Jayme Paviani
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1964), graduação em Ciências Jurídicas E Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (1969), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é doutor adjunto III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, dialética, platão e conhecimento.
Informações coletadas do Lattes em 28/12/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Lingüística e Letras
1984 - 1987
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A razão sensível, a racionalidade como categoria estética
Urbano Zilles. Palavras-chave: RACIONALIDADE; RAZÃO; ESTÉTICA.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Mestrado em Lingüística e Letras
1973 - 1976
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Fundamentos da semântica,Ano de Obtenção: 1976
Urbano Zilles.Palavras-chave: Semântica; PERCEPÇÃO; FUNDAMENTOS DA SEMÂNTICA; SIGNIFICADO.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Pós-doutorado
2000 - 2000
Pós-Doutorado. , Università degli Studi di Padova, UNIPD, Itália. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Idiomas
Inglês
, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
Organização de eventos
PAVIANI, J. ; FANTINEL, Fernando Sidnei . Corodenação do Curso Filosofia e Literatura: Leituras de textos clássicos (Módulo IV). 2014. (Outro).
PAVIANI, J. ; STECANELA, N. ; MAINARDES, J. . IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPEd Sul. 2012. (Outro).
PAVIANI, J. . Membro do Comitê Científica do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul. 2012. (Outro).
PAVIANI, J. ; TORRES, J. C. B. . Coordenação do curso Paixão e Razão na Filosofia e na Educação. 2012. (Outro).
PAVIANI, J. . Seminário de Filosofia: Estrutura e Ser. 2010. (Outro).
PAVIANI, J. . Curso de Filosofia e Literatura (módulo II). 2010. (Outro).
PAVIANI, J. ; MARCON, S. R. A (Silvana Regina Ampessan Marcon) . Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo I - Universidade. 2007. (Outro).
PAVIANI, J. ; MARCON, S. R. A (Silvana Regina Ampessan Marcon) . Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - 2ª edição - Módulo I - Universidade. 2007. (Outro).
PAVIANI, J. . Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo II - Gestão Estratégica. 2007. (Outro).
PAVIANI, J. . Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo II - Gestão Acadêmica. 2007. (Outro).
PAVIANI, J. . Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo III - Gestão Acadêmica - 2ª Parte. 2007. (Outro).
PAVIANI, J. . Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo II Gestão Estratégica. 2007. (Outro).
PAVIANI, J. ; STEIN, S. I. A (Sofia Inês Albornoz Stein) . II Congresso Internacional: Ética, Epistemologia e Educação. 2005. (Congresso).
PAVIANI, J. . Congresso Luso-Brasileiro sobre Epistemologia e Interdisciplinaridade. 2004. (Congresso).
PAVIANI, J. . Congresso Internacional: As Interfaces de Platão na História. 2003. (Congresso).
PAVIANI, J. . Congresso Internacional Hegel: aproximações entre estética e literatura. 1998. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro Questões Gerais de Ética Filosófica e de Ética Aplicada. 2013. (Outra).
Curso intensivo: Virtudes morais em Aristóteles: um estudo da coragem. 2012. (Outra).
Encontro de Pesquisadores de Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Rio Grande do Sul.A concepção platônica da virtude. 2012. (Encontro).
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPEd Sul. 2012. (Seminário).
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPEd Sul. 2012. (Seminário).
XVI Jornada Nacional de Educação - Educação: território de saberres.Aspectos filosóficos do conceito e do processo de aprendizagem. 2012. (Outra).
34ª Reunião Anual da ANPEd. 2011. (Outra).
I Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais.Um olhar interdisciplinar sobre língua, literatura e cultura. 2011. (Seminário).
IV Semana Acadêmica de Filosofia.Filosofia e condição/natureza humana. 2011. (Outra).
V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Minicurso: Linguagem na Educação. 2010. (Congresso).
V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2010. (Congresso).
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2009. (Outra).
Escola e Pesquisa: um encontro possível.A Educação e o Cuidado de Si. 2009. (Outra).
Filosofia e Literatura-Leitura de textos clássicos e comentário.Leitura de textos clássicos e comentário - William Shakespeare. 2009. (Encontro).
Filosofia e Literatura-Leitura de textos clássicos e comentário.Leitura de textos clássicos e comentário - Fernando Pessoa. 2009. (Encontro).
Imersão I. 2009. (Encontro).
Reunião do FORPRED - Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação. 2009. (Outra).
Reunião do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul (Fórum Sul). 2009. (Outra).
Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd - FORPRED.Observador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS. 2009. (Outra).
SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Características do Gênero Ensaio. 2009. (Simpósio).
XVI Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos (tema: DO INDIVÍDUO).A Educação e o Cuidado de si em Platão e Foucalt. 2009. (Simpósio).
Café e debate.Conexão razão-fé-vida: por que a admiração?. 2008. (Outra).
Café Filosófico.A arte e a formação do gosto. 2008. (Outra).
Ciclo de Palestras "Pensadores Cristãos dos Séculos XIX e XX".Jacques Maritain: humanismo integral. 2008. (Outra).
IV SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação.A pesquisa e o Stricto Sensu na área de ciências humanas. 2008. (Outra).
VIII Simpósio Sul-Americano sobre ensino de Filosofia: filosofia, formação docente e cidadania.O Papel da Filosofia na formação docente. 2008. (Outra).
VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSUL. 2008. (Seminário).
VI Seminário Nacional de Educação.Ser professor de filosofia em tempos e espaços complexos. 2008. (Simpósio).
Aula Inaugral.A interdisciplinaridade na formação profissional. 2007. (Encontro).
Brasil Pop-Tropicália.Tropicália: uma ou muitas estéticas. 2007. (Outra).
Fórum de Licenciatura: Formação de Professores da Era da Transitoriedade.(Sobre formação de professores). 2007. (Seminário).
Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo I - Universidade.Universidade Comunitária: aspectos sociais e acadêmicos. 2007. (Seminário).
Programa de Qualificação dos Gestores da UCS - Módulo I - Universidade - 2ª Edição.Universidade Comunitária: aspectos sociais e acadêmicos. 2007. (Seminário).
Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura: Geografia, Filosofia, Letras e Pedagogia.A Inter e a Transdisciplinaridade na Escola: significados e desafios. 2007. (Seminário).
Seminário 50 Anos do Curso de Filosofia: Filosofia, Sociedade e Universidade.É ainda possível a formação na universidade?. 2007. (Seminário).
Teatro - o Rei da Escória - Debate.(Debate a respeito do tema apresentado). 2007. (Encontro).
VII Simpósio Sul-Brasileiro sobre o Ensino de Filosofia/Congresso Internacional Filosofia e Sociedade/ IX Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil. Filosofia e Sociedade no Século XXI. 2007. (Congresso).
Congresso Interdisciplinar: O Mistério do Mal. O Mal em Platão. 2006. (Congresso).
II Fórum ADUCS - As expextativas da sociedade com relação ao professor universitário. 2006. (Outra).
III Congresso Internacional do Centro de Filosofia e Educação da UCS: Conhecimento e Ação. As tendências da educação superior no Brasil. 2006. (Congresso).
II Jornada de Estudos da UNTI - Universidade da Terceira Idade.O valor humano e social do educador. 2006. (Encontro).
Pré-Conferências de Cultura de Caxias do Sul.A dialética entre tradição e inovação: cidadania, dimensão simbólica e dimensão econômica. 2006. (Outra).
Seminário de Educação Superior e Integração Regional. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional em homenagem ao centenário do filósofo Emmanuel Levinas: Levinas e a Educação. 2006. (Seminário).
Seminário sobre Ética e Educação do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.O professor e a ética no ensino. 2006. (Seminário).
II Congresso Internacional do Centro de Filosofia e Educação da UCS: Ética, Epistemologia e Educação. Ciência e educação. 2005. (Congresso).
1 Congresso Internacional: Filosofia, Educação e Cultura. Os desafios da educação na era da interdisciplinaridade. 2004. (Congresso).
Análise e interpretação para psicólogos e psiquiatras.O diálogo Banquete de Platão. 2004. (Outra).
Congresso Internacional Luso-Brasileiro sobre Epistemologia da Interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade na Pós-Graduação. 2004. (Congresso).
Congresso Nacional de educação. O conceito de problema filosófico e científico no ensino. 2004. (Congresso).
Diálogos Interdisciplinares.A modernidade e o conflito das linguagens. 2004. (Encontro).
IV Simpósio Sul Brasileiro sobre ensino da Filosofia e VI Encontro de Curso de Filosofia do Sul do Brasil.Filosofia e Interdisciplinaridade. 2004. (Simpósio).
Semana Filosófica 2004: Filosofia na Atualidade.Filosofia e as Ciências Humanas. 2004. (Outra).
Seminário sobre filosofia e existência.Filosofia e existência no pensamento de Merleau-Ponty. 2004. (Seminário).
.O problema científico na pesquisa e no ensino. 2003. (Outra).
A atualidade de Adorno.Adorno: o particular e o universal na arte. 2003. (Outra).
As interfaces de Platão na história. A ontologia do inteligivel de Platão e a ontologia do sensível do Merleau-Ponty. 2003. (Congresso).
Clássicos da Filosofia 2003.A República de Platão. 2003. (Seminário).
Congresso internacional "As interfaces de Platão na história". Platão e Merleau-Ponty: início e fim da metafísica. 2003. (Congresso).
Congresso Internacional sobre Epistemologia e Interdisciplinaridade. Disciplinaridade e Interdisciplinaridade. 2003. (Congresso).
Congresso Nacional Dia/2003 - Dialética, Caos e Complexidade. Arte, complexidade e criatividade. 2003. (Congresso).
Filosofia,, educação e crianças.Um olhar filosófico sobre a educação das crianças. 2003. (Seminário).
Minicurso sobre a poesia na história das civilizações e no mundo de hoje.A poesia na história das civilizações e no mundo de hoje: Considerações Filosóficas. 2003. (Oficina).
Semana de Filosofia. A função interdisciplinar da Filosofia. 2003. (Congresso).
VI Colóquio: Filosofia e literatura.O texo filosófico-literário e literário-filosófico. 2003. (Outra).
Congresso Internacional de Dialética e Auto-organização. A obra de arte como Auto-organização. 2002. (Congresso).
Curso de Atualização em Língua Portuguesa: Desafios e perspectivas.Filosofia da linguagem. 2002. (Outra).
Donaldo e os Gregos.A obra literária de Donaldo Schüler. 2002. (Seminário).
Filosofia, Ética e sociedade.Ética e cultura. 2002. (Seminário).
IX simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos.A concepção de tirania na República de Platão. 2002. (Simpósio).
Seminário de História.A gênese do Humanismo na Tradição Ocidental. 2002. (Seminário).
Seminário sobre a verdade.Três grandes tentativas de transformação do conceito de verdade: Kant, Hegel, Heidegger. 2002. (Seminário).
Aula inaugural.Crítica de Aristóteles à Platão. 2001. (Seminário).
Aula Inaugural dos cursos de Graduação e Mestrado em Teologia.Epistemologia e o estudo de textos. 2001. (Seminário).
Clássicos da Filosofia Alemã.Hermenêutica e método. 2001. (Seminário).
Clássicos da Filosofia Política.Platão e a República. 2001. (Seminário).
Música e Filosofia.René Descartes e o racionalismo. 2001. (Seminário).
Palestra e oficina sobre humanismo.O conceito moderno de humanismo. 2001. (Oficina).
Seminário Internacional de Dialética. Dialética e hermenêutica. 2001. (Congresso).
Seminário sobre interdiciplinaridade na Pós-Graduação.Interdiciplinaridade e construção do conhecimento. 2001. (Seminário).
Congresso Internacional sobre globalização e humanismo latino. Globalização e humanismo. 2000. (Congresso).
Razão, Diálogo e Moral.A crítica de Nietzsche a Sócrates e Platão. 2000. (Oficina).
Congresso internacional de dialética. A liberdade e as funções da alma em Platão. 1999. (Congresso).
Seminário Ética na Política.Conceitos e problemas básicos de ética. 1999. (Seminário).
Angústia e comportamento humano.Conceito de angústia em Kierkergaard. 1998. (Seminário).
Formação do professor eo conhecimento científico.Perspectivas filosóficas de uma nova teoria do conhecimento. 1998. (Seminário).
I Congresso internacional sobre dialética. Dialética em Platão. 1998. (Congresso).
Seminário Anual de Dialética.O uno e os muitos gêneros no Filebo de Platão. 1998. (Seminário).
Trabalho e formação.O silêncio do professor e a alfabetização científica. 1998. (Oficina).
Arte e educação.A arte como linguagem. 1997. (Seminário).
Aula inaugural dos cursos de especialização.Características do ensino de Pós-Graduação. 1997. (Seminário).
Congresso internacional sobre epistemiologia e a história da ciência. A sistematização do conhecimento. 1997. (Congresso).
Encontro sobre ciência e educação.Teorias e paradigmas. 1997. (Encontro).
Semana de Filosofia.Os processos dialéticos nos primeiros diálogos de Platão. 1997. (Encontro).
Seminário sobre dialética.Problemas da Dialética no Parmênides de Platão. 1997. (Seminário).
I Seminário Regional Arte na Escola.Juízo estético e educação. 1995. (Seminário).
Simpósio de formação de professores: Tendências Atuais.Ensino de Educação Física e Capacitação para o exercício da cidadania. 1995. (Simpósio).
I Seminário de Filosofia, Educação e Cidadania.Educação e Ciência: Os modos de conhecer. 1994. (Seminário).
Participação em bancas
FARIAS, A. B.; SOUZA, R. T.;PAVIANI, JAYME. FUNDAMENTOS CONTINGENTES DO SUJEITO PÓS-MODERNO E A CRÍTICA DA VIOLÊNCIA ÉTICA AO RELATAR A SI MESMO EM JUDITH BUTLER. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; CASTRO, F. C. L.. A constituição ontológica da morte: uma análise heideggeriana. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; HADDAD, S.; CENCI, A. V.; CARBONARA, V.. O diálogo na educação em direitos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; SKLIAR, C. B.; CARBONARA, V.; BELLINI, M. A. B. C.. Epistemologias do corpo: o encontro entre dança contemporânea e educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
VEIGA, I. S.;PAVIANI, J.; CASTRO, F. C. L.. O homem livre em Deus - por Bento Espinosa. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
Cescon, Everaldo;PAVIANI, J.; CARBONARI, P. C.. Questões éticas em pacientes terminais segundo o personalismo ontológico de Elio Sgreccia. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
STECANELA, N.;PAVIANI, J.; LUCHESE, T. A.; CARBONARA, V.. Educação do homem desde a corporeidade de Marleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; MACHADO, J. A. T.. A Estrutura da Felicidade: Um estudo sobre a ética em Sêneca. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; WEBER, T.. A justiça como equidade em John Rawls e o Programa Bolsa Família: a possibilidade da fundamentação dos direitos fundamentais individuais de liberdade e igualdade no Brasil de 2003 a 2015. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.PAVIANI, N. M. S.; ALVARENGA, L. F. C.. Subsídios norteadores para uma prática educacional da consciência corporal e postural de alunos dos anos inciais do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; ROHDEN, L. (Luiz Rohden); Nodari, Paulo César. A representação ético-estética do corpo na fotografia contemporânea. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. A justiça e o bem em John Rawls: um estudo de complementariedade do justo e do bem na jusiça como equidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; CARBONARA, V.; BOUFLEUER, J. P.. Práticas discursivas e subjetivação: constituindo professores + alfabetizadores. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Cescon, Everaldo; SOUZA, R. T.. Dimensão ética do cuidado de si: uma análise voltada aos ambientes competitivos de trabalho a partir das contribuições de Sêneca. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; WERLE, D.. O agir da multidão e a construção do comum: uma leitura ético-política a partir de Negri e Hardt. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; HERMANN, N. M. A.; STECANELA, N.. Educação Estética pela mediação de leitura de imagens de obra de arte. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; TORRES, J. C. B.; ESTEVES, J. C. R.. A punição no sistema moral kantiano. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
SANGALLI, I. J.;PAVIANI, J.; CENCI, A. V.. Relações entre o fazer técnico-estético e o agir ético na busca da qualidade em produtos. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
FAVERO, A. A.; CENCI, A. V.;PAVIANI, J.. Justiça, política e formação na República platônica: a Paidéia enquanto caminho para a virtude. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.
FARIAS, A. B.; MENEZES, M. M.;PAVIANI, J.. A mulher como "o outro". Gênero, violência, ética e alteridade. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; SANGALLI, I. J.; SOUZA, L. R.. Ética do cuidado no atendimento do paciente com dor. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; MACHADO, J. A. T.. Horizontes éticos: o cuidado como possibilidade de ser-no-mundo. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; FARIAS, A. B.; SOUZA, L. R.. O padrão ético satisfatório de um negócio. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; CARBONARA, V.; PAULY, E. L.. A formação mroal no pensamento pedagógico kantiano: implicações, desafios e perspectivas à Escola Hoje. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
STECANELA, N.;PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.; PRETTO, V.. Processos educativos e a formação da virtude cidadã. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; CATELLI, F.; COSTA, A. F. M.. Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; TREVISAN, A.; Nodari, Paulo César. O acontecer da educação. Perspectivas da educação a partir do conceito heideggeriano de cuidado. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; AZEVEDO, T. M.; BOMBASSARO, L. C.. Da informação ao conhecimento: os processos de ensino e aprendizagem como desencadeadores dessa transformação. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
KREUTZ, L.;PAVIANI, J.; CORBELLINI, M.. Pressupostos da prática educativa na diocese de Caxias do Sul - 1934 a 1952. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.; BOUFLEUER, J. P.. A Constituição do Sujeito na Formação Científica do Profissional Fisioterapeuta. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Dança, Corpo e Educação: mediações epistemológicas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
KUIAVA, E. A.;PAVIANI, J.; RUIZ, C. B (Castor Bartolomé Ruiz). Derida e a Educação: o acontecimento do impossível. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Criminologia em descontrução - um ensaio. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Criminais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; CATELLI, F.; SOARES, E. M. S.. Os modelos em matemática física sob a óptica da transposição didática. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.; VEIGA, I. S.. Educação e o cuidado em Heidegger - análise do processo de ensino-aprendizagem sob a luz do conceito heideggeriano de cuidado. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; SCHIO, S. M.. A educação física e a educação moral em Kant. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; DALBOSCO, Cláudio Almir; KUIAVA, E. A.. Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
FROSI, V. M.;PAVIANI, J.PAVIANI, N. M. S.; FARACO, C. A.. Bases conceituais para uma política lingüística do Português/Italiano nas escolas. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras e Cultura Regional) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; AQUINO, M. F.; VALLS, A.. O conceito de forma como belo em H. C. de Lima Vaz. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PAVIANI, J.; DALBOSCO, Cláudio Almir; MÜHL, Eldon Henrique. A formação do administrador e o papel da filosofia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo.
Nodari, Paulo César;PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.. Educação e autonomia no pensamento de Immanuel Kant. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
KREUTZ, L.;PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César. Pressupostos da prática educacional da Igreja Católica em Caxias do Sul no período de 1934-1952. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.; KÖCHE, J.C (José Carlos Köche). A aprendizagem na organização empresarial e seus resultados para a própria organização e para a formação do empregado como cidadão. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; SANGALLI, I. J.; CLAUS, S. M.. A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; STECANELA, N.; CARLI, A. M. S.. Aspecto histórico e função pedagógica dos uniformes: uso dos uniformes escolares. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
STEIN, S. I. A (Sofia Inês Albornoz Stein);PAVIANI, J.; FARIAS, A. B.. Práticas discursivas no Ensino Médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
KUIAVA, E. A.;PAVIANI, J.; BOMBASSARO, L. C.. A formação da atitude ética no trabalho com o corpo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Grandeza e falsidade da arte: a questão estética na obra de Emmanuel Levinas. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; ZINANI, C. J. A.; POZENATO, J. C.; SCHMIDT, R. T.. O direito ao grito: a metáfora em A Hora da Estrela, de Clarice Linspector.. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Filosofia do homem todo: o pensamento experencial de Franz Rosenweig. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; ROHDEN, L. (Luiz Rohden); RUIZ, C. B (Castor Bartolomé Ruiz). Os dispositivos de poder e a construção da subjetividade do excluído em Michel Foucault: implicações jurídicas e desafios sociais. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PAVIANI, J.; BUTZKE, A (Alindo Butzke); DOS REIS, J. R (Jorge Renato dos Reis); SPAREMBERGER, R. F. L.. Gestão de Recursos Hídricos: uma análise a partir dos princípios ambientais. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.PAVIANI, N. M. S.; BOMBASSARO, L. C.; FROSI, V. M.. Implicações do processo de alfabetização na formação do leitor competente. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras e Cultura Regional) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Cecília Pires - orientadora; Alfredo Culleton. Humanismo: uma releitura existencial de Albert Camus e Jean-Paul Sartre. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PAVIANI, J.; ZINANI, C. J. A.; PAVANI, C. F.; CASTILHOS, L. G.. Contos de fadas tradicionais e renovados: uma perspectiva analítica. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; ZINANI, C. J. A.; PAVIANI, C. F (Cinara Ferreira Paviani); CASTILHOS, L. G.. Cinderela: relações entre a literatura infantil tradicional e a renovada no contexto regional. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras e Cultura Regional) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Experiência estética e racionalidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A composição do gasto turístico nos Municípios de Canela e Gramado - Rio Grande do Sul/RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Os Paradoxos da Comunicação da Existência: Contextualização e Caracterização do Discurso Irônico Kierkegaardiano. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PAVIANI, J.. Interdisciplinariedade no Ensino Superior em Turismo: visão de docentes e discentes do Curso de Bacharelado em Turismo da UNIFRA - Santa Maria. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Turismo) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Ensina-se a virtude? Conexões de Meno de Platão com o ensino de valores na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A dualidade na Idade Média - o platonismo e o aristotelismo na iconografia românica e gótica. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Entre uma ilusão e um enigma: a linguagem como mediadora entre a intuição sensível e o pensamento puro. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A arte retórica de Aristóteles: a possibilidade de uma heurística para a escrita filosófica mediante análise da Ética a Nicômacos. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Crítica ao Imperativo Categórico de Kant em Habermas. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PAVIANI, J.. A questão do não-ser no Sofista de Platão. 2003. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A gênese do progresso - influências estéticas na Filosofia da Nova Música de Theodor W. Adorno. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A corporeidade enquanto dimensão estética na filosofia de Merleau-Ponty. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O fato Onírico em Aristóteles. 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Uma perspectiva de compreensão das interações humanas no contexto contemporâneo. 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O conceito de justiça na República de Platão. 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O a priori da comunidade de comunicação como pressuposto transcendental das ciências sociais críticas na filosofia pragmático-transcendental de Karl-Otto Apel. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Teorias da justificação: sobre o externalismo internalista de William Alston. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Em busca de uma fundamentação do saber: o mundo das idéias de Platão. 1998. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A transformação apeliana da ética de Kant. 1997. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Hermenêutca crítica em Paul Ricoeur. 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A interdependência de mito e lógos: a racionalização na poética platônica. 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Implicatura conversacional: um comentário às teses de Paul Grice. 1995. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. As relações entre diálogo e dialética em Platão. 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O tempo como estrutura subjacente a obra literária: em busca de um novo método de análise da narrativa. 1994. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A fundamentação ética do Estado. 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O poder da linguagem: a Arte Retórica de Aristóteles. 1994. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Grupo Quixote: história e produção poética. 1993. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O Legislador no contrato de J.J Rousseau. 1992. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O método fenomenológico de Husserl: Princípios para uma nova fundamentação da Filosofia. 1992. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A teoria dos modelos cognitivos idealizados de George Lakoff: um projeto experimentalista para a semântica do conceito. 1992. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Elementos para uma antropologia filosófica no pensamento de Rodolfo Küsch. 1990. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; BRASIL, Luis Assis; ZILLES, Urbano. A substancial inconstitucionalidade da Lei injusta. 1989. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Habermas e a metacrítica da ciência: um estudo sobre a teoria dos interesses cognoscitivos. 1989. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
CARVALHO, I. C. M.; FARE, M. L.;PAVIANI, J.; HERMANN, N. M. A.. Dispositivos de poder e saber e a formação ética do Fisioterapeuta. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O domínio de si mesmo como condição ético-existencial na Filosofia de Platão. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Fenomenologia da Inclusividade. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
STEIN, S. I. A (Sofia Inês Albornoz Stein);PAVIANI, J.; BRITO, A. N.; ROHDEN, L. (Luiz Rohden); GALLINA, A. L.. A Aporia na terceira parte do Teeteto de Platão: uma abordagem crítica. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
HERMANN, Nadja; PEREIRA, M. V.; PIVATTO, P. S.;PAVIANI, J.. Educação, Ética e Diálogos desde Levinas e Gadamer. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; TREVISAN, A.; MARTINI, Rosa Maria F.; ZITKOSKI, J. J.. Aporias da performance na Educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
REGNER, A. C. K.; ZINGANO, M. A.; NEDEL, J.; ROHDEN, L. (Luiz Rohden);PAVIANI, J.. Ciência, dialética e aquisição dos princípios em Aristóteles. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
PAVIANI, J.; PRATES, J. C (Jane Cruz Prates); BERTELLI, E.; ABREU, M. M.. Um olhar sobre o ensino da pesquisa: a experiência dos cursos de graduação em Serviço Social da Região Sul. 2008. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; ZILLES, Urbano; OLIVEIRA, A. M. D (Ana Maria Domingues de Oliveira); HOHLFELDT, A. (Antonio Hohlfeldt); DE MELLO, A. M. L (Ana Maria Lisboa de Mello). Cinzências da Literatura: João Antonio com Nietzsche. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
BULLA, L. C (Leonia Capaverde Bulla); PRATES, J. C (Jane Cruz Prates);PAVIANI, J.; BERTICELLI, I. A (Ireno Antônio Berticelli). O ensino da pesquisa nos cursos de graduação em serviço social, na região sul do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; MARTINI, Rosa Maria F.; ANDRADE, Rachel Gazzola De.; HERMANN, Nadja (orientadora). A formação Humana como educação éitco-política - uma releitura do protágoras.. 2006.
PAVIANI, J.. Sobre a leveza do humano: uj diálogo com Heidegger, Sartre e Levinas. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O dizer - Um ensaio desde E. Levinas e J. Derrida sobre a linguagem do outro, da palavra e do corpo. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A formação humana como educação ético-política: uma leitura do Protágoras. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Tensões paradigmáticas na prática de pesquisa - O Serviço Social como analisador. 2003. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Aportes y limitaciones en la filosofía teórica del neo-pragmatismo de Richard Rorty. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Ser-no-mundo e consciência de si - Uma leitura dos escritos fenomenológicos de M. Heidegger a partir de um conceito filosófico-analítico plausível de consciência de si. 2002. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. da Costa. Logos e verdade na filosofia pragmático-transcendental de KarL-Otto Apel. 2001. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O mundo da consciência: Filosofia da Psicologia. 2000. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. O tempo é a força do ser - Lógica e temporalidade em M. Heidegger. 1999. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A celebração da Festa: uma forma de conhecer e dar a conhecer a própria identidade. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.
PAVIANI, J.. Hermenêutica e Literatura: pressupostos teóricos de uma hermenêutica literária em Heidegger, Gadamer, Ricoeur e Jauss. 1993. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. A crítica literária no Rio Grande do Sul: do romantismo ao modernismo. 1992. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.; CORTIZO, M. C.; SPOSATI, A.; MUELLER, R. R.; CUPANI, A. O.; SARMENTO, H. B.. O Ethos Epistemológico do Serviço Social: Ciência, Tecnologia e Interdisciplinaridade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PAVIANI, J.. O conhecimento profissional do Assistente Social: tecnologia para a transformação social. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PAVIANI, J.; PEREIRA, M. V.; HERMANN, N. M. A.. Dispositivos na constituição do fisioterapeuta: novos redimensionamentos para a formação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, JAYME; TORRES, J. C. B.; REBELLO, J. P.. O PROBLEMA DE LUKÁCS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
TORRES, J. C. B.; REBELLO, J. P.;PAVIANI, JAYME; VEIGA, I. S.. IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; FARIAS, A. B.. Biopolítica em Michel Foucault. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; Cescon, Everaldo. Razão e violência em Eric Weil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
SANGALLI, I. J.; FARIAS, A. B.;PAVIANI, J.. O lapidar do caráter nos tempos que correm. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; TORRES, J. C. B.; Nodari, Paulo César. As posturas éticas nas relações contratuais - a busca do equilíbrio e função social dos contratos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; SALVADORI, M.. O surgimento da escravidão dos afetos a partir do Deus de Spinoza. Ou como a vontade escrava pode existir. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; Cescon, Everaldo. Ética e Religião em Freud. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Cescon, Everaldo; SANGALLI, I. J.. Questões éticas do fim da vida em pacientes terminais segundo o personalismo ontologicamente fundado de Elio Sgreccia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; FARIAS, A. B.; VEIGA, I. S.. Hans Jonas: fundamentos éticos no princípio responsabilidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; FARIAS, A. B.; SANGALLI, I. J.. A estrutura da felicidade - um estudo sobre a ética em Sêneca. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; CARBONARA, V.; FARIAS, A. B.; SCHULER, B.. Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; SANGALLI, I. J.. A justiça distributiva de John Rawls através das políticas públicas e o estado democrático de direito brasileiro: a garantia dos direitos fundamentais individuais de igualdade e liberdade numa sociedade de desiguais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Nodari, Paulo César; Cescon, Everaldo. Suicício e ética: uma análise das condições que tornam o suicídio moralmente aceitável. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; Nodari, Paulo César. A dimensão ética do pensamento de Martin Heidegger: um estudo de Ser e tempo como condição para o ser ético no mundo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Cescon, Everaldo; SANGALLI, I. J.. Dimensões ético-estóicas do cuidado de si nos ambientes competitivos de trabalho: uma análise de Sêneca e Foucault. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; Cescon, Everaldo; SANGALLI, I. J.. As práticas de si e o cuidado de si no fazer profissional da saúde: uma releitura a partir de Michel Foucault. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.;PAVIANI, N. M. S.. Experiência estética e mediação problematizadora no ensino de artes visuais: do entendimento heterônomo ao autônomo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; KUIAVA, E. A.;PAVIANI, N. M. S.. A pergunta como pressuposto epistemológico da educação para a construção do conhecimento pelo educando. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Caxias do Sul.
SANGALLI, I. J.; KUIAVA, E. A.;PAVIANI, J.. A dimensão técnico-estética de produtos e serviços e sua implicação com o agir ético. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
VEIGA, I. S.; KUIAVA, E. A.;PAVIANI, J.. A ética do cuidado na clínica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
TORRES, J. C. B.; KUIAVA, E. A.;PAVIANI, J.. A punição no sistema moral kantiano. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
Cescon, Everaldo; VEIGA, I. S.;PAVIANI, J.. O conceito de cuidado em Heidegger - Horizontes reflexivos éticos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
Cescon, Everaldo; FARIAS, A. B.;PAVIANI, J.. Ética e consumo: uma análise dos hábitos de consumo hipermodernos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
Nodari, Paulo César; KUIAVA, E. A.;PAVIANI, J.. O padrão ético satisfatório de um negócio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; SANGALLI, I. J.. Introdução a Filosofia de Platão e Esboço de sua Pedagogia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; SANGALLI, I. J.; Aldo Francisco Migot. Planeta de Platão: o problema ético e filosófico da verdade na sociedade das imagens. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; VEIGA, I. S.; ZEVALLOS, V. P. G.. O ser humano como ser encarnado: o resgate do corpo na ontologia fenomenológica de Merleau-Ponty. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; ZEVALLOS, V. P. G.; CARBONARA, V.. A arte depois da fotografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; GHIGGI, Gomercindo; ANDREOLA, B. A.. Concurso público de títulos e provas para provimento de cargo de professor adjunto na área da Filosofia da Educação. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Credenciamento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. 2005. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
PAVIANI, J.. Verificação: Credenciamento e autorização dos cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade de São Bento da Bahia. 2004. Faculdade de São Bento.
PAVIANI, J.. Verificação: Credenciamento e autorização dos cursos de Filosofia e Teologia do Instituto de Teologia e Filosofia do Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro. 2004. Instituto de Filosofia e Teologia do Mosteiro de São Bento.
PAVIANI, J.. Verificação: Credenciamento e autorização do Instituto de Teologia Berthier e do curso de Filosofia, em Passo Fundo. 2004. Instituto de Teologia Berthier.
PAVIANI, J.. Credenciamento da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas - FICTESOB e autorização para o funcionamento do curso de Ciências Teológicas, bacharelado.. 2004. Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas.
PAVIANI, J.. Verificação: Membro da Comissão de Avaliação da Secretaria da Educação Superior MEC, para credenciamento e autorização da Faculdade de Teologia Umbandista e do Curso de Teologia. 2003. Faculdade de Teologia Umbandista.
TORRES, J. C. B.;PAVIANI, JAYME; REBELLO, J. P.; VEIGA, I. S.; STEFANI, J.; MEZZOMO, C. J. C.. Comissão de Seleção de Bolsas de Doutorado Modalidade I e Bolsas Modalidade II PROSUC/CAPES (turma I). 2019. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, JAYME; TORRES, J. C. B.; Cescon, Everaldo; Nodari, Paulo César. Comissão de Seleção de Bolsas de Doutorado Modalidade I e Bolsas Modalidade II PROSUC/CAPES (Turma II). 2019.
PAVIANI, JAYME; TORRES, J. C. B.; Cescon, Everaldo; Nodari, Paulo César. Comissão de Seleção de Alunos Regulares para a 2ª Turma de Doutorado em Filosofia. 2019.
PAVIANI, J.; TORRES, J. C. B.; REBELLO, J. P.; VEIGA, I. S.; STEFANI, J.. Comissão de Seleção de Alunos Regulares para a 9ª Turma do curso de Mestrado em Filosofia da UCS. 2018. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; TORRES, J. C. B.; VEIGA, I. S.; STEFANI, J.; REBELLO, J. P.; SANTOS, M. D.. Comissão de Seleção de Bolsas Modalidade I - Bolsas de Pós-Graduação e Auxílio para custeio de taxas escolares PROSUC/CAPES e Bolsas Modalidade II - Auxílio para custeio de taxas escolares PROSUC/CAPES. 2018. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Comissão Julgadora do 46 Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. 2012. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional de Filosofia: debate de ideias e cidadania. 2008. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Membro da comissão julgadora do 38 Concurso Anual Literário de Caxias do Sul. 2004. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Membro do Conselho Editorial da Revista VERITAS da PUCRS. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Membro do Conselho Editorial da EDIPUCRS. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Membro do Colegiado do PPG em Direito da UCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Membro do Colegiado do PPG em Filosofia da PUCRS. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PAVIANI, J.. Membro do Conselho Editorial da EDUCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Presidente do Instituto Brasileiro de Humanismo (2001-2004). 2004. Instituto Brasileiro de Humanismo.
PAVIANI, J.. Membro da comissão de avaliação e seleção dos projetos inscritos no FUNDOPROCULTURA. 2004. Secretaria Municipal de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.. Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia, Reflexões e Intervenções do Curso de Psicologia da UCS. 2004. Universidade de Caxias do Sul.
PAVIANI, J.; SOUZA, D. G.; STEIN, E. J.. Membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Filosofia. 2002. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientou
A ética nas artes visuais: a representação do corpo na fotografia contemporânea; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul; (Orientador);
Educação do homem desde a corporeidade em Merleau-Ponty: o caráter pedagógico da cultura corporal; Início: 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A pergunta como pressuposto epistemológico da educação para a construção do conhecimento pelo educando; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul; (Orientador);
Fundamentos contingentes do sujeito pós-moderno e a crítica da violência ética ao relatar a si mesmo em Judith Butler; 2019; Dissertação (Mestrado em PPG em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Uma contribuição ao estudo da Ética em Lukács; 2019; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
A justiça como equidade em John Rawls e o Programa Bolsa Família: a possibilidade da fundamentação dos direitos fundamentais individuais de liberdade e igualdade no Brasil de 2003 a 2015; 2015; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Dimensão ética do cuidado de si: uma análise voltada aos ambientes competitivos de trabalho a partir das contribuições de Sêneca; 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Educação Estética pela mediação de leitura de imagens de obra de arte; 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A Estrutura da Felicidade: Um estudo sobre a ética em Sêneca; 2013; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Práticas discursivas e subjetivação: constituindo professores + alfabetizadores; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O homem, um ser moral: o problema da educação em Kant; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Dimensões ético-estóicas do cuidado de si nos ambientes competitivos de trabalho: uma análise de Sêneca e Foucault; 2012; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
As práticas de si e o cuidado de si no fazer profissional da saúde: uma releitura a partir de Michel Foucault; 2012; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A avaliação como dispositivo de subjetivação em Foucault?; 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Ética do cuidado no atendimento ao paciente com dor; 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O padrão ético satisfatório de um negócio; 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Horizontes éticos: o cuidado como possibilidade de ser-no-mundo; 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Dança, corpo e educação: mediações epistemológicas; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Poética de um sertanejo - Religião e Mito em Patativa do Assaré; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura Regional) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
Educação e o cuidado em Heidegger - análise do processo de ensino aprendizafem sob a luz do conceito heifeggiano de cuidado; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A transformação da informação em conhecimento a partir do uso das tecnologias no ensino superior; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A prudência ambiental e o papel do Estado nos danos gerados por omissão; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A aprendizagem na organização empresarial e seus resultados para a própria organização e para a formação do empregado como cidadão; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A constituição do sujeito na formação científica do profissional fisioterapeuta; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A leitura e seu valor social: um estudo sobre as práticas de leitura e condições socioeconômicas e culturais; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura) - Universidade de Caxias do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jayme Paviani;
Racionalidade na Aplicação do Princípio da Precaução em Matéria Ambiental; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Meio Ambiente e Liberdade de Investigação Científica; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Mulheres para um homem, para O homem, A mulher; Constituição do Masculino e do Feminino no Novo Mundo - Estudos de Gênero na Serra Gaúcha; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Fronesis, a sabedoria prática em Aristóteles; 2004; 123 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
Empresa aérea de baixo custo e baixa tarifa no Brasil: contribuições de um novo modelo de empresa aérea para o Turismo doméstico; 2004; Dissertação (Mestrado em PPG em Turismo) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Empresa aérea de baixo custo e baixa tarifa no Brasil: contribuições de um novo modelo de empresa aérea para o Turismo doméstico; 2004; Dissertação (Mestrado em PPG em Turismo) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A função social da propriedade urbana e suas implicações sócio-jurídicas; 2004; Dissertação (Mestrado em PPG em Direito) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Responsabilidade Penal das Pessoas Jurídicas: a questão da conduta ou atividade lesiva ao meio ambiente; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito) - Universidade de Caxias do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A causalidade acidetal na perspectiva da physikê de Aristóteles; 2004; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Da experiência estética ao juízo estético; 2003; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O problema da opinião falsa no diálogo Teeteto de Platão; 2002; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jayme Paviani;
A alma do mundo no Timeu de Platão e suas implicações; 2002; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jayme Paviani;
A corporeidade enquanto dimensão estética na filosofia de Merleau-Ponty; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
O mundo da vida e o agir comunicativo na teoria de Habermas; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A formação do guardião e da mulher na República de Platão; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O conceito de desejo redimensionado na obra de Jean-François Lyotard; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A Filosofia do Corpo em Merleau-Ponty: Uma Leitura da Fenomenologia da percepção; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
A ontologia de Platão: um estudo das Formas no Parmênides de Platão; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Articulação entre atos ilocucionários e significado das expressões lingüísticas; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O conceito de justiça na República de Platão; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O fato Onírico em Aristóteles; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O Pórtico de Nietzsche; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Vida e Razão - A crítica de Ortega y Gasset à filosofia contemporânea; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O problema da dúvida e do cógito em Descartes; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
A especificidade dos juízos estéticos e a possibilidade de conciliar universidade e subjetividade na crítica da faculdade do juízo de Kant; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
Fundamentos epistemológicos e linguisticos da expulsão dos poetas do estado ideal na República de Platão; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Natureza humana e sociedade em Jean-Jacques-Rosseau; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
A estrutura do juízo estético e a posição da arte na crítica da faculdade do juízo em Kant; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
Da representação a apresentação do mundo: o conceito de corpo em Merleau-Ponty; 1997; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Aletheia: A gênese do conceito de verdade na filosofia grega; 1997; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Rosseau: vontade geral e cidadania; 1996; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A avaliação no Ensino Superior; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jayme Paviani;
Formação de linguagem artístico-expressiva como um conhecimento epistemológico; 1995; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O problema da procura da verdade no mito da caverna de Platão; 1995; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A apreciação estética no ensino da história da arte; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jayme Paviani;
Exposição da questão da linguagem no tratado de Martim Heidegger : Ser e Tempo; 1994; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Individualismo e verdade em Descartes:O processo de estruturação do sujeito moderno; 1994; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
O social naturalizado em Jean-Jacques Rousseau como fundamento filosófico antropológico de sua proposta Pedagógica; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A concepção de Linguagem e o pensamento na obra 'Phénoménologie de la perception', de M; Merleau-Ponty'; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Locke e o conceito disciplina ou a reconstituição do horizonte do conceito de disciplina tendo presente a proposta e a crítica ao pensamento de Locke; 1991; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Pressupostos antropológicos da pedagógica Dusseliana; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
A República de Platão: oralidade, escrita e pensamento conceitual; 2004; 310 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Os conceitos doxa e espisteme como determinação ética em Platão; 2004; 291 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Jayme Paviani;
Catarse e resistência: Adorno e os limites da crítica da obra de arte na modernidade; 2004; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jayme Paviani;
A felicidade e a manifestação do bem: o conflito entre intelecto e prazer no Filebo de Platão; 2002; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jayme Paviani;
A produção do texto no ensino; 1997; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jayme Paviani;
SOARES; A lógica do dizer; 1996; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Jayme Paviani;
Entre professor-pesquisador e Gestor-Administrador: ser coordenador de Programa de Pós-Graduação em Universidades Comunitárias; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Universitária) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
Língua, Linguagem e Literatura: Uma Proposta Interdisciplinar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Universitária) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
Introdução a Filosofia de Platão e Esboço de sua Pedagogia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
O corpo um movimento da Différance: um estudo a partir da desconstrução derridiana; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Corpo e Cultura: ensino e criação) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
Ética e epistemologia da responsabilidade política na República de Platão; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ética e Filosofia Política) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
A arte depois da fotografia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
No lugar do Grande Outro: Ensaio sobre Mídia e Cultura Pós-Moderna; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Jayme Paviani;
Produções bibliográficas
-
PAVIANI, J. . APROXIMAÇÕES À IDEIA DE BEM EM A REPÚBLICA DE PLATÃO. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 23, p. 2-11, 2018.
-
PAVIANI, JAYME ; CARBONARA, VANDERLEI . PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ÉTICA. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS) , v. 23, p. 541-560, 2018.
-
PAVIANI, J. . As implicações éticas da natureza do conhecimento em Platão e Espinosa. Hypnos (PUCSP) , v. 35, p. 246-263, 2015.
-
LUCENA, M. A. G. ; PAVIANI, J. . AS PRÁTICAS DE SI E A RECEPÇÃO ÉTICA DO CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT. Revista Perspectiva Filosófica , v. 42, p. 1-10, 2015.
-
PAVIANI, J. ; PAVIANI, N. M. S. . Alguns modos de ensinar e aprender. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 19, p. 127-142, 2014.
-
PAVIANI, J. . A função pedagógica da ética em Aristóteles. Educação (PUCRS. Impresso) , v. 35, p. 110-115, 2012.
-
PAVIANI, J. . A ideia do bem em Platão. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS) , v. 17, p. 68-82, 2012.
-
PAVIANI, J. . NOTAS SOBRE O CONCEITO DE VIRTUDE EM PLATÃO. Veritas (Porto Alegre. Impresso) , v. 57, p. 86-98, 2012.
-
PAVIANI, J. . Os presupostos ético-epistemológicos do ensino e da aprendizagem em Kant e Habermas. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB) , v. 16, p. 12-25, 2011.
-
PAVIANI, J. . Ética e aprendizagem em Platão. Hypnos (PUCSP) , v. -, p. 5, 2011.
-
PAVIANI, J. . Platão, a educação e o cuidado de si: a recepção de Foucault. Hypnos (PUC-SP) , v. 24, p. 37-51, 2010.
-
PAVIANI, J. . Por que a adminiração?. Ciberteologia (São Paulo. Edição em Português) , v. 30, p. 51-58, 2010.
-
PAVIANI, J. . Lugar, região e literatura. Conjectura (Caxias do Sul) , v. 13, p. 71-81, 2008.
-
PAVIANI, J. . Gestão do Ensino e da Pesquisa. Global Manager , v. 6, p. 71-79, 2006.
-
PAVIANI, J. . O amor, do mito à dialética platônica. Cult (São Paulo) , v. 103, p. 57-59, 2006.
-
PAVIANI, J. . O filósofo como homem divino em Platão. Hypnos (São Paulo) , São Paulo, v. 15, p. 1-12, 2005.
-
PAVIANI, J. . O problema de pesquisa como ponto de partida. Trabalho e Ambiente , v. 3, p. 204-222, 2005.
-
PAVIANI, J. . Arte e educação ético-política e religiosa na República de Platão. Veritas (Porto Alegre) , v. 50, p. 71-81, 2005.
-
PAVIANI, J. . A Filosofia em seus extremos: de Platão à Merleau-Ponty. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 49, p. 782-792, 2004.
-
PAVIANI, J. . Esboço de uma epistemologia prática. Trabalho e Ambiente , Caxias do Sul, v. 2, p. 81-90, 2004.
-
PAVIANI, J. . Interdisciplinaridade e construção do conhecimento. Redes (Santa Cruz do Sul) , Santa Cruz do Sul, v. 7, n.maio/agost, p. 57-57, 2003.
-
PAVIANI, J. . O Texto filosófico e o texto literário-filosófico. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, p. 549-558, 2003.
-
PAVIANI, J. . O homem tirânico na república de Platão. Hypnos (São Paulo) , São Paulo, v. 1, p. 39-56, 2002.
-
PAVIANI, J. . Questões de dialética e hermenêutica. Filosofia Unisinos , São Leopoldo, p. 87-103, 2002.
-
PAVIANI, J. . Apontamentos sobre educação estética. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 2, p. 303-308, 2001.
-
PAVIANI, J. . A reflexão dialética e a fé perceptiva em Merleau-Ponty. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 45, p. 223-230, 2000.
-
PAVIANI, J. . Os fundamentos da racionalidade estética na analítica do belo kantiano. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 45, p. 509-526, 2000.
-
PAVIANI, J. . Identificação dos processos dialéticos em Platão. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 43, n.4, p. 817-841, 1998.
-
PAVIANI, J. . O processo de avaliação e o juízo reflexivo. Chronos, Porto Alegre, v. 30, n.1, p. 07-34, 1997.
-
PAVIANI, J. . Tópicos para um leitura de o Sofistas. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 42, n.4, p. 937-943, 1997.
-
PAVIANI, J. . A gênese da dialética em Platão. Veritas, Porto Alegre, v. 41, n.163, 1996.
-
PAVIANI, J. . Dialética e linguagem em Platão. Veritas, Porto Alegre, v. 41, n.163, 1995.
-
PAVIANI, J. . Platão: a retórica do texto oral e escrito. Revista Brasileira de Filosofia, v. XL1, n.170, 1994.
-
PAVIANI, J. . A descrição fenomenologia em Merleau-Ponty. Veritas, Porto Alegre, v. 39, p. 07-18, 1994.
-
PAVIANI, J. . Acesso à Pós-Graduação. Educação Brasileira, Brasília, v. 16, n.33, p. 93-127, 1994.
-
PAVIANI, J. . O método e os modos básicos de conhecer. Chronos (Caxias do Sul) , Caxias do Sul, v. 26, n.1, p. 80-92, 1993.
-
PAVIANI, J. . Platão e Heidegger: das coisas ao belo das coisas à verdade. Revista Brasileira de Filosofia , São Paulo, v. XXX, n.159, p. 255-268, 1990.
-
PAVIANI, J. ; Nunes, Daniel Pires (Org.) . Filosofia e Direito: estudos. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2020. 237p .
-
PAVIANI, JAYME . Ética aplicada: estudos. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2019. v. 1. 264p .
-
RECH, G. L. (Org.) ; PAVIANI, J. (Org.) . ORIGENS DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL : AS ESCOLAS E AS FACULDADES ISOLADAS. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2018. v. 1. 340p .
-
PAVIANI, J. . Uma experiência universitária: os primeiros anos da Universidade de Caxias do Sul e sua repercussão social. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2018. v. 1. 116p .
-
PAVIANI, J. . Ética da formação. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2016. v. 1. 220p .
-
PAVIANI, J. . Eros, desejo e o bem em O Banquete de Platão. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2015. v. 1. 91p .
-
PAVIANI, J. . Uma introdução à Filosofia. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. 107p .
-
PAVIANI, J. . As origens da ética em Platão. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 168p .
-
PAVIANI, J. . Estudos de Ética: da aprendizagem à religião.. Caxias do Sul: EDUCS, 2011. v. 1. 115p .
-
PAVIANI, J. . Filosofia, Ética e Educação: de Platão a Merleau-Ponty. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. 128p .
-
PAVIANI, J. . Sobre todas as coisas. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2009. v. 1. 133p .
-
PAVIANI, J. . Epistemologia Prática: ensino e conhecimento científico. Caxias do Sul: EDUCS, 2009. v. 1. 144p .
-
PAVIANI, J. ; RAMOS, F. B. (Org.) . O Professor, a Escola e a Educação. Caxias do Sul: EDUCS, 2009. v. 1. 294p .
-
PAVIANI, J. . Platão e a Educação. 1. ed. Belo Horizonte - MG: Autêntica, 2008. v. 1. 130p .
-
PAVIANI, J. . O conhecimento científico no ensino. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS - Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2006. 88p .
-
PAVIANI, J. ; SPAREMBERGER, R. F. L. (Org.) . Direito Ambiental: Um olhar para a cidadania e sustentabilidade planetária. Caxias do Sul: EDUCS, 2006. 240p .
-
PAVIANI, J. . Problemas de Filosofia da Educação. 7. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. 149p .
-
PAVIANI, J. ; KUIAVA, E. A. (Org.) . Educação, ética e epistemologia. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. 324p .
-
PAVIANI, J. . Interdisciplinariedade: conceito e distinções. 1. ed. Caxias do Sul/ Porto Alegre: EDUCS/PYR edições, 2005. v. 800. 140p .
-
PAVIANI, J. ; SPAREMBERGER, R. F. L. (Org.) . Homem, natureza, direito: notas de estudo sobre biodireito e direito ambiental. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. 179p .
-
PAVIANI, J. ; SPAREMBERGER, R. F. L. (Org.) . Homem, Natureza, Direito. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. 196p .
-
PAVIANI, J. ; DAL RI JUNIOR, Arno (Org.) ; BOMBASSARO, L. C. (Org.) . As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. v. 1. 625p .
-
PAVIANI, J. . Cultura, Humanismo & Globalização. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. v. 1. 94p .
-
PAVIANI, J. ; BOMBASSARO, L. C. . As fontes do humanismo latino: da antiguidade à renascença. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. 210p .
-
BOMBASSARO, L. C. (Org.) ; DAL RI JUNIOR, Arno (Org.) ; PAVIANI, J. (Org.) . As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. 625p .
-
BOMBASSARO, L. C. (Org.) ; PAVIANI, J. (Org.) . As fontes do humanismo latino: O sentido do Humano na cultura brasileira e latino-americana. v.3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. 352p .
-
PAVIANI, J. . Platão & a República. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003. v. 1. 71p .
-
PAVIANI, J. . Ensinar-deixar aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
-
PAVIANI, J. . Estética Mínima. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 160p .
-
BOMBASSARO, L. C. (Org.) ; PAVIANI, J. (Org.) ; ZUGNO, P. L. (Org.) . As fontes do humanismo latino. v.1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 283p .
-
PAVIANI, J. ; BOMBASSARO, L. C. (Org.) ; ZUGNO, P. L. (Org.) . As fontes do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. v. 1. 289p .
-
PAVIANI, J. . O pomar e o pátio. 1. ed. Caxias do Sul: Maneco livraria e editora, 2002. v. 1000. 72p .
-
PAVIANI, J. . Filosofia e Método em Platão. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. v. 1. 256p .
-
PAVIANI, J. ; DAL RI JUNIOR, Arno (Org.) . Humanismo latino no Brasil de hoje. 1. ed. Belo Horizonte: PUCMinas, 2001. v. 1. 596p .
-
PAVIANI, J. ; DAL RI JUNIOR, Arno (Org.) . Globalização e Humanismo. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. v. 1. 230p .
-
PAVIANI, J. ; DAL RI JUNIOR, Arno (Org.) . Globalização e Humanismo Latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. 322p .
-
PAVIANI, J. . Formas do dizer: questões de método, conhecimento e linguagem. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. v. 1. 128p .
-
PAVIANI, J. ; BOMBASSARO, L. C. (Org.) . Filosofia, lógica e existência. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 1997. v. 1. 456p .
-
PAVIANI, J. . Estética Mínima. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. v. 1. 140p .
-
PAVIANI, J. . Linguagem e escrita em Platão. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993. v. 1. 82p .
-
PAVIANI, J. . A racionalidade estética. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1991. v. 1. 108p .
-
PAVIANI, J. . Interdisciplinaridade: Disfunsões conceituais e enganos acadêmicos. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 1991. v. 1. 80p .
-
PAVIANI, J. . Problemas de filosofia da educação. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1990. v. 1. 118p .
-
PAVIANI, J. . Fundamentos da semântica. 1. ed. Porto Alegre - Caxias do Sul: EST - EDUCS, 1976. v. 1. 85p .
-
PAVIANI, J. . Estética e filosofia da arte. 1. ed. Sulina: Porto Alegre, 1973. v. 1. 84p .
-
Nodari, Paulo César ; Síveres, Luiz ; PAVIANI, J. . O cuidado de si. In: Paulo César Nodari; Luiz Síveres. (Org.). Dicionário de Cultura de Paz. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 263-268.
-
RECH, G. L. ; PAVIANI, J. . INVESTIGAÇÕES SOBRE AS ORIGENS DA UCS. In: Jayme Paviani; Gelson Leonrado Rech. (Org.). Origens da Universidade de Caxias do Sul: as escolas e as faculdades isoladas. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. , p. 9-21.
-
PAVIANI, J. . A defesa de Sócrates às críticas de Cálices no Górgias de Platão (484-497). In: BAVARESCO, A. LIMA, F.J.G.. (Org.). Direito e Justiça: Festschrift em homenagem a Thadeu Weber. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2016, v. , p. 316-330.
-
PAVIANI, J. . As relações entre ética e educação. In: RAJOBAC, R; BOMBASSARO, L.C.; GORGEN, P.. (Org.). Experiência formativa e educação: Homenagem a Nadja Hermann. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2016, v. , p. 79-90.
-
PAVIANI, J. . Conceitos e formas de violência. In: MODENA, M.. (Org.). Conceitos e formas de violência. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2016, v. , p. 8-20.
-
PAVIANI, J. . A gênese do ético e a linguagem expressiva na novela "Buriti", de Guimarães Rosa. In: Luiz Rohden. (Org.). Entre Filosofia e Literatura: Recados do Dito e do Não Dito. 1ed.Belo Horizonte: Relicário, 2015, v. 1, p. 107-118.
-
PAVIANI, J. . Educação e formação de valores. In: MARCON, E.J; MAZZOCHINI, L.. (Org.). Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida: 75 anos cultivando vocações. 1ªed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 1, p. 256-266.
-
PAVIANI, J. . A função ética e educativa da cidade. In: SANTOS, M.M.C.; BAPTISTA, I. (Org.). Laços Sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. , p. 83-98.
-
PAVIANI, J. . A pedagogia hermenêutica de Hans-Georg Flickinger. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; DALBOSCO, Cláudio Almir; HERMANN, Nadja. (Org.). Percursos hermenêuticos e políticos: homenagem a Hans-Georg Flickinger. Ied.Porto Alegre: EDIPUC-RS, 2014, v. 1, p. 106-.
-
PAVIANI, J. ; SANGALLI, I. J. . Ética das Virtudes. In: João Carlos Brum Torres. (Org.). Manual de Ética - Questões de Ética teórico e aplicada. 1ed.Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014, v. 1, p. 225-243.
-
PAVIANI, J. ; WEBER, T. . Moral, Ética e Direito. In: João Carlos Brum Torres. (Org.). Manual de Ética - Questões de Ética teórico e aplicada. 1ed.Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014, v. 1, p. 430-446.
-
PAVIANI, J. ; CASAGRANDE, E. F. . A formação moral: implicações, desafios e perspectivas à escola hoje. In: Cláudia Alquati Bisol; Eliana Maria do Sacramento Soares. (Org.). Pesquisa em educação: olhares históricos e filosóficos, reflexões sobre tecnologias e inclusão. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. , p. 16-30.
-
PAVIANI, J. . Formação, ensino, aprendizagem e racionalidade ética. In: Angelo Vitório Cenci, Cláudio Almir Dalbosco, Eldon Henrique Mühl. (Org.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, reconhecimento e experiência formativa. 1ed.Passo Fundo: Editora da UPF, 2013, v. , p. 76-89.
-
PAVIANI, J. . Notas sobre ética e religião. In: Paulo César Nodari. (Org.). Viver, amar e servir. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. , p. 85-106.
-
PAVIANI, J. . A função da filosofia na educação: relações da filosofia com as teorias pedagógicas e as demais disciplinas. In: Flávia Brocchetto Ramos; Neires Maria Soldatelli Paviani; Tânia Maris de Azevedo. (Org.). A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: múltiplos olhaes. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 1, p. 153-176.
-
PAVIANI, J. . O início do ensino superior em Caxias do Sul. In: Terciane Ângela Luchese. (Org.). Horizontes: no diálogo entre culturas e história da educação. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2012, v. 1, p. 137-156.
-
PAVIANI, J. . Por que a admiração. In: NODARI, PAULO CÉSAR. (Org.). Por quê? A arte de perguntar. São Paulo: Paulinas, 2011, v. , p. 27-39.
-
PAVIANI, J. . O exterior do interior na arte de Beatriz Balen Susin. In: SUSIN, Beatriz Balen. (Org.). Transfigurações do real. Porto Alegre: Edição do Autor, 2011, v. , p. 23-31.
-
PAVIANI, J. . Região, experiência e cultura regional. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; VIDAL, Silvina Paula. (Org.). Latinidade da América Latina: enfoques filosóficos e culturais. São Paulo: Editora HUCITEC, 2010, v. , p. 37-45.
-
PAVIANI, J. . Crítica da ação pedagógica imediatista. In: Cláudio Almir Dalbosco. (Org.). Pragmatismo: teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010, v. , p. 1-9.
-
PAVIANI, J. . O ensaio como gênero textual. In: AZEVEDO, T.M; PAVIANI, N.M.. (Org.). Universo Acadêmico em Gêneros Discursivos. Caxias do Sul: EDUCS, 2010, v. , p. 23-32.
-
PAVIANI, J. . A filosofia e o filosofar: duas propostas pedagógicas. In: Evaldo Antônio Kuiava; Jaqueline Stefani. (Org.). Identidade e diferença: a Filosofia e suas interfaces. Caxias do Sul: EDUCS, 2010, v. , p. 21-34.
-
PAVIANI, J. . O artístico e o estático: duas dimensões entrelaçadas. In: Idalgo José Sangalli; Fernando Sidnei Fantinel. (Org.). O filosofar no tempo: traços de uma homenagem. Caxias do Sul: EDUCS, 2010, v. , p. 87-98.
-
PAVIANI, J. . A paideia grega e a educação atual. In: Ângelo Vitório Censi (Org.); Cláudio Almir Dalbosco (Org.); Eldon Henrique Mühl (Org.). (Org.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2009, v. , p. -.
-
PAVIANI, J. . Traços Filosóficos e Literários nos Textos. In: ROHDEN, Luiz; PIRES, Cecília. (Org.). Filosofia e Literatura. Ijuí: Unijuí, 2009, v. , p. 62-75.
-
PAVIANI, J. . O professor na sala de aula. In: Paviani, Jayme; Ramos, Flávia Brocchetto. (Org.). O Professor, a Escola e a Educação. Caxias do Sul: EDUCS, 2009, v. 1, p. 21-34.
-
PAVIANI, J. . História da Filosofia: O texto e sua recepção. In: Kuiava, E.A., Bonfanti, J.M.. (Org.). Ética, Política e Subjetividade. Caxias do Sul: EDUCS, 2009, v. , p. 90-99.
-
KUIAVA, E. A. ; SANGALLI, I. J. ; CARBONARA, V. ; PAVIANI, J. . O agir formativo do professor. In: Evaldo Antônio Kuiava; Idalgo José Sangalli; Vanderlei Carbonara. (Org.). Filosofia, Formação Docente e Cidadania. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2008, v. 1, p. 21-35.
-
PAVIANI, J. . Filosofia e educação, filosofia da educação: aproximações e distanciamentos. In: DALBOSCO, Cláudio A.; CASAGRANDA, Edison A; MÜHL, Eldon H.. (Org.). Filosofia e pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas: Autores Associados, 2008, v. , p. 5-21.
-
PAVIANI, J. . FILOSOFIA E SOCIEDADE: Texto e Contexto. In: Sérgio Augusto Sardi; Draiton Gonzaga de Souza; Vanderlei Carbonara. (Org.). Filosofia e Sociedade - Perspectivas para o Ebsino da Filosofia. 1ed.Ijuí: UNIJUÍ, 2007, v. , p. 373-383.
-
PAVIANI, J. . Interdisciplinarity in the university. In: Jorge Luis Nicolas Audy; Marilia Costa Morosi. (Org.). Innovation and Interdisciplinarity in the University. Porto Alegre: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/EDIPUCRS, 2007, v. 1, p. 131-147.
-
PAVIANI, J. . A qualidade da educação e seu conteúdo ético. In: Goldmeyer, M.; Wachs, M.C.; Malschitzky, G.. (Org.). Luteranismo e educação: reflexões. São Leopoldo: Sinodal/Rede Sinoda de Educação, 2006, v. , p. 107-113.
-
PAVIANI, J. . Ciência e educação, educação científica. In: Sofia Stein; Evaldo Kuiava. (Org.). Linguagem, Ciências e Valores. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS - Editora da Universidade de Caxias di Sul, 2006, v. , p. 153-165.
-
PAVIANI, J. ; Cescon, Everaldo ; Nodari, Paulo César . O mistério do mal e a educação em Platão. In: Everaldo Cescon; Paulo César Nodari. (Org.). O Mistério do Mal. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS - Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2006, v. , p. 199-205.
-
PAVIANI, J. . Os desafios da Educação na era da interdisciplinaridade. In: Jayme Paviani, Evaldo A. Kuiava. (Org.). Educação, ética e epistemologia - I Congresso Internacional: Filosofia, Educação e Cultura 2004. Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. , p. 11-26.
-
PAVIANI, J. . Formação de disciplinas e interdisciplinariedade. In: Elisabeth Cancelli, Ruth M. Chittó Gauer. (Org.). Sobre interdisciplinariedade. Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. 1000, p. 97-105.
-
PAVIANI, J. . O conceito de natureza e suas implicações no Direito Ambiental. In: Jayme Paviani; Raquel F. L. Sparemberger. (Org.). Homem, natureza, direito: Notas de estudo sobre biodireito e direito ambiental. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2005, v. , p. 9-36.
-
PAVIANI, J. . Relações culturais e desafios éticos. In: Bombassaro, L. C.; Paviani, J.. (Org.). As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, v. 1, p. 29-39.
-
PAVIANI, J. . Arte, complexidade e criatividade. In: Cirne-Lima, C.; Helfer, I.; Rodhen, L.. (Org.). Dialética, caos e complexidade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2004, v. , p. 283-293.
-
PAVIANI, J. . Filosofia e Literatura: o poema de Parmênides sobre a natureza. In: Flávio Loureiro Chaves; Elisa Battisti. (Org.). Cultura Regional: língua, história, literatura. Caxias do Sul: EDUCS, 2004, v. 1, p. 131-138.
-
PAVIANI, J. . O processo de auto-organização da obra de arte contemporânea. In: Carlos Cirne Lima; Valério Rohden. (Org.). Dialética e auto-organização. São Leopoldo: Unisinos, 2003, v. , p. 267-275.
-
PAVIANI, J. . O sentido e significado na pespectiva fenomenológica. In: Heloísa Pedroso de Mores Feltes. (Org.). Produção de sentido: estudos transdiciplinares. Caxias do Sul: EDUCS, 2003, v. , p. 19-34.
-
PAVIANI, J. . Relações culturais e desafios éticos. In: Luiz Carlos Bombassaro; Arno Dal Ri Junior; Jayme Paviani. (Org.). As interfaces do humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. -.
-
PAVIANI, J. . Humanismo Latino na cultura brasileira. In: Arno Dal Ri Junior; Jayme Paviani. (Org.). Globalização e humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002, v. , p. -.
-
PAVIANI, J. . O processo dialético no Filebo de Platão. In: CARLOS CIRNE LIMA; CUSTÓDIO L. SILVA DE ALMEIDA. (Org.). Nós e o absoluto. 1ed.São Paulo: Loyola, 2001, v. 1, p. 337-421.
-
PAVIANI, J. . Os textos clássicos e o humanismo latino. In: Arno Dal Ri Júnior; Jayme Paviani. (Org.). Humanismo latino no Brasil de hoje. 1ed.Belo Horizonte: PUCMinas, 2001, v. 1000, p. 96-105.
-
PAVIANI, J. . O humanismo latino no processo de globalização. In: Jayme Paviani; Arno Dal Ri Junior. (Org.). Globalização e humanismo latino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, v. , p. -.
-
PAVIANI, J. . A dimensão ética da educação. In: Marcon T.. (Org.). Educação e Universidade, praxis e emancipação. 1ed.Passo Fundo: EDIUPF, 1998, v. 1, p. 385-398.
-
PAVIANI, J. . Introdução ao problema do método no Parmênides de Platão. In: REINHOLDO ULLMANN. (Org.). Consecratio Mundi. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998, v. 1, p. 448-458.
-
PAVIANI, J. . A linguagem além da linguagem: notas sobre o magistro de Santo Agostinho. In: JAYME PAVIANI. (Org.). Lógica e linguagem na Idade Média. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996, v. 1, p. 8-16.
-
PAVIANI, J. . A questão do método e da verdade: notas sobre a obra de Ernildo Stein. In: JAYME PAVIANI. (Org.). Finitude e transcendência. 1ed.Porto Alegre/Petrópolis: EDIPUCRS/Vozes, 1996, v. 1, p. 254-264.
-
PAVIANI, J. . A liberdade vivida segundo Merleau-Ponty. In: ERNILDO STEIN; LUIS ALBERTO DE BONI. (Org.). Dialética e liberdade. 1ed.Porto Alegre/Petrópolis: Vozes/UFRGS, 1993, v. 1, p. 244-257.
-
PAVIANI, J. . A gênese da dialética em Platão. In: ANTÔNIO CARLOS K. SOARES. (Org.). Filosofia, lógica e existência. Caxias do Sul: EDUCS, 1977, v. 1, p. 97-104.
-
PAVIANI, J. . Mito e Religião. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 16 - 16, 01 jun. 2010.
-
PAVIANI, J. . O particular na obra de arte. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 13 - 13, 28 jun. 2009.
-
PAVIANI, J. . O cuidado de si. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 22 nov. 2008.
-
PAVIANI, J. . O tempo e a formação. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 9 - 9, 04 out. 2008.
-
PAVIANI, J. . Por que estudar Foucault?. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 6 - 6, 20 set. 2008.
-
PAVIANI, J. . O cuidado com a fala. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 13 - 13, 14 jun. 2008.
-
PAVIANI, J. . Juízo de gosto. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 18 - 18, 07 jun. 2008.
-
PAVIANI, J. . Novamente a formação geral. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 22 mar. 2008.
-
PAVIANI, J. . Por que se sabe tão pouco de metafísica. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 10 - 10, 02 mar. 2008.
-
PAVIANI, J. . O poeta e a palavra. Jornal Pioneiro / Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 16 fev. 2008.
-
PAVIANI, J. . O agir e fazer. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 28 out. 2006.
-
PAVIANI, J. . Nova concepção do ensino de graduação. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 21 out. 2006.
-
PAVIANI, J. . Tendências da educação superior (2). Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 14 out. 2006.
-
PAVIANI, J. . Tendências da educação superior (1). Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 07 out. 2006.
-
PAVIANI, J. . O pódio e o anonimato. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 23 set. 2006.
-
PAVIANI, J. . A corrupção administrativa. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 16 set. 2006.
-
PAVIANI, J. . A corrupção. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 09 set. 2006.
-
PAVIANI, J. . Quem é o ser humano?. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 02 set. 2006.
-
PAVIANI, J. . A palavra. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 26 ago. 2006.
-
PAVIANI, J. . A origem dos males. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 29 jul. 2006.
-
PAVIANI, J. . Em busca de padrões. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 22 jul. 2006.
-
PAVIANI, J. . Cursos e currículos. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 15 jul. 2006.
-
PAVIANI, J. . Educação, sempre. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 08 jul. 2006.
-
PAVIANI, J. . Extremos. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 01 jul. 2006.
-
PAVIANI, J. . A idéia de extensão. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 10 - 10, 24 jun. 2006.
-
PAVIANI, J. . Fazer universidade. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 17 jun. 2006.
-
PAVIANI, J. . Moralismo. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 03 jun. 2006.
-
PAVIANI, J. . Moralismo. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 03 jun. 2006.
-
PAVIANI, J. . Os custos da incompetência. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 27 maio 2006.
-
PAVIANI, J. . O bem e o mal. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 20 maio 2006.
-
PAVIANI, J. . O mistério do mal. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 13 maio 2006.
-
PAVIANI, J. . A figura do reitor. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 06 maio 2006.
-
PAVIANI, J. . A notícia repetida. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 22 abr. 2006.
-
PAVIANI, J. . Eros e a filosofia 3. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 15 abr. 2006.
-
PAVIANI, J. . Eros e filosofia (2)2006. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 08 abr. 2006.
-
PAVIANI, J. . Eros e a filosofia. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 01 abr. 2006.
-
PAVIANI, J. . Opinião pública. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 25 mar. 2006.
-
PAVIANI, J. . Opinião pessoal. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 18 mar. 2006.
-
PAVIANI, J. . Desafios da violência. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 11 mar. 2006.
-
PAVIANI, J. . A pedra, de utensílio à obra de arte. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 04 mar. 2006.
-
PAVIANI, J. . Educação ou morte. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 25 fev. 2006.
-
PAVIANI, J. . O vento e o homem. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 11 fev. 2006.
-
PAVIANI, J. . Episódios da vida social. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 04 fev. 2006.
-
PAVIANI, J. . Detalhes de vidas incríveis. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 28 jan. 2006.
-
PAVIANI, J. . A necessidade de humor. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 14 jan. 2006.
-
PAVIANI, J. . Sempre se está no início. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 07 jan. 2006.
-
PAVIANI, J. . Incerteza e esperança. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 31 dez. 2005.
-
PAVIANI, J. . Gestão de ensino especialziada. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 11 - 11, 24 dez. 2005.
-
PAVIANI, J. . Os custos do ensino superior. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 17 dez. 2005.
-
PAVIANI, J. . Complexidade. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 14 - 14, 10 dez. 2005.
-
PAVIANI, J. . Produzir e perceber imagens. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 03 dez. 2005.
-
PAVIANI, J. . O que é uma imagem?. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 26 nov. 2005.
-
PAVIANI, J. . As múltiplas faces da cidade. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 19 nov. 2005.
-
PAVIANI, J. . A Cidade e o tempo. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 12 nov. 2005.
-
PAVIANI, J. . De como se pode instalar o sentido. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 29 out. 2005.
-
PAVIANI, J. . Dissolver ou libertaRr?'. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 22 out. 2005.
-
PAVIANI, J. . Para que serve a filosofia?. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 15 out. 2005.
-
PAVIANI, J. . Diferenças humanas. Diferenças humanas, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 08 out. 2005.
-
PAVIANI, J. . Juízos e preconceitos. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 01 out. 2005.
-
PAVIANI, J. . Meio ambiente. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 27 ago. 2005.
-
PAVIANI, J. . Túmulos e metafísica. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 20 ago. 2005.
-
PAVIANI, J. . Crise política. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 06 ago. 2005.
-
PAVIANI, J. . Democracia. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 30 jul. 2005.
-
PAVIANI, J. . Confusão ética. PPioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 09 jul. 2005.
-
PAVIANI, J. . Mentiras. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 02 jul. 2005.
-
PAVIANI, J. . Corrupção. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 25 jun. 2005.
-
PAVIANI, J. . E a dor, José?. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 11 jun. 2005.
-
PAVIANI, J. . A extensão universitária. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 21 maio 2005.
-
PAVIANI, J. . Experiências de leitura (III). Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 14 maio 2005.
-
PAVIANI, J. . Experiências de leitura (II). Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 07 maio 2005.
-
PAVIANI, J. . Experiências de leitura (I). Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 30 abr. 2005.
-
PAVIANI, J. . O silêncio como linguagem. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 23 abr. 2005.
-
PAVIANI, J. . Necessidade de filosofia. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 16 abr. 2005.
-
PAVIANI, J. . Morrer. Pioneiro/Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 09 abr. 2005.
-
PAVIANI, J. . O sentido da filosofia hoje. Pioneiro - Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 02 abr. 2005.
-
PAVIANI, J. . As universidades e os novos desafios. Pioneiro - Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 19 mar. 2005.
-
PAVIANI, J. . A vida e a fotografia. Pioneiro - Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 19 fev. 2005.
-
PAVIANI, J. . Cultura e formas de vida. O Pioneiro - Magazine, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 08 jan. 2005.
-
PAVIANI, J. . Angústia. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 09 out. 2004.
-
PAVIANI, J. . A ditadura do cognitivo. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 25 set. 2004.
-
PAVIANI, J. . Entender os outros e o mundo. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 18 set. 2004.
-
PAVIANI, J. . Necessidade e contingência das teorias. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 11 set. 2004.
-
PAVIANI, J. . Mundo vivido. Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 14 ago. 2004.
-
PAVIANI, J. . Comissões de avaliação. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 31 jul. 2004.
-
PAVIANI, J. . Produção científica e pós-graduação. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 24 jul. 2004.
-
PAVIANI, J. . As bases interdisciplinares do direito. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 26 jun. 2004.
-
PAVIANI, J. . Os múltiplos aspectos da língua. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 19 jun. 2004.
-
PAVIANI, J. . Indignação. Jornal Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 29 maio 2004.
-
PAVIANI, J. . Direitos adquiridos. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 25 jul. 2003.
-
PAVIANI, J. . Memória coletiva. O Pioneiro, Caxias do Sul, , v. 1, p. 23 - 23, 14 jun. 2003.
-
PAVIANI, J. . Lembranças individuais. O Pioneiro, Caxias do Sul, , v. 1, p. 19 - 19, 07 jun. 2003.
-
PAVIANI, J. . A virtude e o sucesso. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 31 maio 2003.
-
PAVIANI, J. . Quem se importa com a formação?. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 24 - 25, 24 maio 2003.
-
PAVIANI, J. . Literatura e sabedoria. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 17 maio 2003.
-
PAVIANI, J. . Os sentidos. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 10 maio 2003.
-
PAVIANI, J. . Chama viva de amor. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 03 maio 2003.
-
PAVIANI, J. . Eterna aventura em que persiste. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 27 - 27, 26 abr. 2003.
-
PAVIANI, J. . Fogo que arde sem se ver. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 19 abr. 2003.
-
PAVIANI, J. . A ciência conhece a realidade?(2). O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 12 abr. 2003.
-
PAVIANI, J. . A ciência conhece a realidade?(1). O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 05 abr. 2003.
-
PAVIANI, J. . O mal-estar na educação. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 29 mar. 2003.
-
PAVIANI, J. . Resta um consolo. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 22 mar. 2003.
-
PAVIANI, J. . Em busca da harmonia. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 08 mar. 2003.
-
PAVIANI, J. . A música humana e das coisas. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 27 - 27, 22 fev. 2003.
-
PAVIANI, J. . Big Brother Brasil e cosmologia. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 08 fev. 2003.
-
PAVIANI, J. . A primazia do social. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 01 fev. 2003.
-
PAVIANI, J. . Arte e Ciência. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 23 - 23, 18 jan. 2003.
-
PAVIANI, J. . O Pórtico de Nietzsche. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 11 jan. 2003.
-
PAVIANI, J. . Sonho e realidade. O Pioneiro, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 04 jan. 2003.
-
PAVIANI, J. . Homenagem e falta de gentileza. O pioneiro, Caxias do Sul, 25 set. 2002.
-
PAVIANI, J. . O ambiente informativo e o ensino. Pioneiro, Caxias do Sul, 16 dez. 2001.
-
PAVIANI, J. . O ambiente informacional e a vida. Pioneiro, Caxias do Sul, 09 dez. 2001.
-
PAVIANI, J. . A luta pelo direito. Pioneiro, Caxias do Sul, 30 set. 2001.
-
PAVIANI, J. . Poder e violência. Pioneiro, Caxias do Sul, 16 set. 2001.
-
PAVIANI, J. . Teorias ou caixa de ferramentas. Pioneiro, Caxias do Sul, 05 ago. 2001.
-
PAVIANI, J. . Religião e mística II. Pioneiro, Caxias do Sul, 30 jul. 2001.
-
PAVIANI, J. . A organização do conhecimento. Pioneiro, Caxias do Sul, 22 jul. 2001.
-
PAVIANI, J. . As razões que permanecem. Pioneiro, Caxias do Sul, 08 jul. 2001.
-
PAVIANI, J. . Religião e mística. Pioneiro, Caxias do Sul, 24 jun. 2001.
-
PAVIANI, J. . Complexidade e mudança. Pioneiro, Caxias do Sul, 17 jun. 2001.
-
PAVIANI, J. . Atualidade da Dialética. Zero Hora, Porto Alegre, 12 maio 2001.
-
PAVIANI, J. . Semiótica, sofisma e sofistas. Pioneiro, Caxias do Sul, 06 maio 2001.
-
PAVIANI, J. . Gerenciamento de conhecimento I. Pioneiro, Caxias do Sul, 16 abr. 2001.
-
PAVIANI, J. . Gerenciamento do conhecimento II. Pioneiro, Caxias do Sul, 25 mar. 2001.
-
PAVIANI, J. . O repouso e o movimento. Pioneiro, Caxias do Sul, 14 jan. 2001.
-
PAVIANI, J. . A douta ignorância. Pioneiro, Caxias do Sul, 07 jan. 2001.
-
PAVIANI, J. . Os êxtases do tempo. Pioneiro, Caxias do Sul, 01 jan. 2001.
-
PAVIANI, J. . Impressões Acreanas. Pioneiro - Almanaque, Caxias do Sul, p. 19 - 19, 05 fev. 1995.
-
PAVIANI, J. . Ser professor de filosofia em tempos e espaços complexos. In: VI Simpósio Nacional de Educação, 2008, Frederico Westphalen. VI Simpósio Nacional de Educação, VIII Curso Pedagógico Amigos do Saber. Frederico Westphalen: Editora URI, 2008. p. 62-67.
-
PAVIANI, J. . Humanismo latino português na cultura brasileira. In: Umanesimo latino nella cultura portoghese, 2002, Porto. Convergno internazionale di studi: umanesim latin nella cultura portoghese, 2002.
-
PAVIANI, J. . Reflexão dialética e fé perceptiva em Merleau-Ponty. In: Congresso Internacional de Fenomenologia, 2001, Porto Alegre. Fenomenologia hoje, existência, ser e sentido no alvorecer do séc. XXI. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. v. 1. p. 267-278.
-
PAVIANI, J. . Perfil de uma TV universitária: importância e características. In: I Fórum Brasileiro de Televisões Universitárias, 1998, Caxias do Sul. A TV da universidade. Caxias do Sul: EDUCS, 1998. v. 1. p. 15-19.
-
PAVIANI, J. . Comentário a palestra de Miguel Andreoli. In: IV Colóqui Teuto-Latino Americano de Filosofia sobre Ética e Política, 1993, Porto Alegre. Anais do IV Colóquio Teuto-Latino Americano de Filosofia. Porto Alegre: Editora da UFRGS e Instituto Göethe, 1993. v. 1.
-
PAVIANI, J. . Platão: a retórica e o texto oral e escrito. In: Anais do V Encontro Nacional de Filosofia, 1992, Diamantina. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 1992. v. 1. p. 9-16.
-
PAVIANI, J. . Perspectiva de uma racionalidade estética. In: IV Congresso Brasileiro de História da Arte, 1991, Porto Alegre. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Arte. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1991. v. 1. p. 128-136.
-
PAVIANI, JAYME . Moralidade e Direito. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAVIANI, J. . História das Instituições Comunitárias de Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . A questão da violência na escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Sobre os fundamentos da Filosofia do Direito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Alteridade em Platão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Mesa redonda: Os Filósofos na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAVIANI, J. . A biopolítica em Foucault e Agamben. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . As linhas do PPG Educação e a pesquisa em Educação: contribuições da Filosofia da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Pesquisa educacional e dialética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . O caráter interdisciplinar da Filosofia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Filosofia e Literatura: traços filosóficos e literários nos textos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Elementos constituidores do filosofar e da formação filosófica: problemas e conceitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Produção de conhecimento e interdisciplinaridade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Racionalidade e experiência formativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . A formação ética na constituição da polis em Platão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Filosofia e educação na sociedade do conhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Memória e Cultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Por que os deuses podem ser a-éticos e os homens tem que ser éticos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Os mitos narrados por Platão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Construindo a Interdisciplinaridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Ensino Superior e Interdisciplinaridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Gestão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Bioética e Política. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . Universidade, Conhecimento e Sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAVIANI, J. . Características do gênero ensaio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAVIANI, J. . O Gênero Ensaio e sua função na produção do conhecimento e dos saberes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PAVIANI, J. . Ser Professor de Filosofia em Tempos e Espaços Complexos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAVIANI, J. . O Papel da Filosofia na Formação Docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAVIANI, J. . A ética do professor e da escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PAVIANI, J. . O Mal em Platão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAVIANI, J. ; OLIVEIRA, G. R. . O filósofo e a mídia: ética e educação na pós-modernidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PAVIANI, J. . Coordenador do grupo de trabalho Métodos de Ensino em Turismo, no I Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PAVIANI, JAYME . Filosofia e Direito: estudos. Caxias do Sul, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
PAVIANI, J. . Prefácio. Chapecó, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PAVIANI, J. . Um novo olhar sobre a literatura. Caxias do Sul, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PAVIANI, J. . Apresentação. Caxias do Sul, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
PAVIANI, J. . Humanidades. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2007 (Revista de Filosofia).
-
PAVIANI, J. . Reinholdo Aloysio Ullmann na escola de Plotino. Porto Alegre, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PAVIANI, J. . O texto didático no ensino. Caxias do Sul, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
PAVIANI, J. . Dueto e Duelo. Caxias do Sul, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
PAVIANI, J. . A formação do administrador e o papel da filosofia: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa. 2008.
PAVIANI, J. . Platão e a linguagem poética. 2007.
PAVIANI, J. . Platão e Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAVIANI, J. . Reunião do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. 2012. (Reunião).
PAVIANI, J. . Reunião do Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul. 2011. (Reunião).
PAVIANI, J. . IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: racionalidade, reconhecimento e experiência formativa. 2011. (Comitê Científico).
PAVIANI, J. . Reunião Comissão Organizadora VIII ANPEd Sul. 2010. (Comitê Científico).
PAVIANI, J. . VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. 2010. (Comitê Científico).
PAVIANI, J. . Reunião Comissão Organizadora VIII ANPEd Sul. 2010. (Comitê Científico).
PAVIANI, J. . Epistemologia das Ciências Humanas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
KUIAVA, E. A. ; PAVIANI, J. . Filosofia e Literatura. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PAVIANI, J. . Membro da Comissão Literária. 2009. (Membro da Comissão Literária para Avaliação da Produção Científica dos Professores da UCS).
PAVIANI, J. . Wittgenstein e a poesia como jogo de linguagem: estudo sobre o pensamento filosófico e poético. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAVIANI, J. . Curso de Iniciação à Universidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PAVIANI, J. . II Encontro Internacional de Pesquisadores da Red Latinoamerica de Cooperación Universitária. 2005. (Coordenador da mesa "O papel da educação superior nos processos de integração".).
PAVIANI, J. . Programa X da Questão. 2009.
PAVIANI, J. . Programa X da Questão. 2009.
PAVIANI, J. . Programa X da Questão. 2009.
PAVIANI, J. . Universo do Saber. 2006.
PAVIANI, J. . Programa semanal de TV Sociedade do Conhecimento. 2004.
PAVIANI, J. . Programa de televisão: Livro Aberto. 2002.
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Conceitos, enunciados e expressões éticas, Descrição: O estudo pretende examinar o que é um conceito filosófico, qual sua relação com as ideias e as intuições, seu desenvolvimento; a questão da autoria do conceito e do relacionamento do conceito com outros conceitos. Pretende caracterizar a noção de conceito fundamental e distinguir conceitos gerais e conceitos específicos em ética e moral. A análise dos conceitos, parte de teorias éticas e doutrinas morais e pressupõem distinções entre ética teórica e ética aplicada. Eles também podem ser fundamentais ou derivados ou comuns.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador.
-
2011 - 2013
Ética, Linguagem e Aprendizagem, Descrição: Exame da prática da aprendizagem e suas dimensões linguísticas e implicações éticas, a partir das questões propostas por Platão e Aristóteles e pelos filósofos contemporâneos como Wittgenstein, Heideggerm Derrida e Foucault e as contribuições de estudos linguísticos de Benveniste, Bakhtin e Brockart. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador / Tânia Maris Azevedo - Integrante.
-
2011 - Atual
O bem, a justiça e a lei em Platão, Descrição: Podem-se observar diversos entendimentos do conceito de virtude em Platão. Esses entendimentos mudam de diálogo para diálogo e especialmente dos escritos da juventude para os da maturidade. Entre as justificações de suas análises dialéticas, uma é de ordem epistemológica, consiste no modo de entender a relação conhecimento e virtude. e outra, de ordem ontológica, reside no modo de entender a natureza da virtude, se ela é uma ou múltipla. A questão ética de Platão interpretada à luz das teorias éticas contemporâneas contribui para o esclarecimetno histórico e sistemático dos problemas éticos e morais de nosso tempo, especialmente em relação aos comportamentos individuais e em relação à organização social e política. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador.
-
2008 - 2010
Decisão e ação: o agir comunicativo e formativo, Descrição: A organização escolar e os planos de ensino, entre outros elementos, implicam processos de decisão e de realização pedagógica. A partir das teorias de N. Luhmann e de J. Habermas, as teorias da ação podem ser revistas e redimensionadas numa perspectiva educacional. Entretanto, o agir comunicativo tem a possibilidade de ser substituído pelo agir formativo em educação, especialmente pelo agir formativo do professor. Assim, a pergunta central desta investigação é a seguinte: como planejar e avaliar a repercussão das decisões e das correspondentes ações do professor na aprendizagem do aluno?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador / Guilherme Reolon de Oliveira - Integrante / Suzete Grandi - Integrante / Mônica D'Andréa Marcon - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2007 - 2009
Linguagem, literatura, região e cultura regional, Descrição: Exame das determinações e condições epistemológicas do conceito de região como elemento constitutivo da fala do discurso e especialmente da expressão literária. Explicitação das relações de determinação da cultura regional nas manifestações da linguagem e da literatura. A instauração de novos territórios sociais e institucionais no confronto entre as regiões e o processo de globalização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador / Antonio Iraildo Alves de Brito - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
-
2006 - 2008
O conceito de natureza e suas implicações nas ciências ambientais, jurídicas e na educação, Descrição: O que é natureza? Como é a natureza? As perguntas são necessárias, pois já não sabemos o que é a natureza. Com o tempo, o homem civilizado perdeu o sentido do conceito de natureza. E quando não se sabe mais o que é algo, surge naturalmente a pergunta que indaga pela essência de algo, perguntar pela origem de algo consiste em questionar donde algo é o que é. Trata-se de perguntas filosóficas. Indagar como algo é, como manifesta é próprio da investigação científica ocupada em descrever e explicar os fenômenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador / Guilherme Reolon de Oliveira - Integrante / Ricardo de Abreu - Integrante / Patrícia Montemesso - Integrante., Financiador(es): Universidade de Caxias do Sul - Bolsa.
-
2002 - 2006
Educação, epistemologia e interdisciplinariedade, Descrição: Investigar, sob a perspectiva epistemológica, os processos de construção e validação do conhecimento e suas implicações nos processos educacionais. Analisar as relações entre os pressupostos epistemológicos do fazer ciência e as teorias educacionais. Fomentar a produção e a socialização do conhecimento na área da epistemologia aplicada à educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jayme Paviani - Coordenador., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 1
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado. , Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, Petrópolis, 95070-560 - Caxias do Sul, RS - Brasil - Caixa-postal: 1352, Telefone: (54) 32182100, Ramal: 2017, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - 2006
Conselho Municipal de CulturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2005 - 03/2006
Direção e administração, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Vice-presidente.
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
1988 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2009 - 09/2009
Ensino, Pós-Graduação em Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas
-
03/1990 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pós-Graduação em Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem: O uno e o múltiplo em Parmênides, Platão e Aristóteles
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem: Verdade, conhecimento e Eros no Banquete de Platão
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da interdisciplinaridade
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÉTICA, Conhecimento e linguagem (I): As meditações de Descartes
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem (I): A dialética nas concepções de Platão e de Aristóteles, Epistemologia das ciências humanas
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem - A crítica de Aristóteles a Platão
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem: Husserl e Merleau-Ponty: consciência e percepção, A fundamentação ética do agir humano: Conceitos fundamentais da fenomenologia de Husserl
-
08/1988 - 12/1999
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pós-Graduação em Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de dissertação, Conhecimento e linguagem: Kant: analítica dio belo
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do conhecimento e as ciências: A dialética do saber e do prazer em Platão
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de dissertação
-
03/1998 - 07/1998
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semionário de dissertação
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem: O processo diairético no Sofista de Platão
-
03/1997 - 07/1997
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de dissertação, Teorias do conhecimento e as ciências: Processos dialéticos dos diálogos de Platão
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação, Conhecimento e linguagem: Kant e a analítica do belo
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem: O Cogito de Descartes à Husserl e Merleau-Ponty, Seminário de Dissertação
-
08/1995 - 12/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conhecimento e linguagem: Platão: Dialética, mito e linguagem (República - Livro VII), Seminário de dissertação
-
03/1995 - 07/1995
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria estética: Kant, analítica do belo (Crítica da faculdade do juízo)
-
03/1990 - 07/1990
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de dissertação, Conhecimento e Linguagem: o processo diairético no Sofista de Platão, Conhecimento e Linguagem: O Cogito de Descartes à Husserl e Merleau-Ponty, Teoria Estética: Kant, analítica do belo, Teorias do conhecimento e as ciências: A dialética do prazer e do saber em Platão, Conhecimento e linguagem: A dialética em Platão, Conhecimento e linguagem: Husserl e Merleau-Ponty: consciência e percepção, A fundamentamentação ética do agir humano: Conceitos fundamentais da fenomenologia de Husserl, Conhecimento e linguagem: Kant: analítica do belo
-
08/1988 - 12/1988
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, Filosofia da Linguagem, Seminário de Filosofia, Filosofia da Educação, epistemologia
1965 - Atual
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Doutor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos Éticos Fundamentais,, As éticas das Virtudes
-
03/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Filosofia.,Linhas de pesquisa
-
03/2008
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Superior II, Estética
-
03/2008
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Educação
-
03/2007
Ensino, Letras e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e metodologia de pesquisa
-
03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial da Universidade de Caxias do Sul.,Cargo ou função, Presidente.
-
05/2013 - 05/2013
Ensino, Gestão Universitária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A estrutura da gestão pedagógica, científica e administrativo
-
01/2008 - 03/2013
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Filosofia Política
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado em Epistemologia da Educação
-
10/2009 - 10/2009
Ensino, Especialização em Ética e Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Política em Platão e Aristóteles
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia da Educação, Seminário de Pesquisa em Educação
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fenomenologia e Hermenêutica
-
05/2008 - 05/2008
Ensino, Corpo e Cultura: ensino e criação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Históricos e Filosóficos do Corpo Humano
-
05/2006 - 02/2008
Direção e administração, Gabinete do Reitor.,Cargo ou função, Assessor Especial.
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fenomenologia e Hermenêutica
-
08/2001 - 12/2007
Ensino, Mestrado em Direito, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e pesquisa jurídica
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética
-
07/2006 - 12/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas
-
05/2005 - 12/2006
Ensino, Especialização em Ética e Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Ética no mundo da técnica
-
08/2004 - 12/2006
Ensino, Letras e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia das Ciências Humanas
-
03/2001 - 12/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética, Epistemologia, Filosofia Geral
-
02/2006 - 06/2006
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia Jurídica e Metodologia
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Especialização em Ética e Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A República de Platão e a Política de Aristóteles
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Especialização em Ética e Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A República de Platão e a Política de Aristóteles
-
05/2005 - 12/2005
Ensino, Especialização em Ética e Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teoria da Justiça e Justiça Política
-
08/2001 - 12/2005
Ensino, Mestrado em Turismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
03/2000 - 04/2002
Ensino, Direito do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa Jurídica, Elaboração de Monografia
-
03/1987 - 03/1990
Direção e administração, .,Cargo ou função, Vice-reitor.
-
03/1979 - 03/1980
Direção e administração, .,Cargo ou função, Pró-reitor.
-
03/1971 - 03/1972
Direção e administração, Centro de Filosofia e Educação, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.
Você é Jayme Paviani?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jayme Paviani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?