Josimar da Silva Cézar

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), Pós graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso(2011) e Pós graduado em Educação Especial e Libras pela Faculdade Eficaz-Maringá-PR(2012) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa e Libras, desenvolve um trabalho com Coral de Libras no Centro Integrado de Ensino(CIE) em Rondonópolis como professor de alunos ouvintes, Atuou na Escola Renilda de Moraes como intérprete de LIBRAS, atuou na UNIC como professor de LIBRAS, foi professor no CELIG-UFMT e atualmente é Servidor Público Federal no IFMT campus de Rondonópolis-MT atuando como Intérprete de Língua Brasileira de Sinais.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Lingua Brasileira de Sinais e Educação Especial

2011 - 2012

INSTITUTO EFICAZ
Título: Libras:Inclusão por meio da Língua de Sinais
Orientador: Lilian Alves Pereira

Especialização em Articulação Teórica-Prática: Língua,Gramática e T

2010 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: O Surdo: A construção do Discurso Clínico- Patológico na Escola
Orientador: Maria Aparecida Dos Santos

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2006 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: A charge:O cômico sobre a atualidade sócio-político-econômica.
Orientador: Maria Aparecida dos Santos

Formação complementar

2015 - 2015

Curso de Tradução e Interpretação em libras: uma abordagem teórico-prática. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Brasil.

2015 - 2015

Prolibras. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Técnicas de Ensino e Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais Básico I. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2012 - 2012

Intérprete de Libras- Atesto. , Casies, CASIES, Brasil.

2011 - 2011

LIBRAS INTERMEDIÁRIO. (Carga horária: 100h). , Samalibras, SAMALIBRAS, Brasil.

2011 - 2011

Libras Avançado. (Carga horária: 100h). , Samalibras, SAMALIBRAS, Brasil.

Idiomas

Libras

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

I Fórum de Assistência Estudantil do IFMT. 2017. (Outra).

I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica: Conjulgando Igualdade e diferença como condição para assegurar o Direito ao Direito. 2014. (Congresso).

I Ciclo de Palestras UNIC - "Educação Especial". 2012. (Outra).

I SERHUM- Seminário Regional de Humanidades.O Surdo: A construção do Discurso Clínico Patológico na Escola.. 2011. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Josimar da Silva Cézar

CÉZAR, J. S.. O Surdo:A construção do Discurso Clínico-patológico na escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Articulação Teórica-Prática: Língua,Gramática e T) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Produções bibliográficas

  • CÉZAR, J. S. . Libras: A inclusão por meio da Língua de Sinais. Revista Eficaz , 2012.

  • CÉZAR, J. S. . O Surdo: A construção do Discurso Clínico-Patológico na escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CÉZAR, J. S. . Técnicas de Ensino Aprendizagem da Língua de Sinais Básico I. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CÉZAR, J. S. . Técnicas de Ensino e aprendizagem da Língua de Sinais modulo Básico 2. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi. , Rua Ananias Martins de Souza, Residencial Vila Mineira, 78721520 - Rondonópolis, MT - Brasil, Telefone: (66) 34272325, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Federal de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INTÉRPRETE DE LIBRAS, Carga horária: 40

2013 - 2015

UNIC Rondonópolis Arnaldo Estevão

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 8

Outras informações:
Regime de horas de acordo com a grade curricular da Instiruição

2012 - 2015

Centro de Línguas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 4

2015 - Atual

Centro Integrado de Ensino

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 10

2012 - 2014

Centro Integrado de Ensino

Vínculo: Professor Libras, Enquadramento Funcional: Professor Libras, Carga horária: 15

2013 - 2014

Escola Estadual Renilda de Moraes

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 30