratégias de Prevenção de doenças Cardiovasculares". 2000. (Congresso).

XXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - VII Simpósio de Nutrição. XXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - VII Simpósio de Nutrição. 2000. (Congresso).

2º Congresso Nacional de Pediatria Região Centro-Oeste/1º Congresso Matogrossense de Pediatria e 1] Fórum regional de educação em Saúde. Pré-Congresso: Nutrição enteral. 1999. (Congresso).

Curso de Atualização em "Diabetes Mellitus: aspectos fisiopatológicos, tratamento clínico e nutricional"..Curso de Atualização em "Diabetes Mellitus". 1999. (Outra).

Curso de Atualização em Terapia Nutricional.Curso de Atualização em Terapia Nutricional. 1999. (Outra).

Curso de Pré-Congresso do 2º Congresso Nacional de Pediatria da Região Centro-Oeste / 1º Congresso de Pediatria e 1º Fórum Regional de Educação em Saúde. 2º Congresso Nacional de Pediatria da Região Centro-Oeste / 1º Congresso de Pediatria e 1º Fórum Regional de Educação em Saúde. 1999. (Congresso).

Curso de Treinamento em Higiene Pessoal e Higienização em Cozinhas.Curso de Treinamento em Higiene Pessoal e Higienização em Cozinhas. 1999. (Outra).

I Simpósio Internacional de Nutrição e Qualidade de Vida.I Simpósio Internacional de Nutrição e Qualidade de Vida. 1999. (Simpósio).

Prática do Nutricionista na Busca da Certificação ISO9000 e Controle de Processos na Produção de Alimentos.Prática do Nutricionista na Busca da Certificação ISO9000 e Controle de Processos na Produção de Alimentos. 1999. (Outra).

Curso de "Nutrição e exercício Físico nas Cardiopatias".Curso de "Nutrição e exercício Físico nas Cardiopatias". 1998. (Outra).

Curso de Administração de compras e Almoxarifado.Curso de Administração de compras e Almoxarifado. 1998. (Outra).

Curso de Atualização em Terapia Nutricional.Curso de Atualização em Terapia Nutricional. 1998. (Outra).

I Congresso - Tendências e Novidades NRA Show"98". I Congresso - Tendências e Novidades NRA Show"98". 1998. (Congresso).

IX Congresso Internacional de Medicina Ortomolecular e Radicais Livres.Curso de Pré-Congreso de Medicina Ortomolecular e Radicais Livres. 1998. (Outra).

Jornada de Densitometria Óssea.Jornada de Densitometria Óssea. 1998. (Outra).

1º Encontro de Ética em Nutrição.1º Encontro de Ética em Nutrição. 1997. (Encontro).

Curso de Obesidade.Curso de Obesidade. 1997. (Outra).

I Curso de Atualização em Terapia Nutricional - Módulo II.I Curso de Atualização em Terapia Nutricional - Módulo II. 1997. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e enteral. Curso de Obesidade. 1997. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. XII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 1997. (Congresso).

Curso de Biodisponibilidade dos Nutrientes.Curso de Biodisponibilidade dos Nutrientes. 1995. (Outra).

Curso de Organização do sistema de Alimentação e Nutrição.Curso de Organização do sistema de Alimentação e Nutrição. 1995. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. XI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 1995. (Congresso).

Seminário de Nutrição.Seminário de Nutrição. 1994. (Seminário).

Simpósio de Radicais Livres em Medicina.Simpósio de Radicais Livres em Medicina. 1993. (Simpósio).

Curso de Planejamentoe Controle de Qualidade de Produção de Refeições Coletivas.Curso de Planejamentoe Controle de Qualidade de Produção de Refeições Coletivas. 1992. (Outra).

I Simpósio de Nutrição enteral e Parenteral.I Simpósio de Nutrição enteral e Parenteral. 1990. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Karolaine Dianez da Silva

LIMA, S. R.;FERES, N. H.; CARVALHO, L. N. B.. Rastreio do risco de sarcopenia em adultos e idosos internados em um hospital universitário. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência multiprofissional) - Hospital Universitário Julio Müller.

Aluno: Thaisa Araujo Valadão

DOCK, DB;FERES, N. H.; ARAUJO, V. M. T.. "Diga não à desnutrição: Ações voltadas ao diagnóstico e conduta nutricional de pacientes cirúrgicos internados em um Hospital Universitário". 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência multiprofissional) - Hospital Universitário Julio Müller.

Aluno: Thayse Emanuelli Godoy Behne

FERES, N. H.; REIS, S. R. L.. Estado nutricional e mortalidade de pacientes críticos com nutrição parenteral em um hospital de Cuiabá-MT. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Franciele Oliveira Andreo

FERES, N. H.; REIS, SILVIA R.L.. Estado Nutricional e mortalidade de pacientes idosos internados em uma unidade de terapia intensiva. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ludmila Valeriano Silva

FERES, N. H.. Intervenção em Grupo: Uma Proposta para Tratamento da Obesidade no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição clínica) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Kátia da Conceição Costa

FERES, N. H.. Estado Nutricional e Estilo de Vida de Clientes do Restaurante Popular do Município de Cuiabá/MT.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição clínica) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Pedro Antonio de Oliveira Junior

FERES, N. H.. Impacto do Extrato Sexo de Cúrcuma Longa no Tratamento da Obesidade e suas Comorbidades. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Vanderléia Figueiredo Jimenes

FERES, N. H.. Perfil Clínico e nutricional de pacientes submetidos a cirurgia buco-maxilo-facial, internados no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - MT.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Faculdade de Nutrição -UFMT.

Aluno: Juliana Reis Cunha

SILVA, M. A.;FERES, N. H.; REIS, S. R. L.. Comportamentos de riscos para ocorrência de câncer em homens: dados da Pesquisa Nacional de Saúde, Brasil 2019. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Isabella Flávia Almeida Nunes

REIS, S. R. L.;FERES, N. H.; ZANELLA, P. B.. Índice de adiposidade visceral e o risco cardiovascular em indivíduos adultos: Estudo de corte transversal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Daniel Figueiredo Leite Duarte

LIMA, S. R.;FERES, N. H.; VOLP, A. C. P.. Relação entre os níveis pressóricos e o consumo de sódio em indivíduos adultos: Estudo de Corte transversal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: KARYNA ANGELA DE OLIVEIRA PRADO

REIS, S. R. L.;FERES, N. H.; VOLP, A. C. P.. Prevalência de resistência insulínica segundo o índice triglicerídeos/glicemia e fatores associados em indivíduos adultos: Estudo de corte transversal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Natália Carolina C Moraes e Sabrina Vitória M

REIS, S. R. L.; DOCK, DB;FERES, N. H.. G. de Arruda.Adequação da dieta e estado nutricional de pacientes internados em um hospital público em Cuiabá- MT.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Jéssica Caroline Rodrigues Correa

MENEGAZ, A.;FERES, N. H.; NOGUEIRA, P. S.. Dieta Hospitalar de Consistência Branda : uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gabriela Elisa R da Silvia e Marinalva Prudente C

DURANTE, G. D.;FERES, N. H.; HEREDIA, A. S. M.. S.Veras.Associação da Escala de Bristol e sintomas gastrointestinais em mulheres candidatas à cirurgia bariátrica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marcelle Lima Assunção

FERES, N. H.; LIMA, S. R.. Estado nutricional e mortalidade de pacientes críticos que reinternam em uma unidade de terapia intensiva (UTI). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Deborah Milani Pavão

FERES, N. H.. Adequação do suporte nutricional enteral oferecido aos pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva - Cuiabá/MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Thaís Seidl Spechotto

FERES, N. H.. Relação do estado nutricional de piérperas adolescentes e adultas com o peso e a prematuridade de recém-nascidos de um hospital público de Cuiabá/MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso.

VELOSO, T. C. M. A.; PERDOMO, L. G.; SILVA, R. R.;FERES, N. H.; VOLP, A. C. P.;ARANTES, V. C.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

REIS, S. R. L.;FERES, N. H.; SANTOS, E. B.. Comissão de Avaliação para Teste de Seleção para Contratação de Professor Substituto na Área de Nutrição Clínica. 2025. Faculdade de Nutrição -UFMT.

REIS, S. R. L.;FERES, N. H.; ZANELLA, P. B.; BERING, T.; DURANTE, G. D.; DOCK, DB. Comissão de avaliação para teste de selação pra contratação de professor substituto na área de Nutrição clínica. 2024. Faculdade de Nutrição -UFMT.

FERES, N. H.; DOCK, DB; DURANTE, G. D.; PERES, A. P.; CHEIM, LOANDA M.G.; BERING, T.. Comissão de avaliação para teste de seleção para contratação de professor substituto na área de nutrição clínica. 2021. Faculdade de Nutrição -UFMT.

FERES, N. H.. Avaliadora de trabalhosdo III Simpósio Mato-Grossense de Alimentos e Nutrição e XIII Semana da Nutrição: sustentabilidade e saúde. 2020. Universidade Federal de Mato Grosso.

PEREIRA, S. F.; FERREIRA, M. G.; DOCK, DB; SILVA, N.F.;FERES, N. H.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso.

VELOSO, R. V.SOUZA, L. M. I.FERES, N. H.LATORRACA, M. Q; OLIVEIRA, T. R. K.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

FERREIRA, M. G.;VELOSO, R. V.LATORRACA, M. Q; OLIVEIRA, T. R. K.;FERES, N. H.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

VELOSO, R. V.SOUZA, L. M. I.FERES, N. H.LATORRACA, M. Q; OLIVEIRA, T. R. K.. Comissão de Avaliação do Estágio Probatório. 2016. Universidade Federal de Mato Grosso.

BEZERRA, A. C. D.; BERTIN, C. H. P.; DOCK, DB; YOSHIARA, L. Y.; LIMA, M. A. L.;FERES, N. H.. Comissão de Elaboração de Minuta de Termo de Cooperação Técnica entre a Faculdade de Nutrição e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. 2013. Universidade Federal de Mato Grosso.

Orientou

Laurides Duarte dos Santos

PERFIL NUTRICIONAL E CLÍNICO DE SERVIDORES DIABÉTICOS DE UMA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA EM CUIABÁ, MT; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Maiara de Souza

Incidência de Complicações de Terapia Nutricional Enteral em Pacientes Internados na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Publico de Cuiabá; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Faculdade de Nutrição -UFMT; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Stefany Vonpraun

Terapia Nutricional Enteral em Unidade de Terapia Intensiva: infusão vs; necessidade; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição clínica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Bruna Yumi

Perfil nutricional dos pacientes internados na clínica médica e cirúrgica do HUJM, em Cuiabá, MT; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição clínica) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Vanderléia Figueiredo Jimenes

Perfil Clínico e nutricional de pacientes submetidos a cirurgia buco-maxilo-facial, internados no hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá-MT; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Nutrição Clínica) - Faculdade de Nutrição -UFMT; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Mylena Carla de Figueiredo Gomes Oliveira

ESTIMATIVA DO RISCO CARDIOVASCULAR SEGUNDO O ESCORE DE RISCO GLOBAL (ERG) EM INDIVÍDUOS DIABÉTICOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Amanda Araujo Carvalho e Flavia Oliveira Dias

COMPORTAMENTO ALIMENTAR E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR CONSEQUENTES AO ISOLAMENTO SOCIAL E SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS, EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV-2 EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Monique Vanessa de A

Proença e Marcus Vinícios S; B; Neves; Condição nutricional e presença de fatores de risco cardiovascular em um grupo de mulheres atuantes na área da saúde de um hospital universitário em Cuiabá, MT; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Stephanie de Aquino Silva e RAriza Alves dos Santos

Perfil nutricional e presença de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em servidores da saúde de um hospital universitário em Cuiabá-MT; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Wanderson Hugo Drescher

Fator inflamatório da dieta e sua associação com a síndrome metabólica em servidores públicos de uma universidade em Cuiabá- Mt; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Claudia Simões

Risco cardiovascular em indivíduos com e sem síndrome metabólica segundo o escore de Risco Global; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Emilly Della Pasqua Espindola

Associação entre o consumo alimentar de nutrientes antioxidantes e risco de doenças cardiovasculares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Naoel Hassan Feres

NA de linfócitos de indivíduos com risco cardiovascular com e sem excesso de pes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Ludimila Mendonça F

Cardoso; Perfil nutricional e complicações gestacionais e perinatais em puérperas e neonatos internados em um hospital universitário de Cuiabá-MT; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Ana Luísa Costa da Silva Freitas

Avaliação do estado nutricional de pacientes oncológicos pré-cirúrgicos internados no hospital de Câncer de Mato Grosso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Lactícia Campos Costa

Perfil de cálcio iônico de consumidores de leite de vaca e derivados atendidos no ambulatório de nutrição do Hospital Universitário Júlio Müller- Cuiabá-MT; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Maria clara Ferreira Paula da Silva

?Perfil nutricional e metabólico da dieta individualizada em pacientes com diabetes melittus gestacional internadas na clínica de ginecologia e obstetrícia do HUJM-MT?; ; 2010; Iniciação Científica - Faculdade de Nutrição -UFMT; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Flávia Hosaki Silvino

?Perfil nutricional e metabólico da dieta individualizada em pacientes com diabetes melittus gestacional internadas na clínica de ginecologia e obstetrícia do HUJM-MT?; ; 2010; Iniciação Científica - Faculdade de Nutrição -UFMT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Luisa Oliveira Provin

Orientação na Residência Multiprofissional em saúde do adulto e do idoso; 2023; Orientação de outra natureza - Hospital Universitário Julio Müller; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Wanderson Hugo Drescher

Orientação na Residência Multiprofissional em saúde do adulto e do idoso; 2023; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Hospital Universitário Julio Müller; Orientador: Naoel Hassan Feres;

JULIANA LARA ALMEIDA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Carla Gabriela de Oliveira Campos

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Maria Eduarda Benício de Souza

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

CAROLINE CARDOSO FERREIRA FARIA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

MARINALVA PRUDENTE CAMPOS SOUZA VERAS

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

MARINALVA PRUDENTE CAMPOS SOUZA VERAS

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

CAROLINE MARQUES DE MORAES

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Monique Vanessa de Azevedo Proença

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL COM ESTANDARDIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS DIETAS HOSPITALARES PROGRESSIVAS; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

MARCUS VINICIUS SOARES BARBOSA DAS NEVES

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL COM ESTANDARDIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS DIETAS HOSPITALARES PROGRESSIVAS; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Maria Eduarda Benício de Souza

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

CAROLINE CARDOSO FERREIRA FARIA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Monique Vanessa de Azevedo Proença

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

MARINALVA PRUDENTE CAMPOS SOUZA VERAS

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

CAROLINE MARQUES DE MORAES

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Carla Gabriela de Oliveira Campos

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

JULIANA LARA ALMEIDA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2020; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

NATALIA CRISTINA NUNES RONDON

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Maria Eduarda Benício de Souza

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

CAROLINE CARDOSO FERREIRA FARIA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Monique Vanessa de Azevedo Proença

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS - CÁRDIO-UFMT; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

MARCUS VINICIUS SOARES BARBOSA DAS NEVES

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL COM ESTANDARDIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS DIETAS HOSPITALARES PROGRESSIVAS; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Monique Vanessa de Azevedo Proença

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL COM ESTANDARDIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS DIETAS HOSPITALARES PROGRESSIVAS; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Jane Almeida

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Kelly Cristina Formighieri

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Wanderson Hugo Drescher

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

LETICIA DA SILVA KHOURI

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

OLIVIA MARIA CANANDA RIBEIRO

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

THAISE YANKA PORTES ARRUDA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Emilly Della Pasqua Espindola

ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES ATIVOS DA UFMT PARTICIPANTES DO CÁRDIO-UFMT; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Alessandra Fernanda de Campos Araujo

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Arieli Quézia Marques Amorim

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Ana Luisa Costa da S

Freitas; Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Pâmela M

Marcoccia; Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Katarine Barbosa Cardoso

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade de Nutrição -UFMT, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Tatyane Silva de Brito

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Fernanda Castelo Branco

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Samanta Soares Maciel

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Iara dos Anjos Vaez Meira

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Tatyane Silva de Brito

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Amanda Coelho Ribeiro

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Katarine Cardhen

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Samanta Soares Maciel

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

STELLA RÚBIA

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

HELYMARA FRANCISCA DIAS LEITE

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Wesley Santana Corrêa de Arruda

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Amanda Coelho Ribeiro

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Iara dos Anjos Vaez Meira

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Carolina Pedrosa Franco

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Amanda Coelho Ribeiro

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Iara dos Anjos Vaez Meira

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Samanta Soares Maciel

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Thaís Fernanda Damiani

?Programa Saúde Cardiovascular do Servidor: Atendimento e Educação Nutricional; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Lídia Silva Chaves

?Programa Saúde Cardiovascular do Servidor: Atendimento e Educação Nutricional; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Cíntia Aléssio

?Programa Saúde Cardiovascular do Servidor: Atendimento e Educação Nutricional; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Camila Andreato

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2011; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Gizelle Andrêa Lima Mota

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Kátia da Conceição Costa

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Mato Grosso, Pró-Reitoria de Cultura , Extensão e Vivência; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Stefany Von Braum

Atendimento Ambulatorial e Educação nutricional dos Servidores Participantes do Programa Cárdio-UFMT; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Nutrição /UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Marcos Ajuri Schwade, Ana Laura de Almeida e Kátia da Costa

; ?Programa Saúde Cardiovascular do Servidor: Atendimento e Educação Nutricional; ; 2009; Orientação de outra natureza - Faculdade de Nutrição -UFMT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Naoel Hassan Feres;

Produções bibliográficas

  • MARCADENTI, ALINE ; MACHADO, RACHEL H. VIEIRA ; SANTOS, RENATO HIDEO NAKAGAWA ; KASAI, CAIO CESAR DOS SANTOS ; KOVACS, CRISTIANE ; BELLO, ANNIE ; DE MATOS, CRISTINA H. ; BERTACCO, RENATA TORRES ABIB ; SOUZA, GABRIELA C. ; SCHIRMANN, GABRIELA DA S. ; NAGANO, FRANCISCA EUGENIA ZAINA ; POLONI, SORAIA ; KIK, RAQUEL MILANI EL ; FERES, NAOEL HASSAN ; RODRIGUES, ISA G. ; SOUSA, ANTÔNIO CARLOS SOBRAL ; PINHEIRO, JOSILENE M. F. ; VASCONCELOS, SANDRA MARY LIMA ; CARLOS, DANIELE MARIA DE OLIVEIRA ; SOUZA, VIVIANE SAHADE ; et.al . Adequação do Consumo de Ácidos Graxos entre Pacientes em Prevenção Cardiovascular Secundária. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (eletronic) , v. 121, p. 121(3): e202304, 2024.

  • BRITO, LUCIANA ; SAHADE, VIVIANE ; WEBER, BERNARDETE ; BERSCH'FERREIRA, ÂNGELA CRISTINE ; MARCADENTI, ALINE ; TORREGLOSA, CAMILA ; KOVACS, CRISTIANE ; MOREIRA, ANNIE SEIXAS BELLO ; TORRES, ROSILEIDE DE SOUZA ; MARINHO, HELYDE ; MATOS, CRISTINA ; ABIB, RENATA ; SOUZA, GABRIELA CORREA ; SHIRMANN, GABRIELA DA SILVA ; NAGANO, FRANCISCA EUGENIA ZAINA ; RAMOS, MARIA ESTELA MONSERRAT ; POLONI, SORAIA ; EL KIK, RAQUEL MILANI ; FERES, NAUALE HASSAN ; DUTRA, ELIANE SAID ; et.al . Factors associated with diet quality among Brazilian individuals with cardiovascular diseases. JOURNAL OF HUMAN NUTRITION AND DIETETICS , v. 36, p. 1713-1726, 2023.

  • WEBER, BERNARDETE ; BERSCH-FERREIRA, ÂNGELA C. ; TORREGLOSA, CAMILA R. ; MARCADENTI, ALINE ; LARA, ENILDA S. ; DA SILVA, JACQUELINE T. ; COSTA, ROSANA P. ; SANTOS, RENATO H.N. ; BERWANGER, OTAVIO ; BOSQUETTI, ROSA ; PAGANO, RAIRA ; MOTA, LUIS G.S. ; DE OLIVEIRA, JULIANA D. ; SOARES, RAFAEL M. ; GALANTE, ANDREA P. ; DA SILVA, SUZANA A. ; ZAMPIERI, FERNANDO G. ; KOVACS, CRISTIANE ; AMPARO, FERNANDA C. ; FERES, N. H. ; et.al . Implementation of a Brazilian Cardioprotective Nutritional (BALANCE) Program for improvement on quality of diet and secondary prevention of cardiovascular events: A randomized, multicenter trial. AMERICAN HEART JOURNAL , v. 215, p. 187-197, 2019.

  • WEBER, BERNARDETE ; BERSCH-FERREIRA, ÂNGELA C. ; TORREGLOSA, CAMILA R. ; ROSS-FERNANDES, MARIA B. ; DA SILVA, JACQUELINE T. ; GALANTE, ANDREA P. ; DE SOUSA LARA, ENILDA ; COSTA, ROSANA P. ; SOARES, RAFAEL M. ; CAVALCANTI, ALEXANDRE B. ; MORIGUCHI, EMILIO H. ; BRUSCATO, NEIDE M. ; KESTIES, JOSIELE ; VIVIAN, LILIAN ; SCHUMACHER, MARINA ; DE CARLI, WALDEMAR ; BACKES, LUCIANO M. ; REOLÃO, BRUNA R. ; RODRIGUES, MILENA P. ; FERES, N. H. ; et.al . The Brazilian Cardioprotective Nutritional Program to reduce events and risk factors in secondary prevention for cardiovascular disease: study protocol (The BALANCE Program Trial). The American Heart Journal , v. 171, p. 73-81.e2, 2016.

  • REIS, SÍLVIA REGINA DE LIMA ; FERES, NAOEL HASSAN ; IGNACIO-SOUZA, LETICIA MARTINS ; VELOSO, ROBERTO VILELA ; ARANTES, VANESSA CRISTINA ; KAWASHITA, NAIR HONDA ; COLODEL, EDSON MOLETA ; BOTOSSO, BÁRBARA LAET ; REIS, MARISE AUXILIADORA DE BARROS ; LATORRACA, MÁRCIA QUEIROZ . Nutritional Recovery with a Soybean Diet after Weaning Reduces Lipogenesis but Induces Inflammation in the Liver in Adult Rats Exposed to Protein Restriction during Intrauterine Life and Lactation. Mediators of Inflammation (Print) , v. 2015, p. 1-12, 2015.

  • MILANSKI, M. ; REIS, S. R. ; FERES, N. H. ; SOUZA, L. M. I. ; ARANTES, V. C. ; CARNEIRO, E. M. ; BOSCHERO, A. C. ; REIS, M. A. B. ; LATORRACA, M. Q . Soybean diet modulates acetyl-coenzyme A carboxylase expression in livers of rats recovering from early-life malnutrition.. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. Feb, p. 774-81, 2009.

  • FERES, N. H. ; REIS, M. A. B. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; SOUZA, L. M. I. ; CARNEIRO, E. M. ; BOSCHERO, A. C. ; LATORRACA, M. Q ; REIS, S. R. . Soybean diet alters the insulin-signaling pathway in the liver of rats recovering from early-life malnutrition. Nutrition , v. 26, p. 441-448, 2009.

  • AGUILAR-NASCIMENTO,J E ; SILVEIRA, b.r. ; DOCK, DB ; FERES, N. H. ; MAEVE, VM ; ARRUDA, I. S. ; SHESSARENKO, N. . Enteral Nutrition with whey protein increases glutathione ands diminishes inflammation in critically ill elderly patients with bening neurological disorders. a randomized controlled trial.. Clinical Nutrition Supplements , v. 4, p. 42-43, 2009.

  • ALMEIDA, J. ; LIMA, S. R. ; FERES, N. H. . Risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em servidores com síndrome metabólica atendidos no Programa Cárdio-UFMT. Rev. Acta Brasileira do Movimento Humano, , v. 7.n.4.

  • GONCALVES, D. M. ; CARVALHO, T. S. ; LIMA, S. R. ; FERES, N. H. . Determinação da adiposidade corporal de servidores ativos da UFMT com hipertensão arterial. RAÍZES E RUMOS . Revista da Proreitoria da Extensão e Cultura. PROEXC. Educação em extensão: ações, motivações e construções pedagógicas, Rio de Janeiro.

  • BRITO, T. S. ; MACIEL, S. S. ; VAEZ, I. A. ; Cheim, L.M.G. ; REZENDE, F. A. C. ; FERES, NAOEL HASSAN . RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR EM SERVIDORES COM SÍNDROME METABÓLICA CADASTRADOS NO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT, AVALIADOS PELO ESCORE DE FRAMINGHAN.. RAÍZES E RUMOS . Revista da Proreitoria da Extensão e Cultura. PROEXC. Extensão Universitária e Dinâmicas Culturais, Rio de Janeiro.

  • FERES, N. H. ; LIMA, S. R. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; REIS, M. A. B. ; LATORRACA, M. Q . Insulin pathway is blunted in liver from rats maintained in soybean diet. In: 15th European Congress on Obesity, 2007, 2007, Budapest. International Journal of Obesity. London: Nature Publishing Group, 2007. v. 31.

  • LIMA, S. R. ; FERES, N. H. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; REIS, M. A. B. ; CARNEIRO, E. M. ; BOSCHERO, A. C. ; LATORRACA, M. Q . Soybean diet reduces fat liver content and ATP citrate lyase but not alter the PPARg protein expression.. In: 15th European Congress on Obesity, 2007, 2007, Budapest. International Journal of Obesity. London: Nature Publishing Group, 2007. v. 31.

  • FERES, N. H. ; LIMA, S. R. ; ARANTES, V. C. ; VELOSO, R. V. ; REIS, M. A. B. ; BOSCHERO, A. C. ; CARNEIRO, E. M. ; BOTOSO, B. L. ; LATORRACA, M. Q . A via de sinalização da insulina está bloqueada no fígado de ratos alimentados com dieta à base de soja.. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada-CBNI/GANEPÃO, 2007, São Paulo. RBM-Revista Brasileira de Metabolismo. São Paulo, 2007. v. 64. p. 89-89.

  • LIMA, S. R. ; FERES, N. H. ; ARANTES, V. C. ; VELOSO, R. V. ; REIS, M. A. B. ; BOSCHERO, A. C. ; CARNEIRO, E. M. ; SOUZA, L. M. I. ; LATORRACA, M. Q . Efeito da dieta à base de farinhoa de soja integral sobre a lipogênese hepática e a expressão protéica dos fatores de transcrição SREBP-1c e PPAR gama.. In: II Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada-CBNI/GANEPÃO, 2007, São Paulo. RBM-Revista Brasileira de Metabolismo. São Paulo, 2007. v. 64. p. 88-88.

  • LIMA, S. R. ; FERES, N. H. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; REIS, M. A. B. ; BOSCHERO, A. C. ; CARNEIRO, E. M. ; SOUZA, L. M. I. ; LATORRACA, M. Q . Dieta a base de soja resuz lipogênese hepática sem alterar a expressão protéica dos fatores de transcrição SRBP-1 E PPARG. In: XXII Reunião anual da FEderação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE, 2007, Águas de Lindóia. XXII Reunião anual da FEderação de Sociedades de Biologia Experimental FeSBE, 2007.

  • OLIVEIRA, M. C. F. G. ; NUNES, I. F. A. ; LIMA, S. R. ; FERES, N. H. . Associação entre síndrome metabólica e tempo de trânsito intestinal: estudo transversal. In: XVIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, 2024, São Paulo- SP. Anais do XVIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional. São Paulo: VP Editora Centro de Nutrição Funcional, 2024. p. 96-96.

  • SANTOS, R. A. ; SILVA, S. A. ; FERES, N. H. . Fatores de risco para doenças cardiovasculares em profissionais da saúde de um hospital universitário em Cuiabá - MT. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2024, 2024, São Paulo- SP. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2024, 2024.

  • MORAES, R. S. ; SILVA, D. S. ; FERES, N. H. ; REIS, S. R. L. . Consumo alimentar e sua associação com o hábito intestinal de acordo com a escala de Bristol e o perfil lipídico de adultos: Estudo transversal. In: GANEPÃO 2023 e 25º Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, 2023, São Paulo- SP. GANEPÃO - NUTRIENTES PARA CARREIRA - BRASPEN JORNAL -. São Paulo: BRASPEN, 2023. v. 38. p. 66-66.

  • SILVA, D. S. ; MORAES, R. S. ; FERES, N. H. ; REIS, S. R. L. . Relação entre a razão TG/HDL e parâmetros antropométrico, perfil glicidico e lipídico de servidores ativos de uma universidade pública.. In: GANEPÃO 2023 e 25º Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental, 2023, São Paulo- SP. GANEPÃO - NUTRIENTES PARA CARREIRA - BRASPEN JORNAL ?. São Paulo: BRASPEN, 2023. v. 38. p. 111-111.

  • DRESCHER, W. H. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. . Índice inflamatório da dieta de servidores públicos com síndrome metabólica: estudo piloto. In: XXIV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral - BRASPEN 2022, 2022, Maceió- Alagoas. BRASPEN JORNAL - Brazilian Society of Parenteral and Enteral Nutrition, 2022. v. 37.

  • BRITO, T. S. ; MACIEL, S. S. ; VAEZ, I. A. ; RIBEIRO, A. C. ; CARDOSO, K. B. ; Cheim, L.M.G. ; SILVA, N.F. ; REZENDE, F. A. C. ; FERES, N. H. . Risco de Desenvolvimento de Doença Cardiovascular em Servidores com Síndrome Metabólica Cadastrados no Programa Cárdio-UFMT, Avaliados pelo Escore de Framinghan. In: Extensão universitária e dinâmicas culturais, 2015, Rio de Janeiro. Revista da Pró-reitoria da Extensão e Cultura - PROEXC - Raízes e Rumos. Rio de Janeiro, 2015. v. 3. p. 206-207.

  • CAPOROSSI, F. ; FERES, N. H. ; ARAUJO, V. M. ; AGUILAR-NASCIMENTO,J E ; DOCK, DB . Sucesso na administração de dieta enteral em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva em Cuiabá-MT.. In: XIII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e I Congresso Brasileiro de GAstronomia Hospitalar., 2009, Natal. Revista Brasileira de Nutrição Clínica. Rio de Janeiro: SBNEP e da FELANPE- Federação Latinoamericana de Nutrcion PArenteral y Enteral, 2009. v. 24. p. 121-121.

  • AGUILAR-NASCIMENTO,J E ; DOCK, DB ; FERES, N. H. ; ARAUJO, V. M. ; ARRUDA, I. S. ; SHESSARENKO, N. . Enteral Nutrition with whey protein increases. In: 31 st ESPEN Congress Viena, 2009, Viena. Clinical Nutrition Supplements, 2009. v. 4. p. 42-43.

  • FERES, N. H. ; Veiga,G.V. . "Caracterização e Fatores Determinantes da Obesidade em Clientela Atendida em Consultório Particular". In: SBAN- Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. III Congresso Nacional" Alimentos e Equilíbrio Nutricional: Perspectivas para o Século XXI"., 1993, São Paulo- SP. Programa Científico - Temas Livres, 1993.

  • FERES, N. H. ; NASCIMENTO, A. E. ; YAMAMOTO, H. T. ; OLIVEIRA, V. E. S. ; REIS, S. R. L. . Cincunferência de pescoço em adultos e risco cardiometabólico: Estudo de corte transversal. 2025. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERES, N. H. ; NASCIMENTO, A. E. ; YAMAMOTO, H. T. ; PLIVEIRA, A. V. A. ; REIS, S. R. L. . CONSUMO DE SÓDIO, ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS E NÍVEIS PRESSÓRICOS DE SERVIDORES DA UFMT. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, V. E. S. ; PLIVEIRA, A. V. A. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. . Concentração sérica de vitamina D em indivíduos com resistência à insulina. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DRESCHER, W. H. ; LIMA, S. R. ; FERES, NAOEL H. . ÍNDICE INFLAMATÓRIO DA DIETA DE SERVIDORES PÚBLICOS COM SÍNDROME METABÓLICA: ESTUDO PILOTO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERES, N. H. ; SIMOES, C. ; CAMPOS, C. G. O. ; FARIA, C. C. F. ; MENEZES, C. M. M. ; ALMEIDA, J. L. ; SOUZA, M. E. B. ; VERAS, M. P. C. S. ; PROENCA, M. V. A. ; LIMA, S. R. . 'ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE SERVIDORES PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO CARDIO-UFMT'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERES, N. H. ; SIMOES, C. ; CAMPOS, C. G. O. ; FARIA, C. C. F. ; MENEZES, C. M. M. ; ALMEIDA, J. L. ; SOUZA, M. E. B. ; VERAS, M. P. C. S. ; PROENCA, M. V. A. ; LIMA, S. R. . PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA E FATORES ASSOCIADOS ENTRE SERVIDORES PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO CÁRDIO-UFMT. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERES, N. H. ; ALMEIDA, J. L. ; CAMPOS, C. G. O. ; FARIA, C. C. F. ; MENEZES, C. M. M. ; SOUZA, M. E. B. ; VERAS, M. P. C. S. ; PROENCA, M. V. A. ; LIMA, S. R. . 'ALTERAÇÕES NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E EMOCIONAL DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL PELA COVID-19 DE SERVIDORES ATIVOS ATENDIDOS PELO PROJETO CÁRDIO-UFMT. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERES, N. H. ; SOUZA, M. E. B. ; CAMPOS, C. G. O. ; FARIA, C. C. F. ; MENEZES, C. M. M. ; ALMEIDA, J. L. ; VERAS, M. P. C. S. ; PROENCA, M. V. A. ; LIMA, S. R. . CONTAMINAÇÃO POR COVID-19 EM SERVIDORES PÚBLICOS ATIVOS ATENDIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO CÁRDIO-UFMT' no XI SEREX. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIMOES, C. ; FARIA, C. C. F. ; LIMA, S. R. ; FERES, N. H. . Risco cardiovascular em indivíduos com e sem síndrome metabólica segundo o escore de Risco Global. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RONDON, N. C. N. ; SOUZA, M. E. B. ; FARIA, C. C. F. ; SIMOES, C. ; PROENCA, M. V. A. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. . Avaliação do consumo de gordura de servidores dislipidêmicos da UFMT. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, M. E. B. ; FARIA, C. C. F. ; SIMOES, C. ; PROENCA, M. V. A. ; RONDON, N. C. N. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. . Prevalência de comorbidade em servidores ativos atendidos no projeto Cárdio-UFMT. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PROENCA, M. V. A. ; BODENSTEIN, A. ; RONDON, N. C. N. ; SOUZA, K. S. ; C.RIBEIRO, O. M. ; LIMA, S. R. ; FERES, N. H. . Associação entre hábito intestinal e perfil lipídico de indivíduos com risco cardiovascular.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RONDON, N. C. N. ; PROENCA, M. V. A. ; SOUZA, K. S. ; MORAIS1, A. T. S. ; C.RIBEIRO, O. M. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. . Identificação do risco cardiovascular pela razão triglicerídieos/HDL em indivíduos adultos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PROENCA, M. V. A. ; FARIA, C. C. F. ; SIMOES, C. ; SOUZA, M. E. B. ; RONDON, N. C. N. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. . Avaliação do consumo de sódio em indivíduos com e sem hipertensão arterial sistêmica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERES, NAOEL H. ; LIMA, S. R. . Perfil nutricional e presença de fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares em servidores ativos atendidos no projeto CÁRDIO/UFMT.'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, M. ; FERES, NAOEL HASSAN ; REIS, S. R. L. . A influência da renda na prevalênciade obesidade e no consumo diário de frutas, verduras e legumes (FVL). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, J. ; LIMA, S. R. ; FERES, N.H. . Índice de adiposidade corporal (IAC) e índice de conicidade (IC) dos servidores ativos da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PERERIRA, C. K. ; ALMEIDA, J. ; DRESCHER, W. H. ; LIMA, S. R. ; FERES, N.H. . Perfil antropométrico e bioquímico de servidores atendidos no Programa Cárdio-UFMT.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, M. ; FERES, N.H. ; LIMA, S. R. . Influência do consumo de carne vermelha sobre marcadores de risco cardiovascular em servidoresatendidos pelo Programa Cárdio-UFMT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALMEIDA, J. ; PERERIRA, C. K. ; FERES, N.H. ; LIMA, S. R. . Correlação entre índices antropométricos e preditores de risco cardiovascular em servidores ativos da Universidade Federal de Mato Grosso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ESPINDOLA, E. D. P. ; LIMA, M. ; FERES, N.H. ; CORREA-ARRUDA, W. S. ; LIMA, S. R. . Relato de caso sobre um paciente com osteoporose e placa arterial calcificada recebendo suplementação oral à base de Cálcio.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. ; FERES, N.H. ; LIMA, S. R. . Avaliação do estado nutricional e dos risco cardiovascular segundo diferentes indicadores antropométricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, J. ; LIMA, S. R. ; FERES, N. H. . RISCO DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR EM SERVIDORES COM SÍNDROME METABÓLICA ATENDIDOS NO PROGRAMA-CARDIO/UFMT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, T. S. ; FERES, N. H. ; Cheim, L.M.G. . Avaliação de Risco para Doenças Cardiovasculares e Diabetes Estabelecido pela Avaliação Combinada em Servidores Atendidos no Programa Cardio-UFMT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, T. A. ; REIS, S. R. ; Cheim, L.M.G. ; FERES, N. H. . Redução do Perfil Lipídico de Servidores Atendidos no Programa Cardio/UFMT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PAVAO, D. M. ; REIS, S. R. ; Cheim, L.M.G. ; FERES, N. H. . Efeito de uma Intervenção Nutricional sobre o Peso Corporal de Servidores da UFMT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCOCCIA, P. M. ; AMORIM, A. ; Cheim, L.M.G. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. . Risco Cardiovascular de Acordo com Razão TG/HDL de Servidores Atendidos no Programa Cárdio-UFMT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARANTES, S. S. ; MACHADO, P. P. ; NASCIMENTO, J. E. A. ; FERES, N. H. ; LIMA, S. R. ; NASCIMENTO, M. ; DOCK, DB . Quais os Fatores Risco Clínicos e Nutricionais Preditores de Mortalidade em Pacientes Críticos Internados em Unidade Coronariana?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, P. P. A. ; ARANTES, S. S. ; DIAS, A. L. ; FERES, N. H. ; REIS, S. R. ; NASCIMENTO, M. ; DOCK, DB . Indicadores Clínicos e Nutricionais Preditores de Mortalidade em Pacientes Críticos Internados em Unidade de Terapia Intensiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, P. P. A. ; ARANTES, S. S. ; FERES, N. H. ; REIS, S. R. ; DIAS, A. L. ; DOCK, DB . Fatores Clínicos e Nutricionais Preditores de Mortalidade em Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva Geral e Coronariana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO, A. C. ; VAEZ, I. A. ; Cheim, L.M.G. ; LIMA, S. R. ; Fabiane Aparecida Canaan Rezende ; FERES, N. H. . FREQUÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA E FATORES ASSOCIADOS EM SERVIDORES CADASTRADOS NO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DOCK, DB ; ARANTES, S. S. ; NASCIMENTO, J. E. A. ; FERES, N. H. . Fatores de Risco Avaliados por Ficha de Atendimento Nutricional são Preditores de Mortalidade em Unidade de Terapia Intensiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REZENDE, F. A. C. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. ; Cheim, L.M.G. . CONSUMO ALIMENTAR, OBESIDADE ABDOMINAL E RISCO CARDIOVASCULAR DE SERVIDORES ASSISTIDOS PELO PROGRAMA CARDIO-UFMT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERES, N. H. ; Cheim, L.M.G. ; REZENDE, F. A. C. ; SILVA, N.F. . PERFIL DE RISCO CARDIOVASCULAR DE SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 OU INTOLERÂNCIA À GLICOSE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMPOS, S. R. ; ANDREATO, C. C. ; QUAINI, L. R. ; Cheim, L.M.G. ; REZENDE, F. A. C. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. . Perfil Lipídico e Hábitos Alimentares de Servidores com Hipertensão Arterial Sistêmica Atendidos no Programa Cárdio-UFMT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. C. F. P. ; SILVA, F. H. S. ; ARAUJO, V. T. M. ; FERES, N. H. . Perfil Nutricional de Gestantes com Diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, Internadas na Clínica de Ginecologia e Obstetrícia de um Hospital Universitário em Cuiabá/MT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, S. R. ; ANDREATO, C. C. ; QUAINI, L. R. ; Cheim, L.M.G. ; REZENDE, F. A. C. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. . Perfil Nutricional e Consumo Alimentar de Servidores Atendidos no Programa Cardio-UFMT. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOROPONEPA, A. ; ANDREATO, C. C. ; Fabiane Aparecida Canaan Rezende ; Cheim, L.M.G. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. ; C.RIBEIRO, T. ; DAMIANI, T. F. . Frequencia dos riscos avaliados pelo escore de Framinghan (ERF) entre servidores cadastrados no programa Cárdio-UFMT.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, C. F. S. ; LIMA, C. A. ; REZENDE, F. A. C. ; QUAINI, L. R. ; CHAVES, L. S. ; Cheim, L.M.G. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. ; CAMPOS, S. R. . Perfil de consumo de frutas, verduras, legumes e gorduras de servidores cadastrados no programa cárdio-UFMT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, A. L. ; FARIA, C. S. ; REZENDE, F. A. C. ; Mota G.A.L. ; COSTA, K. C. ; COSTA, L. R. ; SCHWADE, M. A. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. . Saúde Cardiovascular do Servidor da UFMT: ATendimento e Educação Nutricional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, A. L. ; COSTA, K. C. ; Mota G.A.L. ; REZENDE, F. A. C. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. . Fatores de risco cardiovascular em grupo de servidores ativos da Universidade Federal de Mato Grosso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, A. L. ; FARIA, C. S. ; COSTA, K. C. ; SCHWADE, M. A. ; REZENDE, F. A. C. ; Mota G.A.L. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. . Fatores de risco cardiovascular em grupo de servidores ativos da Universidade Federal de Mato Grosso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAPOROSSI, F. ; FERES, N. H. ; ARAUJO, V. M. ; AGUILAR-NASCIMENTO,J E ; DOCK, DB . ?Sucesso na administração de dieta enteral em pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva em Cuiabá-MT?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERES, N. H. ; BOTOSO, B. L. ; LIMA, S. R. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; REIS, M. A. B. ; BOSCHERO, A. C. ; CARNEIRO, E. M. ; LATORRACA, M. Q . Recuperação nutricional com dieta a base de farinha de soja altera a via de sinalização da insulina no fígado.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERES, N. H. ; LIMA, S. R. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; REIS, M. A. B. ; BOSCHERO, A. C. ; BOTOSO, B. L. ; LATORRACA, M. Q . Dieta a base de soja altera a via de sinalização da insulina no fígado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, S. R. ; FERES, N. H. ; VELOSO, R. V. ; ARANTES, V. C. ; REIS, M. A. B. ; BOSCHERO, A. C. ; CARNEIRO, E. M. ; SOUZA, L. M. I. ; LATORRACA, M. Q . Dieta a base de soja reduz lipogenese hepática sem alterar a expressão protéica dos fatores de transcrição SREBP-1C e PPARG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERES, N. H. ; PERDOMO, L. G. . Revisor de Resumos encaminhados ao Evento: VIII Semana de Nutrição. Avanços em Nutrição: da Dietética à Nutrigenôminca. Cuiabá/MT 2013 (Revisor de Resumos).

  • AGUILAR-NASCIMENTO,J E ; FERES, N. H. . DITEN ? Diretrizes Brasileiras para Terapia Nutricional. Terapia Nutricional nas fístulas intestinais. SBNPE- Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral, 2009 (Diretrizes para a Prática Clínica).

Outras produções

FERES, N. H. . Elaboração de questões para o processo seletivo de Residência multiprofissional: Área de Nutrição. 2021.

WEBER, B. ; FERES, N. H. ; SILVA, N.F. ; LIMA, S. R. . Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na Redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: um ensaio clinico randomizado (DICA Br). 2013.

FERES, N. H. ; Fabiane Aparecida Canaan Rezende . ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2013.

FERES, N. H. ; REZENDE, F. A. C. . ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2012.

FERES, N. H. . PERFIL NUTRICIONAL E METABÓLICO DA DIETA INDIVIDUALIZADA EM PACIENTES COM DIABETES GESTACIONAL INTERNADAS NA CLÍNICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DO HUJM-MT?.. 2009.

FERES, N. H. . Treinamento de Lactarista. 2004.

FERES, N. H. ; ANTONIO, J. . Elaboração do manual de Boas Práticas do Serviço de Produção de Refeições do HUJM. 2003.

FERES, N. H. . Elaboração do Manual de Rotinas do Serviço de Produção de Refeiçõe do HUJM. 2002.

FERES, N. H. . ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2013. (COORDENAÇÃO).

FERES, N. H. . CUIDADOS NUTRICIONAIS NAS HEPATOPATIAS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . CUIDADOS NUTRICIONAIS NA PANCREATITE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . CUIDADOS NUTRICIONAIS NAS DOENÇAS DA VESÍCULA BILIAR. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . TERAPIA NUTRICIONAL NO PACIENTE CIRÚRGICO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . NUTRIÇÃO HUMANA PARA ENFERMAGEM. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2012. (COORDENADOR E SUPERVISOR).

FERES, N. H. . ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2012. (COORDENADOR E SUPERVISOR).

FERES, N. H. . PROGRAMA SAÚDE CARDIOVASCULAR DO SERVIDOR CARDIO-UFMT. 2012. (CO-PARTICIPANTE).

FERES, N. H. . FAtores de Risco na Gestação e suas Complicações. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . NUTRIÇÃO HUMANA PARA ENFERMAGEM. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2011. (COORDENAÇÃO).

FERES, N. H. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2011. (COORDENADOR E SUPERVISOR).

FERES, N. H. . ATENDIMENTO NUTRICIONAL E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2011. (VICE-COORDENADOR).

FERES, N. H. . Úlcera de Pressão: Há necessidade de cuidados nutricionais?. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . NUTRIÇÃO HUMANA PARA ENFERMAGEM. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2010. (COORDENAÇÃO).

FERES, N. H. . ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2010. (SUPERVISOR).

FERES, N. H. . Apresentação do Projeto de Pesquisa - gestante Diabética Internada na Clínica GO - HUJM. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . Perfil Nutricional e Metabólico da dieta individualizada em gestantes diabéticas internadas na clínica de Ginecologia e Obstetrícia - HUJM/UFMT. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . Aula Mágna: Fístulas Digestivas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO SERVIDOR DO PROGRAMA CÁRDIO-UFMT. 2009. (SUPERVISOR).

FERES, N. H. . Cálculo das Necessidades Nutricionais e Planejamento Nutricional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . Como prescrever Terapia Nutricional Parenteral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . Lipídios em Nutrição Parenteral total - Riscos e Benefícios. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FERES, N. H. . Abordagem Nutricional em Diabetes Mellitus. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . Tratamento Nutricional na Obesidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . Síndrome de Resistência à Insulina. 2006. .

FERES, N. H. . Atualização em Terapia Nutricional Especializada. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2005. (PRECEPTOR).

FERES, N. H. . Treinamento para Lactaristas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento- Atualização).

FERES, N. H. . Atendimento à Clientela para Copeiros. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento- Aperfeiçoamento).

FERES, N. H. . Atualização do Manual de Rotinas do Serviço de Produção de refeições do HUJM. 2004. (Atualização de manual de boas práticas).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2004. (PRECEPTOR).

FERES, N. H. . Dieta Cetogênica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . Escaras de decúbito. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FERES, N. H. . Reestruturação das Orientações Nutricionais e Protocolos para Pacientes Internados e Atendidos em Ambulatórios de Nutrição do HUJM.. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERES, N. H. . Projeto de Elaboração de manual de Boas Práticas do Serviço de Nutrição Clínica do HUJM. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Elaboração de manual).

FERES, N. H. . Elaboração do manual de Boas Práticas do Serviço de Produção de Refeições do HUJM. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de elaboração de manual).

FERES, N. H. . Atualização do Manual de Rotinas do Serviço de Produção de refeições do HUJM. 2003. (Atualização de manual).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2003. (PRECEPTOR).

FERES, N. H. . Elaboração do Manual de Rotinas do Serviço de Produção de Refeiçõe do HUJM. 2002. (Elaboração de manual).

FERES, N. H. . ESTÁGIO CURRICULAR EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. 2002. (PRECEPTOR).

FERES, N. H. . Curso de Higiene e Manipulação dos Alimentos. 1997. .

FERES, N. H. . Dicas e Receitas. 1997. (Editoração/Livro).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    REVISÃO E COMPLEMENTAÇÃO DA TABELA DE EQUIVALENTES E A LISTA DE SUBSTITUIÇÃO DE ALIMENTOS UTILIZADAS EM PRÁTICAS DE CÁLCULOS DE PLANOS ALIMENTARES NO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UFMT, Descrição: A pesquisa visa revisar e ampliar a tabela de equivalentes e lista de substituição de alimentos utilizadas em práticas de cálculos de planos alimentares no Curso de Graduação e em projetos de extensão do curso de Nutrição da UFMT, campus Cuiabá e pelo Serviço de Nutrição Clínica do Hospital Universitário Júlio Müller/ HUJM/ UFMT.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / Silvia Regina de Lima Reis - Integrante.

  • 2024 - Atual

    SARCOPENIA E COMPOSIÇÃO CORPORAL EM PACIENTES HOSPITALIZADOS: UM ESTUDO DE COORTE, Descrição: Trata-se de um estudo epidemiológico de coorte aberto, pesquisa quantitativa, analítica,longitudinal, prospectiva e explicativa, cujo objetivo é avaliar a composição corporal, a provável sarcopenia e os fatores associados em pacientes hospitalizados na Clínica Médica e Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital público de Cuiabá/MT.N CAP 413/2024. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Integrante / Silvia Regina de Lima Reis - Coordenador.

  • 2022 - 2023

    INFLUÊNCIA DA PANDEMIA PELO VÍRUS SARS-COV-2 NO RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E INSATISFAÇÃO DA IMAGEM EM ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO., Descrição: O presente estudo é de caráter observacional transversal, que buscará avaliar o risco para desenvolvimento de transtornos alimentares e insatisfação da imagem corporal em estudantes do curso de nutrição de uma universidade pública de Cuiabá, MT, em tempos de pandemia com o isolamento social e suspensão das aulas presenciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / Silvia Regina de Lima Reis - Integrante / THIAGO HENRIQUE DE OLIVEIRA ALVES - Integrante.

  • 2019 - 2021

    Caracterização das dietas de rotina em unidades hospitalares de Cuiabá-MT., Descrição: Trata-se se um estudo de caráter transversal, que compõe uma das etapas de um projeto de extensão, já em andamento, realizado em parceria entre instituições de ensino superior localizadas nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande-MT, que tem por objetivo elaborar um manual de padronização de dietas hospitalares para uso acadêmico e de profissionais nutricionistas dos serviços de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / Emanuelle Batistela dos Santos - Integrante / SUELLEM REGINA CHAMBERLEM - Integrante / ANDRESSA MENEGAZ - Integrante / SUZANA SOUZA ARANTES FERREIRA - Integrante / ANA LAURA DE ALMEIDA DIAS - Integrante.

  • 2019 - 2020

    PERFIL NUTRICIONAL E PRESENÇA DE FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM SERVIDORES DA ÁREA DE SAÚDE, Descrição: Este estudo teve como objetivo identificar o perfil nutricional e presença de fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares em servidores lotados nas faculdades de medicina, enfermagem, nutrição, ciências biológicas e educação física da UFMT e pelos profissionais da área da enfermagem e nutrição do HUJM, da área da saúde do Hospital Universitário Júlio Müller, Cuiabá, MT. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / MONIQUE VANESSA DE AZEVEDO PROENCA - Integrante / MARCUS VINICIUS SOARES BARBOSA DAS NEVES - Integrante / STEPHANIE DE AQUINO SILVA - Integrante / RARIZA ALVES DOS SANTOS - Integrante.

  • 2016 - 2017

    PERFIL NUTRICIONAL PRÉ-CIRÚRGICO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS INTERNADOS NO HOSPITAL DO CÂNCER DE CUIABÁ, MATO GROSSO, Descrição: O presente trabalho teve como objetivo conhecer o estado nutricional dos pacientes com cirurgia oncológica eletiva internados em um hospital especializado, visto que, o comprometimento nutricional destes gera altos índices de morbidade, mortalidade e altos custos psicológicos, sociais e econômicos, podendo assim, possibilitar uma intervenção nutricional reduzindo possíveis complicações e maior recuperação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / ANA LUISA COSTA DA SILVA FREITAS - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: Um Ensaio Clínico Randomizado, Descrição: Projeto multicêntrico nacional. Centro colaborador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / Nilma Ferreira da Silva - Integrante / Nilma Ferreira dos Santos - Integrante., Financiador(es): Hospital do Coração - SP - Outra.

  • 2009 - 2016

    ATENDIMENTO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DOS SERVIDORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA CARDIO-UFMT, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / Nilma Ferreira da Silva - Integrante / Loanda Maria G. Cheim - Integrante / FAbiane A. C. Rezende - Integrante.

  • 2009 - 2012

    PERFIL NUTRICIONAL E METABÓLICO DA DIETA INDIVIDUALIZADA EM PACIENTES COM DIABETES GESTACIONAL INTERNADAS NA CLÍNICA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DO HUJM-MT, Descrição: Traçar o perfil nutricional e efeitos da dieta individualizada no controle metabólico das gestantes internadas na clínica de Ginecologia e Obstetrícia do HUJM com diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Naoel Hassan Feres - Coordenador / Viviane Maeve Araújo - Integrante.

Prêmios

2009

Madrinha da Turma, Formandos do Curso de Nutrição da UFMT.

2000

Professor Homenagiado, Formandos do Curso de Nutrição da UFMT.

1999

Professor Homenagiado, Formandos do Curso de Nutrição da UFMT.

1998

Professor Homenagiado, Formandos do Curso de Nutrição da UFMT.

1997

Professor Homenagiado, Formandos do Curso de Nutrição da UFMT.

1996

Professor Homenagiado, Formandos do Curso de Nutrição da UFMT.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutriçao. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 78060900 - Cuiabá, MT - Brasil - Caixa-postal: 78010180, Telefone: (65) 36158808, Fax: (65) 36158811, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1998

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 1994

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado do curso de Ensino de Graduação em Nutrição.

  • 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição da Faculdade de Nutrição da UFMT.

  • 02/2020

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição, Alimentação e Nutrição / Introdução à Alimentação e Nutrição

  • 02/2018

    Estágios , Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Estágio realizado, Coordenadora e supervisora do estágio Curricular em Nutrição.

  • 01/2014

    Extensão universitária , Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Atividade de extensão realizada, Coordenadora, supervisora e orientadora do Projeto de Extensão "Atendimento Nutricional em servidores ativos da UFMT, CÁRDIO-UFMT.

  • 11/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Linhas de pesquisa

  • 01/2012

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à dietoterapia, Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, Fisiopatologia e dietoterapia

  • 03/2010

    Direção e administração, Faculdade de Nutriçao.Cargo ou função, Membro docente da Área de Nutrição Clínica-.

  • 03/2010

    Direção e administração, Faculdade de Nutriçao.Cargo ou função, Membro Não Nato e Titular do Colegiado de Departamento.

  • 01/2009

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão e orientação do Estágio Obrigatório em Nutrição Clínica

  • 07/2024 - 07/2024

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Atividade realizada, Colaboradora/ monitoria da oficina: Dieta cardioprotetora na prática do nutricionista".

  • 07/2024 - 07/2024

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Atividade realizada, Colaboradora / monitora da oficina: Dieta cardioprotetora na prática do nutricionista.

  • 07/2024 - 07/2024

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Atividade realizada, Colaborador/ monitoria da oficina.

  • 03/2013 - 12/2023

    Ensino, Nutrição/UFMT, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Temáticos Interdisciplinares sob a perspectiva da enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social (RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO COM ÊNFASE EM CARDIOVASCULAR)

  • 01/2021 - 01/2023

    Direção e administração, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Cargo ou função, Coordenadora da Área de Nutrição Clínica.

  • 01/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do curso de Ensino de Graduação em Nutrição.

  • 01/2018

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atividade Integradora em Nutrição

  • 02/2020 - 12/2021

    Ensino, Residência Multiprofissional em saúde do adulto e do idoso com ênfase cardi, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos temáticos interdisciplinares aplicado ao paciente crônico III

  • 01/2019

    Direção e administração, Faculdade de Nutrição/Departamento de Alimentos e Nutrição.Cargo ou função, Coordenador de Estágio obrigatório do Curso de Nutrição- Área de Nutrição clínica.

  • 07/2015 - 07/2017

    Direção e administração, Faculdade de Nutriçao.Cargo ou função, Coordenadora de Área da Nutrição Clínica.

  • 01/2011

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão de Estágio supervisionado em nutrição clínica

  • 04/2012 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Mato Grosso.Cargo ou função, Membro da comissão institucional da área da saúde e afins com a finalidade de subsidiar os trabalhos da comissão interinstitucional composta pela UFMT e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

  • 03/2010 - 12/2013

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIETOTERAPIA aplicada as patologias do: fígado, pâncreas, vesícula biliar, alergia e intolerância a lactose, queimados e cirurgia bariátrica

  • 03/2010 - 08/2013

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição Humana

  • 02/2010 - 08/2013

    Extensão universitária , Faculdade de Nutrição/UFMT.Atividade de extensão realizada, VICE-COORDENADOR E SUPERVISOR DO PROJETO: SAÚDE CARDIOVASCULAR DO SERVIDOR: ATENDIMENTO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL..

  • 08/2008 - 08/2013

    Estágios , Faculdade de Nutriçao.Estágio realizado, coordenador de Estágio Obrigatório do Curso de Nutrição- Área Nutrição Clínica.

  • 03/2012 - 03/2013

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Nutrição/UFMT.Serviço realizado, Visita Técnica na Unidade de Terapia Intensiva do HUJM com Alunos de Residência em Nutrição.

  • 01/2011

    Ensino, Nutrição/UFMT, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso com focos nos Programas Oficiais do Ministério da Saúde- com o conteúdo: Fatores de risco na gestação e suas complicções

  • 08/2009 - 12/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Nutrição/UFMT, Faculdade de Nutrição/UFMT.Atividade realizada, COORDENADOR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA.

  • 04/2009 - 12/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Nutrição/UFMT.Atividade de extensão realizada, VICE-COORDENADOR E SUPERVISOR DO PROJETO: SAÚDE CARDIOVASCULAR DO SERVIDOR: ATENDIMENTO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL..

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, DIETOTERAPIA aplicada as patologias do: fígado, pâncreas, vesícula biliar, alergia e intolerância a lactose, queimados e cirurgia bariátrica, NUTRIÇÃO HUMANA PARA ENFERMAGEM

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Conduta nutricional em cirurgia bariátrica

  • 09/2008 - 09/2008

    Ensino, Enfermagem /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dietas Hospitalares, EMTN - Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional, Serviço de Nutrição do Hospital Universitário Julio Muller, Terapia Nutricional Enteral e Parenteral: Cuidados da enfermagem

  • 05/2003 - 01/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição e Dietética - Serviço de Nutrição Cínica - HUJM-UFMT, Serviço de Nutrição e Dietética - Serviço de Nutrição Cínica - HUJM-UFMT.Atividade realizada, Executor do projeto: Assistência Hospitalar em Saúde - Reestruturação das rotinas, orientações e protocolos de Nutrição Clínica, na categoria de Extensçao e Atualização, promovido pelo Serviço de Nutrição Clínica do HUJM.

  • 05/2003 - 12/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição e Dietética - Serviço de Nutrição Cínica - HUJM-UFMT, Serviço de Nutrição e Dietética - Serviço de Nutrição Cínica - HUJM-UFMT.Atividade realizada, Executor do curso: Reestruturação das orientações nutricionais e protocolos para pacientes internados e atendidos em ambulatório de Nutrição do HUJM, na categoria de Extensão-Atualização.

  • 06/1998 - 07/1998

    Treinamentos ministrados , Faculdade de Nutrição/UFMT.Treinamentos ministrados, Treinamento operacional das atividades desenvolvidas no lactário do Hospital Universitário Julio Muller

  • 08/1996 - 07/1998

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração de Recursos Humanos em Serviços de Alimentação Institucional, Administração de compras, Equipamentos e área física de uma Unidade de Alimentação, Higiene e Segurança do Trabalho, Lactário, Creches e Banco de Leite, Nutrição Normal I, Programa de Alimentação do Trabalhador, Teorias Gerais Administrativas

  • 01/1996

    Estágios , Serviço de Produção de refeições/ Gerência de Nutrição e Dietética- HUJM.Estágio realizado, Supervisão do Estágio em Alimentação Institucional - Produção de Refeições do Restaurante Universitário, Distribuidora Brahma, Sadia Oeste de Alimentos, TUT Transporte e Hospital Universitário Juilio Müller.

  • 09/1997 - 09/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Nutrição/UFMT, Faculdade de Nutrição/UFMT.Atividade realizada, Expositor da III Mostra de Cursos da UFMT.

  • 01/1997 - 02/1997

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Produção de refeições/ Gerência de Nutrição e Dietética- HUJM.Serviço realizado, Administração do Serviço de Produção de refeições; Administração de Recursos Humanos, Elaboração de cardápios; supervisão do processo produtivo; Controle de estoque.

  • 08/1994 - 12/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Nutrição/UFMT, Faculdade de Nutrição/UFMT.Atividade realizada, Participação como docente do curso: Educação para a 3º idade Módulo II - Programa Universidade aberta a terceira idade.

  • 02/1994 - 12/1994

    Ensino, Nutrição /UFMT, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Dietoterapia I, Nutrição Normal II

  • 01/1994

    Estágios , Serviço de Nutrição e Dietética - Serviço de Nutrição Cínica - HUJM-UFMT.Estágio realizado, Supervisão do Estágio Supervisionado em Dietoterapia.

  • 01/1994

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Nutrição Clínica / HUJM.Serviço realizado, Atendimento ambulatorial com Avaliação Nutricional, Prescrição Dietoterápica e Evolução Nutricional.

2002 - 2008

Hospital Universitário Julio Muller

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Lotada no Serviço de Nutrição Clínica/ GND do Hospital Universitário Julio Müller, com atividades de nutricionista na área clínica e terapia nutricional em UTI.

1999 - 2002

Hospital Universitário Julio Muller

Vínculo: Secretaria de Educação, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como Nutricionista responsável pelo Serviço de Produçao de Refeiçoes do Hospital Universitário Julio Müller, com atividades adminstrativas, supervisão e chefia.

Atividades

  • 01/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Nutrição Clinica.Cargo ou função, Membro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral do HUJM.

  • 04/2008 - 04/2008

    Ensino, Curso de Especialização em Nutrição Clínica da UFM, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo das Necessidades Nutricionais e Planejamento Nutricional

  • 04/2008 - 04/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição Clínica, Serviço de Nutrição Clínica.Atividade realizada, Palestrante no Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM com o tema: Anorexígenos Fisiológicos - Quem são e como estimular a sua secreção.

  • 02/2008 - 03/2008

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica.Estágio realizado, Supervisor do Estágio Complementar em "Nutrição Clínica" no HUJM, promovido pela Coordenação do Curso de graduação em Nutrição da Faculdade de Nutrição da UFMT.

  • 08/2007 - 01/2008

    Direção e administração, Serviço de Nutrição Clínica.Cargo ou função, Chefe do Serviço de Nutrição Clínica - HUJM.

  • 03/2005 - 06/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Nutrição Clínica.Cargo ou função, Coordenadora das Atividades do Centro de Estudos do Serviço de Nutrição Clínica do HUJM.

  • 02/2003 - 05/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, EMTN- Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional.Cargo ou função, Membro da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do HUJM como Nutricionista.

  • 05/2006 - 05/2006

    Treinamentos ministrados , Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica.Treinamentos ministrados, Treinamento de Enfermagem em Procedimentos de Terapia Nutricional Enteral no HUJM

  • 05/2006 - 05/2006

    Treinamentos ministrados , Serviço de Educação Continuada do HUJM.Treinamentos ministrados, Cuidados de Enfermagem em Terapia Nutricional Enteral

  • 04/2006 - 04/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição Clínica, Serviço de Nutrição Clínica.Atividade realizada, Palestrante no Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM com o tema: Resistência a Insulina.

  • 02/2006 - 02/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição Clínica, Serviço de Nutrição Clínica.Atividade realizada, Palestrante no Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM com o tema: Carboidratos x Insulina: Como prescrever.

  • 03/2005 - 03/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição Clínica, Serviço de Nutrição Clínica.Atividade realizada, Palestrante no Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM com o tema: Fístulas Digestivas.

  • 12/2004 - 01/2005

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica.Estágio realizado, Supervisor do Estágio Extra-Curricular em "Dietoterapia", na categoria de Extensão e Atualização, promovido pelo Serviço de Nutrição Clínica do HUJM.

  • 10/2004 - 10/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica, Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica.Atividade realizada, Palestrante no Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM com o tema: "Atualidades em dieta Cetogênica e Apresentação do Protocolo de Atendimento".

  • 07/2004 - 07/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Nutrição Clínica, Serviço de Nutrição Clínica.Atividade realizada, Palestrante no Centro de Estudo de Nutrição Clínica do HUJM com o tema: Leucinose - Apresentação de estudo de caso.

  • 02/2001 - 03/2001

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética/ Serviço de Produção de Refeições.Estágio realizado, Supervisora do extágio extra curricular em Alimentação Institucional, promovido pela Gerência de de Nutrição e Dietética - HUJM na categoria de Extensão e Atualização.

  • 09/2000 - 10/2000

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética/ Serviço de Produção de Refeições.Estágio realizado, Ministrante do Estágio Extra-Curricular em "Alimentação Institucional", na categoria de Extensão e Atualização, promovido pela Gerência de Nutrição eDietética do HUJM.

  • 02/2000 - 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Gerencia de Nutrição e Dietética, Gerencia de Nutrição e Dietética.Atividade realizada, Supervisora do "Treinamento em Serviço em Alimentação Institucional" do HUJM.

  • 01/2000 - 01/2000

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética/ Serviço de Produção de Refeições.Estágio realizado, Supervisora do estágio extra curricular em Alimentação Institucional, promovido pela Gerência de de Nutrição e Dietética - HUJM - FEN.

  • 10/1999 - 10/1999

    Extensão universitária , Departamento de Nutrição e Dietética/ FEN/UFMT.Atividade de extensão realizada, Participação da Mesa Redonda intitulada "Atuação e Ética Profissional do Nutricionista em Serviços de Alimentação e Nutrição".

  • 09/1999 - 10/1999

    Treinamentos ministrados , Gerencia de Nutrição e Dietética.Treinamentos ministrados, Treinamento em Serviço em Alimentação Institucional

  • 09/1999 - 09/1999

    Treinamentos ministrados , Gerencia de Nutrição e Dietética.Treinamentos ministrados, Treinamento de nível operacional para auxiliar de cozinha e copeiro do HUJM

  • 03/1999 - 04/1999

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética/ Serviço de Produção de Refeições.Estágio realizado, Supervisora do estágio extra curricular em Alimentação Institucional, promovido pela Gerência de de Nutrição e Dietética - HUJM.

  • 02/1999 - 03/1999

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética/ Serviço de Produção de Refeições.Estágio realizado, Supervisora do extágio extra curricular em Alimentação Institucional, promovido pela Gerência de de Nutrição e Dietética - HUJM.

  • 02/1998 - 03/1998

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica.Estágio realizado, Supervisora do extágio exta curricular em Dietoterapia.

  • 01/1998 - 02/1998

    Estágios , Gerência de Nutrição e Dietética / Nutrição Clínica.Estágio realizado, Supervisora do extágio extra curricular em Dietoterapia.

1993 - 1996

Hospital e Maternidade São Thomé

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Nutricionista responsável pelo Serviço de Nutriçao Clínica, com atençao aos pacientes internados quanto a prescriçao dietoterápica e Terapia Nutricional enteral e responsável pelo Serviço de Produçao de Refeiçoes da instituiçao.

Atividades

  • 07/1993 - 06/1996

    Direção e administração, Serviço de Nutrição.Cargo ou função, Nutricionista.

  • 07/1993 - 06/1996

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Nutrição Clínica.Serviço realizado, Avaliação Nutricional - Conduta Dietoterápica e Administração do Serviço de Produção de Refeições.

1993 - 1994

Clínica Silhueta de Medicina estética

Vínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Nutricionista

Outras informações:
Atendimento Nutricional ambulatorial aos pacientes, com avaliçao do Estado Nutricional e prescriçao dietoterápica

Atividades

  • 03/1993 - 02/1994

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Avaliação Nutricional e Orientações Dietoterápicas.